Greve na CPTM paralisa três linhas nesta terça-feira em São Paulo
Trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram hoje (23) entrar em greve, por tempo indeterminado, nesta terça-feira (24). As linhas que serão afetadas são 11-Coral, 12-Safira, e 13 Jade. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, que representa os funcionários dessas três linhas, a CPTM e o governo do estado não apresentaram uma proposta que atendesse a categoria pelo segundo ano consecutivo. “Negando-se a repor as perdas salarias para a inflação que só sobe, aos trabalhadores ferroviários que vêm se doando nesse momento tão delicado da saúde pública transportando, sem interrupção, a maior cidade da América do Sul”, diz texto de comunicado à população. Segundo a Justiça do Trabalho, com a deflagração do movimento grevista, os funcionários deverão manter 70% do efetivo nos horários de pico, das 5h às 9h e das 17h às 20h, e 50% nos demais horários. A determinação foi dada pelo desembargador Rafael Pugliese, em liminar que atendeu parcialmente o pedido feito pela empresa. Na tarde de hoje, em reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, a CPTM chegou a apresentar uma proposta de reajuste, mas que não foi aceita pelos trabalhadores em assembleia realizada no início da noite. A empresa ofereceu aumento de 4%, com inclusão na folha de pagamento a partir do mês atual, referente à data base de março de 2020. Também propôs aumento de 6%, com inclusão em folha de pagamento a partir da folha de janeiro de 2022, referente à data base de março de 2021. A CPTM foi procurada, mas ainda não se manifestou.
Paralimpíada inspira jovens com deficiência, diz presidente do comitê
O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, disse nesta segunda-feira (23) que os Jogos Paralímpicos inspiram crianças e jovens com deficiência a se interessarem pelo esporte e acreditarem ser possível se tornar um atleta de alto rendimento ao verem, na televisão, atletas paralímpicos competindo e ganhando medalhas pelo Brasil. A Paralimpíada de Tóquio começa amanhã (24), com o Brasil sendo representado por 259 atletas em 20 das 22 modalidades. “Eu lembro quando Clodoaldo [Silva, nadador medalhista paralímpico brasileiro] surgiu em 2004, muito forte, seis medalhas de ouro e uma de prata, e a gente teve uma repercussão no Brasil muito grande. Primeira Paralimpíada transmitida ao vivo e uma geração de pessoas com deficiência se interessando pelo esporte.” O presidente do comitê disse que nem todas vão ser atletas paralímpicos e disputar medalhas, mas se elas começarem a praticar atividade física para a saúde, como lazer e para conhecer outras pessoas com hábitos saudáveis, será muito importante. Parsons, que é brasileiro, disse que é fundamental que a mídia fale e faça a cobertura da Paralimpíada, falando de atletas paralímpicos e sobre “outros atletas que também fazem outro tipo de maluquice na área do esporte”. “[Isso] mostra que as barreiras estão na cabeça das pessoas, mostra que, se der as oportunidades e condições, é possível que uma pessoa com deficiência pratique, sei lá, montanhismo, pode voar de balão, pode mergulhar no mar, pode fazer o que quiser. As condições têm que estar ali e é isso que temos que garantir”, disse. Andrew Parsons foi entrevistado no programa Sem Censura da TV Brasil e falou também, entre outras coisas, sobre reclassificação funcional no esporte paralímpico, restrições que serão tomadas em função da covid-19 para a Tóquio 2020 e sobre falta de estrutura, de forma geral, para pessoas com deficiência. O presidente do comitê disse que realizar a paralimpíada é um sonho que ele vai realizar, mas com cuidados diferentes devido à pandemia. “Fundamentalmente estamos focados em como realizar para que esses Jogos sejam seguros, que o coronavírus não seja o grande protagonista dessa edição dos Jogos, mas tenha um legado muito grande. Ainda que a gente não tenha uma presença de público definida, com a audiência ao redor do mundo é que a gente pode mudar a percepção acerca das pessoas com deficiências”, disse. Para Parsons, seu maior objetivo é que “com a Paralimpíada eu possa mudar a vida de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.” Veja aqui a entrevista completa: */
Liverpool se recusa a liberar Salah para jogos das Eliminatórias
O Liverpool se recusou a permitir que o atacante Mohamed Salah viaje para a África para as Eliminatórias da Copa do Mundo com a seleção do Egito no mês que vem, pois ele seria forçado a cumprir um período de quarentena em seu retorno à Inglaterra, afirmou a Associação Egípcia de Futebol (AEF) nesta segunda-feira (23). Isso abre um precedente para recusas semelhantes de outros clubes europeus antes das Eliminatórias para a Copa no mês que vem na África, na Ásia, na região do Caribe e América do Norte, na Europa e na América do Sul, e coloca os times em uma potencial rota de colisão com a Fifa. Uma declaração da AEF diz que o Liverpool havia pedido desculpas por não permitir que o capitão da seleção egípcia viajasse para casa para a disputa da partida contra Angola, no Cairo no dia 2 de setembro, com uma viagem para o Gabão três dias depois. “A Associação Egípcia de Futebol recebeu uma carta do Liverpool pedindo desculpas pela impossibilidade de seu jogador Mohamed Salah se juntar à seleção nacional no mês que vem para as Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo”, diz o comunicado da AEF. “A carta do clube inglês se refere a medidas de precaução aplicadas na Inglaterra para enfrentar a propagação do novo coronavírus [covid-19], o que força pessoas voltando de alguns países a cumprirem períodos de isolamento sanitário por um período de 10 dias após o retorno à Inglaterra”, acrescentou a nota.
