Sistema prisional recebe inspeção de parlamentar
Sistema prisional recebe inspeção de parlamentar 22:54 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/Seap As unidades prisionais do km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista) receberam, na tarde desta quarta-feira (31/03), uma inspeção não-programada do deputado estadual Tony Medeiros. O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Vinícius Almeida, acompanhou a visita e mostrou as atividades laborais desenvolvidas pelos internos, do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. O parlamentar conheceu a Colônia Agrícola do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), onde os reeducandos atuam em diferentes frentes de trabalho, como a horta, granja, olaria, sala de costura, marcenaria, viveiro de peixes e outros. Na parte interna do CDPM 2, o secretário mostrou o espaço destinado às aulas dos cursos de educação à distância e de ensino regular, bem como as salas de videoconferência e parlatórios. Já no CDPM 1, a comitiva conheceu as futuras instalações da primeira indústria do sistema prisional, que deve entrar em operação no início do segundo semestre deste ano, com a perspectiva de contratar mão de obra, aproximadamente, de 60 internos. No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), o titular da Seap e o parlamentar verificaram de perto o preparo das refeições na cozinha e as reformas de melhorias realizadas para reforçar a segurança interna, reduzindo o contato entre internos e agentes. Vinícius Almeida agradeceu a visita surpresa do deputado. “É importante a participação parlamentar na fiscalização do uso dos recursos públicos e é uma honra tê-lo aqui. A casa está sempre aberta a futuras visitas”. Após a visita, Tony Medeiros disse estar impressionado com as mudanças realizadas dentro do sistema prisional. “Vi o trabalho que está sendo feito, as mudanças que vieram humanizar um ambiente como o sistema prisional. Vou fazer um reconhecimento público na Assembleia Legislativa do Estado, porque o cidadão precisa conhecer de perto o trabalho que está sendo feito aqui”, afirmou.
Cosama realiza estudo técnico no sistema de abastecimento do município de Novo Airão
Cosama realiza estudo técnico no sistema de abastecimento do município de Novo Airão 21:59 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/Cosama Uma equipe de técnicos da Cosama realizou, nesta quarta-feira (31/03), uma análise no sistema de abastecimento do município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), a pedido da Prefeitura Municipal, com objetivo de prestar apoio e viabilizar melhorias na distribuição e tratamento da água. A comitiva de técnicos foi recebida pelo Prefeito de Novo Airão, Frederico Junior, que acompanhou a visita técnica para tratativas de melhorias e apoio nos serviços de fornecimento. Foram realizadas vistorias nos 17 poços de captação existentes e nos reservatórios, além da coleta de água para análise físico-química e microbiológica química, com o objetivo de saber qual a qualidade de água que está sendo fornecida para a população. Segundo o Diretor-Presidente da Cosama, Armando do Valle, a Companhia presta apoio técnico com um só objetivo, melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nós fornecemos água para 14 cidades do interior, mas estamos à disposição para colaborar com as demais prefeituras do interior para ajudarmos, prova disso foram as visitas que fizemos aos municípios de: Canutama, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel, Barcelos e Japurá. Existe uma orientação do Governador Wilson Lima para a Cosama, e estamos seguindo, que é de proporcionar água com qualidade e melhorar a vida das pessoas”, frisou Valle. Diagnóstico Preliminar – Foi detectado no diagnóstico preliminar que o sistema precisa de reparos na área operacional como: recuperação de reservatórios, revisão das instalações elétricas, extensão de rede de água e recadastro dos usuários do Departamento de Saneamento e Abastecimento de Água (DESAA) prestadora do serviço do município para o controle das ligações de água. Além da análise da área operacional, foi feito o levantamento administrativo, social e comercial da DESAA e foi identificado que, aproximadamente, cinco mil pessoas da área urbana da cidade são contempladas com água. Resultado – Após visita técnica, um relatório detalhado sobre os dados coletados, com o diagnóstico final sobre o sistema de abastecimento, será entregue para a Prefeitura de Novo Airão, com medidas de melhorias de curto a médio prazo.
