Sine Amazonas divulga 116 vagas de emprego para esta quarta-feira, 31/7
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 116 vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (31/07). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 05 VAGAS: ATENDENTE DE LANCHONETE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro emprego ou com experiência na função. Desejável curso de atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: OPERADORA DE CAIXA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro emprego ou com experiência na função. Obrigatório cursos de operador de caixa, informática e atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 03 VAGAS: AJUDANTE DE PEDREIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AJUDANTE DE SERRALHEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: SERRALHEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHURRASQUEIRO III Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro emprego. Desejável cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e afins. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DE SUPERVISOR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Superior cursando. Com experiência na função. Cursando a partir do 3º período de Engenharia da Produção ou Gestão de Produção. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Residir próximo ao Bairro Centro. Desejável ter cursos na área e conhecimento em Rotinas Administrativas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PEDREIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR DE EMPILHADEIRA II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Operador de Empilhadeira. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR DE CAIXA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Residir próximo ao Bairro Tarumã. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: SUBCHEFE DE COZINHA Escolaridade: Ensino Superior Completo em Gastronomia. Com experiência na função. Elaborar fichas técnicas dos pratos, cardápios, planejar itens com base na demanda recebida pelo chefe e supervisionar a preparação de pratos de forma garantir os padrões de qualidade. Obrigatório curso de manipulação de alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: GERENTE DE BAR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Supervisionar e coordenar a equipe em geral e fazer controle de estoque, financeiro do bar e dentre outras funções administrativas. Obrigatório curso de informática. Disponibilidade de horário noturno. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 02 VAGAS: GARÇOM Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos de garçom e informática. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: COPEIRO (A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Exercer atividades de limpeza e conservação da copa e de todos utensílios e louças. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DE CAIXA (LOTÉRICA) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório cursos de atendimento ao cliente e operador de caixa. Residem próximo ao bairro Petrópolis. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 12 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de NR 11 e CNH B, C, D ou E. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE ESTACIONAMENTO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável curso de informática básica e possuir CNH A ou A/B. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Desejável cursos de panificação e confeitaria e conhecimento em manipulação de alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável transporte próprio. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AJUDANTE DE PRODUÇÃO – CHURRASQUEIRAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIRO I Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Desejável cursos de panificação e confeitaria. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Desejável cursos de panificação e confeitaria. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: EXTRUSOR DE MÁQUINA BALÃO DE ALTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo
Pescadores de Tapauá iniciam pesca manejada de pirarucu com mais de 1,2 mil peixes capturados
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), esteve presente na pesca anual de pirarucu Manejado do Rio Abufari, localizado no município de Tapauá (a 459 quilômetros de Manaus). Ao todo 1.280 peixes foram pescados, somando 65 toneladas de pescado, na madrugada desta terça-feira (30/07). A ação segue as recomendações do Instituto Brasileiros de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Manaus receberá a maior parte do pirarucu de manejo pescado no rio Abufari, em uma viagem dos barcos pesqueiros, desde a comunidade Samaúma, descendo os rios (Abufari, Purus e Solimões) até a capital, que dura em média 60 horas. Tempo que garante peixe fresco e de qualidade na mesa dos consumidores. Para a execução dos trabalhos nos últimos 12 meses, motores rabetas e grandes malhadeiras entre outros equipamentos foram viabilizados pelo Governo do Estado, Sepror, que executa emendas parlamentares. A deste ano foi no valor de R$170 mil. “Fizemos questão de acompanhar esse momento de alegria que é a pesca do pirarucu manejado. O Governo do Amazonas