Sine Manaus oferta 216 vagas de emprego nesta quarta-feira, 10/7
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 216 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quarta-feira, 10/7, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 71 3 vagas – Motorista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” dentro do prazo de validade; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar na condução de transporte coletivo, seguindo as normas de trânsito e realizando as rotas estipuladas pela empresa. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Lanterneiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em lanternagem e pintura; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – restaurar carroceria de veículos, removendo ou reparando danos estéticos e estruturais, como amassados, riscos, desalinhamentos, deformações e outras imperfeições que afetam a aparência e a integridade do veículo. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 20 vagas – Ajudante de Carga e Descarga Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência em carga e descarga de materiais pesados; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – preparar cargas e descargas de mercadorias; movimentar mercadorias em transportes; coletar e entregar encomendas; receber e solicitar informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Repositor de Frutas, Verduras e Legumes Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – recepcionar e atender clientes com cordialidade e atenção; repor e organizar produtos nas prateleiras e displays, garantindo que estejam sempre abastecidos, apresentáveis e dentro do prazo de validade; realizar a rotação dos produtos, garantindo que os produtos mais antigos sejam vendidos primeiro; monitorar a qualidade dos produtos, removendo itens danificados ou fora do padrão de qualidade; repor constantemente o estoque; auxiliar no controle de estoque, realizando inventários e registrando entradas e saídas de produtos. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Repositor de Padaria, Açougue e Salsicharia Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – recepcionar e atender os clientes com cordialidade e atenção; auxiliar na produção de itens de padaria, açougue e salsicharia, seguindo receitas e padrões da empresa; realizar cortes de carnes, fatiamento de frios e embalar produtos conforme a necessidade; manter os balcões e vitrines abastecidos, garantindo a frescura e apresentação dos produtos; repor e organizar os produtos nas prateleiras e displays, garantindo que estejam sempre abastecidos e dentro do prazo de validade; realizar a rotação dos produtos, garantindo que os produtos mais antigos sejam vendidos primeiro; monitorar a qualidade dos produtos, removendo itens danificados ou fora do padrão de qualidade; auxiliar no controle de estoque, realizando inventários e registrando entradas e saídas de produtos. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 5 vagas – Auxiliar de Padaria Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – auxiliar no preparo de massas, pães, bolos, tortas, biscoitos e outros produtos de panificação e confeitaria; seguir as receitas e instruções de preparo fornecidas pelo padeiro chefe, garantindo a qualidade e padronização dos produtos; operar e higienizar equipamentos de panificação; auxiliar no controle do estoque de ingredientes, informando ao padeiro chefe sobre a necessidade de reposição; receber, conferir e armazenar os ingredientes conforme as normas de higiene e segurança alimentar; auxiliar na montagem e decoração de produtos de confeitaria. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Conferente de Estoque Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; ter veículo próprio (moto); e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – visitar periodicamente as diferentes lojas do grupo, realizando a conferência de estoque e verificação de qualidade em cada unidade; fornecer relatórios detalhados sobre o estado do estoque e a qualidade dos produtos em cada loja, propondo melhorias e ações corretivas; inspecionar regularmente a qualidade dos produtos armazenados e em exposição nas lojas, garantindo que estejam dentro dos padrões de qualidade e validade; comunicar aos responsáveis qualquer problema encontrado, e tomar as medidas corretivas necessárias; realizar contagens periódicas de estoque; registrar as movimentações de entrada e saída de produtos no sistema de gestão de estoque; organizar e armazenar os produtos recebidos nos locais apropriados; manter o estoque limpo, organizado e acessível. Disponível até 10/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Oficial de Serviços Gerais Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho;
Sine Manaus oferta 205 vagas de emprego nesta terça-feira, 9/7