SES-AM inicia planejamento para pactuação de indicadores interfederativos e metas de saúde para 2021
SES-AM inicia planejamento para pactuação de indicadores interfederativos e metas de saúde para 2021 22:03 – 31/03/2021 FOTO: Rodrigo/SES-AM A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (31/03), reunião de alinhamento e planejamento, com secretários e gestores da SES-AM, para a pactuação de indicadores interfederativos e metas do Estado do Amazonas para 2021. “Realizamos uma reunião prévia de alinhamento interno para definição das propostas de metas do Estado e dos municípios. Isso será concretizado a partir de terça-feira (06/04), através das oficinas em que iremos apresentar todas as discussões que vêm acontecendo desde fevereiro”, explicou a chefe do Departamento de Planejamento da SES-AM, Radija Lopes. A pactuação interfederativa é o processo de negociação entre os Estados, municípios e o Distrito Federal, que envolve indicadores relacionados a prioridades nacionais em saúde, estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS), cabendo aos entes federados discutir e pactuar tais indicadores. “Em cima dessas prioridades nacionais, fazemos uma análise da situação, discussões e estabelecemos as metas que o Estado pretende atingir. O Estado depende sempre do empenho dos municípios para o alcance dessas metas”, ressaltou Radija Lopes. Cronograma – De 6 a 9 de abril serão realizadas oficinas orientativas ao processo de pactuação com os municípios, com a participação de representantes dos 62 municípios do Estado, das áreas de atenção básica, assistência especializada, vigilância e do setor de planejamento das secretarias municipais de saúde. As quatro oficinas virtuais serão temáticas: atenção básica; cuidado materno-infantil, saúde da mulher e da criança; cuidados crônicos e atenção psicossocial; e vigilância em saúde. Em seguida, será feita a devolutiva dos municípios quanto à proposição das metas pelo Estado. A definição das metas e ações do Estado com encaminhamento para apreciação do Conselho Estadual de Saúde (CES) e pactuação na Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB) encerra no dia 16 de maio. E o registro das metas estaduais no DigiSUS, Gestor Módulo de Planejamento do MS, até 30 de maio. O fluxo de pactuação municipal obedece ao trâmite de apresentação das metas e ações no Conselho Municipal de Saúde, registro e validação das metas no DigiSUS e a homologação pela SES-AM.
Polícia Militar detém jovem com fuzil e drogas na zona centro-oeste de Manaus
Polícia Militar detém jovem com fuzil e drogas na zona centro-oeste de Manaus 22:16 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Polícias Militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), nesta quarta-feira (31/03), detiveram um jovem de 18 anos com um fuzil mosqueFAL, de fabricação alemã e numeração desconhecida, e diversas porções de entorpecentes, no bairro Redenção, zona centro-oeste da capital amazonense. A ação foi por volta das 15h, durante patrulhamento ostensivo da equipe motocicleta Rocam 3, quando avistou um indivíduo no beco são Francisco, que em seguida fugiu com uma sacola de plástico na mão. A equipe fez captura do jovem e encontrou três porções médias e oito pequenas de substância com característica de maconha, 43 porções pequenas com aparência de pedra oxi, uma porção média com aspecto de pasta base de cocaína, 65 pequenas porções com características tipo oxi esfarelado, sete trouxinhas com aspecto de cocaína, além de R$ 103 (cento e três reais). O infrator foi apresentado, juntamente com o material apreendido, ao 19° DIP para as providências cabíveis.
Polícia Militar captura foragido da justiça e apreende 10 armas e 345 munições de diversos calibres na zona leste
Polícia Militar captura foragido da justiça e apreende 10 armas e 345 munições de diversos calibres na zona leste 22:18 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Equipe das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) capturou, nesta quarta-feira (31/03), um foragido da justiça e apreendeu várias armas de fogo, placas balísticas e munições de diversos calibres na zona Leste. A ação foi por volta das 15h30, durante patrulhamento, quando os policiais na viatura 2332 receberam uma denúncia via WhatsApp Rocam, que na rua 06, bairro Jorge Teixeira, havia um foragido do município de Coari. A Rocam foi até o local e encontrou o homem apontado na denúncia que, ao consultar pelo seu nome, foram confirmados dois mandados de prisão em aberto. Após buscas feitas no local, foram encontrados os seguintes materiais: Um fuzil AR15 A2 Colt;N°SERCCA038425; um fuzil 762 Itajubá; três calibre 12; uma submetralhadora calibre 45 INA MB; uma pistola taurus 940; uma pistola Taurus 380; uma pistola Taurus 940; uma pistola taurus 100; cinco placas balísticas e 345 munições de diversos calibres. Ao término da verificação, o homem foi preso e, juntamente com o material apreendido, apresentado ao 14° DIP para procedimentos legais.
