ADS leva consultoria técnica a produtores dos ramais Frederico Veiga e Novo Paraíso
A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) apresentou um conjunto de ações realizado pelo Governo do Estado a aproximadamente 30 produtores rurais, residentes nos ramais Frederico Veiga e Novo Paraíso, na zona rural de Manaus, durante o fim de semana. A iniciativa pretende apoiar e impulsionar a capacidade produtiva e a comercialização dos produtos da cooperativa. A solicitação para o encontro partiu de dois produtores que participam das Feiras de Produtos Regionais. No local, além da apresentação das ações do governo realizadas pela ADS, foram discutidas suas finalidades de apoio à comercialização para os produtores rurais. Ao todo, oito técnicos da ADS participaram da ação. Segundo o chefe do departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Haroldo Cunha, a consultoria técnica e os cursos de capacitação a serem disponibilizados para os produtores rurais da região serão importantes, pois trarão resultados satisfatórios quanto ao aumento da produtividade agrícola. “Nos reunimos com 25 a 30 produtores rurais, levando a eles o conhecimento sobre os programas da ADS. O objetivo é apoiar a produção local e fornecer o suporte necessário para a comercialização de suas produções”, ressaltou. Os produtores da região cultivam hortaliças, açaí, mandioca, milho, mamão, melancia e exploram a criação de peixes e aves. O presidente da Cooperativa Tarumã, Carlos Alberto, salienta que, com o apoio da ADS, a melhoria da capacidade produtiva será alcançada. “Hoje nós estamos recebendo a equipe da ADS. Acho que agora começa a clarear esse trabalho para a gente, porque vai abrir a porta, pelo que a gente entendeu. Abrir a porta para facilitar para a gente escoar a nossa produção que estava freando a nossa caminhada”, salientou. FOTO: Divulgação / ADS Fonte
UGPE promove oficina de produção de sabão ecológico para beneficiários do Prosamin+
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) promove oficina de produção de sabão ecológico para beneficiários do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A atividade faz parte das ações de educação ambiental e capacitação para o mercado de trabalho realizadas pelo programa. Participaram da capacitação, na terça-feira (27/05), cerca de 50 pessoas, entre estudantes e moradores das comunidades Manaus 2000 e da Sharp, áreas de intervenção do Prosamin+. A oficina na Comunidade Manaus 2000 aconteceu pela manhã, na casa de uma beneficiária, e foi conduzida pela moradora Marlene Silveira, que já produz sabão ecológico para complementar a renda de sua família. À tarde, outro curso foi realizado na Escola Estadual Manuel Rodrigues para alunos e moradores da comunidade da Sharp. Todos os participantes receberam certificados de conclusão emitidos pela UGPE. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que as ações visam capacitar os moradores das áreas do Prosamin+ e promover educação ambiental, estimulando o empreendedorismo. “É fundamental que a população compreenda a importância de evitar a poluição e proteger nossos recursos naturais. Além disso, ao oferecer capacitação, estamos ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho e de geração de renda para as famílias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, afirmou. Segundo a bióloga da Subcoordenadoria Ambiental da UGPE, Rebeca Louise da Silva, o descarte adequado do óleo de cozinha ajuda a conservar o meio ambiente. “Jogá-lo pela pia pode causar entupimento de encanamentos, danos às redes de esgoto e poluição dos recursos hídricos, além de dificultar o tratamento do esgoto. Portanto, é muito importante armazenar o óleo usado em recipientes adequados e descartá-lo corretamente para reciclagem ou reutilizá-lo na produção de sabão ecológico.” Beneficiários Ana Cleide Leão, moradora da comunidade da Sharp, que ministrou a oficina de produção de sabão ecológico para alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Manuel Rodrigues, contou sua experiência na produção de sabão. “Eu tenho um restaurante e começou a sobrar muito óleo, então, para não jogar fora, comecei a fazer sabão para lavar as louças. Ele é muito bom, econômico e tem me ajudado a economizar nas contas do meu negócio”, explicou. A artesã Emilene Mariano, também moradora da Sharp, valorizou a capacitação. “O curso foi de grande valia, pois eu, por exemplo, não sabia como descartar meu óleo de cozinha. Agora, tenho um uso muito útil para ele, que ainda vai me ajudar a economizar dinheiro”, declarou. FOTO: Júlia Lobão/UGPE Fonte
Defesa Civil do Amazonas discute os impactos das Mudanças Climáticas
A Defesa Civil do Amazonas esteve em evento promovido pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), onde foram discutidos os efeitos das mudanças climáticas na região. Com a crescente preocupação global em relação ao clima, a Amazônia, como uma das maiores florestas tropicais do mundo, tem sido alvo de intensos debates sobre como mitigar e lidar com os impactos dessas mudanças. O secretário da Defesa Civil Amazonas, coronel Máximo, apresentou dados e análises sobre os desafios enfrentados pelo estado em decorrência das mudanças climáticas, destacando os efeitos diretos na população, na biodiversidade e na economia local. Entre os pontos discutidos, estiveram as alterações nos padrões de chuvas, o aumento das temperaturas e os eventos climáticos extremos, como secas e inundações. Além disso, foram debatidas estratégias de adaptação e prevenção, visando minimizar os impactos negativos e promover a resiliência das comunidades amazônicas. Questões como o desmatamento, as queimadas e a preservação das áreas naturais foram abordadas como aspectos essenciais para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na região. “Nos reunimos aqui hoje para discutir as ameaças que as mudanças climáticas representam para a segurança dos amazonenses. Os eventos climáticos extremos são desafios que exigem uma abordagem coordenada e estratégica entre o estado, os municípios, a federação e a população.” disse o secretário de Defesa Civil, coronel Máximo. A participação da Defesa Civil do Amazonas nesse evento promovido pela ABIN ressalta a importância da cooperação entre diferentes órgãos governamentais e entidades na busca por soluções eficazes para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Essa iniciativa reafirma o compromisso do estado em proteger seu território e sua população diante de um dos maiores desafios globais da atualidade. Foto: Mylena Matos / Defesa Civil Fonte
Arsepam deflagra operação durante o feriado de Corpus Christi
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) deflagra, a partir desta quarta-feira (29/05), a ‘Operação Viagem Segura – Corpus Christi’, no período de 29 de maio a 2 de junho. A previsão é que 21 mil pessoas deixem a capital amazonense durante o feriado prolongado utilizando os transportes intermunicipais sob fiscalização do órgão. Para garantir a segurança, estão programadas mais de 800 fiscalizações ao longo dos cinco dias. A Arsepam prevê que mais de 500 abordagens serão realizadas no transporte rodoviário intermunicipal, enquanto as restantes, cerca de 300, ocorrerão no modal hidroviário. O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, explicou que os trabalhos da autarquia acontecem diariamente, mas, em feriados prolongados, a fiscalização é intensificada com o apoio de equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Rodoviário Mais de 11.500 pessoas devem usar o modal rodoviário intermunicipal durante a operação. O chefe do Departamento de Transporte Rodoviário (DETR), João Esperança, destacou que, com o aumento do fluxo de passageiros no período, houve 22 pedidos de horários extras de três empresas do modal rodoviário intermunicipal. Foram seis pedidos solicitados pela Emtram – Empresa de Transportes Manacapuru, com destino para Manacapuru e Novo Airão; oito pedidos para Itacoatiara, sendo quatro de ida e quatro de volta, realizados pela Expresso Transamazônica; e oito pedidos para Itacoatiara, especificamente quatro de ida e quatro de volta, requeridos pela Viação Eucatur. As vistorias no modal rodoviário acontecem no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim (Rodoviária de Manaus), bairro Flores, zona centro-sul; na Barreira de Fiscalização Estadual (AM-010 e BR-174), bairro Santa Etelvina, zona norte; na Barreira de Fiscalização Estadual da Avenida das Flores, bairro Lago Azul (entrada do Viver Melhor 1), zona norte; após a Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), em Iranduba; e no Terminal Rodoviário de Itacoatiara. Hidroviário No modal hidroviário intermunicipal, mais de 10 mil passageiros devem utilizar esse sistema em cinco dias. O Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) projeta mais de 300 fiscalizações. Os trabalhos nesse modal são desenvolvidos no Porto de Manaus, atendendo também as balsas da Manaus Moderna, no Centro da capital, e no Porto da Ceasa. Canais de denúncia A Ouvidoria da Arsepam está à disposição 24 horas para receber denúncias e esclarecer dúvidas, podendo ser contatada pelo WhatsApp (92) 2020-1117. Além disso, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, através do número 0800 280 8585. Para quem preferir atendimento presencial, o serviço está disponível das 8h às 14h, na Rodoviária de Manaus. Digitalmente, os serviços podem ser acessados pelo sistema Fala.BR (plataforma de acesso à informação), e-mail (ouvidoria@arsepam.am.gov.br) e pelas redes sociais no perfil @arsepamamazonas. FOTO: Herlam Glória / Arsepam Fonte
ADS divulga programação das Feiras de Produtos Regionais desta semana
Nesta semana, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizará as Feiras de Produtos Regionais em Manaus. As edições acontecerão na terça-feira, quarta-feira, sábado e domingo. Devido ao feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (30/05), as edições que normalmente ocorrem no Manaus Plaza Shopping e na Praça de Alimentação do Dom Pedro não serão realizadas. As feiras da ADS oferecem uma variedade de produtos, incluindo frutas, verduras, pescados, doces regionais, artesanato e plantas ornamentais. “Esta semana esperaremos por você para nos prestigiar nas edições das feiras da ADS, exceto na quinta-feira devido ao feriado. Mas no sábado e domingo, retornaremos normalmente às atividades”, disse o gerente de feiras da ADS, Diego Augusto. As feiras de produtos regionais da ADS têm por objetivo gerar mais uma oportunidade de emprego e renda aos produtores da agricultura familiar do estado, eliminando a presença do atravessador e garantindo um alimento de qualidade aos consumidores. Calendário de feiras da ADS Terça-feira Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, ChapadaDas 15h às 19h Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade NovaDas 14h às 19h Quarta-feira Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta NegraDas 15h às 19h Sábado Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, CrespoDas 5h às 11h Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade NovaDas 5h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da EvaDas 07h às 15h Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, PetrópolisDas 5h às 9h Domingo Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta NegraDas 6h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da EvaDas 7h às 12h FOTO: Jorge Brandão / ADS Fonte
Operação Vapor Digital Combate Contrabando de Cigarros Eletrônicos em Manaus
