Prefeitura registra redução de 28,6% nas mortes no trânsito em janeiro de 2024
Em janeiro deste ano, foram registradas 20 vítimas fatais de acidentes de trânsito em manaus. Esse número representa uma redução de 28,6% em comparação ao mesmo mês de 2023. O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, atribui essa diminuição às ações estratégicas promovidas pela gestão do prefeito David Almeida. Investimentos em campanhas educativas, aprimoramento da fiscalização, melhorias na infraestrutura viária estão entre as medidas que contribuíram para essa melhoria. “Esses esforços conjuntos entre a administração pública e a população reafirmam o compromisso com a segurança e a preservação da vida no trânsito. Este resultado é fruto de um trabalho incessante, em várias frentes. Investimos fortemente em educação para o trânsito, intensificamos a fiscalização e sempre reforçamos a importância do respeito e da consciência de cada motorista. Cada cidadão que adota uma postura responsável no trânsito contribui decisivamente para um ambiente mais seguro para todos”, destacou. Em janeiro de 2023, foram contabilizadas 28 vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito. Já em janeiro de 2024, este número reduziu para 20 mortes. O IMMU frisa, especialmente, uma redução no número de motociclistas falecidos, que caiu de 11, em janeiro de 2023, para nove em janeiro de 2024. Foto – Karol Silva / IMMU Fonte
Sine Manaus oferta 355 vagas de emprego nesta terça-feira, 6/2
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 355 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 6/2, de 8h às 16h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. Vagas Novas – 117 1 vaga – Auxiliar de Limpeza – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – não é necessário; Atividades – realizar limpeza de áreas comuns, higienização de banheiros, remoção de lixo, limpeza de pisos e manuseio de equipamentos de limpeza. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 40 vagas – Auxiliar de Linha de Produção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no segmento de ar-condicionado e linha branca; residir nos bairros Compensa, Novo Israel, PQ Riachuelo, São Jorge, Manoa, PQ São Pedro, Nova Esperança, Riacho Doce, Santa Etelvina, Lírio do Vale, Osvaldo Frota, Nova Cidade, Dom Pedro, Canaranas, Cidade de Deus, Alvorada, Cidade Nova (núcleos 11, 12, 13, 14, 15, 16, 21 e 23), Bairro da Paz, Redenção, Novo Aleixo ou CJ Hiléia; ter disponibilidade para trabalho braçal; Atividades – realizar tarefas relacionadas ao processo de produção, como inspeção, carregamento e descarregamento de mercadorias, embalagem, separação e montagem de peças. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Jardineiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – preparar, conservar e limpar jardins: capina, corte, replantio, adubação periódica, irrigação, varredura, pulverização simples e polvilhamento; preparar sementes; fazer a repicagem e o transplante das mudas, incluindo desmate, transporte e embalagem; requisitar material necessário ao trabalho. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Almoxarife Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir na zona Norte ou proximidades; ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” dentro do prazo de validade; Atividades – organizar o almoxarifado; responsável pelo recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventário de matérias-primas e mercadorias adquiridas ou confeccionadas na universidade; utilizar recursos de informática; executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Caixa de Restaurante (Jovem Aprendiz) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego ou nunca ter trabalhado de carteira assinada; Atividades – auxiliar na organização e montagem do restaurante. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor de Comércio Varejista Escolaridade – ensino médio completo ou cursando ensino superior; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Atividades – atender os potenciais clientes utilizando técnicas de vendas e de negociação; realizar atendimentos de pós-vendas. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Recepcionista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir na zona Oeste de Manaus; Atividades – recepcionar e prestar serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestar atendimento telefônico e fornecer informações em escritórios, consultórios, hotéis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos; marcar entrevistas e consultas; receber e orientar clientes ou visitantes; agendar serviços, reservar (hotéis e passagens) e indicar acomodações em hotéis e estabelecimentos similares; observar normas internas de segurança, conferir documentos e idoneidade dos clientes; notificar seguranças sobre presenças estranhas; organizar informações e planejar o trabalho cotidiano. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Montadora de Fita de Bronzeamento Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir na zona Oeste de Manaus; Atividades – acompanhar clientes na máquina de bronzeamento e no bronzeamento natural; montar os biquínis de fitas; controlar tempo de exposição, entre outras atividades. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar Financeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir nas zonas Oeste ou Sul de Manaus; Atividades – realizar pagamentos, fazer controle de contas a pagar e de tesouraria como um todo, controlar fluxos de caixa, acompanhar extratos bancários, realizar balanços financeiros, preparar relatórios e apoiar o setor de contabilidade no pagamento de tributos. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar de Cobrança Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir nas zonas Oeste ou Sul de Manaus; Atividades – efetuar cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições; contatar devedores e negociar formas de pagamento; analisar títulos e documentos de cobrança; definir estratégias e elaborar itinerários de cobrança; contatar avalistas e fiadores; notificar débitos; registrar informações de negociações com o devedor; elaborar relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança; atualizar cadastro e identificar cobranças indevidas. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Operador de Telemarketing Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir nas zonas Oeste ou Sul de Manaus; Atividades – atender usuários; oferecer serviços e produtos; prestar serviços técnicos especializados; realizar pesquisas; fazer serviços de cobrança e cadastramento de clientes via teleatendimento; seguir roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes. Disponível até 06/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Comprador Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos
Rede estadual de ensino promove reunião orientativa sobre o ano letivo 2024
Com as aulas das unidades de ensino da rede estadual marcadas para iniciarem na próxima quarta-feira (07/02), tanto na capital, quanto no interior, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar tem realizado uma série de reuniões orientativas com os responsáveis pelos estudantes matriculados nas escolas estaduais. A ação integra o calendário escolar da secretaria e busca engajar os familiares dos alunos no planejamento das atividades e no processo educacional. Na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria Arminda, localizada no bairro Coroado, na zona leste, que atende do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, mais de 300 responsáveis participaram da reunião, em que puderam conhecer as dependências da unidade de ensino e a rotina escolar dos alunos. A gestora da unidade escolar, Luciane de Castro, explicou que este encontro é primordial para que os responsáveis tirem todas as dúvidas referentes ao dia a dia na escola e se sintam seguros em deixar os seus filhos no espaço. “Esse primeiro contato é super necessário. Hoje, os pais conheceram os professores, a equipe administrativa, os porteiros e merendeiros, conversamos e tiramos as dúvidas, tudo para que os pais tenham a convicção de que seus filhos serão bem tratados e terão um excelente processo de aprendizado”, enfatizou Luciane. O autônomo, Afonso Tavares, falou sobre o dia de atividades voltadas aos pais e ressaltou a importância de conhecer e se aproximar do espaço onde os filhos se desenvolvem. “É muito importante estar presente, para saber um pouco mais sobre como funciona a escola, conhecer os professores e os espaços, pois isso reflete em cada estudante. A minha filha já aprendeu a ler e a escrever e, por isso, eu tenho muito orgulho de conhecer o espaço onde ela aprende tantas coisas”, contou. Lídia Mendes, avó da estudante Jéssica Vitória, de 10 anos, contou que a escola é uma referência para o futuro das crianças. “Eu sempre gosto de participar, de estar presente. Ela estuda aqui desde o ano passado e posso afirmar que é uma boa escola, onde o aprendizado dela melhorou bastante. Por isso, acredito que os pais devem sempre procurar a escola e apoiar os professores, pois eles são a base de todo esse ensino”, ressaltou FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar Fonte
Começa a distribuição dos carnês do IPTU 2024 pela Prefeitura de Manaus
Mais de 511 mil carnês já foram entregues para triagem e postagem dos Correios A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), iniciou a distribuição dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU). Conforme informou o subsecretário da receita da Semef, Armínio Pontes, todos os contribuintes deverão receber seus carnês antes do vencimento da primeira parcela e cota única com desconto do IPTU 2024, marcado para o dia 15 de março. Alguns contribuintes residentes nos bairros das zonas Sul e Centro-Sul de Manaus, como Adrianópolis, Aleixo, Cachoeirinha e Distrito Industrial, já começaram a receber os carnês. O trabalho de distribuição, via Correios, se dará durante todo o mês de fevereiro. “Os contribuintes já podem aguardar que os Correios já iniciaram as entregas. Quem quiser adiantar seu pagamento e concorrer ao prêmio de meio milhão de reais do IPTU Premiado já pode emitir a segunda via no portal de serviços Manaus Atende”, destacou o subsecretário da Semef. O contribuinte poderá acessar a segunda via das guias do IPTU 2024 por meio do endereço eletrônico: manausatende.manaus.am.gov.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo número 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Descontos Conforme as regras de lançamento do IPTU, definidas via Decreto nº 5.812, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 3/1, os contribuintes proprietários de imóveis prediais e territoriais de uso residencial ou misto poderão optar em pagar o imposto com desconto de 10% sobre a cota única ou parcelar o pagamento em até 10 vezes, sem o desconto. Já para os imóveis de uso não residencial o desconto será de 20% para pagamento em cota única e de 10% se a opção for pelo pagamento parcelado em até 10 vezes. Tanto a guia única com desconto quanto a parcelada vencem no dia 15 de março. Premiação Em mais um ano, a Prefeitura de Manaus dará continuidade à campanha IPTU premiado. Dessa vez, os contribuintes que quitarem seu IPTU em cota única, até a data de vencimento estabelecida, concorrerão a premiações de R$ 10 mil a R$ 500 mil. Os contribuintes que mantiverem em dia seu pagamento durante o ano de 2024 concorrerão a premiações mensais de R$ 5 mil a R$ 40 mil. No final do exercício, o Executivo municipal também sorteará um prêmio extra de R$ 300 mil entre os contribuintes que não possuírem dívida de IPTU em qualquer ano. Foto: Divulgação/Semef Fonte
Alargamento da AV. Ephigênio Salles deve terminar na sexta-feira
Prefeitura espera concluir as obras que estão em andamento desde 2023 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), anunciou a conclusão da obra de alargamento com a implantação da terceira faixa na extensão de 1,2 quilômetro da avenida Ephigênio Salles para a próxima sexta-feira (09/2). As equipes chegam aos 500 metros finais da área estimada no projeto. Em vistoria ao canteiro de obras nesta manhã de segunda-feira, (5), o secretário de Obras, Renato Junior, explicou que as equipes seguiram as etapas previstas inicialmente, mas se depararam, ao longo da execução, com percalços no subsolo da avenida. “Cumprindo uma determinação do prefeito David Almeida, a data de entrega do alargamento desse trecho da avenida Recife à via Láctea será até a próxima sexta-feira. Vale ressaltar que é uma obra extremamente delicada. Para se ter uma ideia, encontramos uma drenagem profunda antiga, que tivemos de substituir, porque, no futuro, colocaria em risco os carros que trafegam pela avenida”, afirma. “Nós refizemos essa drenagem toda e tivemos que criar alguns acessos diferentes para as águas das drenagens serem lançadas nos igarapés do entorno”, complementa. Os cabos de fibra óptica presentes no local postergaram a atenção à rede de drenagem. “Uma vez que exige maior cautela, tivemos de recuar quando percebemos a presença do cabeamento, mas retomamos a obra com a parceria e suporte das empresas responsáveis pelos fios, a fim de evitar maiores transtornos”, explica o secretário de Obras. Na segunda metade de janeiro deste ano, o projeto alcançou 90% de execução após as últimas desapropriações. “Etapa necessária para a implantação da terceira faixa de veículos no sentido bairro-Centro”, destaca o secretário. O secretário explica que a nova faixa servirá para a “desaceleração” dos veículos que acessam os centros comerciais. “Quem vier, descendo do viaduto Miguel Arraes, terá uma trafegabilidade, com toda certeza, muito mais rápida e segura”. Para o prosseguimento das obras, 27 postes foram substituídos pela concessionária de energia e tiveram de ser recuados. Uma nova rede de energia elétrica foi implantada na área. “Sabemos das dificuldades que nós temos na cidade de Manaus, sobretudo em uma via de alto tráfego, mas, cumprindo uma determinação do prefeito David Almeida, até sexta-feira à noite finalizaremos mais essa obra”. O alargamento da avenida Ephigênio Salles é um projeto executado pela Prefeitura de Manaus em convênio com o governo do Amazonas, que visa proporcionar fluidez ao trânsito na área. “Essa obra está no programa de mobilidade que o prefeito tem feito em vários pontos de Manaus, desde a construção de viadutos, ciclovias e até a pavimentação de avenidas e ruas secundárias, com o objetivo maior de modernizar o fluxo nos bairros”, afirma o secretário. Fotos – Carlos Oliveira e Márcio Melo/Seminf Fonte
Amazonprev alerta sobre obrigatoriedade do Censo Previdenciário para servidores ativos e inativos do Estado
Os servidores que não realizarem o procedimento até o dia 29 de março podem ter os salários suspensos da folha e pagamento A Fundação Amazonprev convoca todos os servidores públicos do Amazonas, vinculados ao Poder Executivo Estadual, para a realização do Censo Previdenciário. O procedimento é obrigatório para servidores que estejam em plena atividade, incluindo disposicionados, licenciados e cedidos; aposentados e pensionistas. O prazo vai até o dia 29 de março de 2024. A não realização pode implicar na suspensão do pagamento dos proventos salariais, conforme Diário Oficial nº 48.626, de 29 de novembro de 2023. Os que já fizeram o Censo em 2023 não precisam realizar novamente este ano. O Censo deve ser feito pelo próprio segurado e não é permitida a realização por terceiros; nem mesmo por procuração. Para o procedimento é necessário acessar o site www.amazonprev.am.gov.br, no link “Censo Previdenciário”, clicar na imagem indicada e ir preenchendo as informações solicitadas. Ao informar o número de CPF e local de residência, o segurado pode escolher entre a opção Censo on-line ou presencial. No formato on-line, é preciso digitalizar e anexar os documentos exigidos. E na modalidade presencial, o servidor precisa agendar o dia, hora e local para o atendimento. Em ambos os casos, devem ser apresentados os documentos originais, em bom estado de conservação e sem rasuras. Na capital, o atendimento presencial acontece no prédio anexo da Amazonprev, com entrada pela rua Ipixuna, no Centro; Cetam Aníbal Beça, na avenida Autaz Mirim, na zona leste, e no Cetam do bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. No interior, estão disponíveis polos de atendimento presencial nas cidades de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Tabatinga e Tefé. Nas demais localidades, as sedes das Coordenadorias Regionais de Educação funcionam como pontos de apoio para esclarecimentos de dúvidas e auxílio aos servidores. De acordo com a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães, a obrigatoriedade do procedimento é uma exigência prevista na Lei Federal nº 9.717, que trata das regras gerais dos Regimes Próprios de Previdência Social de todo o Brasil. “Os dados coletados precisam ser informados ao Governo Federal para serem inseridos no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). Além de atender à obrigação legal, vai permitir ao Governo do Amazonas uma melhor gestão da situação previdenciária no Estado”, destaca Maria Neblina. Informações gerais sobre o Censo, lista de documentação e modelos das declarações exigida podem ser acessadas no site da Fundação Amazonprev, no endereço www.amazonprev.am.gov.br. Em caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato pelo número 0800 800 3400, que recebe ligações e mensagem de whatsapp. Endereços dos Polos de atendimento presencial Manaus: Sede da Amazonprev (prédio anexo). Entrada pela rua Ipixuna, SN. Centro. / Cetam Dom Pedro. Av. Pedro Teixeira, nº 2354. / Cetam Anibal Beça, avenida Autaz Mirim, 9018, zona leste. Coari: Coordenadoria Regional de Educação de Coari – Rua Marechal Deodoro, 417. Itacoatiara: Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara – Av. João Valério, 722 – Jauari I. Manacapuru: Escola Estadual José Seffair – Rua Caroline Fernandes, SN – Terra Preta. Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru. Manicoré: Escola Estadual Cônego Augusto Cunha – Av. Getúlio Vargas, SN. Parintins: Coordenadoria Regional de Educação de Parintins – Praça São Benedito, 3145. Tabatinga: Coordenadoria Regional de Educação de Tabatinga – Rua Rui Barbosa, SN. Tefé: Coordenadoria Regional de Educação de Tefé – Avenida Juruá, 273. FOTO: Maidno Sampaio/Amazonprev Fonte
Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção em fábrica de colchões no bairro Distrito
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, na madrugada deste sábado (03/02), um incêndio de grande proporção em uma fábrica de colchões no bairro Distrito Industrial, zona leste da capital. Ao todo, oito viaturas atuaram na ocorrência e mais de 60 mil litros de água foram usados. Não houve registro de vítimas. De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), o acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 3h30. A partir disso, foram enviadas equipes ao local e foi iniciado o combate às chamas de forma imediata. “Nossos bombeiros foram incansáveis ao longo de toda a madrugada. O incêndio iniciou na área de laminação e espumação e logo se alastrou, pelo fato daquela espuma ser um material de alta combustão. Também havia presença de materiais químicos como poliol e cloreto de metileno. O trabalho inicial foi para isolar o fogo na área já atingida, evitando que se propagasse ainda mais. A partir do isolamento foi realizado o controle do sinistro”, relatou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz. Durante o trabalho de contenção das chamas com o uso de diversas linhas de mangueiras de combate a incêndio, os bombeiros utilizaram mais de 60 mil litros de água. Parte das equipes de bombeiros ainda permanecem no local fazendo o rescaldo em uma área de mais de 3 mil metros quadrados. FOTOS: Divulgação/CBMAM Fonte
Prefeitura de Manaus intensifica ações de prevenção e controle das ISTs no Carnaval 2024
Durante o período de carnaval, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai reforçar as ações de prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O trabalho será desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em escolas, feiras, praças, Terminais de Ônibus, além nos locais de apresentação de blocos carnavalescos e no desfile das Escolas de Samba. A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, explica que a estratégia é alertar a população sobre os riscos para a saúde e intensificar a oferta dos serviços na prevenção e controles das ISTs, que já estão disponíveis na rede municipal. “A campanha deste ano seguirá a mesma linha de estratégia adotada pelo Ministério da Saúde, que foca na abordagem da Prevenção Combinada. É uma estratégia que envolve várias medidas de prevenção e de controle das ISTs, desde a distribuição de preservativos até a oferta da testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C”, informa Thayná Silva. A Prevenção Combinada incorpora, de forma simultânea, outras medidas: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); a administração de vacinas contra o vírus HPV e contra a Hepatite B; a prevenção da transmissão vertical, que ocorre quando gestante transmite a infecção para o bebê na gestação, parto e amamentação; o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a redução de danos para usuários de álcool e outras drogas; e educação em saúde. “No período de carnaval existe a possibilidade de maior exposição às ISTs. A Prevenção Combinada é uma forma de minimizar os riscos de transmissão das ISTs, mas sempre levando em conta a realidade individual, contextos específicos e o momento da vida de cada pessoa, buscando o cuidado integral em saúde”, afirmou Thayná Silva. ISTs No ano de 2023, foram notificados aproximadamente 8.000 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no município de Manaus, excluindo casos em gestantes. Desse total, houve o registro de 3.254 casos de sífilis, 1.339 casos de HIV, 413 casos de Aids, 368 casos de Hepatites (A, B, C e D), 464 casos de síndrome de corrimento uretral masculino e 732 casos de síndrome do corrimento cervical. “O objetivo da campanha no carnaval é evitar novos casos de ISTs e o uso do preservativo é uma das principais formas para a prevenção. A Semsa disponibiliza, durante o ano todo, o preservativo interno para o uso das mulheres e o preservativo externo para os homens, e vai intensificar a distribuição do insumo no período do carnaval. Além de proteger contra as ISTs, o preservativo também evita a gravidez não planejada”, ressaltou Thayná Silva. A programação contará com o apoio dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). — — — Texto – Eurivânia Galúcio / Decom Fotos – Divulgação / Semsa Fonte
