Prefeitura inaugura espaço Pet na Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), entregou, nesta quinta-feira, 25/4, a Praça Pet, situada em frente à Casa de Praia Zezinho Corrêa, bairro Ponta Negra, zona Oeste da capital. Além do espaço, também foram entregues dois quadriciclos para a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, doados por empresas do setor privado, para reforçar o patrulhamento no complexo turístico e na praia da Ponta Negra. Com a reforma, estão disponíveis o ‘play pet’ e área de convivência. Além do espaço, um bosque de passeio, que fica próximo ao local, também foi revitalizado. Segundo o titular da Semtepi, Wagno Oliveira, a ideia é ofertar um espaço seguro para os animais, enquanto os tutores visitam a Casa de Praia. “Esse local era invisível para as pessoas que visitavam o Complexo Turístico. Como aqui é um anexo da Casa de Praia, nós tivemos esse cuidado de criar um espaço dedicado aos Pets. Devido ao volume alto das músicas durante os dias de shows, por questão de segurança, em determinados horários, os animais de estimação não podem entrar no local. Por isso, nós criamos esse espaço para agregar e trazer um bem-estar para a família”, destacou Wagno. A administradora Priscila Araújo aproveitou para conhecer o espaço com a pet ‘Nina’. “Eu estou achando maravilhoso, é um espaço bem agradável, onde os nossos Pets podem ficar com mais segurança, sem risco de fugir”, afirmou. Na oportunidade, também foram entregues dois quadriciclos para os agentes da Guarda Municipal de Manaus e do Corpo de Bombeiros do Amazonas, que atuam na região da Ponta Negra. Os veículos foram doados por empresas do setor privado e vão somar na patrulha e monitoramento do local. “Com a entrega desses veículos para a Ponta Negra, nós vamos utilizá-los tanto no calçadão, quanto na faixa de areia. Anteriormente, nossa locomoção era limitada. Com esse reforço vamos fazer um trabalho intensivo para atender a população com qualidade”, afirmou o diretor da Guarda Municipal, Claudionei dos Santos Barboza. Foto – Valdo Costa / Semcom Fonte

Prefeitura altera trânsito e transporte para avanço nas obras do viaduto Rei Pelé neste sábado

A Prefeitura de Manaus avança na construção do complexo viário Rei Pelé, localizado na rotatória do Produtor, zona Leste da cidade. Como parte das obras, que buscam melhorar o fluxo de trânsito e a segurança viária na região, serão necessárias novas intervenções viárias pelo Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) neste sábado, 27/4. De acordo com o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, a partir das 14h deste sábado, haverá alterações para os motoristas que utilizam a avenida Autaz Mirim. “Com o avanço das obras do viaduto Rei Pelé, precisaremos adaptar temporariamente o tráfego na área para garantir tanto a segurança dos trabalhadores quanto a dos motoristas”, explicou Ventilari. Ele detalha que os veículos que trafegam na avenida Autaz Mirim, do sentido da rotatória do Coroado para a rotatória do Produtor, não poderão seguir direto para acessar o bairro Cidade de Deus. Os motoristas serão direcionados a fazer uma conversão obrigatória à direita na avenida Itaúba e então realizar um retorno na rotatória do Jorge Teixeira. “Após esse desvio, os veículos poderão retornar ao sentido original, seja para seguir em direção à rotatória do Produtor, para o bairro Cidade de Deus, ou para acessar a avenida Camapuã”, acrescentou Ventilari. Desvios Transporte Sentido Camapuã/Retorno (T4) – Sentido Camapuã/Retorno (T4), 016, Normal até avenida Camapuã, avenida Autaz Mirim (retorno), avenida Autaz Mirim, avenida Camapuã, normal. Sentido Camapuã/Autaz Mirim (Cidade Deus), 041, 044, 063, 067, 068, 069, 355, 560, normal até avenida Camapuã, avenida Autaz Mirim (Retorno), avenida Autaz Mirim, normal. Sentido Autaz Mirim/ Camapuã – 014, 352, 355, 418, 650, 651, 678. Normal até a avenida Autaz Mirim, avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, avenida Itaúba, avenida Camapuã, normal. Linhas 600, 602, normalmente até a avenida Autaz Mirim, avenida Itaúba (retorno), avenida Camapuã, normal. Sentido Autaz Mirim/ Itaúba – 096, 676, 677, normal até avenida Autaz Mirim (retorno), avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, avenida Itaúba, normal. Linha 680 – normalmente até a avenida Itaúba (retorno), rua Ébano Oriental, rua dos Lírios, rua das Papoulas, normal. Linha 677 – normalmente até a avenida Itaúba, avenida Camapuã (retorno T4), avenida Autaz Mirim, normal. Linhas 442, 654 normalmente até avenida Itaeté ou Al.Alphaville Norte, avenida Autaz Mirim, avenida Camapuã, normal. A prefeitura solicita que os motoristas fiquem atentos às sinalizações e sigam as instruções dos agentes de trânsito, que estarão no local para orientar e garantir a fluidez durante as mudanças. Essas intervenções são essenciais para a continuação segura das obras e a melhoria contínua da infraestrutura viária da cidade. Ilustração – Divulgação / IMMU Fonte

500 toneladas de sedimento e lixo é retirado de igarapé no Nova Cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou, nesta quinta-feira, 25/4, os trabalhos de desassoreamento do igarapé Bolívia, na comunidade Nova Vida, bairro Nova Cidade, zona Norte, de onde as equipes retiram 500 toneladas de sedimento e lixo. A ação visa sanar os alagamentos recorrentes durante as fortes chuvas. As equipes atuam na limpeza de aproximadamente 80 metros de extensão do igarapé, que inicia na comunidade Fé em Deus e se prolonga até a comunidade Nova Vida. “Esse é mais um trabalho em uma área crítica, onde os moradores sofrem com alagamentos há décadas. As solicitações chegaram até a nossa secretaria de Obras e, de forma emergencial, o prefeito David Almeida determinou o início do desassoreamento, para sanar esse sofrimento da comunidade”, afirmou o secretário de Obras, Renato Junior. A autônoma Keila Malheiros, de 40 anos, relatou as dificuldades que a comunidade tem enfrentado. “É muito difícil você trabalhar e ver a chuva levar suas coisas. Nós já vimos casas serem levadas pela água, como se fossem isopor. Para a comunidade, que já passou por tudo isso, foi a maior felicidade ver as máquinas da prefeitura. É um sonho sendo realizado”, disse a autônoma. A equipe atuou no local com o uso de duas escavadeiras hidráulicas. O serviço iniciou na terça-feira, 23/4. A prefeitura informou que obras como essa são executadas em todas as zonas da cidade. Nos três últimos meses, a prefeitura retirou mais de 916 mil metros cúbicos de material inerte das fozes do São Raimundo, Educandos e Tarumã, com o trabalho de dragagem.  Foto – Márcio Melo / Seminf Fonte

Prefeitura salienta papel da atenção primária na promoção da saúde do trabalhador

Como parte da programação da campanha Abril Verde, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da promoção da saúde e segurança no trabalho, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 24/4, uma programação no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte da capital. O evento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), contou com palestras e rodas de conversa, que possibilitaram um amplo espaço para troca de informações e esclarecimento de dúvidas sobre o tema. A programação contemplou a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, bioquímicos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e outros profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Norte, que desenvolveram o tema “Juntos contra a subnotificação de acidentes de trabalho, pela segurança e saúde de todos”. A primeira palestra foi desenvolvida pela técnica do Cerest Regional Manaus, Maria do Socorro Oliveira Soares, que destacou o papel do Cerest na prevenção de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. “Nossa tarefa é promover ambientes de trabalho saudáveis, estimulando ações de promoção, prevenção e vigilância nos ambientes e processos de trabalho. Esta palestra de hoje teve um caráter formativo assinalando o impacto das doenças na qualidade de vida e na produtividade dos trabalhadores”, sintetizou. A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Norte, Francinara Batista Neves Lima, destacou que a campanha Abril Verde é o período oportuno para orientar e reforçar informações sobre as condutas a serem seguidas pelos profissionais de saúde que atuam na ponta, que têm um papel fundamental na notificação de doenças e agravos. “A palestra destacou o avanço que a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, que reúne os princípios e as diretrizes que embasam as ações de promoção e a proteção da saúde. E dentro da política enfatizamos a importância das notificações, as doenças que devem ser notificadas, o que é um acidente de trabalho e outros aspectos relacionados ao tema que se apresentam no consultório, na unidade de saúde e que merecem atenção”, salientou Francinara. Para a enfermeira Terezinha Coutinho, que atua na UBS N-08, o evento foi importante porque esclareceu pontos sobre as formas de prevenção a acidentes de trabalho e às condições que podem ser ajustadas para evitar problemas ou doenças futuras para os trabalhadores. “Foram informações importantes que vão nos apoiar na notificação de alguma doença ou de agravo e na condução desse trabalhador para as unidades de referência. Compreender esse fluxo, esse acompanhamento, é fundamental para que essa pessoa receba a assistência adequada”, ressaltou. Foto – Artur Barbosa / Semsa Fonte

