Detran-AM: Visitação para o primeiro leilão de sucatas do ano começa nesta quinta-feira
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inicia, nesta quinta-feira (11/04), às 8h, a visitação do primeiro leilão de sucatas de 2024 promovido pela instituição, que tem previsão para ocorrer no dia 16 de abril, às 9h. No total, estarão disponíveis 479 sucatas. Os lotes estão divididos em 209 automóveis e 270 motos. A visitação poderá ser feita, também, na sexta-feira (12/04) e na segunda-feira (15/04), sempre das 8h às 16h, no pátio da empresa WR Leilões, localizado na rodovia AM-070 (Manoel Urbano), Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). De acordo com o gerente do Setor de Leilão, do Detran Amazonas, Altair Gadelha, é importante ressaltar que esse certame é somente de sucatas. “Neste leilão todos os lotes são de sucatas, com o objetivo apenas para o uso das peças, podendo até mesmo alguns motores serem usados em outros veículos de maneira documentada”, explica. Virtual O leilão, que segue sendo feito exclusivamente de forma on-line, ocorrerá no dia 16 de abril, com início dos trabalhos marcados para as 9h, onde todos os participantes do leilão deverão ser do ramo de peças usadas e estarem previamente cadastrados no site: www.wrleiloes.com.br. Para mais detalhes, basta acessar o site institucional do Detran-AM (detran.am.gov.br), clicar em Publicações, em seguida Leilões, e por fim, acessar o edital de regras 03/2024. FOTOS: Isaque Ramos / Detran-AM Fonte
Guarda Municipal alinha ações de segurança nas escolas municipais
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma reunião, na segunda-feira, 8/4, para discutir a intensificação das medidas de segurança nas escolas do município. Desde o ano passado, a iniciativa da ronda escolar tem sido implementada e, agora, com o crescimento da Guarda Municipal e a chegada de novas viaturas, as visitas às escolas são ainda mais intensificadas. Durante a reunião, foram abordadas questões relacionadas ao acompanhamento mais próximo das unidades escolares que apresentam maior vulnerabilidade. Para o titular da Semseg, Alberto de Siqueira, o objetivo principal é ampliar o efetivo de segurança e expandir os serviços de ronda nas instituições de ensino. A preocupação central é garantir um ambiente educacional seguro, onde as crianças possam estudar longe da influência das drogas e da criminalidade. “A nossa secretaria está empenhada em proporcionar o máximo de segurança possível para as crianças enquanto estudam. Trabalhamos incansavelmente para ampliar as medidas de proteção e garantir um ambiente propício ao aprendizado”, destacou o secretário Alberto de Siqueira. Com a colaboração da Guarda Municipal, incluindo a atuação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e o reforço das viaturas, a administração visa aprimorar o sistema de segurança escolar. “Nesse alinhamento, nós organizamos algumas questões, como acompanhar mais de perto, a partir da Guarda Municipal, as escolas que apresentam um grau maior de vulnerabilidade. Será realizado um levantamento dessas unidades, que será encaminhado em forma de relatório, assim permitindo que o monitoramento seja realizado”, afirmou a coordenadora do programa de Segurança na Escola, professora Ilenilda de Araújo Felipe. A parceria entre a Semseg e a Semed é considerada fundamental nesse processo de proteção do patrimônio físico e humano das escolas. Além disso, a Semseg se comprometeu a atender as demandas emergenciais prontamente, fornecendo apoio imediato, quando necessário. Essa parceria entre as instituições municipais visa proporcionar um ambiente educacional seguro e propício ao aprendizado, reforçando o compromisso com o bem-estar da comunidade escolar. Foto – Altemar Alcantara/Semseg Fonte
Prefeitura inicia processo de modernização da administração dos cemitérios de Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), recebeu, na manhã desta terça-feira, 9/4, três HDs, contendo 100 mil registros digitalizados de documentações de cemitérios da capital amazonense. Os discos rígidos serão utilizados para sistematizar o serviço e otimizar o atendimento oferecido atualmente nos locais. Realizado por voluntários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Manaus, o trabalho de informatização dos dados busca avançar no processo de administração dos espaços públicos, deixando de utilizar documentos de papel, passando para um sistema oficial da prefeitura. Titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis falou sobre os benefícios da digitalização dos documentos. ”Nós estávamos precisando disso há muito tempo. Fizemos uma consulta com quem podia fazer e o valor cobrado girava em torno de R$ 750 mil. E para nós, da Semulsp, era muito alto. Por isso, ficamos sem fazer. Ainda bem, por meio da generosidade, da bondade dessas pessoas, vamos agora prestar um serviço de mais qualidade. Eu quero, em nome do prefeito David Almeida, agradecer. Nós vamos fazer isso de forma mais rápida e moderna. Vai facilitar muito o nosso trabalho e das pessoas que nos procuram“, argumentou Reis. Diretor de Relacionamento Governamental e Institucional da área Brasil da igreja, Nei Garcia, informou que o levantamento de dados, digitalização e processamento dos 100 mil registros aconteceram entre 2018 e 2019, e compreende seis cemitérios da capital. ”O Family Search concluiu essa primeira etapa com seis cemitérios em Manaus. Foram 100 mil registros digitalizados, disponibilizados hoje à Semulsp. São registros antigos, resgatados desde 1882 até 2019. Esses dados estão sendo disponibilizados para a secretaria. Tudo digitalizado, tudo guardado com segurança”, disse Garcia. O novo processo será adotado inicialmente nos cemitérios São João Batista, localizado no boulevard Álvaro Maia, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, e no Nossa Senhora de Aparecida, situado na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona Oeste. De acordo com o assessor de Templo e História da Família no Norte, Geraldo Lima, dos 6.328 centros de pesquisas da igreja no mundo, 454 estão situados no Brasil. Manaus abriga dez deles. “Esse é um trabalho maravilhoso, em que nós resgatamos documentos de cemitérios, cartórios e igrejas para ajudar as pessoas a montarem sua própria árvore genealógica. Tudo isso de graça. Nós temos uma plataforma, o familysearch.org.br, que tem mais de vinte e cinco bilhões de dados para ajudar você nisso. Esse é o nosso trabalho. Ajudar as pessoas a encontrarem suas raízes, se conectarem com sua família e se conectarem com Deus”, concluiu Lima. Foto – João Viana / Semcom Fonte
Programa Crédito Solidário integra serviços na quarta edição do projeto Câmara Cidadã
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realiza, nos dias 11 e 12 de abril, das 8h às 16h, no Sambódromo de Manaus, mais uma edição do programa “Crédito Solidário”. A iniciativa integra a grade de serviços ofertados à população na quarta edição do projeto “Câmara Cidadã” da Câmara Municipal de Manaus. A oportunidade, que proporciona capital de giro para pequenos empreendedores, disponibilizará R$ 600 mil para até 200 proponentes. Aqueles que estiverem em busca do primeiro financiamento poderão receber até R$ 3 mil, já os trabalhadores que adquirirem do segundo empréstimo em diante poderão receber até R$ 5 mil. A ação é realizada em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e possui prazo de pagamento em até 36 meses, contando com três meses de carência. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de estado civil, acompanhado do RG e CPF do companheiro. Em caso de aluguel, o proponente deverá portar contrato ou declaração de aluguel assinada com RG e CPF do proprietário. Além da documentação, é necessário que o empreendedor não possua CNPJ ou MEI, dívidas em bancos, lojas ou protesto em cartório, com exceção de dívidas em lojas de crediário próprio, com limite de até R$ 1 mil. Aposentados e beneficiados com auxílio-doença também são restringidos do programa. FOTO: Arquivo/FPS Fonte
Prefeito de Manaus assina convênio que garantirá 1.056 moradias na comunidade Pingo D’Água
O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira, 9/4, durante reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília (DF), convênio com o Governo Federal que garantirá a construção de 1.056 novas moradias para vítimas de calamidade na comunidade Pingo D’Água, no bairro Jorge Teixeira, zona Norte da capital. A reunião teve a participação do secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves, e do senador Eduardo Braga. O prefeito David Almeida explicou que as moradias serão construídas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Calamidade e que teve articulação do senador Eduardo Braga para assinatura do convênio. “Mais moradias e dignidade para a população. Esse aqui é o PAC Calamidade, em função do que aconteceu no ano passado na comunidade Pingo D’Água. Com a articulação do senador Eduardo Braga junto ao ministro Jader, nós estamos aqui e assinamos hoje mais 1.056 moradias para Manaus”, comemorou o prefeito. As 1.056 unidades habitacionais fomentam a implantação do maior programa habitacional da capital amazonense realizado por uma gestão municipal. “Em Manaus – como eu, o prefeito David e o secretário Jesus já havíamos anunciado -, começa o maior programa habitacional da sua história com o novo Minha Casa, Minha Vida. São 3.680 unidades que já estavam sendo assinadas pelo FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e, agora, mais 1.056 unidades de calamidade para ajudar o povo de Manaus”, disse Braga. Minha Casa, Minha Vida A assinatura do convênio garante recursos para construção de 1.056 unidades habitacionais para a comunidade Pingo D’Água, com Manaus sendo a capital com o maior número de moradias liberadas do novo programa Minha Casa, Minha Vida, pelo Governo Federal, com um total de 4.736 casas garantidas até o momento. Para o secretário Jesus Alves, o convênio é mais uma grande vitória da gestão que tem buscado melhorar as condições da população mais humilde da capital. “Nós tivemos, infelizmente, uma catástrofe no dia 12 de março do ano passado, na comunidade Pingo D’água. Então, essas 1.056 unidades se somam as 3.680 unidades que já foram assinados na portaria anterior. Já são quase 5 mil unidades habitacionais que serão construídas na nossa cidade. Estamos com uma expectativa muito boa de iniciarmos essas obras com a máxima urgência possível, para que as famílias beneficiadas possam, finalmente, realizar o sonho da casa própria em um local seguro e totalmente estruturado”, finalizou Alves. Foto – Jonas Carvalho / Divulgação Fonte
Prefeitura avança na segurança viária com nova sinalização horizontal
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está realizando uma ampla implantação de sinalização horizontal nas vias da cidade, marcando uma etapa importante no cronograma de melhorias da infraestrutura viária da capital amazonense. Com o objetivo de ordenar o trânsito e aumentar a segurança para motoristas e pedestres, a iniciativa inclui a instalação de faixas de travessia de pedestres e linhas simples contínuas em diversas localidades e bairros. As intervenções incluem a aplicação de sinalização horizontal para travessias de pedestres e linhas simples contínuas em diversas localidades, destacando-se a rua Pirarucu e avenida Hilário Gurjão, no Jorge Teixeira, zona Leste; rua Dr. Thomas, no Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul; além de outras áreas significativas da cidade como Cidade Nova e Cidade de Deus, zona Norte. Este esforço também se estende à instalação de faixas na avenida Torquato Tapajós, Flores, zona Centro-Sul, reforçando a visibilidade e segurança nas vias. Uarodi Guedes, diretor de engenharia de trânsito do IMMU, destaca a importância desse projeto para a cidade. “A nova sinalização horizontal não é apenas uma questão de cumprir um cronograma. É uma medida essencial para garantir a segurança de todos que circulam pela cidade, sejam pedestres ou motoristas. Estamos trabalhando para que a mobilidade urbana em Manaus seja cada vez mais segura, eficiente e inclusiva.” O comprometimento da Prefeitura de Manaus com a segurança viária reflete uma gestão urbana focada no ordenamento viário, buscando constantemente melhorias que facilitem o dia a dia dos motoristas. Este projeto de sinalização é um passo para a ordenação do trânsito e a promoção de uma convivência harmoniosa nas vias da cidade. Foto – Divulgação / IMMU Fonte
Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques tem posto de atendimento do TRE-AM
Localizado em área acessível de Manaus, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV) passa a operar com um posto de atendimento avançado ao eleitor pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Montado em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o ponto da Justiça Eleitoral busca ampliar a oferta dos serviços à população em um ambiente moderno, versátil e seguro. O atendimento do posto no Vasco Vasques começou na segunda-feira (08/04) e vai funcionar até o dia 8 de maio, das 8h às 15h, com agendamento prévio pela internet. A estrutura dos serviços do TRE-AM foi montada no piso Angelim, no terceiro andar do CCAVV 2, uma das etapas do complexo, localizado na zona centro-sul da cidade. Para o diretor de Departamentos de Negócios e Eventos, Igor Oliveira, a abertura do posto reforça a versatilidade do complexo, que é totalmente ajustável aos eventos de diferentes tipos, portes e vocações, dispondo de paredes móveis. Em 2024, a previsão é de que mais de 50 eventos sejam realizados no