Produtores credenciados nas feiras da ADS estão recebendo suporte técnico especializado
Produtores rurais credenciados na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) do Governo do Estado, estão recebendo consultorias de apoio. O objetivo é aumentar a produtividade e garantir a qualidade dos produtos agrícolas comercializados nas Feiras de Produtos Regionais. Ao todo, 24 produtores rurais foram atendidos de fevereiro a abril de 2024. A iniciativa alcançou Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Manaus e Novo Airão. A previsão para esta semana é que sejam atendidas a Comunidade Vila Nova (Projeto de Assentamento Tarumã Mirim), Ramal Bons Amigos, Ramal São Francisco II e III e Ramal Frederico Veiga, na região rural da capital amazonense. A Consultoria Agrícola desempenha um papel estratégico, promovendo a melhoria fitossanitária das culturas agrícolas exploradas, aumentando a produtividade e garantindo a qualidade dos produtos. A iniciativa visa contribuir para um setor mais sustentável e eficiente, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores. Na quarta-feira, 15 de maio, a propriedade de Maria Cotinha Loiola Soares recebeu a consultoria técnica de apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), no ramal São Francisco, localizado no km 42 da AM-010. Maria destaca a importância dessa ação. “É muito importante a visita da equipe técnica da ADS para nós. Ela nos dá ânimo para trabalhar e nos faz perceber que temos apoio, suporte, ideias, opiniões e orientações. Coisas que não víamos há mais de 20 anos e que agora estamos tendo graças a esse suporte”, disse. A produtora cultiva em sua propriedade uma variedade de culturas, incluindo açaí, macaxeira, maxixe e pupunha. Com o suporte da ADS, ela agora está implementando um projeto para a plantação de milho-verde e melancia. O chefe do departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Haroldo Cunha, destaca a importância de solicitar visitas às propriedades dos produtores. “Quando o produtor, associação ou cooperativa solicita os serviços de consultoria técnica da ADS, o objetivo principal é melhorar a capacidade produtiva, visando a melhoria da qualidade de vida e renda das famílias. Ao assistirmos esse produtor, fornecemos o conhecimento básico necessário para que ele possa implementar melhorias”. Segundo Haroldo, os produtores passam por um curso de capacitação técnica, visando a melhoria de sua produtividade. “Essas pessoas que estão sendo atendidas no momento já participaram, em outras épocas, de um curso de capacitação. Esse curso abordou temas como correção de acidez do solo, sistemas de fertilização, controle de plantas, doenças e pragas, e, por fim, a comercialização, que é o carro-chefe do nosso trabalho”, detalhou Cunha Consultoria Técnica Para ser beneficiado com a avaliação técnica, é necessário que o produtor vá à sede da ADS, localizada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, n.º 1.460, bloco “G”, 1º Andar (Ulbra), conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, no horário comercial. O produtor deve procurar o departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS e informar sua necessidade em seu imóvel rural, dentro da consultoria técnica. É importante que o produtor esteja credenciado em um dos programas da ADS. FOTO: Divulgação / ADS Fonte
Melhoria na produção: Piscicultura de Iranduba é reforçada com 27 aeradores
A piscicultura em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) foi reforçada. Nove piscicultores locais receberam 27 aeradores utilizados na modernização da atividade que podem até triplicar, de forma sustentável, a produção de peixes nos locais onde são utilizados, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o responsável pela viabilização do equipamento. Para garantir os aeradores aos piscicultores, o Idam elaborou o processo de cadastramento, que foi submetido ao edital de Doação Onerosa da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS). Com o ‘sinal verde’ da ADS, os técnicos da Unidade Local (UnLoc) Idam/Iranduba orientaram os nove beneficiários sobre os procedimentos e viabilizaram o transporte dos equipamentos, na última sexta-feira (17/05), que serão utilizados em tanques de piscicultura. “Agora, os piscicultores terão a possibilidade de introduzir novas técnicas, modernizar a produção e, assim, aumentar a capacidade produtiva de peixes, uma vez que o uso dos aeradores proporciona o aumento da produtividade por hectare (de 6 a até 18 toneladas por hectare)”, observou o gerente da UnLoc Idam/Iranduba, Jean Frank Cavalcante, ao acrescentar que os dispositivos são utilizados na atividade para incorporar oxigênio na água e evitar erosão nos taludes. O gerente destacou que a demanda por aeradores no município tem crescido e o Idam não tem medido esforços para garantir viabilizar o equipamento aos produtores de peixe. “A UnLoc Idam/Iranduba já conta com um cadastro para aquisição de 50 equipamentos no aguardo de abertura de novos editais de Doação Onerosa pela ADS”, adiantou. Mais detalhes Os aeradores são equipamentos utilizados para manter a qualidade da água em viveiros de piscicultura, por meio da oxigenação adequada, que é fundamental para o desenvolvimento adequado dos peixes. Além disso, os dispositivos evitam prejuízos aos piscicultores, segundo a ADS. Por meio da Doação Onerosa, a Agência já disponibilizou, somente neste ano, 148 aeradores, que atenderam 46 piscicultores de 11 municípios amazonenses. A ação, que é uma iniciativa do Governo do Amazonas, contou com investimento de R$ 443,3 mil, que foram destinados à aquisição dos equipamentos. FOTO: Arquivo/Idam Fonte
