Polícia Civil intercepta embarcações de luxo e interrompe evento com participantes brasileiros e estrangeiros
Polícia Civil intercepta embarcações de luxo e interrompe evento com participantes brasileiros e estrangeiros 21:02 – 06/04/2021 FOTO: Divulgação / PC-AM Passeio já durava cinco dias e medidas sanitárias contra a Covid-19 eram desrespeitadas A Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM) interceptou, no início da noite desta terça-feira (06/04), três embarcações de luxo. Em uma delas, denominada Ana Beatriz 1, era realizado, há cinco dias, um evento com a participação de turistas brasileiros e estrangeiros. Cerca de 60 pessoas desrespeitavam medidas de prevenção à Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social. Todos foram conduzidos à delegacia para investigação do crime de descumprimento de medidas sanitárias, artigo 268 do Código Penal. “Boa parte deles é estrangeira, e vieram provavelmente para conhecer a Amazônia, mas em um contexto muito triste. Nós estamos batalhando, vidas estão sendo perdidas, a polícia está na rua para coibir esse tipo de coisa para que a gente passe rapidamente pela pandemia. Mas, infelizmente, algumas pessoas insistem em desobedecer”, ressaltou Bruno Fraga, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Ele destaca que todos os participantes serão ouvidos. “Flagramos diversas pessoas realizando uma festa, a grande maioria sem máscaras, consumindo bebidas e desrespeitando o decreto estadual. Vão ser conduzidos à delegacia, vai ser feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), todas as pessoas que estavam praticando essa aglomeração vão ser levadas para a delegacia, vão ser ouvidas e todos vão ser responsabilizados”, acrescentou Bruno Fraga. As outras duas embarcações, chamadas Mano Zeca e Hélio Gabriel, acompanhavam o barco onde era realizado o evento, mas sem a presença de passageiros. De acordo com o convite da festa, denominada “Imersão na Amazônia”, o roteiro previa visita a comunidades tradicionais ribeirinhas e indígenas. “Nós constatamos estrangeiros das mais diversas nacionalidades, brasileiros também, pessoas de diversos cantos do país, de alto poder aquisitivo, com acesso à informação. Eles estão desde o dia 2 de abril navegando, passaram por comunidades indígenas. Nós vemos muitos estrangeiros falando sobre a nova cepa aqui no Amazonas, está todo mundo criticando, quando na verdade nós sabemos da fragilidade dos nossos índios em contato com pessoas de fora, principalmente em uma situação dessas”, destacou o delegado Juan Valério, coordenador do Grupo Fera.
Após desistir de celulares, LG encerra produção de monitores e notebooks em SP
Depois de anunciar o fim da sua linha de celulares, a LG vai retirar produção de monitores e notebooks de SP, segundo sindicato, cortando 700 postos de trabalho Logotipo da marca de tecnologia sul-coreana LGFoto: Sergio Perez/Reuters A LG anunciou para representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté que a empresa vai fazer mais um corte em suas atividades no estado de São Paulo, encerrando toda a produção local, o que vai causar a demissão de 700 trabalhadores. As informações foram confirmadas pelo sindicato à CNN. A direção da empresa coreana no Brasil se reuniu na tarde desta terça-feira (06) com os representantes dos trabalhadores para falar sobre a decisão de encerrar as atividades globais de celulares, confirmada na segunda-feira (05) pela empresa, e anunciar também a retirada da produção de notebooks e monitores da planta de Taubaté. Segundo o presidente do sindicato, Claudio Batista, “a LG reafirma a questão dos celulares, com o fim das atividades mundiais… Do monitor e do notebook, essas atividades serão encerradas aqui em Taubaté e transferidas para Manaus”. A LG alegou aos representantes dos trabalhadores ter benefícios fiscais no Amazonas, isenções das quais não dispõe no estado de São Paulo. A migração da operação causaria a demissão de 300 trabalhadores da linha de notebooks e monitores que se somariam a outros 400 que serão desligados por conta do encerramento das operações de celulares. Com o fim de dois terços da sua atividade no estado, a LG contará com apenas 300 pessoas do setor de call center da LG na planta que hoje abriga mil trabalhadores. Segundo o sindicato, a empresa garante que manterá o restante da operação em Taubaté. Uma nova reunião deve acontecer até sexta-feira para ajustar os termos do acordo de demissão coletiva. A LG não respondeu à reportagem até o momento da publicação.
