Com mais de 300 pessoas nas ruas, bares no Centro são fechados no fim de semana
Com mais de 300 pessoas nas ruas, bares no Centro são fechados no fim de semana 22:11 – 18/04/2021 FOTO: Pelegrine Neto / SSP-AM. Ao todo, 38 estabelecimentos foram vistoriados pela CIF Entre a noite da última sexta-feira (16/04) e a madrugada deste domingo (18/04), as equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) interditaram quatro estabelecimentos e encerraram a atividade de outros 11 por descumprimento do decreto governamental com medidas de prevenção à Covid-19. Ao todo, 38 estabelecimentos foram vistoriados em Manaus. Na sexta-feira, quatro locais foram interditados pela CIF. No Bar do Barba, localizado na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, foi constatada uma aglomeração, além do local funcionar como bar em modalidade principal, o que está proibido. Na mesma avenida, o Barém Pub também foi interditado. Na zona norte, o Firma Gastrobar, localizado no bairro Novo Aleixo, não possuía Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de restaurante, além de estar promovendo aglomeração no ambiente. O Seven7 Laranjeiras, localizado na rua Marquês de Muritiba, bairro Flores, zona centro-sul da capital, estava promovendo aglomeração no momento em que os fiscais chegaram. O local foi interditado e autuado pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus). Mais irregularidades – Na tarde do sábado, a CIF encerrou as atividades do SS Bar, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona centro-sul. O estabelecimento estava funcionando com CNAE de posto de lavagem. No Salomé, localizado no Vieiralves, os agentes identificaram que a norma de distanciamento entre as mesas e os músicos não estava sendo cumprida. O estabelecimento foi autuado pela Visa Manaus. À noite, o Sensation Gastrobar, localizado na avenida Djalma Batista, foi notificado pelo Corpo de Bombeiros. Já a Espetaria do Confra teve as atividades encerradas por estar funcionando fora do horário permitido, sendo autuado pela Visa Manaus. Superlotação no Centro – Bares na rua Lobo D’Almada e na Praça da Saudade, no Centro, foram fechados após denúncias da população. Na Lobo D’Almada, a estimativa da Polícia Militar é que houvesse um público de cerca de 300 pessoas no local, consumindo bebidas alcoólicas na rua. O grupo dispersou com a chegada das equipes de fiscalização. Na Praça da Saudade, onde os bares também reuniam centenas de pessoas aglomeradas, o público dispersou com a chegada das guarnições da Polícia Militar. Fiscalização – Coordenada pela SSP-AM, a CIF conta com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Visa Manaus, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), Ouvidoria da SSP-AM e Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa).
Cinco flutuantes recebem orientações da Central Integrada de Fiscalização neste domingo
Cinco flutuantes recebem orientações da Central Integrada de Fiscalização neste domingo 22:18 – 18/04/2021 FOTO: Carlos Soares / SSP-AM. Mesmo com o domingo nublado, os agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF) efetuaram vistorias em cinco flutuantes na tarde deste domingo (18/04), em Manaus. O principal objetivo da CIF Fluvial é verificar se os locais estão cumprindo o decreto governamental e realizar as devidas orientações a proprietários e banhistas, além de autuações, nos casos onde há necessidade. Pela manhã, as equipes impediram uma embarcação com cerca de 900 pessoas de seguir viagem para a Praia do Tupé, com previsão de passeios em comunidades indígenas da região. Os flutuantes vistoriados na tarde deste domingo foram Sun Paradise, Amazônia, Super Amazonas, Salomé e Sedutor. Nos cinco flutuantes não foram identificadas aglomerações e as medidas de prevenção contra a Covid-19 estavam sendo devidamente cumpridas. Os agentes realizaram apenas o procedimento de orientação. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a CIF Fluvial deste domingo contou com o apoio das polícias Civil e Militar, Marinha do Brasil, Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Polícia Militar desarticula invasão no bairro Nova Cidade, neste domingo (18/04)
Polícia Militar desarticula invasão no bairro Nova Cidade, neste domingo (18/04) 20:32 – 18/04/2021 FOTO: Divulgação / PMAM. Lideranças de invasão de terras foram presas neste domingo (18/04), em flagrante crime ambiental enquanto desmatavam um terreno para estabelecer uma nova ocupação irregular no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus. A ação foi comandada por policiais militares da 15ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e resultou na prisão de três infratores. O trio é suspeito de liderar um grupo responsável por invadir terras para loteamento irregular na capital. A polícia investiga o grupo, sobretudo, pelas conexões com uma facção criminosa. O grupo de cerca de 30 pessoas foi encontrado desmatando um terreno nas proximidades da rua Acapulco, no conjunto Nova Cidade. Foram presas duas mulheres de 24 e 31 anos; e um homem de 27 anos. Quando a equipe policial chegou ao local, o grupo estava desmatando a área verde. Além dos presos, foram apreendidos um facão, seis enxadas e uma lona. O caso foi registrado no 6° Distrito Integrado de Polícia Civil, localizado no bairro Cidade Nova.