Governo do Amazonas anuncia ‘Thiaguinho’ e ‘Belo’ como as atrações principais da Festa dos Visitantes 2024
Evento antecede a abertura do Festival de Parintins e acontecerá, pelo segundo ano, no Bumbódromo da cidade Os cantores Thiaguinho e Belo serão as atrações nacionais da Festa dos Visitantes 2024, que este ano acontecerá no dia 27 de junho. Assim como na edição do ano passado, a festa que antecede o Festival de Parintins, será realizada no Bumbódromo. A entrada será trocada por um quilo de alimento não-perecível, que vai ser doado para instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Assim como em 2023, a empresa Eneva é a responsável por trazer as atrações nacionais, como forma de apoio cultural à realização do evento. Este ano, o grupo educacional Ciesa também entra como apoiador da festa. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Economia Criativa, será a responsável pela organização da festa. Assim como em 2023, a festa dos Visitantes contará com apresentações de artistas locais, que tem se destacado no cenário musical, nos mais diversos ritmos, da toada, passando pelo pagode, e eletrônico, até o forró. “Estamos felizes com o sucesso da Festa dos Visitantes do ano passado e, neste ano, nossas expectativas são as melhores. A mudança do evento para o Bumbódromo foi bastante elogiada pelo público e se mostrou uma decisão muito acertada do governador Wilson Lima. Estamos confiantes que será novamente um espetáculo grandioso, recebendo as pessoas no melhor esquenta do Festival”, disse Marcos Apolo o secretário de cultura e economia criativa. Em 2023, a Festa dos Visitantes foi realizada pela primeira vez no Bumbódromo de Parintins e registrou a presença de um público de 20 mil pessoas, que assistiram as atrações nacionais Ludmila e Simone Mendes, além dos artistas locais de diferentes gêneros musicais, que se revezaram no palco 360º montado na arena e proporcionando uma experiência inédita aos parintinenses e visitantes. Thiaguinho Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Foi através do seu tio que começou a ter contato com o pagode. Seu primeiro trabalho foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, da TV Globo, que o cantor foi revelado. Com muito talento e carisma, Thiaguinho virou vocalista do grupo Exaltasamba, conquistou os fãs e agregou milhões de outros em todo o país, transformando o grupo no maior sucesso deste segmento no Brasil. Atualmente, após o fim do grupo musical, Thiaguinho segue carreira solo arrastando multidões por onde passa com sucessos como ‘Tá Vendo Aquela Lua’, ‘Falta Você’, ‘Sou o Cara pra Você’, etc. Belo Belo é um dos grandes nomes do pagode nacional. Natural de São Paulo, capital, o cantor teve uma infância humilde e começou a tocar cavaquinho após seu pai lhe dar o instrumento. Em 1993, o cantor passou a integrar o grupo de pagode Soweto, fazendo inúmeros shows por todo o país. Com a banda, gravou três discos. Permaneceu com o grupo até 1999, quando decidiu seguir carreira solo. Para a ‘Festa dos Visitantes 2024’, Belo cantará os seus maiores sucessos, como ‘Perfume’, ‘Desafio’, ‘Pra Ver o Sol Brilhar’, entre outras canções. Fotos: Márcio James/SEC com informações da assessoria
MPF reforça urgência de intervenção judicial no caso das licenças expedidas para a Potássio do Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) reiterou junto à Justiça a necessidade de intervenção judicial urgente no caso das licenças expedidas para empreendimentos da Potássio do Brasil na região de Autazes (AM). Na terça-feira (14/5), um dia após o órgão entrar com ação em caráter liminar contra as permissões dadas à empresa, o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam) emitiu seis novas licenças de operação, concedendo, na prática, autorização para instalação da totalidade do projeto de forma totalmente irregular. Com isso, a Potássio do Brasil ganhou livre acesso para derrubar áreas da floresta e capturar e retirar animais do local, impactando significativamente os modos de vida das comunidades indígenas de Soares, Urucurituba, Jauary, Paracuhuba e outras do povo Mura, cujas terras estão demarcadas ou em processo de demarcação pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Para o MPF, o episódio deixa evidente a má-fé do Ipaam e da empresa Potássio do Brasil, uma vez que, mesmo com o ajuizamento da ação e sua ampla repercussão na mídia, a divulgação das irregularidades, ameaças, coações, cooptações, fracionamento e riscos de um licenciamento ambiental mal feito, inclusive de potenciais desastres ambientais em razão da inadequação e omissão do licenciamento, o órgão ambiental estadual segue concedendo licenças de instalação para o projeto. O Ministério Público salienta que cabe aos gestores do Ipaam, na qualidade de servidores públicos, potencial responsabilização legal pela continuidade da expedição de licenças, mesmo tendo pleno conhecimento de todas as irregularidades e violações praticadas pela Potássio do Brasil. Tornam-se, ao optar por seguir permitindo as intervenções ambientais e em área indígena, cúmplices da má-fé da mineradora. Precaução O MPF defende o princípio da prevenção e precaução, que visa evitar danos ambientais, à população e aos povos originários antes que eles aconteçam. “Ainda que não haja, até o momento, decisão judicial na presente ação e mesmo que o procedimento se encontrasse em fase avançada, a cautela inerente à proteção ambiental e sociocultural dos povos envolvidos demandaria, se houvesse boa-fé, a espera pela primeira decisão judicial nesta ação, suspendendo a emissão de novas licenças no curto espaço de tempo necessário para que uma tutela de urgência seja apreciada pelo juízo”, ressalta o MPF. Para o órgão, o que parece estar em andamento é a estratégia bastante conhecida de dar rapidez ao licenciamento de um empreendimento para depois alegar a impossibilidade de voltar atrás, impondo aos povos impactados os efeitos do projeto, que muitas vezes incluem a especulação sobre suas terras ou a completa modificação do meio ambiente natural, impossibilitando a sobrevivência segundo seus modos de vida e costumes. Além da devastação da superfície, o que está em jogo é também a escavação do subsolo de áreas indígenas, como da comunidade indígena Soares e das proximidades de outras terras indígenas, uma vez que o projeto prevê a abertura de grandes túneis em profundidade para a implantação de mina de extração de silvinita (minério de potássio). O projeto foi paralisado em 2023, uma vez que a Constituição Federal veda a exploração em terras indígenas sem autorização do Congresso Nacional e consulta aos povos afetados. Além disso, à época, a Justiça reconheceu que, por envolver impactos em território indígena, cabe ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e não ao Ipaam, emitir o licenciamento ambiental no caso. Foto: Reprodução Fonte
Campanha do TCE-AM arrecada quase 12 toneladas em donativos para Rio Grande do Sul
Com mobilização de servidores e público externo, a campanha do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em prol do Rio Grande do Sul arrecadou 11,8 toneladas em donativos. Todo o material coletado será entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) para envio ao estado sulista. A campanha, iniciada no dia 9 de maio, foi idealizada pela presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, e executada pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), pela Corregedoria, e outros setores voluntários do Tribunal. “Parabéns a todos os setores envolvidos pela linda campanha de arrecadação emergencial para ajudar a população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A campanha contou com participação ativa dos servidores, atuando como doadores e voluntários, e ainda da sociedade civil, que teve o Tribunal como ponto de entrega das doações”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins. Em seus nove dias de duração, a campanha recebeu itens como cestas básicas, leites, sapatos, roupas, águas, brinquedos, ração e acessórios diversos, como bolsas, toalhas e cobertores. Os itens mais recebidos foram roupas, com mais de 14 mil unidades, e água mineral, com mais de 11 mil litros doados. Mobilização pública A mobilização dos servidores da Corte de Contas incentivou outras instituições e a sociedade civil do Amazonas. A empresa privada Samsung e a Associação dos Auditores Fiscais do Amazonas realizaram doação de alimentos e roupas. Já as doações do público externo acumularam mais de 22 mil itens, incluindo materiais de higiene, alimentos não perecíveis, água mineral, roupas de cama, vestimentas, brinquedos, acessórios, além de valores em espécie. Reunião de alinhamento O TCE-AM, através do Diretor de Assistência Militar (Diam), Coronel Alysson Freitas, reuniu nesta segunda-feira, 20, com o Comandante do 7º Comando Aéreo Regional (Comar) da FAB, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, para tratar sobre a entrega das doações ao Rio Grande do Sul. Durante a reunião de alinhamento, foram repassadas as orientações para a entrega dos materiais que o TCE-AM irá realizar nesta quarta-feira, 22, à FAB. Foto: Nathália Silveira Fonte
TCE-AM lança edital para publicação de artigos científicos
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, nesta terça-feira (21), a abertura das inscrições para I Concurso de Artigos Científicos, que tem como objetivo incentivar a produção acadêmica e fomentar o debate sobre o papel e as competências do Tribunal de Contas, abordando o tema “Tribunal de Contas: do caráter pedagógico das decisões à sua pretensão punitiva e ressarcitória”. A Revista Científica do TCE-AM é promovida pela conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins, com o intuito de fomentar o debate e pesquisa acadêmica em áreas relacionadas à competência da Corte de Contas. A execução será realizada pela Comissão da Revista do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC), conduzida pelo vice-presidente do Tribunal, conselheiro Fabian Barbosa. As áreas temáticas abrangidas pelo concurso incluem Direito Público, Direito Privado aplicado ao Tribunal de Contas, Contabilidade Pública e Privada, Economia, Administração Pública