Governador Wilson Lima destina R$ 3,4 milhões para subvenções de produtores rurais do Amazonas

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (07/08), os editais para o pagamento de subvenções econômicas da borracha, juta e malva, pirarucu e piaçava. Neste ano, o Governo do Amazonas vai destinar mais de R$ 3,4 milhões em recursos para as cadeias produtivas. Na ocasião, produtores rurais também receberam itens para incentivo de atividades agrícolas na área do ramal do Pau Rosa, quilômetro 21 da BR-174, na zona rural da capital. “Eu acredito muito na atividade que é desenvolvida na zona rural. Eu acredito muito no setor primário, porque o nosso povo tem vocação para o setor primário e ele é uma das poucas atividades em que toda a família está envolvida, independentemente da profissão do restante dos familiares”, disse o governador Wilson Lima. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), o recurso será dividido para cada subvenção, conforme a necessidade. Juticultores, produtores de malva, manejadores de pirarucu, extrativistas da borracha e piaçabeiros devidamente legalizados poderão se credenciar nos editais de chamamento público pelo site da do órgão (www.ads.am.gov.br). “Este edital já está disponível no site da ADS e fica aberto por 30 dias. É uma ação que beneficia muitos produtores, manejadores e extrativistas. Eles recebem o benefício do Estado em cima do quilo comercializado”, explicou a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa. Em Manaus, o credenciamento poderá ser realizado de forma presencial na sede da ADS, localizada na avenida Carlos Drummond de Andrade, bairro Japiim, zona sul da capital. No interior, as habilitações poderão ser realizadas nas unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O Governo do Estado também vai disponibilizar o credenciamento na forma digital, via e-mail, pelos endereços: borracha.ads@gmail.com, jutaemalva.ads@gmail.com,piaçava.ads@gmail.com e  pirarucu.ads@gmail.com. Pagamento Em 2023, o Governo do Amazonas realizou, pela primeira vez, o pagamento simultâneo das subvenções econômicas da juta e malva, borracha, piaçava e pirarucu. Ao todo, foram destinados cerca de R$ 3,9 milhões em recursos, beneficiando 21 municípios e alcançando mais de 3 mil pessoas entre juticultores, extrativistas e manejadores de pirarucu. Entregas Incentivando a agricultura familiar, o governador Wilson Lima acompanhou a entrega de itens agrícolas para produtores rurais da área do ramal do Pau Rosa por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). No local, foram repassados 30 mil alevinos e 4,8 mil mudas de café e citros (laranja e limão). O investimento é na ordem de R$ 66 mil e atenderá 160 produtores rurais. Piscicultor há 15 anos, Luciano Marques foi um dos produtores beneficiados com os alevinos de tambaqui ofertados pela Sepror.  “Há bastante tempo eu venho recebendo ajuda com os alevinos. É uma felicidade de sempre estar sendo contemplado com as coisas que o governo vem oferecendo para os produtores. Isso é importante porque aqui a gente trabalha com a produção de alimentos para sustentar a nossa família”, pontuou o piscicultor. A entrega de materiais incluiu, ainda, cinco kits de casa de farinha, beneficiando quatro associações: Associação dos Agricultores Rurais Cinturão Verde; Associação Agro Comunitária dos Moradores do Ramal do Pau-Rosa; Associação dos Moradores da Comunidade São Sebastião; e Associação dos Assentados Moradores e Trabalhadores na Agricultura Familiar do Ramal São José do PA Tarumã Mirim. O recurso destinado para os kits da casa de farinha é na ordem de R$ 7,6 mil. Cada kit é composto por um cevador com motor, motobomba, prensa, balança e tachos. O Governo do Amazonas, por meio do Idam, também entregou 56 documentos para produtores rurais do ramal do Pau Rosa. Entre os registros emitidos estão 34 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 22 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), documentos indispensáveis para o exercício das atividades do setor primário. FOTO: Alex Pazuello/Secom Fonte