prioriza o apoio às famílias do interior, nesse caso os pescadores do rio Abufari. Que esse exemplo motive outras comunidades a construírem acordos de pesca”, enfatiza Daniel Borges, secretário da Sepror. Representantes e engenheiros de pesca da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Renata Veiga, e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Flávio Rubem também acompanharam a atividade. Trabalho da Comunidade Samaúma A comunidade Samaúma, composta por 13 famílias, fez a vigilância da região por 12 meses e com a venda dos pirarucus de manejo pescados, vai garantir recursos suficientes para um ano, já que a nova pesca ocorrerá somente em setembro de 2025. Organizados coletivamente na Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Acordo de Pesca do Rio Abufari (Aprap), os trabalhadores dividem funções, trabalhos, responsabilidades e lucros. Roberto Laurindo Ferreira é o presidente da APRAP, que completa 10 de atividades no dia 18 de agosto. Ele iniciou todo esse processo e é grato a todos que contribuíram para a efetivação do Acordo de Pesca, em 2014. ‘Podemos afirmar que todo esse processo mudou nossas vidas pra melhor. Hoje podemos garantir qualidade de vida para nossas famílias ao mesmo tempo que cuidamos da nossa natureza. Se soubéssemos, teríamos feito antes”, revela Roberto. Comercialização e subvenção Já vendido antecipadamente, o pirarucu manejado do Rio Abufari, garante aos pescadores, por meio da ADS, a subvenção do Governo do Estado. A cada quilo do peixe manejado, R$ 1,00 é pago pelo Governo do Estado, em compromisso a ser cumprido no ano seguinte. A título de exemplificação, se o valor do pescado é de R$ 9,00 por quilo, a subvenção garante R$ 1,00 a mais, a ser pago no ano seguinte. Quem vende 20 toneladas em um ano, receberá no ano seguinte, R$ 20 mil da subvenção. De acordo Renata Veiga, engenheira de Pesca da ADS, a subvenção agrega mais valor ao pescado, garantindo melhor faturamento para os pescadores em cima da primeira venda. “Se eles faturam mais, eles têm maior motivação, melhor qualidade de vida e é por isso que ano a ano os números aumentam positivamente. Isso é investimento que o governo Wilson Lima faz nas famílias interioranas”, afirma Renata. FOTO: Emerson Martins/Sepror Fonte
Governo do Amazonas monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em Uarini
Por determinação do governador Wilson Lima, uma força-tarefa de órgãos do Governo do Amazonas foi montada nesta segunda-feira (29/07), para atender às vítimas de um incêndio que ocorreu em uma embarcação próximo ao município de Uarini (a 565 km de Manaus). Embarcam para o município profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), levando medicamentos e insumos para reforçar as unidades de saúde de Tefé e Uarini; servidores da Defesa Civil e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), entre eles mergulhadores e especialistas em atendimento pré-hospitalar, que vão auxiliar no atendimento de feridos e atuar nas buscas por desaparecidos. UTIs áreas estão prontas para serem enviadas à localidade para trazer os pacientes que tenham condições e necessidade de transferência para Manaus, onde as unidades de saúde já estão de sobreaviso. Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé, com apoio da Marinha do Brasil, realizaram os primeiros atendimentos no local do acidente. Ainda não é possível informar quantas pessoas estavam a bordo da embarcação, nem o número de feridos, que foram enviados para a sede do município de Uarini. Vídeo: Reprodução / Redes Sociais Foto: Reprodução Fonte
Em Uarini, MPAM se reúne com defesa civil e secretaria de meio ambiente para tratar sobre os efeitos da estiagem
Para discutir medidas de prevenção e mitigação dos efeitos da seca deste ano, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Uarini, reuniu-se com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente. O encontro ocorreu na sede da promotoria, no último dia 25, e foi sucedido por uma visita à estação de medição na Comunidade Campo Novo e à Comunidade Porto Praia, onde um sistema de tratamento de água foi recentemente instalado. Durante a reunião, o promotor de Justiça, Christian Anderson Ferreira da Gama, apresentou um procedimento administrativo instaurado para acompanhar as políticas públicas voltadas à estiagem e emitiu uma recomendação administrativa direcionada ao prefeito municipal e aos secretários municipais de meio ambiente, saúde, educação e defesa civil. Entre as principais preocupações abordadas, estão o atendimento às populações ribeirinhas isoladas, o controle de queimadas nas zonas urbana e rural e a promoção de ações para minimizar os efeitos da seca. Na ocasião, foi solicitada a apresentação do plano de contingência para 2024, que foi prontamente entregue à promotoria de Justiça. O documento foi discutido detalhadamente com os secretários presentes. Os temas discutidos incluíram a experiência da estiagem de 2023, estratégias para armazenamento de alimentos e água, instalação de estações de tratamento de água em comunidades ribeirinhas, e o socorro aos ribeirinhos em situação de isolamento. A reunião também resultou na deliberação de uma audiência pública, marcada para o dia 9 de agosto, para conscientizar os agricultores sobre os prejuízos das queimadas à saúde da população. O promotor de Justiça Christian Anderson Ferreira da Gama ressaltou a importância de ações colaborativas para enfrentar os desafios impostos pela estiagem. “A reunião foi muito produtiva, oportunidade em que foi entregue a recomendação administrativa e realizado o diálogo entre as instituições. É muito importante o papel do Ministério Público nesse período de calamidade, atuando com diálogo e de forma participativa com todos que atuam no atendimento à população”, disse. Estiveram presentes à reunião o coordenador da defesa civil, Hewell Lopes Machado, e o secretário do meio ambiente, Raimundo Waldir Pereira Gomes, acompanhados de suas respectivas equipes técnicas. Foto: Divulgação Fonte
Governador Wilson Lima anuncia reajuste nas datas bases de servidores da segurança, setor primário e UEA
O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (29/07), os reajustes salariais de servidores da segurança, setor primário e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A medida envolve o pagamento de datas bases de áreas que reúnem mais de 20 mil trabalhadores estatutários do estado, alcançando servidores ativos, aposentados e pensionistas. “Isso é importante porque valoriza o servidor, e aqui nós estamos falando de categorias que são importantes da segurança pública, da proteção da sociedade, da UEA que é importante na formação do cidadão e também do setor primário, que responde por uma fatia significativa da nossa economia”, destacou Wilson Lima. O cálculo para os reajustes concedidos levou em consideração o índice inflacionário do país. As propostas de reajuste serão enviadas em forma de Mensagem Governamental para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ainda esta semana. A previsão é que elas sejam votadas na próxima semana em regime de urgência. Segurança Para os servidores da segurança, o reajuste é referente à data-base de 2023, no valor percentual de 4,65% para a Polícia Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Polícia Civil (PC-AM), passando a valer a partir de setembro deste ano e de outubro a dezembro, o pagamento dos valores retroativo de abril a agosto 2024. Com os reajustes da data-base da categoria, o impacto mensal no orçamento estadual será de R$ 9,9 milhões e mais de R$ 131 milhões ao ano. Ao todo, serão mais de 18 mil servidores beneficiados, sendo 13.312 militares da PM e 1.678 dos bombeiros, além de 3.112 da Polícia Civil, incluindo escrivães, investigadores, delegados, peritos, comissários e administrativos. A deputada estadual Alessandra Campêlo, 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), destacou a participação do Poder Legislativo junto à categoria para assegurar avanços na segurança pública. “Nós temos na segurança pública do Amazonas um dos melhores salários do País, e o Governo do Estado tem mantido esse compromisso de garantir o salário em dia e de garantir a remuneração justa para o servidor”, afirmou a parlamentar. Para o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Amazonas (AOPBMAM), major Frederico Araújo, a medida é um avanço para os servidores da segurança. “Esse é um momento ímpar. É uma situação que toda a categoria da segurança pública já ansiava. Nós tivemos a oportunidade de conversar diretamente com o governador Wilson Lima, externar as nossas situações, e, graças a Deus, conseguimos avançar numa pauta muito importante, que atinge tanto o nosso efetivo da ativa quanto da reserva”, afirmou Frederico Araújo. Setor primário Para os servidores efetivos do setor primário, o governador Wilson Lima anunciou um reajuste total de 7,87%, sendo 4,18% relativo à data-base de 2023 e 3,69% da data-base de 2024. O aumento valerá para 890 servidores da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). “Os servidores se sentem honrados pelo governador recepcionar suas demandas, porque é uma forma de você valorizar aqueles que estão contribuindo com a economia. Temos somente a agradecer ao nosso governador pelo empenho, pelo trabalho que vem desenvolvendo pelo estado do Amazonas”, afirmou Michaell Santos, presidente do Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária e Florestal do Amazonas (Sinfagro). O pagamento reajustado também passa a valer a partir de setembro deste ano. Os valores retroativos de maio a agosto serão pagos de outubro a dezembro de 2024. UEA O governador Wilson Lima confirmou, ainda, o pagamento das datas bases de 2019 (4,94%), 2020 (2,40%) e 2021 (6,76%), totalizando um aumento salarial de 14,1%, para 1.432 docentes e funcionários administrativos da Universidade do Estado do Amazonas. Segundo a Sead, o impacto anual no orçamento estadual será de R$ 45,4 milhões. Conforme acordo feito com a categoria, o pagamento do reajuste será realizado a partir de janeiro de 2025. O retroativo de maio a dezembro de 2024 será depositado de forma parcelada ao longo do próximo ano. Foto: Diego Peres/Secom Fonte
Governo do Amazonas regulariza produtores rurais de comunidade de Tonantins
Em Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus), durante ação de regularização de produtores rurais promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), 22 agricultores familiares da Comunidade Tradicional da Alegria (Aprocarmo) foram beneficiados com a entrega de 12 Cartões do Produtor Primário (CPP) e a emissão de 10 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Realizada por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Tonantins, dia 26 de julho, a emissão de documento faz parte das ações itinerantes do Idam, voltadas às comunidades de trabalhadores rurais, o qual permite acesso a serviços relacionados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O gerente da UnLoc, José Dirley, destacou que, com os documentos em mãos, os agricultores familiares e a associação da qual eles fazem parte poderão participar de editais do Fundo de Promoção Social (FPS) e, também, ter acesso a outras políticas públicas de fomento ao setor primário, como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Além disso, o Idam também faz parte da organização da Feira do Agricultor Familiar, que será um espaço formado apenas com os comunitários. Essa é uma iniciativa de incentivo para que eles possam comercializar polpa de açaí, bananas e hortaliças, que são os principais alimentos produzidos na Comunidade Tradicional do Alegria”, anunciou o gerente. FOTO: Divulgação/Idam Fonte
Festa do Cupuaçu: Arsepam vistoriou 84 veículos em conjunto com a PRF
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), conduziu uma operação de fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal durante a 32ª Festa do Cupuaçu, no município de Presidente Figueiredo, no final de semana. Ao longo dos três dias de fiscalização, 84 veículos foram inspecionados, assegurando que estavam em conformidade com as normas de segurança e regulamentação. Ao todo, dois veículos que estavam prestando serviço de transporte de passageiros de forma clandestina, por não estarem seguindo as regras estabelecidas pela Arsepam, foram impossibilitados de continuar a viagem, retornando para Manaus. O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, reiterou o compromisso da Agência Reguladora em manter a boa qualidade dos serviços públicos prestados no Amazonas. “A nossa prioridade é assegurar que os passageiros viajem com segurança e que os veículos estejam em conformidade com as normas. Operações como esta são essenciais para manter a qualidade e a segurança do transporte intermunicipal no Amazonas”, afirmou. FOTO: Herlam Glória / Arsepam Fonte
SSP-AM atende mais de 1 mil pessoas para emissão da Carteira de Identidade Nacional em Parintins
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), atendeu, entre os dias (18/07) e (28/07), cerca de 1,2 mil pessoas com serviços voltados a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN) em de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O atendimento foi realizado pelo do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), no escopo do programa Governo Presente. Os serviços foram disponibilizados em seis comunidades do município parintinense, entre elas Mocambo, Tracajá, Caburi, Vila Amazônia, Valéria e Zé Açu. De acordo com a gerente Civil do Instituto, Kristiane Elizário, foram 11 dias de atividade, onde todos os servidores enviados realizaram 1.129 atendimentos. “Estamos nos antecipando a solicitação da documentação desses cidadãos, porque durante a estiagem teremos dificuldade de locomoção e eles necessitarão desses documentos para fazer a solicitação de qualquer auxílio”, destacou a Kristiane. Apenas em uma das comunidades, destacou Kristiane, por problema no fornecimento de energia elétrica, o quantitativo de atendimento ficou prejudicado. No entanto, de acordo com ela, quem buscou pelo serviço teve a solicitação agendada pelos servidores. Fotos: Divulgação/SSP-AM Fonte
Em Coari, Projeto Prioritário do Cacau do Idam é destaque em Workshop de Cadeias Produtivas
O Projeto Prioritário (PP) do Cacau do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) foi destaque no 1º Workshop Cadeias Produtivas do Amazonas, realizado em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Realizado no sábado e nesta segunda-feira (27 e 29/07), o evento contou com 600 inscritos, que tiveram acesso a informações sobre atividades voltadas para o setor primário. “Na ocasião, foi pontuada a funcionalidade do projeto e, também, diversas questões relacionadas ao manejo do cacau em área de várzea”, pontuou o gerente de Apoio à Produção Vegetal (GPV) do Idam, Luiz Herval. Além da palestra, o Idam também coordenou uma atividade prática durante a capacitação, com a visita técnica a uma propriedade na ilha do Ariá. “Nessa iniciativa, foram realizadas práticas de poda das plantas de cacau, retirada e destino de frutos mumificados e reconhecimento da doença da monilíase”, informou Herval. Workshop O 1º Workshop Cadeias Produtivas do Amazonas é uma iniciativa fruto da parceria entre a Secretaria do Estado da Produção Rural (Sepror), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Prefeitura de Coari. O evento foi realizado no Auditório Municipal Silvério Nery, em Coari. Além do Idam, também participaram do evento a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Sebrae e Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Amazonas (SFA/AM). FOTOS: Divulgação/Idam Fonte
TCE-AM terá 57 processos em julgamento durante a sessão desta terça-feira (30)
Ao menos 57 processos devem ser apreciados durante a 26ª Sessão Ordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a ser realizada a partir das 10h desta terça-feira (30). A pauta de adiados, com os processos que retornam a julgamento após pedido de vistas, terá cinco processos em apreciação, sendo três recursos, uma representação e uma tomada de contas especial de convênio. Já a pauta do dia, com 52 processos, terá 18 representações, 20 recursos, seis prestações de contas anuais, três embargos de declaração, três fiscalizações de atos de gestão, uma tomada de contas e um acompanhamento de auditoria. Entre as prestações de contas que estarão em julgamento está a do exercício de 2022 do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de responsabilidade de Henrique do Nascimento Martin; do exercício de 2022 do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, de responsabilidade de Eduardo Lucas da Silva; do exercício de 2022 da Câmara Municipal de Boca do Acre, de responsabilidade de Valfrido de Oliveira Neto, entre outras. A sessão será conduzida pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e contará com transmissão ao vivo por meio das redes sociais da Corte de Contas amazonense, entre elas YouTube, Facebook e Instagram. Texto: Pedro SousaFoto: Filipe Jazz Fonte
Amazonas volta a contar com voo direto que conecta Manaus e Porto Velho
Buscando ampliar a malha aérea do estado e facilitar o deslocamento de turistas na região Norte, o Amazonas voltará a contar com a rota aérea direta que conecta Manaus a Porto Velho. Os voos, sem escala, serão operados pela companhia Gol Linhas Aéreas com saída do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a partir de 27 de outubro de 2024 e terão seis frequências semanais. Com a retomada da rota aérea entre as duas capitais, o Governo do Amazonas segue avançando no desenvolvimento turístico e econômico do estado, conforme enfatiza o presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Ian Ribeiro. “A reativação desta rota atende a alta demanda por conexões rápidas e eficientes, favorecendo o fluxo e a logística turística para o Amazonas com foco na conectividade e desenvolvimento da região. A ampliação da malha aérea está entre os principais investimentos para fortalecer o turismo nacional e local”, disse Ribeiro. Além do voo direto entre Manaus a Porto Velho, o Amazonas oferece novas rotas internacionais e nacionais, saindo da capital amazonense para facilitar o acesso de passageiros a outros destinos importantes. Em 2023, a gestão do governador Wilson Lima lançou voo que conecta Manaus a Bogotá, sem escalas, operado pela Avianca e em 2024, o retorno do voo Manaus-Lisboa, operado pela TAP. Nacionalmente, também foram lançadas novas rotas para o Rio de Janeiro e voos diretos para São Paulo e Belém. Dados da Amazonastur demostraram que o Amazonas recebeu mais de 381 mil turistas em 2023. A marca representa alta de 4,75% na movimentação de turismo frente ao ano anterior, quando 363 mil passaram pelo estado. Um dos maiores indicadores foi no crescimento de mais de 172 % na movimentação de passageiros internacionais no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, saltando de 46.810 para 127.472, devido à malha aérea. “Cada vez mais estamos nos consolidando em nível internacional e nacional, trabalhando para que isso aconteça de forma segura e constante com a expectativa de atrair mais turistas para uma experiência única em nosso estado”, completou o presidente. Manaus a Porto Velho A rota será operada com a aeronave Boeing 737-800, com capacidade para até 186 passageiros que terão a bordo toda a comodidade e conforto já oferecidos pela companhia. A partir de 27 de outubro, o voo G3 1916 deixará Manaus (MAO) às 01h15 e pousará em Porto Velho (PVH) às 02h25. Já o voo G3 1917 decolará de PVH às 23h15, com descida às 00H25 em MAO. Os bilhetes entre Manaus e Porto Velho estão disponíveis nos canais de vendas da Gol Linhas Aéreas: aplicativo, site www.voegol.com.br, lojas VoeGOL e via agências de viagem parceiras. FOTOS: Tacio Melo/ Amazonastur Fonte
Sobre para quatro o número de vítimas de incêndio em embarcação
Sobe para quatro o número de vítimas fatais do acidente na lancha rápida que ia de Manaus para o município de Santa Izabel do Rio Negro e pegou fogo na comunidade Santa Maria, a 40 minutos da capital. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou a morte, no último domingo (28/07), de mais uma das vítimas do incêndio da embarcação Comandante Souza, ocorrido na madrugada de sábado (27/07). Trata-se de uma mulher de 70 anos, que estava internada no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Todas as vítimas fatais, até o momento, são mulheres, com idades entre 51 e 76 anos e os corpos já foram liberados para as famílias pelo Instituto de Identificação Anderson Conceição. A primeira vítima fatal confirmada foi uma idosa de 76 anos, que morreu, ainda no sábado, enquanto era transferida para um hospital, em Manaus. A segunda vítima, também idosa de 65, teve o corpo encontrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), também no sábado, a 15 quilômetros de distância do local do incêndio. A terceira morte confirmada foi de uma mulher de 51 anos, que teve o corpo carbonizado encontrado na parte de baixo da embarcação. Após trabalho de identificação Necropapiloscopico feito pelo IML, constatou-se que o corpo era de uma pessoa do sexo feminino e não masculino, como informado inicialmente. A quarta vítima fatal, uma idosa de 70 anos, estava internada no Hospital João Lúcio, com fratura no punho e na têmpora, faleceu neste domingo, após parada cardiorrespiratória. Até o momento, 19 pacientes, das 23 pessoas feriadas no incêndio que foram encaminhados para unidades da rede estadual de saúde, receberam alta. Outras duas pacientes seguem internadas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e uma delas deve passar por procedimento cirúrgico ainda esta semana. No Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, um paciente segue no hospital, com estado de saúde estável. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou, ao longo de todo o domingo, buscas de mergulho e de superfície no local em que a embarcação pegou fogo, mas não localizou nenhum outro desaparecido. Equipes de resgate da corporação vão pernoitar no local e retomar os trabalhos na segunda-feira (29/07). Ao todo, 59 pessoas foram resgatadas com vida por equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Estão empregadas na operação três embarcações com 20 profissionais do CBMAM, entre mergulhadores, especialistas em combate a incêndio, especialistas em altura e especialistas em atendimento pré-hospitalar. Foto: Reprodução Fonte
Sine Amazonas divulga 110 vagas de emprego para esta segunda-feira
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 110 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (29/07). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas 10 VAGAS: AUXILIAR OPERADOR LOGÍSTICO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Executar atividades de movimentação de produtos, materiais e cargas em geral. Diferencial possuir experiência em atividades como: auxiliar de carga e descarga, serviços gerais, ajudante de obras, repositor e auxiliar de operações. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHURRASQUEIRO III Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro emprego. Desejável cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e afins. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Desejável cursos de panificação e confeitaria e conhecimento em manipulação de alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 04 VAGAS: CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável transporte próprio. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AJUDANTE DE PRODUÇÃO – CHURRASQUEIRAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: VENDEDOR INTERNO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Experiência com vendas de materiais de construção. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: PEDREIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ELETRICISTA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUBGERENTE Escolaridade: Ensino Superior Completo ou Cursando Administração (a partir do 6 período). Com experiência na função. Desejável cursos de gestão de pessoas, pacote office, liderança e administrativo. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIRO I Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Desejável cursos de panificação e confeitaria. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Desejável cursos de panificação e confeitaria. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: EMPREGADA DOMÉSTICA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completae currículo atualizado. 02 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Atendimento ao Cliente e áreas afins. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: EXTRUSOR DE MÁQUINA BALÃO DE ALTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MOTORISTA DE VAN Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório cursos de Direção Preventiva e Defensiva; Transporte e Condução de Passageiros e CNH D. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHURRASQUEIRO I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SALADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável Curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: ATENDENTE DE DELIVERY Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR DE HAMBURGUERIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: JARDINEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental completo, Médio cursando ou completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou NR 35, NR 12. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: VENDEDOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em Materiais de Construção. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade para trabalhar no horário das 13:00 às 21:00 horas. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CHURRASQUEIRO II Escolaridade: Ensino Médio cursando. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE CHURRASQUEIRO Escolaridade: Ensino Médio cursando. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS 50 VAGAS: AJUDANTE GERAL – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro Emprego. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 02 VAGAS: SERVENTE DE OBRAS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. FOTO: Jamille Souza/Setemp Fonte
Governo Presente: 9ª edição bate recorde, com mais de 8,7 mil atendimentos à população da zona norte
A 9ª edição do Governo Presente, que aconteceu no sábado (27/07), na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus, bateu recorde de público, com mais de 8,7 mil atendimentos. A ação, criada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, leva serviços gratuitos de cidadania, saúde, fomento à economia e lazer para mais perto da população. A subcoordenadora Administrava e Financeira da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Daniella Jaime, que representou o secretário do órgão, Marcellus Campêlo na coordenação desta edição, comemorou o sucesso da ação. “Estivemos, mais uma vez, com 37 secretarias, levando ações de cidadania, saúde, atividades de lazer. O Governo está facilitando a emissão de documentos, a regularização fundiária, acesso a crédito e muitos outros serviços, priorizando a população que mais precisa. A ação já é um sucesso e a cada sábado vem aumentando mais a procura pelos atendimentos oferecidos pelos órgãos estaduais”, destacou. Um dos serviços mais procurados pelo público, nesta edição, foram os atendimentos médicos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou mais de 1.240 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames de glicemia e aferição da pressão, além de orientações de promoção à saúde e do setor de Ouvidoria. Foram disponibilizadas consultas em seis especialidades, entre clínica geral, ortopedia, dermatologia, cardiologia, urologia e oftalmologia. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP), unidade da SES-AM, também realizou 400 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A autônoma Ingrid Araújo, 30, que estava com o filho Nicollays, de 2 anos, conseguiu uma consulta com nutricionista, solicitou o CPF da filha de 11 anos ofertado pela Sejusc e ainda levou o tio para solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). “Eu não tenho com quem deixar meus filhos durante a semana pra resolver essas questões, então, essa ação no sábado veio a calhar, ainda mais sendo realizada assim no nosso bairro. É importante, principalmente, os serviços na área de saúde, que a gente não consegue no posto, tem que enfrentar uma fila imensa. Dessa vez, acertaram em cheio em trazer os serviços pra perto da gente”, afirmou. A dona de casa Katriane Vitória Vieira da Silva, 24, aproveitou para levar o filho Erick Miguel Vieira da Silva, de 3 anos, para cortar o cabelo, serviço oferecido gratuitamente pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). “Eu achei ótimo, porque está sendo bem perto de casa e um serviço gratuito, então, eu gostei muito”, ressaltou. Empreendedorismo e cidadania A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), fez mais de 100 atendimentos a mulheres que empreendem e pretendem obter financiamento por meio do Crédito Rosa, programa voltado para empreendedoras, para financiar as principais despesas para a implantação, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva. Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, de acordo com a análise de crédito da solicitante. Durante a ação, 50 empreendedores tiveram a oportunidade de receber atendimento personalizado da Afrânio, para esclarecer dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis, requisitos para a obtenção de financiamento e condições de pagamento. A equipe da Agência também realizou renegociações com flexibilização de pagamento e condições diferenciadas para a quitação de débitos em aberto, totalizando mais de R$ 11 mil de retorno ao estado. A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou uma edição especial da Feira de Produtos Regionais com a participação de quatro feirantes que comercializaram produtos regionais e café da manhã. As vendas somaram R$ 5 mil. Também foi realizada a entrega de três toneladas de tambaqui. A ação, executada por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF), beneficiou três instituições situadas no bairro Novo Aleixo, credenciadas no Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), alcançando aproximadamente 5 mil famílias. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), em parceria com as concessionárias Amazonas Energia e Águas de Manaus, realizou cerca de 300 atendimentos. Foram oferecidos serviços como: recebimento de denúncias, reclamações e orientações jurídicas. A Águas de Manaus e a Amazonas Energia proporcionaram serviços de renegociação de dívidas, impressão e emissão de 2ª via de contas de água e energia, além de informações sobre a tarifa social e a tarifa manauara, incluindo descontos especiais para parcelamento de faturas. A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) realizou 200 atendimentos voltados para a regularização fundiária para moradores do bairro Novo Aleixo. Os servidores do órgão prestaram assistência à população com consultas de processos em andamento, novos cadastramentos para solicitação de título definitivo de propriedades em áreas estaduais, além de orientações e informações sobre os documentos necessários para a regularização fundiária. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou 3.150 cestas a 12 instituições e associações. Os serviços de cidadania e direitos humanos também foram ofertados para a população, entre eles: microcrédito para idosos e PcD; solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) e Ciptea; solicitação da declaração de hipossuficiência para emissão do Registro Civil de Nascimento (RCN); serviços da Receita Federal; e atendimentos psicossociais para mulheres, crianças e adolescentes. Uma equipe do “Seduc Atende”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, ofereceu os serviços de atualização cadastral de alunos matriculados na rede estadual de ensino, informações sobre o programa do Governo Federal “Pé de Meia” e orientações sobre o Provão Eletrônico. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou 30 certificados do Curso de Direção Defensiva e 50 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto “CNH Social”. Também foram realizadas inscrições para os cursos de Instrutor de CFC, de Monitor Escolar, de Mototaxista, de Condutor de Transporte Escolar, de Condutor de Veículos de Emergência, de Condutor de Veículo de Transporte de Passageiro e de Direção Defensiva. O órgão de trânsito ofereceu, ainda, serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a Procuradoria Geral do Estado
Amazonas Meu Lar registra 363 atendimentos presenciais, na primeira semana
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado orienta os pré-cadastrados no programa Amazonas Meu Lar que não receberam a convocação para a segunda fase do programa, a consultarem o status no site www.amazonasmeular.am.gov.br ou pelo aplicativo SASI. Segundo informa o órgão, dos 536 convocados agendados na primeira semana, 363 se apresentaram e 151 faltaram na fase presencial do cadastro, uma abstenção de 36%. De acordo com a coordenação do programa, a abstenção pode estar associada à digitação errada do e-mail ou do número de contato registrados. A recomendação é a atualização dos dados, que pode ser feita no ato da consulta ao e-mail ou no aplicativo SASI. O atendimento dos convocados, por agendamento, continua na segunda-feira (29/07). O processo é para checagem da documentação e das informações autodeclaradas na fase de pré-cadastro. A convocação que está sendo feita por meio do Aplicativo SASI e por e-mail é exclusiva para o subsídio Entrada do Meu Lar, linha de atendimento para famílias que pretendem adquirir um imóvel por financiamento junto à Caixa Econômica Federal, através do Minha Casa, Minha Vida. Nessa linha de atendimento, o Governo do Estado ajuda a pagar a entrada do financiamento do imóvel. O atendimento está sendo feito na sede da UGPE, na rua Jonathas Pedrosa, Centro, pelas equipes do órgão e da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). Apenas aqueles que estão agendados devem comparecer ao atendimento presencial. Caso não tenha recebido a notificação, o pré-cadastrado pode visualizar o seu status e saber se foi convocado através do site www.amazonasmeular.am.gov.br ou pelo aplicativo. Verificação do status O pré-cadastrado que não recebeu notificação e deseja consultar seu status no programa Amazonas Meu Lar pode fazer pelo site www.amazonasmeular.am.gov.br, na aba “Acesso à Informação” clicando no link “Verifique Seu Status” ou pelo celular, por meio do aplicativo SASI, clicando no botão “Meu Cadastro” e depois “Status”. Na atual fase do programa, somente dois status estão disponíveis: SELECIONADO ou PRÉ-CADASTRADO. “SELECIONADO” – Etapa em que o interessado se apresenta compatível com uma linha de atendimento, tornando-o selecionado para a apresentação dos documentos da segunda etapa do cadastro. Todos os selecionados para essa etapa do cadastramento receberam uma notificação com a data do agendamento para o atendimento presencial. Para selecionados que não receberam notificação, é possível identificar a data de atendimento clicando em “visualizar agendamento”. Se a pessoa foi selecionada e não recebeu a notificação, é possível que seus dados de contato tenham mudado ou escritos de forma errada. Recomenda-se, nesse caso, atualizar os contatos (e-mail ou celular). Se o status que aparecer for “PRÉ-CADASTRADO”, significa que a pessoa ainda não foi convocada. É necessário, nesse caso, aguardar a convocação. O SASI pode ser baixado por meio do aplicativo Play Store (para android) ou App Store (para Iphone). Convocação não garante financiamento O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, esclarece que, nessa fase do programa, estar selecionado ainda não garante o subsídio nem o financiamento do apartamento. Existem outras etapas a serem cumpridas. Após passar pelo atendimento presencial para checagem de documentação, o selecionado vai ser encaminhado para um Correspondente Caixa Econômica autorizado, que fará a análise de crédito e, por último, passará também pela análise da Caixa, antes de assinar o contrato para o financiamento do apartamento”, observa. As famílias com perfil e que tenham interesse em financiar um imóvel serão encaminhadas para um Correspondente Caixa Econômica autorizado, que realizará a análise de crédito. Posteriormente, o processo seguirá exclusivamente com o banco até a assinatura do contrato de financiamento do imóvel. FOTO: Julia Lobão/UGPE Fonte