Prefeitura encerra II Mostra ‘Manaus, aqui tem SUS’ com premiação
A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta sexta-feira, 12/4, a II Mostra “Manaus, aqui tem SUS”, com o reconhecimento e a premiação das melhores experiências conduzidas no âmbito da saúde municipal. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra), durante três dias, o evento marcou a etapa municipal da 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, organizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). No evento, foram anunciadas as cinco experiências melhor avaliadas, dentre as 20 expostas na Apresentação Oral da mostra, que irão representar a gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) na V Mostra “Amazonas, aqui tem SUS”, nos dias 25 e 26 deste mês. Além da premiação para os relatos mais bem avaliados, foram reconhecidos os melhores por área temática e ainda o vencedor da exposição de banners, definido por júri popular. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou todos os participantes da mostra, que nesta edição teve 78 relatos inscritos, e ressaltou o papel importante do evento técnico-científico, dirigido à troca de experiências e ao fortalecimento e estímulo às ações do município para aprimoramento e inovação na assistência à saúde. “Nesses trabalhos estão soluções e respostas para os processos de trabalho conduzidos na ponta, que permitem que a gestão tome decisões mais assertivas. A mostra nos possibilita compartilhar essas experiências exitosas com toda a rede de saúde”, assinalou Shádia, que entregou certificados e prêmios aos participantes do evento, ao lado dos subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem. Segundo Djalma, os trabalhos da mostra demonstram a inovação e empreendedorismo de servidores da saúde municipal para entregar serviços melhores e com impacto na qualidade de vida da população. “Ficamos felizes em ver o esforço desses servidores para realizar e inscrever seus trabalhos, e desde já torcemos para que possamos levar pelo menos um, se não todos, para a etapa nacional”. Experiências Mais bem avaliada da mostra, a experiência “Tecnologia auxilia na identificação de usuários com falha no segmento do tratamento da tuberculose” enfocou uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela Semsa para controle e monitoramento de casos de tuberculose. Integrante da equipe de autores, a gerente de Análise de Situações de Saúde da Diretoria de Inteligência de Dados, Adriane Valentin, ressaltou que o grupo se empenhará em chegar à etapa nacional. “Vamos aprimorar a apresentação, avaliar erros e acertos, para representar o município com esse trabalho, que é importante e traz bons resultados para um melhor tratamento e cuidado com a nossa população”, declarou, pontuando a atuação da Semsa na valorização do trabalho dos servidores, por meio da mostra. O trabalho das equipes do Consultório na Rua (eCR) para incentivo à pintura entre pessoas em situação de rua alojadas em um abrigo municipal, na pandemia da Covid-19, foi o tema do relato “Arte na rua: histórias e representação de uma pandemia invisível”, premiado em segundo lugar. Representando as autoras principais do trabalho, Rosiane Palheta e Raquel Targino, o médico da eCR da Semsa, Ezequiel Fernandes, apontou que a iniciativa visa propiciar um cuidado diferenciado por meio da arte. “A proposta foi levar um pouco de arte para as pessoas em situação de rua e buscar representações e significados do que foi para elas aquele momento, em que todos diziam, ‘fique em casa’”, contou. Premiado em terceiro lugar, “Primeiros socorros para professores e funcionários de escolas de educação básica e recreação infantil” expôs a iniciativa de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para capacitação de trabalhadores do ensino básico para atenção imediata em casos de urgência e emergência. “Com esse trabalho, oferecemos a eles mais segurança e habilidade para o atendimento de qualquer evento de urgência e emergência até a chegada da ajuda especializada. Assim estabelecemos uma ligação entre educação, saúde e comunidade, para fortalecer os princípios do SUS”, explicou uma das autoras do relato, a chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Samu Manaus, Leda Sobral. A profissional de Educação Física, Patrícia Guimarães Couto, uma das autoras do relato “Olimpíadas da Terceira Idade: experiência do grupo de práticas corporais da clínica da família Carlson Gracie”, classificado em quarto lugar na mostra, explicou que o relato enfoca a experiência dela e de outros profissionais no incentivo à prática de atividades físicas entre idosas atendidas na unidade da zona Norte. “Elas têm melhorado não só na saúde, mas ainda aspectos sociais e afetivos. Isso tem transformado a vida dessas pessoas e da comunidade. Estamos felizes por essa representatividade, é importante destacar a importância das atividades físicas no âmbito do SUS”, declarou. Outro trabalho da eCR da Semsa, “O Dia ‘D’ de DIU: da captação à inserção, o desafio de inserir DIU em mulheres em situação de rua”, classificado em quinto lugar, trouxe à tona a iniciativa dos profissionais da atenção primária para ampliar o acesso de mulheres e pessoas com útero em situação de rua a métodos contraceptivos e aos direitos reprodutivos e sexuais. “Os desafios envolvidos nesse trabalho nos motivam a cada vez mais a desenvolver formas para que essa população tenha acesso à saúde, que é um direito dela”, relatou Ezequiel Fernandes, destacando a premiação como oportunidade de dar visibilidade não só ao trabalho da eCR, como às pessoas em situação de rua. Banners e Áreas Temáticas A cerimônia de premiação da II Mostra “Manaus, aqui tem SUS” incluiu ainda a entrega de certificado aos autores do relato “Informatização do serviço de transporte sanitário SOS Vida: um relato de inovação e transformação”. Exibida ao lado de outros 39 trabalhos na Exposição de Experiências Exitosas, em formato banner, a experiência foi a mais votada pelo júri popular, que teve visitantes no segundo dia de programação da mostra, na quinta-feira, 11/4. As melhores experiências, dentre as selecionadas na Apresentação Oral e na mostra de banners, foram ainda reconhecidas segundo as Áreas Temáticas definidas no regulamento da mostra, a partir da pontuação na etapa Escrita e/ou Oral. “Arte na rua”, premiado em segundo
Mudanças de itinerário de linhas de ônibus a partir de quinta-feira
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que, com objetivo de otimizar os serviços de transporte público, a partir da quinta-feira, 18/4, a linhas A326 – Jesus me Deu/Estação de Transferência 3 (E3) terá seu itinerário alterado dentro do bairro e passará a atender as avenidas Sucupira e Tude Moutinho. A medida visa o atendimento da linha em outras vias do bairro e opção de transporte coletivo. Com a mudança, a linha atenderá o seguinte trajeto: normal até a rua Monte das Oliveiras; avenida Bom Jesus, rua dos Apóstolos, rua Mesopotâmia, travessa Esperança, ramal Santa Marta, rua Coração de Jesus, avenida Bom Jesus, rua Monte Gilboa, ramal Santa Marta, avenida Buriti, avenida Sucupira, avenida Tude Moutinho, avenida Torquato Tapajós e, depois, segue itinerário normal. O vice-presidente de Transporte, Alexandre Frederico, explicou o motivo da mudança. “Estudos técnicos apontam que a alteração é necessária para atender mais usuários do transporte coletivo daquela área da cidade”, destacou o vice-presidente. Arte – Divulgação/IMMU e Divulgação/Vega Fonte
Quatro ocorrências de chuva foram registradas na manhã desta sexta-feira, 12/4
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu, até as 10h desta sexta-feira, 12/4, quatro chamadas de ocorrências, após as chuvas que atingiram a cidade. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC. As requisições foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas. Durante as recentes precipitações em Manaus, algumas situações foram observadas, demonstrando a necessidade de atenção das equipes de campo. Entre elas, destacam-se um rompimento de bueiro na zona Norte, um tombamento de árvore na zona Oeste, uma alagação na zona Norte e um desabamento na zona Leste. As equipes competentes foram prontamente mobilizadas para lidar com esses incidentes em diversas áreas da cidade, visando garantir a segurança e o bem-estar da população. Canal de atendimento 24 horas Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas. É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas. Recomendações à população É importante que os residentes de Manaus estejam preparados para as condições do mau tempo e adotem as precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada, visando prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas. Foto: Reprodução Fonte
Moradores do município de Careiro destacam importância dos serviços do PAC móvel
Os moradores do município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) contam com mais acesso a serviços de cidadania com a instalação da unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do Amazonas. O governador Wilson Lima entregou, na quarta-feira (10/04), a estrutura que está localizada na rodovia BR-319, próximo ao Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência. “Essa é mais uma unidade móvel no interior do nosso estado, trazendo diversos serviços de cidadania e inclusão para a população, conforme determinação do governador Wilson Lima. Temos nesta unidade diversos serviços, como carteira de identidade nacional, crédito da Afeam, cadastro de currículos, entre outros. Esse é o trabalho que transforma”, explicou a titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa. A unidade móvel foi transferida de Manaus e agora estará de forma permanente na cidade. Os municípios já contemplados com unidades do PAC são: Humaitá, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e Rio Preto da Eva. No PAC do Careiro, é possível emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), com atendimento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), carteirinhas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), da Pessoa com Deficiência (CIPcD), cadastro no programa Idoso Empreendedor, e formulário para o Passa Fácil e Passe Livre. O jovem Vinícius da Conceição, 17, foi até o PAC móvel retirar a sua primeira carteira de identidade. “Estou muito feliz por ter tirado minha carteira. Eu acho muito importante porque o local onde nós fazíamos antes custava demais, e eu estava com dificuldade de tirar minha, mas dessa vez deu certo”, declarou. A dona de casa, Elite da Silva, 38, foi até à unidade para dar entrada no RG do seu filho. Ela afirma que o serviço vai trazer mais praticidade para a vida de muitas famílias na cidade. “Agradeço muito por esse PAC em nossa cidade, porque eu estava precisando tirar a carteira de identidade do meu filho para poder receber os auxílios no Governo. Além disso, vai ajudar muito a tirar outros documentos em nossa própria cidade”, destacou. A unidade do PAC móvel tem capacidade de oferecer 12 postos de atendimento simultâneos, com serviços especializados de órgãos como: Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Agência de Fomento do Estado do Amazonas Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Afeam), (Amazonprev), Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) e Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp). Futuramente, é previsto que a unidade também receba serviços da Receita Federal e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon Amazonas). FOTOS: Mauro Neto/Secom Fonte
Prefeitura inicia uso de aplicativo do ArcGIS para monitorar prédios e imóveis históricos do Centro
Os primeiros testes com o uso do aplicativo ArcGIS Field Maps, feitos por equipes da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), começaram, nesta quinta-feira, 11/4, com monitoramento realizado na rua Bernardo Ramos, Centro, zona Sul. Colaboradores da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) foram a campo para levantar os dados de forma digital e on-line, usando o aplicativo nos celulares ou plataformas móveis, fazendo os primeiros testes do sistema. O trabalho vai eliminar de vez as fichas de cadastro em papel, usadas até então, para fazer o mapeamento e monitoramento de imóveis históricos e de interesse de preservação no Centro, zona Sul. Na próxima semana, todos os colaboradores que forem a campo estarão usando apenas o ArcGIS Field Maps, seguindo com os trabalhos na rua Bernardo Ramos e na avenida Eduardo Ribeiro. Os serviços realizados são para atualizar o Decreto Municipal 7.176/2004, com trabalhos de vistoria técnica e monitoramento de unidades históricas do centro da capital, incluindo 1.656 imóveis e terrenos, dez praças e 11 armazéns de porto. As ações são realizadas todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde. Diretamente dos pontos, casas, prédios e imóveis, a equipe faz a coleta de dados, que são transmitidos para um software no Implurb. O conjunto monitorado está listado no decreto que estabelece o setor especial das unidades de interesse de preservação no centro histórico. “Será um trabalho mais preciso, ágil, usando a geotecnologia para ter mais precisão geográfica na hora de coletar os pontos, além de maior rapidez. Com o aplicativo, tudo será preenchido e atualizado dentro de um software no computador, sendo automático com o aplicativo nos celulares ou plataformas móveis”, comentou a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Landa Bernardo. Além de deixar de usar fichas manuais e em papel, o ganho ainda é na precisão de dados, principalmente nos pontos, porque vão ser georreferenciados. “Fizemos os testes e já preenchemos as primeiras fichas com o aplicativo. Ganhamos em tempo, precisão e em agilidade”. Monitoramento O monitoramento é um trabalho de acompanhamento das unidades e atualização dos cadastros para saber as condições em que elas se encontram. A finalidade do monitoramento é saber como os imóveis estão sendo usados, se há alguma degradação, abandono ou continua com o mesmo uso. “E a população pode ajudar dando informações especialmente sobre imóveis no centro antigo que estão abandonados ou em degradação, ou sendo alvo de vandalismo e depredação, ligando para o 3625-6577, do GPH”, explicou a gerente do setor, arquiteta e urbanista Landa Bernardo. O monitoramento envolve as edificações da lista com verificação in loco dos imóveis; situação e condição do bem, se está em uso, abandonado ou em depredação; adequação de publicidade; e atualização da ficha de cadastro. Também em campo, os arquitetos e técnicos do Implurb vão verificar possíveis danos aos prédios, casarões e similares, assim como se ocorreram alterações no patrimônio ou obras irregulares. A arquiteta ressalta a importância dos moradores do Centro de manterem seus imóveis bens conservados e com manutenção, especialmente os que fazem parte da listagem do centro antigo. “As unidades particulares são de responsabilidade de seus proprietários. A salvaguarda e a manutenção desses imóveis são de responsabilidade dos seus donos e os proprietários precisam começar, realmente, a conservar, manter, proteger, evitando o abandono, o vandalismo e a ocupação indevida, garantindo a preservação da edificação e a segurança do entorno”, comentou Landa. A Gerência de Patrimônio (GPH) tem atendimento presencial às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h, mas denúncias e informações podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário. — — — Texto – Claudia do Valle/Implurb Fotos – Divulgação e Valdo Leão/Semcom Fonte
Câmara Cidadã: parceria inédita entre CMM e Aleam oferta serviços gratuitos para a população
A 4ª edição da Câmara Cidadã iniciou na manhã desta quinta-feira (11/04) no Sambódromo de Manaus. Com mais de 170 serviços gratuitos, o projeto tem, pela primeira vez, a parceria entre a Câmara Municipal de Manaus e Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os atendimentos seguem nesta sexta-feira (12/04), das 8h às 16h. Estão disponíveis à população serviços ofertados pelas casas legislativas, como a Ouvidoria da Câmara, além da Procuradoria Especial da Mulher, Comissão de Defesa do Consumidor, Escola do Legislativo e Diretoria de Esportes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A Assembleia Legislativa também viabiliza atendimentos médicos com clínico geral; além de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os documentos necessários para o agendamento são número do RG, CPF, dados da residência e telefone para contato. Ouvidoria Nos dois dias da 4ª edição da Câmara Cidadã, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) atende as demandas, reivindicações e denúncias da população. “A Ouvidoria é importantíssima para o parlamento, para ouvir as demandas emergenciais da população. O presidente da CMM, Caio André (União Brasil), tem uma enorme sensibilidade e estamos aqui realizando isso. Todos que queiram denunciar e cobrar alguma ação, a Ouvidoria está aqui para isso”, disse o coordenador da Ouvidoria da CMM, Thiago Botelho. Aleam Pela primeira vez como parceira da Câmara Cidadã, a Assembleia Legislativa do Amazonas trouxe serviços como a Comissão de Defesa do Consumidor. Com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre os direitos da população, a comissão tem como finalidade, também, mediar confrontos entre empresas e consumidores. “A Aleam, por meio da Comissão de Direitos do Consumidor, está muito feliz em fazer parte da Câmara Cidadã. Estamos aqui exercendo cidadania, apresentando à população seus direitos e tirando dúvidas sobre qualquer situação”, explicou o assessor da Comissão, Márcio Lincoln. Márcio complementou que o serviço estará disponível nos dois dias do evento, e o atendimento é feito por ordem de chegada. Outro serviço da Aleam é a Procuradoria Especial da Mulher. Com intuito de combater as desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher, a Procuradoria está atendendo mulheres que queiram denunciar quaisquer tipos de violência. A coordenadora jurídica Daniela Ortiz ressalta a importância da presença da organização na Câmara Cidadã. “Estamos recebendo demandas e atendendo mulheres aqui na Câmara Cidadã. É importante esse espaço, pois queremos ajudar todas as mulheres que sofrem violência. A união dos parlamentos em prol da população, retifica isso. Todas ganham”, explicou a coordenadora. A Escola do Legislativo Senador José Lindoso (Unialeam) também está participando da Câmara Cidadã, com oferta de cursos de Informática e Inglês para pessoas a partir dos 16 anos. Câmara Cidadã A 4ª edição acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/04) no Sambódromo de Manaus, com mais de 170 serviços disponibilizados de forma gratuita para a população da capital. A ação envolve mais de 50 parceiros da iniciativa pública e privada, reunindo órgãos, associações, empresas e institutos apoiadores do projeto. Foto: Emerson França Fonte
Cantora gospel Taya Gaukrodger é anunciada para a 30ª edição da ‘Marcha para Jesus’
O prefeito de Manaus, David Almeida, e o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas (Omeam), pastor Moisés Castilho, divulgaram, na tarde de quarta-feira, 10/4, a programação da 30ª edição da ‘Marcha para Jesus’ em Manaus, marcada para o dia 10 de agosto. Com o tema: “Tudo é possível ao que crê”, o evento contará com a presença da cantora gospel internacional Taya Gaukrodger, descoberta pela banda australiana Hillsong United. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada no mirante Lúcia Almeida, centro histórico da capital, na zona sul. Taya Gaukrodger, que anteriormente assinava Taya Smith, ficou conhecida mundialmente com a canção Oceans (Where Feet May Fail). “Nós temos a honra de convidá-los para esse evento, que acontece sempre na primeira semana de junho. Excepcionalmente neste ano, será realizado no dia 10 de agosto, para que tenhamos a possibilidade de trazer a maior atração gospel mundial para a cidade de Manaus. Nós estamos falando da Taya, da banda Hillsong, que vai estar se apresentando no Brasil nesse período”, declarou o chefe do Executivo municipal. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus desde 1994. A 30ª edição da Marcha tem uma projeção de 800 mil pessoas, contando com todas as Igrejas Evangélicas, somando cerca de 10 mil congregações. “A expectativa é muito grande. Estamos trabalhando para ser um evento inesquecível na cidade. São 30 anos da Marcha para Jesus e nós estamos naquela chama de alegria, de poder ter a parceria da prefeitura, do governo do Estado, por meio da Manauscult e SEC. Estamos juntos, nessa parceria, com o objetivo maior de exaltar o nome do nosso Deus”, argumentou o pastor Moisés Castilho. Na edição de 30 anos, a concentração oficial será a partir das 12h, na praça da Saudade, no centro de Manaus. A saída oficial ocorrerá às 15h, em caminhada ao Centro de Convenções (Sambódromo), com previsão da chegada dos fiéis às 18h. “Eu quero aproveitar para convidar nossos pastores que residem nos 61 municípios do interior para trazerem suas caravanas alegres, para que possamos celebrar, juntos, esses 30 anos da Marcha para Jesus”, acrescentou Castilho. Além da cantora Taya, a banda Morada também foi confirmada para o evento. David Almeida ressaltou que equipes das secretarias municipais estarão atuando durante todo o trajeto da comemoração, a fim de assegurar a segurança dos participantes. “Em 2012, reunimos 1 milhão de pessoas nas ruas de Manaus. A nossa meta, neste ano, é alcançarmos novamente esse número. Contem com o apoio da prefeitura em relação à organização do trânsito, transporte, segurança e limpeza urbana. Tenho certeza de que será uma grande celebração”, concluiu Almeida. Foto: Reprodução Fonte
Feira municipal Jardim dos Barés reabre suas portas com estrutura revitalizada e moderna
A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, entregou, nesta quinta-feira, 11/4, a feira municipal Jardim dos Barés, localizada no bairro São Jorge, zona Oeste da capital, totalmente revitalizada. O espaço, que estava há 30 anos sem manutenção, reabriu suas portas com estrutura mais moderna, proporcionando um ambiente mais amplo, seguro e confortável para permissionários e clientes. As obras de reforma realizadas pela equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) incluíram a demolição da antiga estrutura que estava danificada e com risco iminente de cair, reorganizando e setorizando os boxes que ganharam mais espaço, revestimentos em cerâmicas, novas pias, balcões padronizados oferecendo circulação para feirantes e clientes. O espaço também ganhou novo telhado, forro, iluminação, banheiros com acessibilidades, identidade visual moderna, com cores vibrantes e elementos que representam a cultura e a tradição local, além de instalação de Wi-Fi gratuito. O prefeito David Almeida destacou que o trabalho é contínuo e mantém toda a gestão com o único intuito de desenvolver Manaus, gerar emprego e rendas, construir mais escolas, e muito mais. “Acreditamos que até o final do ano todas essas 36 feiras estarão sendo entregues à população, esse é um trabalho comandado pelo secretário Wanderson, alguns dos recursos é em parceria com o governo, outros recursos da prefeitura, emendas de deputados e emendas de senadores. Jardim dos Barés, aqui no bairro de São Jorge tem uma feira de qualidade com wi-fi grátis à disposição, produtos de qualidade, produtos acessíveis para que você possa. Conseguir consumir. Vem para a feira!”, disse David Almeida. De acordo com o titular da Semacc, Wanderson Costa, a feira Jardim dos Barés, é a 13ª feira reformada que está sendo entregue para a população. “Estamos entregando mais uma importante feira, em um tradicional bairro da nossa capital, firmando compromisso com cada morador, com cada feirante que estavam há 30 anos aguardando por uma reforma de verdade, aqui o prefeito David Almeida entrega um espaço modernizado, seguro, transformando a realidade dos mais de 30 permissionário que atuam na feira. A reforma tem o intuito de impulsionar o fluxo no espaço, o que movimenta toda uma cadeia econômica”, conclui Costa. A Feira dos Barés foi fundada há mais de 40 anos e é um importante ponto de referência para os moradores do bairro São Jorge. O local oferece uma grande variedade de produtos, como frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, frios, laticínios, doces, salgados, artesanato e lanches e restaurantes. Raimunda Nascimento Silva, conhecida como tia da Ray refeições, que trabalha há mais de 32 anos na feira dos Barés, hoje diz que agora se sente privilegiada. “Agora nós vamos progredir, crescer nosso estabelecimento, gerar emprego e renda com mais visibilidade com um espaço limpo, amplo e moderno para trabalhar de forma humanizada, servindo almoço com muito amor e carinho, levanto o sustento para casa”, concluiu Raimunda. Foto – João Viana e Dhyeizo Lemos / Semcom e Gildo Smith / Semacc Fonte
15 metros de rede de drenagem são recuperados na avenida Torquato Tapajós
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua de forma emergencial, nesta quinta-feira, 11/4, na avenida Torquato Tapajós, próximo ao terminal Santos Dumont, para realizar a recuperação da via após uma cratera se abrir no local. Os servidores estão atuando na recuperação da rede de drenagem profunda. Titular da pasta, o secretário Renato Júnior explicou que a medida é uma resposta rápida da atual gestão municipal, visto que a avenida é uma das mais movimentada e importante da cidade. “Recebemos demandas da população que moram e passam por essa área da Torquato Tapajós e de forma imediata o prefeito David Almeida solicitou que a nossa equipe técnica de engenharia fosse ao local e realizasse o levantamento dos serviços necessários, justamente por sabermos do grande fluxo na avenida”, explica Renato Junior. De acordo com a Seminf, 30 operadores estão trabalhando de forma imediata no anelamento de 15 tubos de concreto, que irão solucionar o problema na rede de drenagem. Na sequência, a equipe fará o reaterro e a aplicação de asfalto, para reestruturar o bem-estar e segurança dos condutores e pedestres que passam pela avenida Torquato Tapajós. “Estamos com essa frente de obra aqui na avenida Torquato Tapajós, recuperando uma drenagem que sofreu fuga de material, mas a equipe técnica também mapeou outros pontos da avenida para receber a manutenção asfáltica” complementa o secretário. Foto – Marcio Melo e Stephanny Maciel / Seminf Fonte
Câmara Cidadã: mais de 170 serviços serão disponibilizados nesta quinta e sexta-feira
A 4ª edição da Câmara Cidadã, que acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/04) no Sambódromo de Manaus, terá mais de 170 serviços disponibilizados de forma gratuita para a população da capital. A ação envolverá mais de 50 parceiros da iniciativa pública e privada, reunindo órgãos, associações, empresas e institutos apoiadores do projeto. Entre os principais serviços estão agendamento para Carteira de Identidade Nacional (CIN), cadastro no Sine Manaus, encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de Passa Fácil, emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), emissão da carteira intermunicipal – Passe Legal, serviços de habilitação e de veículos, e emissão de credencial de estacionamento para idosos e Pessoas com Deficiência. Na área da saúde, serão ofertados serviços como consulta com clínico geral, atendimento psicológico e fisioterapêutico, assistência social e clínica, atendimento fonoaudiológico infantil, aferição de pressão, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, massagem relaxante, ventosaterapia, teste de glicemia, corte de cabelo, avaliação de bioimpedância, exame de vista, aulas de pilates e zumba. Entre os serviços para os pets estão consulta veterinária, corte de unha, limpeza de ouvido, tosa e vermifugação. Além destes, serão oferecidos atendimentos jurídicos, renegociação de débitos com concessionárias de água e luz, parcelamento de tributos municipais, entre outros serviços, todos gratuitos. Esta será a primeira ação de 2024 na capital, idealizada pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil). Buscando aproximar o parlamento municipal do povo, a Câmara Cidadã reúne, desde a primeira edição, em 2023, uma vasta programação de serviços incluindo áreas como cidadania, saúde, beleza, empreendedorismo, assistência social, além de orientações jurídicas, psicossociais, entre outras. O presidente da CMM, Caio André, afirmou que as equipes técnicas, responsáveis pela montagem e organização, estão nos ajustes finais para a 4ª edição no Sambódromo. O Centro de Convenções receberá uma estrutura que dividirá os parceiros e os serviços, levando mais comodidade para a população que comparecer à Câmara Cidadã. “Desde a primeira Câmara Cidadã temos tentando aperfeiçoar o projeto, tanto em relação ao atendimento, visto que o público tem superado as expectativas a cada edição, quanto em relação à gama de serviços. O que observamos é que cada serviço é essencial porque sempre será a necessidade de alguém, por isso o esforço e a dedicação de todos”, afirmou Caio André. Parceiros Órgãos do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Manaus, empresas, associações, universidades e institutos estão confirmados para a 4ª edição da Câmara Cidadã. Uma das novidades é a junção de esforços com a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Receita Federal, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A Casa Legislativa ofertará atendimentos por meio da Ouvidoria, Procuradoria da Mulher, Comissão de Defesa do Consumidor, Escola do Legislativo e Diretoria de Esporte. O Governo do Estado terá ações no projeto com a participação de 12 órgãos: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp); Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS); Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM); Superintendência Estadual de Habitação (Suhab); e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Além destes, também participam a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam); Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama); Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-AM) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Pela Prefeitura de Manaus, serão disponibilizados serviços pela Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc); Secretaria Municipal de Finanças (Semef); e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também estão confirmados a Claro Manaus, Instituto de Protestos do Amazonas, Instituto PCD – Juntos Somos Mais Fortes, Associação Mulheres Amazonenses na Comunidade (Amac), Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Sebrae Amazonas, Senac, Centro de Ensino Técnico (Centec), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Martha Falcão Wyden, Faculdade Estácio, Universidade Nilton Lins. Além destes, estarão no evento Eco Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Amazonas, AM Cash Capital, Foto Digital, Ótica Bahia, Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen), venda de artesanato e biojoias com Janete Cordeiro de Souza, além das concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia. Tribuna Popular Dando voz aos cidadãos, uma Tribuna Popular também está confirmada em mais esta edição do projeto. É uma forma da população expor demandas das comunidades a todos os parlamentares. As demandas são encaminhadas pela CMM aos órgãos competentes, para viabilizar a solução dos problemas apresentados pelos comunitários. Foto: Diego Caja – Dicom/CMM Fonte
Setemp leva serviços do Sine Amazonas para a 4ª edição do “Câmara Cidadã”
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), estará participando da 4ª edição da Câmara Cidadã promovida pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O evento começa nesta quinta-feira (11/04), e segue até a sexta-feira (12/04), no Sambódromo de Manaus, na zona centro-oeste da capital, e contará com mais de 170 serviços gratuitos para a população. A Setemp, através do Sine Amazonas, leva os serviços de Cadastro de emprego, Orientação da Carteira de Trabalho Digital, Seguro-desemprego, além da orientação de como o cidadão deve anexar o currículo no Portal do Trabalhador. Para o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, levar os serviços do Sine Amazonas para essa ação é muito importante. “Nós estaremos participando de mais uma ação da Câmara Cidadã buscando descentralizar os serviços e torná-los mais acessíveis à população de Manaus”, falou o secretário. Ampliação Com um recorde de serviços para a população, de forma gratuita. A estrutura que está sendo montada no Sambódromo de Manaus, conta com mais de 170 ações a serem executadas por parceiros da iniciativa pública, privada e também da Casa Legislativa. Serviços Pelo Governo do Estado, as parcerias foram firmadas com órgãos como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Entre os serviços, os órgãos farão atendimentos psicossociais, atendimento jurídico e a oferta do programa “Crédito Solidário”, voltado para microempreendedores. Outros órgãos também estarão presentes como a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) As equipes farão consulta de contratos, levarão orientações aos consumidores, entre outros serviços. FOTO: Divulgação/Setemp Fonte
Sine Manaus oferta 261 vagas de emprego nesta quinta-feira, 11/4
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 261 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 11/4, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 59 3 vagas – Instalador de Purificadores de Água Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – prestar atendimento a clientes; realizar manutenção de aparelhos e instalação de purificadores. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Jardineiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – preparar, conservar e limpar jardins, compreendendo: capina, corte, replantio, adubação periódica, irrigação, varredura, pulverização simples e polvilhamento; preparar sementes e fazer repicagem e transplante de mudas, incluindo desmate, transporte e embalagem; requisitar material necessário ao trabalho. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Mestre de Obras Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade pra viajar e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – administrar equipes de trabalho; supervisionar processos construtivos, interpretar plantas, fazer diferentes medições e contribuir para o planejamento de obras, com base no projeto executivo e no cronograma definidos pela construtora e pelo engenheiro responsável. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Encarregado de Obras de Setor Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade pra viajar e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – supervisionar colaboradores, realizar leitura e execução de projetos, acompanhar cronograma, medições de obras, controlar equipamentos, contratação de serviços e matéria-prima. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Carpinteiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – organizar e preparar o local de trabalho na obra; construir fundações e estruturas de alvenaria; aplicar revestimentos e contrapisos. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Ferramentaria Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – construir e desenvolver ferramentas e dispositivos de usinagem, corte, dobra, repuxo e corte fino, moldes de sopro, de injeção e eletroerosão, modelos de moldes metálicos para fundição; realizar controle dimensional de produtos e peças usinadas; planejar o processo de construção de produtos ou protótipos. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente Administrativo Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – acompanhar o trabalho de logística da empresa; manter arquivos e cadastros de informações atualizados; assessorar gerentes e líderes com questões práticas da rotina de trabalho, como preparar documentos, prestar informações ao público e responder e-mails. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Operador de Caixa – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter informática avançada e documentação completa; Atividades – receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores; atender o público na recepção; prestar informações ao público, sobre itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, promoções e outros; preencher formulários e relatórios administrativos. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Cumim Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – atender clientes; servir alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos e outros; manipular alimentos e preparar sucos, drinks e cafés. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Cozinheiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – criar e elaborar pratos e cardápios; atuar direta e indiretamente na preparação dos alimentos; gerenciar brigada de cozinha e planejar as rotinas de trabalho; gerenciar os estoques e atuar na capacitação de funcionários. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Cozinha Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – auxiliar nos serviços de alimentação; ajudar outros profissionais da área no pré-preparo, preparo e processamento de alimentos e na montagem de pratos; verificar a qualidade dos gêneros alimentícios, minimizando os riscos de contaminação; trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde. Disponível até 11/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Açougueiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa
Píer turístico da prefeitura chega a 92% de conclusão
As 14 poitas que vão ancorar as estruturas do píer turístico das primeiras obras do “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, já estão na área do mirante Lúcia Almeida. Elas foram transportadas, nessa terça-feira, 9/4, com o auxílio de um empurrador e uma cábrea – uma embarcação que possui um guindaste para movimentação em água. O píer turístico chega a 92% de conclusão e os operários estão na fase de pintura da primeira ponte flutuante do atracadouro. A poita é um objeto usado como peso submerso, para ancorar embarcações, boias, plataformas e outros. Neste caso, as 14 poitas vão ancorar as estruturas do píer, permitindo sua flutuabilidade com a subida e descida das cotas do rio Negro. Posteriormente, as poitas serão lançadas no rio Negro em suas posições definitivas. A prefeitura avança na conclusão do primeiro píer turístico da capital amazonense, que será instalado no complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. O píer faz parte da primeira etapa das intervenções do “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida, em 2021, e em fase de finalização para entrega. Construção A construção do píer é feita em um estaleiro na zona Oeste e envolve um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. A primeira estrutura, a do maior atracadouro (flutuante), mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. “O píer segue em etapas de pinturas e o porto na fase de acabamento. E as poitas já foram levadas até o local do mirante”, explicou o engenheiro naval Eden Paraense Sarmento, responsável pela equipe de construção do píer. As poitas funcionam como as âncoras onde o porto ficará amarrado, ficando no meio do rio. Além do atracadouro principal, o píer tem mais três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas, cada). Outros dois flutuantes de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros por 12 metros e pesam 62 toneladas, cada. “Toda a operação turística que envolve nossa hidrografia chegará e partirá desse píer turístico. Ele terá essa função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus. Terá integração imediata com o mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente. Ele passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla de Manaus e todo o entorno da capital”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente. Dimensão Com dimensões surpreendentes, a capital amazonense vai ganhar seu primeiro píer turístico. A estrutura metálica vai compor o mirante Lúcia Almeida, inaugurado no último dia 4 de abril no início da avenida 7 de Setembro. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno. Projetos O Implurb é autor dos projetos arquitetônicos do “Nosso Centro”. O píer turístico será montado no mirante no primeiro semestre de 2024, quando o rio Negro estiver com uma cota mais alta, e a estrutura vai permitir que o turista e morador da cidade desembarquem na ilha de São Vicente e já passem a vivenciar uma parte da história de Manaus. Para o diretor-presidente, esse é mais um grande projeto da gestão municipal, cuja construção e montagem ocorre internamente, no estaleiro, para depois seguir para o local da obra, quando a cota do rio Negro estiver maior. A previsão é de inauguração no segundo semestre do ano. Foto – Clóvis Miranda/ Semcom e João Viana/Semcom Fonte
Serviços da Seas estarão disponíveis na 4ª edição do projeto Câmara Cidadã
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) vai participar da quarta edição do projeto Câmara Cidadã, que acontece nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/04), no Sambódromo de Manaus, na Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste. O evento é realizado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Nos dois dias de evento, equipes da secretaria vão atender pessoas interessadas nos principais programas administrados pela Seas: Auxílio Estadual Permanente, Crédito Rosa e Cadastro Único. O atendimento será feito por ordem de chegada, das 8h às 16h. Além da Seas, outros órgãos e secretarias do Governo do Estado devem participar do evento. “Essa é mais uma forma de levar os programas do governo do Amazonas para a população. Nossas equipes estarão à postos para atender a todos”, disse a titular da Seas, Kely Patrícia. O projeto Câmara Cidadã tem como objetivo levar a estrutura da Câmara Municipal para próximo dos cidadãos por meio de serviços gratuitos de cidadania, saúde, atendimentos jurídicos e sociais. Foto: Jimmy Christian/Seas Fonte
Hospital João Lúcio pede ajuda para encontrar familiares de paciente internado
O Serviço Social do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado pede ajuda para encontrar os familiares de um paciente que está internado na unidade. O paciente não identificado deu entrada na unidade no dia 17 de março conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vítima de agressão física. Ele está responsivo e diz que seu nome é Ricardo da Silva Teles e de sua mãe, Margarida Leda. A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização de familiares do paciente que entre em contato pelos números (92) 3249-9062 e 99378-8158 ou procure o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, no bairro Coroado, zona leste de Manaus. FOTO: Divulgação/SES Fonte