Brasileiro: Bragantino derrota América-MG e se aproxima de líderes
O Bragantino derrotou o América-MG por 2 a 0, na noite desta segunda-feira (23) no estádio Independência, e conseguiu diminuiu um pouco a distância para o líder Atlético-MG, que empatou em 1 a 1 com o Fluminense em partida realizada no estádio de São Januário. DE VOLTA AO G4! Com gols de Ytalo e Gabriel Novaes, vencemos o América-MG por 2 a 0 no 🏟 Independência, chegando aos 31 pontos e retornando à quarta posição no @Brasileirao. Vamos, #MassaBruta!!! 🚀🚀🚀 📸 Ari Ferreira pic.twitter.com/epdbiL7poK — Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) August 24, 2021 Com este triunfo, o Massa Bruta permanece na quarta posição, mas alcançou 31 pontos. Já o Coelho fica na vice-lanterna, com 15 pontos. A vitória do Bragantino foi alcançada graças a gols de Ytalo, aos 40 minutos do primeiro tempo em chute colocado, e Gabriel Novaes, em gol de cabeça aos 42 minutos da etapa final. O Massa Bruta volta a entrar em campo pelo Brasileiro no próximo domingo (29), contra o líder Atlético-MG. Já o América mede forças com o Ceará no mesmo dia no Independência. Empate em São Januário Na outra partida da 17ª rodada do Brasileiro realizada nesta segunda, Fluminense e Atlético-MG empataram em 1 a 1, em jogo realizado no estádio de São Januário que pode ser visto como uma prévia dos confrontos entre as equipes pelas quartas de final da Copa do Brasil (que tem o jogo de ida na próxima quinta). Fim de jogo. Em São Januário, Fred marca e o #TimeDeGuerreiros fica no 1 a 1 com o Atlético-MG. O Fluminense volta a campo na quinta-feira, às 21h30, de novo contra o Atlético, pela Copa do Brasil, no Nilton Santos. pic.twitter.com/IiquVDM7hD — Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 24, 2021 Com a bola rolando, o Galo valorizou mais a posse de bola, mas o time das Laranjeiras é quem conseguiu abrir o placar, em cobrança de pênalti do atacante Fred aos 24 minutos do primeiro tempo. Porém, já aos 38 minutos da etapa final, Eduardo Sasha deixou tudo igual. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso do Fluminense será contra o Bahia, na próxima segunda-feira (30).
