Sine Amazonas divulga 164 vagas de emprego para esta segunda-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 164 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (17/06). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste, para concorrer às vagas ofertadas. Vagas Disponíveis 60 VAGAS: OPERADOR DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego ou Com experiência na área de Eletroeletrônicos. Obrigatório ter cursos de TBO e Informática Básica. Desejável ter curso na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 30 VAGAS: MONTADOR(A) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego ou Com experiência na área de Ar Condicionados. Obrigatório ter curso de TBO. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AJUDANTE DE OBRAS (PRIMEIRO EMPREGO) Escolaridade: Ensino Médio Completo. Primeiro Emprego. Ter disposição para trabalhar na área da CONSTRUÇÃO CIVIL. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR(A) DE PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA Escolaridade: Ensino Superior cursando ou completo, Com experiência na função. Curso Superior em Administração, Engenharia da Produção, Tecnologia em Produção Industrial. Desejável ter cursos de Segurança Alimentar, NR-12, Liderança e/ou outros equivalentes, e pertencentes à área alimentícia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 14 VAGAS: AGENTE DE PORTARIA Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos de Agente de Portaria – AGP e Brigada de Emergência. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: PINTOR Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Experiência em construção civil e pintura. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: PEDREIRO Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Experiência em construção civil e cerâmicas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: MOTORISTA CARRETEIRO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH E. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE EXPEDIÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico ou Superior Completo, superior cursando. Com experiência na função e com Expedição de Notas Fiscais e Conferências de Mercadorias. Técnico e/ou Superior completo ou cursando a partir do 3º período em Logística. Obrigatório ter curso de Excel Avançado. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militare currículo atualizado. 10 VAGAS: AUXILIAR DE LIMPEZA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PORTEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ELETRICISTA DE EQUIPAMENTOS Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Auto Elétrica e CNH D.  Desejável ter cursos na área e/ou Máquinas Pesadas, Eletrônica e Refrigeração Veicular, Caminhões (Scania Mercedes e Volkswagen). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: GERENTE DE LOJA Escolaridade: Ensino Médio completo e/ou Superior cursando. Com experiência na função. Obrigatório ter conhecimentos na área de Cosméticos em geral. Desejável ter cursos na área e/ou Gestão, Técnicas de Vendas. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: ESTETICISTA Escolaridade: Ensino Médio completo e/ou Superior cursando. Com experiência na função. Obrigatório ter cursos na área de Estética e Drenagem Linfática. Desejável ter conhecimento em Tratamentos e Procedimentos Estéticos Faciais e Corporais, Cosméticos em geral e etc. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento na área Fiscal e Excel. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 04 VAGAS: AUXILIAR DE ESTACIONAMENTO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Ter CNH A ou A/B. Desejável ter Informática Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE ESTOQUE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Ter conhecimento em atividades de armazenamento e estoque em geral, organização de materiais e produtos e geral, conhecimento em informática (excel). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE PCM (PROCESSOS DE CONTROLE DE MANUTENÇÃO) Escolaridade: Técnico em mecânica ou superior Cursando Engenharia mecânica, elétrica ou Mecatrônica a partir do 3º período. Com experiência na função. Com experiência em sistema Protheus ou Totvs, será diferencial conhecimento na área de manutenção industrial e de maquinários em geral, ter conhecimento em técnicas de manutenção preventiva, corretiva e preditiva, ter disponibilidade de horário OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CASEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: TRATORISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Possuir carteira de habilitação CAT. B, C ou D. Desejável ter

Quadros de artistas parintinenses vão para escritório do presidente do BID, nos Estados Unidos