Prefeitura realiza segunda ação ‘Procon Manaus nos Bairros’

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), promoverá, entre os dias 29 e 30 de abril, a segunda ação do “Procon Manaus nos Bairros”, oferecendo à população serviços de orientação, registro de reclamações e recebimento de denúncias. A iniciativa ocorrerá na galeria dos Remédios, situada no centro da cidade.  O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso direto dos moradores dos bairros aos serviços oferecidos pelo Procon Manaus, tornando mais acessível a proteção dos direitos do consumidor. Além disso, busca-se educar e conscientizar os consumidores sobre seus direitos. “Na primeira edição, identificamos a necessidade de um Procon mais próximo do consumidor. Com o apoio do prefeito David Almeida, estamos expandindo nossas ações para atender as demandas da população. Essa iniciativa visa aproximar o órgão dos consumidores que buscam adquirir serviços, mas enfrentam dificuldades de deslocamento até a sede do Procon”, destacou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu. Para registrar reclamações ou esclarecer dúvidas, os consumidores devem apresentar documentos originais e cópias do RG ou CNH, CPF, comprovante de residência e documentos relacionados ao produto ou serviço em questão. As equipes do Procon Manaus estarão presentes nos dias 29 e 30 de abril na galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, nº 82, Centro, das 8h30 às 14h. Os atendimentos na sede ocorrerão normalmente nesses dias, das 8h às 14h. Foto – Divulgação/Procon Manaus Fonte

