Prefeitura atualiza setores de áreas de especial interesse social no banco de dados

Em uma década, a capital amazonense ganhou mais 34 Áreas de Especial Interesse Social (Aeis) conforme a legislação da Prefeitura de Manaus e o Plano Diretor da cidade. Instrumento jurídico nacional criado no início dos anos 2000, as Aeis são regulamentadas em Manaus pela lei 1.837/2014. No Estatuto das Cidades (2001) e alguns municípios são chamadas de Zonas Especiais (Zeis), e foram criadas com objetivos macro para promoção de regularização fundiária de ocupações irregulares e para proporcionar moradia digna com habitação social. A legislação municipal define parâmetros diferenciados para o parcelamento e uso do solo e para as construções nas áreas especiais. Conforme a lei, as Aeis são “porções do território que devem, prioritariamente, assegurar moradia digna para a população de baixa renda, por intermédio de melhorias urbanísticas, recuperação ambiental e regularização fundiária de assentamentos precários e irregulares, bem como a provisão de novas habitações de interesse social, dotadas de boa oferta de serviços, equipamentos públicos e infraestrutura urbana”. Atualmente, após revisão e atualização do banco de dados no ArcGIS, Manaus soma 89 Aeis, distribuídas em diversas zonas da cidade. “São regiões da capital onde se aplicam regras de uso e ocupação do solo específicas, que tem como objetivo beneficiar a população de baixa renda, buscando o direito à moradia digna para todos. As áreas também são prioritárias para ações de urbanização e de regularização urbanística e fundiária dentro da gestão pública”, explicou o gerente de Informação e Geoprocessamento (GIG), Luiz Albuquerque. O diretor de Planejamento Urbano (Dpla), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, cita que bairros ou parte de bairros da capital foram transformados em Aeis, como é o caso do Alvorada e trechos do Santa Etelvina. Também são áreas especiais, por exemplo, os residenciais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Legislação Conforme o art. 30, lei 1.837, não podem ser objeto de regularização prevista na legislação parcelamentos irregulares ou clandestinos, ou parte destes, que estejam em Áreas de Preservação Permanente (APPs); em áreas onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis, até a eliminação dos agentes poluentes; e em terrenos aterrados com material nocivo à saúde pública, até a sua correção; com declividade igual ou superior ao máximo previsto nas legislações pertinentes, salvo se atendidas as exigências específicas da legislação municipal; terrenos cujas condições geológicas ou morfológicas do solo não permitam sua ocupação por edificações, salvo se comprovada sua estabilidade mediante a apresentação de laudo técnico específico; e alagadiços ou sujeitos a inundações, até a sua correção. — — — Texto e foto – Claudia do Valle / Implurb Fonte

Seis ocorrências foram provocadas pelas fortes chuvas em Manaus

A Prefeitura de Manaus registrou, até às 13h desta segunda-feira, (26/1), seis ocorrências provocadas pelas chuvas, em diferentes pontos da cidade. As demandas foram recebidas no Contact Center do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e encaminhadas para as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que estão nas ruas fazendo os atendimentos. Os registros foram de duas alagações e três deslizamentos. As alagações ocorreram nas zonas Centro-Sul e Leste, enquanto os deslizamentos afetaram as zonas Norte e Leste de Manaus. Uma infiltração foi reportada na zona Norte e um risco de deslizamento na zona Oeste. A zona Norte concentrou três das ocorrências registradas. RECOMENDAÇÕES: – Siga sua rotina, mas fique atento; – Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações; – Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais da Prefeitura. – Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). Fonte

Sine Manaus oferta 160 vagas de emprego nesta terça-feira, 27/2

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 160 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, (27/2), de 8h às 16h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de trajes como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 22 6 vagas – Motorista de Caminhão Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter cursos de MOPP e Direção Defensiva; ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; Atividades – transportar produtos acabados e matérias-primas entre fábricas, centros de varejo e distribuição. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Motorista Carreteiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “E” dentro do prazo de validade; Atividades – transportar produtos acabados e matérias-primas entre fábricas, centros de varejo e distribuição. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Mecânico de Máquinas Pesadas Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Atividades – montar, manter e reparar equipamentos mecânicos; executar manutenção preventiva e corretiva de maquinários. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Empacotador – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Atividades – empacotar os produtos adquiridos pelos clientes, tendo cuidado com a separação dos alimentos para evitar contaminação; recolher os carrinhos espalhados nas áreas internas e externas da loja; recolher os produtos deixados pelos clientes, organizando nos locais adequados para evitar perdas. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Cumim Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário (noturno); Atividades – atuar como suporte ao garçom, sendo crucial no atendimento inicial ao cliente em ambientes como restaurantes e bares; responsável por recepcionar os clientes, transmitir os pedidos e servir alimentos e bebidas. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Analista Fiscal Escolaridade – ensino superior completo em ciências contábeis; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na área fiscal; Atividades – realizar conciliações contábeis; registrar lançamentos e auxiliar na apuração de impostos; elaborar balancetes e preencher guias de recolhimento entregues aos órgãos do governo. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Atividades – zelar pela guarda, conservação, manutenção, higiene e limpeza dos equipamentos, instrumentos e demais materiais utilizados, bem como do local de trabalho. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. Vagas no Comércio – 45 2 vagas – Gerente de Loja Escolaridade – ensino superior completo ou cursando; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na área comercial e como gerente de atividades exercidas com gestão de pessoas e vendas; Atividades – realizar abertura e fechamento de loja e caixa, recrutamento e seleção de colaboradores. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Líder de Cozinha Escolaridade – ensino superior completo ou cursando gastronomia; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AB” dentro do prazo de validade; Atividades – supervisionar o preparo e montagem de pratos em restaurantes; orientar e verificar a elaboração de receitas; controlar o estoque de alimentos. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Chapeiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – atuar na produção de sanduíches, limpeza, organização e levantamento da matéria prima necessária para produção. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Churrasqueiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – preparar, cortar e assar carnes bovinas e suínas, realizar a manutenção da churrasqueira e organizar o local de trabalho. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Confeiteiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – supervisionar e executar produção de bolos, tortas, biscoitos, salgados e outros; criar e testar novas receitas para diversificar o cardápio. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 12 vagas – Pedreiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 25 vagas – Servente de Obras Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – preparar canteiro de obras e massa de concreto; limpar e compactar solos; verificar máquinas e equipamentos de construção civil; participar na demolição de edificações. Disponível até 27/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga –

Seguem os trabalhos de restauração da Santa Casa de Misericórdia de Manaus

Patrimônio histórico de Manaus, a Santa Casa de Misericórdia carrega em sua estrutura, datada de 1872, mais que os traços da arquitetura do período Áureo da Borracha, é lembrança viva dos amazonenses. Segundo a empresária, e pré-candidata à Prefeitura de Manaus, Maria do Carmo Seffair, o local mantém muitas lembranças a população. “São 120 anos de serviços prestados ao povo de Manaus e do Amazonas. É comum encontrarmos pessoas que nos contam que nasceram na Santa Casa. São muitas lembranças que se conectam em um só lugar de história, cura e fé”, conta a empresária e reitora da Fametro Maria do Carmo Seffair. A Santa Casa, localizada na rua 10 de julho, no centro, zona Sul de Manaus, foi desativada em 2004, tendo sua estrutura quase que completamente saqueada e deteriorada. Em 2019, o prédio histórico foi arrematado em leilão pelo Grupo Fametro, que estima em dois anos inaugurar no local um moderno hospital universitário. “Assim como o Hotel Tropical, que vamos inaugura final do ano, a Santa Casa também é patrimônio de Manaus e do Amazonas e não podíamos deixar que caísse em ruínas”, diz Maria do Carmo. Segundo a pré-candidata à Prefeitura de Manaus, por ser um prédio tombado como patrimônio histórico, a obra de restauro não pode ser tão rápida como gostariam. Maria do Carmo observa as obras do prédio histórico. Foto: Frank Pereira “A gente precisa se submeter às aprovações do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas deixo aqui a minha crítica pela morosidade nas liberações. A burocracia muitas vezes atrapalha o avanço em nosso pais”, pontua Maria do Carmo Seffair. Sobre a obra O prédio da Santa Casa de Misericórdia foi arrematado em leilão pelo Grupo Fametro no ano de 2019 por R$ 9,3 milhões. Logo após aquisição, mais de R$ 10 milhões foram investidos em limpeza, segurança patrimonial, obras de manutenções e troca do telhado. Fachada da Santa Casa de Misericórdia, localizada na rua 10 de julho, no centro de Manaus. Foto: Frank Pereira Na primeira etapa da obra, foi realizada a troca completa do telhado. Atualmente, os serviços se concentram na retirada do revestimento antigo de argamassa das paredes internas que estão soltando pela ação do tempo e pelas muitas infiltrações que tinham. As equipes trabalham na aplicação de chapisco areia e cimento, para proteção da estrutura original do prédio. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre deste ano seja liberada uma nova etapa, contemplando a modernização do patio central da unidade. Outras obras civis e instalações especiais também estão previstas até a instalação dos equipamentos hospitalares. O futuro Hospital Universitário da Fametro abrigará mais de 140 consultórios, oferecendo atendimento pelo SUS, unidades de urgência, diagnóstico, terapia, além de se tornar uma plataforma para formação e desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa. FOTOS: Frank Pereira / Divulgação Fametro Fonte