Polícia Militar apreende mais de cem porções de entorpecentes e detém homem ligado ao tráfico de drogas
Polícia Militar apreende mais de cem porções de entorpecentes e detém homem ligado ao tráfico de drogas 17:55 – 18/04/2021 FOTO: Divulgação / PMAM. Ações ocorreram neste sábado (17/04) nos bairros Armando Mendes e Redenção Policiais militares 25ª e da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram, entre tarde e noite deste sábado (17/04), um homem de 41 anos, por tráfico de drogas; e apreenderam 114 porções de substâncias entorpecentes nos bairros Armando Mendes e Redenção, respectivamente nas zonas leste e centro-oeste de Manaus. Por volta das 22h de ontem, durante o patrulhamento, a viatura R-03, da 25ª Cicom, recebeu denúncia informando que na rua Socorro de Castro, bairro Armando Mendes, havia um indivíduo comercializando entorpecentes. Os policiais localizaram um homem com as características repassadas, que tentou fugir e jogou fora uma bolsa. Com ele foram encontradas oito porções de drogas, sendo uma com aspecto de oxi; uma com característica de haxixe, uma semelhante à maconha; e outras cinco similares à cocaína; além de uma balança digital, uma tornozeleira eletrônica rompida e uma quantia em dinheiro. O homem foi levado ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para os procedimentos legais. Redenção – Na zona centro-oeste, policiais militares da 17ª Cicom apreenderam, por volta de 15h, no conjunto residencial Hiléia, bairro Redenção, mais de 100 porções de substâncias entorpecentes. A apreensão das substâncias ilícitas ocorreu após incursão policial no bairro, devido a denúncias de moradores. As equipes policiais das viaturas 6243 e 6244 avistaram quatro indivíduos em atitude suspeita, que fugiram quando notaram os policiais. Na fuga, os suspeitos abandonaram objetos pessoais e uma bolsa, na qual havia um total de 106 porções de substâncias entorpecentes, sendo 52 com aspecto de oxi; 28 com características de maconha; 25 similares à cocaína; mais uma porção grande semelhante a pasta base de cocaína, além de uma balança digital e uma quantia em dinheiro. O material foi apresentado ao 19º DIP para os procedimentos cabíveis.
Governo do Amazonas intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara
Governo do Amazonas intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara 18:17 – 18/04/2021 FOTO: Divulgação / Idam. Foram entregues mais de 100 kits da Agricultura Familiar adquiridos pela Sepror O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na última semana, uma ação de atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, distante 276 quilômetros de Manaus. A ação foi realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Associação dos Produtores e Criadores Extrativistas do Amazonas (Aprocria). Entre os serviços oferecidos estavam o cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), entrega de kits da Agricultura Familiar e orientações sobre crédito rural e Projetos Prioritários do Idam, com destaque para o diagnóstico da cadeia produtiva da borracha na região. De acordo com o gerente do Idam em Itacoatiara, Jaderson Weiller, o trabalho é resultado do apoio do governador Wilson Lima, da presidência do Idam e de toda equipe local que está priorizando essas ações que visam atender todas as comunidades de Itacoatiara, incluindo a grande região do rio Arary. “O rio Arary é uma das regiões mais distantes da sede do município e que, em determinado período do ano, o acesso se torna limitado devido à vazante dos rios. Porém, mesmo com as dificuldades, a região é repleta de produtores rurais que trabalham com a pecuária e a agricultura, com destaque na produção de farinha”, detalhou. “Considerando esse potencial produtivo, o Idam vem realizando ações nas comunidades com o intuito de proporcionar desenvolvimento para a região, incentivando o aumento da produção e a inclusão de novas culturas, a exemplo do café, onde mais de 50 produtores têm o interesse de iniciar a atividade”, acrescentou Jaderson. O produtor José Cleidimar Ramos, de 43 anos, da comunidade São Miguel do Bonifácio, agradeceu a presença dos técnicos na localidade. “Nos sentimos muito felizes e agradecidos por essa ação que todo o Arary precisa, porque a gente vai conseguir tirar o nosso cartão do produtor e a DAP. Essa é a primeira vez que estamos recebendo aqui na comunidade ações como essa”, disse. Fomento – Na ocasião, foram entregues mais de 100 kits da Agricultura Familiar adquiridos pela Secretaria de Produção Rural (Sepror) e que vai ajudar o pequeno produtor na segurança alimentar e geração de renda. Ao todo são 42,8 toneladas de sementes de diferentes tipos de hortaliças, frutas e grãos, que estão sendo entregues em todos os municípios do Amazonas. “A comunidade Novo Horizonte agradece o apoio na emissão da documentação do produtor rural e a entrega de sementes do café e do feijão. Sabemos que não temos condições de comprar e estamos recebendo essa oportunidade para poder plantar. Agradecemos ao Governo do Estado e todas as parcerias aqui da área”, finalizou a produtora Ana Paula Silva. Nessa ação foram atendidos produtores das comunidades São João do Araçá, Monte Cristo, Vila de Fátima, São Miguel do Bonifácio, Novo Horizonte do Anta, Pahí, São Raimundo do Curuçá e Sagrado Coração de Maria.
Fiscalização impede saída de embarcação com mais de 900 passageiros
Fiscalização impede saída de embarcação com mais de 900 passageiros 17:18 – 18/04/2021 FOTO: Divulgação / Arsepam. Central de Fiscalização Integrada recebeu a denúncia na noite de ontem. Responsáveis foram encaminhados à delegacia Uma embarcação com cerca de 900 pessoas foi impedida de sair da Manaus Moderna na manhã deste domingo (18/04), após constatação de superlotação pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam). A abordagem ocorreu por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF) Fluvial, após denúncia de que uma embarcação de grande porte deixaria a capital em direção à praia do Tupé, por volta das 8h da manhã. A lista obrigatória apresentava cerca de 450 passageiros, dentro do limite permitido pelo Decreto Estadual nº 43.650. Porém, ao ir a campo, os agentes da Arsepam constataram a excedência visível da capacidade máxima permitida de 50%, uma das medidas de contenção da pandemia da Covid-19. Os responsáveis pela embarcação e organização do passeio foram encaminhados ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e a Arsepam aplicou autos de infração relacionados à superlotação e à falta do distanciamento social. A ação contou com o apoio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Ambiental e da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). “Havia muitas pessoas para embarcar, além daquelas que já estavam embarcadas, o que visivelmente excedia o limite permitido, ultrapassando 900 passageiros. Nós acreditamos que, de fato, todos iriam embarcar e fazer o passeio com lotação acima da capacidade total do barco”, informou o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino. Os clientes terão que ser ressarcidos e a empresa responsável pela embarcação será notificada. “Orientamos, ainda, que as pessoas verifiquem se, de fato, as medidas estão sendo cumpridas, se há todos os cuidados necessários, álcool em gel, aferição de temperatura, uso de máscaras, entre outros. Se perceberem que as medidas sanitárias não estão sendo cumpridas, elas podem nos procurar”, completou Rufino. Segundo Antônio Júnior, fiscal da FVS, a festa na praia contaria com som ao vivo de algumas bandas de forró e pagode, e o valor do transporte era cerca de R$ 30 por pessoa. “As pessoas têm que ter consciência que elas não podem participar desse evento. Se a pessoa notar que está ocorrendo aglomeração, que está cheio de gente ali, ela tem que voltar para casa, não pode participar, tem que nos ajudar nisso e denunciar no 150, que é a ouvidoria da FVS e no 190, da Polícia Militar”, ressaltou o fiscal. Desde janeiro, a CIF Fluvial, coordenada pela Arsepam, já realizou 2.633 fiscalizações em diversos pontos de embarque de Manaus. A ouvidoria da agência disponibiliza o WhatsApp 24 horas no telefone (92) 98408-1799, para sanar dúvidas e receber denúncias referentes aos serviços de transporte rodoviário e fluvial intermunicipal de passageiros e gás natural canalizado.
Consolidado da FVS informa a aplicação de 729.904 doses de vacina contra a Covid-19 até este domingo (18/04)
Consolidado da FVS informa a aplicação de 729.904 doses de vacina contra a Covid-19 até este domingo (18/04) 17:30 – 18/04/2021 FOTO: Divulgação / SSP-AM. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização da FVS-AM (PNI/FVS-AM) apontam que 729.904 doses foram aplicadas em todo o estado até este domingo (18/04), sendo 533.618 de primeira dose e 196.286 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS. As informações consolidadas pela FVS-AM são disponibilizadas pelas secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades. Neste balanço, 32 cidades não enviaram a informação. São elas: Amaturá, Anamã, Atalaia do Norte, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro da Várzea, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Urucurituba. Doses aplicadas por município – Conforme dados gerenciados pela FVS-AM, e informados pelas secretarias municipais de saúde de cada cidade do Amazonas, até este domingo (18/04), foram aplicadas as seguintes quantidades, considerando a 1ª e 2ª dose: Manaus (383.640), São Gabriel da Cachoeira (22.544), Tabatinga (19.627), Benjamin Constant (17.786), Parintins (16.584), Itacoatiara (15.308), São Paulo de Olivença (12.588), Autazes (11.797), Maués (11.061), Manacapuru (10.594), Tefé (9.688), Manicoré (9.403), Lábrea (9.009), Borba (8.803), Humaitá (8.763), Iranduba (8.327), Santo Antônio do Içá (8.251), Barreirinha (8.189), Coari (7.412), Careiro (6.990), Careiro da Várzea (5.696), Santa Isabel do Rio Negro (5.514), Presidente Figueiredo (5.369), Atalaia do Norte (5.299), Eirunepé (5.242), Jutaí (4.564), Boca do Acre (4.283), Rio Preto da Eva (4.161), Urucará (4.115), Nhamundá (4.101), Amaturá (3.631), Tonantins (3.603), Silves (3.470), Barcelos (3.399), Carauari (3.181), Tapauá (3.174), Nova Olinda do Norte (3.044), Fonte Boa (2.963), Manaquiri (2.917), Alvarães (2.873), Pauini (2.660), Urucurituba (2.631), Apuí (2.569), Boa Vista do Ramos (2.526), Itamarati (2.394), Beruri (2.322), Envira (2.312), Novo Aripuanã (2.281), Canutama (2.209), Novo Airão (2.060), Uarini (1.955), Maraã (1.944), Anamã (1.937), Guajará (1.792), Codajás (1.773), Anori (1.646), Ipixuna (1.481), São Sebastião do Uatumã (1.450), Japurá (1.321), Itapiranga (1.290), Caapiranga (1.285) e Juruá (1.103). Doses aplicadas por grupo prioritário geral: ·Indígenas: 73.473 de 1ª dose e 54.404 de 2ª dose; ·Trabalhadores da saúde: 94.391 de 1ª dose e 77.080 de 2ª dose; ·Pessoas com 80 anos ou mais: 34.274 de 1ª dose e 2.195 de 2ª dose; ·Pessoas de 75 a 79 anos: 30.268 de 1ª dose e 2.210 de 2ª dose; ·Pessoas de 70 a 74 anos: 45.950 de 1ª dose e 4.987 de 2ª dose; ·Pessoas de 65 a 69 anos: 69.037 de 1ª dose e 6.967 de 2ª dose; ·Pessoas de 60 a 64 anos: 90.160 de 1ª dose e 47.190 de 2ª dose; ·Pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais: 189 de 1ª dose e 170 de 2ª dose; ·Pessoas institucionalizadas com deficiência: 108 de 1ª dose e 4 de 2ª dose; ·Povos tradicionais ribeirinhos: 25.976 de 1ª dose e 125 de 2ª dose; ·Povos tradicionais quilombolas: 962 de 1ª dose; ·Pessoas com comorbidades: 59.897 de 1ª dose e 789 de 2ª dose; ·Profissionais das forças armadas: 629 de 1ª dose e 7 de 2ª dose; ·Profissionais das forças de segurança e salvamento: 8.304 de 1ª dose e 158 de 2ª dose.
Boletim da FVS-AM atualiza cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, neste domingo (18/04)
Boletim da FVS-AM atualiza cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas, neste domingo (18/04) 16:36 – 18/04/2021 FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição 380, traz o diagnóstico de 484 novos casos de Covid-19, totalizando 363.586 casos da doença no estado até este domingo (18/04). Conforme o boletim, foram confirmados nove óbitos por Covid-19, sendo seis ocorridos no dia 17/04 e três óbitos encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 12.371 o total de mortes pela doença. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, no sábado (17/04), foram registrados quatro sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 39.855 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 10,96% dos casos confirmados. Rede de assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, internados em Manaus, há 547 pacientes, sendo 245 em leitos clínicos (40 na rede privada e 205 na rede pública), 295 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (77 na rede privada e 218 na rede pública) e sete em sala vermelha, na rede pública. Há, ainda, outros 65 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 53 estão em leitos clínicos (23 na rede privada e 30 na rede pública), nove estão em UTI (um na rede privada e oito na rede pública) e três em sala vermelha na rede pública. No boletim consta, também, que há outros 173 pacientes internados com Covid-19 na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 13 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 160 em leitos clínicos. Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 462.039 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 447.863. Nesta edição, seis municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim: Amaturá, Atalaia do Norte, Itamarati, Juruá, Maraã e Tapauá. Municípios – Dos 363.586 casos confirmados no Amazonas até este domingo (18/04), 166.323 são de Manaus (45,75%) e 197.263 do interior do estado (54,25%). A capital, Manaus, tem 293 novos confirmados. No interior, os 27 municípios que têm casos novos registrados são: Itacoatiara (37), Apuí (21), Tefé (18), Maués (17), Manicoré (14), Envira (12), Lábrea (12), Presidente Figueiredo (8), Humaitá (7), Ipixuna (6), São Paulo de Olivença (5), Manacapuru (4), Alvarães (3), Anamã (3), Autazes (3), Eirunepé (3), Tabatinga (3), Tonantins (3), Iranduba (2), Parintins (2), Pauini (2), Beruri (1), Boca do Acre (1), Borba (1), Careiro da Várzea (1), Fonte Boa (1) e Rio Preto da Eva (1). Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 8.623 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, os 61 municípios possuem óbitos confirmados, totalizando 3.748. Neste domingo a lista inclui novos óbitos confirmados em: Manaus (7), Itacoatiara (1) e Parintins (1). Alerta à população – Usar máscara, manter a distância entre as pessoas, lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no estado. Veja o Boletim 18/04/2021
Abril Laranja: Amazonastur alerta sobre prática ilegal de manusear animais silvestres
Abril Laranja: Amazonastur alerta sobre prática ilegal de manusear animais silvestres 15:13 – 18/04/2021 FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur Manuseio de bichos silvestres requer autorização de órgãos competentes, como o Ibama No mês de conscientização e prevenção à crueldade animal – o Abril Laranja, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) alerta turistas e operadores do turismo quanto ao manuseio de animais silvestres, o que é ilegal, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A normativa prevê penalidades que variam de três meses a um ano para quem pratica atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Na região amazônica é comum, durante passeios turísticos, a utilização de animais silvestres para manuseio de turistas em busca de fotos. O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, ressalta que, por trás de uma selfie, pode estar o sofrimento de um animal e, por esse motivo, é preciso consciência de todos para que essa prática não continue sendo realizada, em razão dos danos físicos e psicológicos causados a esses animais. “A Amazonastur trabalha fortemente na conscientização e no alerta de que manusear animais silvestres, animais da natureza. É uma prática criminosa e que causa um elevado estresse no animal, experiências traumáticas. Muitas vezes esses animais sofrem algum tipo de tortura, porque ficam presos. Passam o dia todo sendo manuseados pelos turistas e comunitários. Então a gente vem trabalhando a conscientização dos turistas e operadores do turismo”, destacou Litaiff. O titular da Amazonastur destaca, ainda, que, em muitos casos, as agências são abordadas por comunitários que oferecem esses animais para serem explorados. “Nós temos trabalhado muito na conscientização dos turistas e operadores. Em muitos casos, amarram boca de jacaré, furam as barbatanas dos botos para eles ficarem próximos. Tem gente que faz isso com boto e peixe-boi filhote”, destacou. O médico veterinário Daniel Grijó destaca que os animais silvestres não têm costume da presença humana e nem de interação, diferente dos animais domésticos. Ele acrescenta que os animais domésticos possuem esse costume em razão de um processo de domesticação que ocorreu há cerca de 12 mil anos, no período neolítico, quando o homem deixou de ser nômade para se estabelecer em determinada área, em razão do cultivo da terra. “Todo animal silvestre tem um papel ecológico, uma função na natureza, nem que seja de servir de alimento para outra espécie. Quando você retira esse animal de um habitat natural, você está prejudicando essa dinâmica ecológica. Além disso, você está retirando um animal da vida livre e colocando ele em cativeiro”, disse Grijó. Daniel acrescenta, ainda, que os animais silvestres, de uma forma geral, têm mecanismos de defesa específicos. Em casos de animais peçonhentos, como uma aranha, por exemplo, podem ocorrer acidentes graves, colocando a vida da pessoa em risco. “Outro problema é o incentivo ao tráfico de animais. O cidadão pode pegar esse animal para levar só para o pessoal tirar fotos, mas se alguém procurá-lo para que ele pegue um animal para vendê-lo ou para fazer outra coisa, ele vai lá e faz. Uma coisa vai puxando a outra”, afirmou o veterinário. Penalidades – O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas realiza fiscalizações periódicas com relação a denúncias de manuseio e utilização de animais silvestres de forma ilegal, durante passeios turísticos. O capitão Thiago Dantas destaca que, para a criação ou manuseio de animais, é preciso de autorização de órgãos competentes como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “A pena, de acordo com a Lei de Crimes, é de seis meses a um ano ou multa do infrator, que será conduzido para a delegacia para os procedimentos cabíveis. Os animais apreendidos são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama”, destacou Dantas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (92) 98842-1553 (WhatsApp).
Sine Amazonas divulga 92 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (19/04)
Sine Amazonas divulga 92 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (19/04) 15:30 – 18/04/2021 Todos os serviços do Sine/AM continuam sendo oferecidos e realizados de forma on-line A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 92 vagas de emprego para esta segunda-feira (19/04). Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail: vagassineamazonas@gmail.com. Todas as vagas são publicadas diariamente nas redes sociais da Setemp, Instagram (@_setemp) e Facebook (setemp.am). As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. 05 VAGAS: ALIMENTADOR DE LINHA Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Experiência no segmento eletroeletrônico, rotinas em linhas de produção com produtos de médio e grande porte, manuseio de placas, componentes e materiais sensíveis, desejável experiência em caixa acústica, conhecimento em set up de linha será um diferencial, curso de leitura de componentes, informática, TBO, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: RESERVA DE LINHA Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Experiência com produtos de pequeno e médio porte, leitura de componentes, conhecimento em todos os postos existentes na linha, conhecimento em elaboração de processos burocráticos, (planilhas, relatórios de absenteísmo, manuseio de documentos), apoio a liderança, performance de treinamento, experiência em soldagem manual (ferro de solda), curso de leitura de componentes, informática, TBO, capacidade de resolução de conflitos e resolução de problemas de linhas, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 10 VAGAS: REVISOR DE SOLDA Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Experiência com ferro de solda, soldagem manual e reparos de placas eletroeletrônicas, curso obrigatório leitura de componentes, informática, TBO, soldagem manual, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 10 VAGAS: INSPETOR DA QUALIDADE CQ Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência em eletroeletrônicos, inspeção de placas eletrônicas, possuir cursos de inspetor da qualidade, TBO, leitura de componentes, soldagem manual e informática, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 03 VAGAS: ARTÍFICE DE MANUTENÇÃO. Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Possuir cursos de NR10, NR18, disponibilidade de horário e aos fins de semana, currículo atualizado e documentação completa. 10 VAGAS: TESTADOR Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Experiência no segmento eletroeletrônico, curso de leitura de componentes, informática ou TBO, teste manuais ou automáticos de aparelhos eletroeletrônicos, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: CHEFE DE OFICINA Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Controlar os serviços de consertos, ajustes, reparação e manutenção dos veículos, noções básicas de mecânica, currículo atualizado e documentação completa. 08 VAGAS: SUPERVISOR EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo; Sem experiência. OBS: Comunicativo, disciplinado, vontade de crescimento, motivado por metas, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: MECÂNICO INDUSTRIAL Escolaridade: Curso Técnico em Mecânica; Com experiência na área. OBS: Conhecimentos em soldagem e usinagem, hidráulica e pneumática, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: ELETRICISTA DE AUTOS Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Experiência em manutenção elétrica e de equipamentos de frota (Scania e Caterpillar), disponibilidade para morar em outro município, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Executar serviços mecânicos em equipamentos colhedoras hidráulicas de cana, transbordos, conhecimentos em leitura e interpretação de catálogos de peças, noções de informática, CNH “D”, disponibilidade para trabalhar em outro município, currículo atualizado e documentação completa. 15 VAGAS: VENDEDOR PORTA A PORTA Escolaridade: Ensino Médio completo Sem experiência. OBS: Comunicativo, gostar de vendas, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: ASSISTENTE DE CONTABILIDADE – PCD Escolaridade: Superior completo ou cursando Com experiência na área. OBS: Auxiliar e executar serviço da área, classificação de documentos diversos de acordo com o plano de contas da empresa, utilizando as ferramentas necessárias, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 20 VAGAS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO – PCD Escolaridade: Ensino Médio completo; Com experiência na área. OBS: Possuir curso de informática básica, laudo médico e currículo atualizado, disponibilidade de horário e documentação completa. 01 VAGA: BORRACHEIRO – PCD Escolaridade: Ensino Médio incompleto; Com experiência na área. OBS: Que entenda de mecânica básica de automóvel, laudo médico e currículo atualizado, documentação completa.
‘Auxílio Empreendedor’ recebe mais de 10 mil cadastros em 48 horas
