Secretário anuncia estender soluções para ‘gargalos’ no trânsito em Manaus

Durante vistoria à obra de alargamento, nesta quarta-feira, (20/03), na avenida General Rodrigo Otávio, no Japiim, zona Sul, o secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, anunciou a pretensão de estender soluções aos “gargalos” no trânsito a outras zonas da capital. “Juntamente com a equipe técnica de Engenharia de Trânsito, Seminf e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, montamos o programa ‘Circula Manaus’, por determinação do prefeito David Almeida, para atender 26 pontos que receberão intervenções viárias como essa, de alargamento da avenida. São soluções que vão melhorar o trânsito e otimizar em pelo menos 30 minutos o tempo do condutor na rua”, explica Renato Junior. A obra na avenida General Rodrigo Otávio iniciou no último fim de semana. Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Manaus, por meio da Seminf, atua no canteiro central, abrindo espaço para a implantação de uma nova faixa de desaceleração. O reaterro de 70 metros ao lado do canteiro foi finalizado com “farofa”, uma mistura de cimento com areia. “A medida é para que os carros possam fluir e circular melhor. No canteiro central da avenida em frente à feira do Japiim, nós estamos fazendo uma faixa de desaceleração. Com isso, esse congestionamento, que demora de 20 a 30 minutos pela parte da manhã, será diminuído”, afirma o secretário de Obras. O titular da Seminf estima que o prazo para conclusão da obra seja curto. “Esse é um projeto que, normalmente, demoraria uns dois meses. Mas, estamos fazendo pela administração direta, sem envolver contrato com empresa terceirizada, e acredito que nas próximas três semanas nós finalizaremos 100% essa obra”, garante. Conforme o secretário, a intervenção surge após estudos de engenharia de tráfego na área. “A Prefeitura de Manaus foi em busca de tecnologia, aplicativos alemães que ajudam a encontrar uma solução rápida para o trânsito da cidade de Manaus. Estamos buscando apoio e suporte técnico em outros estados e unindo ao nosso estudo de mobilidade urbana. Cabe à Seminf executar essa obra, por isso estamos dia e noite por aqui”, afirma. Foto: Carlos Oliveira / Seminf Fonte

Prefeitura de Manaus realiza visita técnica de alinhamento para inauguração do mirante Lúcia Almeida, no Centro Histórico

A prefeitura definiu o dia 4 de abril como a data de inauguração do mirante Lúcia Almeida, construído na primeira etapa do programa “Nosso Centro”, de revitalização da área central de Manaus. Com o objetivo de alinhar os detalhes para a entrega, representantes dos órgãos da administração municipal realizaram visita técnica ao local na tarde desta terça-feira, (19/03). O espaço, que já é considerado o mais novo “cartão-postal” da cidade, que irá movimentar o Centro Histórico. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Reginei Rodrigues, convidou a população a prestigiar a entrega da obra, com expectativa de um grande público. “É o melhor e mais bonito prédio construído pela prefeitura, na gestão do prefeito David Almeida, e estimamos um público de quatro mil pessoas presentes na inauguração”, projetou Rodrigues. Presente na reunião, o titular do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, reforçou a importância dos detalhes para a operacionalização do evento junto às pastas municipais parceiras. “Esse evento terá repercussão nacional, requer uma logística muito forte e estamos aqui, com todas as secretarias envolvidas com a logística do evento. Estamos mapeando todos os cantos, todas as interseções, todos os fluxos. Teremos contagem de público para que não extrapole a quantidade admitida no evento, para que não comprometa a segurança dos frequentadores. É um caderno de encargos significativo que envolve uma quantidade de servidores públicos comprometidos para oferecer o melhor para a cidade de Manaus”, explicou Valente. O diretor-presidente do Implurb ressaltou a entrega do mirante como o primeiro passo para a renovar o fluxo no Centro Histórico. “É o primeiro empreendimento da administração do prefeito David Almeida voltado para reabilitação do centro da cidade de Manaus. Estamos comprometidos em oferecer um grande evento e temos certeza que todo cidadão manauara que participar dessa inauguração no dia 4 vai ficar muito e feliz e orgulhoso de ser manauara e de estar presente nesse dia histórico”, apostou o titular da pasta de Planejamento Urbano. Participaram da visita técnica representantes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e o Centro de Cooperação da Cidade (CCC). Foto: Clóvis Miranda / Semcom Fonte

Sine Manaus oferta 422 vagas de emprego nesta quarta-feira, 20/3

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 422 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quarta-feira, (20/03), de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 86 1 vaga – Auxiliar Administrativo – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – prestar apoio à área de departamento pessoal (controle de ponto, formulários de portaria e escalas; preenchimento de formulário e planilhas; recebimento de notas fiscais). Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 25 vagas – Ajudante de Carga e Descarga Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – auxiliar na separação de materiais para carga e descarga. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Armazém Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – planejar as atividades operacionais de empresas de armazenamento, distribuição, transportes, comunicações e logística; administrar equipes, gerenciar recursos materiais e financeiros da área; controlar o processo operacional e avaliar seus resultados; providenciar meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; buscar novas tecnologias e assessorar a diretoria e setores da empresa. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Serviços Gerais Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar na compra, distribuição e controle de materiais e produtos de limpeza disponibilizados para os funcionários em suas tarefas; passar orientações, treinar e acompanhar a execução dos serviços. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Almoxarifado Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – planejar as atividades operacionais: recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos; realizar lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlar os estoques; distribuir produtos e materiais a serem expedidos; organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Manutenção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria; substituir, trocar, limpar, reparar e instalar peças, componentes e equipamentos; conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios e tratar de piscinas; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Manutenção Portuária Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – monitorar as tarefas diárias de um setor ou área específica da empresa; participar em planos, intervenção e sugestão de melhorias relacionadas aos procedimentos operacionais com o propósito de que as atribuições sejam feitas em conformidade com as normas e leis internas e externas; realizar visitas operacionais; participar de reuniões operacionais; fiscalizar o posto de serviço; fazer a supervisão de equipes, controlar escalas de trabalho e fazer cumprir cronograma de atividades. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Supervisor Operacional Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar, desenvolver, acompanhar, programar e distribuir os serviços em sua área de atuação; fiscalizar e orientar; realizar manutenção com solda e elétrica. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Agente de Portaria – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter curso de Agente de Portaria e documentação completa; Atividades – zelar pela guarda do patrimônio e exercer a vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras anormalidades; controlar fluxo de pessoas, identificando e encaminhando para os lugares desejados; escoltar pessoas e mercadorias; fazer manutenções simples nos locais de trabalho. Disponível até 20/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Artífice de Manutenção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de NR-10 ou NR-35; ter documentação completa; Atividades – identificar as instalações hidro sanitárias, esgoto a vácuo e aquecedores a gás; executar as instalações hidrossanitárias e de esgoto a vácuo em PVC, CPVC, cobre e ferro, e de bombas do sistema hidro sanitárias e esgoto a

Procon Manaus e Águas de Manaus iniciam funcionamento do novo guichê para atendimento

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), juntamente com a concessionária Águas de Manaus, deu início, na segunda-feira, (18/03), ao funcionamento do novo guichê da concessionária nas dependências do prédio da autarquia, localizado no shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte da cidade. A proposta consiste em oferecer um atendimento inicial antes de formalizar uma reclamação, o que ajudará a resolver problemas de forma mais rápida e eficaz. “A presença da concessionária dentro do Procon proporcionará uma maior comodidade aos consumidores, pois poderão resolver questões relacionadas aos serviços de água e esgoto em um único local. Isso facilita significativamente a vida do consumidor, economizando tempo e reduzindo possíveis transtornos. Além disso, reforça o compromisso conjunto com a defesa dos direitos do consumidor”, declarou a gerente de atendimento do Procon Manaus, Rafaella Wollter. No guichê serão fornecidas orientações, troca de titularidade, negociação de débitos flexível, cadastro na Tarifa Manauara e Tarifa 10, atualização cadastral, segunda via, solicitação de ligação nova, religação, de vistoria, de instalação de hidrômetros, além de pagamento de faturas (cartão). Não é necessário agendamento para ser atendido(a) nos guichês do Procon Manaus. O consumidor deve apresentar documento com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência e o documento referente ao serviço solicitado (conta de água/esgoto). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Foto: Divulgação / Semcom Fonte

Prefeitura realiza manutenção da arborização em trecho da avenida Djalma Batista

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), iniciou, no último domingo, (17/03), mais uma ação de manutenção da arborização na cidade. Desta vez, a equipe do departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima (DEARS) atuou no trecho da avenida Djalma Batista compreendido entre a avenida Álvaro Maia e o Parque Ponte dos Bilhares, zona Centro-Sul da cidade. O objetivo do trabalho é realizar a manutenção dos ipês que já se encontram plantados no canteiro central da avenida, com podas, adubação e fixação de tutores. Também foi dado início ao plantio de cem novas mudas de ipê, em locais onde houve perda ou não desenvolvimento da espécie plantada anteriormente na via. Segundo o titular da Semmasclima, Antonio Stroski, todas essas ações integram um projeto global da gestão. “O órgão ambiental da prefeitura segue a determinação do prefeito David Almeida de tornar Manaus uma das cidades mais arborizadas do país, além de todas as outras missões da pauta ambiental da cidade”, destacou o secretário. O diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga, explicou como acontece a manutenção. “As ações de manejo da arborização pública de Manaus são contínuas, realizadas ao longo de todo o ano e intensificadas no período chuvoso, no qual os plantios têm maior chance de sucesso”, relatou. Manejo da arborização pública A Semmasclima é o órgão da prefeitura responsável pela arborização da capital amazonense. Ao longo de todo o ano, são realizados os serviços de produção, plantio e doação de mudas e a manutenção da arborização pública, com podas, adubação e fixação de tutores, que é como são chamados os acessórios utilizados para auxiliar no equilíbrio e crescimento de mudas. Só no mês de janeiro de 2024, por exemplo, foram realizadas oito ações de plantio e manutenção da arborização, com 320 mudas plantadas em áreas de recuperação, canteiros centrais e passeios públicos. A produção de mudas naquele mês foi de 6.880 unidades. Já a distribuição gratuita e itinerante de mudas chegou ao número de 4.171, entre plantas frutíferas, ornamentais, medicinais e arbóreas, em ações semanais realizadas em bairros e zonas distintas da cidade. Em janeiro, os bairros contemplados foram Nova Esperança, Tancredo Neves, Parque Dez de Novembro e Monte das Oliveiras – nas zonas Centro-Oeste, Leste, Centro-Sul e Norte, respectivamente. Foto: João Vianna / Semcom Fonte

Sine Manaus oferta 454 vagas de emprego nesta terça-feira, 19/03

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 454 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, (19/03), de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 133 3 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na indústria e documentação completa; Atividades – limpar ambientes internos e externos, executando limpeza úmida e seca; limpar e conservar limpo banheiros e outros ambientes de higiene pessoal; executar a coleta de lixo comum e reciclável; limpar portas e janelas de vidro, paredes e teto; cuidar dos vasos de plantas internas; varrer ambientes externos, coletando folhas secas, buscando contribuir para manter o ambiente agradável; limpar cozinhas, área de serviço, garagens e pátios, assoalhos e móveis, carpetes e tapetes; abastecer os ambientes com materiais. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Supervisor Administrativo Escolaridade – ensino superior completo ou cursando administração; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – garantir que as operações da organização estejam alinhadas com os planos estratégicos da empresa; supervisionar os processos administrativos e financeiros, acompanhando os resultados mensais e fazendo as correções necessárias. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Manutenção Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos na área e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – ajudar na manutenção preventiva e corretiva de quadros elétricos, cabines primárias, geradores de energia elétrica, no-breaks, equipamentos de ar condicionado, manutenção mecânica e hidráulica; realizar atividades de pintura, alvenaria, locomoção de móveis; acompanhar prestadores de serviço de manutenção. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Soldador Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de soldador, habilidade para soldar eletrodo revestido e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – fazer corte de peças metálicas, soldar em aço carbono e aço inox, furos, chapas e equipamentos, utilizando processos de soldagem e corte, como eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Serralheiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de serralheiro e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – montar portas e esquadrias; finalizar serviços como desmonte de andaimes, limpeza e lubrificação de fôrmas metálicas, seleção de materiais reutilizáveis, armazenamento de peças e equipamentos. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Pedreiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Operador de Máquina Sacoleira Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – quatro meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – operar máquina sacoleira, verificar o balão, solda, alça e ajuste de tamanho. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Mecânico de Equipamentos Industriais Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos na área e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – instalar, reparar e realizar manutenção de máquinas em fábricas de diferentes portes. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Borracheiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo de validade e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar manutenção de equipamentos; montagem e desmontagem de pneus e alinhamento; controlar vida útil e utilização de pneus. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 20 vagas – Assistente de Loja Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – receber e conferir produtos e mercadorias; lançar itens no estoque; receber pagamentos de clientes; fechar caixa, lançar contas a pagar e receber e organizar o malote. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Auxiliar de Logística Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar controle de entrada e saída de mercadorias do estoque; participar do processo de emissão de nota fiscal; realizar o controle das entregas que são realizadas pela frota. Disponível até 19/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em operação de máquina lavadora e tratamento de piso; ter documentação