Nesta terça-feira (28), a Polícia Federal, a Receita Federal (RFB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deflagraram a Operação Vapor Digital em Manaus, visando combater crimes de contrabando, falsidade documental, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa. A operação mobilizou 110 policiais federais e 60 servidores da Receita Federal, utilizando 47 viaturas para cumprir 27 mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações na capital amazonense. Também foram judicialmente suspensas as atividades econômicas dos estabelecimentos envolvidos na venda de material ilícito e bloqueados perfis de redes sociais. Investigação As investigações começaram em fevereiro de 2024, após a Receita Federal realizar três apreensões de mais de 7.500 cigarros eletrônicos em operações nos Correios e em empresas de transporte aéreo. Esses produtos estavam destinados a pessoas físicas, jurídicas e distribuidoras em Manaus. Através das diligências da PF e da Receita Federal, foram identificados 11 suspeitos e 16 estabelecimentos comerciais, principalmente tabacarias, como responsáveis pela distribuição e venda dos produtos ilícitos na cidade e nas redes sociais. Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, com a ANVISA recentemente reforçando a proibição por meio da RDC nº 855/2024. Durante as investigações, foram detectadas falsificações de documentos, especialmente de notas fiscais, utilizadas para tentar enganar as autoridades. Em um caso, uma distribuidora tentou trazer os produtos para Manaus utilizando notas fiscais que descreviam capas de telefones celulares. Foi identificado também que alguns proprietários de estabelecimentos movimentaram grandes quantias de dinheiro em espécie em um curto período. Além dos dispositivos eletrônicos ilegais, os suspeitos estão sendo investigados por vender outros produtos fumígenos ilegais, como cigarros importados e fumo para narguilé sem autorização da ANVISA. Resultados As medidas de busca e apreensão visam principalmente retirar os produtos ilícitos de circulação e coletar provas para aprofundar a investigação sobre a origem e o destino dos recursos envolvidos. Durante as buscas, foram apreendidos armas de fogo, munição, drogas, cigarros eletrônicos e grandes quantias em dinheiro. A Operação Vapor Digital destaca a atuação conjunta das autoridades brasileiras no combate ao contrabando e outras atividades criminosas relacionadas aos cigarros eletrônicos, protegendo a saúde pública e a economia nacional.
Wilson Lima vistoria prédio da antiga Receita Federal que será transformado em moradias
O governador Wilson Lima vistoriou, nesta terça-feira (28/05), o antigo prédio da Receita Federal, no Centro de Manaus, zona sul, que deve passar por um processo de ‘retrofit’, ou seja, uma readequação para se transformar em moradias com capacidade mínima para 85 apartamentos, e integra as ações do programa Amazonas Meu Lar, maior programa de habitação da história do Governo do Estado. O projeto de revitalização do prédio prevê até 128 apartamentos, e foi contemplado pelo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O prédio com 17 andares está localizado na rua Marechal Deodoro e pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O imóvel será doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para as habitações de interesse social e deverá ser ocupado futuramente por famílias do público em geral cadastradas previamente no Amazonas Meu Lar. Em breve, atendendo a um pedido do governador, o local será repassado ao Estado. “Desde 2019 que a gente está construindo um projeto para que o Governo Federal ceda esse prédio para o Governo do Estado do Amazonas para fazer um trabalho de retrofit, que é um trabalho de modernização dessa estrutura para transformar os andares em apartamentos. Então, estamos prevendo aqui no primeiro projeto 85 apartamentos no tamanho de 45 a 60 metros quadrados”, destacou Wilson Lima. Neste mês de maio, o Governo do Estado publicou o edital de Chamamento Público nº 005/2024-SEDURB/SUHAB, para credenciamento de empresas da construção civil interessadas na requalificação do imóvel. O documento está disponível no site do Amazonas Meu Lar (www.amazonasmeular.am.gov.br/documentos/editais). O prazo para credenciar as propostas é até 10 de junho. “Já estamos com o chamamento da escolha da construtora pronta, 18 meses após a assinatura do contrato, esse prédio estará pronto para receber as primeiras famílias”, explicou o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo. Também estiveram acompanhando a visita com o governador o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Fausto Júnior; a secretária das Cidades e Territórios (Sect), Renata Queiroz; e o diretor-presidente da Superintendência de Habitação (Suhab), Jivago Castro. “O estado do Amazonas sai na frente no modelo retrofit”, ressaltou Jivago. O imóvel é o primeiro do Amazonas a receber o “retrofit”, sendo a readaptação da área para uma habitação funcional com quarto, sala, cozinha e banheiro. O novo residencial vai atender famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640, pertencentes a Faixa 1, cadastradas no Amazonas Meu Lar. “O ministro (das Cidades) Jader Filho tem recebido esse projeto com muito entusiasmo, muita empolgação, uma vez que esse será um case, que será uma referência para os outros estados do Brasil. Nós estamos aqui numa região onde a habitação precisa servir como mola propulsora para a retomada das atividades econômicas do centro de Manaus”, declarou Fausto Júnior, titular da Sedurb. Acompanharam ainda a visita o vereador Diego Afonso; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag; o presidente e o vice da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi-AM), Henrique Medina e Hélio Alexandre, respectivamente; o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge Lima; e o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota. Parceria A doação do prédio é fruto da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas, possibilitando o avanço de novas habitações. Além de reduzir os gastos do recurso público em aquisição de terrenos