UGPE realiza ações de orientação e sensibilização sobre Prosai em Parintins

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realiza, entre esta segunda e quarta-feira (27 a 29/05), mais um conjunto de ações do Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Reunião de orientação com o Grupo de Apoio Local (GAL) das áreas de intervenção, palestra em escola e sensibilização com técnicos da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) estão na programação da equipe social que desembarca na cidade na tarde desta segunda-feira. De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, as atividades fazem parte do plano de reassentamento das famílias que estão na área de intervenção das obras, além da divulgação do programa para a população em geral. “Nós estamos orientando os beneficiários do Prosai, mas também os demais moradores da cidade sobre as obras de água e esgoto que serão realizadas no perímetro urbano”, afirmou. Nesta segunda-feira (27/05), às 17h, acontece a reunião com representantes do GAL, que faz a comunicação entre a gestão do programa e a comunidade. Os temas do encontro serão o processo de certificação das famílias, status das licitações, Banco de Talentos e a ação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) no município. A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, explicou que será iniciado o processo de certificação dos imóveis cadastrados na área de intervenção do programa, o que marca o início do plano de reassentamento do Prosai. “No processo, é expedido um certificado, no qual constam os nomes dos moradores, as características do imóvel e seu uso. O documento será utilizado na abertura dos processos de reassentamento”, afirmou. O programa vai atender 832 famílias, o equivalente a cerca de 4,1 mil pessoas, com soluções de moradia. Os reassentados poderão ir para uma das 504 unidades habitacionais que serão construídas ou receber indenização, bônus moradia ou Permuta Terreno e Casa (Peteca), definidos pelo programa conforme o perfil social. Em preparação para o início das obras do Prosai Parintins, a UGPE também está realizando, em parceria com a Cosama, uma campanha de sensibilização junto à população do município. A abordagem conta, ainda, com uma pesquisa de satisfação sobre o saneamento básico com as famílias que irão receber os serviços de água e esgoto. A primeira etapa da ação foi realizada no início de maio e as equipes irão retornar no período de 2 a 17 de junho para concluir o trabalho. Uma palestra referente às temáticas de saneamento básico e ao Prosai será realizada, na terça-feira (28/05), para estudantes no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, no bairro São Vicente de Paula. Na quarta-feira (29/05), a equipe realiza uma ação de sensibilização para os técnicos da Defensoria Pública em Parintins. A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, explicou que no processo de reassentamento algumas famílias podem precisar dos serviços da DPE. “É o caso, por exemplo, daquelas que precisam de inventário, situações de averbação de divórcio e aplicação do direito de família em conflitos familiares, além do apoio na Câmara de Mediação e Conciliação”, disse. Investimentos O Prosai Parintins terá um total de U$ 87,5 milhões em investimentos, incluindo o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 70 milhões, e a contrapartida direta do Estado, de U$ 17,5 milhões.  O financiamento é fruto de operação de crédito a ser pago pelo Governo do Estado. Com os recursos da contrapartida, o Governo do Amazonas está antecipando o início das obras de água e esgoto, que estavam previstas para acontecer no segundo semestre de 2024, após a assinatura do contrato da operação de crédito de financiamento. Com isso, o Estado começa a realizar a intervenção necessária para solucionar de forma definitiva o problema dos poços contaminados no município. O Prosai Parintins vai permitir a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados, no entorno da Lagoa da Francesa, beneficiando mais de 12 mil pessoas. Serão construídos um novo mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playground’s, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE Fonte

Secretarias realizam seminário para o desenvolvimento da Educação Fiscal no Amazonas 

As Secretarias de Estado de Educação e Desporto Escolar, e da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) realizaram, nesta segunda-feira (27/05), o seminário de “Educação Fiscal: Caminhos e Perspectivas para a construção da Cidadania Ativa”. O encontro busca o fortalecimento da Educação Fiscal no Amazonas, com a reflexão acerca da função socioeconômica dos tributos arrecadados e dos gastos públicos provenientes deles.  O seminário aconteceu no auditório do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), e teve transmissão para todo o Amazonas por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, disponível por meio do link http://bit.ly/Educa%C3%A7aoFiscal.  A pauta principal foi discutida pela procuradora da Fazenda Nacional,  Regina Hirose, que enfatizou a importância da disseminação das ações educativas, fundamentais para o desenvolvimento do país.  A procuradora destacou que além do seminário, também terá um momento para dialogar com estudantes, professores e pais sobre educação e cidadania. Este segundo encontro acontecerá nesta terça-feira (28/05), na Escola Estadual (EE) Isaac Benzecry, zona sul de Manaus. “A atividade desta terça-feira envolverá todo o corpo docente, discente e familiar. Precisamos conversar sobre o destino do nosso dinheiro, debater sobre cidadania, boas práticas. Estimular essa ideia com nossos jovens”, enfatizou a Dra Regina Hirose.  Com público-alvo diversificado, o evento, que por parte da Secretaria de Educação foi organizado pela Coordenação de Programas e Projetos Federais, contou com a participação de professores, servidores, representantes dos Conselhos Estaduais de Economia, Contabilidade, Administração, da Ordem dos Advogados do Brasil | Seccional Amazonas (OAB-AM), além de estudantes de Ensino Médio da EE Nathália Uchôa.  “Na Secretaria de Educação, nós temos a nossa coordenação de Educação Fiscal, e estamos trabalhando, desde 2019, com esse tema. A rede estadual tem educação financeira em seu currículo, pautada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e disseminada em nossas jornadas pedagógicas”, destacou a coordenadora do Programa de Educação Fiscal, da Secretaria de Educação, Vera Lúcia Lourido. Presidente do grupo de trabalho em prol da Educação Fiscal composto pela Sefaz-AM, Receita Federal e Secretaria de Educação e secretarias municipais de Manaus de Educação e Fazenda, o auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio falou sobre a importância de desenvolver o tema nas escolas.  “É na escola que formamos o cidadão, portanto, as secretarias de educação são indispensáveis dentro do conselho. A Secretaria de Educação é nossa parceira desde 1998, quando começamos as discussões sobre o tema. Sempre receptiva”, compartilhou o auditor.  Ações nas escolas Em 2024, a Secretaria de Educação conta com 22 escolas estaduais realizando projetos específicos de Educação Fiscal na rotina escolar. O resultado é fruto de uma política de implementação do tema na rede estadual. Outro exemplo dos esforços é o resultado expressivo da rede no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, quando a EE Ruy Araújo ficou entre os quatro melhores projetos na premiação, em conjunto com a Coordenação Distrital de Educação (CDE) 2, que ficou em terceiro lugar.  Em mais uma atividade desenvolvida, a EE Isaac Benzecry, localizada na zona sul de Manaus, receberá Regina Hirose, procuradora da Fazenda Nacional. A especialista em assuntos fiscais vai dialogar com estudantes, professores e pais sobre educação e cidadania. “A atividade de amanhã envolverá todo o corpo docente, discente e familiar. Precisamos conversar sobre o destino do nosso dinheiro, debater sobre cidadania, boas práticas, estimular essa ideia com nossos jovens”, enfatizou a Dra Regina Hirose.  FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar Fonte

Idosos do CECF 31 de Março participam de passeio imersivo ao Museu da Amazônia

O grupo de Convivência ‘Vida e Saúde’ e a turma de pilates do Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, que funcionam no Japiim, participaram, na manhã desta segunda-feira (27/05), de um passeio ao Museu da Amazônia (Musa), considerado o maior fragmento de floresta em área urbana, em meio a seres vivos e experiências sensoriais, instalado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona norte, zona norte de Manaus. Acompanhado da direção do centro e técnicos multidisciplinar, o grupo pode apreciar os atrativos que o lugar oferece, como viveiros de orquídeas e bromélias, aráceas, palmeiras, samambaias, serpentes, aranhas e escorpiões, borboletas, cigarras, cogumelos e fungos, além de jardim sensorial, lago das vitórias régias amazônicas, aquários, e a conhecida torre de observação, com 42 metros de altura e 230 degraus. O Musa possui trilhas e passarelas num espaço de 100 hectares. O local conta com tendas e casas de observação e exposições onde são exibidas aranhas, borboletas, cobras e outras riquezas vivas da fauna e flora amazônica.  O passeio buscou proporcionar aos envelhecentes e idosos do centro o acesso a uma reserva florestal nativa em área urbana, conhecendo mais sobre a política de conservação de um espaço verde público. Presente de aniversário O passeio foi um presente para Ligia de Araújo Valente, que neste dia completou 69 anos, acompanhada do esposo Dalcídio Valente e os demais integrantes do grupo. Ambos moram no Japiim, juntos fazem aulas de pilates no centro e hoje participaram de todo o roteiro da visita, inclusive a subida na torre de observação. “Olhando aqui de cima nem parece que estamos em Manaus, quanta beleza natural que ainda podemos contemplar”, disse a aniversariante, ressaltando a importância da fauna e flora amazônica. Dilce Brício, 66 anos, agradeceu a oportunidade de realizar atividades fora dos portões do CECF 31 de Março, onde participa das turmas de pilates e de ritmo. Moradora do bairro Compensa, a funcionária pública, que atua na área de farmácia, conheceu o Musa pela primeira vez e ficou encantada com a riqueza encontrada na natureza. “Precisamos de momentos como esse para enfrentarmos o estresse da vida e o Centro de Convivência de 31 de Março nos oportuniza essa experiência maravilhosa”, mencionou. Equipe multidisciplinar O CECF 31 de Março é uma das sete unidades de assistência social do Governo do Amazonas, administradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e parceiros. A diretora do CECF 31 de Março, Lenne Soares, disse que os trabalhos realizados no centro, com os Grupos de Convivência conta com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como assistente social, psicólogo, fisioterapeutas e educadores físicos, para trabalhar em todas as etapas. “Estamos vivendo um período de muita depressão e ansiedade e o centro possui um índice muito alto de pessoas com esse problema. Por este motivo, temos realizado atividades externas, como passeios em zoológicos, balneários, ao Teatro Amazonas, visando trabalhar a aproximação, a interação, o respeito entre os integrantes dos grupos”, sintetizou a diretora. Foto: Marcos Vasconcelos Fonte

Idam leva capacitação a 190 agricultores em Rio Preto da Eva

Quase 200 agricultores familiares atuantes na produção de café em território amazonense foram capacitados no “Dia de Campo do Café”, uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). Realizada na Fazenda Progresso, no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital), a ação buscou promover as boas práticas voltadas à cafeicultura. A atividade aconteceu na sexta-feira (24/05), em comemoração ao Dia Mundial do Café. Na ocasião, no cafezal da Fazenda Progresso, foram montadas quatro estações que conduziram os um total de 190 participantes por todo processo de produção do café, desde a implantação da lavoura, boas práticas de manejo, colheita e torra do café robusta. Ao final, os agricultores tiveram, ainda, a oportunidade de colher alguns grãos e degustar a bebida. Para a gerente de Capacitação e Metodologias (Gecam) do Idam, Ana Cecília Lobato, o Dia de Campo é uma metodologia que permite a agricultores familiares, técnicos e estudantes compartilharem conhecimento sobre a cultura, principalmente, para os cuidados com a lavoura no período de estiagem que se aproxima. “A atividade permite aos agricultores o acesso a informações sobre o manejo da cultura, implantação da lavoura, período correto para plantação, técnicas que podem ser utilizadas para reduzir a taxa de mortalidade de plantas, além de mais conhecimento sobre colheita e pós colheita”, disse a gerente. A capacitação esteve sob o comando de pesquisadores convidados que atuam na validação de novos clones de café na região — os professores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Felipe de Jesus Padilha (Tefé) e Andrey Luis Bruyns de Sousa (Itacoatiara); o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Fábio Medeiros Ferreira; e consultor Marcos Santana Moraes. Um barista também participou da atividade com um espaço para degustação. Novidades Nesta primeira edição do ano, o “Dia de Campo do Café” trouxe uma novidade para os participantes: a emissão de certificado. Isso porque a declaração pode beneficiar o agricultor familiar no acesso a políticas públicas, como solicitação de crédito rural, pois comprova que o beneficiário é capacitado para atuar na cultura para a qual ele está buscando o fomento. Outra novidade destacada pela gerente é a disponibilização de gravações em vídeo de todas as palestras no YouTube do Idam. “Tivemos a iniciativa de gravar as palestras nas quatro estações para que os agricultores, técnicos e estudantes que não puderam comparecer possam assistir e, assim, terem acesso ao conteúdo, que é muito rico em informações para o período de estiagem”, frisou. Serviços Além da capacitação ofertada no Dia de Campo, a Unidade Local (UnLoc) do Idam em Rio Preto da Eva montou um stand no evento onde fez a entrega de 45 Cartões do Produtor Primário (CPP) e inscrição de agricultores no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAR). FOTO: Marfram Vieira/Idam Fonte

Programa Ilumina+ Amazonas chega a sede e comunidades de Urucará

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas vai modernizar o sistema de iluminação pública do município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). Os materiais para a instalação de 1.673 pontos de iluminação de LED e as equipes que vão realizar os serviços desembarcaram neste domingo na cidade. Serão 1.567 pontos instalados na sede, 48 na comunidade Amanari, 35 em Boa Esperança e 23 em Bonança. De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o sistema de iluminação LEDs está sendo montado e começa a ser implantado a partir desta terça-feira (28/05). O programa, afirma Campêlo, está transformando a vida das pessoas que moram no interior do estado. “Além de economia no consumo de energia e redução no impacto ambiental, o programa também está proporcionando um ganho social muito grande para a população do interior, que agora pode ocupar os espaços públicos à noite, e o comércio pode estender o horário de funcionamento”, obsrvou. O programa de modernização da iluminação pública, explica o secretário, substitui lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas, gerando uma economia de até 60% no consumo de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias. O Ilumina+ Amazonas já alcançou 40 municípios e 62 comunidades rurais e indígenas. Já são mais de 70 mil pontos de LED instalados, possibilitando mais luminosidade e qualidade de vida para a pessoas, além de preservar o meio ambiente. FOTO: Divulgação/Avanço Fonte

Ipem-AM reprova e interdita balanças no Aeroporto Internacional de Manaus

As equipes de fiscalização constataram irregularidades nos equipamentos, como display queimado e lacre violado Em fiscalização realizada nesta segunda-feira (27/05), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) constatou irregularidades em três balanças no controle de pesos de bagagens (check-in) de guichês de companhias aéreas no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes. Os equipamentos foram reprovados e interditados e a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A notificada. Durante a ação, os agentes verificaram se as balanças atendiam às normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que assegura que as mesmas foram testadas e funcionam adequadamente. Ao todo, 39 balanças em operação no aeroporto foram verificadas. Destas, duas apresentaram o display queimado, impedindo que o consumidor tivesse acesso ao peso da bagagem apontado pelo equipamento; e, em uma terceira balança, os fiscais identificaram que o lacre havia sido violado, indicando possível fraude. “O consumidor tem de ter acesso ao peso indicado pela balança. Com o display danificado, é impossível obter essa informação. Por isso, duas balanças foram reprovadas e interditadas. Em um terceiro equipamento, identificamos violação do lacre. Isso indica acesso livre aos dispositivos de regulagem da balança, o que pode ser atribuído como indícios de fraude”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho. Ainda de acordo com Renato Marinho, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A, responsável pelos equipamentos, terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, podendo ser multada em até R$ 1,5 milhão. Os instrumentos não poderão ser operados antes de passar por uma oficina credenciada, que fará a devida manutenção. Ouvidoria Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Jornalista Mairkon Castro assume direção do Encircuito: 24 anos de entretenimento para o Amazonas

O experiente jornalista Mairkon Castro assume a produção e direção do tradicional programa Encircuito, que há 24 anos leva entretenimento e informação de qualidade para os lares amazonenses. Com uma bagagem sólida de mais de 15 anos de carreira, Mairkon já atuou como repórter policial em diversos portais da cidade, acumulando experiência na cobertura de acontecimentos relevantes e na produção de conteúdo informativo e envolvente. Em sua nova função, Mairkon terá a responsabilidade de dar uma nova roupagem ao Encircuito, preservando a essência do programa que conquistou o público ao longo dos anos. O objetivo é criar conteúdos ainda mais dinâmicos e atrativos, que abordem temas relevantes para a sociedade amazonense e que proporcionem entretenimento de qualidade para toda a família. “Assumir a direção do Encircuito é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma enorme honra”, afirma Mairkon. “É um programa que faz parte da história da televisão manauara e que já conquistou um público fiel. Meu objetivo é continuar essa trajetória de sucesso, inovando e trazendo novidades para o programa, sempre com o compromisso de levar informação e entretenimento de qualidade para os telespectadores.” O Encircuito vai ao ar todos os domingos, às 11h45, na Rede TV Manaus – canal 18.1, com reprise às segundas-feiras, às 22h30. O programa também pode ser assistido online através do site da emissora: https://www.redetv.uol.com.br/aovivo. Sobre o Encircuito: O Encircuito é um programa de variedades que vai ao ar há 24 anos na Rede TV Manaus. O programa apresenta reportagens sobre diversos temas, como cultura, gastronomia, turismo, saúde e educação, além de entrevistas com personalidades locais e nacionais. O Encircuito é um dos programas mais tradicionais da televisão manauara e é considerado uma referência em entretenimento de qualidade para a família amazonense. Sobre Mairkon Castro: Mairkon Castro é jornalista com mais de 15 anos de experiência. Já atuou como repórter policial em diversos portais da cidade e é conhecido por sua cobertura informativa precisa e envolvente. Mairkon é um profissional dedicado e apaixonado pelo jornalismo, e está sempre buscando aprimorar suas habilidades e trazer novidades para o seu trabalho.

Governo do Amazonas garante R$ 665,4 mil em crédito rural a agricultores e pescadores de Coari

Em Coari (distante 363 quilômetros de Manaus), 45 agricultores familiares e pescadores artesanais de comunidades da zona rural do município serão beneficiados com R$ 665,4 mil. O valor foi viabilizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), cujo montante foi aprovado pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do recurso. Os contratos, que garantem o crédito aos trabalhadores, foram assinados nesta segunda-feira (27/05), na Unidade Local (UnLoc) Idam/Coari. A iniciativa beneficia trabalhadores rurais das comunidades Itapeua, São João do Paricá, São Lázaro do Catauá, São José da Fortaleza, São João da Vila Nova, São José do Mato Grosso, Nova Jerusalém, Nova República e Nossa Senhora Aparecida, entre outras. “Realizamos, hoje, as assinaturas dos projetos que, juntos, somam R$ 665.402,44. O montante possibilitará a aquisição de equipamentos e implementos utilizados na pesca artesanal e aquicultura, e, também, o custeio dessas atividades em Coari”, disse o gerente da UnLoc Idam/Coari, José Lázaro da Costa. O gerente destaca, ainda, que a ação de crédito rural foi possível devido à parceria entre o Idam e a Afeam, que têm seguido à risca a determinação do governador Wilson Lima para atender as demandas do trabalhador rural amazonense. Ele acrescentou que o Idam segue com as atividades de elaboração de projetos no município. “Então, os produtores rurais podem procurar a UnLoc e solicitar o serviço juntos aos nossos técnicos”, finalizou. FOTO: Divulgação/Idam Fonte

Ipem-AM reprova e interdita balanças no Aeroporto Internacional de Manaus

Em fiscalização realizada nesta segunda-feira (27/05), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) constatou irregularidades em três balanças no controle de pesos de bagagens (check-in) de guichês de companhias aéreas no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes. Os equipamentos foram reprovados e interditados e a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A notificada. Durante a ação, os agentes verificaram se as balanças atendiam às normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que assegura que as mesmas foram testadas e funcionam adequadamente. Ao todo, 39 balanças em operação no aeroporto foram verificadas. Destas, duas apresentaram o display queimado, impedindo que o consumidor tivesse acesso ao peso da bagagem apontado pelo equipamento; e, em uma terceira balança, os fiscais identificaram que o lacre havia sido violado, indicando possível fraude. “O consumidor tem de ter acesso ao peso indicado pela balança. Com o display danificado, é impossível obter essa informação. Por isso, duas balanças foram reprovadas e interditadas. Em um terceiro equipamento, identificamos violação do lacre. Isso indica acesso livre aos dispositivos de regulagem da balança, o que pode ser atribuído como indícios de fraude”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho. Ainda de acordo com Renato Marinho, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A, responsável pelos equipamentos, terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, podendo ser multada em até R$ 1,5 milhão. Os instrumentos não poderão ser operados antes de passar por uma oficina credenciada, que fará a devida manutenção. Ouvidoria Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial. FOTO: Jeane Glay e Maria Paula Montenegro/Ipem-AM Fonte

Com ações de busca e resgate, bombeiros do Amazonas já atuaram em cinco municípios do Rio Grande do Sul

Com mais de dez dias de atuação em Rio Grande do Sul, a tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas já atuou com ações de busca e resgate de pessoas e animais, além de entrega de suprimentos em cinco municípios daquele estado. Os 15 militares partiram de Manaus no dia 10 deste mês, por meio da Campanha AM pelo RS, lançada pelo Governo do Amazonas. “Estamos no município de Estrela, na região do Vale do Taquari, onde ainda há pessoas desaparecidas. O Corpo de Bombeiros do Amazonas junto com outras corporações vem realizando ações de busca e salvamento, bem como trabalho humanitário com entrega de ranchos, remédios e fazendo retirada de vítimas das enchentes” relatou tenente Rodolpho Carepa, comandante da tropa do Amazonas no RS.  Os militares do Amazonas embarcaram, no dia 10 deste mês, com destino ao Rio Grande do Sul. Eles percorreram seis dias de viagem com início pela BR-319 e chegaram no dia 16 ao comitê de crise do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. De lá, foram enviados ao município de Lajeado e, desde então, já atuaram também nas cidades de Cruzeiro do Sul, Marquês de Souza, Progresso e Estrela.  Especialidades  Os 15 bombeiros foram enviados com três viaturas, botes, equipamentos e suprimentos, não gerando nenhum custo ao Estado de RS. Ao todo, a equipe enviada é composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.  O Corpo de Bombeiros do Amazonas também deu estadia para uma equipe de 15 bombeiros militares do estado de Roraima, que seguiram junto à tropa do Amazonas rumo ao Rio Grande do Sul. O apoio entre as corporações de bombeiros militares é procedimento padrão em ocorrências desta dimensão. FOTO: Divulgação/CBMAM   Fonte

Sine Amazonas divulga 265 vagas de emprego para esta segunda-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 265 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (27/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 01 VAGA: AJUDANTE DE CAMINHÃO MUNCK Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Empregoou com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Tapeçaria e Montagem de Móveis. Residir nos Bairros: Nova Cidade, Cidade de Deus, Tarumã, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lagoa Azul, União da Vitória, Terra Nova, Novo Israel, Manoa, Viver Melhor I, Alvorada, Lírio do Vale, Redenção, Paz. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE ALMOXARIFADO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Logística, Operador de Empilhadeira, Informática Básica, Pacote Office e CNH B. Residir nos Bairros: Nova Cidade, Cidade de Deus, Tarumã, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lagoa Azul, União da Vitória, Terra Nova, Novo Israel, Manoa, Viver Melhor I, Alvorada, Lírio do Vale, Redenção, Paz. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR DE CAMINHÃO MUNCK Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e NR 06, NR 11, NR 12 e NR 18. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior completo. Com experiência na função. Obrigatório ter Técnico ou Superior completo em Engenharia da Computação. Desejável ter o curso de Programação. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: GESTOR DE SEGURANÇA NO TRABALHO Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior completo. Com experiência na função. Obrigatório ter Técnico ou Superior completo em Engenharia Civil, Naval, Ambiental e/ou Produção. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PEDREIRO Escolaridade: Ensino Médio cursando. Com experiência na função. Desejável ter cursos de na área. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DE CAIXA – LOTÉRICA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos de Atendimento ao Cliente e/ou Operadora de Caixa. Residir próximo ao Bairro Petrópolis. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE LOGÍSTICA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função e/ ou recebimento de mercadorias, expedição e estoque. Desejável ter cursos na área e/ou Operador de Empilhadeira e CNH B. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGA: VENDEDOR EXTERNO (TELEFONIA) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: VENDEDOR (A) – MARCENARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Noções de Medição e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: REPOSITOR DE MERCADORIAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: PEIXEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AÇOUGUEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DA QUALIDADE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área da Qualidade, TBO, ISO 9001, NR12. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE P.C.P. (PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área, Excel e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE C.Q. (CONTROLE DE QUALIDADE) Escolaridade: Ensino Técnico ou Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Controle de Qualidade, ISO 9001, Excel e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 20 VAGAS: VENDEDOR DE QUIOSQUE (TELEFONIA) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Informática Básica, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas e outros relacionados a área de vendas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: CHAPEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo. Com experiência

Pesquisa aponta que o Amazonas é o terceiro estado com maior redução do índice de pobreza no País

O Amazonas está entre os estados que mais conseguiram retirar famílias da pobreza entre 2022 e 2023, de acordo com análise do Instituto Jones dos Santos Neves, que considerou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNA). O recuo foi de 9,3% nos índices do estado. Nos últimos anos, iniciativas do Governo do Amazonas, como a ampliação de políticas sociais, garantiram segurança alimentar e manutenção da renda das famílias do estado. O Auxílio Estadual, lançado em 2021, é o maior programa de transferência de renda da história do estado. São 300 mil famílias beneficiadas, com uma bolsa mensal de R$150. O programa tem como foco pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de também impactar a economia com a geração de emprego e renda no comércio local. O programa Prato Cheio também teve um papel fundamental na redução da fome de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, sendo referência e servindo de modelo de implantação para outros estados do Brasil. Em 2023, as 44 unidades em funcionamento na capital e no interior do estado serviram, ao todo, 4.501.995 refeições e sopas. O programa está presente em 26 unidades do interior do estado, para onde vem sendo ampliado desde 2021. Ainda no combate à fome, o Fundo de Promoção Social (FPS) entregou mais de 3,5 toneladas de alimentos para 100 famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa “Mesa Brasil”, do Sesc Amazonas. O FPS realizou, ainda, o repasse de mais de R$ 3,3 milhões para ações prioritárias do Governo do Estado, entre elas, a reforma de seis Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic’s) e a aquisição de pescado para doação a famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF) da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Habitação Combater a pobreza passa necessariamente por garantir o direito à moradia digna. O Governo do Amazonas também teve como prioridade políticas de habitação, com o objetivo de não apenas melhorar a qualidade de vida imediata das pessoas, mas também promover um desenvolvimento social a longo prazo. Em 2023 foi lançado o maior programa habitacional do estado, o Amazonas Meu Lar, que já entregou mais de oito mil soluções de moradia e que tem a meta de entregar até 2026, 24 mil soluções definitivas. Já foram investidos aproximadamente R$ 106,7 milhões em unidades habitacionais, títulos definitivos de terra, indenizações, auxílios aluguéis, indenizações de fundos de comércio, entre outros benefícios. Trabalho, emprego e renda Ainda em 2023, a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), encaminhou 7.969 pessoas para entrevistas de emprego, com 1.400 pessoas sendo admitidas pelas empresas parceiras. A Setemp promoveu a 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, em Parintins, quando os artesãos arrecadaram mais de R$ 900 mil com a comercialização dos produtos. Com foco na autonomia financeira das mulheres, o programa Crédito Rosa contemplou, em 2023, mais de 1,7 mil mulheres. No total, R$ 10 milhões foram liberados, impactando positivamente a vida de mulheres em 34 municípios do Amazonas. O Crédito Rosa é oferecido pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), por meio do Termo de Cooperação Técnica. Desde sua implementação, em março de 2022, o programa já atendeu mais de 6 mil mulheres no Amazonas. FOTO: Arquivo/Secom Fonte

34 amazonenses que estavam em áreas atingidas pelas enchentes no RS voltam ao estado

Na sexta-feira (24/05), mais 27 amazonenses retornaram a Manaus em um voo comercial que partiu de Florianópolis e chegou à capital amazonense às 16h. Outros sete passageiros devem chegar ao longo deste domingo, dessa forma, um total de 94 pessoas foram realocadas durante a operação. A partida de Florianópolis se deve à interdição dos aeroportos nas localidades afetadas pelas enchentes. Por essa razão, os cidadãos foram solicitados a se deslocarem para a capital de Santa Catarina, de onde embarcaram de volta para Manaus. “É uma campanha extremamente importante. O sentimento é de gratidão, gratidão ao governo do estado, que conseguiu enxergar nesse contexto que precisaria trazer nossos irmãos. A situação no Rio Grande do Sul é muito crítica para os irmãos gaúchos e para os amazonenses que não tinham mais como voltar a normalidade ou recomeçar as suas vidas lá, ” disse o secretário de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo. Entre os passageiros do último voo havia estudantes, famílias inteiras e idosos, todos impactados pelas recentes enchentes. Além disso, um cachorro, duas crianças com síndrome de Down e uma representante da tribo Kokama também estavam a bordo. Os passageiros vieram de várias cidades, incluindo Rio Grande, Porto Alegre, Gramado e Passo Fundo. “Ficamos ilhados, nossa casa não alagou mas fiquei com meu filho, que é especial e outro de menor, ilhados, sem poder sair. Ontem à noite na hora da gente embarcar alagou todo o lajeado, a gente achou que não ia conseguir pegar o carro pra chegar no aeroporto. Quero agradecer ao Wilson Lima, se não fosse Deus e ele eu não estaria aqui, ressaltou Girley Rosa, passageira do terceiro voo de realocação. Operação de realocação Durante 15 dias de operação, cerca de 150 pedidos foram recebidos pela Defesa Civil do Amazonas. Inicialmente, foi realizado o atendimento e levantamento de informações para uma análise detalhada da demanda e da logística necessária. Com base nessa análise e levando em consideração critérios de prioridade, como questões de saúde, crianças e idosos, pessoas com deficiência (PCD), e estudantes isolados, a Defesa Civil deu início ao processo de realocação. O primeiro voo de retorno dos amazonenses chegou a Manaus na madrugada do dia 18 de maio, com 34 passageiros, e o segundo voo chegou à tarde, com mais 26 pessoas. Entre os passageiros estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, uma criança com síndrome de Down, três famílias que estavam em abrigos, e a maioria das pessoas estavam alojadas na casa de amigos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Canelas e Gramado. Solicitações futuras serão analisadas de acordo com os critérios estabelecidos de prioridade e necessidade. FOTO: Rodrigo Mendes/ Secom Fonte

Governo do Amazonas orienta população sobre medidas preventivas para minimizar os efeitos da estiagem

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil, intensifica a adoção de medidas preventivas e uso racional de recursos naturais para a população dos municípios que moram em áreas de risco com o intuito de minimizar os efeitos da estiagem neste ano no estado. As orientações fazem parte do alinhamento das ações de enfrentamento à estiagem coordenado pelo governador Wilson Lima. O secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, enfatizou que as instruções precisam ser adotadas, principalmente, por quem mora em áreas de risco.  “Há uma probabilidade de ter uma estiagem, e temos o compromisso de levar recomendações necessárias para que a população possa estar preparada, tendo aí uma atenção especial para as pessoas que moram em área de risco e os mais vulneráveis. Temos que consumir de forma racional os recursos e evitar desperdícios”, disse. Orientações Manter-se informado: fique atualizado com informações oficiais sobre a estiagem e alertas de emergência. Siga sempre as orientações das autoridades locais para sua segurança e a de sua comunidade. Uso racional de água e energia: desligue aparelhos quando não estiver em uso e opte por lâmpadas de baixo consumo para economizar energia; armazene água potável, feche as torneiras, conserte vazamentos e reutilize a água sempre que possível. Planejamento Está em andamento a construção do plano de trabalho estadual para que as secretarias atuem no planejamento prévio para minimizar os efeitos da estiagem, caso ocorra. A Defesa Civil tem realizado desde o mês de janeiro reuniões com setores como indústria e comércio, poderes públicos, empresas de telecomunicações e concessionárias de água e energia para fornecer informações e coordenar ações de prevenção diante da possibilidade de outra severa estiagem em 2024. No dia 9 de maio, o governador Wilson Lima anunciou a emissão de licenças ambientais para a dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas e destacou que o Governo do Estado tem agido de forma antecipada para minimizar os impactos da estiagem deste ano, cuja previsão é de que seja tão ou mais intensa quanto a de 2023. O trabalho de dragagem será feito pelo Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com previsão de início imediato a partir da emissão das licenças. A dragagem atende um pleito do governador que desde o início do ano vem se reunindo com ministros de Estado, a exemplo dos ministérios de Portos e Aeroportos, de Integração e Desenvolvimento Regional e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, solicitando apoio na antecipação de ações. “Estamos atentos, e o governador tem frequentemente conversado, ligado para os ministros, justamente para que todos os pedidos e as recomendações que foram colocadas, de fato, elas aconteçam e a para que possamos, de forma integrada, termos essas ações realizadas para que os impactos sejam minimizados”, comentou o coronel Francisco Máximo. O serviço de dragagem consiste na retirada de sedimentos (como areias e outros materiais) do fundo dos rios para facilitar a navegação de embarcações e evitar que encalhem. Entre os trechos que receberam as licenças ambientais, emitidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), estão: Manaus-Itacoatiara (rio Madeira); Codajás-Coari e Benjamin Constant-São Paulo de Olivença (rio Amazonas) e Benjamin Constant – Tabatinga (rio Solimões). FOTO: Antonio Lima /Secom Fonte

Kits de gás são entregues a moradores do Residencial São Raimundo

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) iniciou, na quinta-feira (23/05), a entrega de kits de gás para os moradores do Parque Habitacional São Raimundo, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Serão contemplados os 216 apartamentos do residencial. A ação faz parte do processo de regularização fundiária dos antigos residenciais do Prosamin, hoje Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O kit contém botijão de 13kg, válvula de controle de gás, bico escalonado e mangueira. O residencial já recebeu, também, obras de adequação, para prevenção e combate a incêndios, abrangendo a instalação de extintores, luzes de emergência, sinalização horizontal e vertical, construção de abrigos e a colocação de tubulação independente para cada unidade habitacional. De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, essa é uma etapa necessária para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e todos os demais habitacionais do Prosamin vão passar pelo processo. “É um compromisso firmado pelo governador Wilson Lima, de corrigir antigas unidades habitacionais, que antes eram entregues de maneira inadequada. Já regularizamos o residencial São Raimundo e estamos trabalhando para que os demais recebam as adequações necessárias”, afirmou. A subcoordenadora social da UGPE, Viviane Dutra, explica que a ação realizada é uma oportunidade para reforçar as técnicas de segurança e garantir que os moradores estejam preparados para agir em situações de emergência. “O processo de regularização de residenciais antigos permitiu aprimorar as técnicas de segurança e promover a boa convivência entre os moradores. Isso incluiu a formação de brigadas de incêndio, fortalecidas pela entrega de kits. Tanto os kits de extintores quanto as instalações de gás fora dos apartamentos melhoraram significativamente nossas condições de segurança”, concluiu. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE Fonte