ROBERTO CIDADE TEM SE APRESENTADO DE FORMA HUMANIZADA NA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS
Presidente Roberto Cidade visita Centro Médico da Aleam e promete investimentos Em visita ao Centro Médico da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (6), o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), prometeu novos investimentos ao setor, que atualmente tem capacidade de atender 10 mil pessoas, entre servidores e dependentes. O chefe do Poder Legislativo amazonense, ao conhecer as dependências do Centro de Saúde, se impressionou com a excelência do serviço prestado e destacou que o atendimento feito nas dependências do Parlamento Estadual ajuda a desafogar o sistema público de saúde. “Nossos atendimentos aqui contribuem para diminuir os índices de internações nos hospitais do sistema de saúde do Estado. É extremamente importante vir aqui e ver in loco a realidade do que a Assembleia dá de suporte aos servidores e seus dependentes. Na nossa gestão, vamos melhorar o Centro Médico comprando mais equipamentos e aprimorando a estrutura para que os servidores tenham uma qualidade de vida melhor”, destacou o presidente. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde da Aleam, Dr. Arnoldo Andrade, o ambulatório da Assembleia é referência nacional em atendimento multidisciplinar. Na avaliação dele, a visita do presidente fortalece o comprometimento da equipe. “Nós estamos de portas abertas aos funcionários e aos familiares deles, que muitas vezes não conseguem encontrar abrigo numa unidade de saúde. Nós somos a porta da esperança e o presidente Roberto (Cidade) veio nos dizer que mantenhamos o foco, que teremos todo o apoio necessário”, afirmou. Especialidades Atualmente o setor oferece onze atendimentos especialistas: fisioterapia, cardiologia, ortopedia, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia, pediatria, ginecologia, endocrinologia, neurologia e odontologia, além clínico geral. Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV) Texto: Assessoria do Deputado Moara Cabral (92) 99242-8724 Thiago Botelho (92) 98189-4400 Foto: Evandro Seixas
Polícia Militar recupera veículo roubado na zona centro-sul
Polícia Militar recupera veículo roubado na zona centro-sul 20:50 – 06/04/2021 Policiais militares da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) recuperaram, na tarde desta terça-feira (06/04), o veículo roubado de uma idosa de 74 anos, na rua Alaíde Alves da Rocha, no conjunto Petros, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. A equipe recebeu ligação via linha direta, informando que umas pessoas em um veículo Siena prata, mais uma moto vermelha, tinham assaltado uma moradora do conjunto Tiradentes. Os suspeitos teriam levado o veículo Onix branco, de placa QZI 7B08, um celular e uma bolsa. Os policiais foram ao local, em patrulhamento na direção da fuga e conseguiram localizar o veículo abandonado no conjunto Petros. Aparentemente, na fuga, os infratores colidiram na sarjeta, resultando em um pneu do veículo estourado. Logo em seguida foi feito contato e a devolução do veículo à vítima.
UGPE e ADCEA alinham parceria para capacitar mulheres moradoras dos residenciais do Prosamim
UGPE e ADCEA alinham parceria para capacitar mulheres moradoras dos residenciais do Prosamim 20:07 – 06/04/2021 FOTO: Tiago Corrêa / UGPE Para fomentar a geração de renda e a capacitação de mulheres que residem nos conjuntos habitacionais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), o Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), recebeu, nesta semana, a Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (ADCEA) para conhecer o Projeto Potência Feminina, realizado em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). O projeto visa capacitar mulheres a partir de 16 anos, com oficinas de empreendedorismo, empregabilidade e tecnologias sociais; e foca na capacitação da parte comportamental e gerencial para mulheres que buscam empregos ou que querem ser donas do próprio negócio. Durante a reunião com o setor social da UGPE, a ADCEA pôde apresentar o projeto e viabilizar o alinhamento de uma agenda, para que seja executado com as mulheres que residem nas unidades habitacionais do Prosamim. Segundo Mariza Souza Sales da ADCEA, o trabalho do setor social da UGPE, com as mulheres nos residenciais do Prosamim, é visto como um exemplo que se molda nos mesmos objetivos do Projeto Potência Feminina. “Apresentamos o projeto à UGPE, porque acreditamos que esse trabalho pode impactar a vida das mulheres que estão sendo assistidas por vocês, enquanto instituição. E, em tempos de pandemia, é uma oportunidade também dessas oficinas estarem sendo desenvolvidas de forma on-line”, conta Sales. Por ser um projeto diferenciado, as oficinas são oferecidas de forma gratuita e on-line, e além de participarem das capacitações, as mulheres podem participar da aceleração da Capital Semente em Negócios, onde são oferecidas mentorias específicas, orientações para desenvolver o próprio negócio ou potencializar o negócio existente, com valor de R$10 mil para investimento. Social do Prosamim – O social do Prosamim oferece oficinas, capacitações e palestras para as mulheres residentes nos conjuntos habitacionais, além de realizar eventos e ações voltadas para compra de insumos para que as artesãs continuem executando o trabalho artesanal. O “Prosamim Sustentável, cuidando sua casa” também é fruto das ações do social do Prosamim, um projeto socioambiental que ofertou oficinas para que as mulheres criassem todo mobiliário e objetos de decoração de uma residência utilizando matérias com vidros, papelão, paletes e pneus. A subcoordenadora do social da UGPE, Viviane Dutra, ressaltou que as atividades de capacitação, bem como o incentivo ao empreendedorismo, voltada às mulheres, já é um dos pilares do social do Prosamim. “As ações do Programa propiciam a capacitação e as parcerias dão oportunidade de fomento e aceleração de atividades empreendedoras, capazes de gerar trabalho e renda. A parceria com a ADCEA mobiliza não somente para o trabalho com as artesãs, mas fortalece a organização comunitária e a gestão participativa na fase conclusiva da intervenção do Prosamim nos residenciais entregues”, afirmou a subcoordenadora.