‘Auxílio Empreendedor’ recebe mais de 10 mil cadastros em 48 horas 18/04/2021 15h01 A Prefeitura de Manaus registrou nas últimas 48 horas 10.374 cadastros para o programa “Auxílio Empreendedor”, que teve início na última sexta-feira, 16/4, às 8h. A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) orienta mais uma vez que todos preencham corretamente as informações, pois há um número de 230 pessoas que começaram o preenchimento das informações, mas não finalizaram, e o cadastro só será válido após a conclusão das cinco etapas. O “Auxílio Empreendedor” foi sancionado pelo prefeito David Almeida, no dia 1º de abril, após ser aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). É uma ajuda emergencial que irá contemplar permissionários, empreendedores e informais já cadastrados no sistema municipal, ativos e com registro atualizado nas galerias populares e locais administrados pela Prefeitura de Manaus. O Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), direcionou R$ 1,8 milhão para pagamento não reembolsável do “Auxílio Empreendedor”, com o intuito de atender 6 mil empreendedores com a quantia de R$ 300 em parcela única. Toda esta operação segue, rigorosamente, o Art 5º da Lei nº 2.476, de 09 de julho de 2019 (Lei do Fumipeq), que limita em até 15% do orçamento anual do Fumipeq a aplicação de recursos na modalidade de Subvenção Econômica (sem reembolso). “A Prefeitura de Manaus, por meio do Fumipeq, está, respeitosamente, seguindo a legislação vigente, com o máximo de celeridade para implementar esta ação de fundamental importância social, que visa promover aos empreendedores contemplados condições mínimas e dignas de retomarem suas atividades e seus sustentos”, disse o secretário executivo do Fumipeq, Geison Assis. Inscrição O cadastro deve ser feito por meio de formulário eletrônico de requerimento, disponibilizado em auxilioempreendedor.manaus.am.gov.br. O auxílio emergencial será transferido diretamente para a conta do beneficiário, conforme dados bancários informados. O pedido incluído no sistema não significa que o requerente será beneficiado. Os dados pessoais serão cruzados com outras informações e posteriormente as pessoas cadastradas começarão a receber o alerta de aprovação para receber o benefício. O cadastro poderá ser feito até as 23h59 deste domingo, 18/04. — — — Texto – Divulgação / Semtepi Fotos – Altermar Alcântara / Semcom Disponível em – https://flic.kr/p/2kTmsNx
Polícia Civil do Amazonas cumpre mandado e prende homem por tráfico de drogas, no município de Rio Preto da Eva
Polícia Civil do Amazonas cumpre mandado e prende homem por tráfico de drogas, no município de Rio Preto da Eva 14:28 – 18/04/2021 FOTO: Alailson Santos / PC-AM. Investigações iniciaram após denúncia anônima A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da equipe de investigação da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do Rio Preto da Eva, sob coordenação do delegado Henrique Brasil, cumpriu mandado de prisão, neste sábado (17/04), em nome de Luan Rafael da Silva Lima, 26, por tráfico de drogas, no sítio Triunfo, quilômetro 97, da Rodovia AM-010. De acordo com a autoridade policial, as investigações iniciaram após denúncia anônima, informando que um foragido da justiça estava no sítio mencionado, ameaçando os moradores da região. “Na ocasião, nós nos deslocamos até o endereço informado na denúncia, onde também foi constatado que o indivíduo apresentava mandado de prisão por sentença condenatória em seu nome, em trâmite na 4ª Vara Especializada em Crime de Uso e Tráfico de Entorpecentes”, afirmou o delegado Henrique Brasil. Procedimentos – Luan Rafael da Silva Lima foi transferido para Manaus, onde foi levado para o Centro de Recebimento e Triagem (CRT) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para iniciar o processo de execução de sua pena.
Em Rio Preto da Eva, PC-AM prende mulher por tráfico de drogas e posse ilegal de munição
Em Rio Preto da Eva, PC-AM prende mulher por tráfico de drogas e posse ilegal de munição 14:31 – 18/04/2021 FOTO: Erlon Rodrigues /PC-AM Com ela foram encontradas munições de arma de fogo, entorpecentes e balança de precisão A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 36ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), prendeu, neste sábado (17/04), Lara Melissa Barros Batista, 18, por tráfico de drogas e posse ilegal de munição de arma de fogo, na rua 31 de Março, bairro Carlos Braga, naquele município. De acordo com o delegado Henrique Brasil, titular da DIP, as investigações iniciaram após denúncia anônima, informando que um casal estava promovendo a comercialização de entorpecentes na localidade em plena luz do dia. As informações presentes na denúncia, como características físicas e a localização, ajudaram a equipe de investigação a efetuar a prisão. “Nos deslocamos até o endereço informado na denúncia, onde também foi constatado que a mulher vendia drogas. Com ela, foram encontradas munições de armas de fogo, duas porções de maconha e uma balança digital para a pesagem da droga”, detalhou o delegado. Na sede da unidade policial, durante os procedimentos de averiguação, foram encontradas 13 trouxinhas de maconha escondidas em suas partes íntimas. O companheiro de Lara que fugiu durante a batida policial, já foi identificado e será indiciado no âmbito do mesmo inquérito policial instaurado. Procedimentos – Lara Melissa Barros Batista irá responder pelos crimes tráfico de drogas e posse ilegal de munição de arma de fogo. Após os procedimentos cabíveis na DIP, ele permanecerá na carceragem da unidade policial, onde ficará à disposição da Justiça.