“Saber que uma obra minha está indo para tão longe é uma felicidade muito grande pela conquista e também um orgulho enorme pela trajetória que estou fazendo”. A frase é do artista plástico parintinense Inácio Paiva. Ao lado de Igor Viana, ele é autor dos quadros entregues pelo governador Wilson Lima ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, durante visita a obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na semana passada. Na ocasião, Goldfajn, que é o primeiro brasileiro à frente do BID, disse, extasiado, que os quadros iriam para o seu escritório, em Washington, onde fica a sede da instituição financeira, parceira do Governo do Amazonas no Prosamin+ e também no Programa de Saneamento Integrado (Prosai), que está chegando a Parintins. Ambos os programas são executados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas. As obras de arte retratam aspectos e características únicas da realidade da ilha Tupinambarana, inspirados na fauna a flora amazônica, nas lutas e modos de vida da população ribeirinha. Os quadros com dois barcos regionais, um azul e um vermelho, escolhidos intencionalmente para simbolizar os bois de Parintins Caprichoso e Garantido, chamaram especial atenção de Goldfajn. Inácio Paiva, autor de três das quatro obras de artes com as quais o presidente do BID foi presenteado, incluindo o barco azul escrito Parintins, é de família humilde e natural da comunidade ribeirinha de Bom Socorro do Zé Açu, localizada a 14 quilômetros da sede do município e com acesso somente de barco. Mesmo com a dificuldade de deslocamento, Inácio estudou artes plásticas no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro de Parintins, espaço do Governo do Amazonas, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. “Nunca foi fácil. Eu vim do interior, de uma comunidade distante, onde não tinha muito acesso à arte. Eu tinha que me deslocar até a sede de Parintins para participar do curso. Me sinto muito honrado em ver minhas artes indo tão longe”, relata. Igor Viana, cujas obras também foram elogiadas pelo presidente do BID, conta a história por trás do quadro do barco vermelho que retrata uma experiência vivida por ele em uma viagem à comunidade do Canarinho. Ele levou para a comunidade um projeto que oferecia cursos de desenho, pintura e oficinas, e foi durante essa jornada que capturou a imagem do barco partindo para buscar os alunos que residiam nas proximidades, para fazer o curso. A logística envolvida nesse contexto o impactou profundamente, levando-o a decidir reproduzir a cena através da pintura. “Eu fico muito feliz em ter uma obra exposta e, mais ainda, porque vai ser levada para outro país, que é uma coisa que não havia acontecido comigo ainda. Já tive obras indo para outros estados do Brasil, mas é a primeira vez que vai para fora do País”, relata com emoção. O secretário da UGPE, Marcellus Campelo, enfatiza o compromisso do Governo do Amazonas em valorizar os artistas locais e integrá-los aos programas estaduais. Na concepção do Prosai Parintins, afirma, artistas parintinenses também foram convidados a participar ativamente na construção da identidade visual e nos materiais gráficos. “Parintins é um verdadeiro celeiro de talentos artísticos, e buscamos envolvê-los em nossas ações. É uma maneira de não apenas exibir ao mundo o talento da região, mas também de valorizar os artistas locais”, afirma Campêlo. Durante a estada em Manaus para participar da 22ª Semana da Sustentabilidade, a Sustainability Week (SW24), promovida pelo BID Invest, braço privado do grupo BID, Ilan Goldfajn visitou o Parque Jefferson Péres, no centro de Manaus, e o residencial Rodrigo Otávio, ambas obras do Prosamin+, programa estadual que tem recursos de financiamento da instituição estrangeira. FOTO: Tiago Corrêa/UGPE e Divulgação Fonte

Detran-AM entrega 350 kits de segurança para mototaxistas, em Manicoré

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas entregou, no sábado (15/06), no município de Manicoré (distante 332 quilômetros da capital), 350 kits de segurança compostos de capacete e colete de identificação, e oriundos do projeto ‘Motociclista Legal’, para mototaxistas da região. As entregas, que ocorreram na Escola Estadual de Tempo Integral Historiador Arindal Vinicius da Fonseca Reis, foram realizadas durante a passagem do governador Wilson Lima pela cidade. De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, que esteve em Manicoré, a ação reforça o compromisso do governo Wilson Lima com o interior do Estado. “A profissão de mototaxista, por vezes, fica à mercê da própria sorte, e sem um olhar mais sensível. Hoje, estamos aqui entregando esses kits, fomentando a economia do Estado e trazendo a credibilidade de volta aos profissionais”, comenta ele. Ainda durante a solenidade na Escola Estadual Arindal Vinicius da Fonseca Reis, Wendell Waughan ao lado do governador do Amazonas, entregou ao Executivo Municipal o Projeto de Sinalização Viária de Manicoré. “Esse levantamento feito pelo Detran é significativo para o trânsito do município, onde se faz necessário ter todo o cuidado para proteger a vida daqueles que compõem o trânsito”, finalizou o diretor-presidente do Detran-AM. No projeto de, aproximadamente, 50 páginas e de capa dura, contam placas de regulamentação, placas de advertência, painéis indicativos, painéis educativos, endereço das placas, tintas que podem ser utilizadas (amarela, branca, preta, azul), além de semáforos e afins. O mototaxista Júlio César, que trabalha na área há 10 anos, agradeceu o Governo do Estado pelo kit de segurança e se demonstrou contente com o benefício. “Queria agradecer o governador Wilson Lima, juntamente com o Detran Amazonas, por esse projeto que beneficia toda a classe dos mototaxistas. Fizemos a pesquisa de um capacete e colete para a compra, e custa em torno de R$ 500 reais. Estamos aqui recebendo de maneira gratuita, ajudando no nosso trabalho”, declarou Júlio César.  FOTO: Antônio Lima/Secom Fonte

Ipaam participa de Programa Itinerante do Conselho Nacional de Justiça, no Sul do Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) participará, de 17 a 21 de junho, do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que conta com o apoio de diversas instituições federais e estaduais com o objetivo de promover serviços e direitos nas áreas ambiental, civil, fundiária, trabalhista e indígena, entre outras, a municípios da Amazônia Legal. A ação estará nos municípios de Humaitá e Lábrea, no Sul do Amazonas. O Instituto vai oferecer à população local serviços como a pré-inscrição de interessados na modalidade de conservação de imóveis rurais até quatro módulos fiscais, informações e orientações sobre autos de infração, embargos, notificações pendentes de resposta e pendências no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Ipaam conta com o apoio do Projeto Floresta+ Amazônia, que tem disponibilizado recursos e mão de obra para a realização de mutirões, como esse do CNJ, para regularização do CAR de imóveis rurais. O Floresta+ Amazônia é uma realização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A Ação O Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal surgiu da necessidade de ampliar a atuação do Poder Judiciário e das demais instituições do Poder Público na região da Amazônia Legal, caracterizada pela dificuldade locomoção entre algumas áreas e municípios. Os serviços são realizados por meio de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), juntamente com órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Executivo (federal, estadual e municipal). Confira na íntegra a Carta de Serviços do CNJ, clicando no link https://abrir.link/XeSbA. FOTO: Divulgação/Ipaam Fonte

Wilson Lima faz entregas de mais de R$ 1 milhão para os setores rural e social de Manicoré

O governador Wilson Lima fez a entrega de duas toneladas de alimentos como macaxeira, melancia e banana pacovã, adquiridos de três produtores rurais de Manicoré, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Secretaria de Produção Rural (Sepror), no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), neste sábado (15/06). Os alimentos serão destinados às famílias cadastradas na rede socioassistencial da região. Incentivando a agricultura familiar, também foi realizada a entrega de 1.050 mudas de citros e café a produtores rurais, sendo 20 kits de citros e 15 kits de café. Os produtores rurais do município receberam ainda 240 documentos e R$ 117 mil em crédito rural. Entre os documentos entregues estiveram 155 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), 82 Cartões do Produtor Primário (CPP) e três Cadastros Ambientais Rurais (CAR), que foram emitidos e renovados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A agricultora Cilene Reis, da Associação Agroextrativista da Comunidade do Igarapezinho, enfatizou que as entregas para o setor primário são importantes para manutenção da produção. “São fundamentais para a nossa associação. Trabalho com 127 sócios, 58 seringueiros. É muito importante para nós. Sempre ele [governador] nos ajuda, principalmente com o nosso cartão, amplia a nossa produção, aumenta mais”, disse a agricultora. Além disso, seis projetos elaborados pelo Idam, que tiveram o aval da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foram contemplados com o crédito rural no valor de R$ 117 mil. O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), entregou R$ 709,8 mil em fomentos para Organizações da Sociedade Civil dos setores social e primário de Manicoré. Esse repasse beneficia 270 famílias de quatro instituições sociais e associações agroextrativistas. No setor social, R$ 288.200 foram destinados para aumentar a autonomia e a qualidade dos serviços das instituições. A Comunidade Salesiana (ISMA) recebeu R$ 149.720 para a aquisição de 50 computadores e 20 nobreaks, e a Associação Bruno Costa (ABEC) recebeu R$ 138.480 para pagamento de pessoal. No setor primário, R$ 421.600 foram investidos para fortalecer a agricultura familiar, com recursos para mecanização e escoamento agrícola. A Associação de Moradores Agroextrativistas da Comunidade Igarapé de Santa Maria recebeu um triciclo, um motor rabeta, uma roçadeira e uma canoa, totalizando R$ 229.400. A Associação dos Moradores Agroextrativistas de Boa Esperança recebeu R$ 192.200 para a aquisição de duas canoas de alumínio. FOTO: Antonio Lima/Secom Fonte

Mais de 100 mil alevinos foram entregues para piscicultores do município

Mais de 100 mil alevinos (formas jovens) de tambaqui foram entregues na sexta-feira (14/06) para cerca de 60 piscicultores do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). A ação foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura de Coari. A solenidade de entrega ocorreu no município com a presença do Governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhado pelo prefeito de Coari, Keitton Pinheiro; do deputado federal Adail Filho; da deputada estadual Mayara Pinheiro; do secretário da Sepror, Daniel Borges, além de outros secretários de Estado. Daniel Borges destaca que os alevinos entregues em Coari são da mais alta qualidade genética, reproduzidos no Centro do Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fomentar aqueles municípios que possuem potenciais produtivos na atividade. “O alevino é a semente da piscicultura. Com esse incentivo, o piscicultor vai diminuir o custo na produção, e vai receber um alevino de qualidade. E gerar renda futuramente com o pescado, abastecendo a mesa das famílias coariense”, ressalta o secretário da Sepror. As formas jovens de tambaqui foram produzidas no Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC). Foram enviadas unidades de pós-larvas para Coari, onde foram criadas no Centro de Treinamento e Desenvolvimento Agroambiental (CTDA), até se tornarem alevinos. Balanço de 2024 A Serpror forneceu aproximadamente 4 milhões de alevinos e pós-larvas de tambaqui e matrinxã, durante os primeiros cinco meses de 2024, para 1.682 piscicultores em 26 municípios do estado. A produção de pós-larvas e alevinos é distribuída gratuitamente aos piscicultores em municípios com potenciais produtivos na atividade. Municípios atendidos Autazes, Coari, Manaus, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Envira, Itamarati, Benjamin Constant, Codajás, Careiro,Amaturá, Anori, Coari, Barreirinha, Manacapuru, Maués, Careiro Castanho, Codajás, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Aripuanã, Borba,  Itacoatiara, e a zona rural de Manaus. FOTO: Emerson Martins/Sepror Fonte

