Sine Amazonas divulga 68 vagas de emprego para esta quinta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 68 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (16/08). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis 20 VAGAS: FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS Escolaridade: Ensino Médio completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Diferencial cursos de prevenção de perdas ou fiscal de loja. Desejável ter cursos de Operação de Loja e Atendimento ao Público. Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Escolaridade: Ensino Técnico em Segurança do Trabalho completo. Com experiência na função. Residir próximo ao Shopping Manauara. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE ALMOXARIFE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ATENDENTE DE CAFETERIA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em atendimento em serviços de alimentação em geral. Residir próximo aos bairros: Alvorada, Compensa, Lírio do Vale e Santo Agostinho. Desejável cursos de Atendimento ao Cliente e Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: SOLDADOR MIG/MAG Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Ter curso de Solda MIG/MAG. Residir nos bairros: Cidade de Deus, Alfredo Nascimento, Aliança com Deus, Val Paraíso, Nova Cidade, Monte das Oliveiras, Monte Sião, Nossa Senhora de Fátima I e II, Fazendinha, Gustavo Nascimento e Braga Mendes. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: OPERADOR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Residir nos bairros: Cidade de Deus, Alfredo Nascimento, Aliança com Deus, Val Paraíso, Nova Cidade, Monte das Oliveiras, Monte Sião, Nossa Senhora de Fátima I e II, Fazendinha, Gustavo Nascimento e Braga Mendes. Desejável ter cursos de NR 12, 5 ‘S e Segurança no Trabalho. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AJUDANTE DE CAMINHÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SUPERVISOR(A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: OPERADOR(A) DE CAIXA III Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: COORDENADOR(A) DE RESTAURANTES Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 06 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MOTORISTA DE CAMINHÃO BASCULANTE Escolaridade: Ensino Fundamental ou Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH D e Direção Defensiva. Obrigatório ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (RECEPÇÃO) Escolaridade: Ensino Superior cursando ou completo em Administração. Com experiência na função. Residir próximo ao bairro: Centro (Cachoeirinha, Praça 14 de Janeiro, Aparecida e etc.). Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: COZINHEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: LAVADOR DE VEÍCULOS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA IV Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Ter experiência em grelhados. Obrigatório ter curso de manipulação de alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS 01 VAGA: FISCAL DE LOJA – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR(A) DE CAIXA II – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: PROMOTOR(A) DE VENDAS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: ESTOQUISTA III – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para

Fiscalização conjunta acontece no Porto do Demetrio

Na manhã desta quinta-feira (15/08), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizou uma ação de fiscalização conjunta no Porto do Demetrio, em Manaus. A operação teve como foco as embarcações que realizam o transporte hidroviário intermunicipal de passageiros e de cargas, com o objetivo de garantir a conformidade com as normas de segurança e saúde. Durante a operação, foram fiscalizadas embarcações que fazem o transporte de passageiros e cargas entre municípios do Amazonas, verificando a adequação às normas regulatórias. A fiscalização abrangeu aspectos como a manutenção das embarcações, o cumprimento das normas sanitárias e a documentação obrigatória. Segundo o diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, a ação visa assegurar que os usuários do transporte hidroviário intermunicipal tenham uma viagem segura e que os operadores cumpram todas as exigências legais. “Estamos comprometidos em garantir que o serviço de transporte intermunicipal de passageiros e cargas seja prestado com qualidade, segurança e respeito às normas vigentes. Essa fiscalização conjunta reforça nosso compromisso com a segurança dos cidadãos”, destacou. As autoridades ressaltam que operações como essa são essenciais para manter a integridade das atividades de transporte e para proteger a saúde pública. A Arsepam, Antaq e Anvisa reiteram a importância de se manter vigilante quanto ao cumprimento das normas e seguem monitorando as atividades nos Portos da Capital amazonense. FOTO: Herlam Gloria / Arsepam Fonte

Justiça determina convocação de candidatos aprovados em concurso da PM de 2011, para à segunda etapa

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas julgou improcedente recurso interposto pelo Estado do Amazonas no processo 0604014-65.2015.8.04.0001 e determinou a convocação dos candidatos aprovados na primeira fase do concurso de 2011 para a Polícia Militar do Amazonas e classificados no cadastro reserva. A decisão garante que os candidatos, que estavam no cadastro de reserva do certame, sejam convocados para as próximas etapas (Inspeção de Saúde e matrícula no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar), seguindo a ampliação de vagas no quadro da corporação, prevista pela Lei n.º 3.793/2012. Por três votos a dois, os desembargadores do colegiado seguiram o voto divergente apresentado pela desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, que manteve os termos da decisão proferida em 1.º Grau nos autos, pela 4.ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Além de negar o recurso do Estado, o voto da desembargadora também afastou a litigância de má-fé apontada pelo relator, desembargador Paulo Lima. O certame lançado pelo Estado em 2011 ofereceu 2 mil vagas para soldados do quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar do Amazonas. Durante a vigência do concurso, foi publicada a Lei n.º 3.793/2012, elevando de 10 mil para 15 mil o número de policiais da corporação, sendo que deste contingente 8.593 na patente de soldado. No entanto, apesar da existência de vagas excedentes (criadas a partir da nova lei), não houve convocação dos aprovados em cadastro reserva na primeira fase para prosseguirem nas etapas seguintes do concurso (Inspeção de Saúde e Curso de Formação de Soldados). A decisão da Primeira Câmara Cível determina que a Administração do concurso proceda com a convocação dos candidatos aprovados para as fases subsequentes. O julgamento considerou que a não convocação dos candidatos aprovados viola seus direitos e o princípio da razoabilidade, uma vez que havia vagas disponíveis além das inicialmente previstas. Ainda em 1.º Grau, ao apresentar contestação nos autos, o Estado requereu pela total improcedência dos pleitos, sustentando, no mérito, a inexistência de direito subjetivo à convocação por não terem, nenhum dos Requerentes, sido classificados dentro do número de vagas previstas no Edital, figurando apenas no cadastro de reserva e em posições distantes do número limite. O mesmo argumento, de que os autores da ação não possuem direito subjetivo à nomeação, baseou o Recurso de Apelação julgado improcedente pela Primeira Câmara Cível do TJAM. Foto: Divulgação Fonte

Em Manaquiri, Corpo de Bombeiros realiza curso de brigada de incêndio para 50 participantes

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu, na quarta-feira (14/08), o curso de Brigada de Incêndio Florestal em Manaquiri (a 60 quilômetros da capital). Ao todo, 50 moradores do município receberam, de 12 a 14 deste mês, treinamentos de prevenção e combate aos incêndios florestais e de atendimento pré-hospitalar (APH). A capacitação tem como objetivo intensificar o trabalho operacional de combate aos incêndios. Os participantes foram habilitados para atuar na prevenção e combate aos focos de incêndios, manuseio de abafadores, bombas costais, mangueiras d’água, além de procedimentos de primeiros socorros. “A brigada de um determinado lugar, é a primeira resposta ao incêndio. Efetuando o controle enquanto a viatura do Corpo de Bombeiros está em deslocamento até o local da ocorrência, por isso a nossa preocupação em habilitá-los da melhor maneira. Isso também garante a ampliação do trabalho de combate aos incêndios”, enfatizou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Gama. Em Manaquiri, além do curso de brigada, os bombeiros da Operação Aceiro também já realizaram palestras em comunidades rurais do município e um simpósio sobre os combates às queimadas para aproximadamente 60 agentes de saúde. Operação Aceiro 2024 No mês de junho deste ano, o Governo do Amazonas lançou, de forma antecipada, a Operação Aceiro 2024, intensificando o trabalho operacional com envio de viaturas, efetivo e equipamentos aos municípios do sul do Amazonas e da região metropolitana de Manaus com maiores índices de incêndio. Na missão, os bombeiros também realizam o trabalho de conscientização da população, por meio de palestras de combate a incêndio para os comunitários, além da formação de equipes de brigadas de incêndio florestal. FOTO: Divulgação/CBMAM Fonte

UGPE inicia obra de construção da ponte sobre o Igarapé do Quarenta, reduzindo riscos de alagações para as famílias

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas dará início, nesta quinta-feira (15/08), à construção da ponte sobre o Igarapé do Quarenta, na Avenida Autaz Mirim, zona leste, como parte das obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin)+. A ponte vai substituir uma antiga galeria que existia no local, reduzindo os riscos de alagações para as famílias da Comunidade da Sharp, que residem na área. Em razão da obra, o trânsito na avenida Autaz Mirim foi desviado temporariamente. O desvio, no sentido da rotatória do Armando Mendes em direção à Bola do São José, não afetará o fluxo de veículos, pois contará com três faixas de rolamento, mantendo o mesmo número de faixas existentes na Avenida Autaz Mirim. Já no sentido contrário, para quem se desloca da Bola do São José em direção à rotatória do Armando Mendes, a pista permanecerá inalterada. De acordo com o secretário UGPE, Marcellus Campêlo, sob a ponte será criado um canal de macrodrenagem, ampliando a seção de escoamento do igarapé, de 5 para 14 metros, eliminando um dos pontos de alagamento que afetam a Comunidade da Sharp. A obra da ponte está iniciando com a perfuração e concretagem das estacas de fundação. Segundo Marcellus Campêlo, o desvio de tráfego foi planejado para manter a fluidez do trânsito, durante a execução das obras. A interdição, afirma, trará benefícios para a comunidade. “Colocamos sinalização no local, para dar ainda mais segurança aos veículos. A previsão é que, na quinta-feira (15/08), comecem a ser cravadas as estacas para a ponte de concreto. Essa obra beneficiará os moradores da área, principalmente no período de fortes chuvas, diminuindo os riscos de alagação”, afirmou. Com o avanço de outras frentes de obras no local, já é possível perceber uma redução nas alagações naquela área, evidenciando os resultados das intervenções do programa, que está trabalhando para melhorar o escoamento das águas do Igarapé do Quarenta, disse ele. A obra do Prosamin+, que está sendo feita neste trecho, chamado de platô da Sharp, inclui ainda a construção recém iniciada de um conjunto habitacional com 176 apartamentos. Em toda a Comunidade da Sharp, serão erguidos 616 apartamentos, distribuídos em 77 blocos. O subcoordenador de Engenharia da UGPE, João Benaion, destacou que foram feitos 4.022 metros de rede coletora de esgoto, cerca de 556 ligações domiciliares. Na área também foi implantado um viveiro, onde foram produzidas mais de 10 mil mudas de árvores para o reflorestamento que será feito nas áreas de intervenção. Também será construído um Centro de Reservação e Distribuição de Água (CRD-01) e uma Estação Elevatória de Esgoto. FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE Fonte

Operação Aceiro: Corpo de Bombeiros combate incêndio em área de vegetação no município de Boca do Acre

As equipes da Operação Aceiro combateram, na noite da quarta-feira (14/08), um incêndio em área de vegetação no município de Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros da capital). A missão, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), está em andamento, desde o mês de junho, no sul do estado e na região metropolitana de Manaus. O acionamento para a ocorrência foi por volta das 19h30, e imediatamente as equipes de militares foram até o local e iniciaram o combate às chamas. “A ação dos nossos bombeiros foi imediata. O local é uma área de loteamento, próximo de residências e esse trabalho rápido das equipes da Operação Aceiro impediu que as chamas chegassem próximo das casas. Boca do Acre é um dos municípios do sul do estado, onde temos atuado diariamente em ocorrências de incêndios”, relatou coronel Reinaldo Menezes, subcomandante-geral do CBMAM. No combate ao incêndio, foram usados sopradores, bombas costais, abafadores e 400 litros de água. Desde o dia 3 de junho, a Operação Aceiro já combateu mais de 7 mil focos de incêndio no interior do Amazonas. FOTOS: Divulgação/CBMAM Fonte

MPF no Amazonas prorroga até 19 de agosto as inscrições para vaga de assessor jurídico