CIF autua supermercados por descumprimento de medidas preventivas contra a Covid-19
CIF autua supermercados por descumprimento de medidas preventivas contra a Covid-19 22:45 – 31/03/2021 FOTO: Carlos Soares / SSP-AM Agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) vistoriaram cinco supermercados nos bairros São José, Jorge Teixeira, Novo Aleixo e Tancredo Neves, na zona leste da capital, na tarde desta quarta-feira (31/03), após denúncias de aglomeração e descumprimento de medidas preventivas contra a Covid-19, como uso de máscara e álcool em gel. Um supermercado foi autuado e outro notificado pela Visa Manaus. O objetivo da ação foi orientar os estabelecimentos a cumprir corretamente as regras previstas no decreto governamental, que prevê medidas de prevenção à proliferação da Covid-19. Em uma das ocorrências, na Avenida Autaz Mirim, bairro São José, o supermercado Vitória foi autuado pela Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) por aglomeração e uso indevido de máscara, descumprindo o decreto governamental. Já na Bola do Produtor, bairro Jorge Teixeira, o estabelecimento Baratão da Carne também foi notificado pela Visa Manaus, por excesso de pessoas no ambiente e uso indevido de máscara. O fiscal sanitário da Visa Manaus, Augusto Júnior, que esteve à frente das vistorias, enfatizou a importância de somente uma pessoa por família ir ao estabelecimento. “Como é uma época de pagamento de final de mês, nós optamos por trabalhar com os supermercados, que tem um volume aumentado de cliente, nesta época, na zona leste. Estamos com cinquenta por cento de autuação de duas grandes lojas da bola do produtor por excesso de pessoas do grupo familiar e também pelo não uso de máscara por clientes e colaboradores”, disse o fiscal. O inspetor de saúde da Fundação de Vigilância Saúde (FVS), Roger Pacheco, chamou a atenção dos clientes que não respeitam o distanciamento social. “Nós trabalhamos com a orientação, pois as pessoas não conseguem entender que o uso de máscara é essencial. O álcool em gel, o distanciamento, a quantidade de cinquenta por cento continua valendo”, ressaltou Roger. A CIF comercial ocorre em dias da semana, de manhã e à tarde. Os locais de vistoria são definidos a partir de denúncias da população ao 190 e, também, a partir de levantamentos dos órgãos integrantes. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), participaram da CIF comercial desta quarta-feira, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Procon-AM, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).
Colaboradores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realizarão curso de condutor cultural
Colaboradores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realizarão curso de condutor cultural 21:07 – 31/03/2021 FOTO: Michael Dantas/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa Curso será realizado em formato on-line em parceria com o Senac Colaboradores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que atuam nos espaços culturais administrados pela pasta, irão participar do curso de condutor cultural, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que será ministrado entre abril e junho. O objetivo é melhorar a qualidade de atendimento ao público nos espaços. “Queremos oferecer ao público o melhor atendimento em nossos espaços e para isso buscamos parcerias, como o Senac, para aprimorar o atendimento de nossos colaboradores, a fim de que eles consigam informar com mais conhecimento. E, também, para que mostrem o melhor dos nossos patrimônios históricos aos turistas que visitam nosso estado”, afirma o titular da pasta Marcos Apolo Muniz. O curso será realizado em formato on-line devido às medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19. Ao longo da formação, os colaboradores terão aulas de como pesquisar e organizar informações ambientais de sítios históricos culturais, atender e conduzir visitantes e turistas, entre outros tópicos. A gerente do Centro de Turismo e Hospitalidade da Senac, Jane Thiene, informa que o curso será realizado pela plataforma Teams, da Microsoft. “Todos os alunos terão um e-mail corporativo criado pelo Senac, onde receberão os links para acesso”, explica. “O curso, que tem uma carga horária de 200 horas, é de qualificação profissional, onde eles aprenderão a atender da melhor forma com conhecimento técnico”, ressalta. Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa continuam fechados para visitação, atendendo às medidas estabelecidas pelo Governo do Amazonas, para impedir a propagação da Covid-19 no estado.