Dia do Livro Infantil: projetos escolares incentivam hábito da leitura entre estudantes da rede estadual
Clube do livro e feira literária estão entre as iniciativas desenvolvidas nas escolas Neste domingo (18/04), é celebrado nacionalmente o Dia do Livro Infantil e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto traz, em suas escolas, iniciativas que contribuem e valorizam a leitura entre os jovens da rede pública estadual. Uma delas acontece na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) João dos Santos Braga, localizada na zona norte de Manaus. Trata-se do projeto “Clube do livro JSB”, idealizado e executado pelo professor de Língua Inglesa Caio Jobim, com o objetivo de estimular a leitura entre os estudantes da unidade. Voltado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, o projeto propôs verificar os atuais hábitos de leitura dos alunos e criar um clube do livro, onde são discutidos, com base na metodologia Círculo de Leitura, contos de fadas em suas versões originais. Segundo o idealizador, os resultados não poderiam ser diferentes, com os participantes da atividade aumentando o seu interesse pela leitura. “Nesse projeto, eu faço uma pesquisa sobre os hábitos de leitura deles, antes de iniciar o clube. O tema, as obras e os alunos interessados em participar são selecionados e começamos as atividades. Além disso, foi realizada a verificação da aprendizagem dos estudantes com base no modelo de estrutura narrativa estabelecido por Propp e Coelho (teóricos)”, explica Caio Matheus. Em 2020, devido à pandemia, o formato da atividade teve que ser alterado, passando, assim, do presencial para o remoto e contando com 13 alunos, que trabalharam com o livro “Contos de fadas em suas versões originais”, da editora Zahar. Durante a edição, o grupo realizou reuniões semanais via Google Meet ou Zoom. “Apesar das dificuldades existentes, principalmente na questão de acessibilidade, os encontros remotos possibilitaram a participação de convidados como outros professores da rede e de fora, escritores, pedagogos, amigos e outras pessoas que acreditavam no projeto. Devido à pandemia, essa foi uma ótima saída para continuarmos nosso clube”, conclui o idealizador. Para 2021, as atividades continuarão. Dessa vez, ainda no modelo remoto, os estudantes poderão usufruir das leituras de dois clássicos, “A revolução dos bichos” e “1984”, ambos de George Orwell. Leitores mirins – Além do “Clube do livro JSB”, há também o projeto “Planeta leitura”, da Escola Estadual (EE) Samuel Benchimol, localizada na zona norte da capital. Criada em 2019, a iniciativa propõe a formação da identidade de leitores mirins para a melhoria na qualidade educacional dos alunos da unidade. Ao todo, cerca de 210 estudantes dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental (anos iniciais) participam do projeto, desenvolvido durante dois meses. Seu foco maior sempre foi a leitura e a interpretação de texto. Além de obras clássicas, a ação contou com rodas de conversa, jogos e dramatizações. Em 2020, já no ensino remoto, os professores continuaram trabalhando a leitura com a gravação de contações de histórias e arquivos em PDF, que eram enviados aos alunos através dos grupos de estudo pelo WhatsApp. Os textos foram devidamente explorados com fichas de leituras adequadas a cada ano de ensino. “No retorno às aulas presenciais, continuamos desenvolvendo estas mesmas ações e agregamos o projeto ‘Contos e cantos’, onde a contação de estórias vêm acompanhada de músicas que surgem de maneira espontânea, proporcionando uma maior interação da criança, pois incentiva a criatividade”, explica a gestora da unidade, Sarah Arruda. Feira literária – No ano passado, a EE Samuel Benchimol realizou uma feira literária, homenageando a escritora amazonense Ana Peixoto, que faleceu em setembro de 2020 e foi autora de livros voltados para o público infantil, ressaltando a cultura amazônica. “Neste novo ano letivo (de 2021), nossos docentes continuam desenvolvendo projetos com o objetivo de criar, em nossos alunos, o gosto pela leitura, criando, nas famílias, o hábito de ler e interpretar os textos, já que as crianças precisam de alguém para auxiliá-las nas atividades propostas. A escola tem programada uma live, que acontecerá no final do mês de abril, devido às datas comemorativas deste referido mês, ressaltando, dentre elas, a Semana da Literatura Amazonense e o Dia do Livro Infantil”, finaliza a gestora.
Em ações nos bairros Coroado e Centro, Polícia Militar apreende arma de fogo e detém homem por roubo
Em ações nos bairros Coroado e Centro, Polícia Militar apreende arma de fogo e detém homem por roubo 12:14 – 18/04/2021 FOTO: Divulgação / PMAM. Policiais militares da 11ª e da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) apreenderam, na madrugada deste domingo (18/04), uma arma de fogo, munições, um simulacro de arma de fogo; e detiveram um jovem de 21 anos por roubo, em ações ocorridas, respectivamente, nos bairros Coroado, zona leste de Manaus; e Centro, zona sul da capital. Por volta das 2h30, as viaturas R-31, 6154, 6152 e 989, da 11ª Cicom, realizaram uma incursão no beco do Girau, próximo à avenida Beira Mar, Coroado 3, zona leste da cidade. Durante a ação policial, um grupo de indivíduos fugiu ao avistar as equipes. Na varredura, os policiais encontraram uma arma de fogo marca calibre 38 com numeração suprimida e capacidade para cinco munições, contendo quatro munições intactas. O armamento e as munições apreendidas foram apresentados ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. Roubo – Na rua Marquês de Santa Cruz, Centro de Manaus, policiais da viatura 6350, da 24ª Cicom, detiveram um jovem de 21 anos, envolvido em um roubo com uso de um simulacro de arma de fogo caseira, tipo pistola. Os policiais também apreenderam um aparelho celular, pertencente à vítima do roubo. O jovem, a vítima e o armamento apreendido foram encaminhados ao 1° DIP.