Demolições administrativas na capital por obstruções urbanas têm alta de 200% no bimestre de 2024

No primeiro bimestre de 2024, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), apresentou alta de 200% nas demolições administrativas para fazer correções no tecido urbano, especialmente atuando em desobstrução de logradouros públicos da cidade, liberando áreas públicas. De janeiro a fevereiro, foram realizadas pela Divisão de Controle, na Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), seis ações de demolição no período, contra apenas duas notificadas em 2023. Das mais de 60 obstruções e irregularidades de logradouros e calçadas, houve aumento de 46% na aplicação de autuações, somando 22 multas, contra 15 do ano anterior. As notificações da GFP também tiveram incremento de 60% no bimestre, somando 272 ocorrências. Em 2023, foram 170 registros. As ações fiscais são da Divisão de Controle, divididas em Gerência de Postura (GFP) e Gerência de Fiscalização de Obra (GFO). As fiscalizações envolvem desde obstrução de logradouro, construção em calçadas públicas, obras irregulares e sem licença, terrenos abandonados e baldios, depredação de logradouro, ausência de Habite-se, entre outras. Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque Denúncia, o (92) 3673-9305 e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, para o disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br. “A população é um grande canal de apoio ao nosso trabalho, servindo de fiscal de irregularidades, estando nas ruas, sendo parte fundamental no processo de combate às ilegalidades e obras sem licença que prejudicam a todos. E alertamos para o cuidado com as áreas públicas, que não podem ser ocupadas. Nem se pode construir ou obstruir calçadas e até mesmo as ruas, impedindo o livre ir e vir das pessoas, prejudicando a todos”, destacou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Dicon, por meio de denúncias formalizadas, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas, além de plantões noturnos e nos finais de semana para integrar operações. Foto: Semcom e Divulgação Fonte

Prefeitura alerta para segurança no distanciamento de embarcações na praia da Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça os alertas de segurança à população e à salvaguarda da vida, reafirmando os protocolos e medidas do uso correto da praia do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, com o distanciamento de embarcações, como barcos, lanchas e jet ski, que deve ser de 200 metros. A Capitania dos Portos foi acionada, na manhã deste domingo, (17/03), em razão de uma embarcação do tipo recreio ter sido localizada atracada na praia, nas proximidades de um hotel às margens do rio. Situações de risco são verificadas e acompanhadas pela comissão que atua na gestão do parque, fazendo inclusive o acionamento da Marinha do Brasil. Não é permitido fazer atracação de embarcações na faixa de areia do balneário. “Todos que usam barcos e jet ski nas proximidades da Ponta Negra devem manter uma distância determinada e evitar colocar os banhistas e a si próprios em qualquer situação de risco. Nossa maior preocupação é a segurança de todos que frequentam o complexo e a praia. E quando necessário sempre acionamos a capitania e a Marinha”, disse o subcoordenador da comissão do parque, Alberto Maciel. Denúncias Para informações, denúncias ou orientações, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental coloca à disposição da população os números (92) 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, e 185 (Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais). As inspeções ocorrem, principalmente, na região do Tarumã e nos principais pontos turísticos como Ponta Negra, praia da Lua, praia do Tupé, praia Dourada e Prainha. Além das atividades de fiscalização, os militares conscientizam e orientam os motonautas e embarcações quanto ao cuidado com os banhistas, mantendo a distância de 200 metros das praias, conforme as Normas da Autoridade Marítima (Normam 03 e 07 /DPC) e a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas (Normam 03 e 05/DPC). Durante as fiscalizações, são verificados aspectos como documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, material de salvatagem (coletes, bóias, extintores de incêndio, entre outros), além do limite da lotação da embarcação. Nas abordagens, rotineiramente os inspetores navais ressaltam a importância do uso de equipamentos de segurança necessários para uma navegação segura, como o colete salva-vidas. Proibições A coordenação do complexo turístico Ponta Negra alerta para a segurança e o bom uso do espaço, lembrando os itens proibidos no parque para os frequentadores atenderem as normas de convivência no espaço público. Garrafas de vidro são proibidas na praia por questões de segurança, por serem perfurocortantes. Em média, a comissão que atua na gestão do complexo tem feito a apreensão e recolhido entre 150 e 180 garrafas por semana. Os permissionários que trabalham no complexo são proibidos, por contrato, de vender bebidas engarrafadas em vidro. A orientação é que o público frequentador não leve para o espaço, garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos. A indicação é que façam uso de garrafas plásticas para transportar bebidas. A comissão que coordena a gestão do parque faz diversas abordagens orientando e apreendendo os objetos proibidos. O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras. “Solicitamos ainda que pessoas com seus cães de estimação não entrem no rio com os animais. O espaço é público e muitos frequentadores ficam incomodados em tomar banho com cachorros ao lado. A segurança e o bem-estar de todos são nossas maiores preocupações”, afirmou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel. Acesso O acesso à praia do complexo é permitido de segunda a domingo, até as 17h. A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações. Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, atuam para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário. Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O horário visa o bom uso da praia, uma vez que a visibilidade no rio Negro, de águas escuras, fica prejudicada com o anoitecer. Os salva-vidas estão no local até as 17h. Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene. Foto: Arquivo /Semcom e Divulgação  Fonte

Sine Manaus oferta 416 vagas de emprego nesta segunda-feira, 18/3

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 416 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, (18/03), de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 136 1 vaga – Carpinteiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – planejar trabalho de carpintaria; preparar canteiro de obras e montar formas metálicas; confeccionar formas de madeira e forro de laje (painéis); construir andaimes, proteção de madeira e estruturas de madeira para telhado; escorar lajes das pontes, viadutos e grandes vãos; montar portas e esquadrias; finalizar serviços como desmonte de andaimes, limpeza e lubrificação. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Encarregado de Elétrica Escolaridade – ensino superior completo em engenharia elétrica; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – planejar, construir, instalar, ampliar e reparar redes e linhas elétricas de alta e baixa tensão, linhas e redes de telecomunicação, rede de comunicação de dados e linhas de transmissão de energia de tração de veículos; instalar equipamentos e localizar defeitos. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Pedreiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – organizar e preparar o local de trabalho na obra; construir fundações e estruturas de alvenaria; aplicar revestimentos e contrapisos. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Encarregado Civil Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – supervisionar equipes de trabalhadores da construção civil que atuam em usinas de concreto, canteiros de obras civis e ferrovias; elaborar documentação técnica e controlar recursos produtivos da obra; controlar padrões produtivos da obra, como inspeção da qualidade dos materiais e insumos utilizados e orientação. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 8 vagas – Ajudante de Obras Escolaridade – ensino fundamental incompleto; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – demolir edificações de concreto, alvenaria e outras estruturas; preparar canteiros de obras, limpando a área e compactando solos; efetuar manutenção de primeiro nível, limpando máquinas e ferramentas, verificando condições dos equipamentos e reparando eventuais defeitos mecânicos; realizar escavações e preparar massa de concreto e outros materiais. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Serviços Gerais Escolaridade – ensino fundamental incompleto; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – preparar refeições; prestar assistência às pessoas; limpar e organizar roupas e calçados; colaborar na administração da casa, conforme orientações recebidas; realizar arrumação ou faxina; cuidar de plantas do ambiente interno e de animais domésticos. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Auxiliar de Eletricista Escolaridade – ensino técnico de eletricista; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – planejar, construir, instalar, ampliar e reparar redes e linhas elétricas de alta e baixa tensão, linhas e redes de telecomunicação, rede de comunicação de dados e linhas de transmissão de energia de tração de veículos; instalar equipamentos e localizam defeitos. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Eletricista Escolaridade – ensino técnico de eletricista; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); vaga para trabalhar no município de Iranduba (AM), a empresa disponibilizará condução (ida e volta); Atividades – planejar, construir, instalar, ampliar e reparar redes e linhas elétricas de alta e baixa tensão, linhas e redes de telecomunicação, rede de comunicação de dados e linhas de transmissão de energia de tração de veículos; instalar equipamentos e localizam defeitos. Disponível até 18/03/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Tradutor de Libras Escolaridade – ensino superior completo em línguas de sinais; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos com extensão em Libras e documentação completa; Atividades – traduzir e interpretar a língua de sinais para a língua

Prefeitura inicia alargamento e implantação de nova pista na avenida General Rodrigo Otávio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, neste sábado, (16/03), o alargamento e a implantação de uma nova pista de desaceleração, em trecho de 70 metros, avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, próximo à “Lagoa do Japiim”, zona Sul da capital.  A intervenção é para sanar a retenção de veículos em horário de pico do trânsito. A obra inicia próximo à “Lagoa do Japiim” e segue até a feira municipal do bairro.  Com a mudança, a avenida terá três faixas de via contínua no sentido Centro-bairro. No sentido bairro-Centro, será criada uma faixa exclusiva para acesso às ruas vicinais do bairro Japiim.  “Essa gestão tem a preocupação de minimizar esses gargalos no trânsito que a população enfrenta há anos. Essa área da avenida Rodrigo Otávio é bem movimentada e fica congestionada, atrasando quem precisa circular por aqui, para chegar em seu destino. O prefeito David Almeida determinou, de forma imediata, o alargamento do trecho, com a criação de uma nova faixa que irá facilitar a rotatória dos veículos”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.  O primeiro passo é a demolição das calçadas, para, na sequência, preparar a base, fazer o reassentamento da calçada, sarjeta e meio-fio. Por fim, a aplicação de asfalto e a sinalização horizontal e vertical. O trabalho deve durar em torno de 15 dias, a depender da trégua das chuvas. Foto: Carlos Oliveira / Seminf Fonte

‘Sine nos Bairros’ realiza atendimento itinerante no bairro Tarumã

A população terá acesso aos serviços itinerantes do Sine Manaus, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, a partir das 8h deste sábado, (16/03). O projeto “Sine nos Bairros” é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). O atendimento acontecerá na Igreja Assembleia de Deus do Amazonas, na rua Surucuá, nº 834, bairro Tarumã. Os serviços são totalmente gratuitos, com vagas de emprego, orientações sobre a CTPS digital e seguro-desemprego, além do cadastramento para se candidatar a uma oportunidade de emprego. A ação tem como objetivo alcançar os moradores das zonas de difícil acesso. “Nosso compromisso é proporcionar mais ações que saiam dos prédios da Prefeitura de Manaus, para atender os cidadãos na ponta”, destacou o titular da Semtepi, Radyr Júnior. Os candidatos devem comparecer aos locais mencionados munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. Foto: Clóvis Miranda/Arquivo Semcom Fonte

No Puraquequara, balsa pega fogo e vários veículos são destruídos – VEJA O VÍDEO 

Na manhã dessa sexta-feira (15), um incêndio de grandes proporções atingiu uma balsa em porto privado no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.  A fumaça do incêndio pôde ser vista há uma longa de distância por moradores da localidade.  Ainda não se sabe a causa do incêndio. O corpo de bombeiro já está no local e em breve deve divulgar mais informações sobre a ocorrência.  Fonte

Prefeitura lembra que prazo para pagamento do IPTU com desconto e concorrendo a prêmios encerra nesta sexta-feira, 15/03

Termina nesta sexta-feira, (15/03), o prazo para o pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbano (IPTU) 2024 com descontos e direito a concorrer a prêmios em dinheiro, que podem chegar a R$ 500 mil. A Prefeitura de Manaus lembra que os contribuintes, proprietários de imóveis prediais e territoriais de uso residencial ou misto, poderão optar em pagar o imposto com desconto de 10% sobre a cota única. Já para os imóveis de uso não residencial o desconto será de 20%. “Os recursos do IPTU são destinados a todos os segmentos da iniciativa pública. Além de contribuir com a Prefeitura, o contribuinte que pagar sua cota única pode ser um dos contemplados na campanha IPTU Premiado”, enfatizou o secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire. De acordo com o gestor, o contribuinte que optar pelo pagamento parcelado do IPTU também concorre aos prêmios mensais, que variam de R$ 5 mil a R$ 40 mil. Nesse caso, a primeira parcela também vence nesta sexta-feira, (15/03). “Teremos, ainda, o prêmio especial de final de ano, no valor de R$ 300 mil, para os contribuintes que estiverem totalmente adimplentes. Exerça sua cidadania e pague seu IPTU em dia para concorrer a prêmios”, concluiu. Os contribuintes que, por algum motivo, ainda não receberam seus carnês do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) deste ano, podem facilmente emitir uma segunda via por meio do portal https://manausatende.manaus.am.gov.br. Foto: Divulgação / Semcom Fonte

Prefeitura intensifica ações para garantir a mobilidade urbana com operações nas zonas Sul e Centro-Sul

Em um esforço contínuo para melhorar a mobilidade urbana e assegurar a acessibilidade nas calçadas e vias da cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou duas operações, nesta quinta-feira, (14/03), para proporcionar fluidez viária e segurança aos pedestres. Realizada na avenida Tefé, localizada na zona Sul, a operação “Calçada Livre” teve como objetivo remover obstáculos e objetos que impediam a livre circulação dos pedestres nas calçadas. Dentre os itens apreendidos estavam pneus, placas publicitárias e outros objetos que ocupavam indevidamente o espaço destinado aos pedestres. Esta ação reflete o compromisso da prefeitura em garantir que as calçadas da cidade sejam seguras e acessíveis para todos, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. Paralelamente, na zona Centro-Sul, uma operação focada em coibir o estacionamento irregular resultou na remoção de três veículos e na autuação de outros sete por estacionamento em locais proibidos. Esta iniciativa visa melhorar o fluxo de tráfego e assegurar que as vias estejam desobstruídas para veículos de emergência, transporte público e fluidez viária. O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, ressaltou a importância dessas ações para a cidade. “Estas operações demonstram nosso compromisso em promover uma mobilidade urbana mais eficiente e segura em Manaus. Ao remover obstáculos das calçadas e coibir o estacionamento irregular, estamos não apenas melhorando a acessibilidade para os pedestres, mas também garantindo que nossas vias permaneçam seguras e acessíveis para todos”, informou. As operações são parte de um plano mais amplo da Prefeitura de Manaus para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade. A prefeitura reforça o pedido para que os motoristas colaborem, respeitando as leis de trânsito e contribuindo para uma Manaus mais acessível e segura para todos.  Foto: Divulgação / IMMU Fonte

Após furto de cabos e luminárias, Parque dos Bilhares recebe nova iluminação

A Prefeitura de Manaus, por meio da concessionária Manausluz, concluiu o serviço de manutenção corretiva do sistema de iluminação que atende a alça de retorno e a passarela do Parque dos Bilhares, na zona Centro-Sul da cidade. O local recebeu um novo tipo de iluminação a LED e a estrutura agora deve dificultar a ocorrência de furtos. No total, foram instaladas 20 luminárias com potência de 40 watts, totalizando 800 watts de iluminação a LED. Todo o trabalho de reposição das peças foi acompanhado pelos fiscais da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia). “Fomos procurados pelos moradores dos condomínios localizados nas proximidades, os quais relataram a dificuldade para trafegar na via de retorno, e quando fomos verificar in loco o que estava acontecendo, identificamos também a necessidade de reparos na iluminação também da passarela que interliga as duas partes do parque”, explicou o diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Santarém Leal. Além de proporcionar uma melhor visibilidade e luminosidade aos motoristas e pedestres, a nova iluminação garante também mais segurança aos frequentadores do parque, sobretudo à noite, quando muitas pessoas utilizam o espaço para lazer com suas famílias e prática de atividades esportivas. Everaldo reforça ainda que os usuários também podem ajudar na fiscalização da Ageman, registrando os problemas de iluminação pública no aplicativo Manaus + Luz ou ainda pelo 0800 201 0001. Atualmente, o Parque de Iluminação Pública da cidade possui 160 mil pontos, os quais encontram-se contemplados com LED, proporcionando mais eficiência e melhor luminosidade nas ruas, avenidas, praças, becos e áreas de esporte e lazer. Foto: Divulgação / Ageman Fonte