Falhas técnicas no viaduto do Manoa serão solucionadas, após empresas serem notificadas

Falhas técnicas no viaduto do Manoa serão solucionadas, após empresas serem notificadas 22/04/2021 21h52 Após serem notificadas pela Prefeitura de Manaus, as empresas JNasser Engenharia Ltda. e a Construtora Soma Ltda., responsáveis pela construção do complexo viário Professora Isabel Victoria, na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona Norte, se comprometeram a encontrar, em parceria com o Poder Executivo, soluções para as falhas técnicas ainda presentes no viaduto. Em nova ata assinada por representantes da prefeitura e as empresas, na tarde desta quinta-feira, 22/4, na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), no Aleixo, zona Centro-Sul, os empresários se comprometeram em realizar, em conjunto com a prefeitura, levantamento topográfico e demarcação da declividade do trecho que apresenta problemas já nesta sexta-feira, 23. “Esse é o caminho que a prefeitura busca: o do diálogo. Nossa administração quer que Manaus receba uma obra com a qualidade necessária e que merece. Sou um prefeito que fiscaliza tampas de bueiro, nunca deixaria um viaduto que custou R$ 48 milhões aos cofres públicos ser entregue sem que pudesse garantir a segurança de seus usuários”, disse o prefeito David Almeida. O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, explicou que na última fiscalização a topografia do complexo apresentou 11,5% de inclinação em um dos lados, e somente serão aceitos os serviços após nova topografia, a ser executada pela própria Seminf, onde as rampas das cabeceiras deverão apresentar no máximo 9%, ponto imprescindível para recebimento dos serviços e com limitação da velocidade máxima para 50 quilômetros, conforme estabelecido no Manual do Projeto Geométrico da Travessia Urbana, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Trabalharemos lado a lado na construção desta solução. Manaus não pode mais esperar por um viaduto que deveria estar em funcionamento desde o dia 1º de janeiro. Vale lembrar que nossas intervenções têm o propósito de garantir a segurança da população e a qualidade da obra, sem nenhum teor político como tentaram transparecer para a população”, garantiu Rotta. Na próxima terça-feira, 27, será realizada nova reunião, para a definição da solução a ser implementada no viaduto com todos os envolvidos. — — — Foto – Divulgação / Seminf Em anexo

Seap promove ação de saúde na Unidade Prisional de Itacoatiara

Seap promove ação de saúde na Unidade Prisional de Itacoatiara 20:56 – 22/04/2021 FOTO: Divulgação/Seap A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu uma ação de saúde voltada aos 118 internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), distante 176 quilômetros de Manaus, nesta quinta-feira (22/04). A ação foi possível com a parceria da empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, por meio do “Projeto de Complementação Vitamínica“. Uma equipe de saúde da unidade, formada por dois enfermeiros e dois técnicos em enfermagem, administrou um suplemento polivitamínico composto com Complexo B e Vitamina C em toda a população carcerária da UPI. O próximo reforço imunológico deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Um dos motivos para a administração de polivitamínicos nos apenados é diminuir os agravos causados pela falta de vitamina no organismo, como explica a enfermeira chefe, Ivaneide Nogueira. “Nosso objetivo é diminuir o estresse e cansaço desses internos, pois o estresse é um grande mal que pode levar a doenças da alma e assim prejudicar toda a saúde deles”. Outro motivo é o cumprimento da Lei de Execuções Penais (LEP), de nº 7210/1984, que em seu art. 41 dispõe que é um direito do preso o direito à saúde. “Esta unidade prisional está seguindo as diretrizes do nosso secretário, Marcus Vinícius, para cumprirmos os preceitos legais de zelar por todos os aspectos do bem-estar do indivíduo apenado que está sob nosso cuidado, até findar a sua dívida com a sociedade”, declarou o diretor da UPI, Antônio Cordeiro.