Sine Amazonas divulga 88 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (07/04)
Sine Amazonas divulga 88 vagas de emprego em diversas áreas para esta quarta-feira (07/04) 20:08 – 06/04/2021 Todos os serviços do Sine/AM continuam sendo oferecidos e realizados de forma on-line A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 88 vagas de emprego para esta quarta-feira (07/04). Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail: vagassineamazonas@gmail.com. Todas as vagas são publicadas diariamente nas redes sociais da Setemp, Instagram(@_setemp) e Facebook (setemp.am). As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. 01 VAGA: TÉCNICO DE ENFERMAGEMEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência na função, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: TÉCNICO DE ARQUIVOEscolaridade: Ensino Superior Completo;Com experiência na área.OBS: Com conhecimento no pacote office, informática, ter trabalhado ou estagiado no serviço público, boa comunicação, boa concentração, currículo atualizado e documentação completa. 08 VAGAS: ALIMENTADOREscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Com experiência no segmento eletroeletrônico, rotinas em linhas de produção, com produtos de médio a grande porte, manuseio de placas, componentes e materiais sensíveis, desejável experiência em caixa acústica, conhecimento em set up de linha será um diferencial, urso de leitura de componentes, informática, TBO, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: OPERADOR DE PRODUÇÃOEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Com conhecimentos em indústria de eletroeletrônicos, habilidade na linha de produção com produtos de pequeno a médio porte, montagem de componentes em placas e entre outros produtos, como modem, roteador, controles remotos, disponível de horário para trabalhar em turnos, desejável curso de soldagem manual, currículo atualizado e documentação completa. 07 VAGAS: RESERVA DE LINHAEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência com produtos de pequenos a médio porte, leitura de componentes, conhecimento em todos os postos existentes na linha, conhecimento em elaboração de processos burocráticos, (planilhas, relatórios de absenteísmo, manuseio de documentos), apoio a liderança, experiência em soldagem manual (ferro de solda), curso de leitura de componentes, informática, TBO, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 06 VAGAS: REVISOR DE SOLDAEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência com ferro e solda e soldagem manual, reparos de placas eletroeletrônicas, curso de leitura de componentes, informática, TBO, soldagem manual, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: TESTADOREscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência no segmento eletroeletrônico, leitura de componentes, informática ou TBO, teste manuais ou automáticos de aparelhos eletroeletrônicos, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: SUBGERENTEEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência em supermercados, curso desejável na área de atendimento ao cliente, manipulação de alimentos, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: CORTADOR DE TECIDOEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Com conhecimento no ramo de confecção, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE FROTAEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência em manutenção elétrica e mecânica de equipamentos de frota (Scania e Caterpillar), currículo atualizado e documentação completa. 50 VAGAS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – PCDEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência na função, informática básica, laudo atualizado e disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO EM T. I – PCDEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Com conhecimento em suporte a usuários em informática, deficiências leves, currículo e laudo atualizado, documentação completa. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – PCDEscolaridade: Ensino Médio Completo;Com experiência na área.OBS: Experiência na função, informática básica, deficiências leves, currículo e laudo médico atualizado, documentação completa.
Cigás descarta repasse de reajuste de preço de gás natural a consumidores amazonenses
O reajuste no preço de venda de gás natural para distribuidoras, anunciado pela Petrobras na segunda-feira (05/04), não afetará os consumidores amazonenses. A informação foi dada pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária exclusiva de serviços públicos de distribuição de gás natural no estado. Com mais de 5,3 mil unidades consumidoras contratadas atualmente, a Companhia explica que esse aumento no valor do preço de venda do insumo abrangerá contratos de fornecimento firmados pela estatal, cujo preço da molécula de gás está vinculado à cotação do petróleo no mercado internacional e à taxa de câmbio, os quais passam por revisão trimestral. Celebrado em 2006, o contrato firmado entre a Cigás e a Petrobras é baseado em condições diferenciadas de reajuste de preço e fundamenta-se exclusivamente na variação dos índices de inflação. Outro aspecto diferenciado é quanto à periodicidade dos reajustes, que ocorrem anualmente: no mês de novembro (molécula) e em janeiro (transporte). Em razão disso, a concessionária ratifica que o reajuste anunciado pela Petrobras não será aplicado à tabela tarifária vigente da Companhia, que abrange os segmentos termelétrico, industrial, comercial, veicular e residencial. Competitividade da tarifa da Cigás – Dados do Ministério de Minas e Energia, de dezembro do ano passado, indicam que a Cigás apresenta a segunda menor tarifa do segmento comercial e a quarta no segmento residencial, frente a outras 18 concessionárias de todo o País, também pesquisadas. No mercado local, de acordo com dados de março da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o gás natural apresenta economia de até 52% em se tratando de indústrias, em relação aos combustíveis alternativos existentes. Nas residências, o barateamento atinge 45%, e nos comércios a redução é de 47%. Quanto ao abastecimento veicular, o usuário final tem economia de 38% em relação à gasolina e 42% frente ao etanol. As tarifas de gás natural praticadas no Amazonas são homologadas pelo Poder Concedente (Governo do Estado) a cada reajuste ou revisão tarifária, conforme Contrato de Concessão e demais normas vigentes. Inclusive, de modo a dar transparência e publicidade, as tabelas tarifárias são publicadas no Diário Oficial do Estado e divulgadas no site da Companhia (https://www.cigas-am.com.br/tabela-tarifaria). FOTOS: Divulgação/Cigás Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás): Izabelly Costa (98427-3270) e Lisângela Costa (98114-8785).