Até 19 de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas recebe inscrições para o processo seletivo simplificado referente ao cargo em comissão de Assessor Nível IV (CC-4) para atuar no 16º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas (PR/AM). O prazo foi prorrogado por meio do Edital n° 2, de 12 de agosto de 2024. Além disso, o edital também anuncia a possibilidade de trabalho à distância. Assim, caso o candidato selecionado resida fora de Manaus, será submetida solicitação à Procuradoria-Geral da República (PGR) para a realização, no interesse da administração, de tal modalidade de trabalho. Os interessados devem possuir diploma de curso superior em nível de graduação em Direito, devidamente registrado no Ministério da Educação. As inscrições devem ser realizadas mediante apresentação de currículo contendo dados de identificação, formação escolar, títulos, cursos e experiências profissionais, além de documentos comprobatórios que atestem a veracidade das informações. A entrega da documentação deverá ser efetuada por meio do formulário disponibilizado pelo órgão. O candidato selecionado terá uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, no horário de funcionamento do MPF. A remuneração para o cargo é de R$ 10.355,92, acrescida das vantagens e benefícios previstos na Lei nº 14.524, de 09 de janeiro de 2023. Confira os links do processo: Formulário de inscrição Aditamento do edital Edital de seleção  Foto: Reprodução Fonte

MPF solicita à Justiça Federal apreciação urgente de pedido contra exploração de potássio em Autazes

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou à 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas pedido para que seja apreciada com urgência – tutela antecipada – ação contra a empresa Potássio do Brasil. O processo busca suspender atividades que, segundo o MPF, estão colocando em risco as comunidades indígenas da região de Autazes, município localizado a 113 quilômetros de Manaus. A ação destaca que, apesar de a empresa alegar que as terras afetadas foram adquiridas, o processo de “compra” foi marcado por coação e ameaças contra os indígenas que lutam por direitos territoriais, além de não considerar adequadamente o uso tradicional dessas áreas pelas comunidades locais. O MPF alerta que a continuidade dessas atividades, sem a devida consulta e respeito aos direitos indígenas, tem agravado os conflitos e causam danos muitas vezes irreparáveis. O MPF pede que o licenciamento e as atividades da Potássio do Brasil sejam suspensas imediatamente para evitar maiores danos ao meio ambiente e às comunidades indígenas, reiterando a necessidade de uma decisão rápida por parte da Justiça. Perfurações A ação cita reportagem publicada na imprensa, em 24 de julho, na qual a Potássio do Brasil admite a “compra” de território indígena e a execução de intervenções na localidade, como perfuração de poços de água e supressão vegetal. Em determinado trecho da reportagem, o CEO da empresa deslegitima a existência de áreas de floresta no local, como se os atos praticados consistissem apenas em limpeza de terreno. No entanto, conforme visualizado durante inspeção judicial em 2022, realizada pelo MPF e pela Justiça, nessa região há várias áreas de uso tradicional, com florestas, animais e afins. A mineradora também anuncia que irá perfurar os poços com quase 1.000 metros de profundidade nos próximos três meses e, nos termos do texto, com a criação de “enormes câmaras subterrâneas”. A ação recorda que os poços ficam justamente na área de uso tradicional da comunidade indígena Soares, muito próximo da área de moradia dos indígenas. “Os referidos atos já configuram danos socioambientais ao território e, além disso, criam um cenário de pressão econômica para a continuação das atividades. Quanto antes se interromperem as atividades ilegais, menores os custos para todas as partes envolvidas”, diz trecho da ação. Também foram relatadas novas ameaças contra os indígenas que defendem seus territórios tradicionais e são contrários às violações da empresa Potássio na região. Foto: Reprodução/G1-AM Fonte

Ministério Público intensifica fiscalização contra queimadas em Boa Vista do Ramos

No Dia de Combate à Poluição (14 de agosto), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Boa Vista do Ramos, instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar as ações preventivas e repressivas contra incêndios e queimadas ilegais no município, bem como monitorar a qualidade do ar. A medida surge em um momento crítico, marcado por altos índices de queimadas no Amazonas, que ameaçam a qualidade de vida das populações locais e a preservação do meio ambiente. O procedimento, assinado pela promotora de Justiça Anne Caroline Amaral de Lima, estabelece uma série de medidas para garantir que os órgãos competentes estejam devidamente preparados para enfrentar o aumento das queimadas durante o período de estiagem em 2024. Entre as ações determinadas, destacam-se o envio de ofícios requisitando informações à 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Parintins, vinculada à Boa Vista do Ramos, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sobre os planos de combate às queimadas. Adicionalmente, foi solicitada a colaboração do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a promoção de campanhas de conscientização nas escolas e em associações comunitárias de Boa Vista do Ramos. O monitoramento da qualidade do ar, um aspecto fundamental para a saúde pública, especialmente em áreas afetadas por fumaça, também é foco do procedimento. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi acionada para avaliar a possibilidade de formar um grupo de trabalho específico voltado para a condução de estudos sobre a qualidade do ar na região. Segundo a promotora de Justiça Anne Caroline Amaral de Lima, neste Dia de Combate à Poluição, é necessário fiscalizar rigorosamente e monitorar medidas que garantam o bem-estar da população. “É nosso trabalho assegurar que as ações estejam em conformidade com as normas ambientais e que sejam efetivas na mitigação de danos ao meio ambiente e na preservação da saúde pública. As queimadas ilegais, além de causarem graves prejuízos ao meio ambiente, impactam diretamente a qualidade do ar e, por consequência, a saúde”, alertou a promotora titular do município de Boa Vista do Ramos. Foto: Mauro Neto/Secom Fonte

Wilson Lima anuncia ampliação do efetivo para combate às queimadas no sul do Amazonas

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (14/08), medidas para reforçar o trabalho do Governo do Estado no combate às queimadas no Sul do Amazonas. Entre as ações apresentadas está o aumento no valor das diárias para as equipes que estão em campo, o envio de mais 200 homens do Corpo de Bombeiros e a contratação imediata de 85 brigadistas pelo Governo do Estado. “Com o incremento de mais 200 alunos soldados e mais 85 brigadistas de imediato, vamos chegar a pelo menos 650 homens [em campo]. A nossa ideia é fazer com que no período mais complicado da estiagem, nós tenhamos mais ou menos mil homens atuando nesses municípios que representam situações mais complicadas do ponto de vista das queimadas”, afirmou o governador Wilson Lima. Os 200 alunos soldados que passam a compor em até 15 dias as equipes que estão atuando no interior, fazem parte dos aprovados no último concurso público para as forças de Segurança, realizado em 2022. O grupo está em fase de conclusão do curso de formação e vai se somar aos 410 agentes que já estão na região Sul do Amazonas pela Operação Aceiro. A ação envolve homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas municipais e Força Nacional. “O governador tem nos fortalecido com viaturas e equipamentos. Esse ano recebemos Auto Bomba Tanque, caminhão com 5 mil litros d’água, mangueiras, materiais de combate a incêndio. Todo esse suporte é necessário para o efetivo ir a campo e fazer o seu trabalho de maneira adequada e técnica”, acrescentou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas. Já os 85 brigadistas contratados, que começam a atuar na próxima semana, vão atender prioritariamente os municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Em setembro, o contingente será ampliado com mais 68 brigadistas, para atender também os municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 homens que vão dar suporte aos bombeiros. A contratação dos primeiros 85 profissionais pelo Governo do Amazonas será adiantada com recursos do tesouro estadual, no valor de R$ 1 milhão, por meio de um contrato entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). O grupo, que recebeu capacitação do Corpo de Bombeiros no mês de junho, é composto por residentes do próprio município e faz parte de projeto apresentado pelo Governo do Amazonas no final de 2023 ao Banco de Desenvolvimento KfW, que será o financiador da iniciativa. Aumento das diárias Para ampliar o trabalho que o efetivo composto por servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o governador Wilson Lima também anunciou o aumento das diárias desses servidores. O aumento médio será de 55%, e com isso as diárias ficarão entre R$ 186 e R$ 282, de acordo com a função de cada servidor. O governador esteve no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, acompanhando o trabalho de fiscalização ambiental dos órgãos estaduais. O espaço realiza monitoramento por meio de imagens de satélite de meia e alta resolução, utilizando dados geoespaciais. Assim, a partir o CMAAP, os órgãos ambientais podem realizar as autuações e fiscalizações de crimes ambientais. De junho a agosto, o Corpo de Bombeiros combateu mais de 7,5 mil focos de incêndio no estado, com incidência maior no sul do Amazonas e Região Metropolitana. Desde o início da Operação Tamoiotatá, no final do mês de abril, até o agora, foram embargados mais de 15 mil hectares de áreas e mais de R$ 80 milhões em multas aplicas por crimes ambientais. No mesmo período, foram registradas 150 prisões e detenções por ilícitos ambientais. “O Governo do Estado se antecipou e realizou uma série de conversas com entidades federais. Nós atuamos agindo, inicialmente, através de monitoramento remoto, fazendo embargos. Nós aplicamos quase R$ 80 milhões em multas e estamos atuando em parceria com a polícia para fazer as detenções e prisões”, destacou o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente. Ações de combate às queimadas Janeiro 02/01 – Corpo de Bombeiros dá início a formação dos alunos soldados 03/01 – Governo do Estado entrega para o Corpo de Bombeiros viaturas Auto Bombas Tanques, picapes, drones e outros equipamentos 25/01 – Órgãos estaduais e federais se reúnem para discutir novas ações contra desmatamento e queimadas Março 27/03 – Ipaam inicia ações de prevenção a queimadas e desmatamento no interior do estado Abril 03/04 – Governador Wilson Lima se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin e apresenta pedido de apoio para combate a queimadas e outros crimes ambientais 03/04 – Governador Wilson Lima se reúne com representante do Meio Ambiente e apresenta pedido de apoio para enfrentamento da estiagem 09/04 – Sema realiza ações de prevenção às queimadas e desmatamento ilegal no interior do estado 30/04 – Início das atividades da Operação Tamoiotatá 2024, com envio de efetivo para prevenção e combate aos crimes ambientais no sul do estado Maio 02/05 – Entrega de novas viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros 06/05 – Reunião com secretários para alinhar ações de enfrentamento da estiagem e combate a incêndios 08/05 – Reunião com Ministro da Justiça para alinhamento da ação preventiva com locação de aeronave de combate a incêndios 20/05 – Reabertura da Sala de Situação do Corpo de Bombeiros, com novos painéis e sistemas de monitoramento Junho 03/06 – Início da Operação Aceiro, com envio de equipamentos, veículos e efetivo para 12 municípios do Sul do estado e Região Metropolitana de Manaus 03/06 – Lançamento da Operação Céu Limpo, do Corpo de Bombeiros, em Manaus 03/06 – Lançamento do aplicativo InFire, para ampliar o monitoramento de focos de queimada no estado 03/06 – Entrega de novas viaturas Auto Bombas Tanques, materiais e equipamentos para o Corpo de Bombeiros 05/06 – Entrega de sensores de monitoramento da qualidade do ar para 10 municípios 17/06 – Governador Wilson Lima, em reunião com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, volta a solicitar

Justiça julga ação que solicita instalação de mesa de negociação para discutir reajuste de servidores

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) pautou para julgar, na próxima terça-feira (20/8), uma ação pela qual a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) solicita que o Governo do Amazonas seja obrigado a instalar um conselho de política de administração e remuneração de pessoal com representantes dos servidores públicos de todas as secretarias estaduais e dos sindicatos das categorias do funcionalismo público para discutir, entre outras coisas, o reajuste salarial anual. Na prática, trata-se de mesa de negociação, prevista na Constituição do Amazonas. A ação, um mandado de injunção coletivo, foi ingressada em 2023 pela Defensoria Pública Especializada em Atendimento a Interesses Coletivos (DEPEIC) após servidores públicos estaduais de diversas secretarias informarem a ausência de reajustes há um longo período. Atualmente, apenas algumas categorias com maior número de servidores, como Educação e Saúde, têm poder de negociação com o governo para tratar sobre reajustes, uma vez que podem exercer pressão por meio do direito constitucional de greve. “A Defensoria Pública foi procurada por diversas categorias ao longo de anos, em especial ano passado. Como não se pode entrar com uma ação civil pública para discutir isso, substituindo a vontade da administração, há uma observação que a Constituição Estadual garante que é a necessidade de mesa de negociação para que essas condições remuneratórias sejam discutidas por todas as categorias em representação igualitária. Isso até hoje não foi implementado, razão pela qual foi proposto um mandado de injunção ano passado”, explicou o defensor público Carlos Almeida Filho, coordenador da DEPEIC. O processo está sob a relatoria do desembargador Jorge Lins e será julgado pelo Pleno do TJAM. O Estado do Amazonas, por meio da Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM) se manifestou pela “denegação” do mandado de injunção, ou seja, contrário à instalação da mesa. “É muito interessante que as representações associativas ou sindicais tomem conhecimento a respeito desse julgamento, porque isso implica em reflexo para todas as demais categorias”, alertou o defensor público. Foto: Reprodução Fonte

Idam abre inscrições para o ‘Dia de Campo da Castanha’

Com objetivo de promover a cadeia produtiva da castanha do Brasil no estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, no dia 30 de agosto, o “Dia de Campo da Castanha”. As inscrições para o evento já estão abertas para produtores rurais, técnicos, estudantes e demais interessados, por meio do link https://bitlybr.com/ZkK. São esperados 100 participantes para a atividade, que será realizada na Fazenda Aruanã, localizada no Km 213, da rodovia AM-010, em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital). “A atividade tem o intuito de difundir tecnologias e conhecimentos para a produção de mudas, plantio, produção de madeira, produção de frutos e serviços ambientais através do plantio de castanheiras no estado do Amazonas”, explica o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef/Idam), Luiz Rocha. O Dia de Campo é uma realização do Idam, em parceria com a Fazenda Aruanã, o Instituto Excelsa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Prefeitura de Itacoatiara e Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea). No local, serão montadas quatro estações, nas quais serão abordados os temas: projeto Excelsa e a Regularização Ambiental; banco de sementes, quebra de dormência e preparo do substrato; preparo de substrato, germinação, poda e repicagem; e tecnologias voltadas para plantio com foco em produção madeireira. FOTO: Marfram Vieira/Idam Fonte

Senai abre inscrições para cursos gratuitos em Manaus

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está com inscrições abertas para oito cursos gratuitos em Manaus. As vagas são para a Escola Waldemiro Lustoza, localizada na Avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona Sul da capital amazonense. As oportunidades são para profissionais com Ensino Fundamental e Médio, com idades entre 16 e 18 anos. Os interessados devem se matricular presencialmente no SENAI Escola Waldemiro Lustoza. O local oferece atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Para efetuar a matrícula nos cursos, o SENAI informa que é necessário apresentar a cópia do RG, Comprovante de Residência e Escolaridade. Caso o interessado seja menor de idade, deve comparecer acompanhado de responsável. O Senai Waldemiro Lustoza disponibiliza o contato: (92) 93182-9975, para esclarecimento de dúvidas. Cursos disponíveis: – Metrologia Aplicada a Mecânica; – Informática Básica; – Introdução a Soldagem; – Métodos quantitativos aplicados à Mecânica; – Operador de Maçarico no Processo de Oxicorte; – Torneamento Convencional: – Desenhista Mecânico – Solid Edge; Foto: Divulgação Senai        

Sine Amazonas divulga 61 vagas de emprego para esta quinta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 61 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (15/08). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis 20 VAGAS: FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS Escolaridade: Ensino Médio completo. Primeiro Empregoou com experiência na função. Diferencial cursos de prevenção de perdas ou fiscal de loja. Desejável ter cursos de Operação de Loja e Atendimento ao Público. Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: VENDEDOR(A) Escolaridade: Ensino Médio completo. Primeiro Empregoou com experiência na função. Desejável ter cursos de Informática Básica e Atendimento ao Público. Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SUPERVISOR(A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: OPERADOR(A) DE CAIXA III Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: COORDENADOR(A) DE RESTAURANTES Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 06 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MOTORISTA DE CAMINHÃO BASCULANTE Escolaridade: Ensino Fundamental ou Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH D e Direção Defensiva. Obrigatório ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (RECEPÇÃO) Escolaridade: Ensino Superior cursando ou completo em Administração. Com experiência na função. Residir próximo ao bairro: Centro (Cachoeirinha, Praça 14 de Janeiro, Aparecida e etc.). Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: COZINHEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: LAVADOR DE VEÍCULOS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA IV Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Ter experiência em grelhados. Obrigatório ter curso de manipulação de alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS 01 VAGA: FISCAL DE LOJA – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR(A) DE CAIXA II – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: PROMOTOR(A) DE VENDAS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: ESTOQUISTA III – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 04 VAGAS: ESTOQUISTA I – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Médio cursando ou completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 04 VAGAS: OPERADOR(A) DE CAIXA – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Médio cursando ou completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 02 VAGAS: RECEPCIONISTA – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. FOTO: Divulgação/Setemp Fonte

Ipaam Itinerante: Órgão inicia mutirão de atendimentos na Região Metropolitana de Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou nesta terça-feira (13/08) as ações do Ipaam Itinerante que atenderão municípios da Região Metropolitana de Manaus até dezembro deste ano. O objetivo é levar àqueles que não podem se deslocar até a sede do órgão, na capital amazonense, atendimentos protocolares, consultas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como acessar o Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), balcão tira-dúvidas, entre outros serviços. Além de palestras educativas sobre prevenção de queimadas. Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) é o primeiro município a receber o projeto. Os atendimentos estão acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra), de 13 a 16 de agosto, das 8h30 às 17h. O mutirão tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra) de Autazes. O Ipaam disponibilizou sete técnicos ambientais aptos a auxiliarem os cidadãos com dúvidas ou necessidade de serviços referentes às atividades licenciadas pelo Instituto. De acordo com o Ipaam, os moradores buscam, sobretudo, informações sobre sobreposição de CAR, protocolo e abertura de empresas que necessitam de licenciamento de atividade. Para a coordenadora da ação em Autazes, a assessora técnica do Ipaam Maria do Carmo Neves, é muito importante que o Ipaam esteja presente nos municípios para estar mais perto do pequeno produtor rural, desburocratizando o licenciamento e instruindo sobre os pré-requisitos, além dos demais serviços oferecidos pelo órgão. “O objetivo do Ipaam Itinerante é levar é desburocratizar o licenciamento ambiental, esclarecer sobre as vantagens de ter o licenciamento e como obter um documento que comprova a não necessidade de licenciamento. Além de esclarecer dúvidas sobre o CAR, sobre supressão vegetal, fabricação de carvão, como evitar queimadas, entre outros”, esclareceu a assessora técnica. Para o produtor José Oswaldo, que buscou o atendimento do Ipaam em Autazes, o mutirão esclareceu suas dúvidas e o direcionou sobre o que fazer quanto o seu impasse relacionado às suas terras. “A vinda de vocês é o melhor para o município, porque nós que estamos no campo buscamos o melhor para a nossa população da agricultura e eu vim buscar as informações para levar para o meu pessoal da comunidade, mostrar que o governo o estado está trabalhando e que o Ipaam desenvolve um trabalho que demonstra que tem o interesse que a agricultura funcione”, afirmou o produtor rural. Ipaam Itinerante O mutirão de atendimentos do Ipaam Itinerante vai percorrer sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, levando serviços protocolares e sanando dúvidas de quem precisa se deslocar para resolver pendências de licenciamento ambiental. Além de, também, serem realizadas palestras sobre prevenção de queimadas. Dentre os municípios que receberão as ações estão: Autazes (13 a 16 de agosto / 18 a 22 de novembro), Presidente Figueiredo (26 a 30 de agosto), Itacoatiara (09 a 13 de setembro / 02 a 06 de novembro), Rio Preto da Eva (23 a 27 de setembro), Careiro Castanho (14 a 18 de outubro) e Manacapuru (26 a 1º de novembro). FOTO: Divulgação/Ipaam Fonte