FVS envia documentação da distribuição de vacina contra Covid-19 à Justiça Federal

FVS envia documentação da distribuição de vacina contra Covid-19 à Justiça Federal 21:12 – 22/04/2021 FOTO: Maíra Pessoa /FVS-AM A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) entregou, nesta quinta-feira (22/04), a documentação relacionada à distribuição das doses de vacina contra Covid-19 à equipe da Justiça Federal. Os auditores foram recebidos por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde, na sede da instituição, na zona norte de Manaus. Durante a inspeção, os auditores constataram o envio das remessas dos imunizantes contra Covid-19 para os municípios do estado; e observaram a data de validade dos lotes das vacinas de reserva técnica armazenados na câmara fria da FVS-AM. Na ocasião, os técnicos da FVS-AM apresentaram a estrutura de armazenamento das vacinas de acordo com os protocolos preconizados de segurança. Também foram encaminhadas à Justiça Federal cópias de todas as notas fiscais de lotes de vacina enviados pelo Ministério da Saúde, como também os documentos de fornecimento de materiais até a 13ª remessa recebida no último dia 16 de abril de 2021. Ainda durante a visita, a FVS-AM apresentou o planejamento para a nova remessa de imunizantes que deve chegar nesta sexta-feira (23/04), para completar as segundas doses do grupo prioritário de 65 a 69 anos. Há previsão de chegada de 34 mil doses de AstraZeneca e 10 mil doses CoronaVac. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Em live nas redes sociais, Wilson Lima destaca articulação para apoio federal no combate à Covid-19

Em live nas redes sociais, Wilson Lima destaca articulação para apoio federal no combate à Covid-19 21:38 – 22/04/2021 FOTO: Maurilio Rodrigues / Secom Governador se reuniu com ministros da Saúde e das Relações Exteriores O governador Wilson Lima fez um balanço, na noite desta quinta-feira (22/04), das reuniões que teve hoje, em Brasília (DF), com os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Relações Exteriores, Carlos Alberto França. Na pauta, a apresentação do plano de contingência para uma eventual terceira onda da pandemia da Covid-19 e a solicitação de ajuda federal ao Amazonas. “A nossa preocupação principalmente é com relação aos insumos, ao oxigênio e kit intubação, que têm sido agora um problema no restante do país”, disse o governador durante a transmissão. Wilson Lima explicou que o Estado se antecipa em relação a uma possível subida repentina de casos da doença. “Todos nós sabemos o quanto é difícil a logística para chegar uma carga no Amazonas. Vem de balsa. Isso demora muito. Então, é importante que nos antecipemos”, disse o governador, ao destacar que o apoio do Governo Federal é fundamental para vencer os desafios logísticos decorrentes da posição geográfica do Amazonas. Wilson Lima ressaltou o planejamento do Estado para implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior do Amazonas, plano que também foi apresentado ao ministro Queiroga. Relações Exteriores – Ainda durante a live, Wilson Lima disse que foi recebido no Itamaraty pelo chanceler Carlos França e solicitou auxílio para a compra de insumos. “Quero também registrar a ida até o ministro das Relações Exteriores, pedindo ajuda para que nos dê o suporte necessário para essa relação com outros países que fazem fronteira com o Estado do Amazonas”, disse.

SES-AM e Prodam avaliam tecnologia para expansão do atendimento por telemedicina

SES-AM e Prodam avaliam tecnologia para expansão do atendimento por telemedicina 20:05 – 22/04/2021 FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), juntamente com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), está atuando na melhoria e expansão da assistência à saúde por telemedicina no interior. Em reunião realizada nesta quinta-feira (22/04), foi apresentado um novo equipamento de Telemedicina e Telediagnóstico para atender essa necessidade. Atualmente, a SES-AM, por meio do “Programa Saúde Amazonas”, está ofertando teleconsultas em 10 municípios, com previsão de implantação total em 27 municípios até o final do ano. O projeto é executado em parceria com o Hospital Albert Einstein, financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O secretário executivo de Assistência do Interior, Cássio Espírito Santo, ressalta que a parceria entre SES-AM e Prodam atende regiões que não têm acesso a certas especialidades, fortalecendo a telessaúde, telemedicina e a teleconsulta. Inovação – O novo equipamento apresentado, que deve ser adquirido pela Prodam, tem o objetivo de dar maior rapidez nos atendimentos de telemedicina, principalmente em locais distantes da zona urbana, onde muitas vezes há problemas de conexão por internet. Os dados dos pacientes podem ser armazenados no equipamento. Essa ferramenta possibilita a realização de diversos exames interligados em um único equipamento, que funciona como um tablet adaptado para leitura de temperatura; glicose; análise de urina; eletrocardiograma; medição de oxigênio; medição de pressão; oximetria; e medição pulmonar, com capacidade de integrar outros exames que tenham um fundo digital como: mamografia, ultrassom e raio-X. O diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes da Silva, afirma que o órgão atua para que a SES-AM possa entregar o melhor serviço possível à população. “Esse é um equipamento portátil que pode ser utilizado em qualquer lugar. A transferência de informação pode ser feita via linha de dados normais, via canal de celular, e isso dá uma flexibilidade para a saúde poder identificar pacientes com algum problema muito rápido. Permitindo que um equipamento desses possa ser levado para um Agente de Saúde da Família, por exemplo, fazer com que invés de deixar o paciente chegar ao quadro de saúde de média e alta complexidade, a gente comece a tratar o paciente já na atenção básica”, explicou Lincoln. Atenção – Segundo a secretária adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM Mônica Melo, a principal vantagem desse equipamento de telemedicina é dar a possibilidade para a rede de saúde detectar e cuidar de pacientes, já na atenção básica, que tenham diversas patologias, como hipertensão e diabetes, até a alta complexidade. Assim como, ainda, dá a possibilidade de adotar estratégias de monitoramento de regiões com problemas específicos. “Eu vejo essa ferramenta como uma grande oportunidade para promoção e prevenção do agravo da doença do paciente”, disse. Para o secretário Cássio Espírito Santo, o equipamento deixou a gestão da SES-AM entusiasmada para inseri-lo no contexto de expansão da telemedicina. “Já estamos em um processo de colocação de equipamento de apoio e diagnósticos nos municípios. Essa será mais uma ferramenta que vem a somar; e a gente precisa adequar ele nesse contexto todo para ter maior efetividade e até dentro da necessidade, como ele é um equipamento extremamente versátil, poder adaptar às opções de uso em diversos locais”, comentou. Aquisição – A Prodam deve adquirir este equipamento e disponibilizar para as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios. “É um equipamento de origem austríaca, totalmente regularizado no país, pela Anvisa e nós seremos na região Norte os representantes desse equipamento”, esclareceu diretor-presidente Lincoln Nunes da Silva.

Fapeam apresenta ações para mulheres e meninas no Café com Ciência da SBC

Fapeam apresenta ações para mulheres e meninas no Café com Ciência da SBC 20:30 – 22/04/2021 FOTO: Érico Xavier/Fapeam As ações do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para incentivar uma maior participação de mulheres e meninas na ciência, foram apresentadas nesta quinta-feira (22/04), de forma remota, durante o “Café com Ciência – Episódio 2 – Girls Just Wanna Have FUNding”. O evento promovido pelo Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) marca o Dia Internacional de Meninas em Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC), celebrado hoje, e discutiu a importância de políticas e iniciativas públicas e privadas para promover a presença de mais mulheres na ciência. Participaram do evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales; a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e integrante do Comitê do Programa Meninas Digitais, Fabíola Nakamura (mediadora); e a diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Adriana Maria Tonini. Na oportunidade, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou que, desde o ano de 2020, a Fundação adotou em seu calendário de atividades o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, com o intuito de contribuir para a diversidade na pesquisa. Nessa ação, foram realizadas atividades de popularização da ciência em feira livre e escolas de Manaus, com objetivo de divulgar pesquisas desenvolvidas por cientistas, salientando o importante papel da ciência no cotidiano das pessoas. Neste ano, as ações da Fapeam foram ampliadas e o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência recebeu novos impulsos, dessa vez com o lançamento de programas inéditos para apoiar projetos desenvolvidos por mulheres no interior e na capital, alinhados ao Plano Plurianual do Amazonas (PPA 2020-2023). “Com investimento de R$ R$7.514.304,00, o Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, lançou o Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência, que visa à ampliação da participação feminina na liderança de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de processos ou produtos inovadores, em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e socioambiental no Estado; e o Programa Fapeam: Mulheres na Ciência, específico para o interior do Amazonas, com intuito de encorajar a participação de mulheres no sistema local de CT&I e reduzir o desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias”, disse Márcia Perales. Outra iniciativa mencionada foi o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I) e o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), que dentre seus critérios têm pontuação diferenciada para propostas de eventos que possuem estrutura para receber crianças, como ludotecas, brinquedotecas, dentre outras, que busca contribuir para a participação de mães cientistas em eventos científicos. A Fapeam também promoveu a Premiação Mulheres e Meninas na Ciência do Programa Ciência na Escola (PCE). A ação pioneira foi voltada para valorizar projetos desenvolvidos por professoras e alunas, da educação básica de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus. A Fundação também realizou webinars com a participação de pesquisadoras de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas. Programa Meninas Digitais – O Programa Meninas Digitais tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do ensino fundamental, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação

Enfrentamento à malária durante a pandemia é tema de seminário da FVS-AM

Enfrentamento à malária durante a pandemia é tema de seminário da FVS-AM 20:34 – 22/04/2021 FOTO: Silvana Simões / FVS-AM Evento será transmitido pelo canal de vídeos da FVS-AM O enfrentamento à malária durante a pandemia de Covid-19 é o tema do V Seminário Estadual alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, nesta sexta-feira (23/04). A webconferência será transmitida pelo canal de vídeos da FVS-AM, disponível no link https://bit.ly/2RQMJhZ . O evento terá a participação de membros do enfrentamento da malária da FVS-AM, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), além de pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que o evento é a oportunidade de as instituições trocarem experiências sobre o enfrentamento da malária diante dos desafios da pandemia. “O Amazonas dispõe da maior rede de diagnóstico precoce de malária do país e será estratégico se reunir com instituições estaduais e nacionais. Os debates enriquecem as ações de combate ao agravo diante da pandemia de Covid-19”, afirma. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata Machado, o controle efetivo da doença exige que as instituições atuem na prevenção. “O evento busca mobilizar os gestores de saúde para se sensibilizarem sobre o combate à malária, valorizando a prevenção e o controle da doença para tornar o Amazonas livre da malária”, detalha Myrna. Indicadores – O Amazonas apresenta redução de 23,82% no número de casos de malária, na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2020. Dados gerenciados pela FVS-AM apontam para registro de 10.014 casos, de janeiro a março de 2021, e 13.145 no mesmo período do ano passado. Programação – O evento on-line terá conferências das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Os debates terão a participação do diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes; do chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA/FVS-AM), Elder Figueira; da coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata; Ana Ruth Arcanjo, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-AM); do secretário Executivo de Assistência do Interior, Cássio Roberto do Espírito Santo; Bernardino Albuquerque pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Roberto Montoya, da OPAS; Francisco Edilson Júnior e Joyce Pereira, ambos da coordenação-geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGZV/SVS/MS); além de Nicolau Abdalah Neto, Patrike Machado Barbosa e Eleilson Santos de Souza, da Fundação de apoio à Fiocruz do Ministério da Saúde (Fiotec/MS). Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a malária, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA/FVS-AM) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Malária (GDTV/DVA/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA/FVS-AM e GDTV/DVA/FVS-AM são, respectivamente, 3182-8547 e 3182-8542. FOTO: Silvana Simões / FVS-AM

Polícia Militar apreende meio quilo de drogas e carro utilizado em crime de homicídio na zona sul

Polícia Militar apreende meio quilo de drogas e carro utilizado em crime de homicídio na zona sul 20:40 – 22/04/2021   FOTO: Divulgação/PMAM Policiais Militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), na quarta-feira (21/04), por volta das 15h, apreenderam em uma residência na rua Henry Levi, no bairro Morro da Liberdade, zona sul de Manaus, meio quilo de substância com aparência de maconha, do tipo skunk e um veículo utilizado em um suposto crime de homicídio. A Rocam recebeu  informações, via rede de rádio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), sobre um homicídio, ocorrido  em um parque aquático, localizado no bairro Tarumã. A guarnição foi até o local e soube, por meio das pessoas que presenciaram o fato, que o autor fugiu utilizando o veículo  Prisma, Táxi de cor branca, placa PHP 5380. De posse da denúncia, a Rocam  conseguiu localizar o carro, que estava em uma residência, no bairro Morro da Liberdade. Quando a Rocam chegou na casa, o homem apontado como autor do crime não se encontrava e, durante revista no carro e busca na casa, os militares encontraram os entorpecentes em um dos cômodos. Diante dos fatos, o veículo e as drogas foram apreendidos e os responsáveis da residência, os pais do suposto homicida, foram conduzidos ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), para prestar esclarecimentos e instaurar Inquérito Policial para  a investigação criminal.

Polícia Militar detém um homem e apreende duas toneladas de pescado ilegal em Manacapuru

Polícia Militar detém um homem e apreende duas toneladas de pescado ilegal em Manacapuru 20:44 – 22/04/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAMB) do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), durante Operação Hórus, na madrugada desta quinta-feira (22/04), detiveram um homem e apreenderam duas toneladas de pirarucu e peixes de outras espécies, no Rio Solimões, em frente à Orla do município de Manacapuru, distante 98 quilômetros de Manaus. As equipes realizaram a abordagem e fiscalização de uma embarcação, oriunda do município de Codajás, e encontraram duas toneladas de pescado ilegal, pirarucu e outras espécies de peixes, acondicionados em várias caixas de isopor, que seriam entregues em Manaus. O proprietário da embarcação recebeu voz de prisão e foi conduzido à 1ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, para realização dos procedimentos legais. O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta a população que transportar, comercializar ou guardar pescado que se encontra no período do defeso, sem autorização do órgão competente, configura Crime Ambiental, sujeitando seu autor às penalidades previstas na Lei. Denúncias (WhatsApp) – Informações e denúncias podem ser feitas diretamente ao BPAmb pelos números (92) 98842-1547/98842-1553

Amazonas se prepara para terceira onda da Covid-19 em maio, afirma governador

O Estado tem sido o primeiro a ser agravado e depois o restante do país Crédito: Divulgação  Fonte: CNN – Há 6 horas  O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou a previsão logo depois de conversar com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, nesta quinta-feira, 22. O estado está se preparando para uma terceira onda da Covid-19 a partir de maio. A estratégia, que não ocorreu nas duas primeiras ondas, é o reforço no sistema de saúde com habilitação de leitos de UTI e ampliação da estrutura hospitalar, principalmente, no interior. “O estado do Amazonas tem sido o primeiro a ser agravado, depois, acontece no restante do país. Assim se deu na primeira onda e nessa segunda. Nós esperamos que essa terceira não seja tão forte quanto a segunda”, afirmou Wilson Lima. A expectativa do governador leva em consideração o quanto o estado já avançou na vacinação e também o clima. Mesmo assim, a preparação, desta vez, será para o “pior cenário”. “Agora, estamos entrando no período de estiagem, conhecido como verão amazônico, quando há uma diminuição nas síndromes respiratórias. De qualquer forma, a gente se prepara pro pior cenário”, completou. Wilson Lima também disse que o plano de contingência reforça duas grandes preocupações do estado: oxigênio e kit intubação. “Hoje, o Brasil está enfrentando o problema que nós enfrentamos em janeiro e fevereiro. Atualmente, temos material para as nossas necessidades. Mas, com um aumento aqui e no restante do Brasil, não teremos”, explicou. O governador fica em Brasília até sexta-feira, 23 para apresentar o plano também à OPAS (Organização Pan-americana da Saúde). O ministro Queiroga já se comprometeu em ajudar, de acordo ainda com Lima.

Cenário Epidemiológico da Covid-19 no Amazonas é atualizada pela FVS, nesta quinta-feira (22/04)

Cenário Epidemiológico da Covid-19 no Amazonas é atualizada pela FVS, nesta quinta-feira (22/04) 18:58 – 22/04/2021 A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 384, traz o diagnóstico de 536 novos casos de Covid-19, totalizando 365.969 casos da doença no estado. De acordo com o boletim, foram confirmados 20 óbitos por Covid-19, sendo sete ocorridos no dia 21/04 e 13 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 12.474 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, na quarta-feira (21/04), foram registrados seis sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 40.034 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 10,94% dos casos confirmados ativos. Rede de Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 520 pacientes internados, sendo 227 em leitos (36 na rede privada e 191 na rede pública), 284 em UTI (75 na rede privada e 209 na rede pública) e nove em sala vermelha. Há ainda outros 69 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 54 estão em leitos clínicos (24 na rede privada e 30 na rede pública), 10 estão em UTI (0 na rede privada e 10 na rede pública) e cinco em sala vermelha. No boletim consta, também, que há outros 157 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 12 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 145 em leitos clínicos. Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 466.832 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 450.833. Os municípios Anori, Guajará e Manicoré não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. Municípios – Dos 365.969 casos confirmados no Amazonas até esta quinta-feira (22/04), 167.392 são de Manaus (45,74%) e 198.577 do interior do estado (54,26%). A capital, Manaus, tem 273 novos confirmados. No interior, os 39 municípios que têm casos novos registrados são: Manacapuru (42), Itacoatiara (25), Ipixuna (20), Maués        (19), Lábrea (16), São Paulo de Olivença (16), Urucará (12), Tapauá (8), Humaitá (7), Nhamundá (7),Tefé  (7), Amaturá (6), Envira (6), Barcelos (5), Nova Olinda do Norte (5), Novo Airão (5), Presidente Figueiredo (5), Tabatinga (5), São Gabriel da Cachoeira (4), Tonantins (4), Uarini (4), Alvarães (3), Beruri (3), Borba (3), Urucurituba (3), Anamã (2), Autazes (2), Caapiranga (2), Careiro (2), Codajás (2), Eirunepé (2), Jutaí (2), Parintins (2), Silves (2), Benjamin Constant (1), Boa Vista do Ramos (1), Careiro da Várzea(1), Fonte Boa (1) e Novo Aripuanã (1). Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 8.690 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 3.784. A lista inclui novos óbitos em: Manaus (7), Benjamin Constant (2), Itapiranga (2), Tefé (2), Envira (1), Itacoatiara (1), Manacapuru (1), São Gabriel da Cachoeira (1), São Paulo de Olivença (1), Tabatinga (1) e Tapauá (1). Alerta à população – O uso da máscara, o respeito ao distanciamento social e a higienização das mãos com água e sabão ou com a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no estado. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Veja o boletim 22/04/2021

Sine Amazonas divulga 45 vagas de emprego em diversas áreas para esta sexta-feira (23/04)

Sine Amazonas divulga 45 vagas de emprego em diversas áreas para esta sexta-feira (23/04) 19:01 – 22/04/2021 Todos os serviços do Sine/AM continuam sendo oferecidos e realizados de forma on-line A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 45 vagas de emprego para esta sexta-feira (23/04). Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail: vagassineamazonas@gmail.com. Todas as vagas são publicadas diariamente nas redes sociais da Setemp, Instagram(@_setemp) e Facebook (setemp.am). As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. 10 VAGAS: VENDEDOR EXTERNO  Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Comunicativo, disciplinado, vontade de crescimento, motivado por metas, possuir smartphone, habilidade para trabalhar em equipe, experiência em vendas, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: COZINHEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Dinâmico, que saiba trabalhar em equipe, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: JADINEIRO PAISAGISTA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Experiência com roçagem, paisagismo, podagem de plantas, utilização e manutenção de roçadeira, podadeira e moto serra, curso de NR35 atualizado, currículo atualizado e documentação completa. 10 VAGAS: CONSULTOR DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Conhecimentos em CRM, CNH “cat. B”, informática básica, experiência em vendas, comprometimento, assíduo, organizado, currículo atualizado e documentação completa. 02 VAGAS: VENDEDOR Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Conhecimentos em vendas de pneus, peças e serviços automotivos, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: CASEIRO  Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência em cuidados de Sítio, que saiba cozinhar, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: CONSULTOR DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Experiência em vendas internas ou externas, desejável que tenha atuado com vendas consultivas, currículo atualizado e documentação completa. 02 VAGAS: AGENTE FUNERAL  Escolaridade: Ensino Médio Completo; Sem experiência. OBS: Atendimento ao público, dinâmico, gostar de pessoas, bom relacionamento.  CNH categoria B, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: TÉCNICO EM ELETRÔNICA Escolaridade: Técnico em Eletrônica; Com experiência na área. OBS: Experiência na função com reparo de placas no segmento eletrônico, rotinas em linhas de produção com produtos de pequeno a grande porte, manuseio de componentes e matérias sensíveis, conhecimento em setup de linha será um diferencial, cursos de leitura de componentes, informática, TBO, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: PADEIRO  Escolaridade: Ensino Fundamental Completo;  Com experiência na área. OBS: Com conhecimento na área, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: CONFEITEIRO  Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Com conhecimento na área, currículo atualizado e documentação completa. 02 VAGAS: MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO  Escolaridade: Ensino médio Completo; Com experiência na área. OBS: Ser pró-ativo, responsável, facilidade para trabalho em equipe, boa comunicação, curso de NR 35, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: ANALISTA DE MARKETING Escolaridade: Ensino Superior Incompleto; Sem experiência. OBS: Domínio de Face book, Instagram e YouTube (Diferencial), produção de conteúdo, conhecimento em SEO (Diferencial), Trello (Diferencial), conhecimento em SAC 2.0, Inbound Marketing, conhecimento em Face book ADS e Google ADS, currículo atualizado e documentação completa. 02 VAGAS: AUXILIAR DE MONTADOR  Escolaridade: Ensino Médio Completo; Sem experiência OBS: Proativo, comprometido, comunicativo, organizado, carteira de habilitação B, curso de NR35, NR10, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: OPERADOR DE EMPILHADEIRA  Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Experiência com empilhadeira a gás, habilidade para pá carregadeira, CNH categoria B, curso de NR 11 atualizado, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa.

Seas entrega alimentos para Associação Mãos Amigas

Seas entrega alimentos para Associação Mãos Amigas 19:05 – 22/04/2021 FOTO: Kerolyn Leigue /Seas Seguindo a determinação do Governo do Amazonas de garantir a segurança alimentar e minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia no estado, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realizou, nesta quinta-feira (22/04), mais uma entrega de alimentos prontos. A entidade contemplada da vez foi a Associação Mãos Amigas (AMA), localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, que recebeu sucos, pães, bolos e biscoitos artesanais, produzidos pelos feirantes cadastrados nas feiras de produtos regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). A ação faz parte do programa “ADS Solidária”, executado em parceria com a Seas, que visa amenizar os efeitos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19; e contempla instituições cadastradas nos bancos de dados das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). A entidade realiza a abordagem e acolhimento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social em Manaus. A Seas foi representada pela secretária adjunta, Laudenise Oliveira, que reafirmou o compromisso do governador Wilson Lima em minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia no estado.

FVS informa a aplicação de 773.707 doses de vacina contra Covid-19 até esta quinta-feira (22/04)

FVS informa a aplicação de 773.707 doses de vacina contra Covid-19 até esta quinta-feira (22/04) 19:35 – 22/04/2021 FOTO: Divulgação/FVS-AM A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 773.707 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quinta-feira (22/04), sendo 560.051 de primeira dose e 213.656 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3nb2ewA. As informações consolidadas pela FVS-AM são das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades. Neste balanço, 17 cidades não enviaram a informação, são elas: Anamã, Apuí, Canutama, Carauari, Fonte Boa, Itapiranga, Juruá, Manaquiri, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga e Tonantins. Doses aplicadas por município – Conforme dados gerenciados pela FVS-AM, e informados pelas secretarias municipais de saúde de cada cidade do Amazonas, até esta quinta-feira (22/04), foram aplicadas as seguintes quantidade de doses, considerando a 1ª e 2ª dose: Manaus (411.538), São Gabriel da Cachoeira (22.544), Tabatinga (19.987), Benjamin Constant (17.110), Parintins (16.909), Itacoatiara (16.301), São Paulo de Olivença (12.742), Autazes (12.030), Manacapuru (11.836), Maués (11.442), Tefé (9.908), Manicoré (9.776), Iranduba (9.550), Lábrea (9.377), Humaitá (9.285), Borba (9.055), Barreirinha (8.732), Careiro (8.627), Santo Antônio do Içá (8.320), Coari (7.504), Careiro da Várzea (7.419), Atalaia do Norte (5.735), Presidente Figueiredo (5.717), Santa Isabel do Rio Negro (5.596), Eirunepé (5.144), Nhamundá (4.867), Jutaí (4.844), Boca do Acre (4.604), Rio Preto da Eva (4.507), Urucará (4.245), Tonantins (3.883), Amaturá (3.687), Barcelos (3.551), Silves (3.507), Nova Olinda do Norte (3.357), Tapauá (3.237), Carauari (3.205), Fonte Boa (3.136), Manaquiri (3.000), Alvarães (2.809), Pauini (2.660), Urucurituba (2.618), Beruri (2.589), Novo Airão (2.583), Apuí (2.569), Boa Vista do Ramos (2.544), Itamarati (2.504), Envira (2.491), Novo Aripuanã (2.345), Canutama (2.261), Codajás (2.070), Anamã (1.963), Uarini (1.955), Maraã (1.914), Guajará (1.899), Anori (1.665), Itapiranga (1.565), Ipixuna (1.487), São Sebastião do Uatumã (1.487), Caapiranga (1.366), Japurá (1.321), Juruá (1.228). Doses aplicadas por grupo prioritário geral ·         Indígenas: 72.879 de 1ª dose e 55.143 de 2ª dose; ·         Trabalhadores da saúde: 95.975 de 1ª dose e 77.814 de 2ª dose; ·         Pessoas com 80 anos ou mais: 34.562 de 1ª dose e 7.888 de 2ª dose; ·         Pessoas de 75 a 79 anos: 30.505 de 1ª dose e 5.112 de 2ª dose; ·         Pessoas de 70 a 74 anos: 46.184 de 1ª dose e 5.858 de 2ª dose; ·         Pessoas de 65 a 69 anos: 69.367 de 1ª dose e 7.719 de 2ª dose; ·         Pessoas de 60 a 64 anos: 90.921 de 1ª dose e 51.522 de 2ª dose; ·         Pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais: 799 de 1ª dose e 270 de 2ª dose; ·         Pessoas institucionalizadas com deficiência: 122 de 1ª dose e 4 de 2ª dose; ·         Povos tradicionais ribeirinhos: 34.967 de 1ª dose e 127 de 2ª dose; ·         Povos tradicionais quilombolas: 913 de 1ª dose; ·         Pessoas com comorbidades: 73.717 de 1ª dose e 1.696 de 2ª dose; ·         Profissionais das forças armadas: 607 de 1ª dose e 7 de 2ª dose; ·         Profissionais das forças de segurança e salvamento: 8.533 de 1ª dose e 496 de 2ª dose. Distribuição –Até o momento o Amazonas recebeu 1.414.620 doses de vacina contra a Covid-19, destas, 1.378.730 doses entregues e 26.289 doses a serem entregues. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Governo realiza vistoria em área de intervenção do Prosamim

Governo realiza vistoria em área de intervenção do Prosamim 19:43 – 22/04/2021 FOTO: Tiago Corrêa / UGPE A ação da UGPE vistoriou a área e notificou os moradores que foram indenizados pelo Prosamim e não desocuparam os imóveis   O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora e Projetos Especiais (UGPE), e do Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas no Estado do Amazonas (Gipiap), realizou, nesta quinta-feira (22/04), vistorias e notificações aos moradores que residem em área de intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no igarapé do 40. A ação contou com o apoio da Superintendência de Habitação (Suhab) e da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (SEAOP/SSP). A vistoria e as notificações ocorreram nas frentes de obras 02, 03 e 05, onde os moradores foram notificados e informados sobre a necessidade da desocupação dos imóveis. Os moradores que foram notificados já receberam suas soluções de moradia. Ao todo, foram notificados três imóveis e também foram realizadas atividades de sensibilização junto a imóveis extras. De acordo com a assistente social, Alinny Lima, as ações de monitoramento realizadas pelo setor social da UGPE, diariamente, identificaram moradores que já receberam sua solução de moradia ou construíram imóveis após o levantamento das residências na área. “Os pagamentos desses moradores notificados foram realizados no mês de dezembro do ano passado, teoricamente, esses moradores teriam 10 dias úteis após o pagamento para desocuparem o imóvel, e hoje, quase 4 meses depois do período legal para retirada do imóvel, os moradores permanecem nas residências, então viemos realizar essa notificação junto aos moradores”, explica a assistente social. Grupo Integrado – O grupo foi criado com o objetivo de superintender as ações integradas dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, nas ações preventivas e repressivas a ocupações irregulares em áreas públicas de propriedade do Estado do Amazonas. O Gipiap foi estabelecido em julho de 2015. Intervenções no igarapé do 40 – As obras do Prosamim, entre as avenidas Silves e Maués, tem a estimativa de beneficiar mais de cinco mil pessoas, através da retirada de mais de 600 imóveis do leito do igarapé, e com a criação de áreas verdes e de convívio social, da drenagem no igarapé, saneamento no local e intervenções de mobilidade urbana, como a construção de uma via interligando o Distrito Industrial ao Centro através da Manaus Moderna. A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, afirma que o Governo do Estado tem prazos a serem cumpridos em relação aos cronogramas de obras e de reassentamento do Prosamim. A subcoordenadora reitera que os moradores que já receberam suas soluções de moradia tiveram esse prazo flexibilizado, porém nesse momento, a ocupação do imóvel já impacta na intervenção de obra. “Se a pessoa já recebeu seu auxílio aluguel é para que ela deixe a área de risco enquanto busca um imóvel para sua moradia; e se ela recebeu sua solução de moradia e permanece no imóvel, ela descumpre um acordo firmado entre o Governo do Estado e a família beneficiária. Nós temos casos de famílias que o marido já foi indenizado pelo imóvel e a companheira do mesmo decide permanecer no local buscando receber outra indenização”, afirmou Dutra. A subcoordenadora ressalta que muitas pessoas recorrem ao desmembramento familiar, na intenção de que cada membro da família receba uma indenização e tenha seu imóvel próprio, no entanto, nós deixamos claro para as famílias que se um membro do grupo já recebeu atendimento, outro familiar não poderá receber.