Sedecti propõe soluções planejadas e integradas para desenvolver Manaus rumo às cidades inteligentes
Sedecti propõe soluções planejadas e integradas para desenvolver Manaus rumo às cidades inteligentes 20:24 – 06/04/2021 Arte: Sedecti O planejamento integrado de governos e outros setores pode contribuir para soluções inteligentes que possam ajudar Manaus e região a se tornarem cidades inteligentes (smart cities). Essa foi a proposta apresentada pelo titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, durante o evento “Conneted Smart Cities” realizado na manhã desta terça-feira (06/04), em formato online. O evento foi transmitido pela plataforma Connected Smart Cities, via canal no YouTube, e contou com a participação de representantes da Prefeitura de Manaus, da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de representantes do setor de inovação da capital. Na oportunidade, Jório Veiga destacou que as tomadas de decisões para transformar a cidade de Manaus em uma smart city (termo em Inglês para cidade inteligente) é uma decisão que deve ser formulada de maneira integrada, por vários setores e não apenas pelos governos. “As cidades inteligentes devem ser pensadas para proporcionar uma qualidade de vida melhor para a população. No entanto, é necessário um conjunto de esforços não apenas de governos (Estados, prefeituras e governo federal), mas sim, de toda a sociedade, do setor privado, da academia, do terceiro setor, enfim. É necessário que haja, principalmente, essa integração no planejamento entre Estado e município, fazendo com que essas iniciativas conversem entre si, no tempo e na fluidez corretas. O trabalho técnico tem que existir e ser cooperativo sempre”, destacou Veiga. Outro ponto ressaltado pelo secretário foi no sentido de chamar a atenção para uma série de ações que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Sudam, em parceria com o Governo do Amazonas, estão realizando junto aos setores do turismo, inovação e polo digital. No contexto da infraestrutura, Jório Veiga fez um pedido para que os empresários do ramo de empreendimentos imobiliários invistam mais em obras de moradia no Centro da cidade, onde já existem infraestrutura e urbanização, além de movimentar mais aquela região que funciona apenas no período comercial. Economia cooperativa – Outra sugestão apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Amazonas, foi a integração de investimentos nos municípios de Iranduba e Rio Preto da Eva, ambos localizados na Região Metropolitana de Manaus, que poderiam ajudar a capital a depender menos de importações, especialmente de alimentos que vêm de fora do Estado. “Poderíamos consumir itens como verduras e legumes que seriam produzidos aqui, como já aconteceu no passado. A sugestão seria utilizar Iranduba e Rio Preto da Eva nessa cooperação onde possam produzir para um consumo massivo na cidade. Seria algo de muita importância dando mais empregos e gerando mais renda, inclusive, para Manaus, proporcionando melhor qualidade de vida e melhor alimentação, além de ajudar na economia desses municípios também. É o que eu costumo chamar de economia cooperativa – a gente não vai competir com essas cidades, mas elas podem se associar para que, juntas, possam gerar mais do que gerariam isoladamente”, explicou. Bioeconomia – Ainda sobre o setor econômico, o secretário Jório Veiga ressaltou que é preciso fortalecer o Polo Industrial de Manaus (PIM) trazendo novos produtos que tenham mais longevidade, com novas tecnologias, inclusive, nas áreas da sustentabilidade, como, por exemplo, a produção de equipamentos de energia solar e de micro e mini turbinas eólicas para vender num mercado crescente no mundo todo. “Precisamos trazer outros produtos que a gente ainda não faz aqui e associá-los ao conhecimento da biotecnologia para que seja feita essa integração com a floresta. Além disso, também é possível gerar aqui outros vetores econômicos como o desenvolvimento de produtos da nossa base de bioeconomia amazônica. Hoje, já existem iniciativas nesse sentido, mas precisamos priorizá-las”, apontou. O polo digital de Manaus pode ter uma amplitude bastante importante, na visão de Veiga, ao enfatizar que alguns planejamentos