espaço. “O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques é um dos maiores espaços do gênero da Região Norte, com uma estrutura adaptável às necessidades dos organizadores, além de dar acesso às grandes regiões de Manaus. Tem um ambiente climatizado, moderno e amplo, que garante atendimento de qualidade e seguro para o público, independente do nicho e tamanho do evento”, ressalta Oliveira. Posto de atendimento eleitoral No ponto do Vasco Vasques, os cidadãos de Manaus poderão tirar o título, mudar o local de votação, transferir o domicílio eleitoral de outro município, mudar o nome, registrar o nome social, entre outros serviços. Para ter acesso aos serviços, é necessário agendar o atendimento pelo site do TRE-AM. Após o procedimento, o cidadão deve comparecer ao local, no dia e hora marcada, com RG e comprovante de residência em mãos. Para os homens maiores de 18 anos, o Tribunal orienta que é preciso levar comprovante de alistamento militar. E os jovens a partir de 16 anos ou que completarem esta idade até o dia do 1º turno das eleições – dia 6 de outubro –, também podem tirar o título. Estrutura Em uma localização privilegiada na avenida Constantino Nery, Nº 5.001, bairro Flores, na zona centro-sul, o Centro de Convenções conta em sua totalidade com área útil de 12.482 mil metros quadrados (m²). Dividido em duas etapas, CCAVV 1 e CCAVV 2, ambos espaços são climatizados e com isolamento acústico. O CCAVV é dotado de toda estrutura necessária para sediar congressos, fóruns, exposições, entre outros potenciais eventos que movimentam o mercado, comportando até 10 mil pessoas simultaneamente. O local possui ainda banheiros, elevadores e estacionamento. Para os interessados em realizar seus eventos no Centro de Convenções, o contato pode ser feito pelo número 2101-8182 ou pelo e-mail dcap@amazonastur.am.gov.br. Para mais informações siga, também, o instagram @vascovasquesam. FOTOS: Lucas Silva/Amazonastur Fonte
TJAM homologa acordo entre Manaus e Ministério Público sobre aterro sanitário
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas homologou na sessão desta segunda-feira (08/04) acordo entre o Ministério Público do Amazonas e o Município de Manaus no processo que trata sobre o aterro sanitário da cidade. A decisão foi por unanimidade, na Ação Civil Pública n.º 0011561-03.2000.8.04.0012, de relatoria do desembargador João de Jesus Abdala Simões. O acordo tem duas partes: uma sobre a expansão do aterro atual; a outra sobre a instalação e operação de um novo aterro na cidade de Manaus. Na primeira, destaca-se que a expansão do aterro atual controlado é viável, com condicionantes impostas ao Município: a duração do aterro atual será prorrogada até abril de 2028, com tempo para que o Município, paralelamente à expansão, instale e opere um novo aterro em local distinto. Na sessão, o relator explicou que o processo já existe há 34 anos, que chegou ao colegiado como recurso contra decisão de 1.º Grau e foi julgado em agosto de 2023, com imposição de multas e condições para continuidade de funcionamento do aterro a serem cumpridas pelo Município. Após, foram interpostos embargos de declaração e durante a tramitação destes recursos houve acordo entre o Ministério Público e o Município, único condenado com imposição de condicionantes. O magistrado apresentou os itens da ementa, que tratam da busca de solução consensual no processo (o Município requereu audiência de conciliação); apresentação do Termo de Ajuste de Conduta dividido em duas partes: a primeira diz respeito à continuidade por um certo período e expansão do aterro atual e a segunda parte é sobre instalação de novo aterro para a cidade de Manaus, com desativação do atual; e a possibilidade de homologação de acordo, até mesmo depois de decisão judicial. Depois da votação, o relator agradeceu a participação e o interesse do MP e do Município em solucionar a questão, de interesse de todos e principalmente de quem mora na cidade. A seguir, a procuradora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral agradeceu pela condução do processo por parte do relator, que fez todo o trâmite de abrir a mesa de diálogo entre os envolvidos visando ao interesse do bem comum da cidade. “Agora que começa o trabalho para sair do ponto em que estamos, com muita responsabilidade e compromisso com o meio ambiente”, afirmou. Acordo O Município de Manaus apresentou em 15/03/2024 no processo o pedido de homologação de acordo firmado com o Ministério Público do Amazonas, autor da ação, após diversas reuniões e com a participação de vários órgãos, incluindo Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo o Município, o acordo foi necessário, apontando que o prazo estabelecido no Acórdão de 2023 para a desativação e instalação de um novo aterro não seria possível de ser atendido, considerando que “o problema de resíduos sólidos na cidade é complexo e estruturante, situação que exige a participação efetiva das partes”. Foto: Chico Batata Fonte
