Prefeitura atualiza guia médico do Manausmed com informações sobre credenciados

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed), vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), informa que o Guia Médico com todos os serviços disponibilizados para os segurados e seus dependentes já está atualizado. A consulta pode ser feita pelo link https://www.manaus.am.gov.br/semad/manausmed/guia-medico/. O subsecretário do Manausmed, César Marques, explica que o Guia Médico é atualizado sistematicamente, seguindo a dinâmica do credenciamento dos prestadores de serviço. “O contrato dos prestadores de serviços, sejam clínicas, hospitais ou profissionais de saúde, tem duração de 12 meses. Ao fim desse prazo, ele pode, ou não, ser renovado. Fazemos uma avaliação dos serviços prestados para decidir se continuamos, ou não, com o credenciado. Por outro lado, é facultado a eles a opção de continuar nos atendendo. Em razão disso, precisamos ter nosso guia sempre atualizado, para que os segurados encontrem, com facilidade, os serviços que precisam”, explica César. Recentemente, a Clínica Biolíder comunicou, oficialmente, a decisão de não renovar o contrato com o Manausmed. A engenheira agrônoma Marlene Nogueira do Santos é servidora municipal há mais de 44 anos. “Eu uso o serviço de saúde desde quando era Instituto Municipal de Previdência e Assistência Social, Impas, e que depois passou a ser Manausmed. Sempre encontro o atendimento que preciso e, quando quero marcar uma consulta, busco no guia médico”, conta a servidora. Lúcia Lima, assistente social, relata que tem buscado as consultas que precisa por meio do guia médico, e conseguido marcar sem problemas. “Farei uma cirurgia em breve, fiz os exames pertinentes e só estou no aguardo. Fui bem atendida na emergência do Santa Júlia, quando precisei, e tudo ocorreu na normalidade”, comenta. O guia No guia, constam 24 especialidades médicas, que incluem clínica geral, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, pediatria, neurocirurgia, oncologia clínica, ortopedia e traumatologia, entre outras. Há, ainda, serviço de apoio ao diagnóstico com exames laboratoriais e de imagens como ultrassonografia, ultrassonografia com doppler, densitometria óssea, mamografia, raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, urografia excretora, teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma, mapa, holter, angiotomografia, angiorressonância. Os serviços de apoio à saúde, abrangem acupuntura, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. As cirurgias são realizadas no Hospital Beneficente Portuguesa, na avenida Joaquim Nabuco, Centro, e os atendimentos de urgência e emergência, a referência é o Hospital Santa Júlia, localizado na avenida Ayrão, Centro. Além dessas unidades, o Manausmed conta com uma unidade hospitalar de apoio, o Hospital Nildo Santos, na avenida Visconde de Porto Alegre, nº 489, no bairro Praça 14. Foto: Divulgação/Semad-Manausmed Fonte

Beco no bairro São Francisco conta com os serviços de recapeamento asfáltico

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), avança, nesta quinta-feira, (07/03), com os serviços de recapeamento asfáltico no beco Rita Furtado, no bairro São Francisco, zona Sul da capital, após 30 anos sem obras de reparo no antigo pavimento. “A determinação do prefeito David Almeida é que estejamos presentes com serviços de infraestrutura não só nas grandes avenidas, mas também nos becos, travessas e vielas que foram esquecidos por tantas gestões. E, a cada dia, a Seminf intensifica e avança com os serviços em todas as zonas, para que o asfalto chegue na porta de uma família que reside em um beco com o mesmo controle de qualidade que chega nas grandes avenidas”, salienta o secretário de Obras, Renato Junior. A equipe trabalha, de forma gradativa, pelo bairro. O beco Rita Furtado recebe aproximadamente 80 toneladas de massa asfáltica, que garantirão a trafegabilidade dos 150 metros de extensão. Os profissionais atuam na área com o auxílio de máquinas escavadeiras, tratores de esteira, rolo compactador e retroescavadeiras. Uma obra acompanhada de perto pelo morador Hélio dos Santos, que aprovou o serviço. “O nosso beco era no barro, tinham muitos buracos, porque aqui só tinha um breu jogado, nem dava para chamar de asfalto. Sempre que entrava com meu veículo era uma tortura, mas, agora, sim, após tantos anos, estamos vendo um serviço de qualidade. Quero muito agradecer à prefeitura por lembrar do nosso beco e trazer esse serviço para a gente”, comemora o morador. A Prefeitura de Manaus, informou em nota, que trabalha, de forma simultânea, por todas as zonas da capital, com as obras de recapeamento asfáltico nas vias principais, ruas secundárias, becos e vielas, com o objetivo de devolver a trafegabilidade, promovendo qualidade de vida aos moradores. Foto: Márcio Melo / Seminf Fonte

Manausprev convoca nascidos em março para recadastramento

A Manaus Previdência convoca os aposentados e pensionistas, da prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM), nascidos no mês de março, para realizar o recadastramento e a prova de vida 2024, conforme a Lei nº 870/2005, que estabelece o ato, a ser feito anualmente, no mês de aniversário do beneficiário. A autarquia alerta ainda, que 129 beneficiários, nascidos em janeiro, que não realizaram o recadastro, terão o pagamento suspenso. Outros 311 aposentados e pensionistas nascidos em fevereiro estão sob risco, pois não fizeram o registro, e precisam realizá-lo imediatamente ou deixarão de receber os seus proventos a partir do mês de abril. “O recadastramento de aposentados e pensionistas da Manaus Previdência é obrigação legal, que deve ser atendida pelos beneficiários todos os anos, no mês do seu aniversário. Os dados atualizados são de extrema importância para o cálculo atuarial elaborado anualmente e também para que a previdência tenha os contatos dos seus beneficiários sempre atualizados. Não atender a obrigação acarretará a suspensão do benefício previdenciário”, enfatiza a diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon. Como fazer   Para recadastrar, é preciso agendar o atendimento pelo call center da Manaus Previdência no (92) 3186-800 ou WhatsApp (92) 98423-0900, das 8h às 14h. O serviço de recadastramento é realizado presencialmente na sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul, e seguirá o calendário de aniversário do beneficiário.   Impedimentos No caso da impossibilidade de comparecimento do aposentado ou pensionista na sede da Manaus Previdência, é possível realizar o recadastro, por meio de um representante nomeado procurador. No caso de pessoas tuteladas, curateladas ou menores de idade, o recadastramento é feito somente pelo tutor, curador ou guardião e há ainda a opção de agendar uma visita domiciliar desde que comprovada a impossibilidade de locomoção. O prazo para a realização do recadastramento de quem estiver internado em unidade hospitalar poderá ser postergado por até 30 dias, a contar da data da respectiva alta, desde que apresentada, durante o mês de aniversário do segurado, declaração ou atestado médico comprovando a internação. Documentação necessária Para se recadastrar, é necessário apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço com o CEP. Se o recadastro for por meio de procuração, precisa apresentar o documento atualizado, com validade de seis meses, além de RG e CPF, documentos do representado e comprovante de endereço com o CEP. Não residente em Manaus O recadastramento do aposentado ou pensionista não residente no município de Manaus, mas ainda no território brasileiro, poderá ser realizado por correspondência enviada à Manaus Previdência (avenida Constantino Nery, 2.480, bairro Chapada, CEP-69.050-001), com a documentação exigida, acrescida dos atestados de vida e residência, devidamente autenticados em cartório. É necessário, ainda, que se preencha o formulário “recadastramento anual” com reconhecimento de firma/assinatura em cartório, modelo disponível no site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/recadastramento/. e anexar os documentos pessoais, como a cópia autenticada do RG, do CPF e comprovante de residência. Os residentes fora do território nacional deverão enviar, via correspondência, a documentação exigida, acrescida das declarações de vida e residência emitidas por órgão de representação e/ou consular do Brasil, atestando ser residente naquele País. Foto: Clóvis Miranda / Semcom Fonte

Sine Manaus oferta 337 vagas de emprego nesta quinta-feira, 7/3

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 337 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 7/3, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 60 1 vaga – Vendedor Interno – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – atuar na área de vendas, realizando reposição, arrumação e distribuição de roupas; presar bom atendimento e ter assiduidade nas entregas. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Supervisor Administrativo Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em unidades de alimentação, disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – supervisionar e administrar as atividades da equipe de trabalho; auxiliar na elaboração de cardápios; prestar atendimento a clientes; realizar preenchimento de formulários de controle de alimentos in natura; monitorar satisfação de seus comensais; realizar inventário de estoque nas UPR’s. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Nutricionista Clínico Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter CNR ativo, disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – prestar assistência aos pacientes; planejar, organizar e administrar alimentação coletiva em unidade hospitalar. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Técnico em Nutrição Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter CNR ativo, curso técnico em Nutrição, experiência em per capita de alimentos, disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – prestar assistência nutricional a indivíduos e coletividades (sadios e enfermos); planejar, organizar, administrar e avaliar unidades de alimentação e nutrição; efetuar controle higiênico e sanitário, participando de programas de educação nutricional com supervisão de nutricionista e docente. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Nutricionista da Qualidade Escolaridade – ensino superior completo em nutrição; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter CNR ativo, experiência em per capita de alimentos, disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – atuar no controle de qualidade dos produtos; treinamento de funcionários, fiscalização, avaliação da produção, transporte, fichas técnicas, medições de temperatura de equipamentos e alimentos; assegurar os procedimentos de garantia da qualidade. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Estágio de Auxiliar de Atendimento (Farmácia) Escolaridade – ensino superior incompleto em administração ou contabilidade; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – auxiliar o farmacêutico responsável pela farmácia no atendimento aos clientes ou pacientes, organização do local e controles de estoque de medicamentos e materiais. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 10 vagas – Estágio de Auxiliar de Caixa e Salão Escolaridade – ensino superior incompleto em farmácia; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – auxiliar o farmacêutico responsável pela farmácia no atendimento aos clientes ou pacientes, organização do local e controles de estoque de medicamentos e materiais. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Estágio de Auxiliar de Designer Escolaridade – ensino superior incompleto em design gráfico; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – atuar no desenvolvimento de produtos, criação de estampas, fichas técnicas, criação de catálogos e materiais promocionais; realizar pesquisas de moda e de mercado para o desenvolvimento de novos produtos; criar, alterar e adaptar artes para materiais impressos, cartuchos e etiquetas. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Estágio de Auxiliar de Vendas Online Escolaridade – ensino superior incompleto em administração ou marketing; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário e documentação completa; Atividades – atuar no operacional de sites de e-commerce (pedidos, dúvidas, consultas de clientes, faturamento de vendas, cadastro de produtos e atualização do site); desenvolver campanhas de marketing e mídias sociais; prestar suporte às vendas online. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – realizar serviços de limpeza; substituir, trocar, limpar, reparar e instalar peças, componentes e equipamentos; conservar vidros e fachadas, limpar recintos e acessórios; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Disponível até 07/03/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Agente de Portaria Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter curso de Agente de Portaria ou Vigilante; ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – zelar pela guarda do patrimônio; exercer vigilância de fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos, privados e outros estabelecimentos, percorrendo-os sistematicamente e inspecionando suas dependências, para evitar incêndios, roubos, entrada de pessoas estranhas e outras

Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção em galpão de empresa no bairro Tarumã

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, na madrugada desta quarta-feira (06/03), um incêndio de grande proporção no galpão de uma empresa privada localizada no bairro Tarumã, zona oeste da capital. Ao todo, cinco viaturas foram conduzidas para o local e, aproximadamente, 60 mil litros de água foram usados para extinguir as chamas. Não houve registro de vítimas. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), o acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 3h20 e, imediatamente, foram enviadas viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate para o local indicado. “Ao chegarem, nossos bombeiros constataram que se tratava de um incêndio de grande proporção e, imediatamente, iniciaram o combate ao sinistro. No local, havia muitos materiais em MDF, compensados e aglomerados, o que ocasionou a rápida propagação das chamas por todo o galpão de depósito”, explicou o comandante geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz. O controle foi realizado com uso de, aproximadamente, 60 mil litros de água e 300 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). Ao longo da manhã desta quarta-feira, equipes de bombeiros permanecerão no local fazendo o rescaldo na área atingida. FOTO: Divulgação/CBMAM Fonte

Manausprev prorroga validade do último concurso por mais dois anos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, prorrogou, por dois anos, a validade do concurso público da autarquia realizado em dezembro de 2021, destinado ao provimento de vagas para os cargos de nível médio e superior. A decisão começou a valer desde 2 de março, conforme publicado na edição 5749 do Diário Oficial do Município (DOM). Desde a homologação, em 2022, 38 pessoas foram chamadas para tomar posse em seus cargos na Manausprev, sendo como técnico previdenciário, 25 da área administrativa, e quatro no setor de informática. Como analistas previdenciários, estão atuando quatro na auditoria, um no setor administrativo, dois na psicologia, um no serviço social e mais um na área de tecnologia da informação. Devido à prorrogação, ainda há a possibilidade de outros candidatos aprovados serem convocados, na ordem de classificação do concurso, mediante vacância. “A Manaus Previdência, prezando pela continuidade e qualidade dos serviços prestados aos seus segurados e beneficiários, prorrogou por mais dois anos o prazo de validade do concurso público, para os cargos de técnicos e analistas. Dessa forma, os cargos são preenchidos imediatamente após sua vacância, evitando descontinuidade das atividades previdenciárias desenvolvidas no município de Manaus”, afirma a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon. Atualmente, todas as vagas estão preenchidas e não há previsão de criação de novos cargos. Na ocorrência de vacância, será realizada a convocação do candidato. À época do lançamento do concurso, em 2021, foram disponibilizadas 19 vagas para preenchimento imediato, mais o cadastro reserva. Desde lá, 38 tomaram posse. A Manaus Previdência integra a administração indireta da Prefeitura de Manaus e passou a ser autarquia em 2013, conforme a lei nº 1.803 do mesmo ano. Atualmente, possui 86 servidores (estatutários e comissionados), e atende 8.590 aposentados e pensionistas da prefeitura e da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Foto: Clóvis Miranda / Semcom Fonte

Cavaletes, faixas e placas irregulares são removidos em ação da prefeitura para combater poluição visual

Com objetivo de retirar publicidade irregular e combater a poluição visual na capital, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira, (5/3), a primeira ação de 2024 do “Limpa Manaus”. Cavaletes, faixas e placas foram removidas durante a operação coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas (Creci-AM), que alerta para o risco de golpes no mercado imobiliário. Os trabalhos se concentraram em quatro principais vias, iniciando pela avenida Desembargador João Machado, seguindo pela rua Professora Cacilda Pedroso, avenida Senador Raimundo Parente e finalizando na avenida Professor Nilton Lins. A ação fez a retirada de diversos engenhos publicitários irregulares, de banners a galhardetes, passando por cavaletes e flâmulas instaladas desde postes até árvores, além de áreas públicas, não sujeitas à regularização. O vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, lembrou que a limpeza de áreas públicas é uma determinação do prefeito David Almeida para se ter uma cidade com menos poluição visual.  “Estamos atuando em conjunto na retirada e também para informar à população que este tipo de publicidade é indevida, irregular, inadequada e que existem outras formas e canais de divulgação”, afirmou Andrade. A ação contou com apoio das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Infraestrutura (Seminf), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). “A nossa intenção é reduzir a poluição visual na cidade, fazendo retirada em viadutos, postes, árvores, passarelas, além do alerta contra possíveis golpes de falsos corretores, envolvendo fraude com imóveis. E temos muitos banners de anúncios de empréstimos seguindo o mesmo padrão. Essas peças de publicidade não são passíveis de regularização e muitas são proibidas, além de sujar Manaus”, explicou a gerente de Engenhos Publicitários (GEP), arquiteta Naiara Freitas. Denúncias sobre irregularidades envolvendo o Creci-AM podem ser feitas pelo número 3584-5223 ou pelo site, www.creci-am.gov.br Secretarias Empresas e pessoas físicas ou jurídicas que fazem publicidade irregular, em locais como postes, árvores, logradouros públicos, calçadas, sinalização de trânsito, pontes, viadutos, passarelas e outros espaços similares, estão sujeitos ainda a aplicação de multas pela infração, variando de 4 UFMs (Unidade Fiscal do Município), R$ 559,28, até 70 UFMs, R$ 9.787,4, conforme o Código de Posturas da cidade, a lei complementar 005/2014. Proibição Como publicidades em postes, por exemplo, são proibidas, não há como regularizar, as ações são de retirada, não havendo necessidade de notificação, uma vez que a ilegalidade é de conhecimento público. É proibido, por exemplo, instalar engenhos em leitos dos rios, igarapés, praias; postes de iluminação pública ou rede de telefonia, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito; obras públicas, como pontes, viadutos, passarelas, além de estátuas, esculturas, monumentos e bancos em logradouros e similares; no passeio público, salvo quando os mobiliários urbanos são regularizáveis e não prejudiquem a mobilidade urbana, mantendo-se livre o mínimo de 1,5 metro de passeio, inclusive no espaço aéreo, entre outros. A regulamentação dos engenhos é prevista no Plano Diretor, no Código de Posturas de Manaus (Lei 005/2014). Fiscalização Denúncias são atendidas pelo Disque Denúncia, pelo 3673-9305 e pelo 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos, e pelo email disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br Foto: Claudia do Valle / Implurb Fonte

Prefeitura reforça combate à venda de Cadastro Único em equipamentos socioassistenciais

Buscando garantir o cumprimento da lei e assegurar os direitos da população, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem reforçando ao público a campanha “Cadastro Único: Seu Direito, Sem Preço!”. O objetivo é destacar a gratuidade total dos serviços de inserção e atualização do CadÚnico, além de divulgar os principais canais para a formalização de denúncias quanto a possíveis irregularidades no atendimento aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da capital. “As famílias que atendemos todos os dias não vão a nossas unidades, porque acham o ambiente bonito ou agradável, elas vão porque precisam dos serviços oferecidos ali. É inadmissível que situações como a venda de cadastros continuem a ser tão recorrentes em nossa cidade e é por isso que a Prefeitura de Manaus tem trabalhado para defender a população dessas pessoas de má índole, que se aproveitam da necessidade de famílias carentes para ganhar dinheiro. Não permitiremos que mais famílias sejam lesadas por esses criminosos”, destacou o secretário da Semasc, Eduardo Lucas. Garantido pela Constituição Federal na Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica da Assistência Social, o Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelo governo federal, unidades federativas e municípios para identificar e avaliar as demandas socioassistenciais de famílias em situação de vulnerabilidade, sendo, portanto, a porta de acesso a uma série de programas sociais e políticas públicas voltadas para o seu atendimento. Além de gratuitos, os processos de inserção e atualização do CadÚnico são trâmites realizados exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de forma presencial e mediante apresentação de documentação básica, com o agendamento de visitas domiciliares para usuários impossibilitados de se locomover devendo ser solicitada previamente. Referenciada no Cras Japiim, na zona Sul, a usuária Camilly Clementino elogiou a campanha e ressaltou a importância das informações repassadas para ela e seus vizinhos. “Creio que todo mundo em algum momento já ouviu falar de um tal vizinho ou uma tal vizinha que supostamente pode ajudar a liberar benefícios se você pagar a quantia certa de dinheiro. Muitas pessoas acabam acreditando nisso e dão parte do pouco dinheiro que têm, então acho muito importante que essa campanha continue a ser divulgada dessa forma. As pessoas precisam saber sobre os seus direitos”, afirmou. Ouvidoria da Semasc Denúncias acerca de irregularidades no atendimento prestado pela gestão municipal em seus equipamentos socioassistenciais devem ser formalizadas no Sistema Ouvidoria da Semasc, por meio do número (92) 98406-0952 ou pelo e-mail ouvidoria.semasc@manaus.am.gov.br. Foto: Diego Lima/Semasc Fonte

Setemp realiza ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realiza nesta sexta-feira (08/03),  ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa acontecerá na sede do Sine Amazonas, em parceria com outras instituições, e visa homenagear as mulheres por meio de serviços voltados à autoestima feminina. O evento, que será realizado em parceria com Centro de Ensino Literatus, Sebrae Amazonas, Sintresam, será gratuito e acontecerá das 8h às 13h na sede do Sine Amazonas, localizado na Avenida Djalma Batista, 1.018, bairro Chapada, ao lado do Amazonas Shopping. O atendimento será feito por ordem de chegada, sendo necessário pegar uma senha na recepção do local e entre os serviços oferecidos estão, palestras, cortes de cabelo, design de sobrancelha, dicas de automaquiagem, além de orientações referentes à saúde, como aferição de pressão e glicemia. De acordo com o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, essa ação é importante para contribuir com a autoestima e os cuidados que todas mulheres merecem. “Precisamos entender que o dia da mulher deve ser comemorado todos os dias, e estamos organizando esse evento em parceria com outras instituições para presentear a todas que se dispuserem a comemorar essa data conosco, contribuindo com o autocuidado e reconhecendo a força que elas têm”, disse o secretário. Confira a programação: Serviços: Corte de cabelo – 8h às 13h (sala 114); Aferição de pressão – 8h às 13h (sala 115/116); Cálculo de IMC – 8h às 13h (sala 115/116); Higienização de pele – 8h às 13h (sala 117/118); Massagem – 8h às 13h (sala 117/118); Serviços Mary Kay – 8h às 13h (sala 119/120); Serviços Hinode – 8h às 13h (sala 119/120). Palestras: Mulher na Aviação – Auditório Setemp (10h); A mulher na sociedade contemporânea – Aquário Setemp (8h); Empreende Mulher – Aquário Setemp (8h30); Orientação Infecções Sexualmente Transmissíveis – Aquário Setemp (9h); Planejamento familiar – Aquário Setemp (9h30); Câncer de mama – Aquário Setemp (10h);  FOTO: Divulgação/Setemp Fonte

Primeira ação itinerante do Castramóvel atende no Sesc Balneário, na zona Centro-Oeste de Manaus

Os animais de tutores residentes no bairro Planalto e adjacências do Sesc do Balneário José Ribeiro Soares, na zona Centro-Oeste de Manaus, receberão, a partir desta segunda-feira (4/3), as ações do Castramóvel, projeto da deputada Joana Darc (UB), levando bem-estar animal para os pets daqueles que mais precisam. A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), do Governo do Amazonas. Protetora dos animais e presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), a parlamentar reitera a importância da castração na saúde dos animais e da população, e garante que a unidade móvel pretende atender mais de mil animais nas ações. “A castração é muito importante porque beneficia tanto os animais quanto a população, uma vez que reduz o número de ninhadas nas ruas e a proliferação de zoonoses, contribuindo para a saúde pública do Amazonas. Conversei com a direção do Castramóvel e foi garantido que pretendem castrar mais de mil animais nesta primeira ação itinerante”, disse. Agendamento presencial Os atendimentos serão apenas para os animais agendados nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira, respectivamente), de 9h até 13h. Para realizar o agendamento é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e foto do animal, pode ser impressa ou por telefone. As cirurgias começam a partir do dia 6, na quarta-feira, a partir das 9h. A unidade móvel está estacionada no “Estacionamento Grafite”, após o anfiteatro, no Sesc do Balneário José Ribeiro Soares, na avenida Constantinopla, nº 288, bairro Planalto. O agendamento para vagas na Sema ocorre normalmente. Os interessados podem agendar a castração do seu pet no Disque Castração, via WhatsApp, pelo número: (92) 98602-4456. Foto: Assessoria de Comunicação Fonte

74 motoristas são autuados utilizando vagas de estacionamento shoppings centers da zona Centro-Sul

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou, nesta segunda-feira, (4/3), uma ação de fiscalização no estacionamento de dois shoppings centers da zona Centro-Sul da cidade. O objetivo principal da operação foi de coibir o uso indevido das vagas reservadas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs). Segundo o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, a fiscalização foi uma resposta direta às inúmeras reclamações recebidas pela prefeitura sobre o uso irregular dessas vagas. “É inaceitável que ainda tenhamos que lidar com essa falta de respeito e consciência. As vagas para idosos e PcDs são um direito garantido por lei e é nosso dever assegurar que sejam utilizadas corretamente”, afirmou. Durante a operação, os fiscais do IMMU, estiveram atentos à presença de veículos estacionados irregularmente nas vagas reservadas sem possuírem credencial. Os agentes autuaram 74 veículos nos dois estabelecimentos comerciais. “Essa ação serve como um lembrete de que o respeito às leis de trânsito é fundamental para uma convivência harmoniosa na cidade”, disse Roberto Kelly, agente do IMMU. A iniciativa da prefeitura foi apoiada pelos motoristas que estavam presentes, especialmente por aqueles diretamente afetados pela problemática. O IMMU anunciou que continuará com as operações de fiscalização em diversos pontos da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover uma mobilidade urbana mais justa e acessível para todos. Foto: Divulgação / IMMU Fonte

Orientações coletivas informam usuários do Cras sobre diferentes programas socioassistenciais

Todos os dias, pela parte da manhã, as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da Prefeitura de Manaus, iniciam os atendimentos das unidades socioassistenciais com o chamado “momento de acolhida”, em que os primeiros usuários do dia são recebidos. Ao menos uma vez por semana, a acolhida também é acompanhada de orientações coletivas, em que a equipe técnica repassa aos usuários as principais informações acerca dos serviços e programas socioassistenciais oferecidos pelo Cras à população. Nesta segunda-feira, (4/3), os usuários do Cras Mutirão, temporariamente alocado nas dependências do shopping Phelippe Daou, na zona Leste, participaram da primeira orientação coletiva da semana, contando com a presença do titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, que destacou a gratuidade total dos serviços oferecidos pelos equipamentos da secretaria, canais de denúncia para casos de cobrança indevida e os principais avanços da Prefeitura de Manaus na assistência social do município. “As orientações coletivas são fundamentais para que um número maior de nossos usuários tenha acesso a informações importantíssimas para o seu atendimento cotidiano. Essa é uma das formas que a secretaria tem encontrado para se aproximar da população e falar sobre a venda ilegal de cadastros, sanar dúvidas, divulgar nossa Ouvidoria para possíveis denúncias e afins, de forma mais direta e sem ruídos na comunicação”, destacou o titular da Semasc. Além da apresentação básica de serviços como o Cadastro Único, pelo qual famílias de baixa renda podem ter acesso a programas assistenciais como Bolsa Família, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), responsável pela promoção de atividades que estimulem uma convivência comunitária saudável para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, a orientação ainda destacou a importância do sistema de Ouvidoria da Semasc. É por meio desse sistema que a população é capaz de formalizar denúncias relativas à venda de cadastros e outras possíveis inadequações no atendimento constatadas nos equipamentos socioassistenciais administrados pela gestão municipal. As denúncias podem ser enviadas para número (92) 98406-0952 ou pelo e-mail ouvidoria.semasc@manaus.am.gov.br.  Foto: Diego Lima / Semasc  Fonte

Detran-AM participa do evento ‘Expo Mulher’ promovido pela OAB Amazonas

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) participou, na sexta-feira (01/03), do evento “Expo Mulher”, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), no Centro de Convenções Vasco Vasques (CCVV), localizado na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A iniciativa destaca o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e teve como tema “A Mulher na Amazônia: Protagonismo e Superação”. De acordo com os organizadores do evento, a ação foi aberta ao público com a finalidade de promover o empoderamento e a autonomia feminina, abordando aspectos jurídicos, sociais, financeiros, empreendedorismo e motivacionais. Segundo o coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), Gilberto Lira, o Detran Amazonas disponibilizou diversos serviços, sendo realizados cerca de 120 atendimentos. “Foram disponibilizados serviços de licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de IPVA com a PGE”, informou o coordenador. Em relação à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foram ofertados os serviços de renovação, mudança e/ou adição de categoria, além de segunda via do documento e transferência de domicílio. Também estiveram presentes a equipe de Educação para o Trânsito da instituição, que disponibilizaram material educativo sobre trânsito; o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidentes de Trânsito (Navat) e a equipe da Escola Pública de Trânsito (Eptran), a qual tirou dúvidas sobre os cursos ofertados pelo departamento. A escritora Anete Valdevino esteve no evento e aproveitou para fazer a renovação da sua CNH. “O atendimento foi muito rápido e prático. Aproveitei o evento e já renovei minha carteira de habilitação, sem precisar me deslocar até o órgão”, comentou a escritora. Já a assistente social Tamis Oliveira aproveitou a oportunidade para licenciar o seu veículo. “Vim prestigiar o evento da OAB, e já estava na hora de renovar o licenciamento do meu veículo. Foi muito prático”, relatou. Em sua segunda edição, a iniciativa reuniu mais de 100 expositores, proporcionando serviços, conhecimento e oportunidades voltadas ao público feminino. FOTO: Isaque Ramos / Detran-AM Fonte

Quatro ocorrências durante a chuva foram registradas neste sábado, 02/03

A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, registrou, neste sábado, (2/3), até as 17h, quatro ocorrências, em razão da chuva que atinge a cidade, sendo: um desabamento, dois riscos de desabar e uma erosão. As equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), seguem nas ruas em atendimento às ocorrências registradas. As quatro ocorrências formalizadas aconteceram em bairros da zona Leste da capital, que foi a área mais afetada pelas fortes chuvas. A Defesa Civil recomenda que a população siga sua rotina, mas fique atenta com qualquer alteração, acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações, mantenha-se informado por intermédio dos meios de comunicação e canais oficiais da prefeitura e, se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) atendeu, neste sábado, (2/3), com Auxílio Aluguel, uma família do bairro Gilberto Mestrinho, na zona Leste. A residência apresentou risco total de desabamento. O Auxílio Aluguel é um benefício no valor de R$ 600 oferecido pela Prefeitura de Manaus para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade que vivem em casas em situação de risco, fornecendo assistência financeira temporária para que possam alugar um novo imóvel. Foto: Reprodução Fonte

Píer Turístico chega a mais de 82% de obras concluídas

Com mais de 82% das obras concluídas, a Prefeitura de Manaus avança na conclusão do primeiro Píer Turístico da capital amazonense, que será instalado no complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. O píer faz parte da primeira etapa das intervenções do programa “Nosso Centro”, lançado pela gestão do prefeito David Almeida, em 2021, e em fase de finalizações. Construído em um estaleiro na zona Oeste, o píer envolve na realidade três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. Uma poita é um objeto usado como peso submerso, para ancorar embarcações, boias, plataformas e outros. Neste caso, as 14 poitas vão ancorar as estruturas do píer, permitindo sua flutuabilidade com a subida e descida das cotas do rio Negro. “As poitas funcionam como as âncoras onde o porto ficará amarrado, ficando no meio do rio. O píer está na etapa de pinturas e o porto na fase de acabamento, devendo ser lançado na água dentro de mais uns 15 dias. As pontes estão na etapa de finalização de soldas e as poitas estão praticamente todas prontas. Hoje, estamos concluindo as últimas duas estruturas delas e temos os flutuantes de apoio das pontes, que estão na pintura”, explicou o engenheiro naval Eden Paraense Sarmento, responsável pela equipe de construção do píer. Com dimensões surpreendentes, a capital amazonense vai ganhar seu primeiro Píer Turístico. A estrutura metálica vai compor o mirante Lúcia Almeida, que segue em acabamento de obras no início da avenida 7 de Setembro. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno. Projetos O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) é autor dos projetos arquitetônicos do “Nosso Centro”. O Píer Turístico será montado no mirante a partir de maio e junho de 2024, quando o rio Negro estiver com uma cota mais alta, e a estrutura vai permitir que o turista, visitante e morador da cidade desembarque na ilha de São Vicente e já passe a vivenciar uma parte da história de Manaus. O atracadouro mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. Além dessa estrutura, o píer tem mais três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas, cada). Outras duas boias de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros x 12 metros e pesam 62 toneladas, cada. “Toda essa operação turística que envolve nossa hidrografia chegará e partirá do Píer Turístico. Ele terá essa função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus, por isso seu nome. Terá integração imediata ao mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente. Ele passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla de Manaus e todo o entorno da cidade”, explicou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente. Para o diretor-presidente, esse é mais um grande projeto do prefeito David Almeida, cuja construção e montagem ocorre internamente, no estaleiro, para depois seguir para o local da obra, quando a cota do rio Negro estiver maior. A previsão é de inauguração no segundo trimestre do ano. A área total do mirante é de 4,9 mil metros quadrados e o prédio será o primeiro espaço multigeracional vertical da capital. Segunda construção da gestão do prefeito David Almeida que faz reconversão e reuso de uma estrutura antiga e que antes estava abandonada, o mirante Lúcia Almeida será um divisor de águas nas edificações às margens do rio, permitindo visão para o Negro a partir dos vãos entre as lajes. A primeira obra de reconversão urbanística foi a casa de praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra. Foto: Clóvis Miranda/ Semcom Fonte