Prosamin+ é referência em ações de sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade é uma das grandes marcas de referência do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas. O programa possui um Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), com ferramentas que garantem a aplicação da legislação brasileira e de políticas internacionais, nessa área, aliadas a ações inovadoras que contribuem com a preservação do meio ambiente e o enfrentamento às mudanças climáticas. Um exemplo a ser destacado no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho.  De acordo o secretário da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o Prosamin+ cumpre rigorosamente o SGAS, uma das salvaguardas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aprimorado pela Unidade Gestora e hoje apontado como modelo, pelo órgão financiador das obras. “As ações são todas executadas dentro de um planejamento que busca valorizar e respeitar a natureza. Atendemos todas as premissas de salvaguardas ambientais, observando as legislações pertinentes. O SGAS passou a ser adotado pela UGPE, não somente nas obras do Prosamin, mas em todas as ações do órgão”, afirmou. A nova etapa do Prosamin+ está priorizando o reflorestamento de áreas degradadas e a ampliação do espaço verde. Serão pelo menos 111 mil metros quadrados de área reflorestada e de paisagismo, utilizando espécies nativas da região. Para isso, foi criado o viveiro de mudas, uma iniciativa inédita em obras públicas no Amazonas. O local já produziu mais de 10 mil mudas. No canteiro de obras da Comunidade da Sharp, na zona leste, são cultivadas mais de 30 espécies que serão usadas no reflorestamento de áreas do Prosamin+, como buritizeiro, bacabeira, sumaúma, seringueira, açaizeiro, ingazeira, pau pretinho, entre outras. A estimativa é que 50 mil mudas sejam produzidas para as ações de recomposicão vegetal do projeto. O subcoordenador Ambiental da UGPE, engenheiro florestal Otacílio Cardoso Júnior, explica que um dos grandes objetivos do projeto de reflorestamento inserido no programa é criar um corredor verde, fazer a conectividade do fragmento florestal existente e a construção de seis passagens de fauna silvestre, interligando duas unidades de conservação muito importantes: a APA Manaós, no Coroado, e a Reserva Sauim Castanheiras, no Puraquequara, ambas na zona leste de Manaus. Também são implementados planos de supressão vegetal responsáveis, prossegue Cardoso, com o objetivo de preservar e gerir de forma sustentável as áreas verdes afetadas pelas obras. “É um compromisso com a conservação ambiental, que envolve um planejamento meticuloso que visa não apenas mitigar, mas também compensar os impactos sobre a flora local e os ecossistemas terrestres, promovendo uma rica infraestrutura verde na cidade de Manaus”, destacou. Além da preocupação com a flora, a fauna também é objeto de ações do Prosamin+, que conta com o suporte, nestas ações, de uma equipe de biólogos, agentes ambientais e técnicos de segurança do trabalho. Nas áreas de intervenção das obras na Comunidade da Sharp, na zona leste, e na Manaus 2000, na zona sul, já foram remanejados mais de 280 animais silvestres, entre mucuras, iguanas, cobras, jacarés e preguiças. A educação ambiental da comunidade impactada pelo Prosamin+ é outra ação importante que está sendo realizada. Os moradores e estudantes das comunidades da Sharp e Manaus 2000 participam de oficinas com foco em sustentabilidade e mercado de trabalho, palestras sobre meio ambiente e recebem doações de mudas para plantio. Prosamin+ O Prosamin+ vai beneficiar mais de 60 mil pessoas, com as obras que estão sendo realizadas. O programa está urbanizando uma área de 340 mil metros quadrados, ao longo do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, zona leste, nos bairros Armando Mendes, Nova República, Coroado, Distrito Industrial e Japiim. Os serviços envolvem drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais e reflorestamento. Os investimentos são de U$ 114 milhões, sendo U$ 80 milhões financiados pelo BID, com contrapartida estadual de U$ 34 milhões. A parte financiada pelo BID trata-se de empréstimo que será pago pelo Governo do Estado. As obras iniciaram em 2022 e devem seguir até 2027. FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE Fonte

“Semana do Regulado” da Visa Manaus leva boas práticas a público de engenheiros e arquitetos