ou áreas, a requalificação do prédio que atualmente está sem utilização em um dos cartões postais da cidade de Manaus, trará menor desgaste ambiental e revitalização para o Centro, possibilitando a criação de novas moradias com espaços modernos, confortáveis e funcionais. O prédio comercial será requalificado para habitação por meio da parceria do Governo do Amazonas e Governo Federal, após ser aprovado o projeto “Residencial Amazonas Meu Lar 3” da Suhab para a realização de “Retrofit” para a adaptação de novas unidades habitacionais em parceria com o Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com recursos do FAR. O imóvel possui terreno de aproximadamente 488 m2, e área construída de 7,9 mil m2, distribuída em 17 pavimentos, garagem e subsolo. Por se tratar de requalificação de um imóvel existente, a construtora interessada deverá apresentar os projetos preliminares, arquitetônicos, complementares e execução, na qual as especificações deverão estar em conformidade com a Portaria nº 725 do Ministério das Cidades. A subvenção econômica concedida com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial é limitada até R$ 229,6 mil por unidade habitacional, sendo que 2% desse valor destinam-se ao valor do trabalho social. Celeridade No último dia 21 de maio, o governador Wilson Lima apresentou ao ministro das Cidades, Jader Filho, um pedido de prioridade para avanço de projetos de habitação do estado já aprovados pelo Governo Federal, que fazem parte do Amazonas Meu Lar, que contempla seis projetos, totalizando 720 unidades pelo Minha Casa Minha Vida. Entre os projetos já aprovados e em análise na Caixa Econômica Federal (CEF), estão o Edifício da Receita Federal (Centro), com 128 unidades; o Conjunto Cidadão X, com 192 unidades; na área remanescente na Ponte Rio Negro, com 256 unidades; no bairro Novo Aleixo com 48 unidades; em Petrópolis com 32 unidades; e no bairro Alvorada com 64 unidades. FOTO: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom Fonte
Sine Amazonas divulga 252 vagas de emprego para esta quarta-feira
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 252 vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (29/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 02 VAGAS: MONITOR DE SISTEMAS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA EXTERNO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Rotinas diárias de atendimento de clientes via telefone, sistema informatizado e vistorias em clientes com uso de motocicletas da empresa. Obrigatório ter CNH A/B. Conhecimento de Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE INSTALAÇÕES Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Com experiência em Instalações de Equipamentos de Segurança Eletrônicas (alarmes, câmeras, sensores, cercas e cabeamento). Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter cursos de Elétrica, Ferramentaria, NR-35, TBO e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: MOTORISTA – CAT B Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH-B. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejáveis cursos de Elétrica, Refrigeração, Forro, Hidráulica e Construção Civil. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: OPERADOR DE MÁQUINA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de NR-12. Desejável ter cursos na área e/ou conhecimento no segmento da indústria, Máquina de Prensa, Destopadeira, Máquina de Estamparia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR (A) DE RESTAURANTE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Manipulação de Alimentos. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE OPERAÇÕES Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades com Excel; Relatórios; Processos e Insumos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ATENDENTE DE LANCHONETE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter os cursos de Refrigeração, NR-35 e NR-10. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Superior cursando a partir do 4º período em Administração ou Contabilidade. Desejável ter cursos na área e/ou conhecimento em Emissão de Notas Fiscais, Controle de Planilhas, Controle de Contas e Setor Financeiro. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 12 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Residir nos Bairros: Educandos, Valparaíso e Jorge Teixeira. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Tapeçaria e Montagem de Móveis. Residir nos Bairros: Nova Cidade, Cidade de Deus, Tarumã, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lagoa Azul, União da Vitória, Terra Nova, Novo Israel, Manoa, Viver Melhor I, Alvorada, Lírio do Vale, Redenção, Paz. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE ALMOXARIFADO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Logística, Operador de Empilhadeira, Informática Básica, Pacote Office e CNH B. Residir nos Bairros: Nova Cidade, Cidade de Deus, Tarumã, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lagoa Azul, União da Vitória, Terra Nova, Novo Israel, Manoa, Viver Melhor I, Alvorada, Lírio do Vale, Redenção, Paz. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior completo. Com experiência na função. Obrigatório ter Técnico ou Superior completo em Engenharia da Computação. Desejável ter o curso de Programação. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: VENDEDOR (A) – MARCENARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Noções de Medição e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: REPOSITOR DE MERCADORIAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: PEIXEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AÇOUGUEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou
Ilumina+ Amazonas: LED vai beneficiar unidades policiais de Manaus
O Programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vai modernizar o sistema de iluminação pública da Delegacia Geral de Polícia Civil, na capital, e oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), na zona leste de Manaus. Os serviços de instalação do novo sistema iniciam nesta terça-feira (28/05). No total, serão implantados 164 pontos de LED, com investimento de R$ 287 mil. A Delegacia Geral receberá 20 pontos de LED, a 4ª Cicom, 12, a 9ª Cicom, 26, a 11ª Cicom, 22, a 14ª Cicom, 16, a 25ª Cicom, 12, a 28ª Cicom, 36, a 29ª Cicom, 8, e 30ª Cicom, 12. O sistema LED também já foi instalado na área externa do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Comando de Policiamento da Área Leste (CPA) e na sede da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH). De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, esta é uma etapa importante do Programa Ilumina+ Amazonas, que visa modernizar também as áreas públicas institucionais do estado. “São órgãos públicos que necessitam da modernização da iluminação pública. O trabalho que realizamos nos municípios do interior será agora estendido às áreas institucionais do Governo do Estado na capital. Posteriormente, planejamos expandir essa ação para outros órgãos públicos que também necessitam de modernização”, afirmou. O comandante do Batalhão de Policiamento da Zona Leste, tenente-coronel Wener Vieira, que solicitou a modernização do sistema de iluminação dos órgãos de segurança na zona leste da cidade, destacou que a medida só trará benefícios. “Somos gratos por terem atendido de pronto a nossa demanda. O programa trará benefícios tanto para a população quanto para os nossos policiais que trabalham nessas instalações, permitindo serviço de melhor qualidade e maior segurança nos nossos prédios”, ressaltou. As luminárias de LED instaladas pelo Programa Ilumina+ Amazonas têm luminosidade quatro vezes maior que as lâmpadas tradicionais e proporcionam economia de energia de até 60%, porque possuem maior eficiência energética. Isso também contribui para a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. No interior A primeira etapa do Ilumina+ Amazonas, com foco no interior do estado e com início em maio de 2022, já alcançou 39 municípios e 62 comunidades rurais e indígenas, substituindo mais de 70 mil pontos de iluminação. A meta do Governo do Amazonas é alcançar os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA). FOTO: Tiago Corrêa/UGPE Fonte
Em Rio Preto da Eva, ação integrada promove regularização de Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Entre 3 e 7 de junho, será disponibilizado aos produtores rurais de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus) um mutirão de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação será realizada na Unidade Local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município, com atendimentos entre 8h e 17h. A atividade é uma iniciativa do Projeto Floresta+ Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio do Idam, Prefeitura de Rio Preto da Eva e outros órgãos. A inscrição do CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais e garante algumas vantagens ao produtor rural, tais como: comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica para os produtores, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de cotas de reserva ambiental, maior competitividade no mercado e acesso a crédito rural. “No período, de 3 a 7 de junho, o Idam vai intensificar o atendimento ao agricultor familiar para inscrição do CAR com o intuito de que mais propriedades possam ser regularizadas e que eles usufruam das políticas públicas voltadas para o setor primário”, destacou o gerente da UnLoc Idam/Rio Preto da Eva, José Maria Frade Júnior. Para a regularização, os trabalhadores rurais deverão apresentar documentos pessoais (Carteira de Identidade e CPF), além dos documentos da propriedade. O mutirão acontecerá na UnLoc Idam/Rio Preto da Eva, localizada na rua Governador Domingos Monteiro, 9, Centro do município. FOTO: Arquivo/Idam Fonte
Luminárias de LED do Programa Ilumina+ Amazonas são produzidas na Zona Franca de Manaus
As luminárias de LED, que são implantadas no interior pelo Ilumina+ Amazonas, programa do Governo do Estado, são todas produzidas na Zona Franca de Manaus (ZFM), contribuindo para a geração de emprego e renda na região. A produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) gera cerca de 560 empregos diretos e indiretos. Com garantia de cinco anos, a produção local também facilita a logística reversa de manutenção. Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. “O LED possui maior eficiência energética, com economia de até 60% nos custos de energia, proporcionando às prefeituras, responsáveis pela iluminação pública, economizar na conta de luz”, afirma o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo. No caso do interior do Amazonas, onde as termelétricas são à base de combustível fóssil, explica Campêlo, a economia também ajuda a reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2), um dos gases causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Em dois anos, já são 39 municípios e 62 comunidades rurais e indígenas alcançadas pelo programa. A meta estabelecida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, é alcançar os 61 municípios do interior, com uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA). Para Marcellus Campêlo, as luminárias de LED produzidas localmente refletem também o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico do Amazonas. “É um dos aspectos que foram cuidadosamente pensados na fase de planejamento do programa. A aquisição dos produtos diretamente do Polo Industrial de Manaus é muito importante, pois, além de gerar emprego e renda para a população, ajuda a fortalecer o nosso modelo econômico”. Incentivo à indústria local O Amazonas é o único estado do Brasil que possui o Processo Produtivo Básico (PPB) específico para lâmpadas de LED, assegurado pela Portaria Interministerial nº 4, de 30 de janeiro de 2020, dos ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia e Inovações. O PPB é o conjunto mínimo de operações para efetivar a industrialização de determinado produto. O setor vive a expectativa de formação de um novo segmento industrial que utiliza tecnologia de última geração. O subcoordenador executivo de Planejamento da UGPE, Leonardo Barbosa, destaca a logística reversa como um dos grandes benefícios da produção das luminárias por empresas da ZFM. “Quando é necessária a substituição, a logística reversa é facilitada pelo fato de que as fábricas estão sediadas em Manaus. Então, o tempo de retorno da luminária para o município é muito mais curto do que se estivéssemos trabalhando com produtos importados da China ou de outros estados do Brasil”, explicou. Prefeituras têm garantia Os serviços do Ilumina+ Amazonas garantem a correção ou substituição dos equipamentos instalados, conforme previsto em contrato. Em caso de alguma melhoria que precise ser feita no processo de instalação dos LEDs, a prefeitura tem até 90 dias para solicitar a reinstalação. Para cintas e braços metálicos, o prazo é de dois anos, e para luminárias, cinco anos.A prefeitura deve preencher um formulário de acionamento e enviá-lo à UGPE. Após o envio, a UGPE encaminhará os dados à empresa prestadora de serviços responsável pela substituição. No caso das luminárias, uma nova unidade será fornecida, ficando a instalação a cargo da prefeitura. A garantia de até cinco anos cobre apenas a substituição da luminária, não incluindo o serviço de instalação. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE e Caio de Biasi/Avanço Fonte
Procon-AM orienta população sobre viagens de ônibus no feriado de Corpus Christi
Com o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (30/05), muitas pessoas vão aproveitar para pegar a estrada e viajar. Nesse sentido, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) orienta sobre as viagens de ônibus. A principal dica é que os consumidores estejam atentos às condições do transporte e à política da empresa, em casos de atraso e na remarcação de bilhetes. Conforme o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe, a população deve ficar atenta às bagagens, devido essas terem maior incidência de extravios durante viagens. Caso o consumidor se depare com essa situação, ele deve procurar imediatamente o responsável pela acomodação de bagagem e, na falta dele, o motorista do ônibus. “As malas devem ser identificadas, por dentro e por fora, com endereço de origem, destino e telefone para contato em caso de extravio, a empresa responsável pelo transporte responde pela indenização da bagagem regularmente despachada, segundo a Resolução 1.432, de 2016, da Agência Nacional de Transporte Terrestre”, explicou Fraxe. Caso o ônibus tenha o itinerário atrasado, o consumidor tem direito à assistência da seguinte forma: atraso superior a uma hora da partida do ponto inicial ou de uma das paradas previstas durante o percurso, por culpa da empresa, o usuário tem o direito de ser remanejado para outra companhia sem nenhum custo ou o direito de desistir da viagem com o reembolso imediato do valor da passagem. “O atraso superior a três horas, tanto no ponto inicial da partida como nas paradas previstas durante o percurso da viagem, o consumidor tem direito à alimentação gratuita; e nos casos em que o ônibus não possa mais sair e que tenha que pernoitar, a empresa arca também com a hospedagem do consumidor”, disse o diretor-presidente do Procon-AM. Dicas do Procon-AM Remarcação de bilhetes: O bilhete de passagem tem validade de um ano a contar da primeira emissão. Por isso, o passageiro deve remarcar sua viagem dentro do prazo de validade. Caso a remarcação seja feita faltando menos de três horas para o início da viagem, o passageiro terá que pagar uma multa de até 20% do valor da tarifa. Atrasos: Se houver atraso na partida do ponto inicial ou de uma parada, de mais de uma hora, o passageiro pode optar por seguir viagem em outra transportadora que ofereça serviços equivalentes e para o mesmo destino ou receber, imediatamente, o valor da passagem de volta. Se houver a impossibilidade de continuar a viagem, a transportadora deve providenciar alimentação e hospedagem aos passageiros. Gratuidade em passagens: idosos a partir dos 60 anos e com renda de até dois salários mínimos têm dois assentos gratuitos reservados nos ônibus. Caso os lugares estejam preenchidos, podem adquirir bilhetes para os demais assentos com desconto mínimo de 50%. Extravio ou danos em bagagens: O usuário de ônibus tem o direito de receber indenização por dano ou extravio de bagagem. Ao comprovar o ocorrido, o passageiro deve fazer a reclamação imediatamente, por meio de formulário, diretamente ao motorista ou no guichê da transportadora, e a empresa tem 30 dias para efetuar o pagamento. Canais de denúncia Reclamações ou denúncias devem ser encaminhadas para o e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, ou através dos números (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 Fonte
Amazonprev convoca novo grupo de aposentados e pensionistas para Censo Previdenciário