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 205 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta terça-feira, 9/7, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 20 1 vaga – Auxiliar de Desenvolvimento de Embalagens Escolaridade – ensino superior completo ou cursando engenharia de produção, arquitetura e urbanismo, ou design de interiores; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter informática avançada; domínio em Autocad ou CorelDraw; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – elaborar fichas técnicas; realizar inspeção de novas ferramentas; elaborar e revisar amostras; organizar arquivos de fichas técnicas; elaborar desenho técnico de novos produtos; visitar clientes quando necessário. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Artífice de Manutenção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar serviços de manutenção elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria, substituindo, trocando, limpando, reparando e instalando peças, componentes e equipamentos. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Serralheiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – executar serviços de serralheria: reparar, confeccionar e montar estruturas metálicas em geral. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Líder de Produção Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – acompanhar o desempenho dos operadores, visando manter o ritmo, qualidade e produtividade do trabalho; analisar os relatórios diários de produção e qualidade, visando identificar desvios dos padrões no processo produtivo. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 13 vagas – Auxiliar de Logística – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário; residir nas proximidades da Avenida do Turismo; ter documentação completa; Atividades – armazenar, abastecer, separar, carregar e descarregar todos os produtos emitidos ou recebidos pelo CD, conforme procedimento operacional padrão. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Vendedor de Comércio Varejista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; disponibilidade de horário; e documentação completa; Atividades – planejar vendas especializadas; realizar demonstração de produtos; vender mercadorias em estabelecimentos de varejo ou atacado, auxiliando os clientes na escolha. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. Vagas no Comércio – 60 1 vaga – Cobrador Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário (inclusive aos sábados); e documentação completa; Atividades – notificar débitos; registrar informações de negociações com o devedor; elaborar relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança; atualizar cadastro e identificar cobranças indevidas, entre outras atividades correlatas. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Confeiteiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar e criar receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Vendedor Porta a Porta Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – prestar atendimento a clientes; negociar preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda; orientar quanto às especificações dos produtos e serviços; controlar os pedidos dos clientes, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega estabelecido. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Padeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – separar os ingredientes da mistura, calculando as quantidades e qualidades necessárias para confeccionar a massa; dar tratamentos necessários à massa, fermentando, misturando e amassando os ingredientes, a fim de prepará-la para cozimento. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Forneiro de Padaria Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – operar forno de padaria; controlar processos e linhas de produção; preparar utensílios, equipamentos e materiais para fabricação dos alimentos; realizar manutenção, zelar pelo bom funcionamento e higienização dos equipamentos e do forno. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Confeiteiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar e criar receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Disponível até 09/07/2024 ou encerramento da vaga. 50
Prefeitura de Manaus instala semáforo para facilitar travessia de pedestres na Torquato Tapajós
Em razão da colisão de uma carreta de grande porte com uma passarela na avenida Torquato Tapajós, destruindo parte da estrutura no sentido bairro-Centro, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), instalou, nesta segunda-feira, 8/7, um semáforo e faixas para pedestre em frente ao acesso da Estação de Transferência do Santos Dumont, na Zona Centro-Oeste de Manaus. A medida foi necessária após uma carreta de grande porte desrespeitar a sinalização de altura máxima padrão (4 metros e 40 centímetros) e colidir com uma passarela, danificando parte da estrutura metálica. Técnicos do instituto já estão tomando providências para normalizar o fluxo de pedestres e de veículos no local. O semáforo já está em funcionamento e atenderá aos pedestres que precisam acessar a estação pela avenida Torquato Tapajós, sentido bairro-Centro. Uma das próximas medidas é avaliar se a estrutura na passarela no sentido Centro-bairro pode ser liberada, com total segurança, para travessia de pedestres. Posteriormente, o órgão irá providenciar a elaboração de projeto para reconstrução da passarela no sentido bairro-Centro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) executou, após atuação da Perícia Criminal, o serviço de limpeza e retirada dos escombros para a liberação do tráfego na via. O corpo técnico, de forma paralela, realizou a vistoria e análise da estrutura da outra metade da passarela. Nesta segunda-feira, as equipes da Seminf atuam na reconstrução de calçada, meio-fio e sarjeta no trecho. Fonte
Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em julho para o recadastramento anual
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, convoca os aposentados e pensionistas da prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM), nascidos no mês de julho, para realizarem o recadastramento anual, a ser feito no mês de aniversário do beneficiário, conforme a Lei nº 870/2005. A não realização, dentro do prazo, acarreta na suspensão legal do benefício previdenciário. O recadastramento só é feito presencialmente, mas é preciso agendar o atendimento pelos sites https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/ ou https://sagem.manaus.am.gov.br/nutsagem/autosagem/index.php, que funcionam 24 horas, ou ainda, pelo call center da Manaus Previdência no (92) 3186-8000 ou WhatsApp (92) 98423-0900, das 8h às 14h. Na data e hora agendadas, o beneficiário ou pessoa nomeada por procuração, comparece à sede da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul, e apresenta o RG, o CPF e o comprovante de endereço com CEP. Para outros casos como impossibilidade de não comparecimento por doença ou moradia fora de Manaus, acessar o site da Manaus Previdência ou ligar para o call center. Foto – João Viana/Semcom Fonte
Famílias vítimas de incêndio no bairro Santo Agostinho recebem atendimento
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), atendeu, no último sábado, 6/7, nove famílias vítimas do incêndio no bairro Santo Agostinho, zona Oeste da capital. As equipes chegaram ao local logo após o controle do incêndio, iniciando os trabalhos de cadastramento das famílias atingidas e avaliação das necessidades imediatas. As famílias receberam benefícios eventuais (cestas básicas, colchões, lençóis e kits de limpeza) e oito famílias foram inseridas no Auxílio-Aluguel. O benefício deverá ser liberado nos próximos dias, de acordo com a disponibilidade do operador bancário. Foto: Reprodução Fonte
Sistema do Cadastro Único está indisponível nesta segunda-feira, 8/7
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), informa que, nesta segunda-feira, 8/7, o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) está indisponível devido a manutenções internas realizadas pelo governo federal. De acordo com comunicado emitido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o sistema está indisponível em todo o território nacional. Isso significa que os serviços que dependem do acesso ao CadÚnico, como atualizações cadastrais, emissão de extratos, consulta de benefícios e outros, não poderão ser realizados nas unidades de atendimento do município, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro Pop. A manutenção tem como objetivo melhorar o desempenho e a segurança do sistema, que é responsável por armazenar os dados das famílias de baixa renda que participam de programas sociais do governo federal. O ministério orienta que os beneficiários que precisarem realizar alguma alteração ou inclusão no Cadastro Único aguardem o restabelecimento do sistema, nesta terça-feira, 9/7. — — — Texto – Leonardo Fierro/Semasc SEMASC – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania Assessor Responsável: Leonardo Fierro – (92) 99446-4599 Fonte
Sine Manaus oferta 191 vagas de emprego nesta segunda-feira, 8/7
A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 191 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta segunda-feira, 8/7, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 14 1 vaga – Auxiliar de Limpeza Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir na zona Leste ou bairros adjacentes ao Distrito Industrial; ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar remoção de lixo, recolhendo e descartando os resíduos de acordo com as normas estabelecidas; realizar limpeza dos pisos. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar Técnico em Eletrônica Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento básico em eletrônicos e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar passagem de cabos e instalação de dispositivos de alarme de incêndio; auxiliar na manutenção preventiva e corretiva dos sistemas dispositivos que são escopo do Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio; seguir normas de segurança e garantir a conformidade com os padrões estabelecidos; trabalhar em equipe para assegurar a eficiência e qualidade dos serviços prestados. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente de Logística de Transporte Escolaridade – ensino técnico completo em logística ou cursando; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário; experiência em controle de rotas; residir no bairro Japiim ou adjacências; ter documentação completa; Atividades – garantir a eficiência da cadeia de suprimentos; realizar separação e envio de pedidos de mercadorias; planejamento e organização de estoque; conferência de prazos; emissão de nota fiscal; organização e controle de rotas. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Fiscal de Loja Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir no bairro Coroado ou adjacências; ter curso de Agente de Portaria; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – fiscalizar a entrada e saída de pessoas, com o intuito de identificar atitudes suspeitas que possam causar algum prejuízo à empresa. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Pedreiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – assentar tijolos, ladrilhos, alvenarias e materiais afins; construir alicerces, levantar paredes, muros e construções similares; rebocar estruturas construídas; realizar trabalhos de manutenção corretiva de prédios, calçadas e estruturas semelhantes. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Carpinteiro Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – instalar e ajustar esquadrias de madeira e outras peças, como janelas, portas, escadas, rodapés, divisórias, forros e guardições; construir formas de madeira para concretagem; reparar elementos de madeira, substituindo peças desajustadas ou deterioradas. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Servente de Obras Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – preparar canteiro de obras e massa de concreto; limpar e compactar solos; verificar máquinas e equipamentos de construção civil; participar na demolição de edificações. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. Vagas no Comércio – 59 1 vaga – Cobrador Interno Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter disponibilidade de horário (inclusive aos sábados); e documentação completa; Atividades – notificar débitos; registrar informações de negociações com o devedor; elaborar relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança; atualizar cadastro e identificar cobranças indevidas, entre outras atividades correlatas. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Confeiteiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho ou avulsa; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – preparar e criar receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Vendedor Porta a Porta Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – prestar atendimento a clientes; negociar preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda; orientar quanto às especificações dos produtos e serviços; controlar os pedidos dos clientes, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega estabelecido. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Padeiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – separar os ingredientes da mistura, calculando as quantidades e qualidades necessárias para confeccionar a massa; dar tratamentos necessários à massa, fermentando, misturando e amassando os ingredientes, a fim de prepará-la para cozimento. Disponível até 08/07/2024 ou encerramento
Trecho da avenida Torquato Tapajós é interditado após colisão de carreta
Na tarde de sábado, 6/7, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma intervenção viária na avenida Torquato Tapajós, na entrada do conjunto Santos Dumont, zona Centro-Oeste da cidade, sentido Bairro-Centro, após uma carreta de grande porte desrespeitar a sinalização de altura máxima padrão (4 metros e 40 centímetros) e colidir com uma passarela, danificando parte da estrutura metálica. Devido ao incidente, o sentido Bairro-Centro da via ficou totalmente interditado. Para minimizar o impacto no trânsito, o IMMU implementou um desvio para os motoristas, direcionando-os para o conjunto Santos Dumont, com saída mais à frente. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deslocou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o local. Uma vítima foi removida para o Pronto Socorro João Lúcio, na zona Leste da capital. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) inicia, após atuação da Perícia Criminal, o serviço de limpeza e retirada dos escombros. Os trabalhos vão seguir pela madrugada para liberar o tráfego na via o quanto antes. O corpo é técnico, de forma paralela, faz a vistoria e análise da estrutura da outra metade da passarela que, aparentemente, não teve sua integridade comprometida. Conforme o IMMU, ainda neste sábado, 6/7, as equipes vão implantar faixas provisórias para a travessia de pedestres e também semáforos, até que uma nova passarela seja construída. A outra metade da passarela está interditada devido ao rompimento do guarda-corpo na lateral. Sobre o terminal de acesso aos ônibus, os passageiros não estão pagando por outro bilhete. Eles entram de forma gratuita, de modo que não sofram prejuízos. O condutor do veículo foi conduzido à delegacia e a perícia está fazendo as análises necessárias para o laudo e autuação. A prefeitura pede a compreensão dos motoristas até que uma solução seja encontrada e a via possa ser liberada. Foto: Divulgação Fonte
David Almeida anuncia pacote de ações para segurança, saúde, habitação, infraestrutura e feiras e mercados
