Sine Amazonas divulga 322 vagas de emprego para esta sexta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 322 vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (24/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.  Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis    05 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 52 VAGAS: OPERADOR (A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego ou com experiência em atendimento ao cliente. Conhecimento básico de informática. Desejável curso de operador de loja e atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGA: VENDEDOR EXTERNO (TELEFONIA) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: VENDEDOR(A) – MARCENARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Noções de Medição e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: REPOSITOR DE MERCADORIAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: PEIXEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AÇOUGUEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DA QUALIDADE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área da Qualidade, TBO, ISO 9001, NR12. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE P.C.P. (PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área, Excel e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE C.Q. (CONTROLE DE QUALIDADE) Escolaridade: Ensino Técnico ou Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Controle de Qualidade, ISO 9001, Excel e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 20 VAGAS: VENDEDOR DE QUIOSQUE (TELEFONIA) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Informática Básica, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas e outros relacionados a área de vendas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo. Com experiência na função. Técnico ou Superior em Gestão de Recursos Humanos. Obrigatório ter cursos de Departamento Pessoal, Rotinas Trabalhistas, Cálculos de Folha e Excel Avançado. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AÇOUGUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA III Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CHURRASQUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHAPEIRO II Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Experiência em transportes e movimentação de produtos alimentícios e bebidas em geral. Obrigatório curso de operador de empilhadeira. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: VENDEDOR(A) DE ELETROS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Conhecimento em vendas de eletros em geral. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo. Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa. Obrigatório ter CNH A/B. Conhecimento de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE INSTALAÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Instalações de Equipamentos de Segurança Eletrônicas (alarmes, câmeras, sensores, cercas e cabeamento). Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter cursos de Elétrica, Ferramentaria, NR-35, TBO e Informática

Produtores rurais são beneficiados com ações de fomento durante exposição em Nhamundá

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), realiza ações de fomento durante a 5ª Exposição Agropecuária de Nhamundá (Expoanh), que acontece neste fim de semana (24 a 26/05), no Parque de Exposições Militão Beré. A ação de crédito transcorre em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) e efetua-se com a liberação de investimentos que totalizam R$ 1.237.514,96, para 33 empreendedores do Agronegócio. O cultivo de mandioca, banana e pesca figuram entre os segmentos beneficiados pelo apoio financeiro da Afeam, sendo a agricultura familiar uma das principais atividades econômicas do município. As ações de crédito permanentes nos municípios do estado fazem parte das políticas de desenvolvimento regional do Governo do Amazonas, tendo a Afeam como um dos principais agentes, oferecendo soluções financeiras para diferentes segmentos da economia, por meio do programa Mais Crédito Amazonas. Balanço Desde 2019, foram realizadas 2.613 operações de crédito, perfazendo um total de mais de R$ 18,5 milhões aplicados na economia de Nhamundá, contribuindo para a manutenção/geração de novos negócios e fomentando o desenvolvimento socioeconômico da região. FOTO: Divulgação/Afeam Fonte

Governo do Amazonas apoia agricultores que tiveram perdas durante a última estiagem