Estão convocadas a realizar o Censo Previdenciário cerca de 760 pessoas, entre aposentados e pensionistas vinculadas ao Governo do Amazonas, que tiveram os benefícios concedidos no período entre maio de 2023 e abril de 2024. O procedimento é obrigatório e deve ser realizado até o dia 2 de agosto deste ano. A convocação inclui os segurados que moram na capital, no interior ou fora do Estado. Quem não realizar pode ter os proventos suspensos até que seja regularizada a situação. De acordo com o coordenador de Previdência da Amazonprev, Alan Cardec, além deste novo grupo, continua em aberto o Censo para todos os segurados inativos e pensionistas convocados desde de maio de 2023, incluindo servidores ativos do Estado. “Estamos com um número de quase 18 mil pessoas, entre ativos, inativos e pensionistas, que ainda precisam se apresentar junto à Amazonprev para fazer o Censo. O Governo do Amazonas autorizou mais uma prorrogação da data limite, somente para aqueles que ainda não fizeram o Censo desde o ano passado. Quem já fez, não precisa repetir”, reforçou Alan Cardec. O Censo é necessário para confirmação de cadastro junto ao banco de dados do Governo do Estado, por meio da Amazonprev, e consequente atendimento ao processo obrigatório de controle e regularização dos dados previdenciários do Amazonas junto ao Governo Federal. Para os servidores ativos e segurados que moram no interior ou fora do Estado, está disponível a opção “Censo On-line”, que pode ser acessada no mesmo link de agendamento indicado no site da Amazonprev. Os segurados que residem em Manaus devem fazer o Censo de forma presencial, por meio de agendamento, no prédio anexo da sede da Amazonprev, rua Rua Ipixuna, bairro Centro, zona sul, ou no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, rua Rua J, sem número, bairro São José Operário, zona leste. O agendamento deve ser feito pelo site www.amazonprev.am.gov.br, no link “Censo Previdenciário”. Além da capital, seis cidades do interior possuem polos de atendimento presencial. São eles:• Coari: Coordenadoria Regional de Educação de Coari – Rua Marechal Deodoro, n° 417;• Itacoatiara: Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara – Av. João Valério, nº 722 – Jauari I;• Manacapuru: Escola Estadual José Seffair – Rua Caroline Fernandes, SN – Terra Preta;• Parintins: Coordenadoria Regional de Educação de Parintins – Praça São Benedito, nº 3145;• Tabatinga: Coordenadoria Regional de Educação de Tabatinga – Rua Rui Barbosa, SN; e• Tefé: Coordenadoria Regional de Educação de Tefé – Avenida Juruá, nº 273. Nos demais municípios do interior, os segurados podem se dirigir às sedes das coordenadorias de educação da Seduc para apoio e esclarecimentos. Para outras informações ou dúvidas, o segurado pode entrar em contato pelo número 0800 800 3400, por meio de ligações ou mensagens de whatsApp. FOTO: Maidno Sampaio/Amazonprev Fonte
Juizado da Infância e da Juventude Cível concretizou 37 adoções de crianças e adolescentes em Manaus
De janeiro a março deste ano, foram concretizadas em Manaus 37 adoções de crianças e adolescentes, conforme dados do Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC). As estatísticas do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) apontam que, no Amazonas, 74 crianças e adolescentes estão, no entanto, no aguardo de uma nova família, integrando um universo de 4.739 adotandos cadastrados no SNA atualmente. No último sábado (25 de maio) foi celebrado o “Dia Nacional da Adoção” e, em alusão à data, a coordenadora da Infância e da Juventude (Coij) do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Joana Meirelles, chama atenção para os esforços destinados a sensibilizar possíveis adotantes a acolher no seio familiar crianças e adolescentes disponíveis para adoção em instituições do Amazonas, mas que, em razão de algumas características, são de difícil colocação, por estarem incluídos, por exemplo, em grupos de irmãos, terem idade mais avançada, serem crianças com necessidades especiais ou problemas de saúde. Uma das principais ações desenvolvidas, com o apoio da Coij, pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus com o objetivo de ampliar as chances de crianças e adolescentes inseridos nesses grupos de difícil colocação em nova família, é o “Projeto Encontrar Alguém”, que desde sua implantação em 2018 até abril de 2024, já possibilitou a adoção de 78 crianças e adolescentes. A juíza Scarlet Braga Barbosa Viana, titular da 2.ª Vara de Manacapuru, respondendo cumulativamente pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível de Manaus, destaca que as crianças e os adolescentes precisam ter atendidos os direitos constitucionais à vida; alimentação; saúde; convivência comunitária; educação, todos alcançados por meio da família. “A Constituição garante o direito da criança e do adolescente como prioridade absoluta, e não temos como assegurar plenamente o direito às crianças institucionalizadas, sem que elas estejam em uma família. A adoção, mais do que um direito dos pretendentes que se inscrevem em um cadastro para terem essa via de parentalidade, que é muito importante, tem como foco atender esse direito da criança mais básico que é o de ter uma família para que, a partir daí, tenha todos os outros direitos assegurados constitucionalmente”, frisa a magistrada. Amor sem barreiras Há belas histórias de famílias que, decididas a adotar uma criança, não se ativeram a padrões. O casal amazonense Jadilson Barros (61) e Regiane Barros (44) realizou o sonho de completar a família em 2024 ao adotar dois irmãos biológicos, com idades de 6 e 11 anos. Jadilson, que é jornalista, e a assistente social Regiane estão casados há 11 anos e desejam que a história deles inspire outras pessoas a realizar adoções fora do padrão, retirando de instituições crianças e adolescentes que, sem a chance de um novo lar, passaram a infância e a adolescência dentro de abrigos, longe de vínculos familiares mais sólidos.“Tem sido maravilhosa essa experiência, agora como mãe. É um privilégio! Quem sentir desejo de adotar tem o nosso incentivo. Os desafios existem, sim, mas onde existe amor as coisas difíceis são superadas. Desejo sucesso a todos que pretendem se tornar pais por adoção”, diz Regiane, que conhece a experiência por ter sido adotada pelos próprios avós e não poder engravidar por ter passado por histerectomia total (retirada do útero). Jadilson tem um casal de filhos de um casamento anterior: a filha biológica, com idade de 39 anos, e um filho também adotado, atualmente com 30 anos de idade. “Eu, particularmente, já passei por essa experiência da adoção e, diante da impossibilidade da minha esposa de ter filhos, decidimos adotar e fomos presenteados com dois filhos maravilhosos e lindos”, afirma o pai orgulhoso. A decisão Regiane conta que a história da decisão do casal pela adoção começou em 2019, quando ela completou 40 anos e ressurgiu o desejo de exercer a maternidade, mas as tentativas foram frustradas e veio o diagnóstico de endometriose e a necessidade de fazer a histerectomia. “Naquele mesmo ano tivemos o convite de apadrinhamento de crianças em um dos abrigos de Manaus e foi uma experiência maravilhosa e marcante, pois compartilhamos nossa vida pelo período de 11 dias com duas crianças daquele abrigo e, a partir dessa experiência, ficou muito forte o chamado para a adoção”, conta Regiane. Em 2022, o casal deu entrada ao processo de habilitação para adoção, Regiane se disse positivamente surpresa com a velocidade do processo. “A gente imaginou que seria um processo demorado devido às demandas que são colocadas para a equipe do Juizado da Infância e nós ficamos aguardando o processo correr. Em agosto de 2023, tivemos o privilégio de receber a equipe do serviço social na nossa residência, reafirmamos o desejo de adotar, podendo ser com idade até 10 anos e tivemos a surpresa de saber que nossos filhos já estavam esperando por nós em um dos abrigos da cidade, e foi algo muito rápido. Em 1.º de setembro de 2023, o casal conheceu os filhos e, com a convivência, vem fortalecendo os vínculos da família formada pelos laços da adoção. “Todos os dias é assim, são desafios de amor, de compreensão, de troca e nós temos vivido momentos maravilhosos, e a adoção é algo fantástico. É incrível viver essa experiência agora como pais”, afirma Regiane. O Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus viabilizou, neste ano, 37 adoções de crianças e adolescentes, no período de janeiro a março deste ano. A assistente social Ellen Claudine, da equipe do Juizado, frisa que a agilidade no processo de habilitação experimentada pelo casal Regiane e Jadilson tem amparo legal para crianças fora do padrão como, por exemplo, adotandos com problemas de saúde ou grupos de irmãos e que, além disso, não havia outras famílias em espera do perfil desejado pelo casal. Perfil Das 74 crianças do Amazonas disponíveis para adoção pelo SNA, 6,8% possuem deficiência física e intelectual (5); 28,4% possuem deficiência intelectual (21); 2,7% são portadores de deficiência física (2); 1,4% possui doença infectocontagiosa (1). Outra característica que dificulta o interesse de adotantes é a criança integrar
Sine Amazonas divulga 244 vagas de emprego para esta terça-feira
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 244 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (28/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 01 VAGA: TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter os cursos de Refrigeração, NR-35 e NR-10. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Superior cursando a partir do 4º período em Administração ou Contabilidade. Desejável ter cursos na área e/ou conhecimento em Emissão de Notas Fiscais, Controle de Planilhas, Controle de Contas e Setor Financeiro. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 12 VAGAS: AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Residir nos Bairros: Educandos, Valparaíso e Jorge Teixeira. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Tapeçaria e Montagem de Móveis. Residir nos Bairros: Nova Cidade, Cidade de Deus, Tarumã, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lagoa Azul, União da Vitória, Terra Nova, Novo Israel, Manoa, Viver Melhor I, Alvorada, Lírio do Vale, Redenção, Paz. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE ALMOXARIFADO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Logística, Operador de Empilhadeira, Informática Básica, Pacote Office e CNH B. Residir nos Bairros: Nova Cidade, Cidade de Deus, Tarumã, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina, Lagoa Azul, União da Vitória, Terra Nova, Novo Israel, Manoa, Viver Melhor I, Alvorada, Lírio do Vale, Redenção, Paz. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: OPERADOR DE CAMINHÃO MUNCK Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e NR 06, NR 11, NR 12 e NR 18. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior completo. Com experiência na função. Obrigatório ter Técnico ou Superior completo em Engenharia da Computação. Desejável ter o curso de Programação. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE LOGÍSTICA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função e/ ou recebimento de mercadorias, expedição e estoque. Desejável ter cursos na área e/ou Operador de Empilhadeira e CNH B. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: VENDEDOR(A) – MARCENARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Noções de Medição e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: REPOSITOR DE MERCADORIAS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: PEIXEIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AÇOUGUEIRO II Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE P.C.P. (PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área, Excel e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE C.Q. (CONTROLE DE QUALIDADE) Escolaridade: Ensino Técnico ou Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Controle de Qualidade, ISO 9001, Excel e Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: CHAPEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades na área de confeitaria. Desejável ter cursos na área de Confeitaria, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CUMIM Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: BARMAN Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO (A) – CORTADOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades em