Pacote de obras leva infraestrutura ao bairro Lírio do Vale
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza um pacote de obras de infraestrutura no bairro Lírio da Vale 2, na zona Centro-Oeste da cidade. No total, 30 vias foram recapeadas pelo programa “Asfalta Manaus”. Para encerrar a cobertura no bairro, outras três serão atendidas. Uma força-tarefa foi montada para atender todas as ruas do bairro com serviços que vão desde a recuperação de drenagem ao recapeamento asfáltico, com a retirada do pavimento antigo para a implantação do novo pavimento, dentro dos padrões da prefeitura. “Por determinação do prefeito David Almeida e atendendo a um pedido do vereador Wallace Oliveira, fizemos um planejamento para contemplar todas as vias do bairro Lírio do Vale 2 que estavam há mais de 35 anos sem uma ação de asfaltamento. Vale ressaltar que as nossas ações estão acontecendo simultaneamente em vários bairros da capital para melhorar ainda mais a vida das pessoas”, afirmou Renato Junior, secretário de Obras. Os trabalhos, nesta quinta-feira, (14/03), estão concentrados na rua 24 e foram iniciados pela preparação da base da via com a retirada de todo o material saturado, seguido da fresagem (retirada do asfalto velho e deformado), para depois passar pela pintura de ligamento e finalmente a etapa de aplicação da massa asfáltica, que é selada com o rolo compressor, fazendo a compactação do asfalto. “É gratificante acompanhar o trabalho da prefeitura de restauração plena dessas vias no Lírio do Vale 2 e entregar a população a dignidade desse acesso dentro de um nível de qualidade elevadíssimo imprimido pela gestão do prefeito David Almeida”, concluiu o vereador Wallace Oliveira. Uma novidade para o morador Albert Repulio, que afirmou nunca ter visto um trabalho desta qualidade no bairro, que tinha apenas o serviço executado nas avenidas principais. “É uma grata surpresa acompanhar um trabalho deste, de tanta qualidade no nosso bairro que ficou décadas no esquecimento. Quero agradecer ao vereador Wallace que olhou por nós, pedindo pelo nosso bairro ao secretário Renato Junior e ao prefeito David Almeida que de forma muito sensível, nos atendeu e hoje estamos vivendo uma nova realidade. Enfim, os dias de glória chegaram para o bairro Lírio do Vale 2, chegaram”, comemora o morador. Foto: Carlos Oliveira / Seminf Fonte
Fiscalização em Zona Máxima de Restrição é intensificada em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), reforçou, na manhã desta quarta-feira, (13/03), uma operação de fiscalização na avenida Mário Ypiranga, localizada na zona Centro-Sul da cidade. Esta ação resultou na autuação de 11 caminhões que infringiram as regras da Zona Máxima de Restrição, circulando fora do horário permitido para este tipo de veículo. As notificações por este tipo de infração tiveram um aumento de 48,9%, somente nos dois primeiros meses deste ano comparado a 2023. “Nossa missão é garantir a segurança e a fluidez do trânsito em Manaus, e isso inclui a fiscalização rigorosa do cumprimento das regras estabelecidas. A Zona Máxima de Restrição de caminhões é uma medida essencial para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança nas vias mais movimentadas da cidade, especialmente em horários de pico”, comentou Stanley Ventilari, diretor de Operações do IMMU. O balanço sobre o número de caminhões autuados por irregularidades de circulação na Zona Máxima de Restrição ao longo dos primeiros dois meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, mostra um crescente nesse tipo de infração. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram registradas 49 autuações, enquanto que no mesmo período deste ano, o número subiu para 73, representando um aumento significativo de 48,9%. “Este aumento nas autuações reflete tanto o nosso compromisso, reforçado com a fiscalização, quanto a necessidade contínua de conscientização entre os motoristas de caminhões sobre as regras de circulação. Estamos trabalhando arduamente para garantir que as regras sejam respeitadas e que as vias sejam mais seguras e menos congestionadas. Continuaremos nossos esforços para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida na cidade”, afirmou Ventilari. A prefeitura vem reforçando essa fiscalização para proporcionar mais segurança no trânsito e mobilidade urbana, e pede a colaboração dos motoristas de caminhões para que respeitem as normas estabelecidas, contribuindo assim para uma cidade mais segura e eficiente para todos. Zona Máxima de Restrição A zona máxima proíbe a circulação de veículos pesados nas avenidas Mário Ypiranga, Djalma Batista, Constantino Nery, Paraíba, Umberto Calderaro e mais 10 vias na área central da cidade. Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo. Autorização A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados serão analisados pela Diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação. Foto: Divulgação / IMMU Fonte
Sine Manaus oferta 367 vagas de emprego nesta quinta-feira, 14/3
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 367 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, (14/03), de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e, para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 81 1 vaga – Vendedor Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos Obrigatórios – ter conhecimento em produtos de Segurança Eletrônica e possuir documentação completa; Atividades – demonstrar os produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas, orientar, informar, entender o produto ou serviço, analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de venda, organizar uma agenda de principais clientes; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Auxiliar Operador de Logística Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos Obrigatórios – experiência com carga/descarga e possuir documentação completa (com dispensa militar); Atividades – recebimento e expedição de materiais, além de acompanhar e garantir a distribuição e armazenamento de produtos, matéria-prima e equipamentos; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Supervisor Comercial Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrado na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em estratégias de vendas, estoque, showroom e possuir documentação completa; Atividades – prospectar representantes comerciais, vendas dos produtos, abrir novos canais de venda, estruturar área comercial, mapeamento de regiões, formação da equipe de vendas, gestão de indicadores; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – possuir documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar serviços de limpeza; substituir, trocar, limpar, reparar e instalar peças, componentes e equipamentos; conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Motorista Entregador Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação “AB” e possuir documentação completa (com dispensa militar); Atividades – dirigir e manobrar motocicletas e transportar cargas; efetuar pagamentos e recebimentos no desempenho das atividades, utilizar-se de capacidades comunicativas, trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Artífice de Manutenção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – curso de NR 10, NR 35 e possuir documentação completa; Atividades – identificar as instalações hidro sanitárias, esgoto a vácuo e aquecedores a gás; executar as instalações hidrossanitárias e de esgoto a vácuo em PVC, CPVC, cobre e ferro, e de bombas do sistema hidro sanitário e esgoto a vácuo; montar, instalar e reparar circuitos elétricos de baixa tensão em geral; consertar motores de bombas; avaliar e instalar equipamentos elétricos; realizar manutenção preventiva em subestações de média tensão; realizar testes para identificar e localizar defeitos; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar Financeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrado na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – curso na área, conhecimento em ISO – 9001, 5S, qualidade e BI, conhecimento no sistema Protheus, excel avançado e possuir documentação completa; Atividades – realizar pagamentos, fazer controle de contas a pagar e de tesouraria como um todo, controlar fluxos de caixa, acompanhar extratos bancários, realizar balanços financeiros, preparar relatórios e apoiar o setor de contabilidade no pagamento de tributos; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Almoxarifado Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrado na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – curso na área, conhecimento em ISO – 9001, 5S, qualidade e BI, possuir documentação completa (com dispensa militar); Atividades – controle de estoque, controle da entrada e saída de materiais e equipamentos, incluir nota fiscal no sistema, receber, separar, armazenar materiais; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Instalador de Equipamentos de Comunicação Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – possuir veículo próprio (moto), Carteira Nacional de Habilitação “A”, expertise com aparelho móvel (celular) e possuir documentação completa; Atividades – atuar na área de retirada de equipamentos na cidade; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Manutenção Predial Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – possuir documentação completa (com dispensa militar); Atividades – zelar pela manutenção, organização e conservação dos equipamentos e ferramentas de trabalho, lâmpadas, entre outros; realizar serviços básicos de carpintaria, marcenaria e hidráulica; Disponível até 14/3/2024 ou encerramento da vaga. 15 vagas – Auxiliar de Depósito Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – agilidade, atenção, raciocínio rápido, conhecimento básico com tecnologias e disponibilidade de trabalho no horário de 14:45h às 23:45h (2º turno) e
Prefeitura de Manaus atende duas ocorrências de chuva na manhã desta quarta-feira, 13/03
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), age prontamente para lidar com duas situações reportadas após as chuvas que atingiram a cidade na manhã desta quarta-feira, (13/03). As demandas foram recebidas pelo Disque 199, um canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede da superintendência municipal. As requisições foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que responderam rapidamente às áreas impactadas. Com a ação imediata das autoridades, as ocorrências registradas envolvem risco de deslizamento e tombamento, ambas na zona Oeste de Manaus. Atendimento contínuo 24 horas A Prefeitura de Manaus enfatiza que o Disque 199 (Defesa Civil) do Centro de Cooperação da Cidade está sempre disponível para atender as necessidades da população em situações de emergência, funcionando 24 horas por dia. As equipes da Defesa Civil permanecem em atividade para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos diante de condições climáticas adversas. Foto: Reprodução Fonte
Cota única do IPTU 2024 pode garantir descontos a partir de 10% aos contribuintes
Além de concorrer a prêmios exclusivos em dinheiro, que vão de R$ 10 mil a R$ 500 mil, o contribuinte do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU), que pagar em cota única, conforme informa a Prefeitura de Manaus, pode obter descontos a partir de 10% sobre o valor da guia. Conforme as regras de lançamento do IPTU, definidas via Decreto nº 5.812, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 3/1, os contribuintes proprietários de imóveis prediais e territoriais de uso residencial ou misto poderão optar em pagar o imposto com desconto de 10% sobre a cota única. Já para os imóveis de uso não residencial o desconto será de 20%. O subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes, informou que a cota única é a guia colorida do carnê de IPTU, que já foi distribuído a todos os contribuintes de Manaus. Na guia única, o contribuinte já pode conferir o desconto lançado para pagamento neste exercício, caso essa seja a opção. “É importante lembrar que, para concorrer e garantir o abatimento, é preciso quitar o IPTU até a próxima sexta-feira, dia 15 de março. Pagou, já está concorrendo aos prêmios do IPTU Premiado”, reforçou Pontes. Caso o contribuinte não esteja de posse do seu carnê, a segunda guia da cota única pode ser emitida facilmente por meio do portal manausatende.manaus.am.gov.br. Foto: João Viana / Semcom Fonte
Bombeiros combatem incêndio em comércio e evitam propagação para outras dez lojas
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, na noite de terça-feira (12/03), um incêndio de grande proporção em um estabelecimento comercial no bairro Centro, zona sul da capital. Ao todo, 25 bombeiros e oito viaturas atuaram em uma ação rápida impedindo que o sinistro se propagasse para mais dez outros comércios. Não houve registro de vítimas. O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 20h50, informando o incêndio em uma loja de variedades na rua Marquês de Santa Cruz, no bairro Centro. Imediatamente, o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) deslocou equipes de diversos postos para o local. “Ao chegarem, os bombeiros adentraram no local, alguns materiais foram retirados de dentro do estabelecimento para evitar que fossem consumidos pelas chamas. Enquanto isso, outras equipes faziam o isolamento do incêndio apenas na área já atingida para que não se propagasse às outras edificações. É uma área de prédios antigos e muito próximos um do outro”, relatou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz Após o controle total das chamas com uso de 60 mil litros de água, os bombeiros iniciaram o procedimento de rescaldo e uma posterior vistoria de área. FOTO: Divulgação/CBMAM Fonte
Sine Manaus oferta mais de 200 vagas de emprego para rede de supermercados Assaí
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, está oferecendo, nesta quarta-feira, (13/03), mais de 200 vagas de emprego em parceria com a rede de supermercados Assaí Atacadista. Os interessados devem se cadastrar antecipadamente no site: https://expansaoassaimanaussuframa.gupy.io/. A partir da inscrição, os selecionados serão contactados pela equipe de Recursos Humanos da empresa, para concluir as demais etapas. O processo seletivo será realizado em parceria com a empresa e inclui: cadastro do candidato, testes, entrevista com RH do Assaí, entrevista com gestor e preenchimento de dados de pré-contratação. A seleção ocorrerá de forma presencial na Central do Empreendedor, localizada nas dependências do shopping Phelippe Daou, bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus. “Essa é a segunda vez que o Sine Manaus está intermediando as vagas de emprego em um supermercado em expansão. Isso mostra a eficiência do serviço que vem sendo feito pela Prefeitura de Manaus, gerando mais empregos e renda em todas as áreas”, afirmou Radyr Júnior, titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). Em caso de dúvidas ou dificuldades para realizar o cadastro on-line, os cidadãos podem comparecer presencialmente a um dos postos do Sine Manaus, para receber auxílio da equipe e concluir a inscrição. Os candidatos que concluírem o processo de seleção irão atuar na nova unidade do Assaí Atacadista, localizada na Bola da Suframa. Confira as vagas completas: Chefe de Recebimento de Notas Fiscais Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em Gestão de Equipe, conhecimento em pacote Office e documentação completa; Atividades – realizar a gestão da equipe; tratar as divergências das notas fiscais; receber via sistema informações da finalização do processo de conferência; executar lançamento das notas fiscais de trocas de produto; receber e conferir notas fiscais de despesas; acompanhar no sistema os dados de estoque negativo e lançar as notas fiscais; manter a organização do arquivo das notas fiscais para facilitar conferências ou consultas futuras. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Auxiliar de Recebimento de Notas Fiscais Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote Office e documentação completa; Atividades – tratar as divergências das notas fiscais; receber via sistema informações da finalização do processo de conferência; executar lançamento das notas fiscais de trocas de produto, receber e conferir notas fiscais de despesas; acompanhar no sistema os dados de estoque negativo e lançar as notas fiscais; manter a organização do arquivo das notas fiscais para facilitar conferências ou consultas futuras. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Cartazista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar os cartazes de todos os produtos em ofertas na semana. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Chefe de Depósito Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote Office e documentação completa; Atividades – responsável pela gestão da equipe do depósito, planejamento de recebimento de mercadorias, controle, e gerenciamento das atividades relacionadas a recebimento e armazenamento; monitorar e apoiar a separação das mercadorias vindas de fornecedores. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Operador de Empilhadeira Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de Operador de Empilhadeira e documentação completa; Atividades – responsável por fazer a carga e descarga das mercadorias, colocar as mercadorias nas gôndolas altas, armazenar de acordo com o prazo de validade do produto, identificando características da carga para o transporte e armazenamento. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Ajudante de Carga e Descarga Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – conferir mercadorias recebidas de fornecedores e CD, acompanhar a palatização dos produtos para armazenamento, auxiliar nas atividades de apoio a separação, movimentação e inventário. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Auxiliar de Depósito Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – responsável pelo recebimento de mercadorias e organização do depósito, retirando a carga do caminhão, colocando na transpaleteira e organizando o depósito. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Chefe de Seção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote Office e documentação completa; Atividades – controlar o nível de estoque de produtos; realizar solicitação de compra de insumos e alimentos; manter a qualidade dos produtos. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Atendente Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência com atendimento ao público e documentação completa; Atividades – registrar os pedidos; controlar e conferir os valores; prestar atendimento ao cliente. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Operador de Caixa Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho ou avulso; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – operar caixas, realizando o recebimento de produtos comercializados no estabelecimento; efetuar o fechamento do movimento de caixa. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga. Empacotador Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – empacotar os produtos adquiridos pelos clientes. Disponível até 13/03/2024 ou encerramento da vaga Chefe de Frente de Caixa Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em pacote office e documentação completa; Atividades – adequar o quadro de funcionários nos caixas e sua distribuição, estabelecendo uma escala de acordo com cada
Prefeitura orienta pais e responsáveis sobre cuidados com crianças na praia da Ponta Negra
Com dias de sol e chuvas alternados nos finais de semana, a praia do complexo turístico Ponta Negra segue entre os destinos mais procurados das famílias, frequentadores e turistas na capital. Para garantir a integridade e segurança da criançada, a atenção com os pequenos deve ser redobrada. A Prefeitura de Manaus e o Corpo de Bombeiros orientam sobre cuidados simples, mas que podem ajudar familiares e responsáveis em caso de crianças perdidas na orla e calçadão do local. Em média, a comissão que coordena o parque recebe até cinco crianças perdidas no calçadão e na praia, especialmente, nos finais de semana, conforme explica o coordenador Alberto Maciel. Segundo o comandante do Pelotão de Guarda-Vidas, sargento Leandro, pulseiras de identificação podem ser colocadas nos braços ou tornozelos dos pequenos para auxiliar com informações, como nome, idade e telefone de contato da família. “É preciso ter sempre alguém de olho na criança, como uma sentinela mesmo, sem intervalo e distrações. A criança é muito dinâmica, está em movimento em um ambiente que é novidade e ela não tem dimensão da real situação dos cuidados que precisa ter”, comentou o sargento. O bombeiro alerta que pais, parentes e responsáveis devem ter essa observação de não tirar a visão direcionada aos pequenos, para evitar sustos e preocupações durante o passeio. “E caso ocorra uma situação de desaparecimento, tomar logo a iniciativa de informar as autoridades no local, como bombeiros, PMs, membros da comissão e também aos frequentados, para pedir ajuda na busca e resgate o mais rápido possível. É importante observar se o pequeno não foi para a água. São algumas orientações que passamos para que todos possam ter uma brincadeira tranquila e dias de praia com alegria”, reforçou. Orientação Outra orientação importante é que os pequenos devem ser alertados a procurar um guarda-vidas ou policial caso se percam. Já a pessoa que encontrar uma criança perdida deve procurar as autoridades presentes na praia. Ao encontrar uma criança perdida, a orientação é procurar ajuda dos bombeiros, ciclopatrulha ou membros da comissão, que usam coletes de identificação. Segurança no rio A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. “As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis dentro e fora d’água, evitando desaparecimentos e risco de afogamento. Quem não tem muita habilidade na água ou até mesmo não sabe nadar, deve evitar ir para a parte mais funda do rio, preferindo a área mais rasa. E quem vem à praia, deve vir para se divertir e ter moderação com bebida alcoólica”, explicou o sargento dos Bombeiros. Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene. Foto: Arquivo/Semcom Fonte
Secretarias municipais fazem visita técnica às obras do complexo de São Vicente
Em contagem regressiva para conclusão de obras e inauguração pela Prefeitura de Manaus, o complexo de São Vicente – composto do mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico – recebeu visita técnica de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), na segunda-feira, (11/03). A visita serviu tanto para alinhar operações das secretarias para o futuro funcionamento do novo espaço público construído pela prefeitura quanto para as tratativas da inauguração das obras, previstas para o primeiro semestre de 2024, em várias etapas. O píer turístico, por exemplo, tem previsão de entrega entre maio e junho, em razão da cota do rio Negro precisar estar mais alta para a instalação e montagem da estrutura, que se dará pelas águas. O projeto arquitetônico é do Implurb e os recursos investidos são do Tesouro municipal. Essa é a primeira etapa das intervenções do programa “Nosso Centro”. Para o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues, a visita técnica serve para visualizar as operações e ações visando a inauguração e o funcionamento dos espaços. “Há vários espaços para uso de artes visuais, de música e ocupações artísticas, assim como no entorno, que tem o centro histórico, desde a rua Bernardo Ramos até a praça Dom Pedro 2°, com o Museu da Cidade. Temos aqui ao lado a Casa Óscar Ramos, o Casarão da Inovação Cassina mais acima, e toda uma ambiência neste trecho do Centro, uma importante área cultural e de patrimônio da cidade”, explicou Rodrigues. E antes mesmo da inauguração, o mirante já tem agenda com o Concultura, como adiantou o diretor-presidente do conselho, Neilo Batista. “Já está programada para maio próximo a realização do Festival Literário de Manaus (Flim), utilizando os vários ambientes do mirante, bem como novos eventos estão sendo pensados para ocuparem o local”. O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, comentou que as reuniões e visitas in loco servem para alinhar não só a futura inauguração, mas também o funcionamento e a operacionalidade do novo espaço público com o envolvimento das secretarias municipais para sua melhor gestão. “Essas ações se somam a outras para que possamos dar a atenção e a resposta que a população de Manaus precisa. Por exemplo, na segurança, a Semseg estará com sua equipe instalada no espaço, com viaturas e equipe treinada, para oferecer o melhor nível de serviço e bem-estar para quem vier ao mirante. Já a Manauscult será responsável pelos eventos e toda programação cultural, de turismo, de entretenimento e das exposições. E já começa a montar sua programação para os próximos meses em função da inauguração. E o Concultura se soma a essa agenda”, disse Valente. O diretor-presidente disse que são muitas secretarias envolvidas no projeto, incluindo uma matriz de responsabilidade, um verdadeiro time multidisciplinar, como determinou o prefeito David Almeida, para “oferecer a Manaus uma área de entretenimento, cultura e lazer de forma muito bonita e objetiva para atrair os moradores, a população e o turismo na cidade”. Primeira etapa A primeira etapa do programa “Nosso Centro” tem quatro obras – mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente e píer turístico. O “Nosso Centro” visa o resgate do centro histórico da capital amazonense, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação, com, ao menos, três etapas de implantação e matriz de responsabilidade. Com mais de 95% da primeira etapa do “Nosso Centro” concluída, a prefeitura, paralelamente à intervenção, monta as operações para ocupação dos prédios, implementa a sinalização gráfica personalizada dos espaços públicos e cria um manual de bom uso das edificações, para o melhor aproveitamento das novas áreas que, em breve, serão inauguradas e vão poder receber a todos os visitantes. O programa tem três eixos de atuação – “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História” –; pelo menos três etapas de implantação e matriz de responsabilidade, envolvendo atuação em governança, incentivos fiscais, inovação e investimentos públicos. Foto: Oliveira Junior/Manauscult Fonte
Wilson Lima nomeia mais 17 comissões municipais para dirigir o União Brasil no interior
_ As comissões se somam as 32 nomeadas em fevereiro, totalizando 49 dirigentes provisórios em municípios amazonenses_ O presidente do União Brasil no Amazonas, Wilson Lima, nomeou, nesta segunda-feira, 11/03, mais 17 nomes para presidir, de forma provisória, as comissões municipais da legenda em municípios do interior do estado. No total, com os 32 nomeados em fevereiro, já são 49 dirigentes escolhidos para comandar a sigla no estado até que eleições sejam realizadas para as composições definitivas. Ainda no mês de março , o partido vai realizar importantes eventos políticos como a eleição do novo presidente do União Brasil Manaus, além das demais convenções municipais no interior do estado. Segundo Wilson Lima, governador do Amazonas eleito pelo partido em 2022, a sigla se prepara para o pleito municipal deste ano com foco em projetos que levem qualidade de vida e oportunidades socioeconômicas à população do maior número possível de municípios amazonenses, fortalecendo o trabalho que já vem sendo realizado pelo Governo Estadual. Esta nova nomeação das comissões provisórias municipais se deu para os seguintes municípios: Benjamin Constant, Borba, Carauari, Codajás, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Itapiranga, Jutaí, Lábrea, Manaus, Maraã, São Paulo de Olivença, Silves e Tonantins. A reunião desta segunda-feira, comandada por Wilson Lima, foi realizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, e teve a presença de lideranças políticas locais, prefeitos, vereadores e deputados do partido. Executiva estadual No último dia 19/2, o governador Wilson Lima foi eleito, por unanimidade, presidente do União Brasil no Estado do Amazonas. Por decisão da Executiva Nacional, Lima havia assumido a presidência do partido no estado de forma provisória em janeiro. Com a realização da convenção estadual, conforme as regras estabelecidas no estatuto do partido, a Comissão Provisória Estadual assumiu o caráter de diretório estadual. Além disso, com a eleição de Antônio Rueda para a direção geral do União Brasil, Wilson Lima passou a integrar o diretório nacional do partido como membro titular. A 1ª convenção nacional ordinária da legenda que elegeu a chapa de Rueda ocorreu no último dia 29/02, em Brasília (DF). FOTOS: Divulgação / União Brasil AM
Prefeitura fecha rua para dar mais fluidez na rotatória das Letras, zona Oeste
Na tarde desta segunda-feira, (11/03), a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou o fechamento da rua das Juremas, que dá acesso à rotatória das Letras, localizada na zona Oeste da cidade. A medida foi necessária devido ao congestionamento na avenida Paxiúbas, principal via de acesso à rotatória. Os motoristas vinham utilizando o estacionamento de uma drogaria localizada na rua das Juremas, uma via sem saída, para acessar a rotatória, causando assim transtornos no tráfego na área. Com o fechamento, o IMMU direcionou o fluxo de veículos para a Avenida Paxiúbas, facilitando o acesso à drogaria e à rotatória das Letras, melhorando a fluidez e a segurança no trânsito. Para assegurar a eficácia da medida e orientar os motoristas, agentes de trânsito do IMMU estarão presentes no local para monitoramento. Foto: Divulgação / IMMU Fonte
Ageman recebe dúvidas de clientes com consumo elevado na conta de água
Consumidores com problemas de alto consumo de água, um problema que deverá refletir no aumento expressivo dos valores da fatura, podem recorrer à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) da Prefeitura de Manaus, para receber orientações sobre como reduzir o desperdício e otimizar o consumo. As instruções são realizadas pelos técnicos da Diretoria de Concessões, Obras e Saneamento. Durante as vistorias, os engenheiros verificam o funcionamento do sistema de abastecimento de água do imóvel, se o local possui reservatório, conferem o acionamento das descargas dos vasos sanitários, analisam as condições das torneiras, a presença ou não de infiltrações, entre outras situações. “Quando vamos até o imóvel verificar como o abastecimento funciona, a gente confere quantas pessoas moram na casa, se tem garagem, como é a rotina diária da família, se tem quintal, bichos de estimação, máquina de lavar, piscina, poço, caixa d´água. É preciso antes de tudo conhecer como essa casa funciona, verificamos alguns pontos de entrada e saída de água e fazemos orientações” explicou o assessor técnico da área de saneamento da Ageman, Paulo Gabriel Queiroz da Mata . Se após esse trabalho, os técnicos identificarem que não há problema no sistema interno do imóvel, é iniciado um processo de monitoramento diário do relógio do hidrômetro. Em todas as fases da vistoria, o trabalho conta com o acompanhamento de técnicos da Ageman, da concessionária Águas de Manaus e do próprio usuário ou de um representante da família, indicado pelo consumidor. O valor alto na fatura corresponde a segunda maior demanda mais reclamada pelos usuários na Ouvidoria da Ageman, com relação às ocorrências registradas no âmbito do saneamento básico. O problema mais comum ainda é quanto ao abastecimento intermitente, ocasionado na maioria das vezes por manutenções emergenciais ou programadas no sistema, como também ligações clandestinas realizadas nas imediações da localidade do imóvel e que contribuem para o comprometimento do abastecimento na região onde encontra-se o imóvel. Paulo Gabriel destaca a importância do usuário acompanhar mensalmente o desempenho do seu consumo por meio das informações constantes na fatura, como a data de leitura e o consumo medido pelos leituristas. “Se uma pessoa costuma pagar R$ 150 na fatura de água e no mês seguinte, a conta sobe para R$ 300, com certeza tem algo que precisa ser verificado. A gente recomenda que tão logo o usuário identifique o aumento no consumo que ele acione a concessionária, abra uma reclamação nos canais de atendimento, anote o número do protocolo fornecido e procure a Ageman, pois dessa forma será mais prático providenciarmos o devido acompanhamento”, informou Gabriel. Atendimentos A Ouvidoria da Ageman atende as demandas referentes aos problemas envolvendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o serviço de estacionamento rotativo pago Zona Azul. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas dependências do PAC do Shopping Phelippe Daou, localizado em frente ao Terminal 4, no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus. Além do atendimento presencial, as demandas também são recebidas pelo 0800-092-3511, WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247 ou ainda por meio de formulário que pode ser acessado no site da Ageman no endereço www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria e também pelos e-mails ouvidoria.ageman@gmail.com e ouvidoria.ageman@manaus.am.gov.br. Cabe à Ouvidoria receber as solicitações (reclamações, denúncias, sugestões, elogios e críticas) e também realizar um trabalho de prevenção, apuração e mediação de divergências. Foto: Divulgação / Ageman Fonte
Sistema de Gestão de Velocidade é implementado em Manaus
Visando ampliar a segurança nas ruas e reduzir os índices de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Manaus, em uma iniciativa do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), anunciou a implementação de um abrangente sistema de gestão de velocidade. Esta ação estratégica, revelada no domingo, (10/03), é uma resposta aos altos índices de acidentes registrados na cidade, especialmente em trechos críticos como a avenida do Turismo. Esta medida pioneira, prevista para começar em um mês, envolve a instalação de equipamentos de controle de velocidade ao longo de áreas-chave. Inicialmente, os dispositivos serão colocados na avenida do Turismo, estendendo-se da avenida Torquato Tapajós até a rotatória da Ponta Negra, um segmento notório por sua alta taxa de acidentes. Os motoristas terão um período educativo de 90 dias após a instalação desses equipamentos, proporcionando tempo para se adaptarem ao novo sistema. Esta fase é crucial para garantir uma transição suave e consciente para as novas regras de trânsito. Diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins destaca que a melhoria da infraestrutura viária é uma prioridade na gestão. “A prefeitura aumentou o número vias pavimentadas e investiu em ligações interbairros, e com isso, nós reconhecemos a necessidade de fortalecer a fiscalização viária e prevenir acidentes. Nesse sentido, aderimos às estratégias do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e estamos empenhados em capacitar nossas equipes e reforçar as atividades de segurança para proteger motoristas e pedestres. Nosso objetivo principal é preservar e salvar vidas”, afirmou. Entre as várias medidas adotadas, estão a sinalização aprimorada e a identificação de pontos vulneráveis no trânsito. Tais ações fazem parte de um esforço maior para tornar as vias mais seguras e conscientizar a população sobre os riscos no trânsito. Dados O IMMU registrou 3.154 acidentes de trânsito em 2023, com 254 vítimas fatais. Apesar de uma redução no número de mortes em relação a 2022, esses números ainda são preocupantes e reforçam a importância das novas medidas de fiscalização e segurança. O Pnatrans, iniciativa do governo federal, tem como meta reduzir em 50% as taxas de mortes no trânsito até 2028. As ações do plano englobam gestão e segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento e normatização e fiscalização. No panorama nacional, dados do Atlas da Acidentalidade do transporte brasileiro mostram que, mesmo com a pandemia, o número de acidentes permaneceu alto em 2020. Isso destaca a necessidade contínua de intervenções eficazes no trânsito. Entre as principais causas de acidentes no país, estão a falta de atenção, desobediência à sinalização, excesso de velocidade e ingestão de álcool. Portanto, com a implementação dessas novas medidas em Manaus, espera-se um trânsito mais seguro e uma significativa redução no número de acidentes e vítimas fatais, alinhando-se aos objetivos nacionais de segurança viária. Foto: Divulgação / IMMU Fonte
Obra no entorno do Teatro Amazonas é embargada pela prefeitura e pelo Iphan-AM
A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), notificou e embargou uma obra no largo de São Sebastião, nesta segunda-feira, (11/03), após receber denúncia sobre a irregularidade. Sem licença ou autorização para qualquer intervenção no local, a obra foi embargada também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan). Segundo a gerente de Patrimônio Histórico (GPH), do Implurb, arquiteta e urbanista Landa Bernardo, assim que a equipe recebeu a denúncia, o órgão entrou em contato com o Iphan-AM e uma ação fiscal integrada foi realizada, resultando nos dois embargos, municipal e federal. O Teatro Amazonas tem tombamento federal desde 1966, pelo próprio Iphan, e pelo município de Manaus, segundo o Decreto Municipal 7.176/2004, que estabelece o setor especial das unidades de interesse de preservação no centro histórico. “Antes de qualquer obra ou intervenção, o interessado ou responsável deve fazer uma pesquisa nos órgãos licenciadores, no caso Iphan e Implurb. O Teatro Amazonas tem tombamento federal e o primeiro passo seria buscar o Iphan, com um projeto ou um pré-projeto e solicitar uma análise prévia. O órgão faz a análise técnica dele e depois o interessado deve dar entrada com o mesmo pedido junto ao Implurb, seja uma obra simples, reforma ou com acréscimo. Qualquer intervenção nessa área tem que passar pelos dois órgãos”, explicou Landa. Teatro Um dos 50 monumentos urbanos do mundo segundo lista do jornal The Guardian, o Teatro Amazonas consta da lista indicativa a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Sua cúpula é composta por aproximadamente 36 mil telhas em formato de “escama”, esmaltadas e vitrificadas, produzidas na Alsácia, região que hoje pertence à França, antes território alemão. Inaugurado em 1869 e localizado no largo de São Sebastião, o Teatro Amazonas é um monumento de arquitetura ímpar e história singular, tem intensa ocupação artística e programação semanal, além de ser palco e cenário de famosos festivais e espetáculos. Poucas cidades do mundo fizeram a construção de um teatro tão central para suas aspirações de grandeza urbana. Foto: Divulgação Fonte
Responsáveis por crianças com cadastro aprovado no ‘Leite do Meu Filho’ devem comparecer à central do programa
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orienta pais, mães e responsáveis legais pelas crianças que tiveram o cadastro aprovado no programa ‘Leite do meu Filho” (inscritas até março de 2023) a comparecerem à Central do Programa, na galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, 82, Centro, para efetivar o acesso ao benefício. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O novo lote está disponível para retirada desde o dia 29/1 e de um total de 3,7 mil crianças que têm direito ao benefício, apenas 1,2 mil tiveram os cadastros ativados até esta segunda-feira, (11/03). A Semsa orienta que antes de irem até a central, os responsáveis devem verificar a situação da criança beneficiada por meio do link (https://ldmf.manaus.am.gov.br/). Se ao clicar no link, o status exibido for “Lote liberado”, o cadastro poderá ser ativado e o benefício retirado. Para ativar o cadastro, é necessário que os responsáveis apresentem documento oficial de identidade com foto e a certidão de nascimento da criança. O prazo para efetivação do acesso ao benefício é de 60 dias, caso contrário serão considerados inaptos. Do total de 3,7 mil novos beneficiários, 1.878 são crianças de 1 a 3 anos, e 1.831 de 4 e 5 anos de idade. Com o objetivo de apoiar no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita do insumo para crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa Leite do Meu Filho atende crianças de 1 ano até menores de 5 anos, e também menores de 12 meses com prescrição médica para substituição do leite materno por fórmula infantil. Foto: Divulgação Fonte