do Governo do Estado consideram que a tecnologia desenvolvida em Manaus pode ficar entre as cinco maiores do Brasil, considerando aquilo que é gerado de produtos e softwares dentro do polo digital. Assim, esse setor seria responsável por 6% do PIB, além da bioeconomia que poderia responder por até 10% e o turismo poderia chegar a 8% do PIB do Amazonas. O evento – O “Connected Smart Cities” é um evento promovido pela Urban Systems e pela empresa Necta, com o propósito de elaborar o ranking para que cidades possam mapear seus gaps e ajudar a solucionar os problemas. O evento Regional Manaus foi um dos 27 que estão em curso durante todo o ano de 2021 no Brasil. O evento está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=juL3O4eu2Zs
Polícia Militar detém homem, apreende adolescente e recupera quatro motocicletas com restrição de roubo
Polícia Militar detém homem, apreende adolescente e recupera quatro motocicletas com restrição de roubo 20:42 – 06/04/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Polícia Militar da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), nesta terça-feira (06/04), detiveram um homem de 24 anos, apreenderam um adolescente de 15 anos e recuperaram quatro motocicletas, no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus. A ação foi por volta das 13h, quando os policiais da viatura 6366 receberam uma ocorrência, via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), informando sobre rastreamento da motocicleta Honda Titan 150, de cor vermelha, placa OXM4114, com restrição de roubo, na localização da rua Montserrat, Zumbi dos Palmares. No local, além de localizar o veículo, a guarnição ainda encontrou outras duas motos, uma Honda Titan 150 branca, com o chassi aparentemente adulterado; e uma Honda Pop 100, com o chassi cortado, ambas sem as suas placas de identificação. Um dos supostos acusados disse que havia mais uma motocicleta na casa de sua mãe. A equipe deslocou até a rua Maurício Lopes, e conseguiram recuperar mais uma Honda Cargo. Os policiais apresentaram os suspeitos, juntamente com as motocicletas, à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, para os devidos procedimentos legais.
Malária | Rio Preto da Eva se destacado com as medidas preventivas e utilização do FTI na saúde
Neto do Baixo Rio agradecedoaçãofeita pelo governador Wilson Lima a Rio Preto da Eva/AM Wilson Lima fez a entrega de 25 motocicletas e 20 embarcações, do tipo bote, para 37 municípios prioritários no controle da malária no Amazonashttps://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?client=ca-pub-6674964343351878&output=html&h=312&adk=4277963575&adf=882515351&pi=t.aa~a.3206938227~i.5~rp.4&w=375&lmt=1617755577&num_ads=1&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=4483524141&tp=site_kit&psa=1&ad_type=text_image&format=375×312&url=https%3A%2F%2Fportalcaboco.com.br%2Fpolitica%2Fneto-do-baixo-rio-agradece-doacao-feita-pelo-governador-wilson-lima-a-rio-preto-da-eva-am%2F&flash=0&fwr=1&pra=3&rh=280&rw=335&rpe=1&resp_fmts=3&sfro=1&wgl=1&fa=27&dt=1617755577265&bpp=8&bdt=1141&idt=-M&shv=r20210401&cbv=r20190131&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3Dca742c47a7001aad-22a6ed648fb90024%3AT%3D1617755536%3ART%3D1617755536%3AS%3DALNI_MYtEbdd4U4zg80S-VtzpQu375b-nA&prev_fmts=0x0&nras=2&correlator=7356033654202&frm=20&pv=1&ga_vid=1887910000.1617755537&ga_sid=1617755577&ga_hid=1319040274&ga_fc=0&u_tz=-240&u_his=5&u_java=0&u_h=667&u_w=375&u_ah=667&u_aw=375&u_cd=32&u_nplug=0&u_nmime=0&adx=0&ady=1226&biw=375&bih=553&scr_x=0&scr_y=0&eid=31060287%2C31060614%2C44740079%2C44739387&oid=3&pvsid=2181439058133576&pem=121&ref=https%3A%2F%2Fportalcaboco.com.br%2F&rx=0&eae=0&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C375%2C0%2C375%2C667%2C375%2C553&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=8320&bc=31&ifi=3&uci=a!3&btvi=1&fsb=1&xpc=RA7rfDadfq&p=https%3A//portalcaboco.com.br&dtd=117 O vice-prefeito lembrou que a moto doada hoje pela pelo Governo do Estado, através da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), se juntará as outras que o município para o combate não só a malária, mas também, no trabalho de prevenção e combate a pandemia do Covid-19 no Rio Preto da Eva. Neto