Idam e Conselho Geral Sateré-Mawé discutem ações para fomentar a produção agrícola em Barreirinha
Idam e Conselho Geral Sateré-Mawé discutem ações para fomentar a produção agrícola em Barreirinha 21:22 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação / Idam Para fomentar a produção agrícola do povo Sateré-Mawé em Barreirinha, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) iniciou, nesta quarta-feira (31/03), tratativas em parceria com o Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM) para a criação do projeto de um Polo Agrícola na Escola São Pedro, localizada no rio Andirá. As ações contarão com apoio da Diocese Parintins e serão direcionadas às atividades de piscicultura (criação de peixes) na modalidade tanque rede, avicultura (criação de galinha caipira) e o plantio das culturas de cacau, açaí e guaraná em sistemas agroflorestais (SAF’s), além da capacitação de mão de obra. A ideia é expandir o projeto para outras localidades do território Sateré-Mawé e para os municípios de Maués e Parintins. De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto prestará todo suporte e acompanhamento técnico para que esses indígenas possam acessar às políticas públicas, que visam à promoção humana e o desenvolvimento rural sustentável. “A unidade local do Idam, em Barreirinha, vai acompanhar todas as etapas do projeto, que será referência no município. A meta é apoiar desde o início de implantação, as práticas de campo até a comercialização dos produtos”, destacou. Segundo o secretário geral da CGTSM, Jecinaldo Cabral, uma das prioridades do povo Sateré-Mawé é a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar indígena. “Estamos buscando essa parceria para que possamos transformar, na prática, a questão da produção da alimentação animal e vegetal, onde os serviços de assistência técnica e extensão rural, prestados pelo Idam, são fundamentais na execução desse projeto”, explicou. Em Barreirinha, o local central do território Sateré-Mawé possui 62 aldeias, com uma população de aproximadamente 8 mil habitantes.
Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa quebra barreiras e vem se reinventando há 38 anos
Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa quebra barreiras e vem se reinventando há 38 anos 21:43 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/ Sejusc Aniversário ocorreu no dia 12, mas foi celebrado nesta quarta-feira (31/03) O Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, gerenciado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), completou 38 anos de história no dia 12 de março, mas as comemorações ocorreram nesta quarta-feira (31/03). Ao longo desse período, a unidade evoluiu e se reinventou, colaborando para a redução do número de adolescentes cumprindo medida socioeducativa no Amazonas. O nome da unidade é em homenagem à assistente social Dagmar Feitosa, que dedicou toda a carreira ao trabalho com adolescentes em conflito com a lei. Com a capacidade máxima de 64 internos, a unidade conta atualmente com 14 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. No passado, o número já chegou a 80 socioeducandos. A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, destacou que juntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a pasta promove o cumprimento da medida socioeducativa de internação. “Antes, os direitos de muitos adolescentes não eram acessados dentro das unidades socioeducativas. Hoje, em cumprimento ao ECA e ao Sinase, a realidade é totalmente diferente. Estamos sendo referência para o Brasil pelo nosso trabalho desenvolvido”, informou. De acordo com a secretária executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Edmara Castro, o sistema socioeducativo ao longo desses 38 anos, passou por muitas mudanças e evoluiu no desenvolvimento de suas funções, oferecendo cursos, projetos e atividades para os adolescentes. “O bom desempenho se dá devido ao desenvolvimento de projetos e programas com esses adolescentes durante e pós-medidas socioeducativas, pois, é através dessas atividades que os meninos e meninas evoluem e se preparam para a sociedade para, assim, terem uma vida diferente de quando ingressaram no centro. É por meio desses projetos e programas que nós trabalhamos a evolução desse adolescente, para quando ele saia do sistema ele tenha uma vida diferente”, afirmou. Nova visão – Com quatro meses de cumprimento de medidas no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, o adolescente Carlos (nome fictício) de 16 anos, revela que sua vida mudou completamente com as oportunidades oferecidas na unidade. De acordo com ele, o medo que existia ao entrar no sistema não existe mais. “Antes de entrar no Dagmar, eu achava que era um lugar horrível, mas não é assim, hoje em dia estou pedindo para ficar, pois é uma grande oportunidade de crescer e conseguir algo na vida. Todas as coisas que aprendemos aqui, nos fazem evoluir e ser pessoas diferentes”, disse.