Sine Manaus oferta 247 vagas de emprego nesta quinta-feira, 25/4

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 247 vagas de emprego em várias áreas de atuação, nesta quinta-feira, 25/4, de 8h às 14h. O candidato precisa validar a Carteira Digital e Previdência Social (CTPS) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar o site http://gov.br/trabalho e para concorrer às vagas, deve acessar o site http://empregabrasil.mte.gov.br para fazer a solicitação de cadastro. Para participar da pré-seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis, ou receber orientação de cadastro, Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego, os candidatos devem comparecer a um dos postos do Sine Manaus: na avenida Constantino Nery, nº 1.272, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul; ou no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte. Os interessados devem estar munidos do comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. A Semtepi ressalta que, obedecendo ao disposto no artigo 5º, da Constituição Federal, e ao artigo 373-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), critérios referentes a sexo, idade, cor ou situação familiar, não podem ser informados na divulgação das vagas disponibilizadas. Os candidatos devem estar cientes das diretrizes de vestimenta estabelecidas pelo órgão, as quais incluem a proibição de vestimentas como bermudas, shorts, minissaias, camisetas regatas e chinelos durante a entrada. Vagas Novas – 38 2 vagas – Mecânico de Autos Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – montar, manter e reparar equipamentos mecânicos; realizar manutenção preventiva e corretiva de maquinário. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Eletricista de Autos Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – montar, ajustar, instalar, manter e reparar aparelhos e equipamentos elétricos (motores, dínamos, instrumentos, aparelhos transmissores e receptores de sinais, equipamentos auxiliares e aparelhos de controle e regulagem de corrente). Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Borracheiro Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – realizar troca, reposição, conserto, montagem e desmontagem de pneus, câmaras e similares; realizar lubrificação de veículos e equipamentos. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 4 vagas – Servente de Obras Escolaridade – ensino fundamental incompleto; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – atuar em projetos de construção, obras ou reparos, auxiliando os demais envolvidos no processo, principalmente pedreiros. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 2 vagas – Montador – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcDs) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – executar montagens de componentes e conexão de fiação, soldando e encaixando as peças nos gabinetes. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Analista de Marketing Escolaridade – ensino superior cursando; Experiência – não é necessário; Requisitos obrigatórios – ter pacote Office avançado; conhecimento das atividades; e documentação completa; Atividades – elaborar estratégias para desenvolvimento de materiais promocionais e campanhas em mídias online e offline; realizar pesquisas de mercado e analisar comportamento do consumidor para atender as necessidades dos clientes e criar novos produtos ou serviços; prestar suporte na organização de feiras, eventos e exposições. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Encarregado de Obras Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa (com dispensa militar); Atividades – supervisionar colaboradores, leitura e execução de projetos; acompanhar cronograma e medições de obras; controlar equipamentos, contratação de serviços e matéria-prima; participar nas compras de suprimentos e prospecção de fornecedores. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Compras Escolaridade – ensino superior completo em administração; Experiência – registrada na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter pacote Office; e documentação completa; Atividades – auxiliar nos processos de compras de materiais para empresa; emitir pedidos e notas fiscais; realizar cotação e acompanhar os prazos de entrega, a qualidade dos produtos e operações de follow-up junto aos fornecedores. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Auxiliar Administrativo Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter documentação completa; Atividades – executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e serviços; gerenciar documentos variados; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritórios. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 15 vagas – Motorista Entregador Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – três meses na Carteira de Trabalho ou avulsa; Requisitos obrigatórios – ter Carteira Nacional de Habilitação categoria “A” dentro do prazo de validade; veículo próprio (moto); disponibilidade de horário; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – entregar uma ampla variedade de itens; cumprir rotas e cronogramas de entrega; carregar, descarregar, preparar, inspecionar e operar o veículo de entrega. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 3 vagas – Auxiliar de Produção – vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcDs) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter curso de TBO; disponibilidade para turnos; e documentação completa (com dispensa militar); Atividades – abastecer a linha de produção com material para a fabricação de produtos; dar suporte ao operador no levantamento de informações das saídas dos produtos para o estoque; realizar limpeza na linha; realizar atividades de acordo com o procedimento de boas práticas de fabricação; utilizar os EPI’s necessários no processo; manter o 5S/TPM da linha. Disponível até 25/04/2024 ou encerramento da vaga. 1 vaga – Assistente de Manutenção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência (PcD) Escolaridade – ensino médio completo; Experiência – seis meses na Carteira de Trabalho; Requisitos obrigatórios – ter conhecimento em solda elétrica de

Prefeitura alerta usuários do Bolsa Família sobre bloqueio do benefício federal

A Prefeitura de Manaus alerta que, na segunda-feira, 22/4, foi anunciado o bloqueio e corte de benefícios para algumas famílias inseridas no programa Bolsa Família, totalizando cerca de 29 mil bloqueios. A medida ocorreu devido à falta de atualização do Cadastro Único, que deve ser feita a cada dois anos ou em caso de mudanças na composição familiar. De acordo com o chefe de Divisão de Cadastro Único e Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Francisco Cruz, existem diversas razões pela qual os usuários do programa federal tiveram os seus benefícios retidos. ’’Não é necessário fazer uma inscrição separada para o programa Bolsa-Família, pois ele é baseado no Cadastro Único, porém, as condicionalidades do benefício também são fundamentais para a manutenção. Manter sempre atualizadas as suas informações cadastrais, a frequência escolar das crianças e também a caderneta de vacinação são processos necessários’’, ressaltou. A Semasc reforça que o cadastro do Bolsa Família não é individual, mas sim familiar, o que significa que todas as pessoas que moram na mesma residência devem estar incluídas em um único cadastro, com um responsável familiar designado. Foi identificado que muitas famílias unipessoais, ou seja, aquelas compostas por apenas uma pessoa, declararam morar sozinhas, mas na realidade não estão nessa situação. ’’Além da falta de atualização cadastral, o bloqueio foi realizado pois muitas famílias acreditaram que cada membro poderia fazer seu próprio cadastro, o que não é o caso’’, reforçou Francisco. Para verificar se, de fato, o benefício foi bloqueado, os usuários podem utilizar o aplicativo ‘‘Caixa Tem’’. A regularização ainda pode ser realizada presencialmente em 23 postos de atendimento, distribuídos em 20 Centros de Referências de Assistência Social (Cras) pela capital e três subcentrais, situadas no Shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, Cidade de Deus, na zona Norte, na Galeria Popular Espírito Santo e na sede da Semasc, ambas localizadas no Centro Histórico de Manaus. Para o atendimento é necessário levar a documentação básica de todos os integrantes da família para que os dados sejam atualizados corretamente, além do comprovante de residência e declaração escolar (caso haja crianças no núcleo familiar). Foto – Arquivo / Semcom e Diego Lima / Semasc Fonte

Campo do Bahia segue com reformas e instalações de equipamentos

Situado em um dos bairros mais agitados da zona Leste, o campo do Bahia, localizado na rua Rio Dimiti, no bairro São José 3, recebe, nesta terça-feira, 23/4, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a reforma completa em 5 mil metros quadrados de área, após anos de descuido. O estudante João Pedro, de 18 anos, compartilha que com as instalações desgastadas, havia dificuldades para a prática de atividades esportivas e recreativas no campo. “Antigamente, era tudo aberto, sem cobertura e quando chovia alagava tudo. Agora, o campo até aumentou de tamanho. A comunidade está contente em ver essa mudança. É um alívio para nós. Jogo bola com meus amigos desde criança e esse espaço significa muito para mim”, relata. O local recebeu terraplanagem, instalação do novo gradil, ampliação do terreno, pintura e construção da arquibancada. Para melhorar as partidas de futebol, a Seminf vai lançar 50 metros cúbicos de areia no campo. Ao lado do campo, é construída uma quadra coberta com 493 metros quadrados de área, onde a equipe trabalha na instalação da estrutura metálica. O próximo passo será construir quatro banheiros, sala administrativa e refazer a parte elétrica, hidráulica e a iluminação do campo e da quadra. “Com a determinação do prefeito David Almeida, estamos nos empenhando para fazer desse campo, aqui no São José, um ponto de encontro para o lazer, fortalecimento do esporte e de incentivo à atividade física, instalando equipamentos modernos e ampliando a área, para promover um estilo de vida saudável em mais um ponto da zona Leste”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior. Em três anos, a Seminf reformou e inaugurou oito espaços em diferentes zonas da capital. Outros quatro locais para a prática esportiva na comunidade estão em reforma e prestes a serem inaugurados. Foto – Márcio Melo/Seminf Fonte

Prefeitura realiza mix de operações para ordenar trânsito em Manaus

Em diferentes zonas da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu, nesta terça-feira, 23/4, ações de fiscalização e operações de trânsito. A intenção é oferecer mais segurança a pedestres e condutores de veículos, assim como garantir maior fluidez nas vias. Na zona Sul da cidade, agentes de trânsito removeram um veículo com características de sucata na rua Barcelos, bairro Cachoeirinha.  Veículos abandonados podem trazer riscos à saúde da população e ainda podem contribuir para a ocorrência de acidentes. Os agentes também atuaram nas áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Manaus, zona Oeste da cidade, para garantir segurança e fluidez no trânsito local, além de evitar estacionamento irregular que comprometa a circulação de veículos. Ainda na zona Oeste, foi realizada a operação Travessia Segura, na Avenida Coronel Teixeira, nas imediações do Condomínio Reserva Inglesa, área que registra grande fluxo de travessia de pedestres. O chefe da Divisão Oeste do IMMU, Ian Domingues, explicou a operação na avenida Coronel Teixeira. “Este trecho da avenida, em frente ao condomínio Reserva Inglesa, merece atenção especial, porque tem um fluxo muito grande de pedestres e veículos. O objetivo, além de fazer a travessia dos pedestres, é fazer com que o trânsito flua com mais segurança”, contou Ian. Essas ações fazem parte de um esforço contínuo da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana e garantir que as normas de trânsito sejam respeitadas, contribuindo para uma cidade mais segura e organizada. Foto – Divulgação / IMMU Fonte

Produtos do “Leite do Meu Filho” podem ser retirados a partir desta quarta, 24/4

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que os produtos destinados aos beneficiários de 3 a 5 anos do programa de nutrição infantil “Leite do Meu Filho” estarão disponíveis para retirada a partir desta quarta-feira, 24/4. A entrega dos insumos será realizada inicialmente na central do programa no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, 2.985, na zona Leste, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A partir da quinta-feira, 25/4, a entrega também será feita na central da galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, nº 82, no bairro Centro, zona Sul, que também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para receber os produtos, os pais e responsáveis devem apresentar documento de identificação original com foto. O prazo para retirada dos itens vai até 30/4. A Semsa Manaus informa, ainda, aos pais e responsáveis, cujos cadastros estão com status de “lote liberado” e que ainda não cumpriram a etapa de ativação do cadastro, que o prazo para efetivar a ativação presencialmente nas centrais do programa se encerra no dia 30 de abril. Para verificar o status, é necessário acessar o link https://ldmf.manaus.am.gov.br. Criado para apoiar o combate à desnutrição infantil, o programa de nutrição infantil “Leite do Meu Filho”, auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de produtos destinados à alimentação de crianças menores de 5 anos. Foto – Divulgação / Semsa Fonte

Com unidade móvel, prefeitura leva atendimento socioassistencial a mulheres da zona Sul

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), direcionou, nesta terça-feira, 23/4, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher para realizar seus atendimentos na rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, próximo ao albergue municipal Gecilda Albano, na zona Sul da capital. A unidade oferece, gratuitamente, serviços de orientação jurídica, psicológica e social para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou de violação de direitos, além de promover rodas de conversa com temáticas alusivas aos direitos da mulher e os diferentes tipos de violência doméstica. “A unidade móvel procura identificar áreas com lacunas de serviços essenciais para atender às necessidades da comunidade, especialmente mulheres que têm dificuldade em se deslocar até os centros de atendimento, por isso, é um importante recurso móbil para viabilização do acolhimento”, ressaltou a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM). Entre as orientações realizadas, estão inclusos encaminhamentos para cursos de qualificação profissional, acesso ao sistema educacional e serviços de saúde, conforme a demanda de cada mulher. Para as vítimas de violência doméstica, há ainda o encaminhamento para atendimento no CRDM, onde as usuárias são acompanhadas pela equipe técnica da unidade. A dona de casa Francineia Fernandes relatou uma experiência positiva ao receber atendimento. Moradora do bairro Santa Luzia, também na zona Sul, Francineia elogiou a capacidade das profissionais em esclarecer e instruir, principalmente para pessoas “leigas no assunto”. “Incrível. As meninas sabem como esclarecer, trabalhar e instruir a pessoa que não possui muito conhecimento sobre essas questões. Para quem é leigo no assunto, buscar  esse tipo de atendimento é o que faz a diferença no final”, destacou. A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher permanecerá no bairro Morro da Liberdade até esta quarta-feira, 24/4, funcionando das 8h às 14h. Para ter acesso aos serviços, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto e CPF. Foto – Diego Lima / Semasc Fonte

Procon Manaus participa do lançamento do projeto “Consumidor na Praça”

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), participou, nesta segunda-feira, 22/4, do lançamento do projeto “Consumidor na Praça”, promovido pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM). A iniciativa visa fornecer orientações sobre políticas de proteção, defesa e direitos do consumidor, além de combater crimes, fraudes e golpes, com especial atenção aos idosos, um dos grupos prioritários para a execução do projeto. O evento se estenderá até o dia 30 de abril no Centro Estadual de Convivência do Idoso – Aparecida. Durante este período, o diretor- técnico, Fabrício Lima, e a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu, ministrarão palestras relacionadas aos direitos do consumidor. “Em representação à Prefeitura de Manaus, o Procon Manaus tem uma participação crucial neste evento. Nosso compromisso é educar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades. Essas palestras não apenas fornecem orientações valiosas, mas também fortalecem os laços com a comunidade e promovem uma cultura de consumo consciente e proteção ao consumidor”, declarou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu. Confira a programação das palestras: 23/4, às 10h – “Consumidor respaldado: e se eu quiser entrar com um processo em direito do consumidor?” – Palestrante: Michele Monteiro – assessora jurídica 24/4, às 10h – “10 dicas sobre contratos de consórcio e financiamento” – Palestrante: Kennedy Monteiro – analista jurídico 25/4, às 9h – “10 demandas recorrentes sobre água e luz no Núcleo de Defesa do Consumidor” – Palestrante: Fabrício Lima – Diretor Técnico do Procon Manaus e Davi Pontes – Residente Jurídico do DPE/AM. 26/4, às 11h – “Organização Familiar: papo de dinheiro em casa” – Palestrante: Lucas Pinheiro – Assistente Social do DPE/AM e Priscilla Correia – Psicóloga do DPE/AM. 29/4, às 13h e às 14h – “10 possibilidades e armadilhas do acesso ao crédito consignado” – Palestrante: Lorrane Tuma – Assessora Jurídica e Tainá Hilarick – Residente Jurídica do DPE/AM. 30/4, às 10h – “Golpes financeiros mais comuns: 10 dicas para evitar crimes contra o consumidor” – Palestrante: Onilda Abreu – Presidente do Procon Manaus e Christiano Pinheiro – Defensor Público. Foto – Divulgação / Procon Manaus Fonte

Prefeitura e TJAM realizam capacitação voltada para servidores da Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Educação Municipal (SEMED), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), iniciou nesta segunda-feira, 22/4, a capacitação de facilitadores da metodologia em “Justiça Restaurativa”. O curso é direcionado para pedagogos, professores e administrativos de escolas da rede municipal de ensino e acontecerá na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul. O objetivo da capacitação é oferecer subsídios aos profissionais da rede municipal para aplicarem práticas de Justiça Restaurativa no ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade, famílias, alunos e as pessoas que trabalham no espaço, garantindo uma inserção social mais solidária e cidadã. Além da resolução de conflitos, a Justiça Restaurativa pode ajudar os estudantes a ter mais empatia e a redescobrir a autoestima, melhorando suas relações interpessoais. Durante a solenidade de abertura, a secretária municipal de educação, Dulce Almeida, pediu aos profissionais da Semed para multiplicarem o que aprenderem com outros colegas e, assim, tornar o ambiente escolar em Manaus mais fraterno. “Multipliquem isso o máximo que vocês puderem, levem essas informações aos nossos outros colegas e as famílias dos nossos alunos para que a gente diminuir os problemas que enfrentamos diariamente na nossa sociedade e nas escolas”, frisou a secretária. Na oportunidade, o coordenador da Central de Justiça Restaurativa do TJAM, juiz Luís Cláudio Chaves, salientou que a ideia do Tribunal é formar grupos de multiplicadores da Justiça Interativa a partir desta capacitação. “A ideia deste projeto não é fazer uma intervenção nas escolas, mas formar equipes que são indicadas pela Semed, e depois estas próprias equipes vão fazer as ações dentro da secretaria. Ou seja, o que queremos é formar grupos de multiplicadores deste trabalho do TJAM na rede municipal de ensino, de forma mais abrangente, a partir deste grupo de facilitadores que vão participar desta capacitação”, frisou o juiz. O curso será dividido em dois módulos. O primeiro será 22 a 29 de abril, com discussão de temas teóricos. O segundo, no período de 7 a 17 de maio, onde acontecerá a parte prática. Na Semed o projeto justiça restaurativa é coordenado pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (NUPI), ligado a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da rede municipal de ensino. Segundo o coordenador do Nupi, Ricardo Simões, essa formação é uma espécie de curso piloto para disseminar a metodologia restaurativa na rede municipal de ensino com 21 servidores facilitadores neste primeiro momento. “A ideia é capacitar 21 servidores da rede que vão se tornar facilitadores em justiça restaurativa. E o curso compreende uma parte teórica e prática e contém 500 horas de carga horária. Ao final da capacitação os servidores estarão aptos a aplicar a metodologia restaurativa, constituindo a justiça restaurativa nas suas escolas”, explicou Ricardo. Umas das facilitadoras do curso é a pedagoga da Escola Municipal Maria Lena de Souza Alcântara, Antônia da Costa. “Acho que vai me ajudar muito a gerir algumas situações que acontecem no ambiente escolar, no meu dia-a-dia, então estou muito entusiasmada por esse curso”, afirmou Antônia.  Após a capacitação, os servidores escolhidos estarão qualificados para implementar o método nas unidades de ensino em que trabalham. O NUPI ficará responsável também por fornecer as orientações prévias aos chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZ’s), coordenadores pedagógicos e gestores das escolas selecionadas, acompanhando a execução de todo o projeto. Foto – Eliton Santos / Semed Fonte

Prefeitura de Manaus realiza TAF para aprovados no concurso da Guarda Municipal

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), irá realizar nos dias 28, 29 e 30 de abril, das 8h às 17h, na Vila Olímpica de Manaus, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, o Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Manaus. Esta fase envolve uma série de avaliações físicas rigorosas, incluindo uma corrida de 2 quilômetros contra o tempo, teste de impulsão e exercícios de barra e flexão. O TAF desempenha um papel fundamental na seleção de candidatos, visando garantir que os futuros guardas municipais estejam fisicamente preparados para enfrentar os desafios e responsabilidades inerentes ao cargo, como destacou o titular da Semseg, Alberto de Siqueira. “Essa etapa, padrão em concursos de segurança pública, é crucial para verificar a capacidade física dos futuros servidores. Os candidatos tiveram tempo para se preparar desde a divulgação do edital, que detalha os requisitos e procedimentos necessários para o teste”, destacou o secretário. A primeira fase do concurso público aconteceu no dia 18 de fevereiro e contou com mais de 24 mil candidatos. No total, foram disponibilizadas 200 vagas para a Guarda Municipal. O certame, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), aconteceu em 47 locais, distribuídos por todas as zonas da cidade. A banca responsável foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para responder à prova objetiva e escrever a redação. Evolução Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, inicialmente recebeu a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na sua parte estrutural e de atuação. O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012. A Emenda Constitucional nº 123, de 16 de junho de 2021, consentiu à Guarda Municipal o porte de arma de fogo, alterando o artigo 125 da Constituição Estadual. Já a EC nº 124, de 16 de junho de 2021, passou a tratar a Guarda Municipal como órgão de Segurança Pública. Em 23 de novembro desse mesmo ano, a Lei nº 2.811 instituiu a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria da GMM, órgãos permanentes, de apoio e execução da guarnição. Ainda no âmbito municipal, a Lei Complementar nº 16, de 21 de dezembro de 2021, dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal, a definindo como uma corporação uniformizada, destinada à proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como à realização do patrulhamento preventivo e comunitário. Foto – Clovis Miranda / Semcom Fonte

Prefeitura de Manaus formaliza vendedores ambulantes da praça Rosa Dourada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), entregou, no último sábado, 20/4, quase 20 permissões de uso para vendedores ambulantes que trabalham na praça Rosa Dourada, localizada no bairro São José 2. A iniciativa visa garantir a segurança e a formalização dos trabalhadores, além de contribuir para a organização do espaço público. De acordo com o diretor do departamento de Comércio Informal, Jorge Pimentel, as ações são para que os vendedores possam trabalhar legalizados nas áreas administradas pela prefeitura, levando cada vez mais organização e humanização para vendedores e clientes. “A determinação do prefeito David Almeida é que a Semacc regularize os vendedores ambulantes que trabalham nas praças municipais e parques, assim como está sendo realizado no centro da capital. O trabalho é árduo, mas, gradativamente, vamos organizando a classe, para que os trabalhadores tenham seu emprego e renda”, ressaltou Pimentel.  A vendedora Maria de Lurdez, que trabalha há anos na praça Rosa Dourada, disse que já foi chamada de invasora do espaço público e, agora, se sente segura e inserida no mercado de trabalho. “Eu me sinto como uma trabalhadora de verdade, formalizada, essa situação traz segurança e muita felicidade. É daqui que tiro meu sustento, e receber essa autorização me tranquilizou, não me escondo mais”, concluiu Lurdez. Ação A Semacc já está realizando coleta de dados para formalizar ambulantes em outras praças da cidade. O objetivo é alcançar todas as praças de Manaus e garantir que todos os trabalhadores estejam regularizados e possam trabalhar ainda mais tranquilos. “A Prefeitura de Manaus está comprometida com a organização do espaço público e com o desenvolvimento urbano sustentável. Ações como a entrega de permissões para ambulantes contribuem para a criação de um ambiente mais seguro e organizado para a população, além de promover a geração de renda e a inclusão social”, reforçou o diretor da Semacc. Foto – Gildo Smith/Semacc Fonte