Obras do complexo viário Rei Pelé chegam a 40% com implantação de última viga

A construção do complexo viário Rei Pelé, na rotatória do Produtor, zona Leste, chega a 40% das etapas estimadas no projeto. Nesta segunda-feira, 26/2, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), confecciona e prepara a armação da última viga de sustentação do equipamento. Aproximadamente 30 operários envolvidos na obra executam a armação da chamada “viga travessa”. Na sequência, irão concretar e liberar as estruturas para o lançamento das vigas pré-moldadas, que servem para garantir o apoio da pista do viaduto.  Em outra frente, uma equipe realiza a construção da cortina da laje de aproximação, parte do acesso do viaduto à avenida Autaz Mirim, que, assim como a avenida Camapuã, segue interditada para o progresso da obra. “O prefeito David Almeida pediu que acelerássemos essa obra. Sabemos dos transtornos, principalmente por ser uma área muito movimentada, mas os benefícios que essa obra trará, ajudará a todos que ficam presos, em meio ao grande fluxo, no horário de pico do trânsito. A Prefeitura de Manaus e o governo do Estado se uniram para melhorar a vida da população”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.  Conforme o secretário, a pasta prevê a finalização do projeto ainda neste ano. “As interdições na Camapuã e Autaz Mirim são necessárias para entrarmos com os equipamentos, fazer a concretagem das vigas, a perfuração das peças e, claro, entregarmos essa obra no prazo previsto para a população usufruir de um novo e moderno viaduto”, completa Renato.  A Prefeitura de Manaus atua diariamente na execução do viaduto, que visa modernizar o trânsito em um dos locais mais movimentados da zona Leste e, ainda, melhorar a mobilidade urbana da população. — — — Texto – Rayana Coutinho / Seminf Fotos – Márcio Melo / Seminf  Fonte

Mais de 30 mil atendimentos são realizados durante o ‘Manaus Mais Cidadã’

Com a missão de se aproximar da população e ampliar o acesso a políticas públicas em zonas de difícil acesso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, (24/2), a 2ª edição do mutirão de serviços “Manaus Mais Cidadã” de 2024, desta vez atendendo a população do conjunto habitacional Viver Melhor, na zona Norte. Ao todo, 31,4 mil atendimentos foram registrados ao longo do dia na escola municipal Benjamin Matias Fernandes e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota Medeiros, onde, mais uma vez, secretarias municipais, estaduais, parceiros da sociedade civil e outras entidades do poder público se uniram para ofertar, a mais de 10 mil comunitários da região, mais de cem serviços públicos totalmente gratuitos e em único espaço. O antigo recorde era o de 26 mil atendimentos realizados no bairro Armando Mendes, em agosto de 2023. “Este é um projeto idealizado pelo nosso prefeito David Almeida, que visa descentralizar as ações da Prefeitura Municipal de Manaus e chegar mais perto do cidadão, sobretudo aquele mais humilde e que muitas vezes não possui recursos para procurar esses serviços. O foco desta gestão é cuidar das pessoas e, ao conversar com os cidadãos presentes aqui, percebemos que estamos no caminho certo”, destacou o vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta. O secretário Eduardo Lucas, da Semasc, ressaltou a importância de se trazer periodicamente um evento dessa magnitude à população de diferentes zonas da cidade em um “dia alternativo”, levando em conta as demandas e as possibilidades de locomoção de cada território contemplado com a ação. “O dia alternativo serve para a população que, por quaisquer que sejam os motivos, não consegue acessar esses serviços durante a semana, tendo a oportunidade de ser atendida de maneira rápida e próxima de sua casa. É uma determinação do prefeito que nos façamos presentes na ‘fonte’, dentro da comunidade, praticamente na porta do cidadão e facilitando sua vida”, afirmou. Diferentes serviços Ao todo, 120 serviços foram oferecidos à população ao longo da manhã. Entre os serviços mais procurados, destacam-se a inserção e atualização do Cadastro Único, clínico geral, odontológico, dispensa de medicamentos, cadastro para vagas de emprego, emissão de documentação básica, serviços de habilitação e veículos, orientação jurídica, serviços de embelezamento e muitos outros. A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), participou do “Manaus Mais Cidadã” com atendimentos e orientações nas áreas jurídica, de assistência social e de psicologia, fazendo os encaminhamentos necessários a cada demanda. A equipe de técnicos foi coordenada pelo titular da Semad, Ebenezer Bezerra. “Essa ação é muito importante porque leva até onde os cidadãos moram, os serviços ofertados, gratuitamente, pela prefeitura. O prefeito David Almeida entende que, muitas das vezes, as pessoas não têm recursos para se deslocar até as unidades da administração municipal. O ‘Manaus Mais Cidadã’ é uma prefeitura móvel”, disse Bezerra. A estudante de direito Anne Silva, 32, compareceu à ação em busca de atendimento médico para si e de vacinação para seu pet. De acordo com a comunitária, ações como essa são necessárias e tornam a vida de muitos moradores mais prática. “O Viver Melhor possui muitas carências, principalmente por se localizar em um bairro muito grande e que é distante da região central da cidade. Ações como essa são maravilhosas justamente por conseguir trazer para perto de nós muito daquilo que é difícil termos acesso durante a semana, além de ajudar na propagação de informações e outras utilidades”, relatou. A dona de casa Adrielly Lacerda, acompanhada do marido e dos filhos, buscou o atendimento pediátrico para os pequenos e o ortopédico para o parceiro, elogiando o atendimento recebido. “Hoje vimos atrás de diversos serviços e fomos muito bem atendidos em todos, o que nos faz querer que mais ações como essa ocorram por aqui. Tem uma variedade boa de serviços, o atendimento é ótimo e o melhor mesmo é a praticidade da ação ser tão perto de casa. Muito bom, muito bom mesmo”, elogiou. Parceiros O programa “Manaus Mais Cidadã” é coordenado pela Semasc e conta com o apoio das secretarias municipais da Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Administração e Planejamento (Semad), de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Fundação Manaus Esporte (FME), da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Fundação Dr. Thomas (FDT), da Casa Militar, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da Amazonas Energia, do Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios em Manaus e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Foto: Valdo Leão / Semcom e Antonio Pereira / Casa Civil Fonte

Obra é executada de forma emergencial em erosão no Nova Cidade

default A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, de forma emergencial, obras para conter uma erosão na rua Albânia, no bairro Nova Cidade, zona Norte. A equipe atua neste sábado, (24/2), na erosão de 23 metros de profundidade que estava ameaçando a vida dos moradores. “Recebemos muitas demandas da rua Albânia e, de forma emergencial, o prefeito David Almeida determinou que a equipe de engenharia realizasse a visita técnica e a sondagem, para dar início às ações de contenção. Os trabalhos são executados por uma empresa terceirizada em caráter emergencial. Vamos reverter esse problema o quanto antes e garantir o bem-estar e a segurança no local”, afirmou o secretário de Obras, Renato Junior. Após estudos topográficos na área, a equipe identificou que o descarte incorreto de lixo agravou a situação, corroborada ainda pelo alto volume de água das chuvas. A limpeza de toda a área foi realizada. Agora, a equipe trabalha com o apoio de oito caçambas, uma retroescavadeira, escavadeira hidráulica, trator de esteira e dois rolos compactadores, na fase de reaterro. A Prefeitura de Manaus mapeia áreas de risco e atende demandas em diversos bairros da capital, para reverter e minimizar problemas de deslizamento, que são agravados pelas fortes chuvas. Foto: Márcio Melo / Seminf Fonte