Estádios do Governo do Estado recebem rodada de abertura do Campeonato Amazonense Sub-17
A disputa estadual conta com o número recorde de 16 times participantes. Foto: Divulgação/Faar Os estádios Ismael Benigno, Carlos Zamith e Oswaldo Frota, administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), receberam a rodada de abertura do Campeonato Amazonense Sub-17. A disputa estadual conta com o número recorde de 16 times participantes na edição deste ano. Em suas estreias no domingo (22/08), Manaus e São Raimundo empataram em 2 a 2, e o Tabosão venceu o Nacional por 3 a 2. Nesta segunda (23/08), o Fast bateu o Manauara por 2 a 1. Organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Amazonense Sub-17 conta com isenção, por parte do Governo do Amazonas, das taxas de utilização dos estádios da Colina, Zamith, Oswaldo Frota e Arena, conforme o Termo de Autorização Nº. 36/2021, somadas ao patrocínio destinado aos clubes amazonenses diretamente atingidos pela pandemia, como forma de fomento ao esporte estadual. “Isentamos a FAF das taxas de aluguel dos estádios, junto ao patrocínio também dado aos clubes profissionais. Entendemos que esse é nosso papel para fomentar o desporto amazonense, desde a base ao alto rendimento”, afirmou o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira. Os eventos esportivos realizados nas praças esportivas sob gestão da Fundação seguem as medidas estabelecidas pela Portaria nº 109/2021, que define critérios para retomada das competições, treinamentos esportivos e práticas esportivas no estado, contendo os procedimentos sanitários de combate à disseminação da Covid-19. O uso da máscara é obrigatório e os jogos ocorrem sem a presença de público. Estádio Ismael Benigno Atual campeão do Amazonense Sub-17, o time do São Raimundo começou melhor na partida diante do Manaus. E passou a controlar o jogo desde os primeiros minutos de bola rolando. Até que, aos 30 minutos do primeiro tempo, o atacante Thiago acertou um lindo chute de perna direita, de fora da área, e abriu o placar para o Tufão. Após o intervalo, o Manaus voltou mais ligado para a segunda etapa e chegou ao empate com gol de Matheus. O Gavião do Norte cresceu na partida e virou o placar com Davi, de cabeça. Mas quando a vitória parecia encaminhada para o Esmeraldino, Matheus, camisa 8 do São Raimundo, igualou o placar com gol marcado no fim do segundo tempo. Estádio Carlos Zamith O jogo foi movimentado e por cinco vezes os jogadores balançaram as redes. Quem levou a melhor foi a equipe do Tabosão, que estreou na competição com vitória por 3 a 2 para cima do Nacional. Estádio Oswaldo Frota A primeira rodada do Campeonato Amazonense Sub-17 teve início na quinta-feira (19/08) com duas partidas realizadas no Estádio Oswaldo Frota, praça esportiva administrada pela Faar. O Santos Manaus venceu o Real Manaus por 2 a 0, e o Sul-América bateu o Rio Negro por 3 a 1. Na sexta (20/08), o Tuna Luso não tomou conhecimento do Paramazonas e goleou por 6 a 0. No confronto seguinte, o Tarumã estreou com vitória por 4 a 2 diante do Arsenal. Encerramento Nesta segunda-feira (23/08), o Fast estreou com vitória diante do Manauara por 2 a 1. Vinícius marcou duas vezes para o Tricolor de Aço; o Robô descontou com Robinho. A classificação atual do Campeonato Amazonense Sub-17 e a tabela dos próximos jogos podem ser acessadas em fafamazonas.com.br. Além da taça, o vencedor do Amazonense Sub-17 terá o direito de representar o Amazonas na Copa do Brasil Sub-17 do próximo ano. Com informações da ACS
Ministro da Infraestrutura participa do evento Santos Export 2021
O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas participou hoje (23) da abertura do evento Santos Export 2021, realizado no Guarujá (SP) e que reúne lideranças e especialistas da logística e infraestrutura portuárias nacionais. Com expectativa de investimentos de R$ 16 bilhões, o Ministério da Infraestrutura informou que avança na estruturação do projeto de desestatização do Porto de Santos e, segundo o ministro, deve apresentá-lo para a fase de audiência pública até outubro. “No mês de outubro, a gente deve soltar as consultas públicas para Santos, São Sebastião e Itajaí. E vamos dar mais um passo importante. Além de ser o governo que mais fez arrendamentos portuários, que mais assinou contratos de adesão, que mais contratou investimento privado, vai ser o governo que vai fazer as primeiras desestatizações do setor portuário, incluindo a desestatização do Porto de Santos, que é o assunto do momento, tenho certeza. Nós não podemos dar o passo para trás”, disse o ministro, na abertura do evento. Para Freitas, a parceria com a iniciativa privada tem a capacidade de transformar o Porto de Santos no maior terminal em operação em todo o hemisfério Sul. “Precisamos aproveitar o benefício que virá com a iniciativa privada. Quando que teríamos um montante desse [para investir]? Estamos falando em investimentos para corrigir os acessos ao porto, para a dragagem da profundidade do canal, falando em equacionar a travessia seca entre Santos e Guarujá”, disse o ministro. O ministro convocou os representantes do setor a participar do aperfeiçoamento do projeto, principalmente com relação à segurança jurídica, com objetivo de proteger os contratos de arrendamentos vigentes, segundo apontou a pasta. “Convido a todos a debater para que tenhamos um modelo campeão. É hora de arregaçar as mangas e formar o modelo junto conosco. Não há o que temer. Não queremos deixar nenhuma ponta solta”, disse. Sobre os projetos para desestatizações portuárias, o ministro afirmou que a primeira será a da Codesa, no Espírito Santo, e prevê que será um leilão “bem sucedido”. No entanto, o MInfra informou que também segue focado nos arrendamentos portuários. Em novembro, nove áreas serão leiloadas, entre elas, duas no porto de Santos: STS08 e STS08A, voltadas ao armazenamento de combustíveis e que juntas receberão investimentos de cerca de R$ 1 bilhão.
