Search
Close this search box.

Idam atua na entrega de 4,2 mil mudas de café e citros a agricultores do Amazonas


Nas duas primeiras semanas deste mês, produtores rurais amazonenses receberam 4,2 mil mudas para impulsionar as produções de citros e café no estado. A distribuição, que beneficiou 70 famílias, foi uma iniciativa em conjunto entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS). 

Do total de mudas distribuídas, 1,2 mil foram destinadas a produtores rurais de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), 1,2 mil atenderam os trabalhadores em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital) e 1,8 mil a agricultores de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). 

A ação contou com o engajamento de todo o Sistema Sepror, uma vez que a Sepror adquiriu as mudas, que foram distribuídas aos trabalhadores por meio da ADS e Unidades Locais (UnLocs) do Idam nos municípios. 

“Após a entrega, o Idam oferece todo o acompanhamento ao agricultor familiar em relação ao cultivo das mudas, que vão de orientações técnicas para a adubação e plantio à realização de visitas técnicas para o acompanhamento das plantações”, pontuou a engenheira agrônoma do Idam, Ana Cecília Lobato. 

Ana Cecília destacou, ainda, que as ações de distribuição de mudas têm ocorrido com frequência no estado, o que reforça o compromisso do Governo do Amazonas em alavancar a produção agrícola local. A engenheira reforçou ser importante que os produtores mantenham documentos, como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), em dia, pois somente os que estiverem regularizados podem acessar o benefício. 

“A emissão e regularização de ambos os documentos pode ser realizada, de forma gratuita, nas UnLocs e postos avançados do Idam distribuídos em todo o Estado”, alertou a engenheira agrônoma.

Foto: Divulgação/Idam



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias