Ação do CNJ para combate ao sub-registro no interior e entre indígenas

O Governo do Amazonas está colaborando junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em ações para a erradicação do sub-registro civil no interior do estado. O vice-governador Tadeu de Souza recebeu, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), a comitiva do Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, para a segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” no município, na terça-feira (14/05). A ação, que começou no início desta semana em todo o país, está ocorrendo em quatro cidades amazonenses até sexta-feira (17/05). Além de Tabatinga, Barcelos e Benjamin Constant (distantes 399 e 1.121 quilômetros da capital, respectivamente) recebem os atendimentos do “Registre-se!”, com apoio do Governo do Estado. Em Manaus, as atividades ocorrem no Centro de Convenções Vasco Vasques, no bairro Flores, zona centro-sul. No Alto Solimões, o vice-governador e o ministro estiveram na comunidade indígena Belém do Solimões, localizada a 12 quilômetros da sede de Tabatinga e onde vivem cerca de 8 mil indígenas. Houve a entrega de 1,2 mil certidões de nascimento e um casamento coletivo com 271 casais indígenas, a maioria da etnia Ticuna, celebrado por um juiz de Direito e traduzido por um intérprete da Funai. Durante a programação, Tadeu de Souza ressaltou que a cooperação em torno de ações de cidadania e inclusão em comunidades do interior do Amazonas marca a presença do Estado brasileiro na região nas regiões mais remotas, como a região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. “Isso é uma demonstração do esforço nacional de dar tratamento igualitário a todos os brasileiros. O ministro Luis Felipe Salomão lançou ontem (13/05) o segundo ano da campanha nacional do ‘Registre-se!’, em São Paulo, e, hoje, está aqui na fronteira norte do país. São essas oportunidades que a gente mostra o quanto é bom ser brasileiro, o quanto é bom estar nesse esforço de transformar a vida das pessoas”, declarou o vice-governador.  O ministro agradeceu a colaboração do Governo do Amazonas com o CNJ para o êxito da campanha. Este ano, além dos indígenas, pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, o enfoque da iniciativa também está nas pessoas privadas de liberdade. Nesse grupo, o trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). “Nós viemos aqui para ampliar a concessão de certidões de nascimento a exterminar o sub-registro, que aqui na Amazônia ainda é um problema sério. Essa campanha foi voltada para a população mais vulnerável, moradores de rua, população indígena, população carcerária. Estamos mobilizando o país inteiro”, afirmou o ministro.  Mais atividades Ainda durante o evento em Tabatinga, o ministro do CNJ e o titular da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), desembargador Jomar Fernandes, assinaram um provimento, documento que garante aos indígenas do Amazonas a possibilidade de incluir o nome de sua etnia como sobrenome na certidão de nascimento.  Em Manaus, a abertura do “Registre-se!” ocorreu na segunda-feira (13/05), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na presença do governador Wilson Lima. O atendimento direto ao público vai até esta quarta-feira (15/05). Na quinta (16/05) e sexta-feira (17/05), a ação se destina apenas para resolução de casos específicos. De acordo com o CGJ-AM, já foram mais de três mil atendimentos realizados, na capital e no interior. Além do acesso à emissão de certidão de nascimento, a ação também fez a emissão de documentos básicos, como CPF, RG, reconhecimento voluntário de paternidade, dentre outros serviços. Comitê Estadual Nesta semana, o Governo do Amazonas também realizou a primeira reunião de alinhamento para reativação do Comitê Estadual para Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação da Documentação Básica, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o encontro reuniu os participantes do comitê para definir ações conjuntas de fortalecimento do Compromisso Nacional de Erradicação ao Sub-registro Civil de Nascimento. Além do Estado, o grupo tem representantes da Prefeitura de Manaus, sistema de Justiça e sociedade civil.  Em 2023, o Governo do Amazonas, por meio da Sejusc e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), intensificou o auxílio à cidadania do Estado, possibilitando o encaminhamento para emissão da segunda via do Registro de Certidão de Nascimento (RCN) em unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da capital e interior. Apenas no ano passado, foram mais 9 mil atendimentos da RCN. Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria Fonte

Governo do Amazonas lança edital com vagas para projeto de apoio à crianças e adolescentes

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), publicou o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 002/2024, que vai recrutar profissionais para atuar no Projeto de Apoio às Políticas Públicas voltadas à Criança e ao Adolescente no Estado do Amazonas (Projeto PIPA). O edital está disponível no endereço eletrônico aadesam.org.br. e traz traz informações como valores das inscrições e período de pedido de isenção, número de vagas, as áreas de atuação, detalhes sobre as vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs), além do cronograma completo com os prazos para divulgação de lista de classificados, envio de documentos e chamamento. O presidente da Comissão de Processo Seletivo Simplificado (CPSS), Otacílio Leite, explica que o edital foi elaborado dentro dos critérios estabelecidos pelas novas normas internas, prezando pela segurança jurídica da empresa e dos candidatos. “Hoje a Aadesam conta com o seu próprio sistema de PSS, 100% eletrônico, 100% seguro para garantir uma maior isonomia na avaliação dos participantes”, disse. Já o presidente da Aadesam, Breno Penha, explica que essa é mais uma oportunidade para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho. “Este é mais um projeto elaborado e que será coordenado em parceria com a Sejusc, que vai beneficiar não só a vida dos nossos futuros novos colaboradores, mas de todas as crianças e adolescentes que serão atendidas por este novo programa social”, enfatizou o presidente. Os candidatos terão acesso a uma plataforma exclusiva para assuntos relacionados ao PSS e as inscrições, de acordo com o cronograma do edital, iniciam na próxima terça-feira (21/05).  FOTO: Alessandra Gomes / Aadesam Fonte

Sine Amazonas divulga 305 vagas de emprego para esta quinta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 305 vagas de emprego disponíveis para esta quinta-feira (16/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.  Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis     10 VAGAS: PROMOTOR(A) DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH-A. Conhecimento e habilidades em Merchandising, Layouts e organização de área de vendas. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: PROFESSORA DE INGLÊS Escolaridade: Ensino Superior completo ou cursando. Com experiência na função. Obrigatório ter Licenciatura em Letras Língua Inglesa e/ou Pedagogia. Domínio de Fala, Escrita e Compreensão em Inglês. Conhecimento e habilidades em Planejamento Pedagógico e Aulas de Inglês. Desejável ter curso de Inglês. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: CHAPEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: ATENDENTE DE PADARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos de Atendimento ao Cliente e/ou Relações Humanas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AJUDANTE DE CAMINHÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO(A) Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades na área de confeitaria. Desejável ter cursos na área de Confeitaria, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio incompleto e/ou completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades na área de fabricação de pães. Desejável ter cursos na área de Panificação, Manipulação de Alimentos e Práticas de Segurança Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: RECEPCIONISTA (BILÍNGUE) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Conhecimento e habilidades em Língua Inglesa. Desejável ter cursos na área de Recepção, Atendimento ao Cliente e Inglês. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: CUMIM Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COPEIRO(A) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: OPERADORA DE CAIXA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Operador de Caixa. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: BARMAN Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área e/ou Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos de Operador de Empilhadeira atualizado; NR-11; NR-12. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento em Elétrica, Hidráulica, Gesso e Pintura. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: GESSEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Cursando. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: INSPETOR DE ALUNOS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PORTEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO(A) – CORTADOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades em Corte e Costura, Confecções de Uniformes. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: NUTRICIONISTA – SUPERVISOR(A) Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CRN ativo. Desejável ter conhecimento em Supervisão e Gestão de Equipes, Gestão Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MOTORISTA ENTREGADOR CAT A/B Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em entregas de refeições. Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter conhecimento em Rotas de Entregas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo. Com experiência em Cozinha Industrial. Técnico ou Superior em Gastronomia. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 15 VAGAS: AUXILIAR OPERADOR LOGÍSTICO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro

Agricultores da Organização Hollywood serão beneficiados com R$ 400 mil em implementos agrícolas

Mais de 50 agricultores familiares da Organização Hollywood, localizada na zona rural de Manaus, serão beneficiados com R$ 400 mil em implementos agrícolas, viabilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e do Fundo Manaus Solidária (FMS), cada um no valor de R$ 200 mil, destinados a criação de oportunidades e melhorias na produção rural de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Entre os itens adquiridos com o recurso estão roçadeiras, triciclos, um trator e um veículo para escoamento, que devem ser entregues aos sócios comunitários da Hollywood no próximo mês. Os implementos devem ser utilizados nas produções de macaxeira, pepino, couve, pimentão e galinha de corte.  Desde 2022, os técnicos da Gerência de Apoio às Organizações de Produtores (Georp) do Idam atuam na regularização da Organização Hollywood, com auxílio na resolução de conflitos internos, correção de documentações, CNPJ, criação de Estatuto Social e capacitação dos produtores rurais. Por meio dessas ações de organização e regularização, segundo o diretor-presidente do Idam, é que foi possível o acesso ao recurso financeiro destinado à aquisição dos implementos. “O instituto tem trabalhado para ajudar os agricultores familiares a se regularizarem, inclusive, em associações e cooperativas, pois, juntos, eles se fortalecem na busca por recursos que beneficiam toda comunidade. Desta vez, foi a Organização Hollywood, aqui na capital, mas qualquer grupo de agricultores podem buscar as Unidades Locais (UnLocs) do Idam para buscar a regularização e, consequentemente, o fomento”, frisou o diretor.  Apoio na regularização Além da regularização da associação, o Idam atuou na capacitação dos produtores rurais e dos gestores da Organização Hollywood, por meio de cursos de técnicas de Gestão e Liderança, Atas e Estatutos e com orientações sociais para organizações de produtores, como informou o técnico da Georp, Domingos Sávio Oliveira. “Em posse das informações essenciais para o bom funcionamento da associação, bem como de suas documentações e orientações para a resolução de conflitos internos, a associação aguardou a abertura de editais para participar e angariar recursos. Ano passado, foram abertos dois editais de chamada pública voltada para as organizações, nos quais o Idam auxiliou a associação Hollywood nas inscrições”, concluiu Sávio. Foto: Divulgação/Idam Fonte

Potássio do Brasil obtém seis novas licenças para prosseguir na implantação do projeto Potássio Autazes

