Iluminação no Terminal de Integração da Cidade Nova é reforçada

Mais comodidade e reforço na segurança foram alguns dos benefícios que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), levou ao Terminal de Integração 3 (Cidade Nova) com a instalação de 130 novas lâmpadas Led em todas as suas plataformas, o que representa 80% do total das luminárias. Pelo local transitam, diariamente, quase 40 mil passageiros do transporte público da cidade. O vice-presidente do IMMU, Alexandre Frederico, afirmou que as substituições das luminárias fazem parte do conjunto de ações que a gestão do prefeito David Almeida realiza para inovar o sistema de transporte público da capital. “A Prefeitura de Manaus, pelo Instituto de Mobilidade Urbana, vem procedendo uma recuperação de todo o sistema de iluminação dos terminais de integração. Nós já executamos o serviço do Terminal Jorge Teixeira e agora estamos trabalhando no Terminal 3, na Cidade Nova. Concluímos o serviço de iluminação, promovendo um benefício a toda a população usuária do transporte coletivo que utiliza esse equipamento urbano para o seu deslocamento”, frisou o vice-presidente. Com levantamento já pronto, destacou Alexandre, o IMMU deve iniciar brevemente a recuperação da sinalização do Terminal 5 (no São José), para que todo o sistema de terminais fique em condições de conforto e segurança, principalmente, dos horários noturnos. Os serviços continuam até a próxima sexta-feira, 10/4, com a totalidade do sistema de iluminação revitalizado. Moradora do conjunto Ribeiro Júnior, a dona de casa Etelvina Souza, 53 anos, elogiou a iluminação do Terminal 3. “Passo por aqui à noite para pegar o 046 e, antes, era muito escuro. Para mim, melhorou 100%. A gente passava por aqui com medo de ser assaltado, e acho que agora vai diminuir o perigo”, opinou a usuária do transporte público. Foto: Divulgação/IMMU Fonte

Detran Amazonas deflagra operações Volante e Lei Seca e autua 350 condutores no fim de semana

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da sua equipe de Fiscalização, deflagrou entre a sexta-feira (03/05) e a madrugada de domingo (05/06), às operações Volante e Lei Seca, em todas as zonas de Manaus. Durante as duas operações, foram abordados mais de 800 veículos, com autuação de 349 condutores, 20 remoções de motocicletas e sete automóveis. O coordenador-geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, ressalta que o objetivo principal da ação é manter a segurança viária de todos. “Nosso propósito é inibir e coibir qualquer infração de trânsito que comprometa a segurança viária, com foco veículos sem placas, descarga livre, condutores dirigindo sob efeito de bebida alcoólica, entre outros”, explica ele. Durante a operação Lei Seca, foram flagrados 20 condutores sob efeito de álcool, e outros 12 se recusaram a realizar o teste de alcoolemia. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o condutor que for flagrado infringindo a lei, sofrerá com a penalidade de suspensão do direito de dirigir por 12 meses, o veículo será removido e pagará a multa de R$ 2.934,70. Os condutores que se recusarem a realizar o teste do bafômetro também serão punidos, com as seguintes sanções: suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de multa no valor de R$ 2.934,70 e o veículo será removido. FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM Fonte

Furto de cabos de energia interrompe serviços da Semad nesta segunda-feira

A sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), estrutura da Prefeitura de Manaus, foi alvo, no final de semana, do furto de cabos de energia de média tensão. Em consequência, todos os serviços do complexo administrativo tiveram que ser interrompidos.  Por determinação do titular da Semad, Ebenezer Bezerra, foi feito o registro do Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil, e a empresa concessionária de energia foi acionada para providenciar os reparos. “É um fato lamentável que prejudica não apenas a Semad, mas a população, que é a principal usuária dos nossos serviços. Tão logo identificamos o ocorrido, adotamos as medidas necessárias para que nosso complexo volte a funcionar normalmente”, informou o secretário. No complexo funcionam, além da Semad, a Junta Médico-Pericial do Município (JMPM), responsável pela análise dos pedidos de licença-médica de servidores de toda a prefeitura e das solicitações de isenção de pagamento de IPTU para portadores de condições especiais de saúde; a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que responde pelos programas de  bolsas, o Idiomas, o Pós-Graduação e o Universidade, e os cursos de capacitação e qualificação gratuitos, oferecidos aos servidores. O espaço também abriga toda a administração do Fundo de Saúde dos Servidores, o Manausmed. A normalização dos serviços e atendimentos ocorrerá após a substituição dos cabos furtados, prevista para ser realizada ainda nesta segunda-feira. Foto – Thelson Souza / Semad Fonte

Prefeitura encerra oficina de Cenografia com fomento à criatividade e inovação no setor artístico

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encerrou, nesta sexta-feira, 3/5, a oficina de Cenografia realizada no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM). O evento selou o fim das atividades do curso, que foi conduzido pelo estimado cenógrafo Juca di Souza. Ao longo da semana, 35 participantes mergulharam em uma série de técnicas e conceitos fundamentais da cenografia para teatro, desde o planejamento inicial até a realização prática de cenários. “Esta é uma oportunidade única para que os profissionais locais possam expandir suas habilidades e contribuir de forma mais significativa para o teatro e outras formas de arte visual em Manaus,” disse a diretora do Programa Municipal de Formação Artístico e Cultural (Promfac) da Manauscult, Karoliny Braga. Juca di Souza, que possui um extenso portfólio em produções nacionais como “A Bela e a Fera” e “Menino Maluquinho”, compartilhou sua vasta experiência com os alunos. “Foi uma experiência incrível, poder transmitir um pouco do que aprendi ao longo de minha carreira para novos talentos,” afirmou Di Souza, destacando o entusiasmo e o comprometimento dos participantes. Capacitação artística ampliada  A oficina faz parte de uma série de iniciativas do Promfac, que visam qualificar e capacitar artistas, agentes e produtores culturais da região. Os projetos desenvolvidos pelos participantes durante a oficina de Cenografia foram apresentados no último dia, ilustrando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Entre os participantes, o designer de produtos Jonatas Alves, 35, expressou gratidão pela oportunidade. “Esta oficina veio para abrir portas e eu estou muito animado para levar minha arte para todos os cantos do Brasil,” disse ele, enfatizando o impacto do curso em sua carreira futura. Nayara Ribeiro, 28, arquiteta e participante pela primeira vez, também se mostrou entusiasmada com as novas possibilidades. “Foi uma introdução fascinante ao mundo da cenografia e já estou cheia de ideias para aplicar em futuros projetos,” comentou Ribeiro. Ariel MJE, 25, é fashionista e se demonstrou muito animado por adquirir mais uma qualificação para seu portfólio. “A intersecção entre a cenografia e a moda é fascinante, e aprender sobre isso aqui me deu ideias sobre como criar experiências de moda mais envolventes e narrativas, elevando minha abordagem ao design de moda a um novo nível”, disse. Foto – Clóvis Miranda / Semcom Fonte

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta segunda-feira, 6/5

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 233 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, 6/5, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho. E, para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 79 1 vaga – Servente de Obras Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar projetos de construção, obras ou reparos, auxiliando as demais pessoas envolvidas no processo, principalmente pedreiros. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Carpinteiro de Obras Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar trabalhos de carpintaria, cortando, armando, instalando e reparando peças de madeira, utilizando ferramentas manuais e mecânicas. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Armador Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – construir, encaixar e organizar armações de madeira de edifícios e obras similares, utilizando processos e ferramentas adequadas para compor alvenarias, armações de telhado, andaimes e elementos afins. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Pedreiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar na construção e manutenção de edifícios, casas, estruturas e obras em geral. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – varrer, aspirar, lavar e secar pisos, remover pó e sujeiras de superfícies, limpar banheiros e sanitários, retirar o lixo e manter a organização dos ambientes. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Copeiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento na preparação de guarnições e acompanhamentos (café, sobremesa e salada); e documentação completa; Atividades – preparar alimentos e arrumar bandejas e mesas; atender o público interno; servir e distribuir alimentos e bebidas; recolher utensílios e equipamentos utilizados, promovendo a limpeza, higienização e conservação da copa e da cozinha. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Auxiliar de Cozinha Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no pré-preparo e processamento de alimentos; e documentação completa; Atividades – preparar receitas para almoço, jantar, lanches e cafés; varrer o chão e administrar o estoque de alimentos; manter os móveis e objetos da cozinha limpos; criar lista de mercado; realizar atividades de apoio, como servir lanches e cafés. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Cozinheiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na área de produção de proteínas e guarnições em cozinha industrial e na manipulação de alimentos; e documentação completa; Atividades – preparar alimentos sob supervisão de nutricionista, de modo que assegure a qualidade, higiene, sabor, aroma e apresentação da refeição a ser servida; inspecionar a higienização de equipamentos e utensílios; auxiliar na requisição do material necessário para a preparação dos alimentos; coordenar atividades da cozinha. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Mecânico de Manutenção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – inspecionar, reparar e manter uma variedade de equipamentos e maquinário. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente de PCP Escolaridade – ensino superior completo ou cursando logística ou áreas afins; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – prestar apoio às atividades e auxiliar pessoas com deficiência. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 30 vagas – Consultor Comercial Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – realizar o atendimento de leads recebidos por plataformas de divulgação; prospectar novos clientes por meios digitais e em pontos físicos estratégicos; fazer o gerenciamento da carteira de clientes; atuar na negociação e fechamento da venda dos empreendimentos. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Motorista de Caminhão Munck Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; cursos de operador de munck e NR-10; e documentação completa; Atividades – movimentar cargas volumosas e pesadas; operar equipamentos relacionados à iluminação pública; realizar inspeções e reparos em veículos; vistoriar cargas e verificar documentação de veículos e cargas. Disponível até 06/05/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Auxiliar de

Prefeitura de Manaus abre a campanha “Maio Laranja”, no Centro da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta sexta-feira, 3/5, à programação especial do “Maio Laranja”, mês de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento de abertura foi realizado no largo de São Sebastião, localizado no centro histórico da cidade e contou com a presença e parceria de autoridades municipais e representantes de organizações não governamentais. A campanha tem como principal objetivo conscientizar, orientar, sensibilizar e educar para a prevenção e o combate da violência sexual praticada diariamente contra crianças e adolescentes. Na ocasião, a titular da Semasc, Dermi Rayol, ressaltou que é fundamental o engajamento de todos nessa causa, para que se consiga construir uma rede de proteção efetiva e garantir um futuro mais seguro e saudável para as futuras gerações. “É uma campanha que, além de divulgar as ações que a secretaria faz de proteção às crianças e aos adolescentes, tem como objetivo, também, incentivar as denúncias para que nós possamos cumprir o nosso papel de proteger e de levar segurança para esse público”, informou. Neila Sardinha, diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), destacou a importância das parcerias de órgãos e Organizações da Sociedade Civil (OSC) no atendimento de crianças e adolescentes. “O nosso trabalho quanto a proteção de crianças em situação de violência sexual é o de acompanhamento junto aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), para o atendimento e acompanhamento das famílias para que possam superar a violação sofrida. Também atuamos junto a serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, que atendem crianças em situação de medida protetiva, que uma vez violadas acabam não podendo voltar para suas residências, sendo encaminhadas para o acolhimento institucional. Em todos esses serviços, esses jovens são atendidos integralmente, com a acolhida, alimentação e toda a proteção e segurança”, explicou. Assistente social do Instituto Ebenezer, Alcilene Araújo destacou a relevância da campanha “Maio Laranja” como um período de conscientização e combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, principalmente para a instituição, que atua diretamente com esse público-alvo. “O Maio Laranja é o mês no qual a gente trabalha contra o combate e abuso da exploração de crianças e adolescentes. Para nós, enquanto instituição que trabalhamos com esse público-alvo, é de extrema importância. Assim, nós conseguimos passar para as nossas crianças a importância de combater e cada vez mais ir contra, esse abuso contra as nossas crianças e adolescentes”, relatou. Maio Laranja Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, e marcada por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês. A data relembra o caso da menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade. Foto – Valdo Leão / Semcom Fonte

Prefeitura estabelece horários de funcionamento do mirante Lúcia Almeida

O mirante Lúcia Almeida, recém-inaugurado pela Prefeitura de Manaus dentro das obras do “Nosso Centro”, passa a ter um horário único de funcionamento para todas suas operações: de 7h até 0h, de segunda-feira a domingo.   O horário foi definido a partir da Portaria 080/2024, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), considerando a necessidade de ordenar a gestão do espaço público. Conforme o documento, não será permitida a entrada de pessoas fora do horário estabelecido. Hoje, com oito operações comerciais em funcionamento, os permissionários poderão encerrar suas atividades internas até 1h30. O decreto também redefine que as manutenções necessárias, durante a madrugada, devem ser comunicadas previamente à gestão do mirante. Considerando a grande procura pelo espaço e as diversas manifestações culturais e artísticas realizadas no ambiente, o decreto determina ainda que só será permitido o uso de música ao vivo no formato acústico, voz e violão, mediante autorização prévia da administração. E quanto ao volume do som usado, tanto na versão ao vivo quanto nas gravadas, deverão permanecer em um nível acústico que atenda exclusivamente o espaço usado pelo permissionário, sem conflito ou perturbação com o som dos demais empreendimentos. Estrutura Com seus quatro andares e mais de 5 mil metros de área construída, a população que for visitar e conhecer as novas obras de reabilitação do centro histórico, realizadas pela Prefeitura de Manaus, na avenida 7 de Setembro, contará com uma série de serviços e operações comerciais para atender ao público. A inauguração do complexo mirante Lúcia Almeida e do largo de São Vicente aconteceu no dia 4 de abril. Hoje, o espaço conta com oito operações comerciais, desde café da manhã até lanches, restaurantes, sorveteria e drinks. O projeto arquitetônico é do Implurb e os recursos investidos são da Prefeitura, com mais de R$ 60 milhões – incluindo o casarão Thiago de Mello e o píer turístico. “São projetos impactantes para a cidade de Manaus, que o prefeito David Almeida fez a entregando com enorme felicidade e realização, e que já são sucesso de público. Essas obras reabilitaram espaços públicos antes abandonados, melhorando a qualidade de vida, turismo, lazer, esporte, cultura e bem-estar, além de aumentar a autoestima da população”, disse o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente. Ocupação A prefeitura promove a ocupação não só artística, cultural e pública do mirante, mas também comercial, tendo licitado diversas operações para a diversificação do novo espaço. A base do “Nosso Centro” envolve ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com três etapas de implantação. A partir de concorrência pública, o mirante já conta com permissionários, empresários, empreendedores e comerciantes, em ocupação em lojas, quiosques, lanches e restaurantes. O Largo O largo de São Vicente tem mais de 3,5 mil metros quadrados, uma área construída do zero, com piso acessível e calçadas em pedra São Thomé. No Largo ainda tem um espaço exclusivo para os animais de estimação, um playpet, em área sombreada e debaixo de árvores para momentos de lazer com seus donos e tutores. E sem parar o trabalho, a prefeitura reabilitou o espaço antes ocioso, vazio, abandonado e até insalubre, dando uma nova visibilidade, função e vivacidade, construindo áreas públicas com acessibilidade e equipamentos urbanos únicos para Manaus. Foto – Clóvis Miranda e João Viana/Semcom Fonte

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em maio para recadastramento anual 

A Manaus Previdência convoca aposentados e pensionistas da prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM), nascidos no mês de maio, para realizar o recadastramento e a prova de vida deste ano, conforme a Lei nº 870/2005, que estabelece o processo, a ser feito anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. O recadastramento é simples e se faz necessário para manter os dados atualizados, além de provar que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo os proventos. A sua não realização, dentro do prazo, acarreta na suspensão legal do benefício previdenciário. “O recadastramento de aposentados e pensionistas é lei e a Prefeitura de Manaus, por meio da Manausprev, cumpre o ato, também como forma de evitar fraudes e manter a transparência da autarquia. Em janeiro, iniciou este novo ciclo de recadastramento, e o grupo de beneficiários que faz aniversário no mês vigente precisa se recadastrar. Agora é a vez dos nascidos em maio, no entanto, quem nasceu em abril ainda pode e deve recadastrar para não entrar na lista de risco de perda do benefício”, explica a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon. Risco De janeiro a abril, 263 beneficiários ainda não se recadastraram, ou seja, 208 aposentados e 55 pensionistas. Do total, 22 já estão com o pagamento suspenso e 43 estão sob risco de ter os proventos interrompidos Como fazer o recadastro Para se recadastrar, é preciso agendar o atendimento pelo call center da Manaus Previdência no (92) 3186-8000 ou WhatsApp (92) 98423-0900, das 8h às 14h. O serviço de recadastramento é realizado presencialmente na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul, e seguirá o calendário de aniversário do beneficiário.   Documentação necessária Para se recadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço com o CEP. Se o recadastro for por meio de procuração, precisa apresentar o documento atualizado, com validade de seis meses, além de RG e CPF, documentos do representado e comprovante de endereço com o CEP. Impossibilidade No caso da impossibilidade de comparecimento do aposentado ou pensionista na sede da Manaus Previdência, é possível realizar o recadastro, por meio de um representante nomeado procurador. No caso de pessoas tuteladas, curateladas ou menores de idade, o recadastramento é feito somente pelo tutor, curador ou guardião e há ainda a opção de agendar uma visita domiciliar desde que comprovada a impossibilidade de locomoção. O prazo para a realização do recadastramento de quem estiver internado em unidade hospitalar poderá ser postergado por até 30 dias, a contar da data da respectiva alta, desde que apresentada, durante o mês de aniversário do segurado, declaração ou atestado médico comprovando a internação. Não residente em Manaus O recadastramento do aposentado ou pensionista não residente no município de Manaus, mas ainda no território brasileiro, poderá ser realizado por correspondência enviada à Manaus Previdência (avenida Constantino Nery, 2.480, bairro Chapada, CEP-69.050-001), com a documentação exigida, acrescida dos atestados de vida e residência, devidamente autenticados em cartório. É necessário, ainda, que se preencha o formulário “recadastramento anual” com reconhecimento de firma/assinatura em cartório, modelo disponível no site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/recadastramento/ e anexar os documentos pessoais, como a cópia autenticada do RG, do CPF e comprovante de residência. Os residentes fora do território nacional deverão enviar, via correspondência, a documentação exigida, acrescida das declarações de vida e residência emitidas por órgão de representação e/ou consular do Brasil, atestando ser residente naquele país. Foto – João Viana / Semcom Fonte

Procon Manaus divulga nova pesquisa mensal de preços da cesta básica

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizou, nesta sexta-feira, 3/5, pesquisa de preços dos alimentos que compõem a Cesta Básica. A divulgação da pesquisa visa potencializar o poder de compra da população. A metodologia empregada baseou-se nos itens da cesta básica de referência do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e no novo Decreto Federal n° 11.936, de 5 de março de 2024, que dispõe sobre a composição da cesta básica de alimentos no âmbito da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e da Política Nacional de Abastecimento Alimentar. A pesquisa atual de preços abrangeu dez estabelecimentos distribuídos pela cidade, contemplando todas as zonas. Composta por 16 itens, totalizando 38 unidades, o menor valor encontrado para a cesta básica foi de R$ 240,12, enquanto o maior valor constatado na pesquisa foi de R$ 280,92. “A pesquisa é realizada mensalmente em diversos estabelecimentos com o objetivo primordial de oferecer ao consumidor uma ampla variedade de opções de preço acessíveis. Ademais, busca promover a competição livre e inibir quaisquer comportamentos que violem as normas econômicas vigentes no mercado”, afirmou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu. Confira os resultados da pesquisa na lista anexa. Foto – Divulgação / Procon Fonte

Rede de drenagem profunda no Alvorada é recuperada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atendeu, na quinta-feira, 2/5, a solicitação dos moradores da rua Isaura Barroncas, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. Eles solicitaram a substituição de tubos da rede de drenagem profunda, após a via ter sofrido com a formação de uma cratera de dois metros de profundidade. Com o apoio de uma retroescavadeira, a equipe do Distrito de Obras identificou o rompimento de aproximadamente 10 tubos, que estavam bastante danificados e não suportariam mais o volume das águas pluviais. “Todos os dias os nossos 17 Distritos de Obras têm uma agenda a cumprir, com múltiplos serviços de asfalto, drenagem profunda e superficial, dragagem, e desobstrução, que ajudam a minimizar os transtornos para a população. A ordem do prefeito David Almeida é trabalharmos por todos os bairros para garantir o bem-estar e qualidade de vida para todos, em todas as áreas da cidade”, destacou o titular da Seminf, Renato Júnior. A equipe formada por 10 trabalhadores está atuando de forma emergencial na troca de novas peças, que garantirão maior durabilidade e segurança na área. “A cratera estava horrível, muito feia. Estávamos com medo de afetar as residências. Os moradores se reuniram e fizeram a solicitação para a Prefeitura de Manaus. Só temos a agradecer por termos sido atendidos em nossa demanda. Agora os moradores não irão ter mais medo de alagações nas casas”, comentou a aposentada Geralda Rodrigues, 65 anos. Foto – Márcio Melo/Seminf Fonte

Prefeitura abre ‘Maio Amarelo’ para discutir e conscientizar sobre a segurança no trânsito

Festividades, atividades lúdicas e serviços marcaram a abertura da campanha “Maio Amarelo”, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta quinta-feira, 2/5, no mirante Lúcia Almeida, localizado no Centro, zona Sul. A ação visa alertar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Com objetivo de reduzir acidentes e orientar sobre o respeito ao trânsito, as atividades prosseguirão durante todo o mês com ações em órgãos públicos, empresas e vias da capital. Com o lema “A paz no trânsito, começa por você!”, a abertura contou com representantes de diversos parceiros que, juntos, trabalham para tornar o trânsito mais seguro. O IMMU vai promover mais de 30 ações envolvendo educação, fiscalização e engenharia de trânsito, que serão apresentadas em escolas, empresas privadas, órgãos públicos e nas vias da cidade. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou a necessidade de reduzir o número de vítimas de trânsito na capital. “Durante o ano todo, a gente não tem essa oportunidade de estar com as pessoas, todo mundo falando sobre o trânsito como a gente tem no mês de maio, por isso estamos aproveitando para intensificar ainda mais as nossas atividades. Nós tivemos nos primeiros meses deste ano, um aumento de 22% do número de acidentes em geral, envolvendo todos os tipos de veículos. Agora, tivemos um aumento com motocicleta de 44%, ou seja, o dobro do total. É muito importante que a sociedade se responsabilize da sua participação na diminuição dos acidentes, principalmente os motociclistas, porque estes colocam sua vida em risco quando fazem manobras erradas, quando não seguem as regras de trânsito, e é isso que tem ocasionado os números de acidentes”, explicou. A cerimônia contou com a participação de alunos da escola estadual Getúlio Vargas, situada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus. O gestor da unidade de ensino, Ralphy Dyego, falou sobre a importância do evento. “É muito importante as escolas participarem, porque elas também fazem parte do trânsito, porque muitos pais chegam nas escolas através de moto e carro. Então, com essa ação do IMMU, os estudantes já conseguem ter aquela noção de orientar o responsável a usar o capacete, o cinto de segurança. Aqui eles aprendem brincando por meio de jogos lúdicos”, afirmou. Uma das novidades das ações deste ano é a visita de estudantes às garagens de empresas de ônibus para conservação e funcionamento dos locais que administram o transporte coletivo utilizado pelos alunos em seu cotidiano. Foto – Phil Limma / Semcom e Karol Silva / IMMU Fonte

Sine Manaus oferta 192 vagas de emprego nesta sexta-feira, 3/5

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 192 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta-feira, 3/5, das 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e, para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 30 5 vagas – Auxiliar de Produção – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote Office e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar atividades operacionais em setores de apoio ou produção de frios, visando garantir a manutenção, organização, limpeza ou operação de atividades na unidade. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar Financeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – três meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote office e documentação completa; Atividades – realizar pagamentos; fazer o controle de contas a pagar e de tesouraria como um todo; controlar fluxos de caixa; acompanhar extratos bancários; realizar balanços financeiros; preparar relatórios e apoiar o setor de contabilidade no pagamento de tributos. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Produção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – liderar equipe nos processos de produção; interpretar ordens; programar máquinas; analisar relatórios diários para identificar desvios dos padrões e providenciar correções, garantindo o cumprimento das metas, eficiência e volume de fabricação. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Operador de Máquina de Envasar Líquido Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar máquinas e local de trabalho para empacotar e envasar; embalar produtos e acessórios; enfardar, separar, conferir, pesar e prensar produtos; realizar pequenos reparos em máquinas, identificando falhas e substituindo pequenas peças. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Operador de Máquina de Etiquetar Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – enfardar, separar, conferir, pesar e prensar produtos; realizar pequenos reparos em máquinas, identificando falhas e substituindo pequenas peças. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Estágio de Técnico em Qualidade Escolaridade – cursando ensino técnico em qualidade; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote Office e documentação completa; Atividades – executar montagens de componentes em gabinetes. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar trabalhos de limpeza e conservação em geral nas dependências internas e externas da empresa, bem como serviços de coleta de resíduos. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Analista de Compras Escolaridade – ensino superior completo ou cursando administração ou logística; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – realizar compras de materiais e suprimentos; negociar com os fornecedores, visando as melhores condições de preços, qualidade, prazos de pagamento e entrega; desenvolver e acompanhar relatórios para análise da performance de fornecedores. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Cumim Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – recepcionar clientes; anotar pedidos e servir alimentos e bebidas; prestar suporte ao garçom. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Controlador de Frota Rodoviária Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – administrar e controlar a frota de veículos no transporte; supervisionar atividades de motoristas e auxiliares; checar e inspecionar documentação de motoristas e de veículos; inspecionar condições de veículos e cargas; preencher e emitir documentos fiscais e de controle. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Motoboy Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – coletar e entregar documentos, valores, mercadorias e encomendas; realizar serviços de pagamento e cobrança; roteirizar entregas e coletas; localizar e conferir destinatários e endereços; emitir e coletar recibos do material transportado; preencher protocolos; conduzir e consertar veículos. Disponível até 3/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Inspetor da Qualidade Escolaridade – ensino técnico completo em qualidade; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na área da indústria e no sistema Totvs; conhecimento intermediário em editor de planilhas (Excel) e conhecimentos técnicos específicos da área; e documentação completa; Atividades – inspecionar o recebimento e organizar o armazenamento e movimentação

Prefeitura de Manaus realiza mais uma obra de reforma de feira no bairro São Jorge

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), em parceria com o governo do Amazonas, trabalha na reforma de mais uma feira no bairro São Jorge, na zona Oeste. Desta vez, a feira municipal do São Jorge, localizada na rua 1° de Maio, passa por uma reforma com a troca do telhado, forro, estrutura metálica, novos boxes, banheiros e outras melhorias. Nesta quinta-feira, 2/5, as equipes de obras intensificam a troca do antigo telhado que estava muito deteriorado e causava risco para quem circulava pelo local. A nova estrutura será mais alta, possibilitando uma melhor circulação do vento. Os trabalhadores estão divididos por áreas, com o trabalho também de demolição dos antigos boxes, que receberão estrutura mais ampla, moderna e humanizada para receber a população manauara. De acordo com o diretor de Engenharia da Semacc, Rubens Castro, o trabalho será de reconstrução da feira, afinal, a antiga estrutura estava em condições precárias e sem revitalização há mais de 20 anos. “Continuamos no bairro São Jorge, entregamos a feira dos Barés e já temos outra em obras. O prefeito David Almeida tem uma visão muito empreendedora para todos os feirantes, com isso, nos determina que façamos sempre o melhor, para entregar as feiras da capital reformadas e com padrão de excelência.  Estamos cumprindo, gradativamente, e entregando os melhores equipamentos”, concluiu Castro. A iniciativa das reformas de feiras e mercados faz parte do compromisso da prefeitura em oferecer melhores condições de trabalho para os permissionários e garantir mais qualidade de vida para a população. O permissionário Junior Falcão afirmou que a feira estava abandonada, e que, agora, recebe a atenção devida do poder público. “A feira estava destruída, não tínhamos quase clientes, agora, com essa reforma, acredito que as pessoas voltem a frequentar o lugar. Tenho acompanhado todas as entregas e fico satisfeito, quando vejo tudo novo, fico feliz pelos colegas. É a nossa vez chegando”, afirmou Falcão. A feira do São Jorge, com área total de 937,71 metros quadrados, possui 18 boxes e 45 bancas que trabalham na comercialização de pescado, lanche, estivas, frutas e verduras, gerando emprego e renda para aproximadamente 60 feirantes. Foto – Ricardo Oliveira/Semacc Fonte

Unidade do ‘Prato do Povo’ é inaugurada no bairro Armando Mendes

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira, 2/5, a quarta unidade do “Prato do Povo”, localizada no bairro Armando Mendes, na zona Leste. O novo espaço, que servirá mil refeições por dia, integra as ações do programa “Manaus sem Fome”, lançado em dezembro do ano passado, e visa proporcionar alimentação saudável e acessível para a população. “É um trabalho que a prefeitura faz da segurança alimentar na zona Leste. Além do bairro Armando Mendes, os moradores do Zumbi, e parte do São José, também serão contemplados com esse restaurante. Com isso, a gente contribui para a segurança alimentar de mais mil pessoas por dia”, garantiu Almeida. Com a inauguração da quarta unidade, o programa “Prato do Povo” amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa, que é administrado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em diferentes regiões da cidade, facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais. Conforme a titular da Semasc, Dermi Rayol, novas unidades serão inauguradas. “Para a gente, é uma alegria muito grande estar aqui com o prefeito David Almeida, inaugurando mais um ‘Prato do Povo’. Aqui, nós estamos ampliando a disponibilidade de alimentação saudável para a população que mais precisa. Nosso planejamento é de inaugurar mais sete ‘Pratos do Povo’, estamos realizando as pesquisas dos locais que mais precisam, onde as pessoas estão com mais necessidade desse nosso serviço”, disse. A dona de casa Monique Fernandes, moradora do bairro há mais de cinco anos, avalia como positiva a inauguração da nova estrutura. Segundo a moradora, a comunidade precisava desse espaço. “Agradecemos a prefeitura por essa inauguração. Vai ser um benefício muito importante para nós, porque a comunidade precisava de uma estrutura como essa, agora, as pessoas terão oportunidade para vir aqui, em um local próximo, e se alimentar”, afirmou a moradora. Manaus conta com seis Cozinhas Comunitárias que fornecem 1,2 mil refeições gratuitas diariamente e dois restaurantes populares que fornecem 850 refeições, por dia, ao preço de R$ 1. No “Prato do Povo” Viver Melhor 1 são servidas, diariamente, 400 refeições a R$ 1, já nas unidades do Jorge Teixeira e do bairro Colônia Antônio Aleixo são servidas mil refeições por dia em cada, totalizando quase 100 mil refeições por mês, de forma gratuita. ‘Manaus sem Fome’ O programa “Manaus Sem Fome” foi lançado, em 2023, e visa garantir a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições por ano na capital, com ações que incluem a inauguração de novos espaços e o aumento no número de refeições servidas. A iniciativa conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna.   Já o projeto “Prato do Povo”, lançado em outubro de 2021, já serviu mais de 280 mil refeições, atendendo a centenas de pessoas em situação de risco social. A inauguração de sua quarta unidade no município auxilia e amplifica a capacidade geral do serviço, garantindo o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação balanceada e gratuita. O programa “Manaus Sem Fome” também prevê a inauguração de mais restaurantes populares e uma cozinha comunitária, visando combater a insegurança alimentar e nutricional na cidade. Com o programa, haverá um aumento de 445% na oferta de refeições. Foto – Valdo Leão/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom Fonte

Prefeitura passa de 13 mil notificações em fiscalização de postura e obra durante gestão

De janeiro de 2021 a março de 2024, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), ultrapassou a marca de 13 mil ações fiscais realizadas na cidade em toda a gestão do prefeito David Almeida, visando melhorar o controle urbano na capital, seja em obras ou posturas. No período, foram feitas 13.376 notificações na Divisão de Controle (Dicon), sendo a maioria por obras, totalizando 8.552 ações na Gerência de Fiscalização de Obras (GFO). Aqui, entram as denúncias de obras irregulares, por exemplo, terraplenagem ilegal, entre outros. Outras 4.824 foram feitas na Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), como obstrução de calçadas, depredação de logradouro, fechamento irregular de via, invasão de área pública e outros. Nos 40 meses de administração, a média mensal de notificações em geral, somando as duas gerências, foi de 334,4. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o (92) 3673-9305 ou o 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, para o disqueordem.implurb@manaus.am.gov.br As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon, por meio de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas. “A população é parte fundamental no processo de combate às irregularidades que prejudicam a todos. Não se pode ocupar áreas públicas e nem construir ou obstruir calçadas e até mesmo as ruas, impedindo o livre ir e vir das pessoas, prejudicando a todos”, destacou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Foto: Phill Limma/Semcom Fonte