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), intermediou o pagamento de perdas agrícolas da safra 2022/2023 durante o período de estiagem que atingiu o estado. O pagamento atende à portaria N° 151, de 16 de maio de 2024, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDS), publicada no Diário Oficial da União (DOU). Nesta etapa, o programa vai pagar mais de R$ 80 mil reais, repassados pelo Governo Federal, por meio do Programa Garantia Safra, a produtores rurais da calha do Juruá, especificamente no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus). Em 2024, a meta da Sepror é ampliar o alcance de sete municípios para 19 municípios amazonenses para as microrregiões do Madeira (Apuí, Borba, Humaitá, Manicoré e Novo Airão) e Manaus (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea e Iranduba), em consonância com as recomendações do governo federal. De um total de 64 agricultores familiares, que aderiram ao programa naquele período e tiveram suas perdas confirmadas por meio de laudos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), vão receber a ajuda do Garantia Safra no valor R$ 1.200. “O Garantia Safra não era executado no Amazonas e fomos o primeiro estado da Região Norte a aderir ao programa em 2021. Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, o programa já vem beneficiando agricultores do nosso estado e tem sido um apoio aos nossos agricultores que foram afetados diante dos eventos climáticos”, destacou o titular da Sepror, Daniel Borges. Durante a safra 2022/2023, um total de sete municípios da Calha do Juruá aderiram ao programa, mas apenas produtores de Guajará (o primeiro beneficiado), Envira e Ipixuna solicitaram a verificação de perdas e se submeteram às análises técnicas exigidas de acordo com as normas adotadas pelo governo federal. Também fazem parte do atual Programa Garantia Safra no Amazonas, os municípios de Carauari, Eirunepé e Juruá. Na safra 2021/2022, durante período de cheias no estado, um total de 397 produtores rurais foram beneficiados, somando R$ 337 mil em benefícios, distribuídos entre os municípios de Envira e Eirunepé. Garantia Safra O Programa Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios, sistematicamente, sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem, inundações ou chuvas intensas. Até a safra 2021/2022, o valor do benefício era de R$ 850. Para a safra 2022/2023, o valor do benefício aumentou para R$ 1.200. O Comitê Gestor definiu para o Estado do Amazonas 2.800 cotas a serem utilizadas, inicialmente, na Microrregião do Juruá, nos municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. Como aderir ao programa? Para o agricultor aderir ao Garantia Safra, é necessário: ser agricultor familiar; possuir cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); possuir renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo; e plantar entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca. FOTO: Mauro Neto/Secom Fonte

Sine Amazonas divulga 317 vagas de emprego para esta quinta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 317 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (23/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis 52 VAGAS: OPERADOR (A) DE LOJAEscolaridade: Ensino Médio CompletoPrimeiro Emprego ou com experiência em atendimento ao cliente.Conhecimento básico de informática.Desejável curso de operador de loja e atendimento ao cliente.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 20 VAGAS: VENDEDOR DE QUIOSQUE (TELEFONIA)Escolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter curso de Informática Básica, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas e outros relacionados a área de vendas.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOALEscolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo.Com experiência na função.Técnico ou Superior em Gestão de Recursos Humanos.Obrigatório ter cursos de Departamento Pessoal, Rotinas Trabalhistas, Cálculos de Folha e Excel Avançado.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE IEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter curso de Eletricista e/ou Soldador.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS IIEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável residir próximo ao bairro Tarumã.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTAEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter cursos relacionados a área.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AÇOUGUEIROEscolaridade: Ensino Médio CompletoCom experiência na função.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA IIIEscolaridade: Ensino Médio CompletoCom experiência na função.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CHURRASQUEIROEscolaridade: Ensino Médio CompletoCom experiência na função.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHAPEIRO IIEscolaridade: Ensino Médio CompletoCom experiência na função.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: GERENTE DE LOJA (SUPERMERCADO)Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Superior Cursando.Com experiência na função.Experiência comprovada na função de Gerente de Loja em qualquer segmento.Obrigatório curso de informática avançada.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRAEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Experiência em transportes e movimentação de produtos alimentícios e bebidas em geral.Obrigatório curso de operador de empilhadeira.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: VENDEDOR(A) DE ELETROSEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Conhecimento em vendas de eletros em geral.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNOEscolaridade: Ensino Médio completo.Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa.Obrigatório ter CNH A/B.Conhecimento de Informática Básica.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE INSTALAÇÃOEscolaridade: Ensino Médio completo.Com experiência em Instalações de Equipamentos de Segurança Eletrônicas (alarmes, câmeras, sensores, cercas e cabeamento).Obrigatório ter CNH A/B.Desejável ter cursos de Elétrica, Ferramentaria, NR-35, TBO e Informática Básica.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: CHAPEIROEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIAEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Obrigatório ter cursos de Atendimento ao Cliente e/ou Relações Humanas.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO(A)Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo.Com experiência na função.Conhecimento e habilidades na área de confeitaria.Desejável ter cursos na área de Confeitaria, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIROEscolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo.Com experiência na função.Conhecimento e habilidades na área de fabricação de pães.Desejável ter cursos na área de Panificação, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CUMIMEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter cursos na área.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COPEIRO(A)Escolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter cursos na área.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: BARMANEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO(A) – CORTADOREscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Desejável ter conhecimento e habilidades em Corte e Costura, Confecções de Uniformes.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA IEscolaridade: Ensino Médio Completo ou Técnico em Gastronomia Cursando.Com experiência em Cozinha Industrial.Desejável ter cursos na área.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: ARTÍFICE IIEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Obrigatório curso de NR 10. 20 e 35.Disponibilidade de horário.OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS 138 VAGAS: AGENTE DE PORTARIA – PCD E REABILITADOS INSSEscolaridade: Ensino Médio Completo.Com experiência na função.Executar atividades de controle de acesso em geral, ter boa comunicação, habilidade para trabalho em equipe, conhecimento