e gestão do patrimônio público, Gestão Pública, Mecanismos de impacto na apresentação e análise das Prestações de Contas Públicas. Inscrições As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 23h59 do dia 21 de junho. Os interessados devem preencher um formulário eletrônico disponível no site do TCE-AM, por meio do link https://www2.tce.am.gov.br/?page_id=71728, anexando o artigo em formato PDF, além de documentos de identificação e comprovante de grau de escolaridade. A inscrição será confirmada por e-mail. Poderão participar acadêmicos de cursos superiores de Direito, Administração e Contabilidade, bem como graduados, pós-graduados, mestres, doutores e pós-doutores. É permitida a coautoria de até três candidatos, sendo que um dos autores deve possuir, no mínimo, título de Doutor. Cada autor ou coautor pode submeter apenas um trabalho. Avaliação e Premiação Os artigos serão avaliados por uma Comissão Avaliadora composta por 15 especialistas, seguindo o sistema de revisão cega dupla. Os critérios de avaliação incluem originalidade, clareza dos objetivos, estrutura do texto, adequação metodológica, consistência nas conclusões e observância das normas estabelecidas. Os dez melhores artigos serão publicados na Revista Científica do TCE-AM. Além da publicação, os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 5.000,00 para o primeiro lugar, R$ 3.000,00 para o segundo e R$ 2.000,00 para o terceiro. Os autores dos artigos selecionados também apresentarão seus trabalhos em um evento científico na sede do TCE-AM em Manaus. Para mais informações e detalhes completos do edital, os interessados podem acessar o site do TCE-AM ou entrar em contato pelo e-mail concursodeartigos@tce.am.gv.br.
MPF move ações civil e criminal por extração de piçarra em terra indígena em Boca do Acre (AM)
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública e uma ação criminal por extração de piçarra, recurso mineral pertencente à União, sem autorização legal. O material era retirado da Terra Indígena (TI) Boca do Acre, na região da BR-317. A denúncia criminal abrange uma empresa e três pessoas. Já a ação civil, além dos denunciados criminalmente, também tem como réu o município de Boca do Acre (AM), uma vez que a empresa fez a extração irregular a serviço do município. Segundo a denúncia, o crime é agravado pela obtenção de vantagem pecuniária, além de expor a perigo a saúde pública e o meio ambiente, e atingir área de unidade de conservação ou sujeita a regime especial de uso. De acordo com as ações, a empresa Compasso Construções, cujos sócios Zaira Rocha Simões de Souza e Antônio Militão de Souza também foram denunciados pelo MPF, extraía e transportava piçarra da TI Boca do Acre, como parte de serviço contratado pelo Município de Boca do Acre. Dessa atividade ilegal, participava ainda um indígena que, de acordo com a tradição indígena local, é o responsável direto pela área em que foi extraída a piçarra. Segundo o MPF, ele já tinha sido denunciado pela comunidade à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em 2022, pela mesma prática. Em resposta a questionamento feito pelo MPF, a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que não existem registros de autorização de lavra de ouro ou qualquer outro bem mineral em nome da Compasso Construções ou de Raimundo. As ações – Na ação civil pública, o MPF requer a suspensão da atividade de extração mineral e a proibição da extração de qualquer espécie de matéria-prima no interior da (TI) Boca do Acre ou em qualquer outro imóvel da União, sem a devida autorização do órgão ambiental e da ANM. Também foi requerido à Justiça que determine a recuperação do meio ambiente degradado e que os réus paguem indenizações pelo dano material, no valor de R$ 45.510,51, e pelo dano moral coletivo, no valor de R$ 300 mil. Na ação penal, o MPF requereu, além da condenação às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (lei nº 9.605/98) e na que define os crimes contra a ordem econômica (lei nº 8.176/91), a fixação de valor mínimo para reparação dos danos patrimoniais e, para reparação dos danos morais coletivos e sociais, um valor mínimo de R$ 30 mil por denunciado. As duas ações foram ajuizadas por um dos ofícios socioambientais da Amazônia Ocidental, especializado no enfrentamento do garimpo e da mineração ilegais. Assessoria de ComunicaçãoProcuradoria da República no Amazonas Fonte
FVS-RCP lança cartilha “Cunhantã, curumim e a Flor” para proteção de crianças e adolescentes
Integrando a programação das atividades relacionadas à iniciativa Faça Bonito de prevenção ao abuso sexual e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lançou, nesta segunda-feira (20/05), a cartilha “Cunhantã, curumim e a flor”, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus. O lançamento ocorreu durante o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, realizado como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. A cartilha é resultado do I Concurso Faça Bonito Amazonas, cujo tema foi “Faça Bonito na escola e na vida: proteja nossas crianças e adolescentes. O concurso mobilizou 600 estudantes do Ensino Fundamental de escolas estaduais de todo o Amazonas, competindo nas categorias de desenho (1º ao 5º ano) e poesia (6º ao 9º ano). A iniciativa visa não apenas a conscientização sobre a prevenção ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, mas também a promoção do debate sobre o tema. Durante o lançamento, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, destacou a importância do projeto como uma estratégia de sensibilização. “A cartilha é uma ferramenta, objetivando o fortalecimento da rede de proteção e o envolvimento da sociedade na responsabilidade pela proteção das crianças e adolescentes contra toda forma de violência sexual”, destaca a diretora Tatyana. A coordenadora geral de projetos do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (IACAS), Amanda Ferreira, reforçou a necessidade da união entre as instituições no combate a esse tipo de violência. “Esse evento é uma das ações da campanha que é um ato público realizado para sensibilizar. Precisamos, todo dia, renovar a questão da empatia para esse assunto”, disse. Para a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT-AM/RR), Alzira Melo Costa, é preciso que o combate seja fortalecido de forma que se passe do verbo “enfrentar” para “erradicar” a violência sexual contra crianças e adolescentes. “Temos que adotar uma postura mais firme em todos os aspectos que dizem respeito à implementação dos direitos da criança e do adolescente”, afirmou. Entre os parceiros na produção da cartilha estão o MPT-AM/RR, Petrobras, Iacas, Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), ECPAT Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc). FOTO: Anne Alves/FVS-RCP, Girlene Medeiros/FVS-RCP Fonte
Corpo de Bombeiros realiza abertura do 1º Workshop de Combate a incêndios Urbanos e Florestais
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta segunda-feira (20/05), a abertura do 1º Workshop de Combate a Incêndios Urbanos e Florestais. O evento, que integra o pacote de ações preventivas da corporação para conter as queimadas, foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste da cidade, e acontece até esta terça-feira (21/05). A programação do Workshop será composta por simulados de ocorrências reais, exposições, oficinas, cursos, palestras, passeio de viatura, rapel, tirolesa e muito mais. A edição inédita do evento contará com presença de autoridades da esfera estadual, além de palestrantes nacionais e internacionais. De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, essa iniciativa da corporação amplia o debate e conhecimento da população amazonense acerca das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros. “O primeiro workshop vem no sentido de alinhar o conhecimento por meio de pesquisa científica ou a parte de combate a incêndio propriamente dito. Além disso, teremos a inauguração da nossa sala de situação, que vai marcar o início do monitoramento dos focos de calor no Amazonas”, destacou o comandante geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas. Para o idealizador do evento, coronel Orleiso Ximenes Muniz, o workshop também tem o intuito de mostrar o planejamento estratégico da corporação nos períodos de maior demanda de incêndios em virtude de fenômenos climáticos, como aconteceu em 2023. “O workshop visa unir o Corpo de Bombeiros com a sociedade e as empresas para planejarmos ações para um possível enfrentamento a algo semelhante ao que nós vimos no ano passado. Os prognósticos apontam para uma repetição do que tivemos e é nesse sentido que não vamos descansar. Aqui, nós temos diversos equipamentos e novas tecnologias”, disse o coronel Orleiso Ximenes Muniz. Ao longo dos dois dias de evento, membros da corporação também vão poder participar de simulados e trocar conhecimentos com outros oficiais, como explica o segundo-tenente do CBMAM, Paulo Polari. “Temos aqui alguns protótipos, onde vamos testar os limites de explosividade. É o nosso primeiro workshop, então encontramos pessoas que trabalham em outros distritos, porque muitas vezes ficamos focados só nas nossas atividades”, ressaltou o segundo-tenente. Sala de Situação Após a solenidade de abertura do evento, foi inaugurada a estrutura da nova Sala de Situação do CBMAM, que irá ampliar o monitoramento de incêndios durante o verão amazônico de 2024. Ao longo dos dois dias de Workshop, a sala funcionará no Vasco Vasques e após o evento, será montada no Comando Geral da corporação. Atendimento da DAT A Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) terá base de atendimento montada nos dois dias de Workshop fazendo atendimento ao público para emissão de licenças e solicitações de vistorias junto ao Corpo de Bombeiros. As emissões contemplam desde o Auto de Vistoria (AVCB) para edificações e eventos, até licenças de habilitação de profissionais para atuar em determinadas funções que precisem atender os protocolos de segurança da corporação. Programação Nos dois dias de evento, a programação contará com simulados de incêndio; salvamento em altura; salvamento veicular; Oficina de ABC do trauma no grande queimado; Atuação de viaturas contra incêndio em emergências com aeronaves; cursos de Brigada de Incêndio (para o público em geral) e curso sobre a Lei Lucas (para profissionais das redes de ensino e área de saúde). Além das palestras sobre Impacto do uso de tecnologias virtuais aplicadas nas instituições públicas; Queimaduras de Vias Aéreas; Ocorrências de incêndio urbano atendidas nos últimos anos; Mergulho na Amazônia e suas características; Drone e sua aplicabilidade nas operações de combate a incêndio; Tratamento de grandes queimados; Distúrbios fisiológicos causados pelo excesso de calor. Bombeiros em ação Nesta terça-feira (21/05), a partir das 17h, acontecerá a competição Bombeiros em ação com disputa da tradicional modalidade “Bombeiros de Aço”, entre os militares da corporação, também haverá competição entre bombeiros civis. A programação kids também será completa com descida de rapel, tirolesa e passeio de viatura. FOTO: Antônio Lima/Secom Fonte
Aadesam lança nova plataforma para processos seletivos
A partir do Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 002/2024, que abrirá inscrições nesta terça-feira (21/05), quem quiser participar dos processos seletivos da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) vai passar a contar com o Portal do Candidato, novo sistema desenvolvido para dar mais celeridade aos processos. Ao acessar o site gps.aadesam.org.br, o candidato vai fazer um breve cadastro para ter acesso aos recursos do novo sistema, incluindo as informações dos processos seletivos que estiverem em andamento. O intuito da nova plataforma é concentrar em um só lugar todas as informações relacionadas ao processo seletivo aberto, facilitando assim a comunicação entre a Agência e o candidato. “A principal característica dele (novo sistema) vai ser dar celeridade na execução do processo e entregar com mais rapidez os resultados, fazer com que o candidato também tenha um retorno mais rápido das suas solicitações”, explicou o engenheiro de software e desenvolvedor do novo sistema, Sandro Maruxo. O presidente da Comissão de Processo Seletivo Simplificado (CPSS), Otacílio Leite, enfatizou que as mudanças implementadas têm o intuito de que o processo se torne cada vez mais seguro para a Agência, para os órgãos parceiros e, principalmente, para os candidatos. “Com um sistema que consegue trazer o princípio da isonomia para a prática nós vamos conseguir prestar um serviço muito melhor para a sociedade amazonense”, disse. Mudanças Diferente do que acontecia anteriormente, no ato da inscrição o candidato já vai poder enviar arquivos como documentos pessoais, comprovantes de escolaridade, cursos e especializações, além de receber a confirmação da inscrição dentro da própria plataforma. Ainda no próprio campo de acesso, o candidato vai poder colocar as suas experiências profissionais, solicitar isenção da taxa de inscrição (de acordo com o edital) ou recursos. O presidente da Aadesam, Breno Penha, afirma que essas mudanças são necessárias para o bom andamento do processo. “Nosso intuito é que com os novos mecanismos os processos seletivos da Agência fiquem cada vez mais transparentes e seguros, visando sempre facilitar os meios de ingresso ao mercado de trabalho aos profissionais que buscam uma oportunidade”, afirmou o presidente. FOTO: Heron Ferreira / Aadesam Fonte
Procon-AM autua três agências bancárias por descumprimento da Lei das Filas
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou nesta segunda-feira (20/05), uma série de fiscalizações em agências bancárias de Manaus. Três instituições financeiras, localizadas em áreas distintas da cidade, foram autuadas por descumprimento à Lei Estadual das Filas n.º 5.867/2022. A ação foi desencadeada após denúncias de atrasos no atendimento reportadas ao órgão. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressaltou a importância da aplicação da lei das filas em relação ao tempo máximo de espera e enfatizou as consequências para as agências que não respeitarem a legislação. “A lei das filas estipula autuações, tempo de espera e tempo de atendimento. Há uma normativa estadual que prevê penalidades para instituições financeiras que excedam o tempo de atendimento. As multas começam em 50 mil e aumentam em casos de reincidência, ou seja, se uma instituição já foi autuada e reincide, as multas serão mais elevadas”, destacou Conforme a lei, o tempo máximo de espera em dias comuns é de 30 minutos, podendo ser estendido para 40 minutos em vésperas e após feriados prolongados, e para 50 minutos nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços. Segundo o Chefe de Departamento de Fiscalização do órgão, Pedro Malta, ao chegar no local foi constatado que os clientes estavam aguardando atendimento por mais de uma hora. “Nas três agências, constatamos que as denúncias eram verdadeiras. Havia uma quantidade significativa de pessoas aguardando atendimento por mais de uma hora, e, após a verificação, as agências foram enquadradas conforme a Lei das Filas. É fundamental que os cidadãos alertem as autoridades competentes quando seus direitos não forem respeitados, pois somente assim conseguiremos assegurar os direitos de todos”, refletiu. Canais de denúncia Em caso de descumprimento da legislação, o Procon-AM orienta os consumidores a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento, e a apresentarem essa documentação ao órgão para formalizar a denúncia. Também é possível relatar a situação por telefone para ser investigada e punida conforme a legislação vigente, utilizando os números (92) 3215-4009 / 0800-092-1512. Foto: João Pedro/Procon-AM Fonte
Sema credencia 27 Agentes Ambientais Voluntários para atuar em quatro Unidades de Conservação
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente capacitou e credenciou 27 novos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) para atuar em quatro Unidades de Conservação (UC). A ação ocorreu na Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. A capacitação contou com a participação de dez comunidades das Áreas de Preservação Ambiental (APA) Margem Direita Paduari-Solimões e Margem Esquerda Aturiá-Apuauzinho, do Acordo de Pesca Lago do Acajatuba, e do Parque Estadual Rio Negro Setor Norte, entre os dias 15 e 17 de maio. Durante a capacitação, os moradores aprenderam sobre conceitos básicos da área de meio ambiente, biodiversidade, legislação ambiental, além de métodos para difundir a educação ambiental, segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Edilene Neri. “Os AAV atuam na sensibilização das suas comunidades para fomentar a preservação dos recursos naturais, apoiam o monitoramento ambiental e propagam a educação ambiental em suas áreas. Eles são de suma importância para o trabalho de manutenção das nossas florestas, já que estão inseridos dentro dos contextos sociais comunitários”, explicou. Os novos agentes participaram de atividades educativas para entender, por meio de dinâmicas, como são caracterizados os crimes ambientais, como identificá-los e suas consequências. Após os dias de capacitação, os credenciados receberam os fardamentos, certificados e crachás de AAV. A atividade foi apoiada por recursos do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ou ASL, sigla para Amazon Sustainable Landscapes Program). Paisagens Sustentáveis O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) coordena o ASL Brasil, executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e Órgãos Federais responsáveis pela gestão de áreas protegidas. O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia. Foto: Divulgação/Sema Fonte
ADS destaca a comercialização do Mel nas feiras de Produtos Regionais
Em comemoração ao Dia Mundial das Abelhas, celebrado nesta segunda-feira (20/05), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) destaca a comercialização do mel da espécie Jandaíra, nas Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado. As edições acontecem semanalmente em pontos estratégicos de Manaus, de terça a quinta e aos sábados e domingos. A empresa Apis Floresta Produtos Apículas – LTDA, também conhecida como Flor do Mel do Amazonas, produz mel da espécie jandaíra há mais de 30 anos e, há 10 anos, participa das Feiras de Produtos Regionais da ADS. Sâmia Leite fala sobre a paixão de seu pai pelas abelhas. “Meu pai é apaixonado pelas abelhas, além de criar e cuidar, nos ensinou a importância delas para nossa existência. Essa paixão virou o negócio da nossa família, nossa fonte de renda e nossa paixão também”, salientou. O mel da abelha Jandaíra, produzido pela empresa Apis Floresta Produtos Apículas – LTDA, conquistou o título de Melhor Mel do Brasil na categoria Entreposto e Mel In Natura de melípona. Entre os produtos comercializados, destacam-se: composto de mel de abelhas com extrato de própolis, sabores de copaíba e eucalipto; mel puro; extrato de própolis; mel em sachê; gelei; favo de mel; e pólen Apícola. As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização das plantas e na preservação do meio ambiente. Sua importância ecológica e econômica faz dela uma referência para utilização na agricultura familiar e melhoria da produção agrícola. Confira a programação das feiras da ADS desta semana, em Manaus: Calendário Terça-feira Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, ChapadaDas 15h às 19h Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade NovaDas 14h às 19h Quarta-feira Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta NegraDas 15h às 19h Quinta-feira Praça de Alimentação do Dom Pedro, rua José BonifácioDas 14h às 19h Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, ChapadaDas 15h às 19h Sábado Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, CrespoDas 5h às 11h Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade NovaDas 5h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da EvaDas 07h às 15h Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, PetrópolisDas 5h às 9h Domingo Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta NegraDas 6h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da EvaDas 7h às 12h FOTO: Divulgação / ADS Fonte
Sine Amazonas divulga 174 vagas de emprego para esta terça-feira
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 174 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (21/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 05 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo ou cursando. Primeiro Emprego. Desejável ter cursos de TBO e/ou Leitura de Componentes. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ATENDENTE (LAVANDERIA) Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro emprego ou com experiência na função. Desejável ter cursos de Atendimento ao Cliente e informática básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: LAVADEIRA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Primeiro emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MONTADOR (A) DE DELIVERY Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego. Organizar as montagens dos sanduíches e dos combos de refeições para delivery. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 52 VAGAS: OPERADOR (A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Empregoou com experiência em atendimento ao cliente. Conhecimento básico de informática. Desejáveis cursos de operador de loja e atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ATENDENTE DE BALCÃO (RESTAURANTE) Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego Desejável curso de atendimento ao cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Eletricista e/ou Soldador. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável residir próximo ao bairro Tarumã. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PORTEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR (A) CAIXA II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA II Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Cursando Gastronomia (a partir do 2 período). Com experiência na função. Desejável ter cursos de Manipulação de Alimentos, Segurança Alimentar ou Técnico em Gastronomia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SERVENTE DE OBRAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PEDREIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AÇOUGUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA III Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CHURRASQUEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADORA DE CAIXA Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Obrigatório curso de informática intermediária e operador de caixa. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 02 VAGAS: CHAPEIRO II Escolaridade: Ensino Médio Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: GERENTE DE LOJA (SUPERMERCADO) Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Superior Cursando. Com experiência na função. Experiência comprovada na função de Gerente de Loja em qualquer segmento. Obrigatório curso de informática avançada. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Experiência em transportes e movimentação de produtos alimentícios e bebidas em geral. Obrigatório curso de operador de empilhadeira. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR (A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA IV Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Obrigatório curso de Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. Salário: informado na entrevista Benefícios: informado na entrevista OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: VENDEDOR (A) DE ELETROS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Conhecimento em vendas de eletros em geral. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo. Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa. Obrigatório ter CNH A/B. Conhecimento de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,
Governo do Estado entrega aeradores a piscicultores em Iranduba
O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou a entrega de 27 aeradores a sete piscicultores do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A ação realizada na última sexta-feira (17/05), teve como objetivo incentivar a piscicultura local. “Os aeradores são dispositivos essenciais para manter a qualidade da água em viveiros de piscicultura. Eles promovem a oxigenação adequada, o que é fundamental para o desenvolvimento saudável dos peixes. Com essa melhoria, o piscicultor terá benefícios significativos na produção”, explicou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga. Os equipamentos foram adquiridos por meio do edital aberto de Doação Onerosa disponível no site da ADS (www.ads.am.gov.br), a preço subsidiado em até 80%. O presidente da Associação dos Agricultores Familiares Tumbira, Elisaldo do Nascimento, ressalta que com a chegada do equipamento irá multiplicar a produção de peixes. A associação recebeu cinco aeradores. “Esses aeradores serão de grande ajuda para a nossa comunidade, impulsionando o crescimento da piscicultura. Atualmente, temos um potencial de criação de 25 mil unidades, mas com a implementação dos aeradores, esse número pode dobrar, chegando a 50 mil”, ressaltou. Segundo a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, a ação fortalece a piscicultura no estado e evita prejuízo aos piscicultores. “A ADS, por meio da Doação Onerosa, já investiu quase meio milhão de reais para que mais piscicultores possam adquirir aeradores. Essa tecnologia potencializa a produção de peixe no estado, gerando emprego e renda. O Governo do Amazonas, até o final de 2024, buscará alcançar mais piscicultores em todo o estado”, salientou. Aerador Para adquirir o aerador, é necessário realizar o credenciamento no edital aberto de Doação Onerosa, divulgado no site da ADS. De janeiro a maio deste ano, cerca de 178 unidades de aeradores foram adquiridas por 46 piscicultores de 11 municípios do estado. Em 2024, o Governo do Amazonas investiu R$ 443.371,00 na aquisição de aeradores. “Cada unidade desses equipamentos custa mais de R$ 2.400,00 no mercado. No entanto, por meio da Doação Onerosa, o piscicultor pode adquiri-los na ADS pelo valor de R$ 664,95”, destacou a diretora técnica. FOTO: Divulgação / ADS Fonte