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Prefeitura de Manaus chegou, nesta quinta-feira, 6/6, ao terceiro dia de atividades da “Semana do Regulado”. O evento anual reúne representantes de segmentos de comércio e serviços da capital amazonense para levar orientações sobre as boas práticas sanitárias. Ao longo da programação do dia, técnicos da Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs) da Visa Manaus abordaram os procedimentos necessários à aprovação do Projeto Básico de Arquitetura (PBA) para estabelecimentos de atividades sujeitas à vigilância sanitária. O gerente da área, Renee Gomes, explicou os procedimentos iniciais para submissão do PBA nos órgãos competentes da Prefeitura de Manaus e o fiscal sanitário Pedro Rodrigues Contente apresentou diversos exemplos de situações vivenciadas na sua atividade de analisar e fiscalizar projetos, para explicar ao público os equívocos mais comuns e as práticas recomendadas para solucioná-los. O também fiscal Daniel do Nascimento informou em detalhes o processo de envio da documentação necessária ao PBA pelo Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), ferramenta digital utilizada pela Prefeitura de Manaus. “Estamos aproveitando a oportunidade oferecida pela Semana do Regulado para prestar essas orientações aos profissionais da área de PBA, ressaltando a importância de várias das exigências feitas a esses projetos. Muitos profissionais questionam, por exemplo, a necessidade de incluir ambientes externos nas plantas, mas a Vigilância Sanitária precisa saber se, por exemplo, há saídas que permitam a evacuação dos usuários em situações de emergência. Todos esses detalhes impactam na integridade física e no bem-estar dos cidadãos e, portanto, precisam ser considerados pela Visa Manaus”, disse o gerente Renee. Alex Sander Duarte da Matta, coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), veio de Brasília para falar sobre as perspectivas para as ações de vigilância sanitária no país nos próximos anos. “Temos um diálogo constante com a Visa Manaus, em razão dois projetos para os quais a Anvisa escolheu a capital amazonense como participante: o de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e o de revisão do Código Sanitário municipal, duas iniciativas importantíssimas, que vão afetar de forma profunda e muito positiva o trabalho de proteção à saúde dos cidadãos manauaras”, afirmou. Instrução De acordo com o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o objetivo principal da Semana do Regulado é criar um canal de comunicação com os agentes da atividade econômica, para instrui-los sobre as novas normativas na área de segurança sanitária, além de reforçar as recomendações já existentes. “É também a oportunidade que muitos desses profissionais e empresários têm de levar diretamente suas demandas aos nossos gerentes e técnicos, a fim de sanar dúvidas, oferecer sugestões e críticas e propor soluções que ajudem a promover a saúde e o bem-estar da população”, completa o diretor. A Semana do Regulado termina nesta sexta-feira, 7/6, com a atividade da Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) da Visa Manaus. A Gevser e seus convidados abordam o tema “Boas Práticas de Funcionamento dos Serviços de Saúde e o Termo de Compromisso para o Licenciamento Sanitário” para um público de representantes de empresas e instituições que trabalham com serviços de saúde e de interesse à saúde em Manaus (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros).  Foto – Divulgação / Semsa Fonte

Prefeitura de Manaus e CIESA assinam termo de parceria nesta quinta-feira

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), formalizou, nesta quinta-feira, 6/6, a assinatura do termo de parceria com o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). O objetivo principal desta iniciativa é capacitar os alunos para adquirirem conhecimento prático sobre as situações do dia a dia, no Direito do Consumidor. Este procedimento consiste em oferecer ações conjuntas relacionadas à educação e conscientização dos consumidores, visando disseminar a proteção jurídica sistematizada devido à condição jurídica vulnerável no mercado. Assim, os acadêmicos serão habilitados para solucionar problemas concretos nas relações de consumo que envolvam conflitos, a serem tratados pelo Procon Manaus. Para alcançar os objetivos do projeto, será adotada uma metodologia composta por três etapas. Primeiramente, os alunos realizarão pesquisa sobre os direitos do consumidor e receberão treinamento no Sistema Proconsumidor, capacitando-os para prestar assessoria jurídica conforme as diretrizes do Procon Manaus e o Código de Defesa do Consumidor. Em seguida, serão recebidos e inseridos no sistema pelo Procon Manaus, participando de uma reunião com os conciliadores para definir as regras de atuação. Na etapa seguinte, os alunos assistirão aos atendimentos e audiências sem intervir, para conhecer a forma de atuação do Procon Manaus. Finalmente, após essa fase preliminar, os alunos estarão autorizados a realizar atendimentos sob a supervisão do professor coordenador do projeto. “Esta cooperação é um avanço na formação dos futuros profissionais de Direito, permitindo que os alunos vivenciem os procedimentos do Procon Manaus na prática. Essa experiência é essencial para compreender os desafios das relações de consumo e oferecer uma assessoria jurídica mais eficaz. Estamos entusiasmados com as possibilidades que esta parceria traz para a educação e conscientização dos consumidores em Manaus”, declarou a Presidente do Procon, Onilda Abreu. Foto – Valdo Leão / Semcom Fonte

Fiscalização remove veículo estacionado irregularmente no Aeroporto Eduardo Gomes

Em operação de rotina na tarde desta quinta-feira, 6/6, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), autuou quatro veículos e removeu um por estacionamento proibido nas dependências do aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona Oeste. A medida tem o objetivo de preservar os espaços para que haja circulação com segurança. “Essas ações são fundamentais para manter a ordem no tráfego e evitar acidentes ou congestionamentos em áreas críticas como o aeroporto”, explicou um dos agentes do IMMU. “Continuaremos a realizar essas fiscalizações regularmente para assegurar que as normas de trânsito sejam respeitadas”, disse o diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari. O veículo removido estava estacionado diretamente em frente a uma placa de proibição, o que constitui uma infração de trânsito grave, com perda de sete pontos na carteira de habilitação. A Prefeitura de Manaus reitera a importância do respeito à sinalização de trânsito e pede que os motoristas sejam mais conscientes sobre onde estacionam seus veículos, especialmente em áreas com grande movimento como o aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Multas e outras penalidades são aplicadas como medida para coibir práticas que podem colocar outros motoristas e pedestres em risco. Foto – Divulgação / IMMU Fonte

Obras de infraestrutura avançam no Terminal de Integração 7

As obras de construção do Terminal de Integração 7 (T7), localizado na avenida Torquato Tapajós, esquina com avenida do Turismo, bairro Tarumã-Açu, próximo ao complexo viário Lydia da Eira Corrêa, seguem em ritmo acelerado. A vistoria no andamento dos serviços foi realizada, nesta quinta-feira, 6/6, pelo prefeito de Manaus, David Almeida. No local, o chefe do Executivo municipal destacou que, mesmo com as chuvas recorrentes, os serviços estão adiantados. “Nós estamos com muitos homens e várias máquinas aqui,  e a obra de engenharia avançou bastante. Agora, trabalhamos na  drenagem e pavimentação. O trabalho está sendo prejudicado pelas fortes chuvas, todo dia tem chovido em Manaus. A gente estima que, nos próximos dias, com a mudança do clima, possamos avançar bastante. A obra tem uma previsão de entrega para o final do mês de junho até o meio do mês de julho, e acredito que, com a chegada do sol, vamos conseguir cumprir esse planejamento”, disse Almeida. O novo terminal terá 4.000 metros quadrados de área construída, composto por duas plataformas, sendo uma para articulado e convencional, e uma apenas para veículos convencionais, que irão realizar viagens dos bairros ao terminal (as chamadas linhas alimentadoras) e do bairro em direção ao centro da cidade (as linhas troncais). O terminal irá atender usuários de transporte, principalmente, das zonas Oeste e Norte. O prefeito reforçou também a escolha estratégica da área, que irá auxiliar na integração, principalmente, dos moradores do Tarumã e das comunidades instaladas no decorrer da BR-174 e AM-010. “Este terminal vai integrar toda a região Oeste, de quem vem da zona norte, de Itacoatiara, de Parintins, de quem vem de Boa Vista, pela BR-174. Tudo isso vai facilitar essa integração, essa população toda da zona Oeste que vem do Tarumã, nesse entorno Tarumã-Açu, Tarumã-Mirim será beneficiada com esse terminal, porque ele vai passar a integrar o sistema coletivo de transporte da cidade de Manaus”, completou. O projeto inclui, ainda, guarita, sala dos motoristas, sanitários feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência (PcDs), salas da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e da Guarda Municipal, visando o reforço e segurança da região. Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom e Juan Sullivan / Semcom Fonte

Tarifa de ônibus já pode ser paga no débito e crédito nos Terminais e estações de transferências

Os usuários do transporte coletivo já podem pagar a passagem de ônibus com cartões de crédito ou débito a vista em todos os terminais e estações da capital. O novo sistema “PagaFácil”, lançado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta quinta-feira, 6/6, aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo e é válido para compra da passagem integral, no valor de R$ 4,50. A nova forma de pagamento permite que os passageiros utilizem seus cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC, proporcionando praticidade e agilidade para os usuários. O usuário poderá pagar uma passagem por catraca. Diariamente, cerca de 140 mil passageiros passam pelos terminais de integração e estações de transferência de Manaus. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou a inovação do novo serviço. “Temos buscado, por determinação do prefeito David Almeida, parâmetros para melhoria do transporte, principalmente, na questão tecnológica. Nosso objetivo é que todos tenham acesso ao ônibus de forma muito fácil. Então, esse sistema de pagamento por meio de cartão ou débito, permite que qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha o cartão PassaFácil, entre no terminal usando esta nova modalidade de pagamento”, destacou. Paulo Henrique ressaltou que por conta da comunicação, ainda não irão instalar o novo sistema dentro dos ônibus, mas irão colocar em teste em alguns veículos. “Hoje todo mundo tem uma conta, cartão ou celular com o sistema de Smart Card, então a gente está evoluindo para este novo sistema. Outra coisa é que ao facilitar o pagamento da passagem, tiramos cada vez mais dinheiro dos ônibus, aumentando a segurança dentro dos coletivos”, explicou. Morador da comunidade Parque São Pedro, na zona Oeste, o pedreiro Orineu Pinheiro, de 27 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Manaus. “Eu achei uma boa ideia, inovadora, porque você passa com cartão normal. Isso vai facilitar bastante a vida da gente. Achei ótimo”, frisou o usuário do transporte coletivo. O “PagaFácil”, pagamento por cartões e celulares, funciona por aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar senha. Para pagar a passagem com esta nova opção, o usuário deverá, obrigatoriamente, ter um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC) – na qual basta encostar no validador para efetuar o pagamento. A função precisa ter sido ativada pelo usuário junto ao banco. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário. Atualmente, apenas cerca de 16% dos usuários ainda pagam com dinheiro no transporte coletivo da capital. Além desse novo sistema, os usuários ainda podem utilizar os serviços do aplicativo RecargaPay, que permite o pagamento de contas com qualquer cartão de crédito, transações com Pix, recarga de celular, vales-presente, entre outros. A recarga do cartão PassaFácil pode ser realizada em mais de 150 postos espalhados pela cidade, além dos 10 postos do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram). Foto – João Viana/Semcom Fonte

Unidades do programa Prato Cheio promovem cursos profissionalizantes para usuários

Nesta quarta-feira (05/06), o restaurante popular do programa Prato Cheio do bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, realizou um curso de design de sobrancelhas para o público que almoça no local.  Ao todo, dez mulheres participaram da aula. Esse foi o primeiro de uma série de cursos que serão promovidos pelo programa na capital ao longo do mês de junho. O objetivo é estimular o empreendedorismo e preparar os usuários para o mercado de trabalho.  A professora responsável pelo curso, Lany Moraes, comemorou a iniciativa e destacou a importância do local não ser utilizado somente para a segurança alimentar, mas também para o crescimento pessoal dos usuários.  “Sabemos que o Prato Cheio é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e sem emprego, mas além de garantir a comida na mesa, precisamos incentivar que essas pessoas saiam da condição de vulnerabilidade. A turma de hoje foi um sucesso. O design de sobrancelhas, além de ser um conhecimento, pode ser usado, por exemplo, como forma de gerar renda”, disse.  Além da unidade Petrópolis, os restaurantes populares dos bairros Jorge Teixeira e Braga Mendes vão promover cursos de artesanato com garrafa PET e sandálias customizadas com miçangas, respectivamente, ainda em junho.  A iniciativa não se limita apenas a capital. Desde fevereiro deste ano, unidades do Prato Cheio do interior do Amazonas também tem promovido cursos profissionalizantes para os frequantadores. Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o público recebeu um curso de confeitaria, enquanto em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital) os usuários aprenderam o básico sobre panificação.  De acordo com a gerente do Prato Cheio na capital, Myrian Simões, essa iniciativa garante a ampliação de conhecimento aos frequentadores dos restaurantes populares, além de incentivar o empreendedorismo, a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho, fazendo com que muitos saiam da condição de vulnerabilidade.  “O Prato Cheio vai muito além de oferecer refeições e garantir a segurança alimentar. Nosso trabalho é também ajudar no desenvolvimento das pessoas que utilizam o programa. Quando criamos oportunidades de negócio, elas podem gerar renda, desenvolver habilidades e garantir a independência financeira dessas pessoas”, afirmou.  Restaurantes e cozinhas O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 11h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana. FOTO: Divulgação/Seas Fonte

