Galeria do Largo recebe novas exposições com propostas experimentais diversas

Na sexta-feira (23/08), às 18h30, o Centro de Artes Visuais Galeria do Largo renova “Espaço Mediações 8ª edição”, com conceitos de ocupação, ateliê e laboratório. As novas exposições fazem parte da mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas” e reúne quatro exposições individuais, incluindo uma mostra de lambes, evidenciando todas as possibilidades de pensamento e materialização em arte. Neste conjunto de propostas, a artista Maria do Rio Negro apresenta “Documentos e Identidades“; Suelen Siqueira exibe “Potências do Corpo Feminino“, com fotografias de shibari art; Marcelo Rufi mostra “Pintacuia Hiperbólico“ e Victor Zagury apresenta a curadoria de lambes “Cola com Noix“. As exposições ficam abertas ao público, de quarta a domingo, de 15h às 20h, na Galeria do Largo, no Centro de Manaus. A realização é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Espaço Mediações, que integra a mostra “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, possui curadoria de Cristóvão Coutinho e está na sua oitava edição. Criado em 2019, ao longo de sua trajetória, o Espaço Mediações contou com a participação de mais de 40 artistas, incluindo exposições individuais e coletivas. Coutinho, curador e gestor do Espaço Cultural Galeria do Largo, fala sobre o objetivo dessa iniciativa artística. “Ela tem como objetivo a inserção de jovens artistas, e apresentar propostas diversas, como vocês verão nestas exposições. A intenção é envolver arte urbana, arte que vem da periferia, pessoas que às vezes não estão no centro das ações artísticas e são convidadas”, explica. “Com a mostra, buscamos integrar essas expressões e criar um conceito que valorize essa diversidade”, explica Coutinho. Mostra coletiva de lambes A mostra Coletiva de Lambes “Cola com Noix” conta com a participação de mais de 30 artistas, tendo o artista Victor Zagury como curador, reunindo na parede/mural impressões de histórias ancestrais e o espírito da arte urbana, no suporte que discorre narrativas amazônicas. Victor Zagury, conhecido por “Zag”, é ativista urbano, produtor criativo e facilitador de ações, é também um dos principais articuladores do projeto Coletivo Artivismo. Nascido na cidade de Manaus, e criado entre Amazonas e Pará, “Zag” carrega em sua trajetória a diversidade cultural da Amazônia no estilo street art, que se reflete em sua linguagem artística multifacetada. “’Cola com Noix’ destaca a identidade visual única de cada artista, refletindo a riqueza cultural e a complexidade da Amazônia. A exposição busca não apenas apresentar a arte lambe-lambe como forma de expressão, mas também como um poderoso instrumento de artivismo, onde o estético se encontra com o político”, declara “Zag”. Os visitantes poderão explorar obras que dialogam com o contexto urbano da Região Norte, abraçando o espírito indomável da arte urbana lambe-lambe, oferecendo uma perspectiva crítica e engajada sobre a realidade local. A mostra convida o público a refletir sobre a força transformadora da arte na construção de novas narrativas sociais. Pintacuia hiperbólico   A cuia, fruto da natureza amazônica, nas mãos canhotas do artista contemporâneo de Monte Alegre (PA) Marcelo Rufi transforma-se em tela viva, em portais para a alma e reflexo de uma história de “puro amor e vandalismo”, na qual o artista procura “desver” o belo e o academicismo em uma busca desinibida pela experimentação artística para além do resultado, no qual o processo é o centro e motor da criação. “A arte de pintar cuias, prática ancestral que se entrelaça com a identidade do povo montealegrense, é mais do que uma técnica, é uma expressão profunda da alma, um diálogo entre a natureza e o homem, ‘ser Pintacuia é ser pé no chão’, e mesmo distante, não deixar de lado suas origens, é um ato resistência”, declara o artista Marcelo Rufi. Marcelo Rufi é um produtor cultural, curador e artista contemporâneo de 38 anos. Se autodefinindo como gay, preto de periferia, ele vem atuando nas ruas da cidade sendo transgressor e experimentando múltiplas linguagens. Por meio de instalações artísticas interativas, esculturas, pinturas e desenhos nas cuias e, para além delas, o artista propõe contar sua história de 38 anos de vida, dos 18 se passaram em Manaus, para onde veio de mala e cuia em fevereiro de 2006. Sem ser narcísica ou ensimesmada, a exposição busca desnudar o artista em vários aspectos, seus sentimentos mais profundos e sem medo de revelá-los, livre das aprovações, rotulações, rejeições e julgamentos inevitáveis. “Pintacuia Hiperbólico”, sem perder a ironia e o bom humor é uma declaração de amor a Monte Alegre e à maior paixão do artista: a arte. Potências do corpo feminino A Exposição Fotográfica “Potências do Corpo Feminino” propõe uma imersão na estética do Shibari Art, uma técnica de imobilização, amarração corporal e comunicação com as cordas, que teve sua origem no Japão. Ele é inspirado no Hojojutsu, uma técnica sistematizada que era usada por samurais para restringir criminosos, usando as cordas. A exposição é um desdobramento do estudo idealizado por Suelen Siqueira, Licenciada em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas UEA, artista, premiada em editais de fomento à cultura, atuante em diversos projetos sociais, ativista em prol das pessoas com deficiência e visibilidade do Empoderamento Feminino. “Potências do Corpo Feminino” busca tornar possível a conexão da mulher com seu próprio poder, dialogando com a aceitação do corpo, cicatrizes, formas e sentimentos vividos, superados ou não. “As cordas amarram, prendem, apertam, ferem, resgatam e puxam para cima, te fazem enxergar dentro de si e para o alto. O quanto você resistiu, quando você se olha e vê a aceitação de pertencer-se”, destaca a artista e curadora, Suelen. O ensaio fotográfico realizado por Tayna Sateré, fotógrafa e artesã indígena da Amazônia, reflete com sutileza o olhar de suas curvas, a beleza, as potências que marcam histórias com o poder de exaltar e criar a empatia com o corpo que se vê e se projeta para o alto quando suporta o peso, supera as inseguranças e transcende para o desdobramento dos desejos. Documentos e identidades Nesta exposição, a artista Maria do Rio Negro apresenta uma série