do Baixo Rio afirma que só com a mobilidade da moto será possível, por exemplo, aos agentes de saúde chegar até às comunidades rurais e ribeirinhas mais distantes. Segundo o vice-prefeito, Rio Preto pode ser considerado um município referência de todo o interior do Amazonas na área da saúde, principalmente no trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus.https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?client=ca-pub-6674964343351878&output=html&h=312&adk=4277963575&adf=4291967553&pi=t.aa~a.3206938227~i.13~rp.4&w=375&lmt=1617755577&num_ads=1&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=4483524141&tp=site_kit&psa=1&ad_type=text_image&format=375×312&url=https%3A%2F%2Fportalcaboco.com.br%2Fpolitica%2Fneto-do-baixo-rio-agradece-doacao-feita-pelo-governador-wilson-lima-a-rio-preto-da-eva-am%2F&flash=0&fwr=1&pra=3&rh=280&rw=335&rpe=1&resp_fmts=3&sfro=1&wgl=1&fa=27&dt=1617755577265&bpp=6&bdt=1141&idt=-M&shv=r20210401&cbv=r20190131&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3Dca742c47a7001aad-22a6ed648fb90024%3AT%3D1617755536%3ART%3D1617755536%3AS%3DALNI_MYtEbdd4U4zg80S-VtzpQu375b-nA&prev_fmts=0x0%2C375x312&nras=3&correlator=7356033654202&frm=20&pv=1&ga_vid=1887910000.1617755537&ga_sid=1617755577&ga_hid=1319040274&ga_fc=0&u_tz=-240&u_his=5&u_java=0&u_h=667&u_w=375&u_ah=667&u_aw=375&u_cd=32&u_nplug=0&u_nmime=0&adx=0&ady=2301&biw=375&bih=553&scr_x=0&scr_y=0&eid=31060287%2C31060614%2C44740079%2C44739387&oid=3&pvsid=2181439058133576&pem=121&ref=https%3A%2F%2Fportalcaboco.com.br%2F&rx=0&eae=0&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C375%2C0%2C375%2C667%2C375%2C553&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&cms=2&fu=8320&bc=31&ifi=4&uci=a!4&btvi=2&fsb=1&xpc=VOYfdaMZlQ&p=https%3A//portalcaboco.com.br&dtd=129 Isto por quê, o prefeito Anderson Souza investiu grande parte dos recursos do FTI ( Fundo de Fomento ao , Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas) de 2019 no setor. Foram feitos, por exemplo, investimentos na reforma do hospital de Rio Preto, na construção de 9 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e de cinco postos de saúde na Zona Rural, e na compra de medicamentos. O planejamento estratégico e ações antecipadas permitiu que a Prefeitura não fechasse o comércio, porém, adotasse as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Sáúde (OMS) como o uso de máscaras, do alcool em gel, e o distanciamento social. Essas medidas, segundo Neto, foram importantes para outro setor que conseguiu respirar durante a pandemia: o Turismo já que balneários e restaurantes não tiveram que fechar, mas funcionassem, dentro de horário pré estabelecidos pela Prefeitura.https://googleads.g.doubleclick.net/pagead/ads?client=ca-pub-6674964343351878&output=html&h=312&adk=4277963575&adf=2015507241&pi=t.aa~a.3206938227~i.21~rp.4&w=375&lmt=1617755577&num_ads=1&rafmt=1&armr=3&sem=mc&pwprc=4483524141&tp=site_kit&psa=1&ad_type=text_image&format=375×312&url=https%3A%2F%2Fportalcaboco.com.br%2Fpolitica%2Fneto-do-baixo-rio-agradece-doacao-feita-pelo-governador-wilson-lima-a-rio-preto-da-eva-am%2F&flash=0&fwr=1&pra=3&rh=280&rw=335&rpe=1&resp_fmts=3&sfro=1&wgl=1&fa=27&dt=1617755577265&bpp=6&bdt=1141&idt=6&shv=r20210401&cbv=r20190131&ptt=9&saldr=aa&abxe=1&cookie=ID%3Dca742c47a7001aad-22a6ed648fb90024%3AT%3D1617755536%3ART%3D1617755536%3AS%3DALNI_MYtEbdd4U4zg80S-VtzpQu375b-nA&prev_fmts=0x0%2C375x312%2C375x312&nras=4&correlator=7356033654202&frm=20&pv=1&ga_vid=1887910000.1617755537&ga_sid=1617755577&ga_hid=1319040274&ga_fc=0&u_tz=-240&u_his=5&u_java=0&u_h=667&u_w=375&u_ah=667&u_aw=375&u_cd=32&u_nplug=0&u_nmime=0&adx=0&ady=3273&biw=375&bih=553&scr_x=0&scr_y=0&eid=31060287%2C31060614%2C44740079%2C44739387&oid=3&pvsid=2181439058133576&pem=121&ref=https%3A%2F%2Fportalcaboco.com.br%2F&rx=0&eae=0&fc=1408&brdim=0%2C0%2C0%2C0%2C375%2C0%2C375%2C667%2C375%2C553&vis=1&rsz=%7C%7Cs%7C&abl=NS&fu=8320&bc=31&ifi=5&uci=a!5&btvi=3&fsb=1&xpc=oCmeeFSZXD&p=https%3A//portalcaboco.com.br&dtd=138 Rio Preto foi um dos poucos a dotar o protocolo com uso de Ivermectina e Azitromicina que fez com que o município registrasse um baixo indígena de obitos da Covid-19 em todo o período da pandemia no Estado do Amazonas.
Turistas estrangeiros fazem festa clandestina em barco com 60 pessoas e dj internacional por rios do Amazonas
Urgente: Turistas fazem festa em iates e desobedecem decreto do governo; veja o vídeo Manaus – No final da tarde desta terça-feira(06), um vídeo registra uma grande festa clandestina de americanos em vários iates chegando na Marina do Davi, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. Após passeio em várias aldeias em Manaus, regado a muita bebida alcoólica e garotas de programas.
Amazonas tem mais 29 mortes por Covid-19 e 953 novos casos
Dos 353.929 casos confirmados no Amazonas até esta terça-feira (06/04), 162.108 são de Manaus (45,80%) e 191.821 do interior do estado (54,20%) Foto: Divulgaçãoabout:blankPORTAL A CRÍTICA 06/04/2021 ÀS 18:01 A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 368, informa o diagnóstico de 953 novos casos de Covid-19, totalizando 353.929 casos da doença no estado. De acordo com o boletim, foram confirmados 29 óbitos por Covid-19, sendo 11 ocorridos no dia 05/04 e 18 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 12.136 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na segunda-feira (05/04), foram registrados oito sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 39.044 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,03% dos casos confirmados ativos. Rede de Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, e internados em Manaus, há 657 pacientes, sendo 340 em leitos (61 na rede privada e 279 na rede pública), 310 em UTI (77 na rede privada e 233 na rede pública) e sete em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde. Há ainda outros 141 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 110 estão em leitos clínicos (15 na rede privada e 95 na rede pública), 28 estão em UTI (4 na rede privada e 24 na rede pública) e três em sala vermelha. No boletim consta, também, que há outros 231 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 23 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 208 em leitos clínicos. Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 443.668 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 433.221. Os municípios de Apuí e Juruá não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. Municípios – Dos 353.929 casos confirmados no Amazonas até esta terça-feira (06/04), 162.108 são de Manaus (45,80%) e 191.821 do interior do estado (54,20%). Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Parintins (9.295); Coari (9.223); Iranduba (8.418); Tefé (8.194); São Gabriel da Cachoeira (7.985); Manacapuru (7.585); Itacoatiara (7.548); Humaitá (7.045); Carauari (6.134); Lábrea (5.905); Presidente Figueiredo (5.649); São Paulo de Olivença (4.655); Rio Preto da Eva (4.307); Ipixuna (4.254); Careiro (4.171); Barcelos (4.033); Eirunepé (3.984); Maués (3.921); Manicoré (3.660); Tabatinga (3.223); Itapiranga (2.907); Santa Isabel do Rio Negro (2.691); Alvarães (2.643); Autazes (2.631); Benjamin Constant (2.601); Pauini (2.600); Atalaia do Norte (2.586); Nova Olinda do Norte (2.469); Boca do Acre (2.385); Urucurituba (2.274); Barreirinha (2.236); Novo Airão (2.207); Amaturá (2.089); Urucará (2.007); Beruri (2.002); Codajás (1.987); Envira (1.944); Maraã (1.836); Anori (1.815); Novo Aripuanã (1.809); Santo Antônio do Içá (1.753); Nhamundá (1.729); Uarini (1.713); Tapauá (1.696); Jutaí (1.659); Anamã (1.618); Borba (1.586); Guajará (1.458); São Sebastião do Uatumã (1.413); Fonte Boa (1.385); Manaquiri (1.368); Silves (1.291); Tonantins (1.227); Canutama (1.189); Apuí (1.081); Careiro da Várzea ( 891); Juruá ( 887); Itamarati ( 827); Boa Vista do Ramos ( 821); Japurá ( 779) e Caapiranga ( 542). Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 8.482 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 3.654. A lista inclui Manacapuru (300); Parintins (324); Itacoatiara (289); Coari (205); Tefé (168); Iranduba (158); Tabatinga (118); Humaitá (132); São Gabriel da Cachoeira (105); Maués (104); Presidente Figueiredo (88); Autazes (86); Lábrea (71); Benjamin Constant (72); Nova Olinda do Norte (61); Manicoré (78); Careiro (77); Barcelos (54); Rio Preto da Eva (63); Borba (49); São Paulo de Olivença (58); Barreirinha (60); Urucará (48); Santo Antônio do Içá (40); Alvarães (37); Santa Isabel do Rio Negro (47); Manaquiri (42); Carauari (49); Fonte Boa (30); Tonantins (33); Anori (31); Novo Airão (29); Beruri (31); Nhamundá (32); Jutaí (32); Boca do Acre (22); Itapiranga (28); Novo Aripuanã (24); Guajará (23); Urucurituba (31); Tapauá (20); Uarini (22); Eirunepé (22); Ipixuna (17); Pauini (20); Caapiranga (20); Apuí (23); Codajás (20); Silves (22); Amaturá (17); Boa Vista do Ramos (11); Maraã (12); São Sebastião do Uatumã (18); Juruá (14); Canutama (8); Itamarati (9); Careiro da Várzea (22); Atalaia do Norte (8); Japurá (7); Anamã (7) e Envira (6). Alerta à população – O uso da máscara, o respeito ao distanciamento social e a higienização das mãos com água e sabão ou com a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no estado. A FVS-AM alerta que a flexibilização dos serviços e comércios não descredencia essas medidas, que são essenciais para manter as atividades funcionando. Avaliação de risco da Covid-19 – As fases da situação epidemiológica de Covid-19 no estado estão representadas nas cores do cabeçalho do Boletim Diário de Casos de Covid-19. Para cada nível de risco, há uma fase de ativação do plano de contingência, a qual estabelece medidas restritivas de atividades comerciais e sociais, de acordo com o Plano de Contingência Estadual. O Amazonas se encontra na fase laranja, que corresponde à classificação de risco moderado para transmissão de Covid-19. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.
PC-AM solicita colaboração na divulgação da imagem de mulher desaparecida na zona oeste
PC-AM solicita colaboração na divulgação da imagem de mulher desaparecida na zona oeste 18:59 – 06/04/2021 FOTO: Divulgação/PC-AM A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Jucilene de Lima Feitosa, 32, que desapareceu na última quinta-feira (01/04), por volta das 16h, após sair da casa onde mora, na Rua Alberto Graciano, Conjunto José Bonifácio, bairro Colônia Santo Antônio, zona oeste da capital. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), registrado na Deops pela tia de Jucilene, Maria Marlene Alves de Lima, sua sobrinha havia pegado a chave da residência e ido embora sem falar com ninguém. A declarante informou, também, que sua sobrinha sofre de transtornos mentais. A delegada Catarina Torres, titular da Especializada, solicita a quem tiver informações sobre a localização de Jucilene que entre em contato com a Deops, por meio do número (92) 3214-2268 ou pelo 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A Deops está situada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, em frente ao Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), zona centro-oeste da cidade.
SSP-AM desarticula foco de ocupação irregular na zona norte
SSP-AM desarticula foco de ocupação irregular na zona norte 19:00 – 06/04/2021 FOTO: Divulgação/SSP Na manhã desta terça-feira (06/04), uma ação coordenada pela Secretaria Segurança Pública (SSP-AM) desarticulou um foco de ocupação irregular localizado na Avenida Nepal, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A área estava sendo desmatada por cerca de dez pessoas, que estariam a serviço de uma facção criminosa. Os policiais foram acionados para a ocorrência através de denúncias feitas ao número 181, o disque-denúncia da SSP-AM. No local, os agentes encontraram alguns populares dividindo a área em lotes iguais. Após serem questionados sobre a documentação do terreno, uma mulher se apresentou para os policiais como líder da ocupação, informando que havia comprado o terreno, mas não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a transação. Os agentes realizaram a orientação e pediram para que os populares se retirassem da área. Ainda de acordo com informações dos policiais, o local estava com várias pichações e menções a uma facção criminosa. Informações, repassadas ao departamento de inteligência da SSP-AM, dão conta de que a estratégia era unir a área com uma invasão que fica a poucos metros de distância. Em fevereiro, a SSP desarticulou a invasão José de Alencar, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. A área, que já havia sido reintegrada, estava sofrendo processo de ocupação irregular novamente. De acordo com denúncias, a área estava sendo novamente ocupada irregularmente, desta vez, por supostos traficantes que planejavam transformar a região em base para uma facção criminosa.
Procon-AM notifica 29 postos de gasolina em Iranduba, Itapiranga e Silves
Procon-AM notifica 29 postos de gasolina em Iranduba, Itapiranga e Silves 19:01 – 06/04/2021 FOTO: Divulgação / Procon-AM O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou 29 postos de gasolina nos municípios de Iranduba, Itapiranga e Silves, na segunda e terça-feira (05 e 06/04). Os estabelecimentos devem entregar resposta ao órgão em um prazo de dez dias corridos. Cada posto recebeu duas notificações – ou seja, foram 58 pedidos de esclarecimentos, no total. O Procon-AM solicita respostas sobre: > O preço de compra e venda de combustíveis nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021; > O valor de compra dos combustíveis após a expedição do decreto 10.638/21, que dispõe sobre a divulgação ao consumidor dos preços real, promocional e de desconto do produto; > Dados sobre a forma de recolhimento dos tributos incidentes. Dos 29 postos notificados, 22 foram em Iranduba, cinco em Itapiranga e dois em Silves. Em fevereiro e março deste ano, o Procon-AM já havia realizado a mesma ação com postos da capital – as respostas estão sob análise. “Estamos dando atenção máxima à questão do preço dos combustíveis. Todos estão sendo notificados para que apresentem o panorama em relação a esses valores. Estamos com uma agenda de fiscalização para atender o interior, conforme determinou o governador Wilson Lima”, frisa o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe. Além dessa ação, o Procon-AM também visita outros municípios do Estado, junto à comitiva da Operação Enchente 2021, na Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II), do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), levando serviços de cidadania e ações emergenciais em municípios afetados pela cheia dos rios.