Sine Manaus oferta 333 vagas de emprego nesta quinta-feira, 6/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 333 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 6/6, das 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e, para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 46 1 vaga – Operador de Dedetização e Controlador de Pragas Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – combater pragas e realizar dedetização. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Artífice de Manutenção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de NR-10 ou NR-35; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – identificar as instalações hidro sanitárias, esgoto a vácuo e aquecedores a gás; executar as instalações hidrossanitárias e de esgoto a vácuo em PVC, CPVC, cobre e ferro, e de bombas do sistema hidro sanitário e esgoto a vácuo; montar, instalar e reparar circuitos elétricos de baixa tensão em geral; consertar motores de bombas; avaliar e instalar equipamentos elétricos; realizar manutenção preventiva em subestações de média tensão; realizar testes para identificar e localizar defeitos na instalação e no funcionamento dos equipamentos; realizar inspeções rotineiras com elaboração de relatórios; realizar outras atribuições inerentes à função. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 6 vagas – Motorista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” ou “E”, dentro do prazo de validade; curso de MOPP; disponibilidade de horário; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – transportar, coletar e entregar cargas em geral; guinchar, destombar e remover veículos avariados e prestar socorro mecânico; movimentar cargas volumosas e pesadas; operar equipamentos, realizar inspeções e reparar veículos, vistoriar cargas, além de verificar documentação de veículos e de cargas; definir rotas e assegurar a regularidade do transporte. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 15 vagas – Agente de Coleta Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – coletar resíduos. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente Administrativo Escolaridade – ensino superior completo ou cursando administração; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de Informática avançada; e documentação completa; Atividades – realizar emissão de relatórios de contas a pagar e a receber, conciliação de contas bancárias e controle de emissão e baixa de boletos. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Operador de Caixa Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – três meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar abertura e fechamento de caixa; processar e receber pagamentos; emitir notas fiscais. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Repositor de Mercadorias Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – três meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – organizar, repor, conservar e precificar os produtos do estabelecimento. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no ramo da indústria; residir na zona Norte ou bairro Flores; ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar higienização de banheiros e reposição de materiais de higiene; limpeza dos ambientes de trabalho compartilhados, incluindo mesas e itens de escritório. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de Padeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – prestar auxílio ao padeiro na preparação de pães e doces diversos. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Operador de Caixa Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – realizar atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Motorista de Caminhão Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – dirigir caminhão e conferir a mercadoria na entrega, entre outras atividades correlatas à função. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. Vagas no Comércio – 46 5 vagas – Açougueiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário para trabalhar em escala 6×1; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar desossa e corte de carnes; verificar a qualidade e higiene dos produtos; prestar atendimento a clientes. Disponível até 6/6/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Peixeiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência –

Em nova fase, ‘Asfalta Manaus’ da prefeitura alcança mais de 3 mil ruas com recapeamento

O site “Asfaltômetro” passa por nova atualização e registra, nesta quarta-feira, 5/6, a marca de 3.070 vias recapeadas pelo programa “Asfalta Manaus”, da Prefeitura de Manaus, com obras executadas pelos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A zona Norte é a região mais beneficiada, com 909 vias recapeadas. Já na zona Oeste, 500 vias foram atendidas. A zona Leste registra 424 ruas recapeadas, seguida pela zona Centro-Oeste com 494 vias atendidas. Na zona Centro-Sul, 412 vias foram finalizadas. Na zona Sul, as equipes atuaram em 331 ruas. O secretário de Obras, Renato Junior, que assinou, juntamente com o prefeito David Almeida, a primeira Ordem de Serviço do programa em abril de 2022, e explica que as frentes do programa “Asfalta Manaus” têm mudado a realidade dentro de bairros e comunidades. “Além de ser o maior programa de pavimentação urbana da história, o ‘Asfalta Manaus’ imprime a mesma qualidade de serviço em todas as zonas na capital, independente de ser um beco na periferia ou em uma grande avenida, todas passam pelo mesmo processo de retirada do asfalto antigo para o recebimento de um novo pavimento”, afirma o secretário de Obras. Na comunidade Fazendinha, bairro Cidade de Deus, zona Norte, Naíde Lima conta que o novo asfalto vai permitir que ela saia mais com sua filha, que é portadora de deficiência física e utiliza cadeira de rodas. “O asfalto vai melhorar tudo, vai ser maravilhoso. A gente vai passear bastante. Eu estou muito feliz com essa ação do prefeito aqui no bairro. A Fazendinha vai ficar maravilhosa para todos”, disse. No bairro, 106 ruas foram asfaltadas, conforme a plataforma “Asfaltômetro”. ‘Asfalta Manaus’ O maior programa de recuperação viária de Manaus, lançado em abril de 2022, deixa a marca da qualidade na execução dos serviços que são iniciados pela fresagem, com a retirada do asfalto desgastado e velho, e passa pela preparação da base, para finalizar o serviço de infraestrutura com a aplicação da massa asfáltica, um padrão implantado pela prefeitura, de cinco centímetros de espessura de camada. “Isso é maravilhoso, porque várias vias de bairros mais distantes carregavam o peso do abandono de gestões antigas que ignoraram sua existência. A determinação do prefeito David Almeida é de atendermos o maior número de vias possíveis, incluindo becos, vielas, ruas e avenidas com o mesmo serviço de excelência criado pela Prefeitura de Manaus, e não apenas as ruas principais, independente da zona”, concluiu Renato Junior. Foto – Márcio Melo/Seminf Fonte

Quatro ocorrências de chuva foram registradas na manhã desta quarta-feira, 5/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu, até as 9h30 desta quarta-feira, 5/6, quatro chamadas de ocorrências após as chuvas que atingiram a cidade. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC. As chamadas foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas. Durante as recentes precipitações em Manaus, foram registrados um risco de tombamento na zona Oeste, um deslizamento na zona Norte, um bueiro aberto na zona Centro-Oeste e uma rachadura na zona Leste. A equipe de campo foi prontamente mobilizada para lidar com os incidentes, visando garantir a segurança e o bem-estar da população. Canal de atendimento 24 horas Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas. É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas. Recomendações à população É importante que os residentes de Manaus estejam preparados para as condições do mau tempo e adotem as precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada, visando prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas. Foto: Reprodução Fonte

Prefeitura vai ministrar curso sobre Slim, CIT e legislação de viabilidade para abertura de empresas

Ampliando o acesso à informação em relação a procedimentos do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim) dentro da Prefeitura de Manaus, em particular para atendimento junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) quanto à viabilidade para abertura de empresas, a autarquia formatou um curso sobre o tema que será ministrado no dia 13 de junho, das 14h às 17h, em parceria do Implurb, Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (Cram), com parceria da Junta Comercial do Estado (Jucea). As inscrições para o curso “Slim e CIT: Dominando o Processo de Licenciamento” já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://www1.cfc.org.br/evento?46T. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 98444-6779. O curso será realizado no auditório da Junta Comercial, na rua Cuiabá, 543, bairro Nossa Senhora das Graças, com palestrantes do Implurb. O curso terá como foco tirar dúvidas de requerentes e interessados sobre a análise de viabilidade para abertura de empresas, tendo como público-alvo contadores, despachantes, empreendedores e profissionais interessados no tema. Dentro do Implurb, o Slim tem à frente uma equipe coordenada pela analista Carolina Fogaça, e mais dois servidores, Wadson Cunha e Renan Oliveira, que vão ministrar o curso nessa temática. Sobre Certidão de Informação Técnica (CIT), quem vai falar será a engenheira e gerente do setor, Islane Rodrigues. Após as apresentações, será aberto um período para perguntas e respostas. A ideia do curso surgiu diante da redução do tempo médio da viabilidade para abertura de novas empresas, que, nos últimos 5 anos, caiu em até 380%. O investimento da gestão David Almeida em softwares, capacitação e melhorias técnicas se soma à melhoria dos indicadores junto a equipe técnica, processos de automação, tecnologia e qualidade da informação. Gestão e melhorias Durante melhorias do sistema na gestão David Almeida, um dos pontos identificados foi a falta de informação de usuários ao utilizarem o sistema, que hoje é on-line e praticamente instantâneo. A legislação em vigor, como o Plano Diretor de Manaus, já aponta setores, subsetores, eixos de atividades, diretrizes, usos e atividades permitidas nos bairros da capital e classificação por escala e risco. A classificação com a tabela de risco consta do Decreto-Lei 4.648/2019. “Todas as informações constam do Plano Diretor, na Lei de Uso e Ocupação do Solo (lei 1.838/2014), com as definições, parâmetros e anexos em quadros que mostram quais atividades são permitidas por setores, corredores viários e zonas da cidade. Isso está consolidado e a consulta pode agilizar ainda mais os processos para abertura de empresas, porque o empresário, empreendedor ou contador já saberá se sua empresa ou negócio pode estar em tal endereço”, explicou Carolina. Dados e Slim O Implurb, dentro do Slim, é responsável pelas análises de viabilidade de endereço, para os licenciamentos de Habite-se, de autônomos, e de aberturas, alterações e do legado de empresas. Segundo explica Carolina, o Slim é o sistema que ajuda o contribuinte na formalização dos processos da sua empresa até a abertura dela. E tudo inicia na consulta de viabilidade, no caso, se o negócio é viável para ser instalado e funcionar em determinada zona, bairro e área da cidade. Todos esses dados, incluindo o regramento do uso do solo, são parametrizados e automatizados conforme o Plano Diretor de Manaus, fazendo o Slim ser uma ferramenta on-line e praticamente instantânea. O próprio sistema faz o deferimento ou o indeferimento, informando o motivo. E, estando tudo certo na viabilidade, seguido do registro, que é feito pela Jucea, o contribuinte recebe seu alvará de funcionamento em questão de horas. Foto – Claudia do Valle / Implurb Fonte

HPS Platão Araújo procura familiares de paciente que está internado na unidade

O Serviço Social do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), pede ajuda para localizar os familiares de um paciente, identificado como Jhon Leno Santos Miranda, que está internado na unidade. O mesmo deu entrada na unidade conduzido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), no dia 19 de maio deste ano. Ele foi encontrado em via pública, bastante debilitado, sentindo fortes dores nos membros inferiores. O paciente relata que tem familiares. A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização da família do paciente, entrar em contato pelo número (92) 99316-0391, ou comparecer ao Serviço Social do Hospital, situado na avenida Autaz Mirim, s/n, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. FOTO: Divulgação/SES-AM Fonte

Procon-AM autua hospital particular por demora no atendimento a crianças com TEA

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) autuou um hospital da rede privada por demora no atendimento das crianças com deficiência, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As denúncias foram feitas por um grupo de aproximadamente 40 mães, que relataram que as crianças não estavam recebendo tratamento de terapia por parte do hospital. Metade desse grupo também informou que não conseguia agendar acompanhamento médico. Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o órgão compreende a urgência dessas famílias em garantir um tratamento digno e adequado aos seus filhos e não medirá esforços para que a lei seja cumprida. “Temos recebido denúncias sobre má prestação de serviço, recusa de atendimento ou problemas com procedimentos por parte dos planos de saúde, especialmente no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Estamos atentos para garantir os direitos dessas crianças que tanto precisam desses tratamentos”, afirmou Fraxe. O hospital terá até 05 dias para apresentar ao Procon-AM a programação dos atendimentos das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a chefe do Departamento Jurídico do Procon-AM, Raquel Lima, o descumprimento da norma implicará nas sessões administrativas cabíveis. “Caso não venha a cumprir a determinação do órgão, de apresentar a programação dos atendimentos dessas crianças, a empresa terá que pagar multa”, destacou. A legislação do Estado do Amazonas, por meio da Lei n.º 4.706, de 27 de dezembro de 2018, garante que o atendimento seja prioritário e especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), inclusive com a oferta de terapias específicas. Normas da ANS A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) órgão responsável por regulamentar o setor de planos de saúde no país define através da Resolução Normativa n.º 259, de 17 de junho de 2011, que as consultas básicas devem ser agendadas em até 7 dias úteis, e consultas/sessões com fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo em até 10 dias úteis. Foto: João Pedro/Procon-AM Fonte

Comunidade Paraíso Verde tem ruas recapeadas pela prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), ampliou as frentes de trabalho e chegou, nesta terça-feira, 4/6, à comunidade Paraíso Verde, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade. A ação do programa “Asfalta Manaus” atende a solicitação dos moradores, que relatam esperar há mais de 20 anos. A iniciativa integra uma gama de ações voltadas à infraestrutura realizadas pela prefeitura no último mês. São trabalhos direcionados especialmente às comunidades que estão em solo natural e aos bairros degradados. Em uma das solenidades de assinatura da ordem de serviço, um cartaz se destacou entre a plateia. Dário Pereira, de 64 anos, é técnico em eletrônicos e reivindicou o asfalto para a comunidade onde mora. “É uma alegria muito grande ver esse derrame de asfalto acontecendo aqui na nossa comunidade. Só o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior, para atender ao nosso pedido e realizar esse antigo sonho que muitos prometeram, mas só agora chegou nessa gestão”, conta Dário. Uma equipe formada por 30 trabalhadores executa o serviço na rua 1, que, inclusive, é uma ladeira de 350 metros de extensão. Para a garantia de durabilidade do pavimento, as equipes aplicam 250 toneladas de massa asfáltica, serviço aprovado pela Sabrina Couteiro, que mora há nove anos no local. “As dificuldades eram muitas. O povo saía na lama com sacola nos pés para poder ir para a escola e para o trabalho. Agora tem o asfalto que vai trazer melhorias para a nossa comunidade. Só tenho de agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, porque eles vieram aqui e falaram que ia ter asfalto no Paraíso 1 e 2 e está acontecendo”, celebra a moradora. A comunidade Vila Nova, no bairro Mauzinho, zona Leste, e a comunidade Acará, no bairro Lago Azul, zona Norte, foram completamente asfaltadas. Recentemente, a prefeitura deu a ordem de serviço para a pavimentação nas comunidades Novo Milênio, no bairro Lago Azul, e Coliseu 3, no bairro Jorge Teixeira. “Essa é a gestão do prefeito David Almeida que dá assistência para as comunidades que durante décadas foram desassistidas com a falta de infraestrutura e que enfrentavam o barro e lama, no sol e na chuva, era areia nos olhos e barro nos sapatos. Agora essa realidade mudou. Estamos transformando as histórias das comunidades”, afirma o secretário Renato Junior. Foto – Márcio Melo / Seminf Fonte

Usuários do Bolsa Família devem atualizar acompanhamento de saúde nas unidades da Prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), avisa os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que ainda não realizaram o acompanhamento médico referente ao primeiro semestre deste ano, que busquem a unidade básica de saúde mais próxima. A orientação tem o objetivo de evitar a perda do benefício, uma vez que o prazo final para realização do primeiro acompanhamento de saúde obrigatório termina no próximo dia 30/6. De um total de 385.360 beneficiários, apenas 185.268 realizaram o acompanhamento de saúde obrigatório até o final do mês de maio. Aproximadamente 200 mil beneficiários ainda não compareceram para realizar o seu acompanhamento. Deste total, quase 90 mil são crianças menores de sete anos de idade. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que o acompanhamento de saúde nas unidades do município é uma das condições obrigatórias para continuar recebendo o Bolsa Família. “Durante o acompanhamento, os profissionais de saúde verificam como se encontra a saúde dos beneficiários. Ao deixar de realizar esse acompanhamento, o beneficiário não somente perde a chance de identificar problemas de saúde, mas também corre o risco de perder o seu benefício”, acentua Shádia Fraxe. O nutricionista Victor Novais Costa, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, ressalta que, a partir de 1º de julho, os beneficiários poderão buscar os serviços de saúde para realizar o segundo acompanhamento obrigatório do ano. “É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades para garantir a promoção à saúde da criança e o adequado crescimento e desenvolvimento infantil”. Proteção O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que tem o objetivo de garantir, além da renda básica para grupos em situação de pobreza, a proteção às famílias, integrando esses grupos às políticas públicas, de modo a assegurar o acesso básico aos direitos sociais universais (saúde, alimentação, educação, a proteção à maternidade e à infância, além da assistência às populações vulneráveis). Os usuários que recebem Bolsa Família podem atualizar o seu acompanhamento de saúde em qualquer unidade da rede de atenção básica. Ao buscar esses estabelecimentos de saúde, devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), cartão da gestante, caderneta de vacinação e documentos complementares conforme o caso, para que a equipe de saúde faça a avaliação. Ao serem levadas a uma unidade de saúde da Semsa, as crianças de até sete anos têm o peso e a altura avaliados. A equipe de saúde também analisa o cartão de vacinação da criança e orienta a mãe ou outro responsável para que esta receba os imunizantes, quando necessário. O público feminino de 14 a 44 anos recebe orientações sobre a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero, de acordo com o perfil de cada usuária. Os usuários que recebem o Bolsa Família podem fazer a atualização do seu acompanhamento em qualquer unidade de saúde da rede de atenção básica. A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br). Foto – Divulgação / Semsa  Fonte