Plataforma de ônibus na avenida Autaz Mirim é desativada

Com a desativação efetiva da plataforma de ônibus em frente ao hospital e pronto-socorro Platão Araújo na avenida Autaz Mirim, zona Leste, realizada pela Prefeitura de Manaus a partir deste sábado, (23/2), os fiscais de transportes e agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão empenhados em garantir que os passageiros estejam cientes dos novos pontos de parada, assegurando que a transição não afete a rotina diária dos usuários do transporte público. “A desativação da plataforma é uma medida essencial para avançarmos com as obras de melhoria na infraestrutura viária da cidade. Entendemos que mudanças no trânsito sempre exigem um período de adaptação, e é por isso que nossos agentes e fiscais estão a campo, oferecendo toda a orientação necessária aos usuários”, explicou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do IMMU. A iniciativa busca esclarecer as mudanças aos passageiros sobre as obras do viaduto Rei Pelé, na rotatória do Produtor, que motivou a necessidade de desativação e demolição do ponto. Nos novos locais designados para as linhas de ônibus afetadas pela medida o embarque e desembarque estão sendo orientados pelos agentes. A comunicação direta com os cidadãos e o suporte ativo no local refletem o comprometimento do instituto em manter um serviço eficiente e acessível, diante das necessárias alterações na infraestrutura urbana do local. Foto: Divulgação/IMMU Fonte

Cras Alvorada 3 é reinaugurado após processo de revitalização

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), reinaugurou, nesta sexta-feira, (23/2), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alvorada 3, entregando à população da zona Centro-Oeste mais um equipamento socioassistencial totalmente revitalizado. O vice-prefeito de Manaus e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente na ocasião e destacou os avanços da capital amazonense no atendimento contínuo a famílias em situação de vulnerabilidade social. “O secretário Eduardo Lucas vem implementando uma nova visão dentro da área da assistência social e os resultados estão aí. Se olharmos para trás para avaliarmos a situação em que se encontravam nossos Cras e suas condições de trabalho, percebemos uma política de valorização muito grande da assistência social determinada por nosso prefeito David Almeida. Trabalhamos muito todos os dias e esperamos que nossos servidores assim também o façam, mas para isso é necessário garantir condições dignas para o exercício de suas funções e para o melhor atendimento da população, e é isso que estamos fazendo”, concluiu. Titular da Semasc, o secretário Eduardo Lucas também ressaltou a atmosfera de “revolução” na Rede de Proteção Social do município, que agora passa por um processo de revitalização não apenas dos equipamentos da Proteção Social Básica, mas também de toda a sua política de Segurança Alimentar e Nutricional, alavancada pelo lançamento do programa “Manaus Sem Fome”, em dezembro do ano passado. “Estamos vivendo um novo momento na assistência social do município de Manaus. Ainda que ainda falte muito a ser feito, temos avançado muito e em muitas direções. Hoje possuímos equipamentos de atendimento socioassistencial no padrão de qualidade que o povo manauara merece, estamos chegando ao fim dos processos de revitalização dos Cras e nos preparando para entregar mais nove unidades do ‘Prato do Povo’ à cidade, entre outras medidas. Isso é trabalho, um trabalho que vem mudando vidas”, afirmou. Durante o processo de revitalização da unidade, foram efetuadas as trocas de todas as esquadrias em madeira de lei para portas metálicas, bem como a mudança de pisos e revestimentos cerâmicos, substituição de louças sanitárias, acessórios e metais, recuperação e substituição de portões e gradis externos, instalação de novos condicionadores de ar e equipamentos de combate a incêndio, revitalização de banheiros, além do reordenamento de seus ambientes internos e áreas externas. O equipamento é responsável pelo atendimento contínuo de aproximadamente 10 mil famílias da zona Centro-Oeste da capital, oferecendo à população serviços essenciais para a garantia dos direitos daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Entre os principais serviços oferecidos estão a inserção e atualização do Cadastro Único, instrumento que permite o acesso a uma série de programas sociais executados pelo governo federal, como o Bolsa Família, e o desenvolvimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), responsável por prevenir, por meio de atividades em grupo, a ocorrência de situações de risco social no cotidiano das famílias acompanhadas. De acordo com a coordenadora do Cras Alvorada 3, Socorro Batista, o retorno do equipamento a sua área de atuação representa um marco muito importante para a comunidade, que agora conta com um espaço mais confortável, seguro e bem localizado. “Voltaremos a ofertar todos os serviços previstos pelo Cras e dessa vez em um ambiente diferente, com um trabalho de qualidade, mais próximo da população e de maneira ainda mais acessível. Isso tudo é essencial para a efetividade de nosso trabalho”. Dona de casa e moradora dos arredores do equipamento, Núbia Santos relatou a alegria sentida ao entrar no equipamento após a revitalização. “A gente fica muito feliz com o retorno do Cras para mais perto de casa, não é? É muito mais acessível para nós e nossos filhos, e agora com um ambiente novo, mais bonito e confortável, só temos a agradecer”. Revitalização de equipamentos socioassistenciais Esse é o 14º equipamento de proteção social básica revitalizado, oriundo de emendas parlamentares destinadas pelo então deputado federal Marcelo Ramos, no valor aproximado de R$ 5 milhões, em junho de 2022. Além deste, outros 13 Cras foram revitalizados nos bairros Jorge Teixeira, Alfredo Nascimento, Crespo, Betânia, Cachoeirinha, Colônia Antônio Aleixo, Alvorada 1, São José 4, Japiim, Nossa Senhora da Conceição, Colônia Terra Nova, Redenção e Compensa 2. Uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizada na zona Leste, também passou pelo processo de revitalização. Foto: Clóvis Miranda / Semcom Fonte

Ação Manaus mais cidadã, com atendimentos nas zonas Norte e Leste

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai levar, neste sábado, (24/2), a partir das 8h, os serviços gratuitos do Sine Manaus para os bairros Lago Azul, na zona Norte, e São José Operário, zona Leste. A ação itinerante faz parte do programa “Manaus mais Cidadã”. A iniciativa vai oferecer vagas de emprego, orientações quanto à CTPS Digital e seguro-desemprego, além da realização do cadastro dos candidatos no sistema, com o objetivo de alcançar os moradores das regiões de difícil acesso aos serviços do Sine Manaus. “O Sine nos Bairros é uma iniciativa que surgiu na gestão do prefeito David Almeida para fortalecer a economia, a mão de obra e a empregabilidade na região. Nosso compromisso é poder proporcionar mais ações que saiam dos prédios da Prefeitura de Manaus para atender o cidadão de forma precisa, imediata e acessível”, frisou o titular da Semtepi, Radyr Júnior. As equipes estarão posicionadas em dois pontos da cidade: de 8h às 14h, na escola municipal Benjamin Matias Fernandes e no Cmei Professor Carlos Frota de Medeiros, localizadas na rua Rio Caquetá, no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona Norte; e das 8h às 12h, na escola estadual Dr. Isaac Sverner São José, situada na rua Marginal, conjunto São José II, bairro São José Operário, na zona Leste.  Os candidatos devem comparecer aos locais mencionados munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. Foto: Divulgação / Semcom  Fonte

Última semana para a solicitação do cartão PassaFácil gratuitamente

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que a campanha de emissão gratuita do cartão PassaFácil segue até à quinta-feira, (29/2). Qualquer usuário do sistema de transporte coletivo que precisar solicitar a emissão do cartão, pode realizar o serviço de forma digital por meio da assistente virtual do Sinetram Sindy, pelo WhatsApp (92) 999194-9292. O gerente de bilhetagem do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), Fábio Byron, explicou que, durante este período, quem solicitar a retirada nos terminais, incluindo a segunda via, não pagará a taxa de R$ 15 da emissão do cartão. “A retirada gratuita pode ser realizada nos terminais de integração, T1 – Constantino Nery, T3 – Cidade Nova e T5 – São José. Caso o usuário solicite a entrega em casa, além de não pagar os R$ 15 da segunda via, a taxa de entrega também estará com valor promocional neste período. De R$ 12,50 por R$ 9,90”, finalizou. Se for emitir em um dos postos físicos (sede do Sinetram ou shopping Phelippe Daou) a cobrança dos R$ 15 permanece. Durante a campanha, mais de dois mil cartões foram solicitados para retirada nos terminais e delivery, gratuitamente. Foto: João Viana / Semcom Fonte

Ação integrada de abordagem e atendimento a pessoas em situação de rua acontece no centro de Manaus

Como parte das medidas que visam garantir o atendimento socioassistencial e médico à população em situação de rua presente no Centro Histórico de Manaus, na zona Sul, determinadas pelo Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), coordenou, nesta quinta-feira, (22/2), uma ação conjunta de abordagem social na região. Contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do programa “Consultório na Rua”, do Conselho Tutelar e das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Assistência Social (Seas), a ação concentrou seus atendimentos na praça Francisco de Queiroz, localizada na rua Quintino Bocaiúva, e na praça dos Remédios, na rua Miranda Leão. “Estamos dando continuidade a um trabalho iniciado em 2023 e que vem se mostrando cada vez mais fundamental para a população em situação de rua presente no Centro Histórico de Manaus. Nosso intuito jamais será o de higienizar ou retirar compulsoriamente essas pessoas deste local, o que queremos é ouvir suas demandas, avaliar seus casos, sensibilizá-los e oferecer os serviços necessários para uma virada de chave em suas vidas”, destacou a chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasc, Márcia Helena Braga. Coordenadora do programa “Consultório na Rua”, Lucinei Mota ressaltou a importância da execução contínua dessas ações, principalmente no que diz respeito ao acesso desse público a serviços básicos de saúde. “Já participamos dessas ações há um bom tempo e assim continuará sendo. Continuaremos sempre a trazer nossos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para as ruas de nossa cidade para garantir que todos tenham acesso a saúde”, afirmou. Quem também participou da ação foi o Centro de Integração Social Gerando Vidas, organização da sociedade civil responsável pela oferta de diversos serviços para pessoas que se encontrem em estado de dependência química para auxiliar seu processo de reabilitação. Presidente da instituição, o pastor Canuto Couto destacou a emoção sentida ao participar da ação junto de sua equipe. “Em 22 anos de atividade, essa foi a primeira vez em que fomos convidados a participar de uma ação de abordagem. É transformador. Sabemos que uma quantidade significativa de pessoas em situação de rua enfrenta o vício em drogas todos os dias, e é desesperador ter ciência dessa situação sem possuir a logística necessária para resolver. Participar de ações como essa muda esse cenário, interagimos de forma mais direta e rápida com os parceiros do poder público e assim atendemos mais pessoas, é maravilhoso”, concluiu. Foto: Diego Lima / Semasc Fonte

Sine Manaus oferta 285 vagas de emprego nesta sexta-feira, 23/2

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 285 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta-feira, (23/2), de 8h às 16h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 43 1 vaga – Auxiliar de LimpezaEscolaridade – ensino fundamental completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – residir nos bairros: Armando Mendes, Zumbi, São José, Betânia ou Mauazinho;Atividades – realizar limpeza nas dependências da empresa; remover o pó dos móveis, fazer a varredura do piso, aspirar detritos, limpar ou lavar vidros e janelas, remover o lixo das lixeiras, higienizar os banheiros e repor materiais de higiene.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de LimpezaEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Atividades – realizar serviços de limpeza em geral, entre outras atividades correlatas.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor InternoEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em atendimento ao cliente, Informática básica e vendas em materiais de construção ou elétrico;Atividades – realizar venda de materiais elétricos em geral e prestar atendimento aos clientes.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de LimpezaEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Atividades – responsável pela manutenção da limpeza em condomínios.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD)Escolaridade – ensino fundamental incompleto;Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;Atividades – limpar e conservar banheiros e demais ambientes internos e externos, executando limpeza úmida e seca; realizar coleta de lixo comum e reciclável; limpar portas e janelas de vidro, paredes e teto; cuidar dos vasos de plantas internas; varrer ambientes externos, coletando folhas secas e buscando contribuir para manter o ambiente agradável; limpar cozinhas, área de serviço, garagens, pátios, assoalhos, móveis, carpetes e tapetes, abastecendo os ambientes com materiais; executar outras tarefas relacionadas à área.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor DigitalEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em aparelhos de telefonia móvel e mídias sociais;Atividades – vender produtos por e-commerce; atender clientes da loja virtual por telefone, chat ou e-mail, para auxiliar na finalização de pedidos ou dúvidas gerais; cadastrar produtos no site; participar na elaboração de estratégias comerciais.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Operador de Telemarketing AtivoEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – não é necessário;Atividades – realizar ligações telefônicas para captação de clientes.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de LogísticaEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em Informática (planilhas no Excel);Atividades – atuar no atendimento ao cliente (presencial e telefônico), atendendo às solicitações, dúvidas e reclamações com excelência; realizar acompanhamento, rastreamento de cargas e controle de diárias de motoristas.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Lavador de VeículosEscolaridade – ensino fundamental completo;Experiência – não é necessário;Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário; residir no bairro Cidade Nova ou adjacências;Atividades – limpar e secar automóveis (interna e externamente); realizar polimento e cristalização de pintura, entre outras funções.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – SerralheiroEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter experiência na área da construção civil;Atividades – responsável pela produção e reparo de peças fundamentais na construção civil e na indústria.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – SoldadorEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter experiência na área da construção civil;Atividades – unir e cortar peças de ligas metálicas usando processos de soldagem e corte, como eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG, oxigás, arco submerso, brasagem e plasma; preparar equipamentos, acessórios, consumíveis de soldagem, corte e peças a serem soldadas.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar AdministrativoEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter experiência na área da construção civil e curso de Pacote Office;Atividades – apoiar o gestor ou departamento da empresa, cuidando de assuntos operacionais e burocráticos; atuar no recebimento e envio de documentos, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualizações de cadastro.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Vendedor Externo (PAP)Escolaridade – ensino médio completo;Experiência – três meses na Carteira de Trabalho;Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em redes sociais;Atividades – realizar vendas externas de produtos ou serviços.Disponível até 23/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de LimpezaEscolaridade – ensino médio completo;Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;Atividades – varrer, aspirar, lavar e secar pisos; remover pó e sujeiras de superfícies; limpar banheiros e sanitários; retirar o lixo e manter a organização dos ambientes.Disponível até

Prefeitura abre 85 vagas para curso de treinamento em vendas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o instituto Talp, oferta, nesta quinta-feira, (22/2), 85 vagas gratuitas para o curso de “Formação em Vendas e Relações Interpessoais”. As aulas acontecem de 26/2 a 1º/3, na Central do Empreendedor, localizada nas dependências do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Com o objetivo de capacitar os profissionais a serem mais eficazes em suas funções de vendas, o curso será ministrado pelo empresário e hipnoterapeuta Rodrigo Loureiro, que vai focar no desenvolvimento de habilidades essenciais para construir relacionamentos sólidos com os clientes e alcançar o sucesso nos negócios por intermédio da Programação Neurolinguística (PNL). “O empreendedorismo não está ligado à sorte, mas sim à qualificação do profissional. Aprender técnicas, apurar, analisar e se atualizar são traços que revelam o verdadeiro sucesso de qualquer empreendedor. Convido a todos os manauaras, que desejam se qualificar para o mercado de trabalho, a participarem deste curso gratuito que a Prefeitura de Manaus oferece”, frisou o secretário da Semtepi, Radyr Júnior. O curso será dividido em duas turmas: a primeira acontece de 9h às 12h, ofertando 25 vagas; e a segunda, das 14h às 17h, com disponibilidade de 60 vagas. A lista de selecionados será divulgada nesta sexta-feira, (23/2). Os interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://bitly.ws/3dBdr, que encerra às 16h desta quinta-feira. Foto: João Viana / Arquivo Semcom Fonte

Frota de carros coletores de lixo é renovada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), renovou a frota dos carros coletores de lixo que atuam em todas as zonas da capital. Sem receber veículos novos desde 2019, a atual gestão realizou a entrega de dez veículos nesta semana. O secretário municipal de Limpeza Urbana, Sabá Reis, afirma que a pasta dá seguimento ao trabalho que é feito por todas as demais secretarias da gestão municipal, que realizam entrega de ruas asfaltadas, unidades de saúde novas e revitalizadas, escolas e coletores novos para o serviço de limpeza pública. “Essa gestão que não para, todos os dias em Manaus entrega escolas, postos de saúde, ruas asfaltadas, e aqui na Semulsp não é diferente, com uma equipe que trabalha muito, que faz de tudo para Manaus ficar mais bonita. Em nome do prefeito David Almeida, nós entregamos uma frota de carros coletores novos, zerados, para que a gente possa melhorar ainda mais esse trabalho, esse serviço que é muito reconhecido pela população”, disse o secretário. Os novos carros coletores de lixo que atuam em todas as zonas geográficas de Manaus possuem capacidade de armazenamento de 15 metros cúbicos, para atender toda a demanda da capital. Foto: Divulgação / Semulsp Fonte