Corpo de Bombeiros inspeciona e atesta conformidade das obras de adequação do Residencial São Raimundo

O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBM-AM) inspecionou e atestou a conformidade das obras de adequação realizadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas no Residencial São Raimundo, na zona oeste. A ação, realizada nesta sexta-feira (14/06), é um passo necessário para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), uma etapa crucial no processo de regularização dos habitacionais do antigo Prosamim, agora denominado Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Durante a inspeção, os Bombeiros avaliaram que as recentes intervenções de segurança predial executadas pela UGPE no habitacional estão em conformidade com as normas vigentes. As obras incluíram a instalação de extintores de incêndio, iluminação de emergência, saídas de emergência e a canalização do gás de cozinha, em conformidade com a lei nº 2.812/2003, que estabelece normas de segurança contra incêndio. O secretário da UGPE, engenheiro Marcellus Campêlo, destacou que todos os conjuntos habitacionais do antigo Prosamim, entregues em gestões anteriores sem o Habite-se, serão regularizados conforme determinação do governador Wilson Lima. Os habitacionais do novo Prosamin+, iniciados na atual administração, já estão sendo entregues com toda a documentação necessária, permitindo que os moradores obtenham o título de propriedade do imóvel, o que não era possível anteriormente. “Nas gestões passadas, os residenciais eram entregues sem o Habite-se, documento essencial para que os mutuários possam registrar a titularidade em cartório. Atualmente, estamos corrigindo esses passivos. É fundamental que o Estado não só disponibilize moradias, mas também as entregue devidamente regularizadas”, declarou Campêlo. O engenheiro civil da UGPE, Guilherme Amed, enfatizou que as adequações realizadas nas instalações vistoriadas foram satisfatórias. “O Corpo de Bombeiros vistoriou os blocos de 6 e 12 unidades, verificando a instalação de extintores, iluminação de emergência e gás canalizado, entre outros requisitos. Em breve, todos os habitacionais terão o Habite-se”, afirmou Amed. FOTO: Júlia Lobão/UGPE Fonte

Em Coari, Mutirão Previdenciário leva solução de demandas à população em vulnerabilidade social