Ferroviária garante vaga nas semifinais do Brasileiro Feminino
A Ferroviária empatou em 2 a 2 com o Santos, na noite desta segunda-feira (23) na Vila Belmiro, e garantiu a última vaga das semifinais da Série A1 do Brasileiro Feminino. Na próxima fase as Guerreiras Grenás pegam o Corinthians, que deixou para trás o Avaí/Kindermann nas quartas de final (após vencer nos dois jogos, 4 a 1 na ida e 6 a 0 na volta). GUERREIRAS NA SEMIFINAL!! O sonho do tri segue vivo! Somos grenás, somos Guerreiras e nunca desistimos! Vamos, Ferroviária!#BrasileiroFeminino #MaisQueUmTime #SANxAFE pic.twitter.com/9bCB6XSeHU — Ferroviária (@afeoficial) August 24, 2021 A classificação da Ferroviária foi obtida porque, no confronto de ida das quartas, ela venceu as Sereias da Vila por 3 a 2 em partida realizada no estádio da Fonte Luminosa. Atuando em casa, o Santos abriu o marcador com Soles Jaimes. Porém, as Guerreiras Grenás conseguiram a virada após o intervalo graças a gols de Rafa Mineira, com um chute de fora da área, e Day Silva. Aline Milene ainda conseguiu igualar o marcador mais uma vez, mas o placar permaneceu inalterado e a Ferroviária avançou na competição. A outra semifinal será formada por Internacional, que garantiu a classificação após derrotar o São por 3 a 1 no último domingo (22) no estádio do Morumbi (as paulistas venceram por 2 a 1 na ida), e pelo Palmeiras, que goleou o Grêmio por 4 a 1, também no domingo, em São Paulo (as tricolores triunfaram na ida por 2 a 1).
Segunda-feira, 23/8
A Prefeitura de Manaus informa que um total de 45 sepultamentos foi registrado nos cemitérios da capital do Amazonas, nesta segunda-feira, 23/8. Desses, 37 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), sem opção pelo serviço de cremação. Houve o registro de dois óbitos oriundos de outras cidades. Já nos cemitérios particulares, oito enterros foram realizados. Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos da capital do Amazonas nenhuma foi declarada como Covid-19, assim como não houve ocorrência de caso suspeito. Entretanto, nos espaços privados houve o registro de dois óbitos pelo novo coronavírus. O município informa ainda que houve o registro de nove óbitos em domicílio e que, do total de sepultamentos nos cemitérios públicos neste dia, nove foram atendidos pelo serviço SOS Funeral, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). — — — Texto – Divulgação / Semulsp
“Terceira dose só depois que avançarmos na segunda”, diz ministro
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (23) que a terceira dose da vacina contra a covid-19 vai avançar no país somente depois de o Brasil consolidar a aplicação da segunda dose da imunização contra a doença. “Terceira dose só depois que avançarmos na segunda”, destacou. A resposta do ministro da Saúde foi dada após ele ser questionado sobre a possibilidade de um reforço na vacinação contra a covid-19. “A OMS [Organização Mundial da Saúde], hoje, ditou uma posição no sentido de que não se avançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maior parte na população global”, acrescentou o ministro. De acordo com o Ministério da Saúde, embora o Brasil tenha alcançado um número elevado de pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 8,5 milhões de brasileiros deixaram de voltar ao posto para receber a segunda. Aproximadamente, 55 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única do imunizante.
