Conheça a “Vanessa” que salva vidas!

Uma tecnologia de baixo custo que está sendo muito eficaz para frear o avanço da pandemia. No Amazonas, o dispositivo está sendo usado em mais de 40 municípios. Reconhecida pelo Ministério da Saúde, a “Cápsula Vanessa” é um dispositivo criado pela Samel em parceria com o Instituto Transire, que vem sendo usado desde março no combate à Covid-19. O Fisioterapeuta da Samel, Manoel Amorim, foi quem idealizou e construiu o método que tem ajudado a diminuir o risco de transmissão do vírus. Estrutura do novo método A cápsula é montada com materiais de baixo custo, sua estrutura é feita de canos de PVC e revestimento de plástico transparente. Ela possui o formato de cabine, que fica sobre o paciente infectado, permitindo a chamada Ventilação Não Invasiva (VNI), com o uso de bipaps. Além de proteger os profissionais de saúde das partículas do coronavírus lançadas no ar. A alternativa reduz a necessidade de intubação e não representa maiores incômodos aos pacientes, como dores e desconfortos no trato respiratório. Já na intubação orotraqueal precoce, além de invasiva, o risco de infecções e efeitos colaterais é maior. Curiosidade da Cápsula “Vanessa” O nome do dispositivo foi escolhido em homenagem a primeira paciente de Manaus,Vanessa Xavier, de 33 anos. Ela pertencia ao grupo de risco, e logo foi para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde precisou ser entubada, até então, não havia uma opção menos invasiva. Eficácia comprovada Com o número de vítimas subindo em Manaus, logo os hospitais da Samel começaram a manusear o novo método. No início, 500 pacientes usaram o equipamento, onde os médicos notaram uma redução no tempo de tratamento, de 20 dias para 5. Os hospitais que fizeram uso do equipamento somam mais de 1500 altas médicas. Quem pode usar Pacientes que apresenta dificuldade de respiração, e usa o dispositivo de forma precoce no combate à Covid-19, evita esse tipo de intervenção. Assim, é possível reduzir o número de pacientes que precisam ser encaminhados para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que já sofrem por falta de equipamentos. Compartilhando a descoberta Após comprovar a eficácia da “Cápsula Vanessa” o presidente da Samel, Luis Alberto Nicolau, compartilhou o método com outras instituições para o combate à pandemia, sem cobrar qualquer custo. A nova alternativa já ganhou reconhecimento no Brasil e em outras partes do mundo. Estados como Bahia, Maranhão e São Paulo já fazem uso da cápsula.

Água não será mais tema de debate em Manaus, diz prefeito

Nos próximos dias começa a campanha para se preencher cargos de prefeito e vereadores em todo país. E, nesse período, muitos temas são trazidos para discussão. Em Manaus, o abastecimento de água, definitivamente, não estará mais presente nos debates. Hoje, a cidade é autossuficiente na produção de água tratada, abastecendo quase 99% da população, cerca de 2,2 milhões de pessoas, estando preparada para abastecer o dobro. É um problema que está resolvido pelos próximos 30 anos, seguramente. Quando assumi, em 2013, essa realidade era bem diferente, principalmente nas zonas Norte e Leste, onde aproximadamente 600 mil pessoas não tinham água em suas torneiras e subsistiam com águas captadas em cacimbas e poços artesianos, transportadas em latas e tambores, em carrinhos de mão ou mesmo sobre a cabeça de mulheres e crianças. O que nós fizemos foi transformar um elefante branco – a Estação de Captação e Tratamento da Ponta das Lajes – em um elemento útil de solução aos problemas de falta de água. Pactuamos o Consórcio Proama, que responde por aproximadamente 30% do abastecimento de água da cidade. Outros 60% são garantidos pela Ponta do Ismael e o restante pelo Mauazinho. Água é vida. Cuidar do abastecimento é cuidar da saúde e do bem-estar da população. E me sinto gratificado em ter feito tudo o que estava ao meu alcance, e um pouco mais, para levar água de qualidade a todas as áreas de Manaus.

Neymar testa positivo para coronavírus depois de viagem com anitta

Segundo jornal francês L’Équipe, o atleta do Paris Saint-German e mais dois atletas do time testaram positivo para Covid-19 De acordo com informações do jornal francês L’Équipe, Neymar Jr. testou positivo para o novo Coronavírus. Além dele, mais dois atletas do Paris Saint-German (PSG), Di Maria e Paredes, também tiveram seus exames confirmados para o Covid-19. Nas últimas semanas, Neymar esteve viajando pela Europa ao lado de membros de seu filho Davi Lucca, Carol Dantas e de famosos como Anitta, Vinicius Martinez e Cris Guedes. Em nota, o PSG confirmou que três atletas do time passarão pelo “protocolo sanitário apropriado” e que os demais jogadores e membros da equipe técnica serão “testados nos próximos dias”.

Joelson Silva propõe emenda coletiva para melhorar rede de atenção em saúde mental

O aumento no número de casos de diagnóstico de depressão e os consequentes suicídios relacionados com a doença, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, foram ressaltados com preocupação pelo vereador Joelson Silva (Patriota), esta semana, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar evidenciou a importância das campanhas de conscientização como o “Setembro Amarelo”, que buscam promover um maior comprometimento da sociedade diante da situação, e até propôs emenda coletiva entre os parlamentares, para melhorar a rede de atenção em saúde mental. Atualmente, o Brasil tem o maior contingente de pessoas diagnosticadas com depressão na América Latina, com 12 milhões de casos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Aproximadamente 800 mil cometem suicídio, todos os anos, no mundo. Joelson Silva e outros vereadores fizeram questão de debater a matéria, mais uma vez, por considerá-la um problema de saúde gravíssimo, que atinge pessoas de todas as idades. “Infelizmente, não está nas estatísticas, mas existem pessoas com vergonha de dizer que passam por esse processo. Levantamos a discussão e vamos contribuir com o que for possível para tentar diminuir essa triste estatística”, disse o presidente da CMM. O vereador sugeriu uma emenda conjunta, para melhorar a estrutura de atendimento e suporte às pessoas que estão em processo de depressão. “É uma das doenças que mais acometem as pessoas nesse século. São muitos os casos de transtorno da ansiedade sem tratamento ou acompanhamento, levando as pessoas ao desespero e a planejarem o extremo de tirar a própria vida. Converso com profissionais da área de saúde e vejo que precisamos contribuir com essa causa. Vamos nos organizar para apresentar uma emenda coletiva destinada à melhoria da rede de atendimento em saúde mental”, enfatizou Joelson Silva. Setembro Amarelo A campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio foi criada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é associar à cor, o mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.  

Medidas do Governo do Amazonas garantem alta na receita tributária do Estado

Como resultado do aprimoramento dos sistemas de controle de arrecadação promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), o crescimento da receita tributária do Amazonas tem se mantido na retomada econômica do estado, após a fase mais aguda da pandemia de coronavírus. Em agosto, o crescimento nominal da arrecadação tributária em comparação com o mesmo mês no ano passado foi de 6,07%. Já o crescimento real, isto é, quando se desconta a inflação no período, foi da ordem de 3,55%. Esta é a terceira alta consecutiva após as quedas de abril (-2,83%) e maio (-22,27%), no período de maior impacto econômico da pandemia em Manaus. No acumulado do ano, houve crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período em 2019. De acordo com o secretário da pasta, Alex Del Giglio, o incremento na arrecadação tributária do Estado, a despeito da crise, dá-se sobretudo por conta do aprimoramento de processos de apuração de tributos e maior controle de arrecadação, além de fatores macroeconômicos. “A secretaria tem estado sempre muito atenta às condições econômicas, assim como vem aprimorando os processos de fiscalização e de controle de arrecadação, o que contribui para que a gente consiga melhores resultados na receita tributária”, explica. Segundo Del Giglio, o desenvolvimento de processos mais eficientes de apuração da receita tributária, aumenta o chamado “risco subjetivo” de contribuintes que, temendo as consequências da sonegação fiscal, atuam cumprindo as obrigações acessórias e principais. “A despeito da pandemia, a inadimplência está bem controlada e vem ficando em níveis baixos, ao contrário de outros estados, que reclamam no período de pandemia de inadimplências maiores”, diz o secretário. Outro fator importante, lembra o secretário, é o auxílio emergencial aprovado pelo Congresso e pago pelo Governo Federal, que tem movimentado a economia local, aliado ao fato de que a curva epidêmica da Covid-19 no estado tem se estabilizado em números baixos. “Agora, com a renovação do auxílio até o final do ano, ainda que com valor reduzido pela metade, acreditamos que teremos um último quadrimestre mais estável”, diz Del Giglio, ressaltando que, apesar do auxílio, há estados em apuros no campo fiscal. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo, têm dificuldade para fechar a folha de pagamento, cumprir os compromissos com os fornecedores e pagar 13º salário do funcionalismo, num aprofundamento da crise que já ameaçava as contas antes da pandemia. No Amazonas, ações de promoção do equilíbrio fiscal tomadas antes do surgimento do novo coronavírus, como os decretos de redução de despesa, de teto de gastos e de desvinculação de receitas, assim como ajustes tributários sem aumento de carga para o contribuinte, também permitiram um enfrentamento mais efetivo da crise. Comércio relata alta – No setor comercial, o Amazonas tem respondido de maneira consistente ao desafio da retomada econômica. O vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Paulo Couto, comentou o assunto. “As informações que a gente tem são de que o período pós (fase mais aguda) da pandemia – junho, julho e agosto – foi bem superior ao período de antes de 23 de março, quando se deu fechamento do comércio. Se fizermos uma análise vertical, ou seja, comparando o mesmo período de 2020 com 2019, temos registros de até 15% de aumento no faturamento”, disse.