“Hoje eu estou aqui para buscar ajuda e orientação. Vejo que não só eu como várias pessoas precisam igualmente aqui desse mutirão, tão importante e que nos dá a esperança de resolver problemas que já estamos há tanto tempo tentando”. A declaração em tom de esperança e alívio é de seu Carmito Silva, 51, que viu na Mutirão Previdenciário da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) a chance de conseguir, finalmente, o auxílio doença que tanto lutava para receber. Em formato inédito, a atividade, que atende a população hipossuficiente, está em andamento no município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus) no auditório Silvério Nery e encerra nesta sexta-feira (14/6). Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a cobertura previdenciária do Amazonas é uma das menores do país. No mutirão, é possível encontrar várias histórias de pessoas como o seu Carmito. O homem simples, que já tem 35 anos dedicados à agricultura, é morador da Comunidade de Catuá e enfrenta uma série de problemas de saúde, o que dificulta ainda mais o deslocamento para resolver questões básicas na cidade. “Eu moro longe, tenho problema sério de pressão, coração grande, quatro hérnias de discos e hoje estou procurando a Defensoria, pois preciso do auxílio benefício para comprar medicação. Eu até cheguei a receber, mas foi interrompido há mais de mais de três anos e desde então eu tô nessa luta. Hoje em dia, quem me ajuda são meus irmãos. Se não fossem eles, eu não estaria nem com vida. Tô com esperança de que vai dar certo depois do atendimento que recebi aqui”, conta Carmito. Ele considera que a ação veio para facilitar a caminhada, tão difícil quando o assunto é reaver um direito que foi cessado de forma indevida, como explica a defensora pública Mirela Leal, que compõe a equipe do Mutirão Previdenciário. “Foi constatado que foi cessada pela INSS a prorrogação do benefício em 2021, contudo seu Carmito relata, e também os laudos médicos mostram, que a situação clínica dele não apresenta melhoras e só vem se deteriorando. Uma vez que ele apresenta as mesmas patologias que motivaram o afastamento dele e se não houve uma melhora nem tentativa de reabilitação dele em outra atividade, o benefício não poderia ter sido cancelado”, observa. “A DPE, então, entra com uma ação judicial restabelecimento de benefício e todas as outras questões que precisarão ser feitas. Mas o fato é que se ele não tivesse vindo para o nosso mutirão, nós não teríamos constatado esse risco social que ele vem vivenciando e essa ausência de tratamento adequado. Casos como esse só mostram como são necessárias estas ações”, destaca a defensora. Demandas atendidas Em busca da aposentadoria, dona Maria Robertina Barros, 60, encontrou no Mutirão a oportunidade para ter a demanda atendida. Há algum tempo necessitando de um auxílio doença, dona Robertina conta que até procurou informações de como dar entrada no benefício, mas não teve sucesso por conta das complicações ao longo do percurso. “A gente vai procurar o INSS e é um pouquinho mais difícil, por conta de tanta burocracia. Tudo isso traz um certo constrangimento para a gente, né? Mas agora com esse evento, graças a Deus, esse Mutirão Previdenciário trouxe, não só para mim, mas para muitas pessoas que estão aí um tempão esperando, uma esperança de ter nossa busca atendida. Hoje foi maravilhoso, muito mais rápido. Eu espero que não só para mim, mas para muitos que estão aí dentro, que isso venha a fluir em bênção”, diz dona Robertina. Com 60 anos de idade, seu Raimundo Silva, também integra a lista daqueles que viram no Mutirão uma chance de resolver as pendências. Na expectativa, seu Raimundo esperou pelo início da atividade e foi um dos primeiros atendidos no primeiro dia de ação. “Eu fui bem atendido, graças a Deus. E esse momento é um momento muito importante, que é finalmente de se aposentar. Eu espero isso, mas eu acredito que não há descanso, A vida é dura. Eu trabalho no interior desde a idade de oito anos e estou com 60 anos trabalhando ainda. Tenho fé nessa oportunidade que nós estamos tendo, porque, se nós fôssemos procurar outros órgãos para começar, ficava mais difícil. Uma oportunidade dessa é muito boa para todos nós. Facilita a vida”, disse. Josinaira Santos, 31, mãe de uma adolescente com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), luta pela conquista do Benefício de Prestação Continuada (BPC), regido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), há pelo menos cinco anos. Para a mãe de três filhos que sofre ao não poder atender todas as necessidades da primogênita, o atendimento realizado pela equipe de profissionais traz mais tranquilidade e esperança de obter uma das maiores vitórias que ela busca alcançar. “Eu não conseguia o laudo dela e estou esperando ainda. Fui negada pela balsa também, aí eu soube que estavam vindo e vamos tentar de novo. Eu pensei até em desistir, mas cheguei aqui, fui orientada, vão me acompanhar direitinho e agora estou cheia de esperanças. Vai dar certo”, celebra Josinaira. União que dá certo A ação inédita em Coari faz parte de um compromisso institucional da Defensoria Pública, prestando assistência jurídica integral e gratuita às pessoas necessitadas e é uma realização em parceria com a prefeitura e com o INSS, para atender àqueles que buscam benefícios ou que tiveram as suas solicitações negadas anteriormente por algum motivo. Orientação jurídica, benefícios previdenciários e assistenciais, requerimentos administrativos ao INSS, propositura de ações judiciais na área previdenciária, atendimento médico para elaboração do laudo, solicitação salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria rural e aposentadoria por invalidez são alguns dos serviços ofertados após a identificação de uma grande demanda local em relação à pauta previdenciária. A expectativa é atender mais de 500 pessoas, segundo a organização do mutirão. Somente no primeiro dia de ação, foram mais de 140 pessoas atendidas. Aqueles cidadãos que necessitam de um desses atendimentos e não tiverem agendamento prévio podem ir até ao auditório onde os serviços ofertados. Os atendimentos iniciam às 8 horas da

Liminar suspende assinatura de contratos para exploração de petróleo e gás

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal no Amazonas concedeu liminar para suspender a homologação, adjudicação (ato pelo qual a Administração atribuiu ao licitante vencedor o objeto da licitação) ou assinatura de contratos de concessão de quatro blocos exploratórios de petróleo e gás situados na Bacia Sedimentar do Amazonas e da Área de Acumulação Marginal do Campo do Japiim, até que sejam ouvidas as comunidades indígenas e tradicionais impactadas pelas atividades. Pela decisão, a União e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) ficam impedidas de assinar contratos com as empresas Atem Distribuidora e Eneva SA, que adquiriram em leilão o direito de explorar os blocos AM-T-63, AM-T-64, AM-T-107, AM-T-133 e o Campo do Japiim, ofertados no 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão de blocos exploratórios de petróleo e gás. A Justiça também determinou que as empresas vencedoras não realizem qualquer atividade exploratória, de pesquisa ou de estudo nas áreas arrematadas até a oitiva das comunidades. O direito de povos indígenas e comunidades tradicionais à consulta prévia, livre e informada em caso de empreendimentos que os afetem está previsto na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Além de ouvir as populações impactadas pelas atividades em todas as áreas objeto de concessão, a liminar estabeleceu que, no caso do bloco AM-T-133, a União adote providências para recortar da área de exploração o trecho que está sobreposto à Terra Indígena Maraguá, ainda não demarcada. Segundo apontou o MPF, considerando a indefinição em torno do território reivindicado pelos Maraguá, é preciso dar prioridade ao povo originário, como forma de garantir o direito constitucional às terras de ocupação tradicional frente aos interesses empresariais. Impactos Desde 2015, o MPF acompanha o caso, apontando que os impactos da exploração de petróleo e gás na região vão ser sentidos em seis terras indígenas e pelo menos 11 unidades de conservação. Em recomendação, o MPF sugeriu que a ANP retirasse dos leilões as áreas com potencial lesivo ao meio ambiente e às comunidades do entorno. Os blocos AM-T-63, AM-T-64, AM-T-107, AM-T-133 e o Campo do Japiim, no entanto, foram ofertados normalmente e de maneira reiterada, tendo sido arrematados em dezembro do ano passado no 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão da ANP. A área total de exploração chega a 869.559 hectares, segundo demonstram laudos periciais. De acordo com cronograma da agência, a assinatura dos contratos estava prevista para ocorrer até o mês de julho deste ano. De acordo com o MPF, os blocos arrematados estão em área de influência direta das terras indígenas Coatá-Laranjal, Gavião, Lago do Marinheiro, Ponciano e Sissaíma, incidindo ainda, parcialmente, em terra reivindicada pelo povo indígena Maraguá, além de afetarem inúmeras unidades de conservação. Para a instituição, permitir exploração de petróleo e gás em locais próximos a terras indígenas sem ouvir as comunidades, especialmente quando uma delas está pendente de demarcação, significa criar uma situação de insegurança jurídica para todos os envolvidos. Além disso, a exploração de recursos como petróleo e gás gera impactos ambientais antes mesmo da construção de eventuais empreendimentos. “Ao arrematar um bloco, o empreendedor não sabe o ponto exato em que o poço de exploração final será perfurado, devendo realizar estudos para a análise de viabilidade”, esclarece o MPF. Assim, dentro de um só bloco, podem ser perfurados muitos poços até que se chegue a uma localização exata para a exploração final, o que já significa uma intensa interferência ambiental. A ação aponta que, considerando-se o princípio da precaução, as consultas aos povos potencialmente impactados deveriam ter sido feitas antes da oferta das terras, mas a ANP em nenhum momento levou em consideração a presença de populações indígenas e ribeirinhas na região para decidir sobre o oferecimento dos blocos e para determinar as áreas de exploração. O MPF acrescenta que explorações deste tipo trazem efeitos sociais e especulativos que alteram toda a dinâmica da região, aumentando as pressões sobre os territórios e, por consequência, facilitando o caminho para grilagens e invasões. Quanto aos aspectos socioambientais, a exploração da área concedida tem o potencial de impactar os modos de vida de milhares de pessoas, uma vez que as áreas são extremamente sensíveis a acidentes ambientais, com alta densidade de fauna e flora, distribuídas em ecossistemas intrinsecamente relacionados aos modos de existência das comunidades que nelas habitam. Para o MPF, é imprescindível uma análise mais aprofundada e cautelosa sobre a possibilidade de exploração antes que qualquer atividade seja iniciada. A decisão judicial registra que, ao contrário do que argumentam a União, a ANP e as empresas envolvidas, a consulta aos povos impactados deve ser prévia e não pode ser realizada no momento do licenciamento ambiental ou em qualquer outra etapa, sob pena de violação dos direitos dessas comunidades. Os altos valores envolvidos na atividade representam um risco adicional. “Estão demonstrados os riscos de danos irreversíveis impostos a estas comunidades, caso o certame prossiga, não apenas pela violação do imperativo de que seja prévia a consulta, mas sobretudo por diminuir significativamente as chances de que a participação das comunidades indígenas no processo de tomada de decisões seja efetivamente considerado, quando já consolidadas as expectativas de investimento e quando realizados pagamentos multimilionários, circunstâncias que tendem a calar a vontade destes povos”. Foto: Divulgação Fonte

Defensoria Pública do Amazonas realiza semana de atendimentos em Boa Vista do Ramos

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo de Maués, vai realizar entre os dias 17 e 21 de junho, das 8h às 17h, um mutirão itinerante no prédio do Conselho Tutelar, na rua Padre Gabriel, bairro Esperança, em Boa Vista do Ramos. Durante a semana, ocorrerão atendimentos presenciais nas áreas de Família, Registros Públicos, Cível e Criminal, com serviços voltados para guarda, divórcio, curatela, investigação de paternidade, retificação de documentos, entre outros. Para realizar o atendimento, a população deve comparecer ao local do mutirão durante do período da ação. Os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada. O mutirão busca garantir assistência e orientação jurídica a população hipossuficiente de Boa Vista do Ramos. Localizado a 271 quilômetros de Manaus, o município possui uma população estimada em cerca de 23.785 pessoas, de acordo com dados do IBGE de 2022. Foto: Divulgação/DPE-AM Fonte

