Prefeito assina ordem de serviço para reforma completa no CSU do Parque 10

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta sexta-feira, 10/5, a ordem de serviço para a reforma completa do Centro Social Urbano (CSU), localizado na avenida Perimetral, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade. Os serviços realizados no espaço de cultura, lazer e entretenimento, serão executados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “A reforma de um espaço como esse se faz necessária pela complexidade e importância que tem, não só para o Parque 10, mas para toda a cidade de Manaus. Aqui é uma área de convivência de toda a cidade, que interliga outras zonas e além desse trabalho que nós estamos fazendo, nós queremos dotar esse espaço de uma condição positiva para a prática do desporto, do lazer, do entretenimento, da gastronomia, do folclore, e assim a gente vai devolvendo a cidade de Manaus áreas importantes como essa aqui”, afirmou o prefeito. O CSU do Parque 10 possui, ao todo, 52 mil metros quadrados de área. A intervenção prevê a restauração do revestimento das duas piscinas. O piso em concreto das sete quadras receberá “piso modular”, que será sobreposto ao piso original, com espessura de 14 milímetros, tecnologia que reduz em 30% os impactos, além da vida útil de 10 a 15 anos e ainda prevê a durabilidade das cores. A peça evita poças d’água, é antiderrapante e tem proteção acústica. “Por aqui passam milhares de adolescentes, adultos, idosos, pessoas que fazem natação, e zumba. E por isso o prefeito irá melhorar as áreas do Centro Social, aqui terá uma nova praça de alimentação para as pessoas que empreendem, as quadras receberão placas modulares que absorvem o impacto das atividades físicas, e o CSU será o primeiro local que receberá essa tecnologia e trabalharemos aqui se necessário for de dia, noite e madrugada para causar o mínimo de transtornos por conta da obra” afirma o secretário de Obras, Renato Junior. Para o campo, o projeto prevê a reposição da areia. Nas laterais, as arquibancadas terão cobertura e os alambrados serão trocados. Outras áreas serão contempladas, como a pista de caminhada, o playground será modernizado, os banheiros revitalizados, a área de zumba será ampliada e os trailers de alimentação serão readequados. O permissionário Elsson Sena, de 73 anos, mora há mais de 50 anos e afirma nunca ter visto uma reforma do Centro Social. “Parece mais uma favela aqui dentro, nunca houve uma reforma. Só de Parque 10 eu tenho mais de 57 anos aqui, e se fizeram alguma coisa foi só uma maquiagem, porque há anos fomos esquecidos, agora essa reforma realmente vem para melhorar e fazer a gente se sentir valorizado” agora o permissionário. Desde o início da gestão David Almeida, a Prefeitura de Manaus tem revitalizado espaços destinados à prática de esporte e ao lazer dentro das comunidades. Na zona Sul, o campo da Lusitânia, no Crespo, ganhou uma repaginada, reforma que chegou também à lagoa do Japiim. No Morro da Liberdade, as crianças aprovaram o novo formato de praça molhada. Na zona Leste, o complexo esportivo Casinha Branca, no Jorge Teixeira, conta, agora, com quadra poliesportiva e campo de areia, além de praça com quiosques. No Mutirão, o Campo do Coração foi contemplado com a reforma. Foto – Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom Fonte

Prefeitura realiza interdição na avenida Constantino Nery para expansão da rede de esgoto

