No trimestre, prefeitura faz a emissão de 673 Certidões de Endereço
No trimestre de 2024, a Prefeitura de Manaus acumula 673 Certidões de Endereço expedidas no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), pela Gerência de Mobilidade Urbana (GMU), o que dá uma média de 224,3 por mês. Em março, foram mais 233 documentos emitidos pela autarquia. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, a GMU fez a emissão de 6.910 certidões, de janeiro de 2021 a março de 2024. Para a primeira via do documento, o requerente tem a emissão gratuita. A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas. O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento, conforme a lei vigente. Quem precisa desta comprovação deve consultar no site implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido. Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o endereço respostaimplurb@outook.com. Os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo online, inclusive para acesso à certidão digital. “Nosso atendimento presencial da Gerência de Mobilidade Urbana é feito das 8h às 12h, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos”, afirmou a gerente do GMU, arquiteta Carolina Azevedo. Para entrar em contato no setor, pode enviar e-mail para gmu.implurb@manaus.am.gov.br ou ligar no (92) 3625-6582. Os contatos são exclusivos para o serviço da certidão. Documentação Para solicitar o documento, é necessário apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com a indicação do lote); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados. — — — Texto – Claudia do Valle / Implurb Fotos – Phill Limma/ Semcom Fonte
Inscrições para Especialização em Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos seguem abertas
Inscrições para Especialização em Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos seguem abertas O curso é destinado a profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, Meteorologia, Geologia, Agronomia, Administração, Economia e áreas afins As inscrições para a especialização em Engenharia de Desenvolvimento de Novos Produtos estão abertas até o dia 9 de abril. O curso terá a carga horária de 450 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas, com a duração de 16 meses. As aulas serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 18h30 às 21h20, com oferta média de uma disciplina por mês. O curso será realizado nas dependências da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez de Novembro. Poderão inscrever-se ao processo seletivo profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, Meteorologia, Geologia, Agronomia, Administração, Economia e áreas afins. Somente serão considerados os diplomas, declarações de conclusão e certificados conferidos na forma da legislação vigente, devidamente reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Inscrições Os interessados devem realizar inscrição, exclusivamente, por meio do e-mail: cursos.pos.est@uea.edu.br, não sendo aceitas inscrições presenciais, por via postal, condicionais e/ou extemporâneas. O início das aulas está previsto para o dia 20 de abril. Confira o edital e outras informações em: https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=9644.
Prefeitura entrega campo da Cean aos moradores da zona Sul após reforma
Os moradores do bairro de São Francisco, zona Sul, e adjacências, estrearam os novos moldes do campo da Cean, na rua Girassol, no fim da tarde desta segunda-feira, 1º/4, quando a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Fundação Manaus Esporte (FME), reinaugurou o espaço após reforma de seis mil metros quadrados de área. Durante o evento de inauguração, o secretário de Obras enfatizou os serviços que a pasta vem realizando no bairro, como as obras do programa “Asfalta Manaus”, que asfaltou 325 ruas na zona Sul. “Alegria de nesse dia importante entregar esse campo do Cean, que, agora, conta com arquibancadas para o time reserva e foi totalmente revitalizado após 22 anos de espera, o que corresponde a cinco mandatos e meio de prefeitos que passaram e não fizeram nada pelo São Francisco. Mas o prefeito David Almeida chegou aqui para revolucionar. Ele trouxe infraestrutura e cuidou de outras áreas, entregou uma UBS porte IV e trouxe asfalto para essas ruas”, afirma Renato Junior. Conforme moradores, essa foi a primeira vez, em 22 anos, que o campo recebeu atenção do poder público. Paulo Jorge, de 29 anos, diz estar satisfeito com a reforma. “Eu moro aqui desde que nasci e nunca teve uma reforma no campo, era tudo feio. Ganhamos essa nova estrutura, vemos as crianças se divertindo e podemos fazer vários campeonatos por aqui. Agora, os times de fora vão ficar admirados”, contou. Dentre as melhorias ao bairro, ao lado do campo, uma UBS porte IV foi inaugurada recentemente e as ruas e becos foram todos asfaltados. “Obrigado, prefeito David Almeida, esse foi um trabalho excelente que você fez pelo São Francisco, nas ruas, na entrada do campo e a UBS”, complementou Paulo. Melhorias O campo foi nivelado, os alambrados ao redor foram substituídos por novos e pintados, mais de 300 metros do muro foram reconstruídos, as duas traves receberam novas redes e três chuveiros foram instalados nas laterais do campo. Uma quadra de areia para a prática de vôlei foi construída na parte externa. O campo foi alargado em dois metros. O espaço agora conta com quatro arquibancadas cobertas, sendo duas para os jogadores e outras duas para a torcida. A iluminação nova foi instalada em LED. Em três anos, a Prefeitura de Manaus reformou oito espaços destinados à prática de esporte e ao lazer dentro das comunidades. Na zona Sul, o campo da Lusitânia, no Crespo, ganhou uma repaginada, reforma que chegou também à Lagoa do Japiim. No Morro da Liberdade, as crianças aprovaram o novo formato de praça molhada. Na zona Leste, o complexo esportivo Casinha Branca, no Jorge Teixeira, conta, agora, com quadra poliesportiva e campo de areia, além de praça com quiosques. No Mutirão, o Campo do Coração foi contemplado com a reforma. Na zona Centro-Oeste, a praça das Flores, no Planalto, recebeu duas quadras e um playground. Na zona Oeste, a reforma chegou à quadra poliesportiva da Glória e à praça de alimentação. Outros três espaços seguem em reforma e estão prestes a serem inaugurados, como o complexo esportivo Amadeu Teixeira, no Santa Etelvina; o campo da Bahia, no São José, zona Leste, e a quadra do conjunto Juruá, no Alvorada. Foto: Clóvis Miranda e Elton Viana / Semcom Fonte
Sine Manaus oferta 312 vagas de emprego nesta terça-feira, 2/4
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 312 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 2/4, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 84 2 vagas – Gerente de Loja Escolaridade – ensino superior completo em administração; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – desenvolver estratégias para aumentar a quantidade de clientes, expandir o tráfego nas lojas e otimizar a rentabilidade; atingir os objetivos de vendas, treinando, motivando, orientando e dando feedback para a equipe de vendas. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Cozinheira Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar alimentos sob supervisão de nutricionista, de modo que assegure a qualidade, higiene, sabor, aroma e apresentação da refeição a ser servida; inspecionar a higienização de equipamentos e utensílios; auxiliar na requisição do material necessário para a preparação dos alimentos. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental incompleto; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar serviços de limpeza; substituir, trocar, limpar, reparar e instalar peças, componentes e equipamentos; conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 15 vagas – Alimentador de Produção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no ramo de eletrônicos, curso de leitura de componentes eletrônicos ou TBO e documentação completa; residir nos bairros: Alvorada, Amazonino Mendes, Aparecida, Armando Mendes, Betânia, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Machado, Colônia Santo Antônio, Compensa, Crespo, Distrito Industrial, Educandos, Glória, Japiim, Jorge Teixeira, Lírio do Vale, Morro da Liberdade, Nova Cidade, Novo Aleixo, Paz, Petrópolis, Raiz, Redenção, Santa Luzia, Santo Antônio, São Francisco, São Jorge, São José Operário, São Lázaro, São Raimundo, Tancredo Neves, Vila da Prata ou Zumbi; Atividades – executar atividades relacionadas à montagem de produtos nas linhas de produção, como corte de pré-formas dos componentes a serem utilizados na montagem e na inserção em geral, revisão geral de componentes e de solda, parafusos, montagens de gabinetes e montagem manual de componentes. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 15 vagas – Operador de Linha de Montagem Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter curso de leitura de componentes eletrônicos ou TBO e documentação completa (com dispensa militar); residir nos bairros: Alvorada, Amazonino Mendes, Aparecida, Armando Mendes, Betânia, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Machado, Colônia Santo Antônio, Compensa, Crespo, Distrito Industrial, Educandos, Glória, Japiim, Jorge Teixeira, Lírio do Vale, Morro da Liberdade, Nova Cidade, Novo Aleixo, Paz, Petrópolis, Raiz, Redenção, Santa Luzia, Santo Antônio, São Francisco, São Jorge, São José Operário, São Lázaro, São Raimundo, Tancredo Neves, Vila da Prata ou Zumbi; Atividades – executar atividades relacionadas à montagem de produtos nas linhas de produção, como corte de pré-formas dos componentes a serem utilizados na montagem e na inserção em geral, revisão geral de componentes e de solda, parafusos, montagens de gabinetes e montagem manual de componentes. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Serviços Gerais Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar na compra, distribuição e controle de materiais e produtos de limpeza disponibilizados para os funcionários em suas tarefas; passar orientações, treinar e acompanhar a execução dos serviços. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar Financeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento na área financeira, informática básica e documentação completa; Atividades – realizar pagamentos; fazer o controle de contas a pagar; controlar fluxos de caixa; preparar relatórios e outras atividades referentes ao setor. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de Produção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – preparar materiais para alimentação de linhas de produção; organizar a área de serviço; abastecer linhas de produção; alimentar máquinas e separar materiais para reaproveitamento. Disponível até 02/04/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Auxiliar de Produção Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter experiência em trabalhos braçais e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – auxiliar o operador fundidor de metais na transferência do metal dos fornos rotativos para os fornos basculantes; organizar o local para iniciar o vazamento de lingote e efetuar a limpeza das calhas; auxiliar na preparação dos equipamentos de lingotar metais; extrair os lingotes
Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em abril para recadastramento
A Manaus Previdência convoca os aposentados e pensionistas da prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM), nascidos no mês de abril, para realizar o recadastramento e a prova de vida 2024, conforme a Lei nº 870/2005, que estabelece o ato, a ser feito anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. O recadastramento é simples e se faz necessário para manter os dados atualizados. A sua não realização dentro do prazo acarreta na suspensão legal do benefício previdenciário. “O recadastramento de aposentados e pensionistas atendidos pela Manaus Previdência atende a lei que deve ser cumprida anualmente pelo beneficiário. Não cumprir o ato, coloca o pagamento dos proventos sob risco de suspensão. Fique atento e, assim que iniciar o seu mês de aniversário, providencie o agendamento junto à autarquia para fazer o recadastro”, aponta a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon. Como fazer Para recadastrar, é preciso agendar o atendimento pelo call center da Manaus Previdência no (92) 3186-8000 ou WhatsApp (92) 98423-0900, das 8h às 14h. O serviço de recadastramento é realizado presencialmente na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul, e seguirá o calendário de aniversário do beneficiário. Documentação necessária Para se recadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço com o CEP. Se o recadastro for por meio de procuração, precisa apresentar o documento atualizado, com validade de seis meses, além de RG e CPF, documentos do representado e comprovante de endereço com o CEP. Impossibilidade No caso da impossibilidade de comparecimento do aposentado ou pensionista na sede da Manaus Previdência, é possível realizar o recadastro, por meio de um representante nomeado procurador. No caso de pessoas tuteladas, curateladas ou menores de idade, o recadastramento é feito somente pelo tutor, curador ou guardião e há ainda a opção de agendar uma visita domiciliar desde que comprovada a impossibilidade de locomoção. O prazo para a realização do recadastramento de quem estiver internado em unidade hospitalar poderá ser postergado por até 30 dias, a contar da data da respectiva alta, desde que apresentada, durante o mês de aniversário do segurado, declaração ou atestado médico comprovando a internação. Não residente em Manaus O recadastramento do aposentado ou pensionista não residente no município de Manaus, mas ainda no território brasileiro, poderá ser realizado por correspondência enviada à Manaus Previdência (avenida Constantino Nery, 2.480, bairro Chapada, CEP-69.050-001), com a documentação exigida, acrescida dos atestados de vida e residência, devidamente autenticados em cartório. É necessário, ainda, que se preencha o formulário “recadastramento anual” com reconhecimento de firma/assinatura em cartório, modelo disponível no site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/recadastramento/ e anexar os documentos pessoais, como a cópia autenticada do RG, do CPF e comprovante de residência. Os residentes fora do território nacional deverão enviar, via correspondência, a documentação exigida, acrescida das declarações de vida e residência emitidas por órgão de representação e/ou consular do Brasil, atestando ser residente naquele País. Foto: João Viana / Semcom Fonte
Operação Viagem Segura: Mais de 28 mil pessoas deixaram Manaus por transporte intermunicipal na Semana Santa
Durante o período da Semana Santa, a Operação Viagem Segura, coordenada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), registrou o fluxo de 28 mil pessoas que deixaram Manaus com destino ao interior do Amazonas, durante os dias 27 a 31 de março, por meio do transporte intermunicipal de passageiros. Durante cinco dias de intensa fiscalização, a operação registrou um total de 28.976 passageiros que utilizaram os serviços de transporte rodoviário e hidroviário. No rodoviário, foram contabilizados 13.240 passageiros, distribuídos entre os postos de fiscalização, com destaque para a Rodoviária de Manaus, seguido pela Ponte Jornalista Phelippe Daou. Os destinos mais procurados pelos passageiros foram Rio Preto da Eva e Iranduba. E no transporte hidroviário, a operação registrou um total de 15.736 passageiros. Os postos de fiscalização do Porto da Ceasa, Porto de Manaus e Manaus Moderna foram os mais movimentados nesses dias. Os destinos mais procurados pelos passageiros foram Careiro da Várzea, Parintins, Tefé e Coari. A Operação Viagem Segura durante a Semana Santa foi fundamental para garantir que os passageiros viajassem com segurança e tranquilidade, cumprindo todas as normas e regulamentos estabelecidos para o transporte intermunicipal no Amazonas. “O compromisso do Governo do Amazonas, através da Arsepam, é assegurar a segurança e qualidade dos serviços de transporte intermunicipal”, afirmou o presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar. A Operação Viagem Segura foi realizada em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). FOTOS: Herlam Gloria / Arsepam Fonte
Sine Manaus oferta 287 vagas de emprego nesta segunda-feira, 1º/4
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 287 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, 1º/4, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 60 1 vaga – Estágio de Pizzaiolo Escolaridade – ensino superior incompleto em gastronomia; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – cursar a faculdade no período diurno, estar cursando no 1° ou 2° período e ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar no setor de serviços de alimentação; manipular alimentos in natura para processá-los; verificar a qualidade dos alimentos; observar normas técnicas de higiene e segurança para minimizar riscos de contaminação e controlar desperdícios. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Estágio de Auxiliar de Expedição Escolaridade – ensino superior incompleto em administração; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – cursar a faculdade no período diurno, estar cursando no 1° ou 2° período e ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos; fazer os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques; distribuir produtos e materiais a serem expedidos; organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados, preservando o estoque limpo e organizado; empacotar e desempacotar produtos; realizar expedição de materiais e produtos; providenciar despachos e auxiliar no processo de logística. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Estágio de Auxiliar de Telemarketing Escolaridade – ensino superior incompleto em administração; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – cursar a faculdade no período diurno, estar cursando no 1° ou 2° período e ter documentação completa; Atividades – atender usuários; oferecer serviços e produtos; prestar serviços técnicos especializados; realizar pesquisas, serviços de cobrança e cadastramento de clientes via teleatendimento; seguir scripts e roteiros planejados para captar, reter ou recuperar clientes. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em segurança eletrônica e documentação completa; Atividades – vender mercadorias em estabelecimentos do comércio varejista ou atacadista, auxiliando os clientes na escolha; registrar entrada e saída de mercadorias; promover a venda de mercadorias e demonstrar seu funcionamento; informar sobre as qualidades e vantagens dos produtos; expor mercadorias de forma atrativa, em pontos estratégicos de vendas; prestar serviços aos clientes, como troca de mercadorias, abastecimento de veículos e outros serviços correlatos; fazer inventário de mercadorias para reposição; elaborar relatórios de vendas, promoções, demonstrações e pesquisa de preços. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 7 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – limpar e conservar banheiros e demais ambientes internos e externos, executando limpeza úmida e seca; realizar coleta de lixo comum e reciclável; limpar portas e janelas de vidro, paredes e teto; cuidar dos vasos de plantas internas; varrer ambientes externos, coletando folhas secas e buscando contribuir para manter o ambiente agradável; limpar cozinhas, área de serviço, garagens, pátios, assoalhos, móveis, carpetes e tapetes, abastecendo os ambientes com materiais. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 20 vagas – Almoxarife I Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-11, operador de empilhadeira, informática básica, controle de estoque e técnicas de inventários; ter documentação completa; Atividades – auxiliar na realização de tarefas operacionais e relacionadas ao processo de produção. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 15 vagas – Almoxarife II Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos de NR-11, operador de empilhadeira, informática básica, controle de estoque e técnicas de inventários; ter documentação completa; Atividades – auxiliar na realização de tarefas operacionais e relacionadas ao processo de produção. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Atendente de Lanchonete Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – atuar na preparação de lanches, na manipulação de máquinas de café e na extração de bebidas quentes (café e chá); receber pagamentos dos clientes no caixa. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar Administrativo Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir nas proximidades do bairro Armando Mendes, ter conhecimento em pacote Office e documentação completa; Atividades – executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender fornecedores e clientes; prestar informações sobre produtos e serviços; gerenciar documentos variados, preparar relatórios e planilhas. Disponível até 01/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa
Vanessa da Mata e David Assayag na inauguração do mirante Lúcia Almeida
No próximo dia 4, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizará a entrega do mirante Lúcia Almeida e do largo de São Vicente, duas das maiores obras de reabilitação do centro histórico, na primeira fase do programa “Nosso Centro”. E, para esta grande inauguração, a prefeitura terá shows da cantora Vanessa da Mata, atração nacional, e do cantor David Assayag, artista regional. Os shows serão realizados a partir das 18h, no estacionamento do largo de São Vicente, iniciando com apresentação de David Assayag. Em seguida, será a vez de Vanessa da Mata subir ao palco, para apresentação da turnê de seu novo álbum “Vem Doce”. “Alô, Manaus, estou muito feliz por estar aí no dia 4 de abril, agora, fazendo um show especial para inaugurarmos um local lindo, o complexo mirante Lúcia Almeida, enriquecendo ainda mais Manaus. Não percam o show “Vem Doce”, até já”, disse a cantora, por meio das redes sociais. Mirante O mirante Lúcia Almeida é o primeiro espaço público vertical da cidade, intervenção que tem projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e recursos da própria prefeitura. O prédio tem mais de 5 mil metros de área construída, 58 metros de comprimento e quatro andares (térreo e mais três pavimentos). O que antes era uma área degradada e em situação de abandono, com imóveis vazios, após a obra se transformou em área que terá impacto na vivacidade do Centro, com quatro estruturas: o mirante Lúcia Almeida, largo de São Sebastião, casarão Thiago de Mello e píer turístico. Operações comerciais A prefeitura promove a ocupação não só artística, cultural e pública do mirante, mas também comercial, tendo licitado diversas operações para a diversificação do novo espaço. A base do “Nosso Centro” envolve ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com três etapas de implantação. A partir de concorrência pública, o mirante terá permissionários, empresários, empreendedores e comerciantes, que vão atuar em lojas, quiosques, lanches e restaurantes. Acessibilidade As obras da primeira fase do programa “Nosso Centro” foram projetadas para atender uma ampla variedade de públicos, visitantes e residentes de todas as faixas etárias, além de turistas. Flexibilidade e acessibilidade são dois outros destaques pensados para o novo espaço público criado, no início da avenida 7 de Setembro, promovendo a democratização tanto da arquitetura quanto do acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs) e Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMRs). O Largo Com uma área totalmente criada onde antes existiam lotes abandonados e sem uso, o largo de São Vicente terá passagem apenas para pedestres, somando mais 3,5 mil metros quadrados de um ambiente para ser utilizado por todos. Ele é todo acessível e conecta as obras do “Nosso Centro”, tendo estacionamento exclusivo para portadores de necessidades especiais (PcDs), idosos, grávidas e afins. Sua construção manteve a ambiência do entorno, usando a pedra São Thomé em suas calçadas, ganhando paisagismo, bancos, sinalização, iluminação e mobiliário adequado para o conforto da população. Foto: João Viana/Semcom Fonte
Prefeitura intensifica ações de prevenção a acidentes
No dia de hoje, 28 de março, é comemorado o Dia Municipal de Prevenção e Combate a Acidentes de Trânsito de Manaus e a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que tem adotado medidas para reduzir o número de acidentes. Ações educativas, fiscalizações, implantações de obras de engenharia, além de outras atividades têm sido realizadas para prevenir sinistros de trânsito. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a cidade de Manaus registrou 436 acidentes de trânsito e, no ano passado, a capital contabilizou 464 acidentes. Desde o início deste ano, a cidade teve 62 vítimas fatais no trânsito. Ao aumentar a presença de agentes nos corredores viários, melhorar a sinalização e promover campanhas de conscientização, se espera uma diminuição no número de acidentes. Além disso, a medida busca engajar a comunidade, incentivando comportamentos mais seguros ao volante e a adoção de práticas de direção defensiva. A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre todos. Portanto, essa iniciativa não só demonstra o compromisso da prefeitura com a vida e a segurança dos munícipes, mas também serve como um chamado à ação para que todos contribuam para um trânsito mais seguro em Manaus. A meta é clara, reduzir o número de acidentes e garantir que a mobilidade urbana na cidade seja com segurança para todos. “A violência e a falta de respeito no trânsito é uma questão urgente que afeta a todos nós, seja diretamente ou através da perda de amigos e familiares. As estatísticas são claras e alarmantes, mas acreditamos que, juntos, podemos reverter esse cenário. Por meio de ações educativas, melhorias na infraestrutura urbana e o engajamento da comunidade, estamos trabalhando incansavelmente para reduzir o número de acidentes em nossas vias”, disse o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari. O Dia Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito é lembrado todo ano em 28 de março, de acordo com a Lei Municipal número 1.861 de 6 de maio de 2014. Foto: Divulgação / IMMU Fonte
Em cumprimento à decisão judicial, seis flutuantes são retirados do Igarapé Tarumã-Açu
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) realizou nos últimos dois dias, em cumprimento à decisão judicial, uma operação de retirada dos flutuantes irregulares localizados no Tarumã-Açu, em Manaus. Conforme última liminar vigente, a determinação é para retirada apenas de flutuantes previamente identificados como abandonados. Ao todo, já foram retirados 6 flutuantes, em dois dias de operação, a qual deve continuar pelos próximos dias. De acordo com o órgão ambiental, cerca de 16 flutuantes abandonados serão retirados durante a operação realizada por órgãos municipais, estaduais e federais e que tem previsão de ser concluída em três a cinco dias. O secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, fez um balanço do segundo dia de atividades no Tarumã-Açu. “Fechamos o segundo dia de operação no rio Tarumã-Açu, dando cumprimento a decisão da Vara Especializada do Meio Ambiente do Amazonas pra retirada das estruturas dos flutuares abandonados. Seguimos também com o levantamento da Semasc, para as famílias que residem sobre os flutuantes, para ver as demandas sociais e as necessidades dessas pessoas. Deixo agradecimento especial a equipe da SemmasClima e a todas as secretarias da estrutura da administração municipal que cuidam dessa missão”, finalizou. A operação conta com suporte do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Saúde (Semsa) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Procuradoria Geral do Município (PGM); Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Batalhão Ambiental; Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Marinha do Brasil, e também da concessionária Amazonas Energia. Ordem judicial A determinação para retirada dos flutuantes é do juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A realização da operação já havia sido anunciada pela Semmasclima no início do mês, quando foram instalados outdoors nas vias de acesso da marina do Davi e da praia Dourada. A nova liminar do processo n° 0056323-55.2010.8.04.0012, expedida na semana passada, suspendeu a retirada de flutuantes utilizados para lazer e hospedagem, fins comerciais e os usados como moradia. A Semmasclima, durante período de notificação dos proprietários de flutuantes realizada a partir do dia 29 de junho de 2023, identificou cerca de 900 flutuantes que seriam removidos, destes, cerca de 660 são destinados ao lazer, recreação e comércio, e cerca de 190 utilizados como moradia. Foto: Clóvis Miranda / Semcom Fonte
Quatro ocorrências foram registradas após as chuvas em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu quatro chamadas de ocorrências após as chuvas que atingiram a cidade no início desta manhã de quinta-feira, (28/03). As demandas foram recebidas pelo Disque 199, um canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC. As requisições foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas. Durante as chuvas que atingiram Manaus por volta das 7h, as equipes de campo atenderam ocorrências em diferentes zonas da cidade. Na zona Oeste, ocorreu um desabamento e uma erosão. Na zona Norte, também houve um desabamento. Na zona Centro-Oeste, foi registrado um tombamento de árvore. Canal de atendimento 24 horas Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas. É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas. Recomendações à população É importante que os residentes de Manaus estejam preparados para as condições climáticas e adotem as precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada, visando prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas. Foto: Reprodução Fonte
Interdições para obras no complexo viário Rei Pelé acontece neste fim de semana
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), anuncia intervenções viárias na rotatória do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade. As ações, previstas para ocorrerem nos dias 30 e 31, sábado e domingo, fazem parte da continuidade das obras de construção do complexo viário Rei Pelé, executadas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). No dia 30, a rotatória será parcialmente interditada no sentido da avenida Camapuã para a avenida Itaúba. A medida visa facilitar a execução das obras e, durante este período, apenas uma faixa estará disponível para o tráfego de veículos. No dia 31, além do trecho já interditado na avenida Camapuã, haverá interdição na avenida Autaz Mirim, sentido Centro/bairro, no trecho da avenida Brigadeiro Hilário Gurjão (Fuxico) até a rotatória do Produtor. Como rota alternativa, os motoristas serão desviados no Fuxico, seguindo até a rotatória do Jorge Teixeira, acessando em seguida a avenida Camapuã, o que permitirá o acesso à rotatória do produtor em direção ao bairro. Transporte público As rotas de ônibus serão afetadas pelas interdições, necessitando de desvios temporários: Linhas 062, 065, 066, 064, 092, Sentido Camapuã/Itaúba, segue itinerário normal até a avenida Camapuã, seguindo pela avenida Autaz Mirim no sentido bairro/Centro, acessa o retorno na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, acessar a rotatória do Jorge Teixeira, depois a avenida Itaúba, retomando a rota normal da rotatória do Produtor. Para a linha 064, após a avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, o itinerário segue pela rua das Papoulas, retomando ao trajeto normal subsequente. Obras No local, as equipes de obras darão continuidade ao transporte e implantação das vigas, etapa iniciada no último fim de semana. As peças são transportadas até o canteiro na rotatória do Produtor, onde é construído o elevado. O guindaste assume a função de içar as vigas e implantar até os pilares. No último sábado, 23/3, foram implantadas três vigas. Conforme o corpo técnico, o serviço foi postergado devido às fortes chuvas. As outras 18 peças serão implantadas neste fim de semana. As 21 vigas pré-moldadas servem de sustentação para as lajes que irão conduzir as cargas até os pilares, compondo a estrutura da edificação, com o objetivo de garantir o apoio da pista do viaduto. A prefeitura solicita a compreensão e cooperação dos motoristas e usuários do transporte público, destacando a importância destas obras para a melhoria da mobilidade urbana na região com a implantação do complexo viário Rei Pelé. Recomenda-se o uso de vias alternativas e a atenção às sinalizações de desvio e orientações dos agentes de trânsito, visando minimizar os impactos no tráfego e garantir a segurança de todos. Arte: Divulgação / IMMU – Foto: Reprodução Fonte
Prefeitura garante serviços essenciais à população no ponto facultativo e feriado da Semana Santa
Os serviços essenciais da Prefeitura de Manaus serão mantidos durante as datas comemorativas da Semana Santa, da Quinta-Feira Santa, 28/3, quando é ponto facultativo no município, até o Domingo de Páscoa, 31/3. Quatro serviços gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ficam à disposição da população todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. As unidades de horário ampliado da rede municipal não funcionarão no sábado, 30/3. Para acesso aos serviços básicos da Atenção Primária à Saúde, como vacinação do calendário básico, procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg) e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), população pode se dirigir à Clínica da Família Carmen Nicolau, aberta todos os dias, das 8h às 18h, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte. A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste da capital, funciona em regime de plantão 24 horas, todos os dias, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado para socorro em situações de emergência e urgência, pelo número 192. O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) mantém atendimento aos usuários das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437. Os demais estabelecimentos da rede municipal de saúde retomam as atividades regulares na segunda-feira, 1º/4. Assistência O SOS Funeral, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), também funcionará normalmente, 24 horas por dia. Pode-se entrar em contato com o serviço pelos números: 98842-2963 (WhatsApp) / 0800 280 8087 / 3215-2649 / 3631-9983. A solicitação do serviço também pode ser feita diretamente na sede da Semasc, na avenida Ayrão com avenida Ferreira Pena, no Centro. Feiras e mercado A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa que o mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, funciona das 6h às 17h, tanto na quinta-feira, 28/3, quanto no sábado, 30/3. No feriado da Sexta-Feira Santa e no domingo, o mercado abre somente das 6h às 12h. As feiras do Produtor, na zona Leste, e Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) funcionam, das 5h às 20h, na quinta-feira; na sexta-feira, das 5h às 12h e, no sábado e domingo, será mantido o horário normal, das 3h até as 17h. A feira municipal da Panair, bairro Educandos, zona Sul, abre as portas das 5h às 23h, na quinta-feira. Na sexta-feira, das 5h às 12h, sábado e domingo, horário normal. Sine Manaus A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos durante os dias 28 e 29 de março, em virtude do ponto facultativo e feriado religioso de Sexta-Feira da Paixão. As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 1°/4. Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Comércio A Semtepi divulga, ainda, que o shopping Phelippe Daou, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e galerias populares Espírito Santo e Remédios, Centro, zona Sul da capital, funcionarão das 8h às 17h, na quinta e sábado. No feriado de sexta, os espaços estarão fechados. — — — Texto – Divulgação/Semsa/Semasc/Semacc/Semtepi Fotos – Arquivo/Semcom Fonte
Obra de contenção de erosão chega a 90%
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), chega a 90% de execução da obra de contenção da erosão, que se formou no beco Aracuã, na comunidade Santa Inês, no Jorge Teixeira, zona Leste, e que se agravou com as fortes chuvas no período do carnaval, rompendo parte da pista. Nesta terça-feira, (26/03), a equipe trabalhou na contenção por rip-rap, onde são utilizadas 600 sacas com cimento e areia, e no plantio de 2 mil metros quadrados de gramado. Francine dos Santos, de 48 anos, relata quando aconteceu o deslizamento de terra. “Foi no período do carnaval que tudo aconteceu, com a forte chuva que estava caindo, a pista caiu e tudo isso desmoronou. O prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior vieram aqui e falaram que em 81 dias ia ficar pronto e agora com um mês está essa evolução. A comunidade até vem se reunir para tirar foto, parece um ponto turístico”, conta a moradora. A equipe realizou a escavação para recompor o talude do beco Aracuã, implantou a escada hidráulica e trabalhou no acabamento da escada de aproximadamente 30 metros. “Quando começamos a receber as demandas dos moradores sobre a erosão que se formou aqui e levou parte da pista, dificultando a passagem de ida e vinda deles e causando riscos aos moradores, viemos de forma imediata. Vimos o grau do problema e, diante da situação, o prefeito determinou de forma imediata a reestruturação em tempo hábil e aqui estamos com 90% de execução”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior. Foto: Marcio Melo / Seminf Fonte
Operação para retirada de flutuantes do Tarumã-Açu inicia em Manaus
Em cumprimento à decisão judicial, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) iniciou, nesta terça-feira, (26/03), a operação de retirada dos flutuantes irregulares localizados no Tarumã-Açu, em Manaus. Conforme liminar vigente, a nova determinação é para retirada apenas de flutuantes previamente identificados como abandonados. De acordo com a Semmasclima, cerca de 20 flutuantes neste estado serão retirados durante a operação realizada por órgãos municipais, estaduais e federais e que tem previsão de ser concluída em três a cinco dias. O secretário da Semmasclima, Antônio Stroski, explicou como será executada a operação e também qual será a destinação do material recolhido. Uma balsa será utilizada para recolhimento de todo material destruído. “Em mais ou menos três a cinco dias de operação a gente atende esses flutuantes que estão em situação de abandono. Mas a gente também pensou na destinação dos materiais recolhidos. Aquilo que for possível aproveitamento, a gente vai direcionar, seja para obras públicas, ações e intervenções que serão feitas pela prefeitura”, disse o secretário. Ele também informou que a ação conta com o auxílio do caminhão limpa-fossa para o esgotamento sanitário, caso seja necessário, pois o objetivo da operação é realizar a retirada de todo material dos flutuantes sem deixar qualquer resíduo no espelho d’água. A operação conta com suporte do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Saúde (Semsa) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); Procuradoria-Geral do Município (PGM); Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Batalhão Ambiental; Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Marinha do Brasil, e também da concessionária Amazonas Energia. O suporte do governo do Amazonas na operação é dado pela PMAM, por meio do Batalhão Ambiental. “A missão da Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental, é fazer a segurança, o patrulhamento fluvial, para evitar que aconteça alguma ocorrência policial. Nós montamos duas lanchas, uma de transporte de tropa que vai atuar com a tropa do Choque e da Rocam, e nós temos uma lancha de patrulhamento fluvial que a nossa equipe geralmente monta com seis policiais que vai ficar patrulhando o entorno da operação”, informou o major Victor Melo, comandante do Batalhão Ambiental. Ordem judicial A determinação para retirada dos flutuantes é do juiz Moacir Pereira Batista, da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A realização da operação já havia sido anunciada pela Semmasclima no início do mês, quando foram instalados outdoors nas vias de acesso da marina do Davi e da praia Dourada. A nova liminar do processo n° 0056323-55.2010.8.04.0012, expedida na semana passada, suspendeu a retirada de flutuantes utilizados para lazer e hospedagem, fins comerciais e os usados como moradia. A Semmasclima, durante período de notificação dos proprietários de flutuantes realizada a partir do dia 29 de junho de 2023, identificou cerca de 900 flutuantes que seriam removidos, destes, cerca de 660 são destinados ao lazer, recreação e comércio, e cerca de 190 utilizados como moradia. Foto: Clóvis Miranda / Semcom Fonte