Polícia Militar detém homem por crime de homicídio no município de Eirunepé
Polícia Militar detém homem por crime de homicídio no município de Eirunepé 21:45 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Policiais militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) detiveram, na segunda-feira (30/3), um homem de 21 anos por homicídio, na estrada do aeroporto, município de Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus). A vítima, um adolescente de 16 anos, foi atingido com golpe de faca. Os policiais que atenderam a ocorrência disseram que, por volta das 5h, foram acionados pelo Hospital, em ligação feita para o linha direta da polícia militar, que havia chegado um jovem com uma estocada de faca. A guarnição foi até o local, quando os policiais falaram com a vítima, que foi atingida no lado esquerdo do peito. Após colher informações a respeito do possível autor, a guarnição saiu em diligência em busca do suposto acusado, que foi localizado por volta das 6h40, em uma residência na rua Santa Maria, estrada do aeroporto. O homem foi detido e conduzido para a delegacia. Os policiais, ao retornarem da Delegacia, passaram pelo Hospital para verificar a situação da vítima e foram informados, pelo médico plantonista, de que a vítima tinha ido a óbito.
Menina vítima de explosão em condomínio de Manaus recebe alta hospitalar do HPS da Criança Zona Oeste
Menina vítima de explosão em condomínio de Manaus recebe alta hospitalar do HPS da Criança Zona Oeste 19:54 – 31/03/2021 FOTO: Herick Pereira/Secom Acompanhamento prestado pela equipe de profissionais da unidade foi essencial para a recuperação da adolescente Ansiosa para iniciar uma nova etapa na vida, Manuele Farias dos Santos, de 14 anos, recebeu, na tarde desta quarta-feira (31/03), alta hospitalar do Hospital e Pronto Socorro (HPS) da Criança Zona Oeste. A adolescente foi vítima de uma explosão ocorrida no dia 24 de fevereiro, em um condomínio, localizado na zona norte da capital. Desde a chegada na unidade hospitalar, ela recebeu atendimento completo pela equipe de profissionais do local. No dia do acidente, Manuele e suas duas irmãs, de 9 e 10 anos de idade, haviam ido à casa da avó no condomínio residencial, onde aconteceu a explosão da tubulação de gás na casa de um morador. Manuele na tentativa de salvar as irmãs acabou tendo 70% do corpo queimado. Ela e a irmã mais nova, de nove anos, foram encaminhadas ao HPS da Criança Zona Oeste. “Aconteceu a explosão envolvendo cinco crianças, entre elas três irmãs. Foram todas encaminhadas ao Pronto Socorro Zona Sul, que é referência de grandes queimados, mas devido à alta demanda de crianças queimadas pediram a ajuda da rede e nós da direção do HPS Zona Oeste, aceitamos o desafio”, relatou o médico Luiz Afonso, diretor técnico da unidade. Durante a evolução gradativa do quadro clínico, a menina contou com o atendimento de uma equipe completa e multidisciplinar na unidade, conforme explicou Rafaelle de Aguiar, gerente de enfermagem do HPS da Criança. “Ela começou a evoluir bem com os curativos. Graças a Deus após o 26º dia ela teve alta da UTI e hoje no 33º dia estamos conseguindo dar alta dela. Um trabalho de uma equipe multidisciplinar não só da equipe técnica, médica, mas a equipe de gestão também, que entrou nessa missão e hoje estamos conseguindo obter êxito”, pontuou a profissional, alegre em ver a recuperação da adolescente. O jeito meigo e a história heróica de Manuele conquistou os profissionais do Hospital que, na despedida, organizaram um grande corredor com balões coloridos e muitos aplausos, momento digno de uma pequena heroína. Sobre o atendimento prestado pela equipe de profissionais da unidade, a mãe da menina, Audilene dos Santos, agradeceu, emocionada, por todo o auxílio que a filha recebeu nos 33 dias de internação. “Hoje eu estou muito feliz, estou chorando de alegria pelo fato de ela estar saindo. Eu agradeço muito a todo mundo. Até mesmo as pessoas da limpeza, que deram toda atenção para a gente. Eu agradeço muito, se eu pudesse abraçar todo mundo porque eu via que eles queriam a mesma coisa que eu e isso me dava muita confiança”, disse sem conter a emoção, a mãe de Manuele. Acompanhamento – Durante toda a fase de tratamento, a menina e a acompanhante receberam acompanhamento especializado de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais que contribuíram significativamente para a evolução do quadro clínico da menina.
Campanha de vacinação contra Covid-19 imuniza a 1,6 mil agentes da Segurança Pública
Campanha de vacinação contra Covid-19 imuniza a 1,6 mil agentes da Segurança Pública 20:03 – 31/03/2021 FOTO: Pelegrine Neto / SSP-AM Equipes policiais que embarcarão neste fim de semana para operações de combate ao crime no interior do Amazonas foram imunizadas, nesta quarta-feira (31/03), na campanha de vacinação contra a Covid-19 dos servidores da Segurança Pública. As doses foram aplicadas em policiais lotados em Manaus que vão para a Base Arpão, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e para a operação ambiental Tamoiotatá, que vai combater queimadas e desmatamento no sul do estado. Em quatro dias, a vacinação contra a Covid-19 foi aplicada em 1.602 agentes da segurança pública amazonense, segundo dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). A campanha autorizada pela Justiça Federal está acontecendo no Sambódromo, bairro Dom Pedro, zona oeste, em sistema drive-thru. Ao todo, 60 servidores que vão atuar na missão da Base Arpão foram imunizados na manhã de quarta-feira. Segundo o coronel Franciney Bó, a imunização ocorre dentro da normalidade e os agentes de serviço, que atuam na linha de frente, estão sendo convocados para a vacinação. Nesta quinta-feira (01/04), a vacinação acontece normalmente, apesar do ponto facultativo. Entretanto, na sexta-feira (02/04), o funcionamento será interrompido por causa do feriado. No sábado (03/04), ocorrerá a vacinação. Mas no domingo de Páscoa (04/04), também não acontecerá. “Estamos conseguindo atingir parte da meta e vamos continuar trabalhando para imunizar as forças de segurança, inclusive federal. Hoje nós já estamos vacinando todos os órgãos do sistema, incluindo peritos e Núcleo de Operação de Trânsito”, explicou. De acordo com a sargento Íris Santiago, do Batalhão Ambiental, a imunização é um sinal de esperança aos policiais da linha de frente. “Estamos embarcando amanhã para missão da base Arpão, para dar continuidade à operação, e a Polícia Militar não parou, tivemos muitas perdas e a sensação hoje é de esperança”, afirmou. Vacinação do grupo prioritário de Segurança Pública e Salvamento Fonte: FVS-AM Período: 28 a 31/03/2021 Detran-AM: 27 Polícia Militar: 1.074 Polícia Rodoviária Federal: 60 Polícia Civil: 236 Polícia Federal: 20 Bombeiros: 178 Defesa Civil: 7
Governo do Amazonas constrói Centro de Convenções em Fonte Boa
Governo do Amazonas constrói Centro de Convenções em Fonte Boa 20:21 – 31/03/2021 FOTO: Divulgação/Seinfra O Governo do Amazonas está investindo na execução das obras e serviços de reforma e adequação do Centro de Convenções do município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus), a partir de convênio firmado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) com a prefeitura local, no valor de R$ 623.005,41. As obras deverão proporcionar mais conforto e segurança aos integrantes dos bumbás “Tira Prosa” e “Corajoso”, bem como da plateia e dos visitantes durante as apresentações. Estão previstas a demolição dos camarotes em meia parede para que haja mais visibilidade e ventilação; a ampliação da calçada de circulação interna e a construção de calçadas externas para melhorar a acessibilidade. Também está prevista a adaptação de banheiros para torná-los mais acessíveis para pessoas portadoras de deficiência. Outra intervenção prevista no convênio é a troca do sistema de cobertura, que antes era de madeira e que será substituído por uma estrutura metálica com cobertura de 2 metros para as arquibancadas. Outra medida bastante aguardada é a modernização de todo o sistema elétrico e da iluminação da arena, que passará a utilizar refletores do tipo LED. As fachadas também serão trocadas e receberão as cores dos dois bumbás. O próprio piso da arena, local das apresentações, será trocado e modernizado, recebendo também drenagem, o que evitará que o mesmo fique alagado durante as chuvas. Essa é mais uma obra do Governo do Estado na área da cultura, preservando e incentivando as manifestações folclóricas de cada município. Situado na calha do Alto Solimões, Fonte Boa tem uma população estimada em 17.005 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao ano de 2020.