Adaf apreende 11 toneladas de manga na barreira de vigilância de Jundiá

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, nesta sexta-feira (14/06), 11 toneladas de manga, na Barreira de Vigilância Agropecuária (BVA) de Jundiá, no município de Rorainópolis, em Roraima. O fruto é hospedeiro da praga quarentenária mosca-da-carambola e tem entrada proibida no Amazonas. O material irregular foi apreendido durante duas abordagens de rotina distintas. O primeiro carregamento, com 1,6 toneladas de manga, estava sendo transportado em um caminhão baú e tinha como origem a cidade de Mucajaí/RR. A segunda carga, com 9,5 toneladas do fruto estava em outro caminhão e havia saído da cidade de Boa Vista (RR) Ambas as cargas tinham a capital amazonense como destino. Após constatada a irregularidade, os fiscais da Adaf lavraram o termo de fiscalização para a respectiva apreensão da carga, logo após a carga apreendida foi repassada para a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima/Aderr através do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Adaf-AM e Aderr. A fiscalização contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz). O Gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos, explica que a apreensão realizada pelos servidores da Adaf durante a fiscalização do trânsito de vegetais na Barreira de Jundiá/RR tem como objetivo proteger o patrimônio vegetal do Amazonas e a fruticultura do Estado que atualmente não possui a presença da praga mosca-da-carambola em seu território. “Os servidores da Adaf compromissados em resguardar a produção das mais de 30 espécies hospedeiras da mosca-da-carambola estão atuantes nas Barreiras Interestaduais com o propósito de impedir a entrada de frutos hospedeiros da Praga no Estado do Amazonas”, afirma o especialista. Desde abril de 2023, Roraima foi declarada pelo Mapa, por meio da Portaria nº 780, como área sob quarentena para a praga Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola). Isso impede que o estado vizinho escoe frutos hospedeiros para outras unidades da federação. No Amazonas, uma das estratégias de prevenção à mosca-da-carambola é o monitoramento de armadilhas tipo Jackson, nas cidades de Nhamundá e Parintins (distantes 383 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente). Trabalho que se soma à promoção de ações de Educação Sanitária e à realização de fiscalizações do trânsito de vegetais nas barreiras. A praga A mosca-da-carambola é uma praga que não oferece risco à saúde das pessoas, mas representa uma grave ameaça à economia do Brasil, com potencial para inviabilizar a fruticultura nacional. Ela está presente em Roraima, no Pará e no Amapá. A praga ataca mais de 30 espécies, como manga, goiaba, tomate, acerola, pimenta-de-cheiro, laranja e carambola, entre outras. A mosca-da-carambola tem 8mm de comprimento, tem a parte superior do tórax de cor escura e o abdome amarelo, com listras pretas que se encontram formando um “T”. Qualquer suspeita sobre a existência da praga deve ser imediatamente comunicada à Adaf. Denúncias podem ser reportadas à Gerência de Defesa Vegetal (GDV) pelo AdafOuv no número (92) 99380-9174. FOTO: Divulgação/Adaf Fonte

Secretaria de Cultura e Ibram debatem acerca do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035

O secretário de Cultura Marcos Apolo e a presidenta do Ibram Fernanda Castro assinaram termo de cooperação técnica O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveram, nesta sexta-feira (14/06), no Palacete Provincial, o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES na região Norte. O evento foi realizado com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012. O programa tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, um documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil. De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, essa iniciativa gera um apoio fundamental, uma conexão necessária para que a sociedade possa avançar com respeito à preservação e registro da memória nos museus. Na ocasião, o secretário e a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, assinaram termo de cooperação técnica. “Ficamos felizes em recebê-los em nossa região, em ter essa permissão e oportunidade. É a primeira vez na região Norte, começando pelo Amazonas. O governo Wilson Lima vem procurando fazer esse trabalho de manutenção e valorização da história, da memória, através de nossos museus.” destacou o secretário. “São equipamentos que servem à sociedade. Aqui, atendemos alunos de diversas idades, pesquisadores também, e integrarmos esse sistema, com demais equipamentos do país e com o governo federal. O governo federal tem sido mais presente em todo o país, saindo da capital, dialogando, chegando mais próximo, conhecendo as realidades. E isso é importante para que a gente possa evoluir nessa política pública.” afirmou o secretário. A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, explica a importância de chegar até este momento, onde será possível estabelecer parcerias a partir de uma orientação com o Governo Federal. “A gente precisa estabelecer políticas de estado, não políticas de governo, mas políticas do estado. É isso que a gente quer fazer, construindo um Plano Nacional Setorial de Museus, o nosso PNSM. Tudo isso para que a gente chegue em novembro, no Fórum Nacional de Museus, com o nosso Plano Nacional Setorial e uma articulação nacional por meio do sistema Brasileiro de Museus.” “Nosso objetivo é também fazer com que o Sistema Brasileiro Nacional de Museus se fortaleça. É um sistema que já existia no papel há 20 anos e estamos aqui pela primeira vez assinando esse acordo para poder fazer com que o sistema no Amazonas integre o Sistema Brasileiro de Museus. E o Ibram possa apoiar as pessoas, as instituições, as secretarias e os municípios e também os agentes que estão tentando fazer com que os nossos museus aconteçam.” explica a presidenta. A professora e coordenadora geral do Comitê Gestor da Política Indigenista da Universidade federal do Amazonas (UEA), Jocilene Gomes da Cruz, destaca com orgulho a participação desse momento histórico que está iniciando “Nós estamos iniciando um processo muito relevante, quando olhamos para nossa região e entendemos que ela é grandiosa, mas grandioso mesmo é o que está dentro dela que é essa diversidade cultural extraordinária, esses incríveis lugares e pessoas que a gente precisa dar visibilidade, e que a gente precisa conhecer e precisa fortalecer. Para Jocilene Gomes, é necessário um outro movimento, que é o movimento das pessoas que estão nas comunidades, que estão nos territórios indígenas e que possuem os seus museus a partir das suas perspectivas, das suas compreensões do que sejam os seus museus, as suas casas de referência, dos seus lugares de memória, as suas casas de saberes. “enfim, todos os nomes pelos quais eles chamam os seus lugares de memória.” destaca. “Esperamos que um dia a gente possa ter. de fato, uma visibilidade ampla, um reconhecimento que a gente possa vivenciar essa cultura tão forte, tão presente, e que precisa estar nesses lugares para que sejam construídas políticas públicas que enxerguem essa diversidade, esse patrimônio cultural extraordinário.” expressa Jocilene. No evento, estavam reunidos os fazedores de cultura, profissionais de museus, grupos sociais, pessoas que dedicam a sua vida e lutam pela cultura local, pelos museus, pela museologia na cidade de Manaus. E contou também com com a cantora Simone Ávila, que cantou os sucessos, porto de lenha, brasileira, vento norte, entre outras regionalidades.