Com 70% de obra já executada, a implantação de sistema de esgoto na avenida Constantino Nery avança para novos trechos. A Prefeitura de Manaus fará intervenções que irão se concentrar na faixa direita da via, entre as avenidas Leonardo Malcher e Álvaro Maia (sentido centro/bairro), nos períodos diurno e noturno. As obras terão início neste sábado, 11/5, com as equipes da concessionária Águas de Manaus realizando os trabalhos em um novo trecho. No sentido centro/bairro, as frentes de obra para implantação de redes coletoras vão se concentrar entre as avenidas Leonardo Malcher e Álvaro Maia, iniciando nas proximidades do hotel Mônaco. Neste sábado, 11/5, o serviço começa às 20h e segue até às 5h do domingo, 12/5. Os trabalhos serão retomados na segunda-feira, 13/5, às 20h, quando a concessionária inicia também outra intervenção no sentido bairro/centro, na saída da rua Arthur Bernardes, nas proximidades da passagem de nível do bairro São Jorge, até o Olímpico Clube. Stanley Ventilari, diretor de operações de trânsito do IMMU, informou que o serviço será executado no regime 24 horas, com paradas programadas em horários de pico. “Haverá afunilamento na via, estreitamento de uma faixa de circulação no sentido bairro/centro, desde as proximidades da saída do São Jorge até o Olímpico Clube. E no sentido oposto, no sentido do centro/bairro, nós teremos também o afunilamento da via, desde a avenida Leonardo Malcher até a avenida Álvaro Maia, no sentido do centro/bairro. Os condutores deverão ficar atentos e podem buscar rotas alternativas, porque provavelmente a obra irá finalizar no dia 27 de junho. Orientamos a quem puder, evitar a avenida Constantino Nery nesse período”, enfatizou Ventilari. A partir de segunda-feira, as obras vão ocorrer durante o dia e à noite, com intervalos diários de três a quatro horas nos períodos de maior pico no trânsito: no sentido bairro/centro, o serviço será interrompido sempre das 5h às 9h e, no centro/bairro, o trabalho é paralisado entre 16h e 19h. Durante as obras, a interdição será parcial. Para isto, equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) irão sinalizar a via e orientar os motoristas. O esgoto coletado na região será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Educandos. “Estamos, também, com equipes de conscientização, que tirarão as dúvidas dos moradores e comerciantes da área. É um trabalho integrado e focado na transformação de Manaus por meio do saneamento básico. Uma cidade conectada à rede de esgoto é uma cidade com recursos hídricos preservados e com bons indicadores de saúde”, destacou o gerente de Projetos da concessionária, Jean Damaceno. Trata Bem Manaus Lançado em fevereiro deste ano, o programa Trata Bem Manaus vai garantir a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade em menos de dez anos. Para isso, a Águas de Manaus fará a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), espalhadas por todas as zonas da cidade. Para este ano, está prevista a implantação de mais de 200 quilômetros de rede coletoras em frentes de obra espalhadas por toda cidade. Foto – Divulgação / IMMU Fonte

Prefeitura intensifica a revitalização da feira Padre Rogério Ruvoletto no bairro Santa Etelvina

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), trabalha em ritmo acelerado nas obras de revitalização da feira municipal Padre Rogério Ruvoletto, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte. O espaço beneficia diretamente mais de 90 feirantes, e gera aproximadamente dois mil empregos indiretos.  Uma equipe com dez trabalhadores atua com serviços de pintura, rede elétrica, banheiros com acessibilidade e na revitalização dos antigos boxes, garantindo um ambiente mais moderno, higiênico e acessível a todos.  De acordo com Rubens Castro, engenheiro da Semacc, a feira, tradicional no bairro, contará com estrutura completa oferecendo um espaço amplo e seguro para a comercialização de produtos frescos e serviços diversos à comunidade local. “Ainda neste primeiro semestre entregaremos uma feira mais moderna com sua total funcionalidade a todo vapor. Estamos deixando a parte elétrica toda normalizada, pinturas no geral, pisos, identidade visual padrão e todos os ajustes necessários estão sendo feitos. Nós ressaltamos que mesmo com as obras, a feira segue funcionando todos os dias. Então, nosso trabalho é um pouco mais detalhado, pois precisamos oferecer segurança aos permissionários e clientes, mesmo com a execução da obra”, afirmou Castro. A permissionária Matilde Araújo de Sousa, que trabalha na feira há mais de 10 anos, disse nunca ter presenciado uma reforma como esta. “Estamos muito felizes com a reforma que já está trazendo benefícios. Banheiros novos, boxes padronizados, com isso o cliente encontra a feira mais organizada e limpa”. Valorização do setor e incentivo econômico Com a revitalização das feiras e mercados na cidade, a Prefeitura de Manaus visa contribuir para o desenvolvimento social e econômico da cidade, para o bem-estar da população, além de proporcionar a melhoria dos espaços, que durante muito tempo ficaram sem qualquer tipo de manutenção.  Foto – Ricardo Oliveira/Semacc Fonte