Embarcação da marinha pega fogo no Rio Solimões

Uma embarcação da Marinha do Brasil pegou fogo no início da tarde desta quarta-feira (7/8), no interior do Amazonas. Não há registro de vítimas até o momento. O incêndio foi registrado por passageiros de uma lancha comercial que passou pelo local. Segundo testemunhas, a embarcação está em um trecho do Rio Solimões localizado entre os municípios de Amaturá e São Paulo de Olivença. Este é o quarto acidente com embarcações no Amazonas em um período de 11 dias. Foi solicitado uma nota do Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, questionando mais detalhes sobre o incidente, mas até o momento, não obtivemos retorno. *Com informações do Portal G1 AM Imagens: Reprodução/Redes Sociais Fonte

Marinha se pronuncia sobre incêndio em embarcação no Amazonas

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 9º Distrito Naval, informa que, na tarde de hoje (7/8), o Navio da Armada Nacional da Colômbia (ARC) “IAGARAPARANA” (603), que encontrava-se navegando no rio Solimões, próximo à cidade de São Paulo de Olivença, em trânsito regular entre o rio Içá e a cidade de Letícia (COL), teve um incêndio a bordo. O fogo foi extinto pela tripulação do navio. Não houve vítimas ou desaparecidos. A MB deslocou o Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” e o Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”, bem como a Agência Escola Flutuante “Mutirum III”, da Capitania dos Portos de Tabatinga, para a posição do acidente, onde prestarão apoio necessário à Tripulação e ao navio da ARC. Uma embarcação do Exército Brasileiro e embarcações locais que trafegavam próximas ao acidente também prestaram apoio. Este é o quarto acidente com embarcações no Amazonas em um período de 11 dias. Imagens: Reprodução/Redes Sociais Fonte

Idam regulariza 36 produtores rurais indígenas em São Gabriel da Cachoeira 

Trinta e seis produtores rurais indígenas das etnias Baré, Baniwa e Tukano foram beneficiados com a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A campanha itinerante de regularização foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e alcançou seis comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital).  Foram atendidos, entre 31 de julho e 5 de agosto, produtores indígenas que atuam nas comunidades São Francisco, Tabocal, Yabe, Novo Horizonte, São Gabriel Mirim e Juriti.  A partir da regularização, os trabalhadores estão aptos a participar de chamadas públicas de fomento ao setor primário em níveis municipal, estadual e federal, além de acesso ao crédito rural, o que exige documentação em dia.  O engenheiro agrônomo do Idam, Roney Macedo, destacou que as chamadas públicas têm sido uma grande fonte de renda e de melhoria na vida do produtor indígena. Ele reforçou, ainda, que as famílias produzem nas comunidades e, por meio das políticas públicas, poderão comercializar produtos na região, não tendo a necessidade de deslocamento. “Cada vez mais o Idam tem conseguido fazer com que os produtores acessem mais políticas públicas, por causa dessas ações de regularização. Dessa vez, conseguimos englobar seis comunidades indígenas de várias etnias para que o público ficasse em dia com as documentações e acesse os editais”, disse Macedo. A regularização itinerante é resultado de ação integrada entre o Idam e a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).  Foto: Divulgação/Idam Fonte

Governador Wilson Lima vistoria avanço das obras no Ramal do Pau Rosa, na zona rural de Manaus

O governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou nesta quarta-feira (07/08) uma vistoria nas obras de recuperação do ramal do Pau Rosa, situado no quilômetro 21 da BR-174. A visita teve como objetivo acompanhar de perto o progresso dos trabalhos, que estão sendo executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Segundo o governador, a obra será importante para o desenvolvimento econômico e social da região.  “As máquinas estão entrando. Nós estamos trabalhando no alargamento, terraplanagem e fazendo a sub-base para que possamos colocar o pavimento e, posteriormente, o asfalto. Isso será importante porque vai representar maior segurança para o condutor que trafegar por aqui”, destacou o governador. As obras, iniciadas em julho, pelo Governo do Amazonas, contam com três frentes de trabalho que incluem supressão vegetal, terraplanagem e construção da sub-base. A expectativa é atingir 50% de execução até dezembro deste ano, com 14 quilômetros asfaltados no processo de recuperação e ampliação. O investimento é de R$ 70 milhões com mais de 900 empregos gerados de forma direta e indireta. As melhorias resultarão em uma pista com 7 metros de largura e acostamento de 1 metro. O serviço também deve incluir pavimentação com concreto asfáltico de 5 cm de espessura, drenagem superficial e profunda, além de sinalização ao longo dos 30 quilômetros do ramal. Além das melhorias estruturais, a recuperação do ramal tem um impacto direto na vida dos moradores da região. O líder comunitário, Claudionor Siqueira, enfatizou a importância da obra para as famílias que moram nas comunidades adjacentes. “Nenhuma comunidade, nenhum estado, nenhum país se desenvolve se não tiver logística. Então a questão da estrada é de fundamental importância para nós. E com essa pavimentação, que está sendo de excelência, isso vai alavancar bastante o nosso desenvolvimento”, destacou Claudionor. Produção O ramal do Pau Rosa abrange 20 subvicinais ao longo de sua extensão, e cerca de 550 famílias vivem nas proximidades, entre produtores rurais e residentes. A região é conhecida pela produção de hortaliças e frutas, além de atividades como extração de madeira, artesanato, pecuária de pequeno porte e piscicultura. A obra no ramal deve trazer melhores condições para o escoamento da produção. Outro ramal que terá as obras retomadas é o ramal da Cooperativa, localizado no quilômetro 14 do ramal do Pau Rosa. O investimento previsto para a pavimentação desse ramal é de R$ 77,5 milhões, beneficiando mais 450 famílias que residem no entorno. Investimento em ramais Desde 2019, a gestão do governador Wilson Lima já concluiu 34 ramais, totalizando 219 quilômetros, com investimento no valor de R$ 280,7 milhões. Outras 25 obras estão em andamento, totalizando 297 quilômetros de vias, com investimento no valor de R$ 552 milhões. FOTO: Alex Pazuello/Secom Fonte

Sine Amazonas divulga 136 vagas de emprego para esta quinta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 136 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (08/08). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 01 VAGA: COSTUREIRO (A) Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 06 VAGAS: AJUDANTE DE OBRAS Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Primeiro Emprego. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS III Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função em limpeza e conservação de ambientes em geral. Residir nos Bairros: Cidade Nova, Novo Israel, Colônia Terra Nova, Tarumã, Santa Etelvina, Campos Sales e nas mediações da avenida Torquato Tapajós. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE LOGÍSTICA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função e/ou ajudante de carga e descarga, repositor de mercadorias ou auxiliar de almoxarifado. Ter conhecimento em atividades de movimentação de produtos e materiais em geral. Residir nos Bairros: Cidade Nova, Novo Israel, Colônia Terra Nova, Tarumã, Santa Etelvina, Campos Sales e nas mediações da avenida Torquato Tapajós. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: GARÇOM III Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Residir nas proximidades do Bairro Tarumã. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADORA DE CAIXA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Residir nas proximidades do Bairro Tarumã. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA III Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Residir nas proximidades dos Bairros: Alvorada, Lírio do Vale, Ponta Negra, Nova Esperança, Compensa. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA IV Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Ter experiência em grelhados. Obrigatório ter curso de manipulação de alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR DE MUNCK Escolaridade: Ensino Médio Cursando. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos de NR 11, direção defensiva e cargas indivisíveis. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: GARÇOM II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Residir nas proximidades dos Bairros: Alvorada, Lírio do Vale, Ponta Negra, Nova Esperança, Compensa. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE FINANCEIRO Escolaridade: Ensino Superior em Ciências Contábeis completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO INDUSTRIAL Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior em Automação completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Eletrônica ou Manutenção de Máquinas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MOTORISTA DE CAMINHÃO II – CAT. D Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH D. Residir nas proximidades do bairroDistrito Industrial II. Desejável ter curso de Direção Defensiva e MOPP. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SALADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável Curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHURRASQUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA I Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 12 VAGAS: MOTORISTA DE CAMINHÃO – CAT. D Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH D. Desejável ter curso de Direção Defensiva. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Escolaridade: Ensino Médio cursando ou completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Residir próximos aos Bairros: ALVORADA, AUGUSTO MONTENEGRO, COMPENSA, GLÓRIA, LÍRIO DO VALE, NOVA ESPERANÇA, PAZ, REDENÇÃO, SANTO AGOSTINHO, SÃO RAIMUNDO, SANTO ANTÔNIO, TARUMÃ. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA II Escolaridade: Ensino Médio cursando ou completo. Com experiência na função e/ou em Cozinha Industrial. Desejável ter cursos na área. Residir próximos aos Bairros: ALVORADA, AUGUSTO MONTENEGRO, COMPENSA, GLÓRIA, LÍRIO DO VALE, NOVA ESPERANÇA,

