Governador Wilson Lima reassenta mais 178 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000 pelo Prosamin+
O governador Wilson Lima realizou, nesta quinta-feira (18/07), o pagamento de mais de R$ 5,5 milhões em soluções de moradia, dentro do programa Amazonas Meu Lar, para 178 famílias das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, zona sul da capital. O grupo é beneficiário do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e se une a mais de 1,3 mil famílias retiradas de áreas de risco. O governador acompanhou os atendimentos realizados na sede da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, local de atendimento das famílias nesta etapa. “Todos vocês, aqui, são prova do quanto aquelas famílias sofreram por conta das enchentes, dos alagamentos que aconteceram em razão das fortes chuvas. Nós começamos um programa no contexto do Amazonas Meu Lar para retirar essas famílias este ano. Nem uma família sofreu com alagamento porque todas elas foram retiradas”, afirmou o governador Wilson Lima. O pagamento aos beneficiários envolve soluções de moradia transitórias e definitivas: indenizações, bônus moradia no valor de R$ 60 mil para aquisição de uma nova casa, indenização por fundo de comércio, auxílio moradia no valor de R$ 6.600 e, também, bolsa moradia transitória no valor de R$ 3.300. “A habitação tem sido uma pauta prioritária do governador Wilson Lima. Na comunidade da Sharp e Manaus 2000, essas famílias passam a ser retiradas da área de risco, sendo contempladas por soluções definitivas, seja um apartamento, seja uma indenização, seja um auxílio. O importante é que elas são retiradas de locais de área de risco e passam a ter uma moradia digna e segura”, explicou o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro. O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, explica que à medida que novas famílias são retiradas da área, é possível avançar com as obras no trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp e Manaus 2000. Ele acrescenta que desde o início dos reassentamentos, em 2022, mais de R$ 122 milhões em soluções de moradia foram pagos. “São mais de R$ 5,5 milhões sendo investidos nessa fase de reassentamento. São famílias que estavam na área de risco e agora estão em local seguro, recebendo o seu benefício, para as obras começarem a partir do mês de agosto, as fundações dos primeiros apartamentos construídos naquela área [Sharp]”, acrescentou destacou Marcellus Campêlo. Regularização Além do reassentamento de mais de 1,3 mil famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, já foram entregues mais de 1,6 mil títulos definitivos na capital e no interior. O programa também regularizou mais de 13 mil unidades habitacionais, atingindo um terço da meta estabelecida para os quatro anos. A beneficiária Rosiane Ribeiro comemorou a ação do Governo do Amazonas. Moradora da Sharp há sete anos e mãe de cinco filhos, ela aguardava o auxílio de R$ 60 mil para buscar um novo local para morar e viver com mais dignidade. “Eu agradeço ao governador, a ajuda dele para a gente ter saído de lá. Se não fosse, até agora a gente estava lá. Eu estou com meus filhos, também estou feliz. É um lugar que eu queria do meu jeito”, afirmou a beneficiária. Selecionados O chamamento dos primeiros selecionados para a próxima etapa do Amazonas Meu Lar, na linha de atendimento Subsídio Entrada do Meu Lar, começaram na segunda-feira (15/07). Nessa modalidade, o Governo do Estado vai subsidiar para os beneficiários a entrada do imóvel financiado com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em parceria com o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O aviso aos pré-cadastrados ocorre por meio do aplicativo SASI e pelo e-mail do programa sobre o agendamento. A etapa será realizada no período de 22 de julho a 2 de agosto de 2024, na sede da UGPE/Sedurb, na rua Jonathas Pedrosa, 659, Centro. O valor do subsídio estadual para a linha de atendimento Entrada do Meu Lar é de R$ 35 mil para as famílias da Faixa 1, que têm renda mensal bruta de até R$ 2.640,00. E de R$ 30 mil para as famílias da Faixa 2, com renda mensal bruta de R$ 2.640,01 até R$ 4.400,00. Prosamin+ O Prosamin+ é executado pela UGPE e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Além de promover o saneamento básico e a urbanização da área, o Prosamin+ contribui com a retirada das pessoas das áreas de risco. Ao longo de sua execução, o Prosamin+ irá reassentar 2,7 mil famílias de uma área de 340 mil metros quadrados, ao longo do Igarapé do Quarenta, entre as zonas sul e leste. As famílias contempladas no processo de reassentamento estão cadastradas desde 2020, quando iniciaram os trabalhos nas áreas. O Prosamin+ conta com investimentos de US$ 184 milhões, sendo US$ 80 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 104 milhões em contrapartida do Governo do Estado. Uma equipe do BID acompanhou o pagamento das soluções de moradia para as 178 famílias na sede do órgão. “Estamos muito felizes com a missão de ver que as coisas estão acontecendo. O Prosamin+ é um programa que tem quase 90% dos recursos comprometidos em dois anos da execução. Isso é algo inédito na nossa experiência de programa, um parceiro excelente, com um o apoio fundamental do governador”, afirmou Gustavo Méndez, líder da Divisão de Água e Saneamento do BID no Brasil e coordenador dos Países do Cone Sul. Entregas No mês de abril, o governador Wilson Lima realizou a entrega do Residencial Ozias Monteiro II, no bairro Cidade Nova, zona norte, beneficiando 192 famílias. As unidades habitacionais foram destinadas a servidores públicos, entre eles profissionais da Saúde, além de inscritos no Amazonas Meu Lar, Pessoas com Deficiência (PCDs) e idosos. A obra contou com R$ 27,1 milhões investidos pelo Governo do Estado. Em abril do ano passado, o governador Wilson Lima também inaugurou o Parque Residencial General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul. O novo residencial foi entregue com 32 apartamentos para moradores da Sharp e Manaus
Mais de 2 mil condutores foram autuados por alterações no sistema de iluminação de veículos
De janeiro a 12 de julho deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização da instituição, autuou 2.099 condutores por alterações no sistema de iluminação de veículos. Segundo o coordenador geral da Fiscalização, Arthur Cruz, a maior incidência de autuações é em motocicletas. “Muitos condutores, principalmente os de motocicletas, têm substituído as lâmpadas originais por outras de potência ou tecnologia diferente prevista pela empresa fabricante, o que é uma infração grave com multa de R$ 195,23 e possível remoção do veículo”, detalha Arthur Cruz. Ainda segundo o coordenador geral, as luzes de LED, mais brilhantes que as padrão, podem causar ofuscamento e desconforto visual, levando a situações perigosas em vias públicas e estradas. “O Detran Amazonas está comprometido em garantir a segurança viária, e continuará a aplicar rigorosamente as leis de trânsito. Portanto, é crucial que todos os motoristas, cumpram as regras e regulamentos. Alterações que não autorizadas no sistema de iluminação, podem resultar em multas e penalidades”, finaliza Arthur. FOTO: Divulgação/Detran-AM Fonte
Defensoria presta atendimento às vítimas de incêndio que destruiu 14 casas em Nhamundá
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Baixo Amazonas, está prestando assistência às 18 famílias atingidas pelo incêndio que destruiu 14 casas na madrugada de segunda-feira (15/7). O defensor Miguel Martins está no município levantando as necessidades urgentes das vítimas. O incêndio afetou diretamente 76 pessoas e ocasionou um óbito. Das famílias afetadas, nove estão abrigadas em uma creche, uma está recebendo aluguel social e outras oito estão em casas cedidas por familiares. “Reunimos com o Centro de Referência de Assistência Social para verificar as demandas mais imediatas das pessoas, verificar a respeito do recebimento dos benefícios, o cadastramento dessas pessoas no Bolsa Família e eventuais Benefícios de Prestação Continuada também. Também verificamos a respeito dos registros de nascimento, as certidões necessárias para os auxílios que são pertinentes nesse momento”, explicou Miguel Martins. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o cartório local e a prefeitura estão dando assistência para a emissão de novas documentações, ressaltou Martins, que observou que muitos assistidos tinham documentação emitidas em outros estados, como o Pará. O defensor público também está tratando com as vítimas e as demais autoridades os encaminhamentos a respeito do pagamento do aluguel social municipal, por no mínimo três meses, para as famílias que ainda não estão recebendo, além do aporte anunciado pelo governo estadual para a reconstrução das casas destruídas. “Estamos conversando com as pessoas, dando os esclarecimentos nesse momento tão difícil, de tantas dúvidas. A Defensoria Pública se coloca à disposição para atendê-las e trabalha garantir e efetivar o direito delas”, acrescentou o defensor. Campanha de doações A coordenadora do Polo do Baixo Amazonas, defensora Emilly Santos, informou que a DPE-AM está realizando uma campanha de doações para as vítimas do incêndio na sede do polo, em Parintins. “Fizemos um ponto de coleta de doações na sede de Parintins, localizada no conjunto João Novo, Estrada do Macurany, ao lado do Ministério Público e em frente ao posto de gasolina MCD. Estamos recebendo alimentos, água, kits de higiene, roupas e calçados”, disse. “Também estamos recebendo material escolar e brinquedos para as crianças atingidas que estão na creche”, observou a defensora. Balanço O balanço dos estragos do incêndio mostra que, além de um óbito confirmado, ainda há uma pessoa hospitalizada. Do total de vítimas, são 22 crianças e 16 jovens. Seis idosos também foram afetados pelo incêndio. Dois animais domésticos foram atingidos e estão em tratamento. Quanto às perdas materiais, foram contabilizadas 18 geladeiras, 18 fogões, 18 máquinas de lavar, 18 ventiladores 18 botijas, 15 camas, 13 televisões, três freezers e quatro guarda-roupas. Foto: Divulgação/DPE-AM Fonte
Mecanização e compostagem amenizam efeitos da estiagem na produção agrícola, garante o Idam
Com previsão de uma severa estiagem para este ano, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) sugere a compostagem e a mecanização como práticas que podem amenizar as perdas na produtividade de agricultores e produtores rurais amazonenses. Os dois métodos são aplicados no preparo do solo e servem como medida preventiva contra as queimadas. A mecanização, neste contexto, se apresenta como uma forma de preparo de solo mais sustentável, na qual é empregado o maquinário agrícola e dispensa do uso de queimadas. Para difundir a prática no Estado, tem-se reforçado a importância da agricultura mecanizada, por meio de cursos de capacitação e elaboração de projetos de crédito rural para a aquisição de máquinas agrícolas. “Vale destacar que utilização da mecanização é de suma importância para diminuição do uso do fogo em todas etapas do processo produtivo no setor agropecuário, destacadamente no preparo de área, plantio e colheita”, ressaltou técnica de Gerência de Produção Vegetal (GPV) Anecilene Buzaglo. Já a compostagem consiste na utilização de restos orgânicos como folhas, capim e restos de alimentos, transformando-os em adubo orgânico para fertilizar e proteger o solo. A medida, também, é vista como uma forma de prevenir queimadas, que, normalmente, tendem a se espalhar durante períodos de calor intenso. Método de reciclagem e tratamento O gerente de Apoio à Produção Orgânica (Geapo), Mario Ono, pontuou, ainda, que a compostagem é um método de reciclagem e tratamento de resíduos orgânicos. A metodologia busca promover condições ideais observadas no processo natural de degradação da matéria orgânica. “Destacamos, também, que boa compostagem depende do controle de alguns fatores-chave, como umidade, temperatura e aeração, bem como balanço de nutrientes”, reforçou o gerente. “Associada a um grupo de tecnologias e práticas agroecológicas, como o uso de biofertilizantes, cobertura vegetal, adubos verdes e sistemas agroflorestais, a compostagem permite ao agricultor praticar suas atividades através de uma agricultura sem queima”, completou Ono. Foto: Arquivo/Idam Fonte
Sepror e Empresa Potássio do Brasil alinham propostas em benefício das comunidades do Rio Madeira
O titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, e o presidente da Empresa Potássio do Brasil (EPB), Adriano Espeschit, reuniram-se, nesta quarta-feira (17/07), para alinhar propostas em torno de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) que assegure benefícios sociais às comunidades do Rio Madeira, mais precisamente no município de Autazes (distante a 113 quilômetros de Manaus), onde grupo será instalado. Entre as propostas discutidas acerca dos benefícios sociais consta a aquisição de terras para utilização em culturas com potencial econômico. Essa e outras propostas foram abordadas durante a reunião e devem ser sistematizadas em um TCT, que vai levar desenvolvimento às comunidades e tribos indígenas da etnia mura, nativos da região. Uma das garantias da Empresa Potássio do Brasil é a que de toda a mão de obra a ser utilizada na indústria de exploração de Silvinita para a produção do potássio, 80% será amazonenses, de preferência oriundos daquela região de Autazes, o que por si só abre um leque de oportunidades em capacitação e ocupação de postos de trabalho. De acordo com o titular da Sepror Daniel Borges, o desenvolvimento do setor primário é uma prioridade do governador Wilson Lima e tem na exploração da Silvinita de Autazes um de seus grandes vetores. “O Governo do Amazonas apoia o projeto a exploração do potássio de Autazes com grande entusiasmo, entendendo que a demanda nacional por esse mineral é grande e permanente”, disse Borges Para o titular da Sepror, os investimentos em Autazes vão levar benefícios a milhares de pessoas daquela região. “A implantação dessa estrutura no interior do nosso estado vai abrir novas oportunidades de trabalho”, observou. Com a instalação do grupo, destacou Borges, haverá a criação de novas empresas para fornecimento de serviços e produtos , como por exemplo o fardamento e alimentação a serem consumidos pelos milhares de funcionários que atuarão na EPB. “A Potássio do Brasil começou a investir no Amazonas em 2016 e já temos delineados diversos projetos que trarão desenvolvimento sustentável a essa região, mesmo antes do funcionamento da indústria de mineração da Silvinita”, disse Adriano Espeschit. O presidente da EPB destaca que a integração com órgãos do governo é essencial. “Além dos licenciamentos e autorização, estamos buscando atores como a Sepror, para sermos o mais assertivos possíveis quanto às necessidades das comunidades e a forma correta de chegar à elas”, detalhou Adriano Espeschit. Já em parceria com outras instituições a EPB colocou em prática outros projetos. Com a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), colocou em funcionamento dois viveiros de mudas de árvores nativas que já produziram dezenas de milhares de árvores e tendo no corpo funcional, dois indígenas, que sozinhos plantaram pelo menos 60 mil árvores em áreas desmatadas e degradadas, contribuindo significativamente com a restauração da camada verde acima do solo. Uma das garantias da Empresa Potássio do Brasil é a que, de toda a mão de obra a ser utilizada na indústria de exploração de Silvinita para a produção do potássio, será 80% amazonenses, de preferência oriundos daquela região de Autazes, o que por si só abre um leque de oportunidades em capacitação e ocupação de postos de trabalho. Foto: Isaac Maia / Sepror Fonte
Governo do Amazonas leva pacote de ações aos prestadores de serviços turísticos em Novo Aripuanã
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), está levando ao município de Novo Aripuanã (distante a 227 quilômetros de Manaus), um pacote de ações voltado aos prestadores de serviços turísticos da cidade que inclui visitas técnicas, atendimentos volantes para o credenciamento no ‘Amazonas To Go’ e orientações sobre linhas de financiamento ‘+Crédito Amazonas Turismo’. O propósito da ação, iniciada na terça-feira (16/07), é fortalecer o setor no interior do estado, com atividades focadas nos principais potenciais e atrativos do município. O atendimento em Novo Aripuanã segue até está sexta-feira (19/07). A programação inclui ainda “Workshop Turismo Sustentável” e o lançamento da ferramenta de informações turísticas “Amazonas To Go”. O município que está no Mapa do Turismo Brasileiro, será o 15º do estado a receber a plataforma da Amazonastur. “Estamos felizes em estar em Novo Aripuanã, porque essa ação faz parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para fortalecer o turismo no Amazonas nos municípios. Estamos otimistas em relação ao impacto positivo dessas iniciativas no desenvolvimento econômico e social da região”, disse o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro. Para os prestadores de serviço turístico de Novo Aripuanã, a iniciativa da Amazonastur foi bem recebida pelos agentes do setor, é o caso do empreendedor Ezequiel Lobo. “Vamos ter oportunidade de conhecer programas que vão ajudar o nosso negócio e beneficiar a nossa cidade”, disse o empresário, que é dono do Hotel Ezequiel. O proprietário do bar e restaurante 2 Rios de Sabores, Valmir Nascimento Melo, também comemorou a chegada do pacote de ações para o turismo local. “Esse apoio é importante, porque não só dá visibilidade para o nosso empreendimento, mas traz serviços que fortalecem a cadeia dos serviços turísticos do nosso município”, completou Melo. Atendimento Volante Na ação em Novo Aripuanã, a Amazonastur realiza atendimento volante à população para cadastramento e renovação no Cadastur, credenciamento na plataforma “Amazonas To Go” e o financiamento “+Crédito Amazonas Turismo”. Cadastur É o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. Atualmente. Novo Aripuanã conta com 33 empreendimentos no Cadastur. Financiamento O +Crédito Amazonas Turismo é uma parceria entre a Amazonastur e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para financiamento de até R$200 mil para autônomos, empresários e demais profissionais do setor do turismo amazonense. Os empreendedores devem obedecer aos critérios, que incluem estar no Cadastur. Campanhas Com o objetivo de conscientizar os prestadores de serviços turísticos, a Amazonastur divulga ainda as campanhas sociais institucionais Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, proibição do uso de penas naturais em adereços, manuseio de animais silvestres e Alô Turista. Workshop Nesta sexta-feira (19/07), a Amazonastur promove o “Workshop Turismo Sustentável”, que tem na programação o lançamento do “Amazonas To Go” e a entrega do Mapa do Turismo Brasileiro. Em Novo Aripuanã, o evento acontece na Creche Camilo da Fonseca Gonçalves, localizada na rua Cônego Bento, Centro, das 8h às 12h. Durante o workshop haverá palestras e apresentação sobre as competências da Amazonastur com o turismo no Estado do Amazonas, o Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor de turismo, Linha de Crédito Amazonastur +Crédito Turismo. O Sebrae também fará parte da programação apresentando sobre Qualidade no atendimento ao cliente. O evento, gratuito, é voltado para os prestadores do segmento turístico que receberão certificados de participação. Foto: Lucas Silva/Amazonastur Fonte
CIN: 380 mil documentos foram emitidos aos amazonenses em 14 meses
Em pouco mais de 14 meses, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), atendeu quase meio milhão de cidadãos que buscaram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) este ano em todo o estado. O atendimento, conforme os dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) da SSP-AM, resultou na emissão de mais de 386 mil CINs das quais, mais de 200 mil foram emitidas durante o 1º semestre deste ano. Deste total, mais de 30 mil estão nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) aguardando pelos requisitantes do documento. “O Amazonas se adiantou à recomendação do Governo Federal e começou a expedir o documento há cerca de um ano antes do prazo final. De lá para cá, temos realizado vários ajustes e adequações para melhor atender à população e, com isso, atendemos cerca de 10% da população do Amazonas, considerando o censo de 2022. Com isso, o estado melhorou o processo de emissão que, além de todos os benefícios, consegue atender e emitir mais documentos que no sistema anterior”, destacou o diretor do IIACM, Mahatma Porto. O diretor do Instituto de Identificação explicou o motivo do número de pessoas atendidas ser diferente do quantitativo de CINs emitidas. De acordo com ele, isso ocorre porque muitas das pessoas chegam para atendimento com alguma ausência ou irregularidade na documentação, além de constarem dados divergentes na base da Receita Federal ou problemas com o CPF. Emissão Durante os 14 meses de atividade, a SSP-AM emitiu, ao todo, 386.606 mil documentos. Todas as CINs chegaram às mãos dos cidadãos de forma gratuita. O Amazonas passou a emitir o novo documento em abril do ano passado. No início da emissão até dezembro de 2023, o estado atendeu 185.316 mil cidadãos com a nova CINs. Este ano, entre os meses de janeiro a junho, outras 201.290 Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas. No entanto, conforme o acompanhamento feito pelas equipes do Instituto de Identificação, atualmente, cerca de 30 mil documentos estão nos PACs à espera de quem os solicitou. “Recomendamos que o cidadão acompanhe o andamento da solicitação do seu documento e que em seguida faça a retirada da sua CIN no mesmo PAC onde foi atendido. Da mesma forma que é importante fazer a solicitação da carteira, é importante que o cidadão vá buscá-la”, orientou Mahatma Porto. O cidadão pode acompanhar o processo da solicitação da CIN por meio do mesmo site onde realizou o agendamento, mas na aba “Acompanhar Atendimento”: https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento. Em casos de dúvidas, buscar informações por meio da Ouvidoria da SSP-AM, por meio do canal de WhatsApp: 92 99186-4344. Foto: Carlos Soares e Divulgação/SSP-AM Fonte
Distrito de Matupi, em Manicoré, realiza a 13ª Exposição Agropecuária
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) realiza entre os dias 19 e 21 de julho, a Exposição Agropecuária de Santo Antônio do Matupi (Expomat), distrito localizado no quilômetro 180 da Rodovia Transamazônica. O município é considerado dos maiores produtores rurais do Amazonas. A Expomat é realizada anualmente no Parque de Exposições Amadeu Rodrigues Vidal, gerando inúmeras oportunidades de negócios e contará com uma programação variada, que inclui shows musicais, atividades de montaria de touros e cavalos, vaquejada, tiro de laço, rodeio mirim, torneio leiteiro, leilão de animais, dentre outras. “É um evento estratégico para a região Sul do nosso estado, que avança significativamente em suas produções com uso de novas tecnologias e oportunidades de negócios. A Expomat é de grande importância para o setor primário”, enfatiza Daniel Borges, secretário da Sepror. A economia do município de Manicoré, especificamente do Distrito de Santo Antônio do Matupi, é baseada nas atividades agropecuária e madeireira, com destaque para a pecuária de corte e leite, que atualmente conta com um rebanho em torno de 200 mil cabeças de gado. A atividade envolve aproximadamente 868 criadores. De acordo com a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas (Aspomat) Ranilda Silva Araújo, a Expomat, que em 2024 chega à 13º edição, faz parte da cultura local e do planejamento dos empresários de Matupi, que percebem a exposição como parte importante do processo, fortalecendo a comercialização e consequentemente o trabalho de todos. “Nossa Exposição é uma das maiores do Amazonas. A expectativa é das melhores. Os produtores enfrentam muitas dificuldades na produção e a nossa Exposição garante a negociação de muito do que é produzido. Esperamos um fortalecimento dos investimentos feitos e novos mercados, já que vamos receber pessoas de outras regiões”, explica Ranilda. O engenheiro agrônomo do Sistema Sepror, Thiago Abraão, profissional que dá apoio técnico aos produtores da região, acredita que a exposição, além de ótimos negócios financeiros, leva à Santo Antônio do Matupi novas oportunidades tecnológicas, o que garante a evolução dos processos produtivos locais. “A Expomat fomenta a economia da região, promove desenvolvimento do setor primário, incrementa a tecnologia no campo com a vinda de máquinas e equipamentos agrícolas que podem ser adquiridos em condições especiais durante a feira. É só benefícios”, explica Thiago. Entre os participantes está o comerciante e pecuarista Fábio Carvalho. Em seu empreendimento ele fornece produtos para os agricultores. Já em sua propriedade ele investe na criação e engorda do gado para “o corte”. Durante o evento ele terá um estande e garante que aguarda essa festa o ano inteiro e que vale a pena a espera. “É o momento mais importante para nós que vivemos do agro. Temos produtores, especialistas da agricultura e pecuária, compradores e instituições financeiras. Então estamos ansiosos para esse momento em que negociamos nossos produtos e que pensamos no nosso futuro enquanto produtores”, finaliza Fábio Carvalho. Autorização do Evento A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) autorizou a realização da ExpoMat. A expectativa é de que 500 animais, entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e suínos sejam expostos durante o evento. Os organizadores/empresas promotoras de eventos agropecuários interessados em realizar leilões, exposições, feiras, cavalgadas, torneios leiteiros, corridas, entre outros, devem formalizar o pedido de autorização obrigatório com antecedência junto à Adaf. Por meio de fiscalizações in loco, análise de documentos e avaliação do espaço físico, a autarquia garante a sanidade dos animais expostos e comercializados nos eventos e daqueles que entrem em contato com eles posteriormente. Entre as exigências a serem cumpridas pelos organizadores dos eventos estão o acompanhamento da recepção e posse temporária dos animais participantes, e a garantia de que os proprietários ou responsáveis entreguem as Guias de Trânsito Animal (GTA) e documentos sanitários à Adaf. FOTO: Divulgação/Sepror Fonte
Idam leva curso ‘Hortas em Pequenos Espaços’ à ação de sábado, na Compensa
O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realiza o curso “Hortas em Pequenos Espaços” durante a ação Governo Presente, no sábado (20/07), que acontece na Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII), localizada no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. A capacitação tem como público-alvo agricultores familiares e demais interessados da capital amazonense. À frente da capacitação estará a gerente de Metodologia e Capacitação de Ater (Gecam) do Idam, Ana Cecília Lobato. Ela abordará junto aos participantes temáticas relacionadas aos fatores que afetam o desenvolvimento das plantas, a importância e a produção das hortaliças, além do plantio em pequenos espaços. “Serão tratados, também, questões sobre o aproveitamento de pneus e garrafas pet na atividade, fatores que afetam desenvolvimento das hortaliças e recomendações caseiras de combate de pragas e doenças”, informou Ana Cecília, ao frisar que o curso será gratuito e aberto ao público. O curso terá início às 9h30 e, cada assunto, terá, aproximadamente, uma hora de explanação. Para participar da capacitação, os interessados devem procurar o espaço no qual técnicos do Idam estarão durante a ação Governo Presente deste sábado, na sala 9, na Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII), localizada na rua T8, no bairro Compensa. Governo Presente Em sua 7ª edição, o programa Governo Presente acontece sempre aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade. Durante a ação, são oferecidos serviços como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas e palestras. Ao todo, 37 órgãos estaduais, incluindo o Idam, estão envolvidos na ação de cidadania. Foto: Arquivo/Idam Fonte
Migrantes e refugiados podem emitir documentos em mutirão até sábado
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), deu início, na manhã de terça-feira (16/07), ao atendimento de migrantes e refugiados no Centro de Convenções Vasco Vasques (avenida Constantino Nery, nº 5.001, Flores). A força-tarefa conta com serviços de regularização e emissão de documentos e segue até sábado (20/07). Até sexta-feira (19/07), o atendimento será das 8h às 17h, e no sábado (20/07), das 8h às 12h. A expectativa é fazer cerca de 2 mil atendimentos diários, sem necessidade de agendamento prévio. Entre os serviços oferecidos pela ação, que conta com a parceria da Polícia Federal, Receita Federal e das agências da ONU, estão: expedição de protocolos de residência e refúgio; prorrogação de protocolo; e emissão do CPF; além da retirada e da solicitação de 2ª via de Registro Nacional Migratório (RNM). “Você que é migrante ou refugiado, que se encontra com seu protocolo vencido ou que precisa tirar documentação de primeira via, pode se dirigir até o Centro de Convenções Vasco Vasques, que nós estaremos aqui para atendê-lo”, destacou a secretária da SEDH, Gabriella Campezatto. Documentação A diarista Isaura Millan se mudou para Manaus há, aproximadamente, cinco anos, com as três filhas. Nascida em Margarita, ela foi ao Vasco Vasques em busca do protocolo de residência para a mãe, Carmen Vasquez, que está na capital amazonense há apenas dois meses. “É uma documentação essencial para a gente conseguir trabalho e ir ao médico, por exemplo”, afirmou a diarista. E o estudante Jesus Alberto, de 14 anos, está há pelo menos dois anos em Manaus, quando se mudou com a mãe, a avó, os irmãos e os primos. “Hoje, vim tirar o meu RG, que está vencido, e o CPF, que perdi”, revelou. Nascido no estado de Monagas, na Venezuela, o jovem ressaltou a importância de estar com a documentação regularizada. “Chegar aqui a Manaus foi difícil e esses documentos me ajudaram muito, principalmente a estudar”, frisou. FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc Fonte
Humaitá ganha casa de acolhimento de crianças e adolescentes
A atuação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em conjunto com o Ministério Público e o Poder Judiciário garantiu a instalação de uma casa de passagem para abrigar crianças e adolescentes em risco social no município de Humaitá. Inaugurada no último dia 14, a Casa Lar de Acolhimento vai abrigar provisoriamente e de forma excepcional crianças e adolescentes sob medida de proteção, conforme prevê o artigo 98 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). A inauguração é resultado de um esforço coletivo dos órgãos do Sistema de Justiça, que envolveu diálogo pelo convencimento da importância do serviço e uma Ação Civil Pública (ACP) ingressada pela DPE-AM. Coordenadora do Polo do Madeira, a defensora Francine Buffon explica que a articulação que assegurou a obra da casa de passagem iniciou em 2021, após defensora Josy Lima, que atuava no município, ingressar com a ACP. “Ela entrou com a ação cobrando a construção do equipamento. O juiz Charles José Fernandes da Cruz, titular da 2ª Vara de Humaitá, que já vinha manifestado preocupação com o tema, articulou junto com o Executivo e o Ministério Público. Em uma reunião com o prefeito, nós mostramos para ele a importância da existência dessa casa de passagem. Depois, isso foi levado para o Legislativo e então criou-se uma lei determinando que a regulamentação orientando a construção ocorresse em, no máximo, 60 dias”, explicou Francine Buffon. Contudo, o prazo não foi cumprido. Então, a DPE cobrou o cumprimento da lei e, assim, houve outra rodada de conversas, quando foi estabelecida uma nova data para a entrega, que culminou na inauguração em 14 de julho e na extinção da ACP por perda do objeto. “Encerra-se a lide, portanto, com êxito que se atribui às ações de cooperação e articulação das instituições envolvidas, contando agora o Município com tão importante estrutura, devidamente instalada”, destaca o juiz Charles José em sua sentença. “O trabalho da doutora Josy e o empenho do magistrado foram fundamentais para essa conquista”, ressalta a defensora pública Francine Buffon. Ação Civil Pública Na ACP, a defensora Josy Lima destacou que a extensão do município e os frequentes atendimentos realizados nas áreas rurais, somados às más condições das estradas locais e regionais, “dificultam muito a efetividade do trabalho da rede de proteção à criança e ao adolescente”. Ela apontou inúmeras situações graves que demandavam “a pronta retirada dos menores da posse de seus genitores, guardiões, outros familiares ou, pessoas que dispõem da mera guarda de fato”. “As situações de abandono e violação a direitos fundamentais de menores têm sido cada vez mais frequentes, especialmente pela rápida disseminação do consumo excessivo de álcool e drogas como maconha, cocaína e crack que, infelizmente, têm destruído inúmeros núcleos familiares e ceifado a saúde física e mental de inúmeros cidadãos brasileiros, de várias faixas etárias”, observou à época. Ao ressaltar que Humaitá não possuía nenhuma entidade para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco, nem parcerias para tal fim ou famílias interessadas em participar do programa “Família Acolhedora”, o que caracterizaria omissão do Município, a defensora solicitou a criação e instalação do serviço de acolhimento institucional. Sobre o serviço A nova casa de passagem fica localizada na rua João Paulo II, 2322, bairro Nova Esperança. Segundo ofício encaminhado pela prefeitura, o serviço de acolhimento institucional contará com uma coordenadora, quatro cuidadores, três vigilantes, duas auxiliares de serviços gerais, uma psicóloga e uma assistente social. Foto: Divulgação/DPE-AM Fonte
Sine Amazonas divulga 88 vagas de emprego para esta quinta-feira
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 88 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (18/07). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 05 VAGAS: CONSULTOR (A) DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego ou Com experiência na na função. Ter experiência na área de vendas em geral e para primeiro emprego treinamento na área ofertado pela empresa. Desejável curso de informática. ObrigatórioCNH B atualizada. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: OPERADOR (A) DE CAIXA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de informática e operador de caixa. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ESTOQUISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO II Escolaridade: Ensino Técnico Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: FATIADOR DE FRIOS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Experiência em Troca de Óleo. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHURRASQUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SALADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável Curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: ATENDENTE DE DELIVERY Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR (A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MOTORISTA ENTREGADOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Possuir CNH AB, habilidade em atendimento ao Cliente e praticidade em informática. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE LICITAÇÕES Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Superior Completo ou Incompleto. Com experiência na função. Experiência em análise e condução de certames licitatórios na modalidade pregão eletrônico. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: PROMOTOR DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Conhecimento na área de estoque, armazenagem e exposição de produtos. NecessárioCNH Ae possuir moto própria. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR DE HAMBURGUERIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MOTORISTA DE CAMINHÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Possuir CNH D. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: SUPERVISOR DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório Cursos de Vendas, Atendimento ao Cliente e Informática Básica. Necessário ter habilitação CNH A, B ou A/B e Veículo próprio (Carro ou Moto). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: VENDEDOR INTERNO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório Cursos de Vendas, Atendimento ao Cliente e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos de Refrigeração e Climatização. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 08 VAGAS: TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO I Escolaridade: Ensino Técnico Completo. Com experiência na função. Obrigatórios cursos de Refrigeração e Climatização. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: EMPREGADA DOMÉSTICA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 08 VAGAS: AJUDANTE DE OBRA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 04 VAGAS: JARDINEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental completo, Médio cursando ou completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou NR 35, NR 12. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: VENDEDOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em Materiais de Construção. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade para trabalhar no horário das 13:00 às 21:00 horas. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: HAMBURGUEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Produção de Hambúrguer. Desejável ter cursos de Gastronomia, Manipulação de Alimentos e Atendimento ao Cliente. Disponibilidade para o horário Noturno. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE COZINHA III Escolaridade: Ensino Médio
Corpo de Bombeiros combate incêndio em área de vegetação nas proximidades do aeroporto de Manicoré
A equipe de bombeiros da Operação Aceiro 2024 combateu, entre a tarde e a noite da terça-feira (16/07), um incêndio de grande proporção em uma área de vegetação, nas proximidades do Aeroporto de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Na ação, os bombeiros usaram 15.800 litros de água para apagar o incêndio. Não houve vítimas. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reinaldo Menezes, relatou que o incêndio foi detectado no início da tarde, por meio dos painéis de monitoramento da Sala de Situação e, imediatamente, foram enviadas equipes ao local do sinistro. “A equipe que atua no monitoramento dos focos aqui em Manaus, detectou o incêndio e acionou, imediatamente, nossos bombeiros da Operação Aceiro em Manicoré. A área atingida pelas chamas era extensa, mas nossos militares foram incansáveis no combate às chamas até a extinção total do incêndio, por volta das 22h”, disse coronel Reinaldo Menezes. Em Manicoré, o Corpo de Bombeiros tem atuado com a intensificação de combate aos incêndios desde o mês de junho, por meio da Operação Aceiro 2024, que abrange municípios do sul do Amazonas e da região metropolitana de Manaus, com maiores índices de focos de incêndio. FOTOS: Divulgação/CBMAM Fonte
Wilson Lima anuncia auxílio de R$ 30 mil para cada família atingida por incêndio em Nhamundá
O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou, nesta terça-feira (16/07), o valor de R$ 30 mil como auxílio para reposição de moradias de cada uma das 18 famílias afetadas por um incêndio de grandes proporções no município de Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus). O sinistro, ocorrido na madrugada de segunda-feira (15/07), atingiu 14 residências e deixou 69 pessoas desabrigadas. O Auxílio será pago por meio do programa Amazonas Meu Lar. Coordenando as ações no município, o governador destacou a importância do apoio financeiro para quem perdeu as suas casas. “Hoje nós estamos anunciando aqui um valor de R$ 30 mil reais de bônus do nosso programa de habitação, para essas famílias poderem começar nesse momento a se reerguer, a se recuperar. Nossas equipes vão ficar aqui até que essas famílias já estejam com as suas situações encaminhadas para que os problemas de moradia delas sejam resolvidos”, afirmou o governador De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), até o momento 15 famílias foram cadastradas para recebimento do valor, tendo como base um levantamento feito pela prefeitura, totalizando R$ 450 mil em ajuda do Governo do Estado. Os recursos são oriundos do programa Amazonas Meu Lar, via UGPE e Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab). Os dois órgãos farão um levantamento técnico e social das famílias para operacionalização do atendimento. “O governador determinou que possamos verificar a forma que essas famílias possam reconstruir, através de um auxílio-moradia, além de demais ajudas humanitárias que serão fornecidas por todas as secretarias. Então o Governo do Estado passa a atuar aqui, com cadastro dessas famílias, para que logo mais elas possam receber esse valor e reconstruir suas vidas”, acrescentou o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro. Força-tarefa Ainda nesta segunda-feira, o Governo do Amazonas montou uma força-tarefa com servidores da Defesa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para colaborar com as autoridades municipais, levando suprimentos, assistência imediata e apoio psicossocial. A Sejusc enviou uma equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicólogo e técnicos de enfermagem para fazer o levantamento das necessidades, além de providenciar documentação para que as vítimas possam ter acesso a benefícios. A força-tarefa continuará atuando em Nhamundá até que todas as necessidades emergenciais das famílias sejam atendidas, e um plano de recuperação a longo prazo seja estabelecido. Incêndio O incêndio, ocorrido durante a madrugada, resultou na morte de uma criança e feriu outras duas pessoas. Investigações preliminares apontam que a causa do incêndio pode ter sido um curto-circuito em uma tomada de uma das residências atingidas. O incidente afetou 18 famílias, dessas, 11 estão abrigadas em uma creche de Nhamundá e sete alojadas nas casas de familiares. FOTO: Mauro Neto/Secom Fonte
Defesa Civil do Amazonas instala medidor de qualidade do ar em Nhamundá
A Defesa Civil do Amazonas instalou, nesta terça-feira (16/07), um medidor de qualidade do ar na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no município Nhamundá (a 383 quilômetros de Manaus). Este novo equipamento fornecerá dados essenciais para a proteção da saúde pública e a preservação do meio ambiente. A instalação do equipamento é resultado de uma parceria entre a Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) e Prefeitura de Nhamundá. Com o possível aumento das queimadas durante o período da estiagem, a qualidade do ar na região pode sofrer uma deterioração significativa. O monitoramento consiste na observação da quantidade de material particulado presente no ar, estimada pelo equipamento através de dois canais de lasers. As informações são utilizadas para calcular o Índice de Qualidade do Ar a cada 80 segundos. Os dados estão acessíveis em tempo real através da Internet, sendo possível fazer o download para diferentes localidades em todo o mundo. “A instalação do medidor de qualidade do ar traz inúmeros benefícios para a população local. Com informações precisas e atualizadas, será possível alertar a comunidade sobre os riscos à saúde associados à poluição do ar, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.”, afirmou o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Máximo. Com a implementação dessa tecnologia, Nhamundá se junta a outras cidades como Autazes, Careiro Castanho e Manaquiri. O Governo do Estado planeja expandir a rede de monitoramento para todos os outros municípios do interior, criando uma base de dados robusta que contribuirá para o planejamento e a execução de políticas ambientais mais eficazes. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou a importância desse tipo de monitoramento. “Esse medidor é mais uma das formas que temos agora para somar nas ações de mitigação de eventos climáticos extremos. Tendo o monitor, o Governo do Estado pode, por meio das suas secretarias, avaliar planos antecipados para ajudar a população em caso de uma piora na qualidade do ar, e assim, manter a saúde da população durante essas situações climáticas críticas”, ressaltou o secretário. FOTO: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas Fonte