Petrobras começa produção do FPSO Carioca, no Campo Sépia
A Petrobras iniciou hoje (23) a produção de petróleo e gás natural do FPSO Carioca, primeiro sistema de produção definitivo instalado no campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), tem capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de óleo e comprimir até 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. Em nota, a companhia informou que o escoamento da produção de petróleo será feito por navios aliviadores, enquanto a produção de gás será escoada pelas rotas de gasodutos do pré-sal. Segundo a Petrobras, esta será a maior plataforma em operação no Brasil em termos de complexidade. Quando atingir o pico de produção, também será a maior unidade em termos de produção de petróleo. O diretor de Desenvolvimento da Produção João Henrique Rittershaussen disse que o FPSO Carioca é um exemplo da estratégia de concentrar investimentos em ativos de exploração e produção de classe mundial, como o pré-sal, que possui áreas com grandes reservas, baixo risco e custos competitivos. “Isso promove mais retorno para a empresa e a sociedade, criando um ciclo virtuoso de geração de valor”, afirmou. Investimento A Petrobras prevê investir US$ 46,5 bilhões na produção de petróleo e gás no Brasil até 2025, atuando em parceria com outras companhias na área de Exploração &Produção, com foco em águas profundas e ultraprofundas. O FPSO Carioca é a primeira das 13 novas plataformas da companhia previstas para entrar em produção entre 2021 e 2025. Até 2025, serão mais 12 novos sistemas de produção em águas profundas, que se somam às 60 plataformas já existentes e em operação pela Petrobras.
Pedido de reaplicação do Encceja 2020 pode ser feito até sexta
Pessoas com sintomas de covid-19 ou outras doenças contagiosas não devem comparecer ao local de provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 marcadas para o próximo domingo, (29). A orientação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que pede para que esses participantes solicitem a reaplicação do exame. A solicitação da reaplicação da prova deve ser feita até as 12h de sexta-feira (27), por meio do Sistema Encceja, e mediante comprovação da condição de saúde. Nesta edição, o Encceja será aplicado para mais de 1,6 milhão de pessoas, em 622 cidades brasileiras. O exame é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada. Por meio do Encceja, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio. Podem entrar com o pedido de reaplicação pessoas que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela. Os casos serão analisados individualmente pelo Inep e os resultados, divulgados no sábado (28), no sistema do exame. A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas de aplicação do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa 2020: 13 e 14 de outubro. Documentos Para que o Inep analise os pedidos, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a condição. Em casos de covid-19, o resultado do exame positivo para o novo coronavírus poderá ser utilizado para a comprovação. Quanto à documentação comprobatória das demais doenças previstas no edital, é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
Terceira dose só depois que avançarmos na segunda, diz ministro
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (23) que a terceira dose da vacina contra a covid-19 vai avançar no país somente depois de o Brasil consolidar a aplicação da segunda dose da imunização contra a doença. “Terceira dose só depois que avançarmos na segunda”, destacou. A resposta do ministro da Saúde foi dada após ele ser questionado sobre a possibilidade de um reforço na vacinação contra a covid-19. “A OMS [Organização Mundial da Saúde], hoje, ditou uma posição no sentido de que não se avançasse na terceira dose enquanto a segunda dose não fosse aplicada na maior parte na população global”, acrescentou o ministro. De acordo com o Ministério da Saúde, embora o Brasil tenha alcançado um número elevado de pessoas vacinadas com a primeira dose, mais de 8,5 milhões de brasileiros deixaram de voltar ao posto para receber a segunda. Aproximadamente, 55 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única do imunizante.
Paralimpíada: conheça mais sobre o atletismo na Tóquio 2020
O Brasil chega a Tóquio para a disputa da Paralimpíada com uma meta ousada, permanecer no top 10 do quadro de medalhas do megaevento esportivo. Após a oitava posição alcançada em 2016 no Rio de Janeiro (com 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes) o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) quer mais, e uma modalidade que pode contribuir demais nesse desafio é o atletismo. Isto pode ser dito porque o atletismo é a modalidade que conta com o maior número de representantes do país, 65 nas provas de pista e campo e mais 19 atletas-guias. Além disso, é nele que o Brasil faturou o maior número de medalhas em edições de Jogos Paralímpicos, o total de 142 (40 ouros, 61 pratas e 41 bronzes). Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por RAISSA ROCHA MACHADO ® (@raissarochamachadooficial) Outro motivo para encher a torcida brasileira de esperança foi a campanha dos atletas brasileiros no último mundial da modalidade, em 2019 em Dubai (Emirados Árabes Unidos). O Brasil ficou no segundo lugar no quadro-geral de medalhas, a melhor campanha da história do país na competição, com 39 conquistas (14 ouros, nove pratas e 16 bronzes). Classificações Nos Jogos Paralímpicos, o atletismo tem provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos. Elas são disputadas por atletas com deficiência física, visual ou intelectual. Para os atletas com deficiência visual, as regras de utilização de atletas-guia e de apoio variam de acordo com a classe. Eles são obrigatórios para atletas da classe T11 (cego), opcional para a classe T12 (baixa visão) e não permitido para os competidores da classe T13. Atletas que participam das provas de pista (velocidade, meio fundo, fundo e saltos) e de rua (maratona) são classificados com a letra T (de track). Classes T11 a T13 são para deficiências visuais, T20 para deficiências intelectuais, T31 a T38 para paralisados cerebrais (sendo 31 a 34 para cadeirantes e 35 a 38 para andantes), T40 e T41 para baixa estatura, T42 a T44 para deficiência nos membros inferiores sem a utilização de prótese, T45 a T47 para deficiência nos membros superiores, T51 a T54 para os que competem em cadeiras de rodas, T61 a T64 para amputados de membros inferiores com prótese e RR1 a RR3 para deficiência grave de coordenação motora. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Elizabeth Gomes (@atletabethgomesoficial) Já os que disputam provas de campo (arremessos, lançamentos) são identificados com a letra F (field). Classes F11 a F13 para os que têm deficiências visuais, F20 para deficiências intelectuais, F31 a F38 para paralisados cerebrais (sendo 31 a 34 para cadeirantes e 35 a 38 para andantes), F40 e F41 para baixa estatura, F42 a F44 para deficiência nos membros inferiores, F45 a F46 para deficiência nos membros superiores, F51 a F57 para os que competem em cadeiras de rodas (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações) e F61 a F64 para amputados de membros inferiores com prótese. Algumas esperanças de medalhas Não há como não destacar Petrúcio Ferreira. O paraibano de 24 anos, que será um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura (ao lado de Evelyn Oliveira, da bocha) é o grande favorito na prova que define o homem mais rápido do mundo, os 100 metros (m) da classe T47. Após ser ouro em 2016, no Rio de Janeiro, ele venceu a prova no Mundial de 2017 (Londres), no Parapan-americano de 2019 (Lima) e no Mundial de 2019 (Dubai). Além disso é o atual detentor dos recordes mundiais nos 100 m e nos 200 m. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Petrucio Ferreira 🇧🇷 (@petrucio_t47) Outro nome para ficar de olho é o de Beth Gomes, que chega tendo o recorde mundial paralímpico no lançamento de disco. Apesar de ter garantido o lugar mais alto do pódio tanto no Parapan-americano de 2019 (Lima) como no Mundial de 2019 (Dubai), ela ainda busca a sua primeira medalha olímpica. No salto em distância, classe F11, Silvânia Costa também é considerada uma real candidata ao ouro em Tóquio após ficar no lugar mais alto do pódio nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Mas o fato é que Petrúcio, Beth e Silvânia são apenas algumas das estrelas do Brasil no atletismo em Tóquio. Assim, o melhor é ficar de olho em todos os brasileiros.
