Sine Amazonas divulga 98 vagas de emprego para esta terça-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 98 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (04/06). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis 01 VAGA: MONTADOR (A) DE DELIVERY Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego. Organizar as montagens dos sanduíches e dos combos de refeições para delivery. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ESTOQUISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego ou com experiência na função Desejável curso de informática básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável residir próximo ao bairro de Flores. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 25 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego ou Com experiência na área de Eletroeletrônicos. Obrigatório ter cursos de TBO e Informática Básica. Desejável ter curso na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DE FATURAMENTO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório domínio em Informática Avançada. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE ESTACIONAMENTO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório CNH A ou A/B e desejável curso de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PEDREIRO Escolaridade: Ensino Médio Cursando. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SERVENTE DE OBRAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: PINTOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE EXPEDIÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo, Superior cursando. Com experiência na função e com Expedição de Notas Fiscais e Conferências de Mercadorias. Técnico e/ou Superior completo ou cursando a partir do 3º período em Logística. Obrigatório ter curso de Excel Avançado. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Eletricista e/ou Soldador. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa. Obrigatório ter CNH A/B. Conhecimento de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE INSTALAÇÕES Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Com experiência em Instalações de Equipamentos de Segurança Eletrônicas (alarmes, câmeras, sensores, cercas e cabeamento). Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter cursos de Elétrica, Ferramentaria, NR-35, TBO e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos de Elétrica, Refrigeração, Forro, Hidráulica e Construção Civil. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: OPERADOR DE MÁQUINA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de NR-12. Desejável ter cursos na área e/ou conhecimento no segmento da indústria, Máquina de Prensa, Destopadeira, Máquina de Estamparia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR(A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Manipulação de Alimentos. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 12 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: REPOSITOR DE MERCADORIAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: PEIXEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AÇOUGUEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO(A) – CORTADOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades em Corte e Costura, Confecções de Uniformes. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e

Afeam realiza integração de concursados para reforçar quadro de servidores

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), realizou na manhã desta segunda-feira (03/06), o programa de integração e capacitação para dar boas-vindas a onze aprovados no Concurso Público, referente à 5ª convocação, para o provimento de vagas e formação de cadastro reserva de acordo com o Edital nº 1/2022, de 30.6.2022. Este programa visa garantir que todos estejam bem preparados para assumir suas funções e contribuir efetivamente para os objetivos da organização. Durante o evento, os novos servidores foram apresentados à missão, cultura e aos valores da agência, participaram de sessões de orientação e treinamento, e tiveram a oportunidade de conhecer seus colegas de trabalho e as lideranças da organização. De acordo com o Diretor-Presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, a integração desses novos profissionais representa um passo importante na continuidade do trabalho realizado pela agência de fomento em todo o estado. “Este é um momento significativo, tanto para os novos concursados, quanto para nossa instituição. Estamos confiantes de que essa nova equipe trará um vigor renovado e novas perspectivas para nossos projetos e iniciativas, visando promover o desenvolvimento sustentável do Estado ” acrescentou. Os novos concursados atuarão em diversas áreas estratégicas, incluindo Administração, Agronomia, Contadoria, Desenvolvimento de Sistemas, Economia e Infraestrutura de TI. FOTO: Afeam/Divulgação Fonte

Governo do Amazonas amplia monitoramento no combate a incêndios no estado com aplicativo Infire

Com objetivo de ampliar o monitoramento estratégico de incêndios no estado, o Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), criou o aplicativo Infire para uso exclusivo da corporação na Operação Aceiro 2024. O lançamento foi feito nesta segunda-feira (03/06), pelo governador Wilson Lima, durante a entrega de viaturas, materiais e equipamentos para a operação. O aplicativo vai possibilitar a consulta de áreas com maiores focos de incêndio, de forma detalhada de ocorrências para compor o banco de dados, além de consulta de locais onde há bases operacionais da corporação, lotação de efetivo, viaturas e equipamento por área. “Esse App se complementa à nossa estrutura que temos no Ipaam, que é conjugada com a Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e outros órgãos que tratam da questão do desmatamento. Os alertas de desmatamento nós temos em nosso painel em tempo real, mas é importante termos também essa informação através do nosso aplicativo”, afirmou o governador. As informações do Infire vão chegar a partir do momento em que forem registradas no local do incêndio. Na sala de situação do CBMAM, tais informações serão processadas para mapeamento da gravidade da ocorrência e das necessidades sobre como a equipe vai atuar frente às demandas. “Fizemos um estudo com base nas necessidades que foram apresentadas, no ano passado, pela ocasião da grande quantidade de fumaça, e o Infire veio para fazermos esses dados e registro desses dados no local da ocorrência, de modo que tenhamos essas informações em tempo real na sala de situação”, explicou o criador do aplicativo Infire, 1º Tenente-Coronel Gama. Operação A Operação Aceiro 2024 integra a Operação Tamoitatá e conta com 60 militares do CBMAM, 14 veículos – incluindo quatro novas – e equipamentos de proteção e uso individual para 12 municípios do sul do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus (RMM). A Operação é composta por seis fases com atuação prevista durante todo o período do verão amazônico. Nesta primeira, será integrada pelos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes. A Operação Tamoitatá é composta por integrantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da qual participam o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), a Polícia Civil (PC-AM), o Corpo de Bombeiros (CBMAM) e a Defesa Civil do Amazonas, da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). FOTOS: Arthur Castro e Diego Peres/Secom Fonte

Sine Amazonas divulga 112 vagas de emprego para esta segunda-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 112 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (03/06). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.  Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis    03 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável residir próximo ao bairro de Flores. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 25 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego ou Com experiência na área de Eletroeletrônicos. Obrigatório ter cursos de TBO e Informática Básica. Desejável ter curso na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 07 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na área de Processos Industriais, Montagem em Geral, Obrigatório estar com cartão de vacinação em dias, incluindo 3º dose da vacina da covid 19 e curso de TBO. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE EXPEDIÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo, superior cursando. Com experiência na função e com Expedição de Notas Fiscais e Conferências de Mercadorias. Técnico e/ou Superior completo ou cursando a partir do 3º período em Logística ou Ciências da Computação. Obrigatório ter curso de Excel Avançado. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: ARTÍFICE III Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos de NR 10, NR 18 e NR 35. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Eletricista e/ou Soldador. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento em Elétrica, Hidráulica e Pintura. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: OPERADOR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na área de: Serviços Gerais, Servente de obras, Ajudante de Carga e Descarga ou Fundição. Obrigatório estar com cartão de vacinação em dias, incluindo 3º dose da vacina da covid 19. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: VENDEDOR DE QUIOSQUE – TELEFONIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Informática Básica, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas e outros relacionados a área de vendas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa. Obrigatório ter CNH A/B. Conhecimento de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE INSTALAÇÕES Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Com experiência em Instalações de Equipamentos de Segurança Eletrônicas (alarmes, câmeras, sensores, cercas e cabeamento). Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter cursos de Elétrica, Ferramentaria, NR-35, TBO e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos de Elétrica, Refrigeração, Forro, Hidráulica e Construção Civil. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: OPERADOR DE MÁQUINA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de NR-12. Desejável ter cursos na área e/ou conhecimento no segmento da indústria, Máquina de Prensa, Destopadeira, Máquina de Estamparia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR(A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Manipulação de Alimentos. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter os cursos de Refrigeração, NR-35 e NR-10. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Superior cursando a partir do 4º período em Administração ou Contabilidade. Desejável ter cursos na área e/ou conhecimento em Emissão de Notas Fiscais, Controle de Planilhas, Controle de Contas e Setor Financeiro. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 12 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. Salário: informado na entrevista. Benefícios: informado na entrevista. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior completo. Com experiência na função. Obrigatório ter Técnico ou Superior completo em Engenharia da Computação. Desejável ter o curso de Programação. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: REPOSITOR DE MERCADORIAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou

Parceria oferta empregos a mulheres assistidas por políticas estaduais

A manhã deste sábado (1º/06) foi de esperança para as mais de 200 mulheres que participaram do encontro promovido pelo Governo do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus. A empresa Solar Coca-Cola apresentou as diretrizes da companhia e o programa Solar Portas Abertas, com vagas de emprego exclusivas às mulheres assistidas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).  Carla Gonçalves, de 48 anos, estava atenta às explicações da equipe de gerentes e recrutadores da empresa. Desempregada há dois meses, ela busca uma vaga de auxiliar de serviços gerais, atividade que exerce há mais de 15 anos. “Estou correndo atrás de oportunidade e espero que eu consiga. Achei ótimo tudo o que vi aqui, foi maravilhoso e é disso que a gente precisa, de oportunidade”, frisou a candidata.  A seleção para cerca de 30 vagas será em duas etapas. Na primeira, as concorrentes vão cadastrar seus currículos em uma plataforma direcionada por um QR Code gerado para o público presente, apresentando suas habilidades e pontos fortes. As selecionadas farão uma visita à empresa, situada na zona norte da capital, onde passarão pela entrevista, na segunda fase do processo seletivo, ainda nesta primeira quinzena de junho.  Sofia Fontes, especialista em relações governamentais da Solar Coca-Cola, explica que as vagas são efetivas e para início imediato, no entanto, aquelas que não forem selecionadas para as vagas atuais, vão ficar no banco de dados da empresa, podendo ingressar na companhia posteriormente. “Nós temos diversas ações na nossa companhia para propagar e viabilizar oportunidades, por isso estamos aqui com a Sejusc, de forma acolhedora, com um trabalho diferenciado de obtermos esses currículos. Hoje, nós somos o segundo maior produtor no Brasil e o 15º no mundo, e nossa pretensão é fomentar o ingresso de mulheres e por isso nós trazemos o Solar de Portas Abertas exclusivo ao público feminino”, explica Sofia.  “Essas vagas são efetivas, em que essas mulheres têm uma segurança em ter todos os seus direitos trabalhistas e temos o plano verão, que dão oportunidade dessas mulheres entrarem de forma temporária, isso não significa que todas elas sairão da empresa sem poder conquistar uma vaga efetiva. Existe essa possibilidade também e, em vez de a gente abrir a vaga para o público em geral, a gente busca no nosso banco de dados”, afirma a representante da Solar.  Independência financeira A Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) desenvolve atividades para que o público atendido pela Sejusc tenha os amparos necessários para sair da situação de vulnerabilidade. A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Lilian Gomes, participou das tratativas para que a parceria se firmasse e acompanhou a apresentação deste sábado.  “A Sejusc tem como primazia o fortalecimento de parceria e a criação de novas, e a Solar entrou nessa esteira através de uma conversa que deu muito certo. Hoje nós trouxemos mulheres que representam associações, que são beneficiadas pelos nossos serviços”, destacou a secretária. “O Projeto Delas tem uma coordenação específica, que visa essa interação das mulheres com o mundo do trabalho, capacitando aquelas que ainda não tem capacitações e qualificações, para encaminhar ao mercado de trabalho por meio das parcerias, como esta com a Solar Coca-Cola”, finalizou Lilian Gomes. A SEPM atende na Rua Bento Maciel, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, e em outros pontos, com atendimentos específicos para casos de violências em todas as zonas de Manaus. Os endereços podem ser consultados no site da Sejusc.  Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc Fonte

Governo do Amazonas entrega cerca de 4 milhões de alevinos a 1,6 mil piscicultores em 26 municípios

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), forneceu aproximadamente 4 milhões de alevinos e pós-larvas de tambaqui e matrinxã, durante os primeiros cinco meses de 2024, para 1.682 piscicultores em 26 municípios do estado. Os alevinos são oriundos do Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), vinculado a Sepror, e está  situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).  O  titular da Sepror, Daniel Borges, acompanhou de perto o trabalho dos engenheiros de pesca que atuam no CTPC. “Já produzimos aproximadamente 4 milhões de pós-larvas, e essas pós-larvas chegaram a 26 municípios como uma forma de incentivar a piscicultura amazonense”, destacou o secretário.  O CTPC, que tem um Acordo de Cooperação com a Eletrobrás, é referência nacional na produção de peixes nativos, como o tambaqui e a matrinxã, observou Borges. Gratuito  A produção de pós-larvas e alevinos é distribuída gratuitamente aos piscicultores em municípios com potenciais produtivos na atividade. Desde 2019, o CTPC produziu mais de 45 milhões de alevinos, por meio de suas 900 matrizes de peixes. “Essa visita do secretário é um reconhecimento ao nosso trabalho na Estação de Piscicultura em Balbina. Aqui temos alevinos e pós-larvas com genética e qualidade sanitária, sendo entregue na porta do produtor, nas comunidades rurais e também desenvolvendo a pesquisa”, destacou Mário Baracho, gerente do Centro de Piscicultura. A entrega dos alevinos resultou em uma produção de pescado avaliada em aproximadamente 7.500 toneladas nos últimos meses. O período de engorda do peixe é em torno de 12 a 14 meses, obtendo cerca de 2,8 quilogramas cada espécie por indivíduo. A Sepror destaca também que neste período, promoveu cinco Dias de Campo com participação de 201 piscicultores; elaboração de 11 projetos aquícolas; 216 ações de apoio ao licenciamento ambiental; além de 12 cursos de capacitação em Boas Práticas de Manejo e Gestão na Piscicultura que beneficiaram 211 alunos. Municípios O alcance do repasse de pós-larvas e alevinos contemplou os municípios de Autazes, Coari, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Envira, Itamarati, Benjamin Constant, Codajás, Careiro,Amaturá, Anori, Coari, Barreirinha, Manaus, Manacapuru, Maués, Careiro Castanho, Codajás, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Aripuanã, Borba e Itacoatiara. Um dos beneficiados, o piscicultor da zona rural de Manaus, José Venâncio, diz que mantém dois tanques em sua propriedade. Neste ano, ele já recebeu mais de 2 mil alevinos, comentando que o fomento incentivou sua produção, além de diminuir seus custos na piscicultura. “É muito importante receber os alevinos, porque o custo de um milheiro é R$ 250. Então, é um gasto. E como recebi esse benefício, já ajuda muito, é um incentivo no início da minha produção. Com essa aquisição do Governo, favorece muito nós que somos piscicultores”, finaliza José. Ranking Nacional Atualmente, o Amazonas ocupa a 5ª posição no ranking nacional, com uma produção de 21,3 toneladas de peixes, sendo o tambaqui e a matrinxã, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). FOTO: Isaac Maia/Sepror Fonte

Dr. Noaldo Lucena Reforça Cuidados com a Saúde Durante o Verão Amazônico

Em entrevista ao programa Encircuito, o infectologista Dr. Noaldo Lucena destacou a importância dos cuidados com a saúde durante o verão amazônico. O especialista enfatizou a necessidade do uso de máscara em locais fechados, a prática constante de lavar as mãos e os cuidados na manipulação de alimentos para evitar contaminações. Dr. Lucena alertou que, com o aumento das temperaturas e a maior circulação de pessoas, é fundamental manter essas medidas de precaução para prevenir doenças. Ele frisou que a higiene pessoal e a segurança alimentar são essenciais para preservar a saúde pública durante esta época do ano. O programa Encircuito é transmitido pela Rede TV Manaus, canal 18.1, aos domingos às 11h45 e às segundas-feiras às 22h30.

Sema capacita 34 novos Agentes Ambientais Voluntários

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) capacitou e credenciou 34 Agentes Ambientais Voluntários (AAV). Os novos AAV vão atuar como multiplicadores ambientais nas Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, do Rio Madeira e na Floresta Nacional Aripuanã. A atividade ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, na comunidade Boa Frente, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus). Na ocasião, comunitários selecionados pelas lideranças de suas localidades passaram por uma oficina lúdica para entender sobre legislações ambientais e os princípios da educação ambiental. “Geralmente é feito a cada dois anos essa capacitação e surgiu a oportunidade agora de fazermos essa atividade na RDS do Juma. Essas pessoas deixaram suas atividades diárias para estar conosco aqui hoje, e é muito gratificante ver essa dedicação”, explicou a gestora da RDS do Juma, Khimberlly Sena. O Programa Agentes Ambientais Voluntários foi criado pela Sema em 2008, com a proposta de formar comunitários como educadores ambientais, mobilizadores sociais, multiplicadores de lideranças e mediadores de conflitos. O papel do AAV é orientar a comunidade para preservação e conservação dos recursos naturais nas áreas protegidas, além de realizar reuniões junto às lideranças com o objetivo de planejar ações sustentáveis para a comunidade. Capacitação e credenciamento A oficina de capacitação geralmente é lúdica, favorecendo a diversão e a interação entre os participantes, além de se adequar às condições e à realidade de cada comunidade. “Nós tentamos passar da melhor forma os ensinamentos sobre os Agentes Ambientais Voluntários. Mas eles também dão uma aula de conhecimento, a gente sempre tem uma troca”, explicou o gestor da RDS Uatumã e instrutor da capacitação, Cristiano Gonçalves. As etapas da capacitação são voltadas aos detalhes da atuação do AAV, também sendo uma oportunidade de treinamento para reuniões e eventos promovidos pelos novos agentes. Ao final, cada comunitário recebeu um certificado, uniforme e carteira de identificação como Agente Ambiental Voluntário. “Quando surgiu a mobilização, meu filho me avisou, e eu disse, ‘ei, eu quero ser do meio ambiente. Eu gosto da área, quero trabalhar, quero estar junto em defesa do meio ambiente.’ Eu estou muito feliz, satisfeita com o trabalho dos instrutores, um trabalho lindo, acredito que meus parceiros também gostaram”, declarou Joenis Bentes, moradora da comunidade Castanhalzinho, da Floresta Nacional Aripuanã. No decorrer da oficina, os candidatos a AAV elaboraram um Plano de Ação, com problemas ambientais identificados pelos participantes em suas comunidades. Ao retornarem para sua comunidade, os agentes irão trabalhar junto aos comunitários para reduzir ou combater o problema identificado. Mais credenciamentos Além da capacitação na RDS do Juma, entre os dias 22 e 23 de maio, outros 44 AAVs foram capacitados e credenciados na Terra Indígena (TI) do Piranha. Ao todo, três áreas protegidas fizeram parte da ação, sendo as RDS do Matupiri e Canumã, além de oito aldeias da Terra Indígena. O trabalho foi uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal, que realiza a gestão das TIs. Ambas as atividades receberam o apoio financeiro do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL, sigla do inglês para Amazon Sustainable Landscapes). O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordena o ASL Brasil, executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e Órgãos Federais responsáveis pela gestão de áreas protegidas. O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM). Foto: Noir Miranda e Divulgação/Sema Fonte

Junho Ambiental: Ipaam tem extensa programação aberta ao público, na quarta-feira, 05/06

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, promoverá o ‘Junho Ambiental’, com uma extensa programação em torno do tema ‘Homem e Consciência Ambiental’, que contará com expo-feira, seminário, palestras e oficinas, a ser realizada no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), de 05 a 28 de junho. O CMAAP está localizado no Ipaam, na avenida Mário Ypiranga, bairro de Flores, zona centro-sul de Manaus. Também acontecerá uma ação de sensibilização quanto à preservação dos recursos naturais no Porto de Manaus e no posto de fiscalização da Marinha no meio do Rio Negro para turistas e população em geral que viajará por meios fluviais para o Festival de Parintins. O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, ressalta a importância do diálogo ambiental não apenas com os servidores do órgão, que já vivenciam essa rotina, mas com a sociedade interessada na pauta. “Essa é uma grande oportunidade de estar mais perto da sociedade e abrir nossas portas para que haja uma compreensão de nossas funcionalidades e trazer os cidadãos para serem nossos aliados na defesa do Meio Ambiente”, salientou Juliano. Na ocasião, acontecerá a inauguração da nova galeria de presidentes do órgão, além de uma caminhada simbólica que sairá da sede do Instituto até o Bosque do Ipaam, que está em fase de construção, onde será enterrada uma cápsula do tempo e uma árvore será plantada, simbolizando a esperança na preservação do Meio Ambiente. A programação contará, ainda, com uma série com cinco podcasts em parceria com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), que será transmitida ao vivo para os municípios distantes da capital. O bate-papo terá variados temas de interesse público e ambiental.Seminário O seminário “Áreas Reconhecidas Internacionalmente para Conservação da Biodiversidade no Estado do Amazonas” é uma realização em parceria com a Unesco e conta com o apoio da Wildlife Conservation Society (WCS Brasil). Serão apresentadas e discutidas questões ambientais pertinentes. O evento será aberto ao público, que poderá se inscrever no link https://forms.gle/sgE4ohuU1C2DWe8F7 . Entre os palestrantes há nomes como o chefe de gabinete e Secretário Nacional Substituto de Biodiversidade, Florestas e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima – SBio/MMA, Carlos Eduardo Marinello, e o Coordenador de Cooperação internacional da RBMA e RBRB/Ponto Focal Projeto MIDAs (Multi-Internationally Designated Areas) no Brasil, Clayton Lino. Foto: Divulgação / Ipaam Fonte

‘Junho Violeta’: Programação para o enfrentamento à violência contra pessoas idosas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove, a partir de terça-feira (04/06), uma série de atividades para conscientização sobre a campanha ‘Junho Violeta’, a fim de reforçar os direitos e combater a violência contra as pessoas idosas. A campanha tem como base a Lei 10.741/2003, mais conhecida como Estatuto do Idoso. O tema da campanha de 2024 da Sejusc será ‘Sensibilizar para Proteger’. Ao longo do mês, serão tratados temas como canais de denúncia, identificação de violência, humanização do atendimento, cuidados necessários com a pessoa idosa e direitos de quem tem 60 anos ou mais, entre outros temas importantes. As atividades do mês são coordenadas pela Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), que realiza todos os anos mobilizações públicas. A pasta é uma das integrantes da rede de proteção. O combate à violência aos idosos abrange todas os tipos de agressão, que vão desde a violência física como a psicológica, negligência, abandono, violência institucional, patrimonial, sexual e discriminação. Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, a campanha tem a função de levar informação para a população. “Um movimento como o Junho Violeta é um meio de levar mais informação, reduzir preconceitos e proteger as pessoas idosas”, destacou. Em 2023, a Sejusc registrou, por meio dos Centro Integrado De Proteção E Defesa Da Pessoa Idosa (Cipdi), 1.361 casos de violência. As principais violações de direitos são: negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e maus tratos. Os números apontam que foram registrados uma média de 3 casos de violência por dia. Dentre os agressores, os filhos são os principais algozes e, quanto às vítimas, as mulheres idosas constituem a maior parte. Principais atividades Abertura Junho Violeta – 04/06 (terça feira), das 8h-12h, com o tema ‘Sensibilizar para proteger’; Jornada pelos Direitos no projeto EnvelheSer 60+ – 06 a 20 de junho, sempre de 8h às 17h, com grupos de idosos da cidade; Conversa com estudantes da Escola Estadual Elisa Bessa com o grupo Longevidade Ativa – 07 de junho, de 15h às 17h; Início da Operação Virtude, com visitas domiciliares,da equipe Psicossocial do CIPDI, a partir do dia 10 de junho; Visita à fábrica Componel, com palestra sobre envelhecimento – 13 de junho, das 7h30 às 08h30; Em parceria com o Amazonas Shopping será feita palestra sobre “Empreender no Envelhecer” entre os dias 24 e 28 de junho, das 13h às 17h. Encerramento da campanha Junho Violeta em Maués, no dia 28 de junho. FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc Fonte

Governo do Estado apresenta as oportunidades do Amazonas Meu Lar em Feirão de Imóveis

O Governo do Estado participa da 3ª edição do Feirão de Imóveis, apresentando as oportunidades e os benefícios do Programa Amazonas Meu Lar. O evento, promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), começou nesta sexta-feira (31/05) e segue até domingo (02/06), das 10h às 22h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus. O Programa Amazonas Meu Lar integra as políticas de habitação e fundiária do estado.  É executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). Tem como meta a oferta de 24 mil soluções de moradia e a regularização de 33 mil imóveis. O Amazonas Meu Lar atua em parceria com o programa federal Minha Casa, Minha Vida. O investimento estimado pelo programa é de R$ 4,7 bilhões, somando recursos do Estado e dos fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de Arrendamento Residencial (FAR). De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a parceria com o mercado imobiliário e a construção civil é importante para o Amazonas Meu Lar. As construtoras, prossegue ele, participam das linhas de atendimento do programa, como o Subsídio Entrada do Meu Lar/FGTS e vão construir as unidades habitacionais da linha FAR, incluindo o Retrofit, que é a readequação de prédios desocupados para se transformarem em moradias. “O alinhamento do Governo do Estado com o mercado imobiliário e da construção civil é necessário para que o programa tenha êxito”, ressaltou Campêlo.  O subsídio estadual, afirma o secretário, para a construção de unidades habitacionais nos municípios do interior, via Minha Casa, Vida, por exemplo, atende a uma necessidade do mercado, uma vez que o custo de construção é maior e as prefeituras teriam dificuldade em atrair empresas para executar os projetos aprovados pelo Governo Federal. “Por isso, o estado, por meio do Amazonas Meu Lar, vai aportar recursos aos municípios para complementar esse custo”, observou. No evento, o stand do Amazonas Meu Lar traz informações sobre o maior programa habitacional do estado, com as equipes a postos para tirar dúvidas sobre os serviços ofertados. De acordo com o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, é importante a presença das secretarias em eventos como esse, que possibilitam aproximação com a população, reforçando o trabalho realizado pelo Governo do Amazonas, além de esclarecer as dúvidas que surgem. “Dos seis projetos habitacionais aprovados pelo Minha Casa Minha Vida, cinco já foram licitados e estão na fase de finalização para a publicação do resultado. O último, está na fase de edital em aberto até o dia 10 de junho e é para a requalificação do antigo prédio da Receita Federal, contemplado no Retrofit com 85 unidades habitacionais”, detalhou Jivago Costa. O secretário de estado de Desenvolvimento Urbano, Fausto Santos Júnior, destaca que a parceria entre o Governo do Amazonas e as construtoras que participam do Subsídio Entrada Meu Lar, é fundamental para fomentar o mercado imobiliário. “O valor de entrada que é concedido pelo Governo do Estado em uma das modalidades do Amazonas Meu Lar, o Entrada Meu Lar, elimina um dos maiores obstáculos enfrentados pelas construtoras na hora da venda”, disse  Segundo Fausto Jr, muitas vezes o comprador deseja adquirir o imóvel, tem renda, mas não tem o valor da entrada. Com essa modalidade do Amazonas Meu Lar, o governo assegura esse valor, facilitando a concretização da compra e impulsionando o mercado imobiliário no estado. O stand do Governo do Amazonas, no evento, conta com maquete de um modelo de residencial do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), além de material informativo do Programa Amazonas Meu Lar. Mercado imobiliário O vice-presidente da Ademi-AM, Hélio Alexandre, destacou que o evento não é realizado desde 2020, devido à pandemia, e agora está retornando por conta do aquecimento do mercado imobiliário, com a oferta de mais de 5 mil unidades residenciais, com preços e descontos diferenciados.  “Estamos muito felizes que o mercado está muito aquecido. As vendas estão acontecendo de uma forma muito significativa em 2024 e nós entendemos que era o momento fundamental para retomar o Feirão de Imóveis”, disse. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE Fonte

Workshop abre a programação da “Semana Solo Seguro Favela”, no Amazonas

De 3 a 7 de junho de 2024, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) vai realizar a 1a. edição da “Semana Solo Seguro – Favela”, chamando atenção para a importância da regularização de ocupações informais em áreas urbanas. A cerimônia de abertura está marcada para as 9 horas, do dia 3 (segunda-feira), no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), situado na Av. Efigênio Salles, 1155 – Aleixo, onde será realizado o workshop “Urbanismo Sustentável”, conduzido pelo professor Bernardo Chezzi, que é coordenador do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário, membro do Conselho Consultivo do Agente Regulador do CNJ, fundador do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário e assessor jurídico do Registro de Imóveis brasileiro, além de autor de livros, pareceres e normas sobre “Parcelamento do Solo Urbano”. Serão mediadores do evento o juiz-corregedor auxiliar e subcoordenador do Núcleo de Governança Fundiária e sustentabilidade do Judiciário amazonense, Áldrin Henrique Rodrigues, e a registradora Taís Barreto, do Ofício de Imóveis do município de Coari, cujas ações de regularização fundiária tem se destacado na região.

Para fazer a inscrição, gratuita, no workshop “Urbanismo Sustentável”, clique aqui. O evento é aberto a todos os interessados em aprofundar os conhecimentos na temática fundiária De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Saunders Fernandes, o Solo Seguro Favela representa um avanço significativo na regularização fundiária urbana no Brasil, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico. “A participação ativa de diversas entidades e a realização de ações educativas são fundamentais para o sucesso do programa, que visa transformar a vida de milhões de brasileiros que vivem em assentamentos irregulares.” Amazonas
 Além da programação de abertura oficial da Semana, que acontece em Manaus com o workshop “Urbanismo Sustentável”, realizado pela CGJ/AM em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) – e com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), está previsto outras mobilizações tanto na capital quanto nos municípios do interior do estado. Por exemplo, na quarta-feira, dia 5, por recomendação da CGJ/AM, devem acontecer audiências públicas em várias comarcas do Amazonas, presididas pelo judiciário local, com a participação de autoridades municipais, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, registradores de imóvel e lideranças comunitárias, para debater a regularização fundiária com ênfase aos núcleos urbanos, de acordo com o Provimento nº158/2023 do CNJ. Ao longo das semana, outras programações devem ser anunciadas, como a entrega de registros de imóveis a moradores dos bairro Colônia Antônio Aleixo e das comunidades Raio do Sol e Santa Inês. Solo Seguro Favela
 O movimento em prol da regularização das comunidades urbanas dá cumprimento ao Provimento 158/2023, que criou o “Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas”, ou “Solo Seguro Favela”. A iniciativa tem o objetivo de assegurar qualidade de vida, inclusão social, segurança jurídica, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa abrange ações coordenadas nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, tendo como principais parceiros os cartórios de registro de imóveis. O Solo Seguro Favela tem como objetivo entregar títulos de propriedade registrados em cartórios aos moradores de comunidades. Este documento transforma o ocupante em proprietário, permitindo acesso a serviços básicos e inclusão em programas governamentais, de forma a estimular a economia local, organizar o espaço urbano e, ainda, contribuir para a preservação do meio ambiente. Segundo dados do IBGE (2019): Mais de 5 milhões de domicílios no Brasil estavam em assentamentos irregulares.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a regularização fundiária urbana pode promover um choque de riqueza de R$ 202,13 bilhões na economia brasileira e reduzir em 2,4% o índice de desigualdade de renda. Fonte

UGPE realiza treinamento sobre o Prosai para membros da DPE de Parintins

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) promoveu, nesta quarta-feira (29/05), treinamento para equipe da Defensoria Pública do Estado (DPE) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação, que teve como objetivo apresentar o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), orientar sobre soluções de moradias aplicadas e convidar para integrar a Câmara de Mediação e Conciliação (CMC), fez parte da programação que iniciou na segunda-feira (27) com o objetivo de preparar a população para receber as obras do programa. De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Câmpelo, a Câmara de Mediação e Conciliação tem a finalidade de ampliar o diálogo e a transparência com as partes envolvidas durante a execução de obras e programas da UGPE, como o Prosai Parintins, buscando resolver questões no âmbito administrativo. “Realizamos um treinamento muito importante com as equipes técnicas da Defensoria Pública de Parintins. Apresentamos o Prosai, esclarecemos dúvidas, pois eles darão suporte às famílias que precisarem de apoio relacionados às questões de herança, por exemplo. E aproveitamos a oportunidade para apresentar a CMC, que mediará a conciliação de conflitos, principalmente no processo de reassentamento, sem que haja a necessidade de levar para a esfera judicial”, explicou. Segundo a defensora Letícia Ornelas, a iniciativa é de extrema importância, pois a cidade receberá grandes obras que beneficiarão a população. Ela destaca que as pessoas já estão procurando a instituição para esclarecer dúvidas sobre o processo de reassentamento e as documentações necessárias. “Estamos, agora, mais capacitados para passar informações aos moradores. A missão da Defensoria é resolver conflitos de forma extrajudicial, e a CMC é mais uma ferramenta para solucionarmos os processos de maneira mais rápida e garantir os direitos de cada cidadão”, afirmou. A ação em Parintins teve à frente a subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dultra e o subcoordenador Ambiental, Otacílio Cardoso Júnior e suas respectivas equipes. Na segunda-feira (27/09), foi realizada reunião com o Grupo de Apoio Local (GAL), para informar sobre a certificação dos imóveis e reassentamento das famílias. Na terça-feira (28/05), houve palestra com 300 alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, no bairro Palmares, sobre saneamento básico e apresentação do Prosai Parintins. Sobre o programa: O Prosai Parintins vai permitir a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados, no entorno da Lagoa da Francesa, beneficiando mais de 12 mil pessoas. Serão construídos um novo mercado, conjuntos habitacionais, parques urbanos, praças, ciclovias, playground’s, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense. O Prosai Parintins terá um total de U$ 87,5 milhões em investimentos, incluindo o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 70 milhões, e a contrapartida direta do Estado, de U$ 17,5 milhões. O financiamento é fruto de operação de crédito a ser pago pelo Governo do Estado. Com os recursos da contrapartida, o Governo do Amazonas abriu licitação e vai antecipar as obras para levar água tratada para 100% da cidade e aumentar de zero para 25% o tratamento de esgoto, que estavam previstas para acontecer no segundo semestre de 2024, após a assinatura do contrato da operação de crédito de financiamento. Com isso, o Estado fará a intervenção necessária para solucionar de forma definitiva o problema dos poços contaminados no município. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE Fonte

Arsepam realiza vistoria no Porto de Parintins

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), em parceria com a Casa Militar do Estado do Amazonas, realizou nesta quinta-feira (30/05) uma vistoria nas instalações do Porto de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A inspeção foi realizada para atender às necessidades de operação da autarquia no serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros durante o 57º Festival Folclórico de Parintins, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2024. O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, destacou a importância da vistoria para o aprimoramento da fiscalização durante o Festival de Parintins. “O governador Wilson Lima determinou que a Arsepam seja diligente na supervisão das embarcações, beneficiando tanto os operadores quanto os usuários do modal hidroviário”, destacou. A vistoria no Porto de Parintins foi realizada pelo chefe do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH), o engenheiro Afonso Almeida, que avaliou a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) como positiva para o recebimento do grande volume de passageiros. Almeida ressaltou que a infraestrutura atual está adequada para atender ao aumento significativo de visitantes durante o festival, garantindo a segurança para o transporte de passageiros e cargas. Durante o Festival de Parintins, a Arsepam intensificará as ações de divulgação dos canais de comunicação para os usuários dos serviços, por meio de campanhas de fiscalização e publicidade no município. A intenção é garantir que os usuários estejam cientes dos seus direitos e deveres. A vistoria e as ações planejadas pela Arsepam reforçam o compromisso da agência em garantir a segurança e qualidade no transporte hidroviário intermunicipal durante todo o evento cultural, assegurando uma experiência positiva para todos os visitantes e moradores de Parintins. FOTO: Divulgação / Arsepam Fonte

Edição especial da Feira de Produtos Regionais chega a sede da Suhab

Nesta quarta-feira (29/05), foi realizada mais uma edição especial da Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), na sede da Superintendência de Habitação (Suhab), localizada na avenida Efigênio Salles, zona centro-sul de Manaus. A feira da ADS contou com a participação de 13 feirantes, que ofertaram variedades em legumes, frutas, artesanato e café da manhã aos consumidores que visitaram o local. Além desta edição, nesta quarta-feira acontece também a feira no estacionamento G do Shopping Ponta Negra, das 15h às 19h. Um dos destaques nas Feiras de Produtos Regionais desta quarta é o tomate-cereja, comercializado a partir de R$ 6,00 a bandeja com uma média de 16 unidades. “A edição especial da Feira, realizada na sede da Suhab, é uma alternativa para a comercialização de produtos regionais, dando mais oportunidades aos feirantes para escoar sua produção”, explicou o gerente de feira da ADS, Diego Augusto. Fim de semana Excepcionalmente nesta quinta-feira (30/05), a ADS não realizará as Feiras de Produtos Regionais devido ao feriado de Corpus Christi. A programação retornará normalmente a partir de sábado. Confira a programação: Sábado Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo Das 5h às 11h Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova Das 5h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva Das 07h às 15h Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, Petrópolis Das 5h às 9h Domingo Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta Negra Das 6h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva Das 7h às 12h FOTO: Divulgação / Suhab Fonte