Prefeitura deve liberar trecho recuperado da Djalma Batista nesta quinta-feira
Prefeitura deve liberar trecho recuperado da Djalma Batista nesta quinta-feira 31/03/2021 20h37 O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, acompanharam nesta quarta-feira, 31/3, à noite, o processo de reaterramento da obra de recuperação de um trecho da avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul. Na ocasião, eles anunciaram que a liberação total da via deve ocorrer nesta quinta-feira, 1º/4. “Os trabalhos estão em sua fase final aqui na avenida Djalma Batista e, se o clima colaborar e não chover, nossa expectativa é a de liberar a pista para o trânsito no começo da noite desta quinta-feira”, afirmou David. A revitalização do trecho da avenida Djalma Batista, no sentido bairro/Centro, oposto ao entregue no último dia 23, foi necessária após avaliação das equipes de engenharia, feita ainda durante a primeira intervenção, ocorrida no dia 18, que apontou que uma contenção da ponte também sofreu danos. “Diferentemente das últimas administrações, a gestão do prefeito David trabalha com a prevenção. Aqui, de maneira eficiente, identificamos o problema em um lado da pista e no processo verificamos a necessidade de intervenção no outro lado da Djalma Batista e demos uma resposta rápida e eficiente para Manaus”, disse Rotta. O vice-prefeito explicou que a situação é a mesma da já solucionada no sentido Centro/bairro, devido ao deslocamento de material, mas a ponte está segura. A prefeitura se antecipou, abriu o meio-fio e iniciou imediatamente os trabalhos para a recomposição e recompactação do solo. Um muro de contenção de aproximadamente 60 metros de extensão foi construído, para reter a força das águas pluviais. A estrutura foi feita com caixas de arame galvanizado e pedras, em um trabalho totalmente manual, devido às dificuldades de acesso para execução da obra. Um efetivo de mais de dez homens trabalha de forma intensiva no local. Torquato Tapajós David Almeida e Marcos Rotta anteciparam que, nos próximos dias, a prefeitura deve iniciar a intervenção do lado oposto ao recuperado recentemente na avenida Torquato Tapajós. No local, as equipes identificaram que a via, no sentido bairro/Centro, está com a rede de drenagem comprometida e precisa de manutenção para prevenir acidentes. — — — Fotos – Osmar Neto / Seminf Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmUCWcDa
Nove pacientes transferidos por meio da “Operação Gratidão” receberam alta nesta quarta-feira (31/03)
Nove pacientes transferidos por meio da “Operação Gratidão” receberam alta nesta quarta-feira (31/03) 20:38 – 31/03/2021 FOTO: Lucas Silva / Secom Grupo formado por pacientes de Rondônia, totalmente recuperados da Covid-19, retornou para o estado ainda nesta quarta-feira Um grupo formado por nove pacientes que haviam sido transferidos de Rondônia para o Amazonas, por meio da Operação Gratidão, recebeu alta no fim da tarde desta quarta-feira (31/03), do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, situado no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Até o momento, são 27 pacientes recuperados, de um total de 48 transferidos, por meio da ação do Governo do Estado. A recuperação em solo amazonense trouxe esperança ao paciente Daniel Céspedes, internado na unidade de saúde referência no tratamento da Covid-19 no estado, desde o dia 26 deste mês. Livre do vírus, restou ao rondoniense apenas a gratidão ao estado vizinho, onde disse ter se sentido bem acolhido e tratado, diferente do que imaginou no ápice da angústia contra a doença. “Eu não queria vir para cá, mas no último momento, eu disse ‘agora, eu vou’. Eu acreditei e graças a Deus, a equipe e todos são fantásticos, maravilha”, comemorou o paciente recuperado. Retorno – Após a alta, os pacientes foram conduzidos até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de onde embarcaram com destino a Porto Velho (RO). Todo o procedimento foi assistido por uma equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Ministério da Saúde, que auxiliou os pacientes durante o retorno para casa. Na ocasião, foram entregues ao grupo kits produzidos pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com produtos regionais, como uma forma de celebrar a união interestadual. Empolgado com o retorno para a casa, o jovem Domingos Trindade revela que passou por momentos difíceis na batalha contra a Covid-19, mas que a assistência dos profissionais no Amazonas foi fundamental para a vitória. “Só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas pelo tratamento que me deram e estou indo muito feliz pra minha casa”, celebra o paciente que revela seu maior desejo ao retornar para casa. “Abraçar minha filha de dois anos. Muitas saudades. Desde a minha primeira internação, lá no meu estado, já tem 19 dias que eu estou em hospital, então a saudade de casa está bem grande”, diz. Suspensão – A “Operação Gratidão” permitiu que o Amazonas recebesse, em 15 dias, 48 pacientes de Rondônia e do Acre, dos quais 27 já se recuperam e tiveram alta do Hospital Delphina Aziz, para onde são encaminhados. Com o risco de desabastecimento dos medicamentos do kit intubação, a recepção de pacientes pela operação será suspensa.