Tá com moral | Bolsonaro chama Alberto Neto para ser vice-líder do governo na Câmara

Parlamentar amazonense também ouviu do presidente da República que, caso chegue ao 2º turno na corrida pela Prefeitura de Manaus, terá o seu apoio garantido null02/09/2020 09:38  Israel Conte, da redação do BNC Amazonas O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convidou o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) para ser seu vice-líder na Câmara dos Deputados. O convite foi feito durante café da manhã com membros do Republicanos nesta quarta-feira, dia 2, no Palácio do Alvorada, em Brasília. O ato deve ser publicado ainda nesta semana no Diário Oficial da União. Em conversa com o parlamentar amazonense, Bolsonaro reafirmou seu compromisso com a Zona Franca de Manaus e garantiu que não o seguro-defeso não será extinto. Eleições 2020  Alberto Neto também ouviu do presidente da República que, caso chegue ao segundo turno na corrida pela Prefeitura de Manaus, terá o seu apoio garantido. Nas últimas pesquisas eleitorais, o deputado federal aparece disputando o terceiro lugar, oscilando entre 6% e 8% nas intenções de voto.

Setor agropecuário no AM é destaque com saldo positivo em 2020, segundo dados do Caged

Dentre os setores da economia amazonense com maior representatividade, o Agropecuário se destaca com saldo positivo, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que faz o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O saldo positivo no setor Agropecuário no Amazonas reflete uma tendência do país, que tem na Agroindústria o setor com maior destaque em número de contratações. No acumulado do ano de janeiro a julho de 2020, o segmento acumula no Brasil um saldo positivo de 86.217 vagas de trabalho, resultado bem acima do segundo colocado, a Construção Civil, com saldo positivo de 8.742 contratações. Embora o saldo positivo seja de apenas 60 vagas, o resultado demonstra que, mesmo com toda a crise mundial de saúde, em decorrência da pandemia de Covid-19, o setor continuou em crescimento, asseverando que o Agronegócio é um setor importante de desenvolvimento e empregabilidade no estado do Amazonas. Para a secretária executiva do Trabalho e Empreendedorismo, Neila Azrak, o resultado positivo do setor Agropecuário reflete o investimento realizado pelo Governo do Estado no setor primário, garantindo que os produtores rurais pudessem melhorar e escoar a produção, além da possibilidade de aquisição de implementos agrícolas. “Todas essas ações mantiveram o setor produzindo, o que garantiu a manutenção dos empregos formais e, em muitos casos, a contratação de novos profissionais, mesmo diante da crise mundial de saúde com o Covid-19. Isso mostra a importância do setor Agropecuário para o Amazonas e para o Brasil, gerando empregos nos municípios e fortalecendo a economia do nosso estado”, disse. FOTO: Michell Mello/Secom Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp): Carla Santos (98257-1100).

Alunos da rede estadual recebem Guia de Estudos impresso para auxiliar no retorno às aulas presenciais

Todos os estudantes da rede pública vão receber o livro, cujos conteúdos reforçam o aprendizado Preocupada em alcançar os estudantes que não dispuseram de recursos tecnológicos para acessar os conteúdos do “Aula em Casa”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto disponibilizou, a todos os alunos do Ensino Médio, o Guia do Estudante, que é um apostila impressa com os conteúdos que foram transmitidos. Os aluno da Escola Estadual (EE) Dr. José Milton Bandeira, na zona norte de Manaus, foram os primeiros a receber o material, nesta terça-feira (1º/09). O material didático foi todo produzido pela equipe do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam) e também irá contemplar os estudantes do Ensino Fundamental. As apostilas reúnem assuntos abordados no programa “Aula em Casa”, bem como as dinâmicas locais de interatividade e atividades complementares. O material conta ainda com gabaritos comentados das atividades, em formato digital, com acesso por meio de QR Code, para dar suporte ao professor e aos alunos. A estudante Maria Eduarda Melo, cursa a 1ª série, ficou satisfeita em receber mais um material de apoio, já que algumas vezes não conseguiu estudar. “Eu fazia uns exercícios, mas nem sempre podia acompanhar o programa na televisão, porque a mãe chama para ajudar em uma coisa, a avó com outra, aí acaba perdendo o foco. Quando eu soube que iam voltar as aulas presenciais eu consegui focar mais, estudar mais. Acho que essa apostila vai ser ótima porque tem explicações, e a gente pode ler em casa, revisar”, avaliou a jovem. O colega dela, Weferson Ferreira, que cursa a 2ª série, acredita que será um grande reforço para alunos que, diferente dele, não puderam se dedicar às aulas on-line durante a suspensão das aulas presenciais. “Eu estudava com meu celular mesmo, assistia às aulas por ele. Os professores mandavam exercícios e o meu pai me ajudava a estudar, foi legal porque ele me ajudou bastante. Agora, quando voltamos, entregamos os trabalhos, os exercícios, e agora o Guia do Estudo vai ajudar quem não conseguiu estudar porque não tinha celular ou computador, o que é importante também”, opina o estudante. A gestora da EE Dr. José Milton Bandeira, Marlen Müller, diz que a unidade foca em dar conteúdos que ajudarão os alunos nos vestibulares. Ela conta ainda que, dos 1.050 alunos, que estão divididos nos grupos A e B, 80% estão frequentando as aulas desde o dia 10 de agosto. Ela conta ainda que o trabalho pedagógico está surtindo efeito e que a própria escola tomou iniciativa de procurar alunos em potencial evasão, tudo para garantir que o ano letivo não fosse perdido. “Nós começamos a ir atrás dos alunos antes mesmo de a Secretaria de Educação lançar o Busca Ativa, e com isso nós trouxemos 80% dos alunos para a escola. Esse Guia de Estudo é um fortalecimento, porque aqui contém todas as disciplinas e ele pode, de uma maneira mais eficaz, correr atrás daquilo que ele perdeu e veio ajudar muito, com certeza”. FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: imprensa@seduc.net.

Alunos da rede estadual recebem Guia de Estudos impresso para auxiliar no retorno às aulas presenciais

Todos os estudantes da rede pública vão receber o livro, cujos conteúdos reforçam o aprendizado Preocupada em alcançar os estudantes que não dispuseram de recursos tecnológicos para acessar os conteúdos do “Aula em Casa”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto disponibilizou, a todos os alunos do Ensino Médio, o Guia do Estudante, que é um apostila impressa com os conteúdos que foram transmitidos. Os aluno da Escola Estadual (EE) Dr. José Milton Bandeira, na zona norte de Manaus, foram os primeiros a receber o material, nesta terça-feira (1º/09). O material didático foi todo produzido pela equipe do Centro de Mídias da Educação do Amazonas (Cemeam) e também irá contemplar os estudantes do Ensino Fundamental. As apostilas reúnem assuntos abordados no programa “Aula em Casa”, bem como as dinâmicas locais de interatividade e atividades complementares. O material conta ainda com gabaritos comentados das atividades, em formato digital, com acesso por meio de QR Code, para dar suporte ao professor e aos alunos. A estudante Maria Eduarda Melo, cursa a 1ª série, ficou satisfeita em receber mais um material de apoio, já que algumas vezes não conseguiu estudar. “Eu fazia uns exercícios, mas nem sempre podia acompanhar o programa na televisão, porque a mãe chama para ajudar em uma coisa, a avó com outra, aí acaba perdendo o foco. Quando eu soube que iam voltar as aulas presenciais eu consegui focar mais, estudar mais. Acho que essa apostila vai ser ótima porque tem explicações, e a gente pode ler em casa, revisar”, avaliou a jovem. O colega dela, Weferson Ferreira, que cursa a 2ª série, acredita que será um grande reforço para alunos que, diferente dele, não puderam se dedicar às aulas on-line durante a suspensão das aulas presenciais. “Eu estudava com meu celular mesmo, assistia às aulas por ele. Os professores mandavam exercícios e o meu pai me ajudava a estudar, foi legal porque ele me ajudou bastante. Agora, quando voltamos, entregamos os trabalhos, os exercícios, e agora o Guia do Estudo vai ajudar quem não conseguiu estudar porque não tinha celular ou computador, o que é importante também”, opina o estudante. A gestora da EE Dr. José Milton Bandeira, Marlen Müller, diz que a unidade foca em dar conteúdos que ajudarão os alunos nos vestibulares. Ela conta ainda que, dos 1.050 alunos, que estão divididos nos grupos A e B, 80% estão frequentando as aulas desde o dia 10 de agosto. Ela conta ainda que o trabalho pedagógico está surtindo efeito e que a própria escola tomou iniciativa de procurar alunos em potencial evasão, tudo para garantir que o ano letivo não fosse perdido. “Nós começamos a ir atrás dos alunos antes mesmo de a Secretaria de Educação lançar o Busca Ativa, e com isso nós trouxemos 80% dos alunos para a escola. Esse Guia de Estudo é um fortalecimento, porque aqui contém todas as disciplinas e ele pode, de uma maneira mais eficaz, correr atrás daquilo que ele perdeu e veio ajudar muito, com certeza”. FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: imprensa@seduc.net.

Bolsonaro diz que vai retirar cálculo ‘maior que grão de feijão’ na bexiga

 Imagem: ADRIANO MACHADO  O presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores, na noite desta terça-feira, 1º, que vai se submeter a uma cirurgia para retirar um cálculo na bexiga. Ele, porém, não especificou a data do procedimento nem por qual método vai remover o cálculo. “Não estou com cálculo renal, não. Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga”, disse a apoiadores que o aguardavam em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Cálculos renais são massas sólidas que surgem nos rins ou em algum outro órgão do sistema urinário. Podem ou não provocar sintomas como dores, náuseas e vômitos.

Cédula de R$ 200 entra em circulação hoje

A nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começa a circular hoje (2). Segundo o Banco Central (BC), será a sétima cédula da família de notas do Real. Serão produzidos neste ano 450 milhões de unidades. Ainda não foi divulgada a imagem da nova cédula. A cerimônia de lançamento das novas cédulas será às 13h30 de hoje e será transmitida pelo canal do BC no YouTube.

Pazuello irá ao Senado explicar portaria com novas regras para aborto

 © Sérgio Lima/Poder360 00.02.2020 Ministério da Saúde é comandado interinamente desde o início de junho pelo general Eduardo Pazuello  O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participará de videoconferência com senadores na 4ª feira (9.set.2020), às 14h30, para esclarecer a portaria que cria novas regras para realização de aborto no Brasil. O pedido da audiência havia sido feito pelo líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE). “Fico feliz em informar que o ministro está disposto a trazer os esclarecimentos necessários para eventuais ajustes ou mesmo revogação da portaria“, afirmou Bezerra. A portaria do Ministério da Saúde obriga a notificação à polícia em todos os casos de aborto permitidos por lei, mesmo nos de risco de morte à mãe, quando a decisão médica, muitas vezes, é tomada dentro do centro cirúrgico. No país, o aborto é autorizado em caso de violência sexual, quando o parto põe em risco a vida da mulher ou quando o feto é anencéfalo. O senador Humberto Costa (PT-PE) disse ter ficado satisfeito com a disposição do ministro de dar explicações, mas manifestou preocupação com a portaria. Junto com os senadores Paulo Rocha (PT-PA) e Zenaide Maia (Pros-RN), Humberto Costa é autor do PDL 386/2020, que revoga a portaria do governo.

Jovem de 21 anos morre engasgada com refluxo em casa depois de entrevista de emprego, diz família

Segundo a tia, Gabrielly Rosa de Medeiros almoçou e passou mal no quarto de casa. Caso foi registrado na delegacia de Jundiaí. Uma jovem de 21 anos morreu em casa depois de se engasgar com o refluxo, na noite de segunda-feira (31), em Jundiaí (SP). Ao G1, a tia Kátia Cristina Rosa Leite contou que Gabrielly Rosa de Medeiros foi de manhã para uma possível vaga de emprego e voltou para casa no horário do almoço, quando comeu e depois foi para o quarto. Em seguida, a família reparou que ela não respondia. “A cunhada viu a Gabi roxa e tentaram reanimar, mas não conseguiram. Ela tinha engasgado com um pedaço de carne”, disse. Saiba mais – G1.com.br

Dérbi das arenas: compare valores e contratos dos naming rights de Corinthians e Palmeiras

Especialistas analisam semelhanças, diferenças e particularidades nos acordos dos estádios Por Ana Canhedo, Bruno Cassucci e Felipe Zito — São Paulo 02/09/2020 04h00  Atualizado há uma hora O assunto naming rights esteve em pauta nos últimos dias com o anúncio do Corinthians sobre seu acordo com a Hypera Pharma, empresa do ramo farmacêutico, que batizará a Arena com o nome da Neo Química, uma de suas marcas. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html Em tempos nos quais os torcedores se importam cada vez mais com a gestão de seus clubes, e não apenas com o que se passa em campo, o tema gera debates. Um deles tem a ver com o maior rival corintiano, o Palmeiras. Afinal, quem fez melhor negócio com o nome de sua arena?  A pergunta é de difícil resposta, mas, a uma semana do Dérbi entre os dois times pelo Brasileirão, o ge traz explicações e comparações entre os acordos feitos pelos clubes com os donos dos respectivos naming rights. Na capital paulista, são as duas únicas arenas com patrocínio de alguma empresa.  + Leia mais notícias sobre o Corinthians + Leia mais notícias sobre o Palmeiras  Arenas de Corinthians e Palmeiras têm naming rights — Foto: ge https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html Cenários distintos  Embora projetadas na mesma época, as casas de Palmeiras e Corinthians seguiram modelos bem diferentes.  A arena alviverde foi erguida a partir da reforma do Palestra Itália, antigo estádio do clube. Em 2010, o Verdão assinou um contrato com a construtora WTorre, que assumiu todo o custo da obra em troca da administração do espaço até 2044 – o clube tem participação nos lucros de toda a operação.  Foi a construtora que, em abril de 2013, vendeu os naming rights para a Allianz, empresa alemã que é dona do nome de outras arenas pelo mundo. Antes mesmo de ser inaugurado, em 2014, o estádio foi batizado como Allianz Parque.  Já o Timão anunciou o projeto para a construção do seu tão sonhado estádio também em 2010. O sonho virou realidade em 2014, quando a Arena sediou a abertura da Copa do Mundo.  Embora a venda dos naming rights fosse vista como fundamental pelos corintianos desde o início, ela demorou a acontecer. Após uma série de promessas e negociações sem sucesso, o clube conseguiu fechar o negócio quando menos era esperado, no meio da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. O negócio foi festejado com pompa, na virada do aniversário de 110 anos do Corinthians.  Infográfico dos naming rights das arenas de Corinthians e Palmeiras — Foto: Infoesporte  $$$ Assinados com seis anos de diferença, os dois contratos têm o mesmo valor e tempo de duração. Allianz e Hypera Pharma toparam investir nas arenas de Palmeiras e Corinthians R$ 300 milhõescada uma, por um período de 20 anos.  Os dois clubes receberão (o Verdão já recebe) R$ 15 milhões por ano, valor corrigido a cada 12 meses por índice de inflação.  Com números iguais, não há nem espaço para discussão, certo? Errado!  Palmeirenses podem argumentar que fecharam o acordo há muito mais tempo. Em 2013, R$ 300 milhões representavam um poder de compra maior do que hoje. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html Já os corintianos lembram que naquela época a economia brasileira vivia um momento de bonança e o mercado de marketing esportivo estava em alta, bem diferente de agora. Tanto é que naquela época o presidente Andrés Sanchez dizia que o nome da arena de Itaquera valia R$ 400 milhões.  Curiosamente, a arena palmeirense ajudou o Corinthians a avaliar o preço de seus naming rights.  Antes de fechar com a Hypera, o clube contratou a IBOPE Repucom, especialista em pesquisa de marketing esportivo e retorno de exposição das marcas em mídia. A empresa baseou sua análise em três frentes:  Quanto o Corinthians gerou de exposição de mídia nos últimos dois anos? Se houvesse um nome para o estádio desde 2018, qual teria sido o retorno? Quanto de mídia será gerada para o dono dos naming rights nos próximos dez anos? Essa é a variável mais difícil, pois envolve projeção de resultados (que geram reportagens, transmissões de jogos e outras exposições). Conferência e padrão: o Palmeiras como exemplo. Sobre o último item, o diretor-executivo do IBOPE Repucom, José Colagrossi, explica:  – Por que usamos o Palmeiras como referência? Porque já fizemos projetos para eles no passado, o Palmeiras é um cliente nosso, e pegamos os números projetados do Corinthians e vimos como eles se comparavam com os números reais do Palmeiras. São estádios de clubes grandes de São Paulo, novos, que também tem show (como vai ter na do Corinthians). Colocamos uma valoração para futebol, mas também para outros eventos, algo em que o Palmeiras é muito forte. Nessa terceira fase comparamos nossos resultados passados e futuros com os números do Palmeiras para ver se fazia sentido ou não.

Vigilância Sanitária de Manaus alerta para golpe de falsos agentes fiscais

Foto: Divulgação A Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) alerta os responsáveis por serviços sujeitos à fiscalização do órgão, que fiquem atentos a qualquer contato telefônico ou por WhatsApp solicitando pagamento, via depósito em conta, para liberação da licença sanitária. Trata-se de golpe. O licenciamento sanitário é feito pelo Slim, um sistema on-line, e qualquer taxa referente à regularização de estabelecimentos e serviços é paga por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Duas tentativas desse tipo de golpe foram denunciadas à Visa nesta terça-feira, 1°/9. De acordo com a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, um homem que se identificou como “agente Antônio Carlos Coutinho” entrou em contato com dois estabelecimentos, um deles um restaurante, informando que a Vigilância Municipal tinha uma inspeção agendada, mas que, mediante a transferência de uma quantia em dinheiro, a inspeção poderia ser suspensa e a licença sanitária, emitida. Os responsáveis estranharam a conduta do falso agente e relataram o ocorrido à direção da Visa Manaus. Maria do Carmo informa que esse não é um procedimento oficial e que qualquer tentativa de cobrança indevida seja imediatamente comunicada ao órgão e às autoridades policiais. De acordo com a diretora, os restaurantes, por exemplo, estão classificados desde o final do ano passado como serviços de baixo risco sanitário, com licença emitida automaticamente pelo Slim, sem necessidade de inspeção prévia. “Cobrar pela liberação de licença fora do sistema é claramente um golpe de quem desconhece os trâmites legais do licenciamento”, destaca a diretora, alertando para que o setor regulado não atenda a nenhuma abordagem suspeita. A direção da Visa Manaus também informa que, com a modernização do processo de regularização e licenciamento, a licença sanitária passou a ser impressa pelo próprio requerente e tem como principais mudanças o layout vertical e a existência de um QR Code associado, permitindo que qualquer interessado verifique a autenticidade do documento. A licença atual também traz campos descritivos, incluindo informações do contribuinte (razão social, nome fantasia, CNPJ e endereço, por exemplo), atividades autorizadas, com o código CNAE correspondente, e observações como a obrigatoriedade de exposição do documento em local visível. O formato inclui, ainda, a logomarca da Prefeitura de Manaus no canto superior esquerdo e o QR Code no canto inferior direito. Permanecem no formato anterior (colorido e horizontalizado) apenas as licenças emitidas para ambulatórios médicos de indústria e para os profissionais liberais como médicos e dentistas, que atuam como pessoa física. Além dessas, permanecem no modelo antigo as que foram liberadas até 2019 por processo físico, e que ainda estejam dentro da validade. A licença sanitária válida indica a regularidade do estabelecimento e garante que, no momento do licenciamento, foram apresentadas as condições para o cumprimento das normas sanitárias vigentes. Contatos Para esclarecer dúvidas sobre o licenciamento, a recomendação é acessar o próprio sistema de licenciamento (slim.manaus.am.gov.br) ou entrar em contato com o setor de Protocolo da Visa Manaus, por meio do visamanaus.protocolo@gmail.com ou dos telefones 98842-8238 e 98842-8517, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para denunciar suspeitas de golpe, assim como irregularidades sanitárias, o contato deve ser feito com a Ouvidoria, pelos canais visamanaus.ouvidoria@gmail.com e 98842-8481 (de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h ás 16h). Com informações da Assessoria