Duas novas unidades móveis de saúde da mulher são entregue a população
A Prefeitura de Manaus amplia os atendimentos da assistência básica para a população feminina com mais duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, já em funcionamento a partir desta segunda-feira, (8/4). Com as novas estruturas, o serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a abranger os cinco Distritos de Saúde (Disas) do município, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural, com capacidade para realizar mais de 28 mil procedimentos mensais. Ao lado das três unidades móveis já integrantes do serviço, que atuam nas áreas Norte, Leste e Oeste, as novas unidades vão atender usuárias dos Distritos de Saúde (Disas) Sul e Rural. A estrutura dedicada ao Disa Sul está situada na rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, atrás da praça molhada do Cajual e em frente ao abrigo emergencial Gecilda Albano, seguindo no local até o dia 26 de abril. No Rural, o atendimento ocorre na área da Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro, no ramal do Leão, Km 37 da rodovia AM-010, até 2 de maio. Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o investimento no serviço móvel de atenção à Saúde da Mulher reafirma o compromisso da atual gestão municipal em ampliar o acesso da população feminina aos serviços da rede básica. Ela enfatiza o reforço na prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, dois dos tipos mais incidentes na região Norte, bem como no acompanhamento pré-natal. “As três unidades em atividade desde o final de julho realizaram, até o mês passado, mais de 80 mil procedimentos, dos quais mais de sete mil exames preventivos e mais de sete mil mamografias. Com duas novas estruturas, vamos ampliar em 66% a capacidade do serviço”, aponta a titular da Semsa, ressaltando que os exames são feitos nas unidades sem necessidade de agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg), proporcionando maior rapidez no atendimento às usuárias. Maior cobertura Shádia assinala que as unidades itinerantes cumprem papel importante ao levar serviços da assistência básica para áreas de grande demanda e vazios assistenciais, fortalecendo a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS). As estruturas permanecem pelo menos 15 dias em cada localidade, ofertando consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia, coleta do preventivo (citopatológico), planejamento reprodutivo, dispensação de medicamentos, entre outros serviços e procedimentos. “Com cinco estruturas, chegaremos às regiões carentes de assistência em todos os distritos, ampliando o acesso e atuando para o rastreio e diagnóstico precoce dos cânceres que mais atingem as mulheres, bem como para reduzir a mortalidade de mães e bebês”, afirma. As unidades itinerantes ofertam atendimento exclusivamente para a população feminina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. O agendamento é feito nas próprias estruturas, mediante apresentação de documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Números As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa Manaus começaram a funcionar no final de julho do ano passado, após a inauguração das estruturas do Disa Norte, no dia 25 daquele mês, e dos Disas Leste e Oeste, no dia 26. Até março deste ano, o serviço itinerante somou 80.240 procedimentos realizados para usuárias, dentre eles 17.607 consultas médicas, 7.234 mamografias, 7.237 exames preventivos do câncer do colo do útero e 3.850 aplicações de vacinas. Foram ainda dispensadas 3.456 receitas médicas no período. Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Semsa: Zona Norte – de 8 a 19/4 Avenida Curaçao, bairro Nova Cidade, em frente à rotatória do João Paulo, no Ceti João dos Santos Braga Zona Oeste – de 26/3 a 12/4 Rua Cmte. Edno Rios, bairro da Paz, ao lado da USF Santos Dumont Zona Leste – de 1º a 12/4 Rua Vitória-Régia, bairro Grande Vitória Zona Sul – de 8 a 26/4 Rua 24 de Agosto, s/n, bairro Morro da Liberdade, atrás da praça molhada do Cajual, em frente ao abrigo emergencial Gecilda Albano Zona Rural – de 8/4 a 2/5 USF São Pedro, ramal do Leão, Km 37 da AM-010 Foto: Divulgação / Semsa Fonte
Prefeitura promove feira de artesanato no Sumaúma Park Shopping
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realiza, nos dias 11, 12 e 13 de abril, a Feira de Artesanato Itinerante no Sumaúma Park Shopping, localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona Oeste de Manaus. A exposição, que é gratuita, seguirá o horário de funcionamento do centro de compras: das 10h às 22h. O objetivo do evento é estimular o talento dos artesãos de Manaus, fomentando a economia local e gerando oportunidades de renda para os empreendedores da região. A feira contará com a presença de 15 expositores, que oferecerão uma diversidade de produtos, como biojoias, moda infantil, plantas, suvenires, acessórios, obras de arte, entre outros. “Estamos gerando mais oportunidades dentro dos grandes centros comerciais de Manaus. Essa é a fonte de renda de muitos empreendedores da economia Solidária e Criativa e o papel da Prefeitura de Manaus é abrir portas para esse segmento”, afirma o diretor do departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), Arllen Oliveira. A feira de artesanato será realizada próximo à praça de alimentação do 3º piso do Sumaúma Park Shopping. Foto: Arquivo / Semtepi Fonte
Sine Manaus oferta 248 vagas de emprego nesta terça-feira, 9/4
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 248 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, (9/4), de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 86 2 vagas – Montador – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – executar montagens de componentes e conexão de fiação, soldando e encaixando as peças nos gabinetes. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em rotinas de limpeza e preparo de comida; disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – varrer, aspirar, lavar e secar pisos, remover pó e sujeiras de superfícies, limpar banheiros e sanitários, retirar o lixo e manter a organização dos ambientes. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Marceneiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – auxiliar em montagem e embalagem de móveis para escritório. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Vendedor Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em vendas e documentação completa; Atividades – realizar demonstração de produtos; avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas; orientar e informar sobre os produtos e serviços; analisar os dados do público-alvo e elaborar uma estratégia de venda; organizar uma agenda de principais clientes. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 8 vagas – Repositor de Frios Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em cozinha industrial; disponibilidade de horário e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar na reposição e organização de mercadorias, acompanhamento de validades, precificação de produtos, limpeza de gôndolas/freezer e controle dos níveis de estoque. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Coordenador de Operações Turísticas Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter inglês avançado, disponibilidade de horário para dormir no local e documentação completa; Atividades – coordenar a área operacional, serviços, restaurantes, alimentos e bebidas; promover vendas de produtos e serviços; administrar pessoal e recursos financeiros e gerenciar compras. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Empregada Doméstica Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar refeições e prestar assistência às pessoas; organizar e limpar roupas e sapatos; colaborar com a administração da casa, conforme orientações recebidas; realizar arrumação ou faxina; cuidar de plantas do ambiente interno e de animais domésticos. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Babá Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – cuidar de bebês e crianças, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer; acompanhar horários dos medicamentos, alimentação, escola e banho; realizar atividades que estimulam o desenvolvimento físico, emocional e motor da criança; acompanhar viagens e consultas médicas. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Auxiliar Mecânico de Refrigeração Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A”, “B” ou “AB” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – prestar assistência técnica; instalar e realizar manutenção e modernização em aparelhos de climatização e refrigeração, de acordo com normas de segurança e qualidade; orçar serviços e elaborar documentação técnica. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Almoxarife I Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-11, operador de empilhadeira, informática básica, controle de estoque, recebimento e técnicas de inventários; e documentação completa; Atividades – auxiliar na realização de tarefas operacionais e relacionadas ao processo de produção. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Almoxarife II Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-11, operador de empilhadeira, informática básica, controle de estoque, recebimento e técnicas de inventários; e documentação completa; Atividades – auxiliar na realização de tarefas operacionais e relacionadas ao processo de produção. Disponível até 09/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Ajudante de Açougueiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar desossa e limpeza de carnes vermelhas e brancas; preparar as peças de acordo com instruções recebidas da cozinha;
Sine Manaus oferta 270 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/4
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 270 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, (8/4), de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 69 6 vagas – Ajudante de Montador de Estrutura Metálica Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – auxiliar na montagem e desmontagem de componentes de estruturas metálicas e plataformas de trabalho, utilizando ferramentas e equipamentos de içar; realizar outras atividades inerentes à função. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Jardineiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – preparar, conservar e limpar jardins: capina, corte, replantio, adubação periódica, irrigação, varredura, pulverização simples e polvilhamento; preparar sementes; fazer repicagem e transplante de mudas, incluindo desmate, transporte e embalagem; requisitar o material necessário ao trabalho. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Analista de Recursos Humanos Escolaridade – ensino técnico completo em recursos humanos ou ensino superior em psicologia ou contabilidade; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no setor financeiro e em ERP Protheus; e documentação completa; Atividades – fornecer relatórios financeiros e interpretar informações financeiras para os gerentes, recomendando possíveis ações; manter a saúde financeira da empresa. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – varrer, aspirar, lavar e secar pisos, remover pó e sujeiras de superfícies, limpar banheiros e sanitários, retirar o lixo e manter a organização dos ambientes. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Assistente Comercial Escolaridade – ensino superior completo ou cursando; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – prestar apoio no desenvolvimento das propostas comerciais; elaborar relatórios sobre tendências de mercado, demanda e concorrentes. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em operação de máquina lavadora e tratamento de piso; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar trabalhos de limpeza e conservação em geral nas dependências internas e externas da empresa; realizar serviços de coleta de resíduos. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Roçador Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar serviços de roçagem, por meio de roçadeira à combustão. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Técnico em Instalação Escolaridade – ensino técnico completo em eletrônica ou eletrotécnica; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo de validade; conhecimento em sistemas de controle de acesso; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar instalação de sistemas de câmeras de segurança e alarmes, infraestrutura e passagem de cabos, cercas elétricas e reparos diversos. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 20 vagas – Auxiliar de Serviços Gerais Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – executar tarefas básicas, operacionais e de apoio relacionadas ao funcionamento de restaurantes; realizar limpeza e tratamento da água de piscinas, aplicando produtos adequados; controlar a utilização dos materiais de sua área de atuação. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 20 vagas – Recepcionista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – recepcionar, identificar e orientar membros da comunidade e visitantes; atender chamadas telefônicas, anotar recados e prestar informações. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 7 vagas – Agente de Portaria Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de agente de portaria e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – zelar pela guarda do patrimônio e exercer a vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlar fluxo de pessoas, identificando e encaminhando aos locais desejados; escoltar pessoas e mercadorias; fazer manutenções simples nos locais de trabalho. Disponível até 08/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Repositor de Mercadorias – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – realizar reposição de produtos e mercadorias nas prateleiras e gôndolas, mantendo os corredores organizados e abastecidos; observar a validade dos produtos
Acidente: Mulheres morrem e 4 pessoas ficam feridas ao voltarem de festa em Manaus
Acidente: Mulheres morrem e 4 pessoas ficam feridas ao voltarem de festa em Manaus | VIA portal do Holanda Por Portal Do Holanda 07/04/2024 7h43 Manaus Manaus/AM – Vitória Natália de Souza, 18 anos, e a adolescente de 15 anos, Maria Paula Marinho de Souza, morreram em um acidente gravíssimo na Avenida Brasil, no bairro Santo Agostinho, na zona oeste, na madrugada deste domingo (7). Outras quatro pessoas identificadas como Adriano, o condutor, Ana Alice Maciel, 18, Ana Beatriz Marinho da Silva, 20, Tiago Lacerda de Freitas, 20, também ficaram feridas. Cinco delas ficaram presas nas ferragens e precisaram ser resgatadas.BASTIDORES DA POLÍTICA Governador atua para mudar jogo político em Manaus Foto: Divulgação O grupo havia saído de uma casa de festa na Avenida do Turismo e estava voltando para casa, quando sofreu o acidente próximo à Igreja Restauração. Todos estavam em um carro modelo Toyota Etios, de placa OAL 1725, de cor cinza. Conforme a polícia, testemunhas contaram que o automóvel trafegava em alta velocidade e em determinado momento, o condutor perdeu o controle do veículo, invadiu o canteiro central e atingiu uma árvore. O impacto foi tão intenso que o carro ficou completamente destruído. Vitória, que estava no banco da frente e Maria que estava no banco traseiro, morreram na hora. Foto: DivulgaçãoAna Alice foi lançada para fora do carro, mas apesar disso, sofreu apenas lesões leves. Adriano e Tiago tiveram lesões na cabeça e foram socorridos e Ana Beatriz foi quem mais se machucou, entre os sobreviventes. A jovem teve lesões graves nas pernas e está internada no Hospital 28 de Agosto. O acidente será investigado pela Polícia Civil.
Prefeitura prorroga emissão gratuita do PassaFácil até dia 30
Devido à alta procura pelos serviços de emissão do cartão PassaFácil gratuito à população, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceira com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), prorrogou, novamente, a emissão gratuita do cartão até 30 de abril. A prorrogação é válida somente para pedidos on-line. Qualquer usuário do sistema de transporte coletivo que precisar solicitar a emissão do cartão, pode realizar o serviço de forma digital por meio da assistente virtual do Sinetram Sindy, pelo WhatsApp (92) 99194-9292. Durante o período, quem solicitar a retirada nos terminais, incluindo a segunda via, não pagará a taxa de R$ 15 da emissão do cartão. A 2ª via do cartão também continua gratuito até o dia 30 de abril, também apenas por pedidos on-line ou pela assistente virtual do WhatsApp. Ao solicitar a emissão por meio do atendimento virtual, o usuário de transporte pode retirar em um dos terminais ou receber em casa solicitando o serviço de delivery e pagando a taxa de entrega de R$13,50. Se for emitir em um dos postos físicos (sede do Sinetram ou shopping Phelippe Daou) a cobrança dos R$ 15 permanece. Foto: Reprodução Fonte
Hospital João Lúcio pede ajuda para encontrar familiares de paciente internado
O Serviço Social do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado, pede ajuda para encontrar os familiares de um paciente que está internado na unidade. O paciente não identificado deu entrada na unidade no dia 2 de abril conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vítima de agressão física. Ele está responsivo e afirma que mora no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus. A unidade pede a quem tiver alguma informação que ajude na localização de familiares do paciente que entre em contato pelos números (92) 3249-9062 e 99378-8158 ou procure o Serviço Social do hospital, localizado na avenida Cosme Ferreira, 3.937, no bairro Coroado, zona leste de Manaus. Foto: Divulgação/SES Fonte