SOS Funeral recebe nova frota de veículos para qualificação do serviço

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), entregou, nesta sexta-feira, 10/5, a nova frota de veículos do serviço SOS Funeral. Ao todo, cinco carros fúnebres, sob contrato de locação, foram entregues, com o objetivo de qualificar e ampliar os atendimentos realizados pela secretaria a famílias em situação de vulnerabilidade social. “O SOS Funeral é um dos serviços mais delicados da secretaria, então é muito importante que trabalhemos ativamente para garantir a qualidade de sua prestação. Entregar esses veículos significa reafirmar nosso compromisso com um trabalho de qualidade e, principalmente, com as famílias que atendemos”, destacou a titular da Semasc, Dermi Rayol. O SOS Funeral é um dos serviços essenciais executados pela gestão municipal, responsável pelo atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem condições de arcar com os custos causados por mortes ocasionadas em quaisquer circunstâncias no município de Manaus. Somente entre janeiro e abril de 2024, o serviço já realizou aproximadamente 1.400 atendimentos, oferecendo gratuitamente cortejo, remoção, translado fúnebre, urna funerária, isenção da taxa de sepultamento e o atendimento psicossocial às famílias atendidas. De acordo com o gerente do SOS Funeral, João Cláudio Nobre, os novos veículos representam ainda mais qualidade de um serviço historicamente tão necessário. “A partir de hoje, possuímos uma frota de veículos que não deve em nada a oferecida pelas funerárias particulares, e ainda com a garantia de um atendimento gratuito, humanizado e realizado com muito empenho. Esse é mais um passo na evolução do SOS Funeral”, afirmou. Como buscar o serviço? Pode-se entrar em contato com o SOS Funeral pelos números: 0800 280 8087/3215-2649/3631-9983 ou 98842-2963. A solicitação do serviço também pode ser feita na sede da Semasc, na avenida Ayrão com a avenida Ferreira Pena, Centro. É necessário ter originais e cópias do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável legal do falecido. Os documentos da pessoa que morreu também devem ser apresentados (RG e CPF) com os originais e cópias. A declaração de óbito é um documento exigido e deve-se apresentar quatro cópias e o documento original. Em casos de morte em casa, o familiar responsável deve primeiro realizar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia. Depois disso, deve ligar para o Serviço de Emissão de Declaração de Óbito, oferecido pela Semsa, no número 98842-8437. Após isto, deve-se ligar para o SOS Funeral, pois o corpo já estará liberado para o translado com a devida autorização da família. Foto – Diego Lima / Semasc Fonte

Rede de proteção social de Manaus recebe doação de aparelhos celulares apreendidos pela Receita Federal 

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), recebeu, nesta quinta-feira, 9/5, 98 celulares apreendidos pela Receita Federal. Os aparelhos serão distribuídos entre as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Conselhos Tutelares de acordo com suas atuais demandas, visando a dinamização dos serviços prestados à população. O repasse faz parte do projeto “Receita Cidadã”, que descaracteriza e reutiliza parte da mercadoria apreendida pela Receita Federal, transformando itens impróprios para consumo ou comércio em bens de alto valor social.  “Todos esses aparelhos serão utilizados em benefício do bem coletivo, das comunidades que atendemos e de todos os públicos alcançados pelo nosso trabalho, sejam mulheres, crianças, idosos ou afins. A rede de proteção social do município de Manaus só tem a agradecer”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola, durante a cerimônia de entrega dos celulares, realizada na sede da Receita Federal em Manaus, na zona Sul. O superintendente da Receita Federal da 2ª Região Fiscal, José Pereira de Barros Neto, destacou ainda a importância da parceria não apenas para a qualificação da rede de proteção social do município, mas também para a proteção da economia local. “Essa mercadoria, que entrou clandestinamente no país e que entraria no mercado de forma desleal com outros comerciantes, foi retirada das ruas e agora está sendo revertida em proveito do poder executivo do município, que a utilizará em benefício da população. Esse é o cerne do projeto ‘Receita Cidadã’, achar uma destinação nobre a essas mercadorias e beneficiar a todos os setores da sociedade”, ressaltou. Representando o Conselho Tutelar na ocasião, o conselheiro tutelar da zona Centro-Sul, Daniel Serrão, também elogiou a parceria e comentou suas as expectativas. “São aparelhos que, com toda a certeza, ajudarão muito no processo de atendimento à população”, concluiu.  Foto – Diego Lima / Semasc  Fonte

CMM segue recebendo doações para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) iniciou, nesta quinta-feira (09/05) a coleta de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). A ação de solidariedade está arrecadando itens de primeira necessidade como água, fraldas descartáveis, itens de cama e banho como cobertores, mantas e toalhas; além de produtos de higiene pessoal. As doações podem ser entregues na recepção da CMM no período das 8h às 14h, até a próxima terça-feira, dia 14 de maio. A Casa Legislativa está localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro Santo Antônio, zona oeste da capital. A ação é uma parceria entre as Casas Legislativas municipais de Manaus e de Porto Alegre. Os itens arrecadados pela CMM correspondem a algumas das maiores necessidades das vítimas do desastre ambiental. A servidora Shayane Pereira, que integra a Diretoria de Gestão de Pessoas, considerou a medida como exemplar, demonstrando respeito e zelo à vida das pessoas. “O povo amazonense é conhecido pela sua solidariedade. Não poderíamos deixar os coirmãos brasileiros do Rio Grande do Sul sem amparo, nesse momento de dificuldade. A CMM e a gestão do presidente Caio André demonstram empatia e solidariedade nesse momento tão difícil”, comentou a servidora. Os donativos entregues na recepção da CMM serão enviados às vítimas das enchentes em voo da Azul Linhas Aéreas. Foto: Divulgação Fonte

Sine Manaus oferta 320 vagas de emprego nesta sexta-feira, 10/5

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 320 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta sexta-feira, 10/5, das 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e, para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Leste. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 14 1 vaga – Operador de Impressora Flexográfica Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – fazer impressão em máquina flexográfica; realizar acertos e preparar o equipamento em conformidade com as orientações das folhas do produto; preparar a formulação de tintas, garantindo pesagem, proporções corretas e adequada homogeneização. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Atendente de Telemarketing Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter curso de informática básica e documentação completa; Atividades – atender e prospectar clientes em potencial; utilizar roteiros para fornecer informações sobre o produto e apresentar seus benefícios, entre outras atividades correlatas. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Estoquista Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar no recebimento, conferência, verificação de validade e estoque de produtos; realizar balanços, inventários e relatórios; fiscalizar entrada, saída e armazenagem correta de mercadorias; realizar separação de produtos para uso diário na produção. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar Administrativo Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – supervisionar o recebimento de materiais e pedidos; conferir os produtos e notas fiscais; lançar entrada/saída de produtos em sistemas; realizar controle de ponto de colaboradores; fiscalizar movimentação de solicitações pertinentes ao RH. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Extrusor I Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no ramo de plástico e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar leitura e interpretação de OP; troca de tela; limpeza de matriz e mangueira; ajuste de temperatura; verificação de ar, água e aquecimento de zonas; verificação do cabeçote giratório; configuração e entendimento de formulação no painel; configuração de ajustes gerais no painel; levantar balão; índice de aparas; zelo e apontamento de produção; impressão e colagem das etiquetas; pesagem do material e tubete; realização de setup de maquinário; ligar máquina e compressor; verificação de qualidade da bobina; troca de bobina e organização nos pallets; limpeza e organização do setor; identificação de problemas de maquinário; sugestão de upgrades; pesagem e empacotamento de bobinas; verificação de matéria prima para produção; identificação do material acabado; preenchimento de ordem de produção. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar de Extrusão Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter experiência no ramo de plástico; curso na área; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar pesagem e empacotamento de bobinas; organizar o produto acabado em pallets; verificar matéria prima para produção; identificar o material acabado; preencher a ordem de produção; realizar setup de maquinário; zelar pela limpeza e conservação dos maquinários e da área de serviço; sugerir melhorias processuais e de peças; apoiar no controle de qualidade do produto acabado; esclarecer dúvidas dos colaboradores/prestadores quanto às áreas citadas; manter sigilo sobre informações confidenciais; preencher documentos e controles pertinentes à área; repassar informações aos gestores sobre o andamento da função e itens que devem ser observados ao longo da execução; receber e executar as solicitações da diretoria geral, controller, analistas administrativos e líder de produção e de forma esporádica dos extrusores; receber treinamentos através de superiores ou empresas contratadas; atuar; preparar materiais para alimentação de linhas de produção; separar materiais para reaproveitamento. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Auxiliar Administrativo Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – primeiro emprego; Requisitos obrigatórios – residir no bairro Tarumã ou proximidades; ter curso de informática e Excel avançado; e documentação completa; Atividades – executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; gerenciar documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritórios. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Assistente de Vendas – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – realizar processos administrativos e comerciais que acontecem antes, durante e depois da venda dos produtos; prestar atendimento ao cliente e serviços administrativos. Disponível até 10/5/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Auxiliar de Limpeza – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino fundamental completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – residir nas zonas

Prefeitura de Manaus promove ação para mães no shopping Phelippe Daou

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai promover, neste sábado, 11/5, um pacote de atividades, como atendimento, orientações, cadastros e benefícios voltados às mães, no shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, zona Leste da capital. A ação, que comemora o Dia das Mães, tem o objetivo de beneficiar os visitantes do espaço com a oferta de 30 serviços promovidos a partir de 11 parcerias. A Semtepi atuará com serviços de empregabilidade, como cadastro, encaminhamento para emprego, orientação de CTPS digital e seguro-desemprego, além do direcionamento às empresas que desejem utilizar os serviços de Intermediação de Mão de Obra (IMO). “Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, que visa fortalecer os pilares do trabalho, do empreendedorismo e da inovação na nossa cidade. E, nesta data significativa para muitas famílias manauaras, não poderíamos deixar de servir as mães com benefícios que vão desde empregabilidade até atendimento para cadastros e serviços de saúde”, salientou o secretário da Semtepi, Wagno Oliveira. Dentre os serviços ofertados, estão consulta médica, triagem, kit de higiene bucal, farmácia, vacinação, divulgação de programas, emissão de faturas, troca de titularidade, parcelamento de débitos, nova ligação, tarifa social, exame de vista, corte de cabelo, sobrancelha, manicure e pedicure, negociação de débitos, 2ª via da fatura, alistamento militar, certificado de alistamento, CadÚnico, encaminhamento para certidão, orientações, distribuição de mudas e palestra de conscientização do meio ambiente. “O evento será realizado, de forma responsável e essencial, com a finalidade de trazer um público maior para frequentar o shopping Phelippe Daou e agregar vários serviços da Prefeitura de Manaus, que vão atender a toda a população. Nós também esperamos um público grande devido à data festiva, e quem ganha com tudo isso são os visitantes do espaço”, apontou o diretor das Galerias Populares e Shopping Phelippe Daou, Ismael Ferreira. As atividades acontecerão, das 8h às 12h, em vários pontos do shopping, como a Central do Empreendedor, o Sindicato dos Mototaxistas, portões principal e de acesso ao condomínio habitacional, Programa de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Procon Municipal e praça de alimentação. Foto – João Viana/Arquivo Semcom Fonte

Agências bancárias são fiscalizadas e autuadas pelo Procon-AM por demora no atendimento em Manaus

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou nesta quarta-feira (08/05) uma série de fiscalizações em agências bancárias situadas na zona central da cidade. Dos três bancos, apenas dois foram multados por descumprimento à lei das filas, a outra instituição financeira foi notificada pela lei de Intérprete de Libras que determina que órgãos públicos e instituições bancárias devem disponibilizar intérpretes da Língua Brasileira de Sinais para atender às necessidades da comunidade surda. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, salienta que os bancos precisam estar atentos às normas previstas em lei, tanto em relação às filas, como em relação aos intérpretes, a fim de que os direitos da comunidade surda sejam respeitados. “A lei de autoria do deputado Mário César Filho, aprovada pela Casa Legislativa, sancionada pelo governador, sendo a lei das Libras, traz não só uma proteção ao consumidor, que é portador da surdez, como também uma inclusão. Então, é uma lei muito significativa e o Procon-AM tem fiscalizado, para que os bancos tenham acessibilidade a esse público”, destacou. Já as duas agências autuadas pela lei das Filas n.º 5.867/2022 devem pagar multa inicial de 50 mil, porém, se houver reincidência nas infrações, o valor pode aumentar, em razão do que está previsto em lei. “É importante que os bancos tomem as providências adequadas para atender o consumidor, sobretudo dentro do tempo necessário pela lei. E também, tenham outros cuidados quanto à distribuição de senhas.  As multas começam em 50 mil e aumentam em casos de reincidência, o que significa que, se uma instituição já foi autuada e reincide, as multas serão mais elevadas”, reforça Fraxe. O agente de fiscalização do Procon-AM, Saint Cyr, relata que a população estava esperando pelo atendimento por mais de uma hora, o que excede o limite de espera permitido por lei. “Em uma das agências fiscalizadas, a população chega e retira uma senha, que precisava ser trocada por outra e, para que realmente iniciasse o atendimento. Nesse caso, era uma maneira de burlar o tempo limite de 30 minutos em dias úteis. Uma pessoa que estava no local contou aos outros agentes que estava esperando há 60 minutos”, disse. Conforme a legislação, o tempo de espera em agências bancárias e similares deve ser de 30 minutos em dias normais, 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados, e 50 minutos nos dias de pagamento de servidores públicos municipais, devido à complexidade dos serviços prestados. Orientação Em caso de descumprimento da Lei das Filas, o Procon-AM orienta o consumidor a solicitar a autenticação da senha de chegada, com o horário do atendimento, e levar esse documento ao órgão para formalizar a denúncia ou ligar para os números (92) 3215-4009 / 08000921512 e relatar a situação para que a situação seja investigada e punida conforme a legislação vigente. Foto: João Pedro/Procon-AM Fonte

Prefeito vistoria avanço nas obras do complexo viário Rei Pelé

DHYZ9 O prefeito de Manaus, David Almeida, e o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, vistoriaram, nesta quarta-feira, 8/5, o avanço das obras do complexo viário Rei Pelé, na rotatória do Produtor, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que está com 50% do viaduto concluído. O prefeito afirmou que os trabalhos são realizados, de forma acelerada, para entregar o quanto antes o novo viaduto, que vai resolver o problema do fluxo de veículos na área. “Estamos trabalhando, diuturnamente, acelerando o cronograma de trabalho, para que a gente possa entregar o mais rápido possível, diminuindo o impacto que causa na vida das pessoas. Nós pedimos a compreensão da população, porque é uma obra que vai ficar perene e vai resolver, definitivamente, o problema do fluxo aqui nessa área da cidade entre as zonas Norte e Leste”, disse o chefe do Executivo municipal. A estimativa é que, no próximo mês, seja liberado o trânsito na parte superior do complexo viário Rei Pelé, que compreende o viaduto. “Estamos em mais de 50% da parte de cima do viaduto, a qual já queremos liberar, no próximo mês, o trânsito. Na verdade, a determinação do prefeito deve ser que a gente acelere de dia, de noite, de madrugada essa obra, para que a gente possa entregar o mais rápido possível para a população”, informou o secretário da Seminf, Renato Júnior. A obra já teve a conclusão da instalação de todos os pilares, vigas e está na fase de realização da pré-laje, banqueta e, logo em seguida, será feito o asfaltamento, conforme cronograma da Seminf. Foto – Dhyeizo Lemos/Semcom e Carlos Oliveira/Seminf Fonte

Operação da prefeitura monitora veículos pesados na avenida Constantino Nery

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 7/5, uma operação de fiscalização, especificamente, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul. Esta via integra parte da Zona Máxima de Restrição, que regulamenta o tráfego de veículos pesados na cidade, visando melhorar a circulação urbana e garantir a segurança de todos os usuários. Durante a operação, 13 motoristas foram autuados por irregularidades diversas. Os agentes realizaram uma vistoria completa, incluindo a averiguação da documentação dos motoristas e dos veículos, além da inspeção do peso dos veículos, a condição dos pneus, o estado físico geral e a existência de permissão especial para tráfego. “A aplicação rigorosa das normas de trânsito é fundamental para a segurança e a organização urbana. Com essas operações, reforçamos o nosso compromisso com um trânsito mais seguro e eficiente para todos os motoristas”, comentou Stanley Ventilari, diretor de Operações de Trânsito do IMMU. A operação na avenida Constantino Nery é parte de um esforço contínuo do IMMU para manter a segurança e a ordem no trânsito da cidade, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Manaus com a melhoria contínua da mobilidade urbana e a aplicação efetiva das leis de trânsito. As autuações e orientações dadas durante a operação refletem o compromisso do IMMU em garantir o cumprimento das normas estabelecidas para a segurança de todos. Zona Máxima de Restrição Os veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de oito toneladas são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para os veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo. Autorização A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados serão analisados pela Diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação. Foto – Divulgação / IMMU Fonte

Prefeito assina ordem de serviço para reforma de praça e quadra no bairro Armando Mendes

O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira, 7/5, a ordem de serviço para a reforma da praça no bairro Armando Mendes, na zona Leste da capital amazonense. Com a obra, mais de dois mil metros quadrados de área serão revitalizados. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou que essa entrega faz parte das ações para mudar a cara da cidade. “Há 28 anos esse espaço não recebia uma intervenção significativa. As pessoas viram praça reformada, ginásio reformado, escolas reformadas, UBS reformada, feira reformada, ruas recapeadas, Prato do Povo já entregue, isso tudo em função dos programas da prefeitura para melhorar a qualidade de vida do povo da cidade de Manaus e a zona Leste está de parabéns. A nossa estimativa é que até o final do próximo mês nós possamos estar inaugurando essa obra”, disse Almeida. O projeto, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), é complexo e minucioso, contemplando desde as construções de novos quiosques padronizados, a renovação de instalações elétricas, recuperação das calçadas, reforma de banheiros até a pintura geral do espaço. “Hoje é um dia muito especial, essa praça do Armando Mendes esperou 28 anos por uma reforma, e com a determinação do prefeito David Almeida iremos fazer uma quadra com cobertura metálica, terá um piso que vai ter drenagem, absolvição de impactado, tanto para zumba quanto o esporte. Será a primeira quadra que receberá essa tecnologia no bairro Armando Mendes. Essa é a gestão que tem dinamismo, velocidade, trabalho e entrega”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior. A quadra poliesportiva será toda reformada, do piso modular aos alambrados, e receberá uma cobertura, proporcionando, assim, a utilização do espaço esportivo em todas as estações do ano. O campo de areia receberá um moderno sistema de drenagem, para evitar os alagamentos em dias de chuvas e toda areia será substituída. O empreendedor Edson Magalhães, de 42 anos, relata que utiliza a praça e a quadra desde adolescente e nunca viu uma reforma. “Eu utilizo desde criança, e sempre foi em péssimas condições, quando chove a gente não joga por não ter cobertura, alaga tudo, o piso também faz a gente deslizar, a bola sai para fora dos gradis que estão quebrados, e esse campo de areia está inativo há muito tempo. Mas agora a gente está muito feliz que chegou a vez do Armando Mendes, muitos políticos prometeram, mas só o prefeito David Almeida veio e cumpriu”, comemorou o morador. A dona de casa Luana Alfaia, de 32 anos, acompanhou a inauguração e relatou que, com a reforma, poderá ter momentos de entretenimento e lazer com os filhos. “O Armando Mendes estava esquecido, há 15 anos que eu moro aqui e nunca tivemos uma reforma. Agora sim, vou poder trazer minhas crianças para brincar no fim de semana, ter um dia de lazer e essa reforma, tanto da praça quanto das quadras, vai beneficiar muito a comunidade. Agradeço ao prefeito David Almeida que olhou pelo bairro”, afirmou a moradora. Novos espaços Obras como essa são recorrentes nos três anos de gestão David Almeida. Na zona Sul, o campo da Lusitânia, no Crespo, ganhou uma repaginada, reforma que chegou também à lagoa do Japiim. No Morro da Liberdade, as crianças aprovaram o novo formato de praça molhada. Na zona Leste, o complexo esportivo Casinha Branca, no Jorge Teixeira, conta, agora, com quadra poliesportiva e campo de areia, além de praça com quiosques. No Mutirão, o campo do Coração foi contemplado com a reforma. Outras quatro áreas esportivas seguem em fase final de reforma e prestes a serem inauguradas. Foto – Dhyeizo Lemos e Valdo Leão / Semcom e Márcio Melo / Seminf Fonte

Nova edição de Feira do Pirarucu terá 6 toneladas de pescado para venda em Manaus

No dia 11 de maio, manejadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no interior do Amazonas, realizam mais uma edição da Feira do Pirarucu, em Manaus, com a venda de seis toneladas de pirarucu fresco e uma tonelada de pirarucu salgado seco. A feira inicia às 7h e vai até finalizar o estoque, na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada na rua Álvaro Braga 351, Parque Dez de Novembro. O preço do pirarucu varia de acordo com a peça: a carcaça será vendida a R$ 5, o quilo; a ventrecha R$ 15, o quilo; a manta R$ 22, o quilo; e o filé a R$ 31, o quilo; já as cabeças serão vendidas a R$ 10, a unidade. Nesta edição, também haverá venda de pirarucu salgado seco que será comercializado a R$ 30, o quilo. A feira é uma das ações do projeto Cadeia Produtiva do Pirarucu Manejado 2024, parceria da FAS com o Bradesco. O projeto visa fortalecer a cadeia produtiva do pirarucu com infraestrutura produtiva em unidades de conservação onde a instituição atua. O peixe é resultado do trabalho de 50 manejadores e a venda do produto beneficiará diretamente 17 famílias das comunidades ribeirinhas Mangueira e Catiti. Segundo o gerente do Programa Prosperidade na Floresta da FAS e coordenador da feira, Edvaldo Corrêa, o público que visitar a Feira do Pirarucu vai adquirir um produto de qualidade e com origem sustentável comprovada. “O pirarucu disponível na feira é fruto do importante trabalho realizado por manejadores que, por meio de toda uma cadeia produtiva, que monitora e fiscaliza os espécimes em lagos e rios, contribui para a conservação da floresta em pé, resultado em um produto saudável e de qualidade. Além disso, a feira promove a geração de renda para as comunidades envolvidas nessa atividade sustentável”, afirma Edvaldo. A Feira do Pirarucu é promovida pela Associação dos Moradores e Usuários da RDS Mamirauá Antônio Martins (Amurman), com apoio da FAS, que é responsável pela infraestrutura, transporte, logística e divulgação. A venda do pirarucu e do tambaqui manejado também têm apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror). Sobre a FAS A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas. Foto: Divulgação Fonte

Prefeito anuncia inauguração do Píer Turístico de Manaus para o dia 9 de junho

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta segunda-feira, 6/5, que o Píer Turístico do mirante Lúcia Almeida, localizado no centro da capital amazonense, será inaugurado no dia 9 de junho. O píer será uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno. Acompanhado pelo titular do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, David Almeida vistoriou a construção da estrutura e aproveitou para divulgar a data da entrega e o cronograma de finalização da obra. “A data que definimos é 9 de junho. A primeira ponte, de 75 metros, já vai ser acoplada à base que nós temos lá no centro da cidade, no mirante Lúcia Almeida, até a próxima sexta-feira, 17. A partir dessa implementação, uma será instalada por semana. Então, nós temos aí três semanas para instalar o píer e mais uma semana de preparativos para fazer a inauguração”, afirmou o prefeito. O atracadouro mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. Além dessa estrutura, o píer tem mais três pontes de ligação, sendo uma de 75 metros (160 toneladas) e outras duas de 60 metros (115 toneladas, cada). Outras duas boias de apoio para a ligação das pontes medem 18 metros x 10 metros e pesam 62 toneladas, cada. Questionado sobre os benefícios que o novo Píer Turístico irá trazer para Manaus, o prefeito destacou que o espaço irá auxiliar a impulsionar o turismo manauara, uma vez que os turistas irão desfrutar de um lugar preparado para receber as embarcações e ofertar serviços essenciais para o setor. “É a mudança da concepção turística da cidade e aquelas operações turísticas. O turista, quando vem para Manaus, quer ver a selva, quer ver a mata, quer ver o rio, quer ver o encontro das águas, quer ver a tribo indígena, quer fazer aquele passeio com boto. Então, a nossa intenção é trazer toda aquela operação para esse píer acoplado ao mirante Lúcia Almeida e assim a gente muda a cara turística da cidade de Manaus”, finalizou. Foto – João Viana e Dhyeizo Lemos / Semcom Fonte

Prefeitura registra quinze ocorrências durante as chuvas desta segunda-feira

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), atendeu, durante esta segunda-feira, 6/5, 15 chamadas após as chuvas que caíram na cidade. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC. As ocorrências foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas. Durante as recentes precipitações em Manaus, algumas situações foram observadas, demonstrando a necessidade de atenção das equipes de campo. Entre elas, cinco riscos de desabamento, sendo três na zona Norte, um na zona Leste e um na zona Oeste. Dois desabamentos, sendo um na zona Leste e um na zona Norte. Uma erosão na zona Centro-Sul, duas rachaduras, sendo uma na zona Sul e uma na zona Oeste, dois riscos de deslizar – um na zona Leste e um na zona Norte -, uma solicitação de vistoria na zona Oeste e uma alagação na zona Leste. As equipes foram prontamente mobilizadas para lidar com esses incidentes em diversas áreas da cidade, visando garantir a segurança e o bem-estar da população. Canal de atendimento 24 horas Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas. É importante ressaltar que o sistema atmosférico é dinâmico e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas. Recomendações É importante que os residentes de Manaus estejam preparados para as condições do mau tempo e adotem as precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada, visando prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Ao dirigir em vias alagadas, é essencial reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas. Foto: Divulgação Fonte