Sine Amazonas divulga 39 vagas de emprego em diversas áreas para esta terça-feira (24/08)
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 39 vagas de emprego para esta terça-feira (24/08). Os interessados devem acessar o Portal do Trabalhador (www.portaldotrabalhador.am.gov.br) e anexar o currículo na vaga a que pretendem concorrer. Todas as vagas são publicadas diariamente nas redes sociais da Setemp, Instagram(@_setemp) e Facebook (setemp.am). As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. 01 VAGA: CUMIM Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência ou Primeiro Emprego. OBS: Desejável experiência, boa comunicação, habilidade para atendimento ao cliente, ter curso de informática, documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: CARPINTEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental; Com experiência na área. OBS: Com experiência na função, boa comunicação, proativo, pontual, documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO EM BALANÇA ELÉTRICA Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência, ter CNH categoria A ou B, veículo próprio, pontualidade, compromisso, documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRA Escolaridade: Ensino Médio Incompleto; Com experiência na área. OBS: Com experiência, curso de corte e costura básico, conhecimento em costura, manuseio de máquinas, ajustes de roupas sociais (em geral), bom relacionamento, trabalho em equipe, documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR DE PATROL Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência, habilitado, documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: ELETRICISTA DE EQUIPAMENTOS Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência na execução de serviços corretivos elétricos em colhedoras de cana: Case e John Deere, caminhões, tratores, máquinas pesadas, desmontagem, substituição de peças e montagem de alternadores e motores de partida, uso de manuais de reparação e serviço e catálogos de peças, noções em eletrônica veicular, documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: FUNILEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência em serviços de funilaria em geral como reformas de baú, cabine e soldas, vivência com manutenção de caminhões, desejável: curso de soldador, documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: COSTUREIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência em máquinas industriais, conhecimento em têxtil, social, malharia, dinâmica e hábil, documentação completa e currículo atualizado. 05 VAGAS: MONTADOR DE DUTOS Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Conhecimento em montagem e suporte na sustentação de condutos para ar-condicionado, execução e montagem dos sistemas de dutos e fabricação de pequenas peças para ar-condicionado, domínio em leitura e interpretação de desenho técnico e projeto, documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: VENDEDOR EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência em vendas, conhecimento em tecnologias e mídias sociais, atendimento porta a porta, dinâmico e proativo, documentação completa e currículo atualizado. 10 VAGAS: DUTEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Ter habilidade na fabricação em peças de dutos para ar-condicionado em chapa galvanizada, domínio em leitura e interpretação de desenho técnico, conhecimento em metrologia, documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: MECÂNICO DE AUTOS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência em mecânica de manutenção de veículos em geral, interpretar termos técnicos, ter CNH categoria B, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado. 04 VAGAS: AJUDANTE DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Conhecimento em equipamentos de ar-condicionado industrial e Split, desejável ter noção em mecânica, refrigeração, elétrica e manutenção de equipamentos de ar, documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: ESTÁGIO EM PSICOLOGIA Escolaridade: Ensino Superior Cursando a partir do 4º período em Psicologia; Sem experiência. OBS: Ser proativo, ter curso de informática (pacote office, word e Excel), será um diferencial ter curso de libras, boa comunicação, disponibilidade de horário, documentação completa e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO – PCD Escolaridade: Ensino Médio Completo; Primeiro Emprego. OBS: Ter habilidade para trabalho em equipe, disponibilidade de horário, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. Com informações da ACS
Rio inclui adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade na vacinação
Em decisão conjunta com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RJ), a Secretaria estadual de Saúde do Rio de janeiro (SES) publicou hoje (23) deliberação que inclui adolescentes de 12 a 17 anos de idade com deficiência permanente ou comorbidade no grupo prioritário do calendário de vacinação contra covid-19 do estado para a covid-19. A medida inclui também gestantes e puérperas. A ação deve considerar a disponibilidade de vacinas da Pfizer, fornecidas pelo Ministério da Saúde, as únicas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária até o momento. A deliberação determina ainda que os municípios deverão atingir um mínimo de 90% da população acima de 18 anos de idade com a primeira dose das vacinas disponíveis contra a covid-19, empenhando esforços para realizar busca ativa (repescagem) de não vacinados nos grupos que já deveriam estar imunizados, para avançar na faixa etária de adolescentes. Cumprida essa etapa, a vacinação deve então incluir a população em geral de 12 a 17 anos de idade. Estudo da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde avaliou dados epidemiológicos deste ano e verificou que a maior parte das internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças e adolescentes é causada por outros agentes etiológicos que não o Sars-Cov-2. No entanto, entre os óbitos na faixa etária acima de 5 anos, a principal causa é a covid-19. Foram cinco óbitos em crianças de 5 a 9 anos e 45 de adolescentes entre 10 e 19 anos. A faixa etária de 10 a 19 anos evoluiu para óbito com maior frequência, sendo esse o grupo que mais apresenta comorbidade, sendo a obesidade e as doenças neurológicas as mais frequentes. Embora o perfil da curva de óbito das crianças e adolescentes tenha seguido o padrão da população geral, com pico em abril, a faixa etária dos adolescentes manteve um maior número de óbitos em junho (sete óbitos) e julho (seis), quando comparado com janeiro (dois) e fevereiro (um).