Festival de Parintins 2024: Amazonas To Go auxilia quem chega à cidade com informações turísticas

Disponibilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a ferramenta tecnológica Amazonas To Go, vai auxiliar com informação turística rápida, fácil e segura quem for prestigiar o 57º Festival de Parintins, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho. Para facilitar o acesso durante as festividades, a plataforma criou uma aba automática que direciona para a cidade (a 369 quilômetros da capital), além de identificação visual especial de divulgação e contatos úteis. A plataforma oferece ao visitante um guia digital na palma da mão por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, informações sobre a festa, a cidade e de como chegar. Também auxilia sobre onde encontrar atrativos turísticos e opções de coisas para fazer, meios de hospedagens, agências de turismo, restaurantes, entre outros serviços. Todos os empreendimentos sugeridos estão presentes no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), e exercem atividades turísticas regularmente. Atualmente, Parintins conta com 77 prestadores de serviços cadastrados na ferramenta.

ADS divulga calendário de Feiras de Produtos Regionais deste fim de semana

Manaus – O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realiza neste final de semana cinco edições de Feiras de Produtos Regionais na zona urbana e na zona rural de Manaus. A edição executada no Comando Geral da Polícia Militar, não acontecerá devido à troca de fiação do local, retornando com as atividades no próximo sábado, 22 de junho. “Neste fim de semana, a feira da ADS no Comando Geral da Polícia Militar não ocorrerá devido à manutenção no ambiente. No entanto, na próxima edição, a programação será retomada normalmente. Os consumidores interessados em adquirir produtos regionais podem comparecer às outras edições”, disse o gerente de feiras da ADS, Rondyeliton Lima. Nas edições realizadas aos sábados e domingos, os consumidores poderão encontrar uma variedade de produtos agrícolas como hortifrutigranjeiros, artesanatos locais, café da manhã, produtos orgânicos, produtos apícolas e muito mais. As feiras da ADS promovem a economia local, incentivam a sustentabilidade e oferecem aos consumidores produtos frescos e de qualidade, típicos da cultura amazônica. Calendário Sábado Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo Das 5h às 11h Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova Das 5h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva Das 07h às 15h Domingo Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta Negra Das 6h às 11h Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva Das 7h às 12h.

TCE-AM divulga edital para processo seletivo de estágio com bolsa mensal de R$ 1,5 mil

Manaus – Estudantes de ensino superior do Amazonas já podem acessar o edital para o Processo Seletivo de Estágio (PSS/2024) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Publicado na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial Eletrônico (DOE), por determinação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o edital terá 48 vagas para início imediato, além de formação de cadastro reserva, em 13 cursos diferentes. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 e 25 de junho, via internet, por meio do endereço eletrônico https://processoseletivo.tce.am.gov.br/ onde os estudantes deverão fazer o upload de documentos requeridos no Edital, como carteira de identidade, comprovante de matrícula, histórico escolar atualizado, entre outros. O critério de avaliação do PSS levará em conta o Histórico Escolar do candidato, especificamente uma análise do coeficiente de rendimento acumulado e da carga horária total cursada pelo aluno. Estagiários aprovados no PSS terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 1.286,59, além de auxílio-transporte no valor de R$ 215,68, totalizando R$ 1.502,27. A carga horária do estágio será de 25 horas semanais, divididas em cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, no período de funcionamento da Corte de Contas, nos turnos matutino e vespertino. Os cursos com vagas disponíveis para início imediato são Direito (32); Administração (12); Engenharia Civil (1); Ciências Econômicas (1); Ciências Contábeis (1) e Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação (1). Já os cursos que terão formação de cadastro de reserva são Arquitetura; Arquivologia; Assistência Social; Comunicação Social; Design; Pedagogia e Fisioterapia. Conforme o Edital, para concorrer às vagas de estágio, os estudantes de nível superior deverão estar cursando, no mínimo, o 2º período e possuir coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a cinco pontos.