A Potássio do Brasil Ltda já recebeu um total de 11 licenças para o início da implantação do Projeto Potássio Autazes. Nesta terça-feira, (14/05), a empresa recebeu mais seis licenças do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), órgão responsável pelo Licenciamento Ambiental no âmbito do Governo do Estado do Amazonas. As licenças concedidas habilitam o avanço da implementação do complexo de obras do Projeto Potássio Autazes, situado a 112 km de Manaus, no município de Autazes. As seis novas Licenças de Instalação abrangem uma variedade de atividades, como supressão vegetal, reposição florestal, captura, coleta e transporte de fauna silvestre e terraplanagem do Terminal de Minério e do Porto. Após a implementação da mina e das demais atividades do Projeto Potássio Autazes, com a construção da planta de beneficiamento para a produção do cloreto de potássio, será concedida a última licença (Licença de Operação – LO), que permitirá o início efetivo da extração e do beneficiamento do minério, operação que durará por mais de 23 anos. As Licenças de Instalação (LIs) concedidas pelo IPAAM especificam as obras que serão realizadas pela Potássio do Brasil para viabilizar a extração da Silvinita, ao mesmo tempo em que estabelecem condições e restrições para a manutenção dessas licenças. Além disso, elas abrem caminho para um conjunto de atividades diretas e indiretas relacionadas às obras, criando oportunidades para Autazes e região. Dentro deste contexto, o presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit, destaca que “o Projeto Potássio Autazes está avançando de forma positiva e cumprindo os requisitos legais condizentes com a magnitude desta obra. Neste momento, o Projeto já está gerando benefícios para a comunidade, com a contratação direta e indireta de pessoas através de uma rede de prestadores de serviços e fornecedores que estão nos auxiliando no início da implementação deste importante empreendimento para o desenvolvimento regional e nacional”. Empregos indiretos como a contratação de médicos do trabalho para realização de exames admissionais são um exemplo do que já está acontecendo em Autazes, além do pessoal que está sendo diretamente contratado pela empresa. O presidente da Potássio do Brasil também ressaltou que o Projeto Potássio Autazes desempenhará um papel estratégico na busca pela independência do Brasil no mercado de produção de fertilizantes. Além disso, quando estiver em ampla operação, o Projeto contribuirá para a erradicação da pobreza e a redução da fome global, alinhando-se com, pelo menos 3, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Projeto Nessa primeira fase de implementação do complexo do Projeto Potássio Autazes, com duração prevista de 4 anos e meio, a estimativa é gerar de 2,6 mil empregos diretos a 4,2 mil no pico da obra nos próximos quatro anos, além de outros 16 mil empregos indiretos. Conforme as expectativas da empresa, os investimentos previstos aproximam-se de US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões, aproximadamente, que serão somados aos mais de R$ 1 bilhão já investidos). Quando estiver em funcionamento, essa nova matriz econômica do estado deverá gerar 1,3 mil postos de trabalho diretos na fase de operação da Mina de Silvinita, com a contratação de pelo menos 80% de mão de obra local. Ao todo, serão gerados mais de 17 mil empregos indiretos nos próximos anos. Os interessados em tornarem-se fornecedores do Projeto Potássio Autazes poderão realizar seu cadastro on-line no link:https://potassiodobrasil.com.br/fornecedores/. Já os interessados em submeter currículo para ingressar em um emprego junto ao Projeto Potássio Autazes poderão fazer cadastro prévio para futura seleção no link: https://potassiodobrasil.com.br/trabalhe-conosco/ Programas A Potássio do Brasil está comprometida em executar mais de 30 programas socioeconômicos e ambientais como parte da estratégia de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e afinados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Esses programas têm como objetivo evitar, mitigar e compensar eventuais impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes da implantação do Projeto Potássio Autazes. Entre eles, destacam-se iniciativas voltadas para a manutenção da qualidade do ar, do solo e da água, além de ações direcionadas à conservação da biodiversidade e ao cuidado com a floresta. Os trabalhos do Programa de Salvamento, Monitoramento Arqueológico e Educação Ambiental do Projeto Potássio Autazes já iniciaram suas atividades com a atuação de uma empresa especializada em arqueologia que já está trabalhando em Autazes para identificar qualquer ocorrência de vestígios arqueológicos ligados à cultura do Povo Mura. Este Programa cumpre um compromisso da Potássio do Brasil, como empresa cidadã, de salvaguardar o pilar cultural do povo indígena Mura. Consulta aos Mura Ainda sobre a relação da Potássio do Brasil com o Povo Indígena Mura, a empresa esclarece que o Protocolo de Consulta dos Mura tem previsão legal na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) da ONU, que se trata no direito de os povos indígenas e tribais serem consultados, de forma livre e informada, antes de serem tomadas decisões que possam afetar seus bens ou direitos. O direito de consulta prévia pode ser resumido como o poder que os povos indígenas e tribais têm de influenciar efetivamente o processo de tomada de decisões administrativas e legislativas que lhes afetem diretamente. A consulta deve sempre ser realizada por meio de suas instituições representativas e mediante procedimentos adequados a cada circunstância. No caso dos Mura, esses não possuíam Protocolo de Consulta próprio, e, por meio de acordo judicial, a Potássio do Brasil concordou, com muito orgulho, em viabilizar aos Mura a construção do próprio Protocolo de Consulta Mura. Após a conclusão do Protocolo, a Consulta Prévia tomou início em novembro de 2019, e encerrou apenas em setembro de 2023, com a aprovação do Projeto Potássio Autazes pela maioria (90% dos presentes) das 34 Aldeias de Autazes. O povo Mura de Autazes é composto por 36 aldeias e representado pelo CIM – Conselho Indigenista Mura, tendo este cumprido integralmente o Protocolo de Consulta Mura.Por fim, 94% das aldeias representadas aprovaram o Projeto, superando o que prevê o Protocolo de Consulta Mura, que aponta para a aprovação, por meio de votação, através de quórum mínimo de 60% das aldeias. A Potássio do Brasil também esclarece, para que não pairem

Wilson Lima solicita apoio para instalação de consulado dos EUA em Manaus para emissão de vistos

O governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitou apoio de cinco congressistas americanos para a instalação de um consulado da embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Manaus. O pedido busca além da oferta do serviço de emissão de vistos para o país norte-americano, oferecer apoio aos turistas daquele país que visitem o estado. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (15/05), no Capitólio, que abriga o Senado e a Câmara, em Washington D.C. O governador destacou a importância da parceria entre Brasil e EUA e disse que um caminho para fortalecer essa relação é estabelecer um escritório da embaixada norte-americana no maior estado brasileiro e que é ponto estratégico para viagens aos Estados Unidos e outros países da América do Sul. “Viemos conversar com os congressistas americanos para pedir apoio no sentido de instalar um consulado em Manaus para dar apoio, naturalmente, aos americanos que visitam a Amazônia, estreitar esse laço comercial entre o estado do Amazonas levando em consideração a Zona Franca que a gente tem e os produtos que são fabricados lá com os Estados Unidos”, explicou Wilson Lima. As reuniões foram, individualmente, com os deputados federais Matt Gaetz, Ronnie Jackson e Marjorie Taylor Greene e com os senadores Mike Lee e Tommy Tuberville. Acompanharam o governador o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, e o presidente do Conselho Administrativo da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Leonardo Leão. Justificativa No Congresso americano, o governador Wilson Lima destacou alguns pontos para que haja a emissão de vistos na capital do Amazonas, incluindo a ausência de um posto na região norte. Hoje, o serviço é oferecido pela embaixada em Brasília (DF) ou nos quatro consulados localizados em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). A localização geográfica de Manaus a torna um ponto estratégico para viagens aos Estados Unidos e outros países da América do Sul como Colômbia, Peru e Venezuela. A capital do Amazonas está em uma região central, facilitando o acesso de residentes de estados vizinhos, sendo o Amazonas é o estado brasileiro mais próximo dos Estados Unidos. O estado conta com voos diretos de Manaus para Miami e Fort Lauderdale, com duração média de cinco horas. A Zona Franca de Manaus (ZFM) também é um dos pontos apresentados por Wilson Lima. Os EUA têm forte relação comercial com as indústrias. São 400 empresas internacionais que contam com Miami e Manaus como pontos de apoio. A disponibilidade de um escritório consular em Manaus facilitaria o acesso a emissão de vistos, especialmente para os trabalhadores e empresários da ZFM, que frequentemente precisam viajar aos Estados Unidos a negócios. Além de ser o maior estado brasileiro com 1,5 milhões de quilômetros quadrados, é a unidade da federação com 97% de sua cobertura natural preservada. É a maior extensão de floresta contínua do planeta. Segundo o governador, a presença do escritório consular em Manaus seria um claro compromisso dos EUA com a região Norte do Brasil e com o desenvolvimento social e econômico da região, contribuindo para a integração internacional da Amazônia brasileira. Foto: Diego Peres / Secom Fonte

Dia do Assistente Social: contribuição dos profissionais no cuidado e empatia com as pessoas

Seja na garantia dos direitos e proteção de crianças e adolescentes, o acesso a uma alimentação nutritiva e de qualidade e a atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade, tudo isso envolve o trabalho da assistência social. Nesta quarta-feira (15/05), Dia do Assistente Social, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) celebra a importância desses profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Amazonas. Assistente social há mais de 15 anos, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Adriana Pellin, classificou a profissão como desafiadora, porém gratificante. O setor em que ela trabalha é responsável por lidar com vínculos rompidos e direitos violados, como maus tratos e negligência. “Trabalhamos para viabilizar direitos e para que essas pessoas que precisam de nós não fiquem desassistidas. Não é só dar um benefício, é transformar a vida dessas pessoas. Nosso trabalho é garantir que o Suas e os demais serviços ofertados sejam executados e funcionem da melhor forma”, ressalta Adriana Pellin. Ao longo da carreira, Adriana coleciona alguns momentos marcantes, como quando trabalhou no abrigo emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua, durante a pandemia da Covid-19, em 2021. A base, que ficava na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, foi criada pelo Governo do Amazonas e atendia cerca de 350 pessoas diariamente. Ali, ela definiu a chave para um bom acolhimento: a empatia. “Precisamos nos colocar no lugar do outro. A assistência social é para todos que dela necessitam, sem distinção. Saber escutar o outro sem fazer nenhum tipo de julgamento e ter, em primeiro lugar, empatia. Cada pessoa está num momento e situação diferente. Aqui, para mim e para os técnicos do DPSE, a empatia e a escuta são o norte do nosso trabalho”, pontua a diretora. Cuidar do outro foi um dos motivos que levou Monik Araújo a se tornar assistente social. Na profissão há 16 anos, ela atualmente é coordenadora do programa Prato Cheio, no interior do estado. O programa faz parte da estratégia de combate à insegurança alimentar do Governo do Amazonas e está presente em 26 municípios. O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que vendem refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, onde a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento. A segurança alimentar, explica Monik Araújo, é um direito e um dos pilares do nosso trabalho na Seas. O Prato Cheio fornece refeições balanceadas, completas e de qualidade, mas vai muito além disso. “Buscamos desenvolver a economia do município e dos usuários, por meio de cursos profissionalizantes, para que saiam da condição de vulnerabilidade. Fornecemos o alimento, mas também incentivamos o desenvolvimento das pessoas que frequentam as unidades”, afirma a coordenadora. À frente da coordenação das unidades do interior, a assistente social já presenciou histórias e momentos emocionantes. Em um dos 26 municípios que implantaram o Prato Cheio, uma mãe elogiou a iniciativa e agradeceu pela refeição, porque há algum tempo a família não consumia carne vermelha. “Ver a gratidão das pessoas e saber que você faz parte daquilo é gratificante e faz tudo valer a pena. Chegar até aqueles que mais precisam é a nossa missão. O Prato Cheio é mais que a comida na mesa; ele devolve a dignidade dessas famílias”, enfatiza a assistente social. Origem da data O Dia do Assistente Social surgiu com o Decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962, que regulamenta a profissão, criando assim os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe. O exercício profissional também é orientado pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988, e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. FOTO: Jimmy Christian/Seas Fonte

SES-AM cumpre agenda no interior do Estado, reforçando as políticas públicas de saúde de forma integrada

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) cumpre agenda no interior, realizando visitas técnicas às unidades de saúde e discutindo programas e projetos para o fortalecimento da rede pública nos municípios. A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, explica que a programação cumpre o propósito de integrar as ações, dentro das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, levando em conta as especificidades geográficas e as dificuldades de logística no interior. Na terça-feira e nesta quarta-feira (14 e 15/05), Nayara Maksoud esteve em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) estiveram no mesmo período em São Gabriel da Cahoeira, Barcelos e Iranduba (respectivamente, a 852, 399 e 27 quilômetros da capital). Nesta quarta-feira (14/05) a secretária já segue para Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). “A programação segue orientação do governador Wilson Lima, colocando a SES-AM ainda mais próxima do interior, apoiando e definindo, em conjunto com os municípios, os melhores caminhos para ampliar o alcance do SUS em todo o Estado”, afirmou a secretária. Em Manicoré, Nayara Maksoud participou de encontros e realizou visitas técnicas com a secretária de saúde do município, Maria Adriana Moreira, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, e o presidente do Cosems-AM, Manuel Barbosa. A secretária da SES-AM aproveitou a presença dos representantes das entidades, e também da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para falar sobre a singularidade da região e as políticas públicas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Amazonas para vencer as barreiras geográficas. O grupo participou, no município, do lançamento do livro “Amanhã será um novo dia: SUS presente nos territórios e na vida de Manicoré-AM”. A publicação foi produzida pelos trabalhadores, coordenadores e gestores de saúde de Manicoré. Durante o evento, Nayara Maksoud, Hisham Hamida e Maria Adriana Moreira receberam Medalha de Honra do Cosems-AM. A medalha “Zé do SUS” é concedida aos que se destacam por serviços prestados na saúde. Maksoud tem 24 anos de carreira na rede pública. Ainda no município, a secretária conversou sobre as demandas e ouviu os gestores sobre os fluxos de trabalho e as ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura. O grupo, acompanhado por ela e pela secretária-executiva Adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS) da SES-AM, Nara Ezequivel, realizou visitas técnicas a unidades de saúde da zona rural. Também foram à Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, que está posicionada no Distrito de Capanã Grande, e à UBS do Distrito de Nazaré. De acordo com a secretária, o governador Wilson Lima tem especial preocupação com o período da vazante, quando o acesso às áreas ribeirinhas fica mais difícil, para que essa população não fique desassistida. “Estivemos em duas comunidades rurais, conhecendo as estruturas das UBSs e analisando como podemos avançar cada vez mais no acesso à saúde”, observou. Nayara Maksoud explicou, ainda, que, no período da vazante, o acesso à saúde precisa ser redesenhado no interior do Amazonas. “O governador Wilson Lima quer todos os órgãos alinhados para que, durante o período, não haja prejuízos nesse atendimento à população ribeirinha”, frisou. “Em Manicoré já tem uma equipe multidisciplinar atuando na área rural, mas estamos fazendo um planejamento para avançar cada vez mais”, adiantou. FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM Fonte

MPAM emite recomendação de ação imediata para reforçar proteção de crianças e adolescentes

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), emitiu recomendação orientando os Conselhos Tutelares de Manaus a agir imediatamente em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, envolvendo a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) para elaborar um Plano de Acompanhamento Familiar (PAF). O principal objetivo é manter a criança na família natural e, em situações excepcionais, seguir com o acolhimento institucional ou familiar. O PAF, que deve ser desenvolvido com a colaboração de diversos serviços públicos, precisa considerar os desejos e necessidades da criança. A recomendação também inclui a adoção de formulários específicos para acolhimento emergencial e a coordenação contínua entre Conselho Tutelar, instituições de acolhimento, Creas e secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, Saúde e Educação, a fim de garantir a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes. A iniciativa da promotora de Justiça Christiane Dolzany Araújo, titular da 27ª Promotoria de Justiça (PJ) e no exercício ampliado da 28ª PJ — ambas Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude —, baseou-se em uma série de considerações legais e constitucionais que ressaltam a obrigação do Estado, da sociedade e da família em garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Esses direitos incluem a vida, saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, conforme estabelecido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A legislação determina que a manutenção ou reintegração da criança ou adolescente a sua família deve ter prioridade sobre outras providências, salvo em casos de impossibilidade comprovada por decisão judicial. A intervenção estatal deve, preferencialmente, orientar, apoiar e promover a família natural, resguardando a convivência familiar sempre que possível. Ações Recomendadas A recomendação estabelece um conjunto de diretrizes claras para os Conselhos Tutelares de Manaus e outros órgãos envolvidos na rede de proteção à infância e juventude. Entre as ações recomendadas, estão:Elaboração de Plano de Acompanhamento Familiar (PAF): os conselhos tutelares devem acionar imediatamente as equipes do CREAS ao identificar crianças ou adolescentes em situação de violação de direitos. Em conjunto, devem elaborar um PAF a ser executado por um período contínuo de 90 dias, envolvendo as secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, Saúde e Educação, e outros serviços conforme necessário. Participação da criança e da família: durante a execução do PAF, devem ser considerados os desejos e sentimentos da criança, avaliando sua maturidade e compreensão da situação, além das necessidades físicas, emocionais e educacionais. A opinião da criança deve ser devidamente considerada pela autoridade judiciária competente. Medidas protetivas e de acompanhamento: os conselhos tutelares devem adotar todas as medidas de proteção devidas e encaminhar os protegidos e seus familiares a programas oficiais ou comunitários, integrando suas ações com as das equipes dos programas acionados.Renovação e representação: se, após 90 dias, todas as possibilidades de manutenção da criança junto à família natural estiverem esgotadas, os conselhos tutelares podem renovar o prazo de execução do PAF ou deliberar pela representação ao MPAM para ação de afastamento do convívio familiar, incluindo a sugestão de medidas liminares de acolhimento institucional. Implementação e monitoramento A recomendação também inclui orientações específicas para as instituições de acolhimento, CREAS, secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, Saúde e Educação e para os comandos das polícias Militar e Civil do Amazonas. Estas entidades devem prestar todo o apoio necessário aos conselhos tutelares, facilitando a inclusão dos protegidos em programas e serviços adequados e promovendo a adoção de formulários e termos específicos para o acolhimento institucional de crianças e adolescentes. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tem a responsabilidade de fiscalizar e acompanhar as ações dos conselhos tutelares para assegurar a efetivação do PAF e demais procedimentos recomendados. A recomendação representa um esforço coordenado do MPAM para garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade recebam proteção adequada e contínua. Ao promover uma abordagem preventiva, o MPAM busca fortalecer a rede de proteção e assegurar que os direitos fundamentais desse público sejam respeitados e preservados. Foto: Steven Conte Fonte

TJAM realiza mutirão de audiências com 60 processos em pauta

A 2.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus iniciou nesta segunda-feira (13/05) um mutirão de audiências de instrução em 60 processos. A iniciativa do mutirão partiu da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e coordenadora da Infância e Juventude do TJAM, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, como parte das atividades do “Maio Amarelo”, campanha alusiva ao 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil”. O período de esforço concentrado vai até sexta-feira (17/05), com três magistrados presidindo as audiências (os juízes Rosberg Crozara, Jacinta Santos e Igor Caminha). A 2.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, , que funciona no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis. está utilizando três estruturas para a realização das audiências simultâneas, com cada juiz podendo realizar quatro audiências por dia, durante a semana. O juiz de direito Rosberg Crozara, respondendo pela 2.ª unidade judiciária, destaca que o mutirão conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) e da Defensoria Pública do Estado (DPE/AM). Segundo ele, foram expedidos cerca de 300 mandados de citação/intimação, com todos sendo cumpridos pela Central de Mandados do TJAM. “O Ministério Público também designou promotores para participar dessas audiências, assim como a Defensoria Pública está dando apoio com os defensores. Tivemos um esforço concentrado por parte do diretor de secretaria, Ronan e da assistente Raquel Viana. Os dois foram fundamentais no sentido de selecionar os processos e também os mandados”, destacou o juiz Crozara. O magistrado salientou que as audiências do Mutirão ocorrem paralelamente àquelas já pautadas anteriormente pela rotina da 2.ª Vara. No mutirão, foram incluídos os processos mais antigos e os processos indicados como Meta-2 ( Identificar e julgar até 31/12/2024, pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31/12/2020 no 1.º Grau). ”As atividades do mutirão não interferem nos processos de réu preso e nos que já estavam pautados, não foi retirado nenhum processo de pauta para incluir esses do período de esforço concentrado. A pauta originária continua”, destacou o magistrado. Para a realização das audiências pautadas para o regime de mutirão e também os processos da pauta ordinária, a 2.ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes da Comarca de Manaus está trabalhando em regime de plantão, com as audiências começando às 8h e o expediente encerrando com o término da última audiência pautada para o dia. Foto: Raphael Alves Fonte

Amazonas pelo Rio Grande do Sul: Corpo de Bombeiros recebe doação de 6 mil litros de água

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recebeu, na manhã desta terça-feira (14/05), 6 mil litros de água doadas por uma igreja evangélica de Manaus. A entrega, que foi feita no Comando Geral da corporação, na avenida Codajás, bairro Petrópolis, faz parte da campanha Amazonas pelo Rio Grande do Sul – AM pelo RS, lançada pelo Governo do Estado.  “Estamos cumprindo uma determinação do nosso governador, com a campanha AM pelo RS. A partir disso, nossos dois postos de coleta são no da Constantino Nery, e no Comando Geral, em Petrópolis, onde estamos recebendo doações e acabamos de receber seis mil litros de água doados por uma igreja e daqui vamos deslocar para a Defesa Civil para armazenamento e partir disso serão enviados ao Rio Grande do Sul”, destacou o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes. O Corpo de Bombeiros possui dois pontos de coletas, sendo o Comando Geral da corporação, na avenida Codajás, bairro Petrópolis e no Batalhão de Bombeiros Especial (BBE), na avenida Constantino Nery, bairro Flores. Além da arrecadação das doações, o CBMAM também enviou, na última sexta-feira (10/05), uma tropa de 15 bombeiros para prestar ajuda humanitária em ações de busca e resgate às vítimas no RS. “Nossa tropa está em deslocamento estará chegando amanhã no Rio Grande do Sul e já iniciam os trabalhos tanto no resgate quanto em outros apoios que forem solicitados pelo Governo DE LÁ”, frisou coronel Menezes. As doações devem estar de acordo com a lista de itens determinados pelo Comitê de Crise do Rio Grande do Sul e podem ser feitas, até o próximo sábado (18/05), por pessoas físicas, entidades privadas, indústrias e comércios. Alimentos que podem ser doados •      Arroz de 1kg; •      Feijão de 1kg; •      Macarrão de 500g; •      Flocão de Milho (milharina) de 500g; •      Salsicha em lata 300g; •      Sardinha em lata 125g; •      Conserva em lata 320g; •      Leite em pó em pacote de 400g; •      Açúcar de 1kg; •      Sal de 1kg; •      Café 250g; •      Água de até 2 litros Não serão aceitos itens que não estejam nesta lista, elaborada conforme orientação do Governo do Rio Grande do Sul.  Pontos de doação de alimentos e água •      Defesa Civil Do Amazonas Sede da Defesa Civil do Amazonas – Avenida Urucará, nº 183, no bairro Cachoeirinha; •      Corpo De Bombeiros Militar Do Amazonas Comando Geral do CBMAM – Avenida Codajás, bairro Petrópolis; Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) – Avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul; •      Polícia Militar Do Amazonas Comando-Geral da PMAM – Rua Benjamin Constant, nº 250, bairro Petrópolis; Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) – Rua Dr. Machado, S/Nº – bairro Praça 14; Comando de Policiamento Especializado (CPE) – Rua Tiradentes, nº 50, bairro Dom Pedro I; Comando de Policiamento de Área Norte (CPA Norte) – Av. Cel. Sávio Belota, nº 145 – bairro Amazonino Mendes •      Secretaria de Estado Assistência Social (Seas) Avenida Darcy Vargas, 77, Chapada •      Centros de Convivência CECF Maria de Miranda – Rua Loris Cordovil, 1 – Alvorada CECF Teonízia Lobo – Rua da Penetração III Quadra 60 s/n Amazonino Mendes CECF André Araújo – Rua 5 Conj. Costa e Silva – Raiz CECF Padre Pedro – Rua Tupinambá, 119 – Cidade Nova CECF Magdalena Arce Daou – Av. Brasil, s/n – Santo Antônio Ceci Aparecida – Rua Wilkens de Matos, S/N – Nossa Sra. Aparecida CECF 31 de Março – Rua 21, 453 – Japiim Itens veterinários que podem ser doados •      Ração para cães e gatos (de preferência sachê); •      Coleira e guias •      Caixas de transporte •      Seringas •      Gaze •      Soro •      Esparadrapo •      Atadura •      Anti-inflamatório (meloxicam); •      Antibióticos (pentabiótico, enrofloxacina, outros) •      Vermífugos •      Vacinas para cães e gatos •      Testes de cinomose •      Telazol •      Xilazina 10% •      Cetamina 10% •      Lidocaína •      Kit cirúrgico •      Acepram •      Pomadas cicatrizantes (Ganadol, Vetaglos, outras) •      Pielsana Ponto de doação de itens veterinários •      Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) Avenida Mário Ipiranga Monteiro, 3.280, Parque Dez. FOTO: Antônio Lima/Secom Fonte

Idam atua na entrega de 4,2 mil mudas de café e citros a agricultores do Amazonas

Nas duas primeiras semanas deste mês, produtores rurais amazonenses receberam 4,2 mil mudas para impulsionar as produções de citros e café no estado. A distribuição, que beneficiou 70 famílias, foi uma iniciativa em conjunto entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS).  Do total de mudas distribuídas, 1,2 mil foram destinadas a produtores rurais de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), 1,2 mil atenderam os trabalhadores em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital) e 1,8 mil a agricultores de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).  A ação contou com o engajamento de todo o Sistema Sepror, uma vez que a Sepror adquiriu as mudas, que foram distribuídas aos trabalhadores por meio da ADS e Unidades Locais (UnLocs) do Idam nos municípios.  “Após a entrega, o Idam oferece todo o acompanhamento ao agricultor familiar em relação ao cultivo das mudas, que vão de orientações técnicas para a adubação e plantio à realização de visitas técnicas para o acompanhamento das plantações”, pontuou a engenheira agrônoma do Idam, Ana Cecília Lobato.  Ana Cecília destacou, ainda, que as ações de distribuição de mudas têm ocorrido com frequência no estado, o que reforça o compromisso do Governo do Amazonas em alavancar a produção agrícola local. A engenheira reforçou ser importante que os produtores mantenham documentos, como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), em dia, pois somente os que estiverem regularizados podem acessar o benefício.  “A emissão e regularização de ambos os documentos pode ser realizada, de forma gratuita, nas UnLocs e postos avançados do Idam distribuídos em todo o Estado”, alertou a engenheira agrônoma. Foto: Divulgação/Idam Fonte

Sine Amazonas divulga 360 vagas de emprego para esta quarta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 360 vagas de emprego disponíveis para esta quarta-feira (15/05). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores.  Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis     04 VAGAS: OPERADOR DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos de Operador de Empilhadeira atualizado; NR-11; NR-12. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 15 VAGAS: AJUDANTE DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Diferencial ter experiência no polo de Duas Rodas e/ou Indústria de Plásticos em geral. Obrigatório ter cursos de TBO; Leitura de Componentes; Matemática Básica; Metrologia Básica. Residir nos Bairros: São José, Zumbi, Armando Mendes, Castanheira, Gilberto Mestrinho, Novo Reino, Nova Vitória, Grande Vitória, Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Zumbi e Coroado. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. CANDIDATAR-SE ATRAVÉS DO PORTAL DO TRABALHADOR 01 VAGA: AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento em Elétrica, Hidráulica, Gesso e Pintura. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: GESSEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo ou Cursando. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: INSPETOR DE ALUNOS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PORTEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO(A) – CORTADOR Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades em Corte e Costura, Confecções de Uniformes. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: NUTRICIONISTA – SUPERVISOR(A) Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CRN ativo. Desejável ter conhecimento em Supervisão e Gestão de Equipes, Gestão Alimentar. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MOTORISTA ENTREGADOR II Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em entregas de Refeições. Obrigatório ter CNH B. Desejável ter conhecimento em Rotas de Entregas e/ou Atendimento ao Cliente. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MOTORISTA ENTREGADOR I Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em entregas de Refeições. Obrigatório ter CNH A/B. Desejável ter conhecimento em Rotas de Entregas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 03 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo. Com experiência em Cozinha Industrial. Técnico ou Superior em Gastronomia. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 15 VAGAS: AUXILIAR OPERADOR LOGÍSTICO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Será um diferencial possuir conhecimento ou ter experiência em atividades de auxiliar de carga e descarga, serviços gerais, ajudante de obras, auxiliar de operações e/ou repositor de mercadorias. Ter habilidades para executar atividades de movimentação de produtos, materiais e cargas em geral. Boa comunicação e trabalho em equipe. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AJUDANTE GERAL Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR LOGÍSTICO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Logística. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 10 VAGAS: CONFERENTE Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área de Logística, Armazenagem de materiais e/ou Transportes de Cargas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR MECÂNICO DE EMPILHADEIRA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter conhecimentos básicos em Manutenção de Veículos e/ou Empilhadeira e/ou Paleteira. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR MECÂNICO DE CARRETAS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter conhecimentos em Manutenção de Veículos Pesados e CNH-E. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Escolaridade: Ensino Técnico Completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Técnico e/ou Superior em Administração. Desejável ter cursos de Informática Básica; Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos relacionados a área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos de NR 10; NR 12; NR 35 Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE

Detran-AM abre inscrições para cursos no município de São Sebastião do Uatumã

A partir desta quarta-feira (15/06), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inicia as inscrições para quatro cursos ofertados pela instituição, de forma gratuita, no município de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus). As aulas estão programadas para iniciar no dia 30 deste mês, com término previsto para o dia 3 de junho. Entre as qualificações oferecidas pelo Detran Amazonas estão Condutor de Veículo de Emergência, Condutor de Veículo de Transporte Escolar, Monitor de Transporte Escolar e Direção Defensiva. Os interessados devem procurar o Posto de Atendimento Descentralizado (PAD), no município de Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus), localizado na avenida Tancredo Neves, s/n, praça de alimentação do Sagrado Coração de Jesus, bairro Centro. Mais informações também podem ser obtidas por meio do número (92) 99172-7247. Requisitos Para o curso de Condutor de Veículo de Emergência, os critérios são: ser habilitado nas categorias “A”, “B”, “AB”, “C”, “D” ou “E”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência. Já para o curso de Condutor de Transporte Escolar os interessados devem ser maiores de 21 anos; habilitado na categoria “D”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência. Aqueles interessados em realizar o curso de Direção Defensiva, devem atentar aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano) ou declaração escolar, caso ainda esteja cursando; ser habilitado em qualquer categoria. Para os interessados no curso de Monitor de Transporte Escolar, um dos requisitos é ser maior de 18 anos; ter ou estar cursando o Ensino Fundamental 2, além de apresentar documentação comprobatória (cópia e original do RG e CPF; comprovante de residência; declaração original ou cópia, ou certificado de conclusão original) para realizar a inscrição. FOTO: Arquivo/Detran-AM Fonte

Amazonastur inicia Plano de Ordenamento Turístico em comunidade indígena de Rio Preto da Eva 

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) deu início, na segunda-feira (13/05), ao Plano de Ordenamento Turístico (POT) na Aldeia Beija-flor, localizada na zona urbana de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A ação do Governo do Amazonas visa ordenar e fortalecer a atividade turística nas comunidades indígenas com foco no desenvolvimento sustentável e protagonismo cultural.  Para isso, o POT inclui ações voltadas para a formação do produto turístico, sensibilização ambiental e qualificação aplicada ao turismo. O projeto piloto começou a ser executado em 2022, nas comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga da Conquista, e Tuyuka e Diakuru, na RDS do Tupé.  A diretora de Desenvolvimento e Turismo (DTUR) da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, ressaltou que a construção do POT conta com o apoio de órgãos estaduais e municipais, o que permite a replicação das ações para mais comunidades indígenas que trabalham com atividade turística. Ela explicou que o projeto possui duas fases, iniciando com a Fase de Diagnóstico.  “Agora fazemos uma análise do local, um levantamento dos potenciais turísticos e quais as ações de ordenamento necessárias para levar capacitação e infraestrutura para que a comunidade consiga se ordenar e se preparar para receber os turistas”, detalhou Pampolha.  Além da equipe da Amazonastur, a Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo de Rio Preto da Eva (Semplactur) também participou da ação. Para a titular da pasta, Vanuza Barroncas, o plano de ordenamento ajuda na preservação da cultura indígena e permite o envolvimento direto da comunidade no processo da atividade turística.  “Estamos fazendo a nossa parte para que a própria comunidade preserve seus conhecimentos, hábitos e costumes, sem deixar de lado o etnoturismo, que é uma potencialidade forte na região. Esse processo fortalece a atividade turística no município”, enfatizou a secretária. Potencialidades turísticas  Durante a programação foi realizada uma visita técnica com a finalidade de reconhecer o ambiente visando os pontos de visitação do turista. Também foram realizadas roda de conversa e oficina de turismo e diagnóstico local, onde foram discutidos os pontos fortes, potencialidades turísticas e os pontos a melhorar.  A chefe do Departamento de Produtos e Projetos da Amazonastur, Raíssa Tavares, fez um balanço positivo da visita técnica e comentou como será a atuação da Empresa Estadual de Turismo para potencializar o turismo na comunidade.  “Agora que identificamos os principais atrativos turísticos, a potencialidade e desafios, o primeiro passo é elaborar um plano de ação com as metas e ações para fortalecer a comunidade no turismo, infraestrutura e acessibilidade”, afirmou Tavares.  Com o plano de ação pronto será possível criar experiências turísticas trazendo oficinas à comunidade para construir junto com ela, um novo produto turístico para Rio Preto da Eva. Quem aprovou a iniciativa foi o tuxaua geral da comunidade indígena Beija-flor, Fausto de Andrade Moryá.  “A gente agradece muito a parceria da Amazonastur, que vai ajudar muito a nos organizar, como a gente não sabia preço, valores, pacotes, tudo isso aí, acho que a gente vai ter uma noção depois disso de como receber bem o turismo aqui na aldeia Beija-Flor”, contou.  História  Fundada em 1991, a aldeia Beija-Flor tem sua sede instalada na zona urbana de Rio Preto da Eva, mas possui outras cinco microáreas (Beija-Flor II, III, IV, V e VI). Nelas, vivem hoje mais de 1.2 mil pessoas, pertencentes a 11 etnias, que adotam sua língua e suas tradições ancestrais.  Atualmente, a comunidade oferece o turismo voltado fortemente para a valorização da cultura (cerimônias, rituais de iniciação, danças sagradas e grafismo indígena), associado à venda de artesanato indígena, além de comidas típicas e trilha na floresta. Foto: Lucas Silva/Amazonastur Fonte