A Prefeitura de Manaus avança com ações e novas obras nas áreas de segurança, habitação, saúde, infraestrutura e feiras e mercados da cidade. O anúncio dos investimentos foi feito pelo prefeito David Almeida, durante solenidade realizada nesta sexta-feira, 5/7, no parque Gigantes da Floresta, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte da capital amazonense. Todos os recursos são frutos de emendas parlamentares do senador Eduardo Braga, que desde 2021 já destinou mais de R$ 383,4 milhões para Manaus. “As emendas do senador Eduardo Braga têm sido fundamentais para conseguirmos avançar em políticas públicas para a cidade. Manaus tem muito a agradecer a destinação dessas emendas. É a transformação da Guarda Municipal, é a recuperação das feiras na cidade, a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), infraestrutura, e essa parceria tem sido fundamental. Em nome da população, nós precisamos agradecer tamanha ajuda, tantas emendas e tantos investimentos para a nossa cidade”, disse o prefeito. Na ocasião, foram entregues mais 52 veículos para a Guarda Municipal de Manaus, sendo 12 viaturas, 30 motos e dez quadriciclos. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg) também dispõe de 30 espingardas calibre 12, dez carabinas 9 milímetros, 50 pistolas de menor potencial ofensivo e mais de 300 coletes balísticos, como parte dos investimentos realizados na segurança. Além das ações, a prefeitura, por meio de emenda parlamentar destinada pelo Senador Eduardo Braga, no valor de R$ 4,7 milhões, dará início à reforma da feira municipal da Betânia, na zona Sul da capital. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), irá beneficiar 153 permissionários que trabalham na feira. A reforma, prevista para iniciar ainda neste mês de julho, tem o prazo de 180 dias para ser concluída, com o intuito de tornar a feira mais organizada e atrativa, proporcionando melhores condições de trabalho para os feirantes e um ambiente mais acolhedor para a comunidade. Mais moradias Na área da habitação, está sendo lançado o programa “Manaus, Minha Terra”, gerenciado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), e assinado o convênio com o projeto “Calha Norte”, que possibilitará a implantação de infraestrutura urbana para mais de 2 mil lotes concedidos nesta primeira fase, com um investimento de R$ 61,5 milhões. Além da contribuição de R$ 34 milhões para desapropriação dos terrenos onde o novo bairro planejado da capital, denominado Nova Manaus, localizado no antigo Monte Horebe, zona Norte, será construído. No total, mais de 3,5 mil famílias serão contempladas. “Não existiam políticas públicas voltadas para isso. E agora, neste ato, com esse convênio que somam ao todo, R$ 95 milhões, daremos início à resolução desse problema crônico em Manaus, que é a falta de oportunidade e as invasões. Com esse recurso, nós iremos fazer a infraestrutura necessária para abrigar um local onde as famílias terão toda assistência técnica para ter uma casa no padrão”, completou o secretário municipal de Habitação, Jesus Alves. Para o senador Eduardo Braga, o momento representa a importância de firmar o compromisso com a população, em especial, as pessoas que mais precisam de moradias. “É um momento muito importante, são mais de R$ 300 milhões que estão sendo investidos na cidade. Além do ‘Minha Casa, Minha Vida’ que são mais de um milhão investidos, temos também os lotes que serão construídos no bairro planejado, serão mais de 2 mil lotes urbanizados que serão entregues para a população. E agora eu fico muito feliz, como senador da República, junto com o prefeito David, de trazer o maior programa habitação para a cidade de Manaus”, afirmou o senador. Infraestrutura Como parte do pacote de ações, serão investidos R$ 164,8 milhões para a revitalização da infraestrutura urbana e rural. O valor é destinado à contenção de encostas; à pavimentação de ruas e ramais pelo programa “Asfalta Manaus”, especialmente em ruas vicinais, onde há escolas; ao melhoramento de vias de acesso a pontos turísticos, a começar pela avenida do Turismo; e à construção e reforma de quadra coberta em comunidade na zona rural. Atenção Primária Durante o evento, também foi apresentado um balanço dos investimentos realizados na área da saúde, onde os recursos disponibilizados por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Braga somam R$ 106,2 milhões. O montante, liberado em 2021 por meio da Portaria 2.709, de 13/10/2021, vem sendo aplicado na estruturação da rede assistencial da Semsa. A maior parte dos recursos, R$ 90,6 milhões, foi destinada ao incremento do Piso de Atenção Primária (PAP), contribuindo para diversos avanços registrados na saúde municipal, dentre os quais a liderança de Manaus no ranking de capitais do Previne Brasil, em todos os quadrimestres em que o programa do Ministério da Saúde foi utilizado para medir a qualidade da atenção básica em saúde no país – de 2021 a 2023. Além dos recursos aplicados no incremento dos Pisos de Atenção Primária e de Média e Alta Complexidades, as emendas do senador tiveram como finalidade viabilizar a construção de duas Unidades de Saúde da Família (USF) de porte 4, estruturas de 1,2 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para realizar entre 15 mil e 21 mil procedimentos por mês. As duas unidades, no valor global de R$ 2,9 milhões em obras e equipamentos, começaram a ser construídas em abril deste ano e, quando concluídas, irão beneficiar a população dos bairros Aleixo, na zona Sul, e Monte das Oliveiras, na zona Norte. As duas unidades integram o conjunto inicial de 15 unidades de grande porte – 14 de porte 4 e 1 de porte 3 – programadas pela Prefeitura de Manaus para ampliar o acesso dos usuários à saúde básica e elevar a qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão amazonense. Nesse tipo de estabelecimento, são oferecidos exames, consultas, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos, pré-natal e os demais serviços da carteira básica, em um ambiente amplo e dentro de um novo padrão de segurança e conforto, tanto para pacientes quanto para servidores. Desde o começo da gestão do prefeito David Almeida,
Prefeitura de Manaus e Senai capacitam mulheres para garantir a autonomia financeira
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), encerrou, nesta sexta-feira, 5/7, o curso de capacitação “kit de festas” que o Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) promoveu a mulheres atendidas pelo Instituto Olhar Solidário, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial 1, zona Sul. Durante duas semanas, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos de fabricação dos kits festivos, definição de preços, captação de clientes, apresentação dos produtos e como fechar os negócios. “Essa iniciativa visa fortalecer a emancipação feminina por meio da qualificação, que são essenciais para superar as adversidades enfrentadas. Dessa forma, todas tiveram a oportunidade de adquirir novas habilidades práticas e, também de fortalecer os laços comunitários e encontrar suporte emocional e profissional, reconstruindo suas vidas de forma independente e com dignidade”, ressaltou a diretora do Departamento de Enfretamento à Violência contra a Mulher da Semasc, Marley Santos. Doralice Costa, psicóloga do CRDM, destacou a importância dessa ação, visando capacitar e empoderar mulheres que enfrentam ou enfrentaram violência doméstica, causando um impacto positivo em suas vidas. “A ação que foi promovida é essencial para mulheres que enfrentam ou já enfrentaram violência doméstica. O impacto positivo que isso gera em suas vidas é notável. Estamos não apenas oferecendo oportunidades de aprendizado prático, mas também ajudando a reconstruírem sua confiança e independência, o que é fundamental para superar os desafios”, declarou. Daila Reis, diretora administrativa do Instituto Olhar Solidário, afirmou a importância da parceria entre o CRDM junto à sociedade civil, retomando novas oportunidades de transformação e crescimento pessoal das participantes. “Estamos extremamente gratos por esta parceria magnífica e esperamos que venham mais iniciativas como essa, para que possamos continuar proporcionando novas perspectivas e realização pessoal para elas”, frisou. A dona de casa J.V, de 35 anos, compartilhou sua experiência positiva com o curso, considerando a ideia de usar suas novas habilidades para gerar renda no futuro. “Inicialmente, me sentia limitada, cuidando dos filhos e achando que minha função se resumia a isso. Porém, essa oportunidade mudou tudo, com isso, tenho praticado em casa e já penso em usar esse conhecimento para criar o meu próprio negócio”, finalizou. Foto – Diego Lima/Semasc Fonte
‘Sine nos Bairros’ promove atendimento no Cidade Nova neste sábado, 6/7
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promove, neste sábado, 6/7, das 8h às 12h, mais uma ação itinerante do projeto “Sine nos Bairros”, no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital. Com a oferta gratuita de vagas de emprego, cadastro, orientação para CTPS digital e seguro-desemprego, a equipe do Sine Manaus estará presente no centro educacional de tempo integral João dos Santos Braga, localizado na avenida Curaçao, nº 48, Cidade Nova. “Estas ações itinerantes têm sido fundamentais para aproximar oportunidades de trabalho das comunidades locais, facilitando o acesso de moradores a serviços de emprego e qualificação”, destacou o diretor do Sine Manaus, Pedro Lima. Os residentes da zona Norte, interessados em participar da ação, deverão apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. Foto – Divulgação/Semcom Fonte
Detran-AM intensifica fiscalização para prevenir acidentes causados por ingestão de bebida alcoólica
Foto: Arquivo/Detran-AM O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está intensificando as fiscalizações em todas as zonas da capital com o objetivo de manter a segurança viária e prevenir acidentes causados por ingestão de bebida alcoólica, fator determinante para uma série de ocorrências, principalmente aos finais de semana. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, as equipes de fiscalização têm atuado fortemente em campanhas de conscientização no combate ao consumo de bebida alcoólica associado com a direção veicular. “Em 2023, comemoramos os 15 anos da Lei Seca, criada com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito causados por condutores alcoolizados ou que tenham feito uso de outra substância psicoativa. Porém, mesmo assim, os números de ocorrências nesse sentido ainda são altos, então buscamos reduzir ainda mais os índices e salvar essas vidas”, explica Wendell. Conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, implica em infração gravíssima com aplicação de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, é determinado que haja recolhimento do documento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo, observando o disposto no § 4º do artigo 270, da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, do CTB. “Portanto, se for consumir bebida alcoólica, evite dirigir. Para isso existem meios de transporte, tais como motoristas de aplicativos e táxi. Ou você pode escolher o ‘amigo da vez’, aquele não bebe e consegue deixar todos em casa com segurança. O momento é de salvar vidas”, finaliza o diretor-presidente do Detran Amazonas.
Agenda Cultural: Confira as atrações para o fim de semana
Peças teatrais, baile com temática furacão 2000, festival de férias, além de um show inédito com sucessos da música brasileira compõem a programação deste fim de semana O agendão cultural deste fim de semana (05 a 07/07) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui peças teatrais, baile com temática furacão 2000, curtas-metragens, espetáculos, festival de férias 2024, leituras, concertos musicais com obras representativas da música clássica de Beethoven, além de um show inédito que promete encantar o público com sucessos da MPB. Na sexta-feira (05/07), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “O Pai de Qualquer Pátria”, encenado pelo grupo Garagem. A peça teatral narra a história na qual uma filha fala sobre seu pai, contando sua história em contraste com os burburinhos correntes na sociedade sobre família. Ela compartilha memórias para preservar a boa imagem do pai, apesar de seus erros indefensáveis. Enquanto os conflitos persistem sem resolução, resta apenas o luto pelo que se perdeu. Com classificação livre e entrada gratuita. Na sexta e no sábado (05 e 06/07), às 20h, será apresentada a comédia “Não!”, com a atriz Adriana Birolli. A peça aborda a dificuldade que as pessoas têm em dizer o não. A plateia é convidada a entrar na intimidade da personagem, conhecer o cronograma de sua vida e acompanhar a retrospectiva de 18 anos de terapia. Com classificação indicativa de 12 anos, os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site www.shopingressos.com.br No sábado (06/07), às 17h30, o Baile “Funkonda”, realizado pela Casa Konda, acontece no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O baile apresenta uma Ball com temática Furacão 2000. Enaltecendo a cultura Ballroom, raízes pretas, periféricas e ícones LGBTQIAPN+. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita. O cineclube de Arte exibirá neste sábado (06/07), às 18h, a “Avant Premiere” dos curtas metragens “Desaparecida” e “Foi ele”, da cineasta Glória Torres. O público terá a oportunidade de vivenciar em primeira mão as emocionantes tramas e os personagens que habitam o universo da roteirista e cineasta em suas duas mais recentes produções. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita. O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (06/07), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Em meio a cantorias, doces e comédia, um feitiço acontece e então surge um grande mistério: quem seria capaz de enfeitiçar a própria família?. Com classificação livre e entrada gratuita. As reservas estão sendo feitas pelo site www.sympla.com.br Ainda no sábado (06/07), às 19h, o Teatro da Instalação apresenta o espetáculo teatral “Amazonas: Causos, Lendas e Costumes da Nossa Gente”. Produzido pelo Grupo Teatral Criando Cenas em parceria com a Escola Brigadeiro João Camarão, o espetáculo conta com um elenco de 45 atores que se revezam no palco para retratar a vivência ribeirinha e cultura indigena através das lendas amazônicas, como “O Fantasma do Tropical Hotel”. A entrada é gratuita e o evento é livre para todos os públicos. Após conquistar o tricampeonato no 47º Festival de Parintins, o Boi Caprichoso desembarca em Manaus para dar continuidade às comemorações com sua apaixonada nação. O movimento Marujada promove a “Festa do Triunfo”, que acontece neste sábado (06/07), a partir das 21h, no Sambódromo. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Com entrada gratuita. O tricampeão Boi Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo, Edmundo Oran, Patrick Araújo, Prince do Caprichoso e Marujada de Guerra são itens confirmados, além de Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão. Completam a constelação de atrações os toadeiros Júlio Persil, Ornello Reis, Edilson Santana, Junior Paulain, Arlindo Neto, Klinger Junior e Paulinho Viana, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB). Mais atrações no domingo Em mais uma edição, o Festival de férias 2024 retorna trazendo muita diversão e cultura para toda a família. A programação tem início no domingo (07/07), de 17h às 20h, no Largo de São Sebastião, e conta com jogos, brincadeiras, oficinas criativas no Largo de São Sebastião e visita à Galeria do Largo. No dia da abertura, a programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Nas demais datas, é necessária a inscrição on-line para participar. Para participar das atividades do dia 9 de julho (terça-feira) e do dia 11 de julho (quinta-feira), os interessados devem acessar os links que estão disponíveis a partir das 10h, desta sexta-feira (05/07). E para fazer inscrição para as atividades do dia 13 de julho, o link estará disponível às 10h, do dia 10 de julho. Os links para inscrição estão disponíveis no Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br A Biblioteca Volante Thiago de Melo com a participação da escritora Eli Soares, apresenta neste domingo (07/07), o Projeto “Mania de Ler”, de 17h às 19h, na lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus. Com entrada gratuita, a programação conta com contação de histórias e lançamentos do livro “Borboletinha: A Cozinheira Apaixonada”. No domingo (07/07), às 19h, pela primeira vez no Teatro Gebes Medeiros, o cantor Luso Neto apresenta o show “Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”, o rei do soul e o rei do pop em um show só. O espetáculo promete encantar o público através dos sucessos desses dois ícones do Brasil na voz marcante de Luso Neto e na companhia de seu violonista Fernando Mangabeira. “Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”,
Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal João Goulart, na zona Norte
Manaus – A Prefeitura de Manaus reinaugurou, nesta sexta-feira (5/7), a escola municipal João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade, totalmente reformada. Esta é a 345ª unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que está sendo entregue para a população da capital amazonense com espaços dignos para que estudantes e professores desenvolvam uma educação de qualidade na rede municipal de ensino. Na oportunidade, o prefeito David Almeida destacou que esse é o modelo padrão de unidades de ensino da prefeitura, que contam também, com novas tecnologias. “Nós entregamos há duas semanas, no bairro Colônia Antônio Aleixo, uma escola nesse padrão de qualidade. Aqui nós teremos alunos desde o início da educação até o 9º ano. Então nós vamos fazer escolas como essas, porque nós estamos alcançando o nível de excelência na educação. Manaus alcançou a sua maior nota da história do Ideb, e tudo isso é fruto de muito trabalho, muito investimento e muito planejamento”, disse Almeida. A antiga estrutura foi totalmente demolida, com exceção da quadra poliesportiva. O novo prédio possui dois blocos de ensino, onde um vai atender o ensino fundamental e o outro a educação infantil. “São estruturas completamente diferentes das que tinham antes, e que vai proporcionar a oportunidade de uma melhor educação para nossas crianças. E com essa nova estrutura, nós temos também a grande novidade que é a lousa digital, e que os nossos professores receberão orientações para melhor execução da ação”, completou a titular da Semed, Dulce Almeida. Durante o período da construção da nova unidade de ensino, os alunos não ficaram sem estudar e cumpriram o calendário escolar, sendo alocados nas escolas municipais Gilberto Rodrigues, Oyama Ituassu e Sara Barroso, dessa forma a unidade inicia as atividades sem alteração no calendário escolar. Estrutura No bloco do ensino fundamental serão atendidos estudantes do 1º ao 9º ano, em 17 salas de aula, que possui também um Centro de Tecnologia Educacional (CTE), laboratório de química, Biblioteca, oito banheiros, sendo quatro para Pessoas com Deficiência (PcDs), plataforma de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção e grande novidade, que é a lousa digital. Já no bloco da educação infantil, são atendidas crianças de 4 e 5 anos, no 1º e 2º período. O bloco conta com dez salas de referência, sala de recurso, ludoteca, sala de leitura e playground. E os dois blocos possuem secretaria, sala dos professores, pedagogo, diretor e ainda cozinha e refeitório, que serão utilizados por todos os estudantes.
Educação de Jovens e Adultos: Estão abertas as inscrições de matrículas para conclusão do ensino fundamental
Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará, na próxima sexta-feira, (12/7), matrículas para novos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente ao segundo semestre deste ano. Um dos pré-requisitos para conseguir se candidatar à vaga da EJA é que o interessado tenha, no ato da matrícula, a idade mínima exigida de 15 anos para cursar o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. Na rede de ensino municipal, a EJA está presente em 65 escolas de ensino fundamental. Os números de vagas ofertadas são ilimitadas, a matrícula inicia no dia 12/7, por meio do site https://www.matriculas.am.gov.br/. O prazo encerra na segunda-feira, 15/7. Para concluir o processo de matrícula, os pais ou responsáveis dos menores devem realizar a entrega de documentos em qualquer unidade de ensino da rede municipal de educação no prazo de três dias úteis. “A Educação de Jovens e Adultos é modalidade de ensino, portanto, garantia de direito à educação para todas as pessoas que nunca estudaram ou que estudaram e que por diversos motivos tiveram que parar os estudos. Nunca é tarde para estudar”, explicou a gerente da EJA, Alina Bindá. As datas para matrículas de novos alunos dão continuidade ao “Calendário de Matrículas do Segundo Semestre de 2024”, iniciado com o processo dos alunos que nunca estudaram ou precisam retomar os seus estudos. Documentação Os documentos necessários para a matrícula de novos alunos, são: Certidão de Nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno; documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula do aluno menor de idade; comprovante de residência atualizado (até 30 dias da data de apresentação).