Doações recebidas pelo TCE-AM são entregues à FAB para envio ao Rio Grande do Sul

O Tribunal de Contas do Amazonas, por meio da Diretoria de Assistência Militar (Diam), realizou a entrega dos donativos recebidos durante a campanha em prol do Rio Grande do Sul à Força Aérea Brasileira. A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (22/5), no Aeroporto Ponta Pelada. Durante a saída dos donativos da Corte de Contas, os servidores voluntários se reuniram para um momento de prece, louvores, e apoio à população do Rio Grande do Sul. Idealizada pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, a campanha teve duração de nove dias e conseguiu arrecadar 11,8 toneladas de itens como roupas, água, ração e outros acessórios. A ação foi executada pela Corregedoria, Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), e setores voluntários do TCE-AM. A Diretoria de Assistência Militar viabilizou o transporte dos donativos ao estado gaúcho após tratativas com o 7º Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira. A previsão é que o transporte aéreo ocorra nos próximos dias. Mobilização pública A mobilização dos servidores da Corte de Contas incentivou outras instituições e a sociedade civil do Amazonas. A empresa privada Samsung e a Associação dos Auditores Fiscais do Amazonas realizaram doação de alimentos e roupas. Já as doações do público externo acumularam mais de 22 mil itens, incluindo materiais de higiene, alimentos não perecíveis, água mineral, roupas de cama, vestimentas, brinquedos, acessórios, além de valores em espécie. Foto: Filipe Jazz Fonte

DPE-AM instaura procedimento para acompanhar o atendimento às gestantes no Hospital de Autazes

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar as políticas de atendimento às gestantes (antes, durante e após o parto) no Hospital Deodato Miranda de Leão, em Autazes. A medida da DPE-AM é decorrente da inspeção feita no hospital e da audiência pública para tratar sobre o assunto, realizadas no dia 9 deste mês no município pelo Comitê Multi-institucional de Enfrentamento à Violência Obstétrica – ações coordenadas pela DPE-AM, que é integrante do colegiado. O procedimento também acompanhará “a tomada de medidas preventivas, de verificação e de apuração posterior de casos de violência obstétrica ocorridos” na unidade hospitalar. A DPE-AM recomendou ainda a promoção de curso de capacitação aos profissionais de saúde do hospital, por intermédio do comitê e do Coletivo Humaniza. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) também serão oficiadas para conhecimento das ações recomendadas e para adoção de medidas que considerem pertinentes. Assinam a recomendação os defensores públicos Murilo Monte, responsável por Autazes, Caroline Souza e Suelen Menta, que atuam na área de enfrentamento à violência obstétrica. Durante a agenda em Autazes, os defensores verificaram, dentre outras circunstâncias de funcionamento do Hospital Deodato Miranda de Leão, o descumprimento da lei de acompanhantes, ausência de ouvidoria no local, precariedade da estrutura do hospital e inúmeros casos de violência obstétrica. Na unidade hospitalar, constataram ainda, dentre outras situações, a deficiência da sala de atendimentos às parturientes e a ausência de profissionais de saúde insuficientemente capacitados para realização dos partos. “De todos os municípios do interior do Amazonas que o comitê já visitou, de fato, o município de Autazes está precisando de modificações urgentemente nos seus processos de trabalho. Nós tivemos relatos de denúncias gravíssimas de violência obstétrica, envolvendo morte materna. Dois casos graves que ocorreram em 2022 e 2023, que nos impactaram muito, porque, quando falamos de morte materna, estamos normalmente falando de mortes que seriam evitáveis. Foram mulheres que morreram e que, se tivessem a assistência adequada, não teriam ido a óbito”, disse a defensora Caroline Souza, que coordenou a agenda no município. Foto: Luciano Falbo/DPE-AM Fonte

Comissão Tripartite de Órgãos Ambientais do Amazonas Realiza Primeira Reunião

A Comissão Tripartite Estadual do Amazonas, formada pelas três esferas administrativas – União, Estado e Municípios – reuniu-se pela primeira vez para discutir proposições e moções sobre questões ambientais no Estado do Amazonas. Esta comissão foi estabelecida pela Portaria GM/MMA Nº 1.022, de 27 de março de 2024, assinada pela Ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, Marina Silva. A Comissão Tripartite é composta por servidores públicos das três esferas governamentais: União: Representada por servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Estado: Representado por servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA) e do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM). Municípios: Representados por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (SEMMAS) e da Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA). Durante a primeira reunião, realizada na sede da Superintendência do Ibama em Manaus neste dia 20/05/2024, foi elaborada a minuta do Regimento Interno da Comissão, que será aprovada na próxima reunião, agendada para o dia 29 de maio. Além disso, a Comissão decidiu coletar informações sobre as iniciativas das três esferas administrativas para a prevenção de incidentes ambientais decorrentes da forte estiagem prevista para o verão de 2024 no Amazonas. A Comissão também organizará uma oficina de esclarecimentos com as secretarias municipais de Meio Ambiente para discutir a realização da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Esta conferência foi convocada pela Ministra Marina Silva através da Portaria GM/MMA Nº 1.045, de 22 de abril de 2024. Fonte: Divulgação Comissão Tripartite. Fonte

Em Tabatinga, Detran-AM inaugura novo posto de atendimento

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inaugurou, nesta terça-feira (21/05), no município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), a nova sede do Posto de Atendimento Avançado da instituição, localizada na rua Coronel Berg, s/n, bairro Comunicações, o que possibilita a ampliação dos serviços ofertados pelo órgão, naquele município. De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, a partir de agora, Tabatinga passa a contar com sala de prova de legislação digital, emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e emissão de placa veicular. “O Detran Amazonas vem seguindo a determinação do governador Wilson Lima que é de ter um olhar mais sensível com o interior do Estado. E é justamente por isso que estamos inaugurando essa nova sede, o que possibilita ampliarmos os nossos serviços na região, proporcionando ao cidadão mais conforto e dignidade”, comenta Waughan. CNH Social Logo após a inauguração da nova sede do posto, houve a entrega de 100 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto “CNH Social”, que integra o programa desenvolvido pelo governador Wilson Lima, o “Detran Cidadão”. Entre as contempladas esteve a professora Noraide Londono Gomes, 28. Segunda ela, obter a habilitação, ainda mais de forma gratuita, causou um “grande impacto” em sua vida. “Esse projeto veio facilitar o acesso de muitas pessoas que não tinham condições de ter uma CNH. Inclusive, eu não tinha porque é um custo muito alto. Então, a ‘CNH Social’ veio facilitar não apenas o acesso à condução, mas também aos conhecimentos que a gente não tinha sobre o trânsito”, reforça ela. FOTO: Arquivo/Detran-AM Fonte

Sepror destaca ações para a conservação da Bacia Amazônica durante a abertura da Semana Águas 

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) destacou as ações que vêm sendo executadas pelo Governo do Amazonas para a conservação da Bacia Amazônica durante a abertura da Semana Águas, nesta terça-feira (21/05) e segue até a próxima sexta-feira (24/05), no Novotel, que tem o objetivo de debater conservação e o bem-estar dos ecossistemas aquáticos amazônicos. O evento é promovido pela Aliança Águas Amazônicas, com o apoio da Fundação Gordon e Betty Moore, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), da The Nature Conservancy, da FIU e da Wildlife Conservation Society como organização anfitriã. De acordo com o chefe de departamento da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror, Marcio Pinheiro, a importância de estar presente neste evento é crucial, diante da dependência total do estado sobre esse recurso, sendo uma chance única, por se tratar de um encontro de vários profissionais e pesquisadores. “Dependemos muito desse recurso aquático, tanto como peixe, quanto como outras espécies animais. Nós sabemos que a nossa população ribeirinha depende 100% desses recursos. E o beneficiário sempre vai ser a população da cidade. Porque os pescadores, a pescar, esse pescado é direcionado às cidades que são abastecidas com esse precioso recurso.”, disse Márcio. Incentivos A Sepror tem incentivado o manejo e o consumo consciente de pirarucu proveniente de manejo sustentável, além do manejo de outras espécies, como o mapará, a pesca ornamental do aruanã e manejo sustentável de outras espécies de peixes lisos da região amazônica. A pesca do pirarucu é realizada por meio de um manejo sustentável, o qual respeita os limites da capacidade do ambiente, evitando sua sobrepesca, promovendo ainda o desenvolvimento socioeconômico local e regional no Amazonas, oportunizando apoio técnico de todo Sistema Sepror desde o manejo à comercialização. O pirarucu só pode ser consumido com certificação de sua origem. A piscicultura sustentável também vem sendo desenvolvida no Amazonas tornando-se essencial para garantir a produção de peixes com equilíbrio de aspectos ambientais, sociais e econômicos, por meio de viveiros, tanques e gaiolas, que utilizam espaços reduzidos se comparado às outras atividades, à exemplo da pecuária. “A Sepror trabalha para que através do nosso auxílio e conhecimento, e com conhecimento compartilhado aqui, a gente possa executar políticas públicas para que possamos beneficiar os nossos pescadores, nossas populações”, disse Márcio Pinheiro. Participação O evento conta com a participação de mais de 100 especialistas acadêmicos, pesquisadores, aliados estratégicos e líderes de grupos organizados de pescadores e representantes de órgãos governamentais estratégicos, além de representantes do Equador, Paraguai, Chile, Colômbia, Estados Unidos. Os palestrantes buscam compartilhar conhecimentos e aprendizados de cada região, com intuito de colaborar com soluções, visando a preservação da Bacia hidrográfica e os povos da Amazônia. FOTO: Isaac Maia/Sepror Fonte

Detran-AM: Visitação para próximo leilão da instituição começa nesta quarta-feira

created by dji camera O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará, a partir desta quarta-feira (22/05) até sexta-feira (24/05), a visitação de mais um leilão promovido pela instituição. Neste certame, estarão disponíveis 194 veículos, sendo 35 automóveis e 159 motocicletas. Os interessados devem comparecer a partir de 9h, no pátio da empresa WR Leilões, localizado na rodovia AM-070 (Manoel Urbano), no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). A instituição destaca, ainda, a importância da visitação, onde todos os interessados em arrematar algum lote, pois o mesmo não estará comprando um bem novo, e sim um veículo usado. Salienta-se também, que a visitação é importante, pois evita que o cidadão possa cair em qualquer espécie de golpe. Virtual   O leilão, continua sendo realizado de forma exclusivamente on-line, e ocorrerá no dia 27 de maio, com início dos trabalhos marcados para às 9h, no site http://www.wrleiloes.com.br/. Para mais detalhes, basta acessar o site institucional do Detran-AM (detran.am.gov.br), clicar em Publicações, em seguida Editais, Editais 2024, aba Leilões, e por fim, acessar o edital de regras 05/2024.  FOTO: Arquivo/Detran-AM Fonte

Sine Amazonas divulga 309 vagas de emprego para esta quarta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 309 vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (22/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 01 VAGA: LAVADEIRA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Primeiro emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: MONTADOR (A) DE DELIVERY Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego. Organizar as montagens dos sanduíches e dos combos de refeições para delivery. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 52 VAGAS: OPERADOR (A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego ou com experiência em atendimento ao cliente. Conhecimento básico de informática. Desejável curso de operador de loja e atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ATENDENTE DE BALCÃO (RESTAURANTE) Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego. Desejável curso de atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Eletricista e/ou Soldador. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável residir próximo ao bairro Tarumã. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PORTEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AÇOUGUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA III Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CHURRASQUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHAPEIRO II Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: GERENTE DE LOJA (SUPERMERCADO) Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Superior Cursando. Com experiência na função. Experiência comprovada na função de Gerente de Loja em qualquer segmento. Obrigatório curso de informática avançada. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Experiência em transportes e movimentação de produtos alimentícios e bebidas em geral. Obrigatório curso de operador de empilhadeira. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR (A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA IV Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: VENDEDOR (A) DE ELETROS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Conhecimento em vendas de eletros em geral. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo. Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa. Obrigatório ter CNH A/B. Conhecimento de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE INSTALAÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Instalações de Equipamentos de Segurança Eletrônicas (alarmes, câmeras, sensores, cercas e cabeamento). Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter cursos de Elétrica, Ferramentaria, NR-35, TBO e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: CHAPEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos de Atendimento ao Cliente e/ou Relações Humanas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades na área de confeitaria. Desejável ter cursos na área de Confeitaria, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades na área de fabricação de pães. Desejável ter cursos na área de Panificação, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: RECEPCIONISTA (BILÍNGUE) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades em Língua Inglesa. Desejável ter cursos na área de Recepção, Atendimento

Governo do Estado arrecadou 115 toneladas de doações e realocou 60 amazonenses no RS

Aproximadamente 115 toneladas de doações, 98 mil litros de água, 15 toneladas de alimentos e 1,4 tonelada de insumos veterinários foram arrecadados pelo Governo do Amazonas na Operação Amazonas pelo Rio Grande do Sul, lançada pelo Governador Wilson Lima no dia 9 de maio, com o objetivo prestar assistência às vítimas das enchentes no estado. Com coordenação da Defesa Civil, foram realocados 60 amazonenses que residiam em áreas atingidas pelas enchentes. “Esse é o resultado da solidariedade do povo amazonense, que atendeu ao nosso chamado e se mobilizou para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Tenho certeza que essas doações vão auxiliar as pessoas que necessitam dessa ajuda nesse momento. Quero agradecer a todos que doaram e se disponibilizaram a ajudar quem está precisando nesse momento difícil”, afirmou o governador Wilson Lima. A campanha contou com 16 postos de arrecadação, sendo um deles para recebimento exclusivo de itens veterinários. As doações foram feitas por pessoas físicas, entidades privadas, e setores da indústria e do comércio, seguindo as especificações estabelecidas pelo Comitê de Crise do Rio Grande do Sul. A partir de agora, as doações serão carregadas e transportadas em carretas cedidas pela empresa Bertolini, com destino a Belém, de balsa. Em seguida, o material vai por estrada para o Rio Grande do Sul, em uma viagem com duração de sete dias. “Estamos numa fase de preparação, vamos começar a embarcar todo esse material. Nós temos um controle, faz parte de uma das recomendações também do governador, de darmos total e transparência a tudo que foi recebido, então nós temos isso disponível na nossa página, mostrando o que de fato foi arrecadado, quanto foi arrecadado, por quem foi arrecadado, para podermos também prestar conta disso ao final”, disse o secretário de Defesa Civil, Coronel Máximo. Realocação O primeiro voo de retorno dos amazonenses chegou a Manaus na madrugada de sábado (18/5), com 34 passageiros, e o segundo voo chegou às 16h, com mais 26 pessoas. Cerca de 100 pedidos foram recebidos pela Defesa Civil do Amazonas. Inicialmente, foi realizado o atendimento e levantamento de informações para uma análise detalhada da demanda e da logística necessária. Com base nessa análise e levando em consideração critérios de prioridade, como questões de saúde, crianças e idosos, pessoas com deficiência (PCD), e estudantes isolados, a Defesa Civil deu início ao processo de realocação. Entre os passageiros estavam duas crianças com transtorno do espectro autista, uma criança com síndrome de Down, três famílias que estavam em abrigos, e a maioria das pessoas estavam alojadas na casa de amigos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Canelas e Gramado. Devido à interdição dos aeroportos nas áreas afetadas pelas enchentes, os voos comerciais partiram de Florianópolis, com os cidadãos sendo previamente deslocados para a capital de Santa Catarina. Mais 30 passageiros estão em análise para um terceiro voo de realocação para Manaus, encerrando assim a operação de transporte aéreo dos afetados. Resgate No início do mês, o Governo do Amazonas enviou 15 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para o Rio Grande do Sul, para dar apoio direto nas ações de busca e resgate de vítimas das severas chuvas e enchentes no estado. A tropa chegou no início do dia 16 de maio a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde se apresentou ao Comitê de Crise. Eles estão atuando na cidade de Lajeado. O Governo também enviou uma equipe especializada da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para auxiliar nas operações de resgate e policiamento no Rio Grande do Sul. Ao todo, seis agentes da Core-AM desembarcaram no estado gaúcho na última sexta-feira (17/05). FOTO: Antônio Lima/Secom Fonte

Procon-AM registra práticas abusivas na venda de passagens para Parintins

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou nesta terça-feira (21/05) quatro operadoras de transportes fluviais localizadas no Porto da Manaus Moderna, centro, após receber denúncias via rede social, que indicavam preços acima do normal, variando de R$ 500 para viagens de ida e volta de barco, e entre R$ 1.200 e R$ 1.400 para trajetos em lanchas rápidas. O objetivo da ação é assegurar tarifas justas para a população que utiliza esse meio de transporte. O diretor-presidente do Procon, Jalil Fraxe, destacou o compromisso do órgão em garantir os direitos de acessibilidade aos residentes locais e aos visitantes que pretendem conhecer Parintins ou prestigiar o 57º Festival do município. “No Amazonas, há uma regulamentação referente à tarifa do transporte fluvial. Esse repentino aumento, especialmente no trecho Manaus-Parintins/Parintins-Manaus, precisa ser justificado, caso contrário será abusivo e, portanto, passível de punição com base no CDC. Ações como essa são essenciais para proteger tanto a população local quanto os turistas que planejam visitar o município durante o período do festival”, afirmou Conforme resolução da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), uma tabela de preços para os transportes fluviais foi estabelecida, com valores fixados em R$ 150,00 para as embarcações tipo ferry-boat, navio motor e barco motor, e R$ 350,00 para as embarcações do tipo lancha expresso. As operadoras de transportes fluviais têm o prazo de 10 dias a contar da entrega da notificação para prestar esclarecimentos sobre o aumento abrupto das passagens, além de enviar os preços das passagens referentes aos últimos 3 (três) meses dos percursos Manaus-Parintins e Parintins-Manaus. O Procon-AM solicita a colaboração da população para formalizar denúncias. O órgão está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em sua sede localizada na Av. André Araújo, 1500 – Aleixo. Foto: João Pedro/Procon-AM Fonte

OSC de atendimento a PcD podem se inscrever até 9 de junho em edital do Governo do Amazonas

Organizações da Sociedade Civil (OSC) voltadas à defesa e à promoção dos direitos e da cidadania das pessoas com deficiência (PcD) têm até o dia 9 de junho para enviar os documentos de habilitação e plano de trabalho para participar o Edital de Chamamento nº 02/2024  do Governo do Amazonas. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).  O edital visa a execução de projetos no âmbito do “Programa de Atenção à Pessoa Com Deficiência – Ações Descentralizadas Socioassistenciais”, de acordo com a implementação da Política Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência, nos eixos de serviços de atendimento especializado e com garantia de cidadania, acessibilidade, qualidade de vida e inclusão social às PcD e suas famílias no estado do Amazonas. O edital está disponível no site da Sejusc: www.sejusc.am.gov.br, na aba de Avisos, Chamadas, Editais e Outros. A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, incentiva a participação das organizações no edital para que, assim, mais políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência sejam promovidas e desenvolvidas no estado. “Essa parceria da sociedade civil e do Estado é benéfica para todos, pois conseguimos falar com pessoas que estão nas pontas, realizando os atendimentos na ponta dos projetos e, assim, auxiliamos ainda mais nas políticas públicas para essas pessoas. Espero que muitas OSCs se inscrevam”, comentou a secretária.  Cronograma No período de 10 de maio a 9 de junho, ocorre o envio dos documentos de habilitação e plano de trabalho pelas OSCs. Logo em seguida, até 14 de junho, serão analisados os documentos de habilitação e das propostas pela Comissão de Seleção. No dia 17 de junho, serão divulgados os resultados preliminares do edital, no site da Sejusc e no Diário Oficial do Estado do Amazonas, com a possibilidade de interposição de recursos pelas organizações.  A homologação e publicação do resultado definitivo será no fim de junho, na sexta-feira (28/06). As informações estão disponíveis na seção 15 do Edital de Chamamento Público Nº 002/2024. Foto: Ygson França/Sejusc Fonte

Produtores credenciados nas feiras da ADS estão recebendo suporte técnico especializado

Produtores rurais credenciados na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) do Governo do Estado, estão recebendo consultorias de apoio. O objetivo é aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos produtos agrícolas comercializados nas Feiras de Produtos Regionais. Ao todo, 24 produtores rurais foram atendidos de fevereiro a abril de 2024. A iniciativa alcançou Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Manaus e Novo Airão. A previsão para esta semana é que sejam atendidas a Comunidade Vila Nova (Projeto de Assentamento Tarumã Mirim), Ramal Bons Amigos, Ramal São Francisco II e III e Ramal Frederico Veiga, na região rural da capital amazonense. A Consultoria Agrícola desempenha um papel estratégico, promovendo a melhoria fitossanitária das culturas agrícolas exploradas, aumentando a produtividade e garantindo a qualidade dos produtos. A iniciativa visa contribuir para um setor mais sustentável e eficiente, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores. Na quarta-feira, 15 de maio, a propriedade de Maria Cotinha Loiola Soares recebeu a consultoria técnica de apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), no ramal São Francisco, localizado no km 42 da AM-010. Maria destaca a importância dessa ação. “É muito importante a visita da equipe técnica da ADS para nós. Ela nos dá ânimo para trabalhar e nos faz perceber que temos apoio, suporte, ideias, opiniões e orientações. Coisas que não víamos há mais de 20 anos e que agora estamos tendo graças a esse suporte”, disse. A produtora cultiva em sua propriedade uma variedade de culturas, incluindo açaí, macaxeira, maxixe e pupunha. Com o suporte da ADS, ela agora está implementando um projeto para a plantação de milho-verde e melancia. O chefe do departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Haroldo Cunha, destaca a importância de solicitar visitas às propriedades dos produtores. “Quando o produtor, associação ou cooperativa solicita os serviços de consultoria técnica da ADS, o objetivo principal é melhorar a capacidade produtiva, visando a melhoria da qualidade de vida e renda das famílias. Ao assistirmos esse produtor, fornecemos o conhecimento básico necessário para que ele possa implementar melhorias”. Segundo Haroldo, os produtores passam por um curso de capacitação técnica, visando a melhoria de sua produtividade. “Essas pessoas que estão sendo atendidas no momento já participaram, em outras épocas, de um curso de capacitação. Esse curso abordou temas como correção de acidez do solo, sistemas de fertilização, controle de plantas, doenças e pragas, e, por fim, a comercialização, que é o carro-chefe do nosso trabalho”, detalhou Cunha Consultoria Técnica Para ser beneficiado com a avaliação técnica, é necessário que o produtor vá à sede da ADS, localizada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, n.º 1.460, bloco “G”, 1º Andar (Ulbra), conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, no horário comercial. O produtor deve procurar o departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS e informar sua necessidade em seu imóvel rural, dentro da consultoria técnica. É importante que o produtor esteja credenciado em um dos programas da ADS. FOTO: Divulgação / ADS Fonte