Procon-AM e MP assinam acordo de cooperação para otimizar o fluxo de informações entre os órgãos

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), e o Ministério Público do Amazonas (MPAM) assinaram na manhã desta quarta-feira (07/08), o Acordo de Cooperação Técnica que visa otimizar o fluxo de encaminhamento de informações do órgão do poder executivo estadual ao órgão executivo ministerial e dar celeridade a eficiência da atuação de ambos os órgãos. A reunião aconteceu na sede do MPAM, bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus. A assinatura contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues, da Titular da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Prodecon), Sheyla Andrade e da procuradora de Justiça do MPAM, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira. De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o acordo entre as instituições públicas é de suma importância para celeridade de processos administrativos. “Esse acordo traz uma formalização de um fluxo de envio de demandas. Esse fluxo é importante porque ganhamos força do ministério público, que tem uma competência diferente do Procon-AM. Ele pleiteia direito em juízo, enquanto o Procon-AM em forma administrativo e essa composição de instituições que lutam pela defesa do consumidor é fundamental para se atingir um objetivo”, destacou. Com este acordo, compete, especificamente, ao Procon-AM, enviar os processos administrativos do órgão que vislumbre lesão aos direitos coletivos ou individuais dos consumidores. Já o MP-AM enviará termos de ajustamento de conduta firmados por seus membros, bem como informativo das ações coletivas de consumo em que haja decisão favorável ao MPAM. Conforme a Promotora de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Prodecon), Sheyla Andrade, o acordo irá dar mais transparência para os processos de fiscalização, autuação do Procon-AM e consequentemente dos consumidores. “Com essa formalização, nós temos instrumentos para respaldar a atividade fiscalizatória do Procon-AM e, principalmente, trazer à sociedade amazonense a transparência das notificações, autuações, entre outros. Com essa união, quem ganha é a população, pois através desse fluxo é possível tipificar, estatísticas sobre notificações, autuações”, finalizou. A parceria entre Procon-AM e MPAM representa um marco na defesa dos direitos dos consumidores amazonenses, garantindo mais eficiência e transparência nos processos administrativos e judiciais.  FOTO: João Pedro/Procon-AM Fonte

Força-tarefa: Sejusc realiza 1,9 mil atendimentos durante ação de cidadania em Parintins

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou mais de 1,9 mil atendimentos, entre os dias 2 e 6 de agosto, durante ação de cidadania no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A força-tarefa foi coordenada pela Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) e ocorreu no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, no bairro Palmares. Além da Sejusc, participaram da ação de cidadania a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Entre os serviços oferecidos, constaram: solicitação das carteiras de Identidade Nacional, da Pessoa com Deficiência (CiPcD), Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e Passe Legal Intermunicipal; emissão de 2ª via do Registro de Certidão de Nascimento (RCN); e cadastro para linhas de crédito de financiamento. Além disso, a ação contou também com Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV). O serviço mais requisitado pela população de Parintins, ao longo da força-tarefa de cidadania, foi a solicitação da Carteira de Identidade Nacional. O documento foi requisitado por 532 moradores do município. A emissão de 2ª via do RCN também foi bastante procurada durante a ação no Ceti Gláucio Gonçalves e registrou 380 ofícios emitidos. De acordo com a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a força-tarefa faz parte do compromisso do Governo do Amazonas de aproximar a população dos seus serviços. “Nós, enquanto Governo do Estado, temos a missão de servir à população. Então, temos buscado levar essa ampla cartela de serviços da Sejusc e dos seus parceiros para melhor atender o povo amazonense”, finalizou a secretária da Sejusc. FOTOS: Divulgação/Sejusc Fonte

Em 20 dias, operação Tamoiotatá aplicou mais de R$ 16 milhões em multas por crimes ambientais em três municípios do Amazonas

A quarta fase da Operação Tamoiotatá, que teve início no dia 25 de junho e finalizou em 15 de julho, atuou no combate ao desmatamento nos municípios de Apuí, Novo Aripuanã e Maués. Durante os 20 dias de operação, foram registrados 24 autos de infração, gerando um total de R$ 16,2 milhões em multas, que somados aos valores das três primeiras fases chegam a R$ 70,2 milhões. As equipes de fiscalização da operação Tamoiotatá são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e integradas por órgãos ambientais de segurança e de inteligência, além dos profissionais de monitoramento e fiscalização ambiental. A operação gerou, ainda, 55 Termos de Embargos, totalizando 4,9 mil hectares, sendo 2,4 mil embargados em Apuí, 1,3 mil em Novo Aripuanã e 1,08 mil em Maués. Além disso, foram apreendidas por agentes do Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar (PMAM), três motosserras, um caminhão e um trator. Os veículos e as ferramentas eram utilizados para o desmatamento. Dados gerais Conforme os dados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), durante as quatro fases, o município de Novo Aripuanã ocupa o primeiro lugar com 40% de áreas embargadas, em seguida, os municípios de Apuí (37%), Maués (13%), Canatumã (9%) e Humaitá (1%). Além disso, as ações foram realizadas, também, em Manicoré, Tapauá, Boca do Acre e Lábrea. No total, a operação já foi deflagrada em nove municípios, gerando 80 Autos de Infração, 115 embargos em 15.612,2234 milhões de hectares, totalizando R$ 70,2 milhões em multas. Operação Tamoiotatá Todas as fases contam com os servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil (PC-AM); do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar (PMAM); do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam); e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Polícia Federal. Fonte

Adaf autoriza realização da 8ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) autorizou, nesta terça-feira (06/08), a realização da 8ª Feira de Agronegócios da Nilton Lins. A liberação aconteceu após fiscais da autarquia realizarem a última vistoria na estrutura do evento, que inicia na quarta-feira (07/08) e segue até o dia 11 de agosto, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O procedimento é obrigatório e tem o objetivo de avaliar a infraestrutura do local e itens de segurança necessários para garantir a sanidade dos animais e impedir a transmissão de doenças entre eles. Na segunda-feira (05/08) ocorreu o processo de desinfecção do local e nesta terça-feira inicia-se a chegada dos primeiros animais. Durante estas etapas, a área onde os animais vão ficar são lavadas com uma solução baseada na combinação de iodo com detergente e outros agentes, e os animais passam pelo pedilúvio, recipiente com solução desinfectante utilizada para evitar dermatite no casco dos animais. A previsão é de que a Feira de Agronegócios Nilton Lins tenha a participação de 400 bovinos, 150 equinos, 150 caprinos, 150 ovinos e 100 bubalinos. Autorização Para promover eventos agropecuários, no Amazonas, os interessados devem se cadastrar ou possuir cadastrado junto à Adaf, e cumprir todas as normas estaduais e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Para se cadastrar junto à autarquia, a pessoa física ou jurídica deve preencher o requerimento padrão entregue nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) e anexar a documentação necessária. Procedimento que deve ser atualizado anualmente. Eventos estaduais e interestaduais devem ter a solicitação de autorização encaminhada com antecedência de 60 dias; já os regionais e municipais devem ser solicitados com até 30 dias de antecedência. No caso de evento internacional, é necessário formalizar o pedido 90 dias antes. A feira A Feira Agropecuária Nilton Lins está em sua oitava edição e é considerada um dos principais eventos do setor primário no Amazonas. Neste ano, o evento já tem mais de 100 expositores confirmados e a expectativa dos organizadores é superar a marca do ano passado, com mais de 50 mil visitantes por dia. O evento agropecuário também contará com a realização de competições e torneios de hipismo e tambores. Por este motivo, a Adaf estará presente ao longo de todo evento, por meio da promoção de palestras e do controle da movimentação de animais. FOTO: Divulgação/Adaf Fonte

Governador Wilson Lima anuncia voo direto do Amazonas para a República Dominicana em 2025

O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (06/08), um novo voo direto do Amazonas para a República Dominicana em 2025. O assunto foi tratado durante a assinatura de um memorando de entendimentos entre a embaixada do país caribenho e o Governo do Amazonas. O acordo prevê ações de cooperação e intercâmbio em áreas como turismo, segurança, cultura e educação.  O voo Manaus-Santo Domingo será mais um trecho que terá a capital amazonense como rota, ampliando a malha aérea internacional com a articulação do governador Wilson Lima. Os voos serão operados pela companhia aérea Arajet e terão duração de aproximadamente 4h. O objetivo é inaugurar o trecho no primeiro trimestre de 2025.  “Nós estamos trabalhando para transformar o Amazonas no ‘hub’ da Amazônia. Tanto Santo Domingo quanto Punta Cana são destinos muito visitados pelos amazonenses e brasileiros de outras regiões. Agora, nós passamos a ter Manaus-Panamá, Manaus-Bogotá e está voltando o voo Manaus-Portugal e temos também a possibilidade de ter Manaus-Lima. Todas essas rotas são muito importantes para colocar o estado nesses destinos internacionais, principalmente na América do Sul”, afirmou Wilson Lima. Coordenando a comitiva do país em Manaus, a embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villegas, destacou a importância do acordo bilateral para fortalecimento de áreas como o turismo entre as duas regiões.  “Como todo mundo sabe, a República Dominicana é um país voltado para o turismo e nosso governo quer fazer mais contato com o Brasil. A pesca turística em Manaus ficou muito importante para os dominicanos, então por conta dessa demanda dos dominicanos, pelos negócios, nós decidimos abrir um voo e assim fazer um maior intercâmbio não só turístico, mas também cultural, gastronômico, ambiental e acadêmico”, disse a embaixadora. De acordo com o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, a inauguração do novo voo será mais um passo dado em busca de transformar o turismo em uma das matrizes econômicas do Amazonas.  “O Caribe é um destino lindo, a República Dominicana é incrível, tem praias belíssimas e aqui nós temos toda a natureza, a Amazônia. Nós moramos onde o mundo inteiro tem vontade de conhecer. E isso gera uma conectividade ainda maior, trazendo um fluxo maior de turismo, gerando economia e renda para toda a população amazonense”, avaliou o presidente da Amazonastur.  Memorando Além do anúncio do voo Manaus-Santo Domingo, o governador Wilson Lima assinou um memorando de entendimentos com a embaixada da República Dominicana. O documento possui vigência de três anos e tem como o objetivo promover e desenvolver a cooperação em áreas como comércio, saúde, ciência e tecnologia, turismo, educação, cultura, entre outras.  Malha internacional Com os esforços do Governo do Amazonas, Manaus passou a contar com cinco novos voos, também diretos, para Miami e Fort Lauderdale, na Flórida (Estados Unidos], operados pela Gol e Azul Linhas aéreas, respectivamente. Outro trecho internacional é voo para o Panamá, operado pela companhia Copa Airlines. Na América do Sul há voos diretos de Manaus para Bogotá, na Colômbia, e Puerto de Ordaz, na Venezuela. Foto: Diego Peres Fonte

Estiagem 2024: Sepror alinha ações de segurança alimentar nos municípios

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou nesta terça-feira (06/08) de uma reunião de alinhamento sobre Compras Emergenciais Institucionais visando mitigar os efeitos do atual período de estiagem, sobretudo nos municípios situados nas calhas do Juruá e Solimões.  A coordenação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Sepror participou do encontro de preparativos para enfrentamento do problema da estiagem que tende a se agravar durante os próximos meses. O encontro aconteceu na superintendência da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), na avenida Ministro Mário Andreazza, 2196, no Distrito Industrial. Segundo o coordenador do PAA Amazonas da Sepror, Juliano Osawa, inicialmente foi definida a aquisição junto a agricultores familiares, indígenas e povos e comunidades tradicionais, cadastrados no PAA Convencional e PAA Indígena, tendo como objetivo intensificar a aquisição de imediato das culturas com maior tempo de durabilidade para consumo humano, como jerimum e farinha de mandioca. “Foi citado também o pirarucu seco com opção de garantia de alimento para famílias que poderão ser atingidas com maior severidade pela estiagem, mas este é um tema que ainda precisa ser discutido melhor para que seja posto em prática com segurança”, destacou Juliano. Estiveram presentes no encontro o procurador da República (MPF), Fernando Meloto Soave, membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Associações e Cooperativas envolvidas nos programas coordenados pela Conab no Amazonas. FOTO: Divulgação/Sepror Fonte

Primeira audiência da Câmara de Mediação da UGPE tem maioria dos casos solucionados

A primeira audiência realizada pela Câmara de Mediação e Conciliação (CMC) da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas teve seis dos sete casos solucionados nesta terça-feira (06/08). A CMC foi criada em abril deste ano, para resolver de forma administrativa questões que poderiam gerar conflitos ou judicialização. O formato adotado prioriza o diálogo e a transparência nas ações. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a criação da CMC reforça os sistemas de compliance já adotados pela UGPE e as políticas de salvaguarda na área social, previstas nos projetos executados em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O defensor público Thiago Rosas, coordenador do Núcleo de Moradia e Assuntos Fundiários da Defensoria Pública do Estado (DPE), considerou muito positiva a primeira audiência. “Nós avaliamos como um sucesso a estreia da Câmara de Mediação e Conciliação da UGPE. Fizemos vários acordos hoje e vamos seguir no mesmo caminho para as demais sessões. Esse instrumento evita judicializações e demora na resolução dos conflitos e entrega uma satisfação aos usuários dos órgãos envolvidos”, ressaltou. Na avaliação do procurador do Estado, Ernesto Gomes Esteves Neto, o início dos trabalhos da CMC também foi um sucesso. “A câmara estreou com muita efetividade, com muita atenção e inclinação para solução de conflitos, por parte de todos os envolvidos, tanto dos órgãos quanto dos próprios assistidos, que foram muito abertos a esse diálogo, foram muito receptivos às propostas formuladas”, afirmou. A primeira audiência foi realizada com sete beneficiários do Prosamin+, que foram reassentados da comunidade da Sharp, na zona leste de Manaus. O engenheiro civil Petrônio Gato, da Área Social da UGPE, reforçou que as audiências irão continuar à medida que as obras do Prosamin+ forem avançando, para atender questões relacionadas ao programa. “A maioria dos nossos casos, hoje, culminou em acordos administrativos”, disse. Para a beneficiária Rosiane dos Santos, o resultado foi melhor do que ela esperava. O recurso, afirma, vai ser utilizado para a construção de uma nova casa em lugar seguro para morar com os filhos e trabalhar. “Eu nunca vou esquecer esse momento tão especial. Agora, eu vou construir num lugarzinho que eu comprei e melhorar o meu empreendimento, porque eu tinha um sonho de melhorar e não tinha condição. Vai ser só coisas boas, um novo tempo, uma nova história”, comemorou. Composição Na composição permanente da CMC estão UGPE, Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública. Outros membros da sociedade civil, administração pública federal, estadual e municipal podem ser convocados conforme a natureza da questão. FOTO: UGPE/Caio De Biasi  Fonte

UGPE participa do Dia de Operações do BID, em Brasília 

A equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas participa, nesta terça e quarta-feira (06 e 07/08), do Dia de Operações – Gestão de Projetos com Impacto, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Brasília. O evento proporciona o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de soluções para os desafios encontrados durante a implementação de programas executados com financiamento do banco. O Dia de Operações reúne cerca de 100 representantes de 25 programas financiados pelo BID em 14 estados, além de analistas da instituição financeira. Conta, também, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e Orçamento e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Um dos diferenciais da edição deste ano é que ela ocorre no contexto da BID Impact+, nova estratégia  do BID que busca dar mais ênfase nos impactos e resultados alcançados pelos projetos e programas do BID. Nesse contexto, estão sendo abordados temas como integridade, ESG (sigla em inglês para gestão Social, Ambiental e de Governança) a nova Lei de Contratações, além de uma oficina de storytelling (prática usada na publicidade para difundir conteúdos por meio de narrativas envolventes). Durante o evento será lançada pela equipe de ESG do BID a publicação “Caixa de Ferramentas do Engajamento Significativo de Partes Interessadas”. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, presente no evento, destacou nas redes sociais a importância da ação para os projetos executados em  parceria com o BID no Amazonas. São exemplos o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que nos últimos 17 anos já reassentaram mais de 80 mil pessoas de áreas de risco de alagação, além de promoverem saneamento básico e mitigar os impactos das mudanças climáticas, com obras de drenagem urbana, que reduzem riscos de alagações na época das chuvas intensas.  “Nós estamos aqui com a equipe do Governo do Amazonas falando pela UGPE sobre o Prosamin+. Nossas equipes estão aqui em atividade para melhorar ainda mais o desempenho dos nossos programas, a partir do compartilhamento de informações”, disse Campêlo. Além dele, participam do evento as subcoordenadoras Administrativa Financeira da UGPE, Daniella Jaime e Social, Viviane Alves e os subcoordenadores Ambiental, Otacílio Cardoso e de Planejamento, Leonardo Barbosa. FOTO: Divulgação/UGPE Fonte

Cigás apresenta planejamento do simulado de emergência a Secretaria de Segurança Pública

Representantes da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) apresentaram o planejamento de mais uma edição do simulado de emergência da rede de distribuição de gás natural (RDGN) em reunião do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle do Amazonas, nesta terça-feira (06/08). O simulado será realizado no dia 28 de agosto, de 9h às 11h, no Distrito Industrial 1, zona leste de Manaus. O colegiado é vinculado à Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEAGI/SSP-AM). É integrado por diversos órgãos das esferas estadual e municipal. O exercício simulado da Companhia tem por objetivo aprimorar os procedimentos operacionais de segurança, por meio da avaliação da eficiência no atendimento de uma emergência real na rede de distribuição, visando garantir a normalidade do funcionamento do sistema de gasodutos e a integridade da comunidade. Durante a reunião, o gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Companhia, Derjam Oliveira, explicou que, por meio do simulado, é possível avaliar o funcionamento de todo sistema descrito nos Planos de Atendimento à Emergência (PAE) e de Ação de Contingência (PAC) e o tempo transcorrido do acionamento para resposta da emergência. Outro aspecto salientado pelo gestor é que esse tipo de exercício também permite avaliar a integração entre os órgãos envolvidos. Para a realização do exercício, a Cigás contará com a parceria, para atuação direta no simulado, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar, Defesa Civil estadual, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também terá o apoio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Águas de Manaus. Atualmente, a rede de distribuição de gás natural da Cigás possui 298 quilômetros de extensão. São mais de 20 mil unidades consumidoras (UC’s) contratadas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação. FOTO: Cristiana Gomes/Cigás Fonte