Centro de Cooperação da Cidade recebe 43 ocorrências causadas pela chuva desta quinta-feira
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), mobilizou, nesta quinta-feira, 1º/2, seu Contact Center para integrar e centralizar respostas às ocorrências desencadeadas pela chuva, abrangendo áreas como trânsito, transporte e defesa civil. Ao todo, foram registradas 43 ocorrências nessas áreas. O Contact Center do CCC é uma central que tem como objetivo o recebimento de ligações telefônicas e notificações, e a distribuição, possibilitando o atendimento aos usuários, proporcionando, assim, uma resposta eficiente às emergências causadas pelo mau tempo. Na avaliação do superintendente do Centro de Cooperação da Cidade de Manaus, Sandro Diz, a integração das pastas em situações de urgência é imprescindível para a resolução de determinados acontecimentos. “Sobretudo em situações emergenciais como esta, provocada pela chuva, o Contact Center do CCC se mostra como uma ferramenta fundamental para otimizar os atendimentos e coordenar as ações necessárias. A integração dos serviços municipais começa por aqui e nos permite uma resposta mais rápida e eficiente às necessidades da população, garantindo assim o bem-estar dos manauaras”, afirmou o superintendente do órgão. Confira os dados detalhados dos atendimentos e ocorrências registradas no Contact Center do CCC por cada secretaria responsável pelos serviços de Segurança, Defesa Civil, Trânsito e Transporte: Defesa Civil Durante esta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) registrou um total de 18 ocorrências, via Disque 199, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), envolvendo alagações, destelhamentos, desabamentos, deslizamentos e riscos de desabamento. A maioria das ocorrências de alagação, seis no total, foi na zona Norte, uma na zona Leste e outra na zona Centro-oeste. Quanto aos deslizamentos, cinco aconteceram na zona Sul e um na zona Leste. Dois desabamentos foram na zona Norte, com destelhamento na zona Sul. A zona Norte concentrou oito das ocorrências. Trânsito e Transporte O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana registrou um total de 25 ocorrências de trânsito, via Disque 0800 092 1118, incluindo acidentes com danos materiais, acidentes com vítimas lesionadas, circulação, estacionamento irregular e semáforos. No transporte, foram registradas três ocorrências via Disque 118, incluindo autuação por má conservação de ônibus e acidente entre ônibus e caminhão. Orientações Em situações de chuvas intensas, O Centro de Cooperação da Cidade orienta que a população evite deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões propensas a alagamentos. Esteja atento aos boletins meteorológicos, garanta que sua casa esteja protegida contra infiltrações e mantenha um kit de emergência com itens essenciais; como água potável, alimentos não perecíveis, lanternas e medicamentos. Em caso de evacuação, siga as orientações das autoridades locais. Além disso, esteja ciente dos pontos críticos na sua localidade, como áreas suscetíveis a deslizamentos e enchentes. Mantenha dispositivos eletrônicos carregados e tenha acesso a fontes de informação confiáveis, como rádio e canais de comunicação oficiais. Colabore com vizinhos e comunidade, oferecendo ajuda a quem possa precisar. Fonte
Defesa Civil atende ocorrências causadas por chuva
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec) seguem nas ruas, em atendimento às 12 ocorrências registradas pela Central 199 até as 12 horas desta quinta-feira, 1º/2, em razão da chuva. Até o início da tarde de hoje, foram formalizadas sete ocorrências de alagação, duas de deslizamento, uma de desabamento, uma de risco de deslizamento e uma de destelhamento. As de alagação ocorreram nas zona Norte, Oeste e Centro-Oeste de Manaus. As ocorrências de deslizamento aconteceram nas zonas Sul e Leste da capital. A única ocorrência de desabamento foi registrada em uma residência localizada na zona Norte. A ocorrência de risco de deslizamento ocorreu na zona Centro-Sul. O destelhamento aconteceu na zona Sul da cidade. A zona Norte foi a área mais afetada, concentrando seis das ocorrências registradas pela Central 199. De acordo com o relatório de pluviometria divulgado pela Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA), da Sepdec, a média de chuva naquela área da cidade foi de 22,8 milímetros. Já na zona Sul, o registro foi de 34 milímetros. Na zona Leste, 32,8 milímetros e na zona Centro-sul, 22,8 milímetros. — — — Texto – Laís Fernandes / Semseg Fonte
Prefeitura interdita parte da avenida das Torres após proteção de barranco ceder
A Prefeitura de Manaus informa que, nesta quinta-feira, 1º/2, a avenida Governador José Lindoso (Torres), zona Norte, no sentido bairro/Centro, está interditada no trecho após a baixada fluminense, zona Norte da cidade. O motivo da interdição foi a queda de parte da proteção de um barranco, resultando em entulhos espalhados pela via, o que representou um risco significativo para a segurança dos motoristas. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão no local para realizar o desvio do tráfego. O trânsito foi redirecionado para a entrada da baixada fluminense. Esse desvio foi montado para minimizar os transtornos causados aos motoristas e manter a fluidez do trânsito na área afetada. A Prefeitura de Manaus recomenda aos motoristas que utilizem rotas alternativas e que fiquem atentos às atualizações sobre o trânsito na área. — — — Texto – Divulgação/IMMU Fonte
Motorista fica preso nas ferragens em grave acidente na zona Sul de Manaus – VEJA O VÍDEO
Um acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na manhã desta quinta-feira (2), causou transtorno aos motoristas no bairro Petrópolis, na zona Sul de Manaus. De acordo com informações preliminares, o motorista do caminhão ficou preso nas ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado juntamente com a Polícia Militar. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da vítima. No vídeo registrado por moradores, parte do caminhão aparece destruído devido ao impacto da batida. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente. VEJA O VÍDEO: Fonte
Sine Manaus oferta 571 vagas de emprego nesta quinta-feira, 1º/2
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 571 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 1º/2, de 8h às 16h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. Vagas Novas – 37 2 vagas – Mecânico de Aparelhos de Refrigeração Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em splits, chillers e fancoils; Atividades – prestar assistência técnica; instalar e realizar manutenção e modernização em aparelhos de climatização e refrigeração, de acordo com normas de segurança e qualidade; orçar serviços e elaborar documentação técnica. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Auxiliar de Cozinha Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário; Atividades – auxiliar no preparo de refeições, sobremesas, saladas e outros; manter a ordem e a limpeza da cozinha; auxiliar no serviço de copeiragem em geral e na montagem dos balcões térmicos. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 20 vagas – Atendente de Lanchonete Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Atividades – atuar na preparação de lanches, na manipulação de máquinas de café e na extração de bebidas quentes (café e chá); receber pagamentos dos clientes no caixa. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Operador de Máquina Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em máquina calandra; Atividades – atuar operando e alimentando máquinas e equipamentos industriais nos processos de produção da empresa, seguindo as instruções e boas práticas de fabricação. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no ramo de metalúrgica, (telhas, perfil e calhas); Atividades – prestar atendimento a clientes; negociar preços, prazos, condições de pagamento e descontos de vendas; orientar quanto às especificações de produtos e serviços. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Mecânico Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em manutenção industrial; vaga direcionada a candidatos que buscam novos desafios, com atuação no município Lucas do Rio Verde (MT); A empresa arcará com os custos de transporte de ida para a cidade; Atividades – acompanhar manutentores na rotina diária; auxiliar na organização da oficina; transportar (logística interna) peças e materiais dentro da unidade. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Mecânico II Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em manutenção industrial; vaga direcionada a candidatos que buscam novos desafios, com atuação no município Lucas do Rio Verde (MT); A empresa arcará com os custos de transporte de ida para a cidade; Atividades – executar manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos e instalações; montar e desmontar máquinas e equipamentos; resolver problemas de baixa e média complexidade. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Técnico de Manutenção II Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em manutenção industrial; vaga direcionada a candidatos que buscam novos desafios, com atuação no município Lucas do Rio Verde (MT); A empresa arcará com os custos de transporte de ida para a cidade; Atividades – executar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e instalações; suportar tecnicamente os trabalhos de baixa complexidade junto aos manutentores Nível I, II e os Técnicos Nível I; montar e desmontar máquinas e equipamentos; resolver problemas de baixa e média complexidade. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. Vagas no Comércio – 163 1 vaga – Chapeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – preparar sanduíches; auxiliar no preparo de café da manhã; realizar produção e fritura de alimentos, como carnes, frangos, peixes e sanduíches, utilizando chapas metálicas de cozinha, churrasqueiras e grelhas. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Farmacêutico Escolaridade – ensino superior em farmácia; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Atividades – elaborar, revisar e atualizar o Manual de Boas Práticas e Procedimento Operacional Padrão exigidos pela legislação; acompanhar auditorias internas e externas e inspeções sanitárias; acompanhar o acondicionamento da expedição, visando o controle de qualidade dos medicamentos; realizar balanço semanal e relatório mensal de vendas de medicamentos sujeitos a controle especial (portaria 344/98); realizar controle de produtos vencidos e avariados. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 25 vagas – Vendedor Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – três meses na Carteira de Trabalho; Atividades – prospectar clientes, realizar apresentações, enviar propostas comerciais, fazer follow-up, negociar e fechar vendas. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Analista Financeiro Escolaridade – ensino superior na área contábil; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – planejar, gerenciar e analisar os recursos contábeis da empresa. Disponível até 01/02/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Consultor de Equipamentos Escolaridade – ensino superior completo em engenharia mecânica, elétrica, produção e afins; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento no sistema CRM e em EPI’s; Atividades – realizar prospecção e gestão de carteira
Igrejas católicas centenárias de Manaus serão reformadas; recursos vêm do Iphan por meio de emenda da bancada federal
As igrejas católicas do centro histórico de Manaus passarão por reforma. Graças à emenda da bancada federal, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e a de São Sebastião receberão R$ 7.995.000,00 para as obras, que serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas. Os três imóveis integram o Centro Histórico de Manaus, conjunto urbano tombado pelo Iphan, e também fazem parte de tombamentos como bens isolados pelo Governo do Estado do Amazonas. “As igrejas católicas fazem parte e contam um pouco da história de Manaus. A reforma delas visa à preservação e conservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, um objetivo tão perseguido pelo Iphan. Que bom que nossa bancada teve a sensibilidade de destinar recursos para essa obra tão importante para o nosso Estado”, disse a superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro. O pedido de reforma para as igrejas partiu da Arquidiocese de Manaus à bancada do Amazonas no Congresso Nacional em 2022 e contou com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), além do Iphan, para a elaboração do projeto de engenharia, arquitetura e orçamento. Pintura, instalação de ar-condicionado, serviços elétricos e hidráulicos, adequações de acessibilidade e conforto ambiental, modernização das instalações prediais/especiais (elétrica, lógica, hidrossanitário, segurança e combate a incêndio) e adequações visando a assegurar a percepção dos atributos e características que expressam os valores reconhecidos no tombamento do bem (ex: remoção de elementos espúrios como coberturas, padronização de componentes/mobiliário), dentre outros estão entre os itens da reforma. As obras na Catedral devem durar 12 meses e na igreja dos Remédios e de São Sebastião, a previsão é de 9 meses. A igreja da Matriz tem o maior recurso para a reforma: R$ 4,2 milhões, seguida da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, com R$ 1,9 milhões e depois a igreja de São Sebastião, que vai dispor de R$ 1.895.000,00. HistóricoNossa Senhora dos RemédiosConforme dados oficiais fornecidos pela paróquia dos Remédios, o culto à Virgem dos Remédios em Manaus tem aproximadamente 150 anos. As primeiras informações oficiais sobre a construção da Igreja dos Remédios datam de 1818. Ainda não estava completamente concluída, quando foi parcialmente destruída por patriotas, por ocasião de chegar a noticia da independência do Brasil. A igreja chegou a abrigar os atos paroquiais após o incêndio que destruiu a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ocorrido do dia 02 de julho de 1850. A Igreja dos Remédios manteve a condição provisória de Matriz durante 27 anos, até 1877, quando foi inaugurada a nova Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Matriz de Nossa Senhora da ConceiçãoA Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, primeira igreja erguida na Barra do Rio Negro, pelos missionários carmelitas, em 1695, localizada junto ao Forte de São José, foi demolida em 1781 por ordem da Junta Governativa da Capitania, por se encontrar em ruínas. A nova Igreja começou a ser reerguida no Governo Lobo D’Almada que susta sua construção para que seja executada em local diferente, na Praça da Trincheira, com início em 1850, vindo a sofrer um incêndio em 2 de Julho deste mesmo ano. A nova reconstrução foi autorizada em 10 de Julho de 1858, pelo Presidente Francisco José Furtado, dispondo de quatro contos anuais para as suas despesas sendo sua pedra fundamental assentada em 22 de Julho do mesmo ano. As obras prosseguiram lentamente, com alguns entraves, como falta de mão-de-obra especializada, até que, em 15 de agosto de 1878 a igreja foi benzida e inaugurada, exatamente após vinte anos do assentamento de sua pedra fundamental. São SebastiãoA atual construção da edificação do templo dedicado a São Sebastião, erigido na cidade de Manaus – AM, teve seu inicio no ano de 1879 e foi inaugurada em 7 de setembro de 1888. De acordo com o estudo de Carrie Rodrigues na ocasião de inauguração a igreja ainda não possuía as ornamentações internas, e as obras de embelezamento se deram em etapas. A primeira etapa foi no ano de 1904 onde foram inseridos os altares de mármore Carrara, em um segundo momento Silvio Centofanti, que havia fixado um ateliê na cidade de Manaus juntamente com o pintor Domenico De Angelis, foi escolhido para realizar os serviços de melhoramentos. Fonte
Sine Manaus oferta 641 vagas de emprego nesta quarta-feira, 31/1
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 641 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quarta-feira, 31/1, de 8h às 16h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. Vagas Novas – 79 2 vagas – Açougueiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa; Atividades – realizar desossa e limpeza de carnes vermelhas e brancas; preparar as peças de acordo com instruções recebidas da cozinha; examinar as peças de carnes recebidas, verificando se está de acordo com a aquisição para comprovar a qualidade e a quantidade. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente Administrativo – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – realizar atividades administrativas no setor de Recursos Humanos. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Agente de Portaria Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na área Condominial, com conhecimento no Sistema Communy; ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; Atividades – fiscalizar, observar e orientar a entrada e saída de pessoas; receber, identificar e encaminhar as pessoas aos destinatários; abrir e fechar as dependências de prédios; receber a correspondência e encaminhar ao protocolo; atender e efetuar ligações telefônicas. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Serviços Gerais Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência na área Condominial; Atividades – realizar limpeza em banheiros e áreas interna e externa, recolhimento de lixo e lavagens em geral. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Assistente de Atendimento Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – dois meses na Carteira de Trabalho; Atividades – prestar atendimento ao cliente; autorizar exames e agendamentos de consultas para convênios internos e externos; controlar e acompanhar as senhas de atendimento; protocolar os atendimentos de convênios ao faturamento diariamente; realizar atendimento telefônico. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente de Vendas Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter Informática básica; Atividades – planejar atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos; realizar visitas a clientes; apresentar e demonstrar produtos, esclarecer dúvidas e acompanhar o pós-venda; contatar áreas internas da empresa; sugerir políticas de vendas e de promoção de produtos; participar de eventos. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Motorista de Caminhão Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “AD” com atividade remunerada e disponibilidade para viagens interestaduais; Atividades – conduzir os veículos automotivos da instituição, seguindo as solicitações, mantendo-se informado sobre a agenda de entregas, respeitando as leis nacionais de trânsito e promovendo direção defensiva, transporte da equipe de eventos e equipamentos. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – limpar e conservar banheiros e demais ambientes internos e externos, executando limpeza úmida e seca; realizar coleta de lixo comum e reciclável; limpar portas e janelas de vidro, paredes e teto; cuidar dos vasos de plantas internas; varrer ambientes externos, coletando folhas secas e buscando contribuir para manter o ambiente agradável; limpar cozinhas, área de serviço, garagens, pátios, assoalhos, móveis, carpetes e tapetes, abastecendo os ambientes com materiais; executar outras tarefas relacionadas à área. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Operador de Caixa Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em supermercado; Atividades – receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores; atender o público na recepção; prestar informações ao público, sobre itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos e promoções; preencher formulários e relatórios administrativos. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Atividades – limpar e manter limpo ambientes internos e externos, executando limpeza unida e limpeza seca; limpar e conservar limpo banheiros e outros ambientes de higiene pessoal; executar a coleta de lixo comum e reciclável; limpar portas e janelas de vidro, paredes e teto; cuidar dos vasos de plantas internas; varrer ambientes externos, coletando folhas secas, buscando contribuir para manter o ambiente agradável; limpar cozinhas, área de serviço, garagens e pátios, assoalhos e móveis, carpetes e tapetes, abastecer os ambientes com materiais; executar outras tarefas relacionadas à área. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Impressor Digital Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário (inclusive aos domingos); Atividades – planejar serviços da impressão gráfica e ajustar máquinas para impressão; realizar serviços da impressão gráfica, como impressão plana, rotativa e digital, flexografia, litografia, tipografia, letterset, calcografia, tampografia, roto gravura e serigrafia (silks-creen). Trabalhar seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente, higiene e saúde. Disponível até 31/01/2024 ou encerramento da vaga. 40 vagas – Auxiliar de Linha de Produção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência