Roberto Cidade solicita à UEA abertura de vagas de residência em Neuropediatria para melhorar atendimento às crianças com TEA

Foto – Rodrigo Brelaz Em mais uma iniciativa com o intuito de melhorar o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou Requerimento que solicita à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a possibilidade de abertura de vagas de residência médica em Neuropediatria. O objetivo é aumentar o número de profissionais capacitados para diagnosticar e tratar crianças com autismo. “O diagnóstico de TEA é clínico, por isso a necessidade de termos mais profissionais qualificados para fazer essa identificação. Nosso Requerimento, encaminhado ao reitor da UEA, André Zogahib, tem o objetivo de ampliar o número de profissionais médicos capacitados para fazer o diagnóstico. Quanto mais cedo for feita a identificação do paciente com TEA, maiores serão as chances de que, com atendimento adequado e terapias, essa criança ou adolescente tenha uma melhor qualidade de vida na idade adulta. É isso que queremos”, afirmou Cidade. Conforme o Requerimento, a demanda se deve à necessidade de melhoria da estrutura para identificação de crianças e adolescentes com TEA, tendo em vista que a falta de especialistas capacitados para o diagnóstico de pacientes com o espectro autista resulta em uma sobrecarga nos serviços de saúde e na dificuldade de acesso das famílias a um tratamento adequado. A formação de médicos especializados na área pode ajudar a reduzir o tempo de espera para diagnósticos e o encaminhamento a tratamentos, promovendo um atendimento mais próximo e acessível às famílias. “A capacitação de médicos especializados para o diagnóstico do TEA no Amazonas é de extrema importância, especialmente devido à complexidade e a especificidade dos sintomas relacionados a este transtorno. Isso é essencial para a criação de estratégias de intervenção individualizadas, que podem incluir terapias ocupacionais, fonoaudiológicas, psicopedagógicas e acompanhamento médico. Ter profissionais qualificados para identificar os sinais e sintomas do autismo aumenta as chances de uma intervenção adequada e, consequentemente, de uma melhor adaptação da criança ao seu meio social, escolar e familiar”, justificou. TEA TEA é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, a socialização e o comportamento das crianças, sendo que o diagnóstico precoce é fundamental para que essas crianças recebam o suporte e as intervenções necessárias, melhorando significativamente a sua qualidade de vida e desenvolvimento. Cada paciente com TEA exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe de diferentes profissionais, como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos, de forma a incentivar o indivíduo a realizar sozinho tarefas cotidianas, desenvolver formas de se comunicar socialmente e de ter maior estabilidade emocional. Source link

Roberto Cidade defende que a oferta de merenda de qualidade nas escolas públicas é fundamental para o bom desempenho escolar

Foto – Divulgação Assessoria Um bom aproveitamento escolar passa, inevitavelmente, pela oferta de uma merenda escolar de qualidade. E, no dia Dia Nacional da Alimentação na Escola, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chama atenção para a Lei nº 5.208/2020, de sua autoria, que cria o programa “Desperdício Zero”. A medida pretende melhorar o aproveitamento dos alimentos ofertados na merenda escolar. “Uma boa alimentação nas escolas é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos estudantes. Isso é consenso. Nossa Lei tem o objetivo de, com o auxílio de nutricionistas e do corpo técnico da escola, desenvolver um cardápio alimentar para os alunos que resulte em uma alimentação de melhor qualidade. A Lei do Desperdício Zero passa pela diminuição de gastos e aumento da qualidade da merenda oferecida aos alunos”, afirmou o deputado presidente. De acordo com essa legislação, os cardápios devem conter o reaproveitamento saudável das sobras de alimentos e sua transformação em itens e preparações para serem incorporados na merenda diária dos alunos. É amplamente conhecido e difundido, nacional e mundialmente, os benefícios do reaproveitamento de ingredientes como forma de evitar o desperdício, diminuição de custos, menor produção de lixo orgânico e para a melhoria do valor nutricional de alimentos, como cascas de frutas, talos, sementes e folhas. O reaproveitamento de alimentos também contribui para a diminuição da produção de lixo orgânico. Dia Nacional da Alimentação nas escolas A data serve como um lembrete para pais, educadores e toda a comunidade escolar da necessidade de investir em uma alimentação saudável para as crianças. Com a crescente incidência de problemas relacionados à má alimentação, como obesidade infantil e doenças crônicas, é fundamental que a escola assuma um papel ativo na promoção de uma alimentação mais equilibrada dos alunos. Estabelecer bons hábitos alimentares na infância garante que as crianças recebam os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável e tendem a perdurar na vida adulta, promovendo um estilo de vida mais equilibrado e reduzindo o risco de doenças. Entre os benefícios estão: • Prevenção de doenças: uma alimentação balanceada desde cedo ajuda a prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. • Desenvolvimento cognitivo: nutrientes adequados são essenciais para o desenvolvimento cerebral, melhorando a concentração, a memória e o desempenho acadêmico. • Hábito de vida saudável: crianças que aprendem a importância de uma alimentação saudável tendem a manter esses hábitos na vida adulta, reduzindo o risco de problemas de saúde a longo prazo. • Bem-estar psicológico: uma alimentação adequada pode influenciar positivamente o humor e o comportamento das crianças, contribuindo para um ambiente escolar mais harmonioso. Source link