Marcello Ipanema leva seu ‘Boi-Bumbá Nuclear’ ao Tacacá na Bossa, nesta quarta-feira

O Tacacá na Bossa desta quarta-feira (21/08) apresenta o projeto “Boi-Bumbá Nuclear”, do músico Marcello Ipanema. No show, que tem início às 19h30, o músico apresenta seu trabalho autoral que propõe a fusão do ritmo genuinamente amazonense da toada de boi-bumbá com reggae rock e música eletrônica. O Tacacá na Bossa é realizado com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Marcello Ipanema afirma que se inspirou no artista pernambucano Chico Science, falecido em 1997, para idealizar e realizar o projeto, que se transformou em um álbum, já lançado nas plataformas digitais. A inspiração vem do álbum “Maracatu Atômico”, no qual Chico Science e a Nação Zumbi misturaram ritmos pernambucanos com soul e rock. “Assim como Chico Science fez com a Nação Zumbi, misturou o maracatu com o rock, com o soul e chamou de ‘Maracatu Atômico’, eu peguei a nossa toada, o batuque, misturei com reggae, rock, música eletrônica e fiz o ‘Boi-Bumbá Nuclear’”, conta o músico, acrescentando que contou com a participação de David Assayag e Márcia Siqueira na gravação do álbum. No show que vai apresentar no Tacacá na Bossa, Marcello Ipanema será acompanhado por Elson Arcos (baixo e samples), Anderson Barreto (flautas andinas e charango), Pachamama (caixinha), Thonny (surdo), João Serrão (guitarra solo) e Voulner Sá (bateria). Moises Vital, responsável pela produção do projeto Tacacá na Bossa, destaca diversidade e atrativos durante os eventos realizados pelo projeto. “Além de dar espaço para artistas apresentarem seus trabalhos autorais, o projeto também se destaca por especiais dedicados a ícones da música como Chico Buarque, Pink Floyd, Belchior, Zé Ramalho e Beatles”, diz. No caso, nesta semana, o projeto dá a oportunidade a um artista local de apresentar sua produção autoral ao público, em um dos espaços mais visitados e conhecidos de Manaus. Carreira Marcello Ipanema é músico, produtor musical e atua na área desde 1997, quando fundou sua primeira banda de reggae e ska, a Deskarados, na qual desenvolveu o seu trabalho autoral compondo, arranjando e produzindo dois álbuns. O primeiro álbum, denominado “Aqui no Mato Tem Ska”, teve a faixa “Tudo como era antes” classificada na primeira Bienal da Une em 1999, o que levou a banda a Salvador, onde Marcello teve o prazer de dividir o palco com Racionais Mcs. Dois anos depois, em 2001, na segunda Bienal da Une, no Rio de Janeiro, a música “Mão-de-Obra Barata”, do mesmo album foi classificada, levando o músico à Cidade Maravilhosa, onde teve o prazer, desta vez, de dividir o palco com Lenine e Pedro Luiz e a Parede. Posteriormente, lançou o álbum “Música do nosso Sol”, sempre desenvolvendo eventos de divulgação de sua obra em Manaus. Com o repertório desses dois álbuns, fez algumas viagens pelo Nordeste e teve participações nos Shows de Andread Jó, Adão Negro, entre outros artístas. O último trabalho que produziu e lançou com a Deskarados foi o single “Sensibilidade”.

Mikael e Prata Filho se apresentam no palco da turnê SPC Acústico 2 ‘O Último Encontro’

Shows serão realizado no Studio 5, a partir das 21h deste sábado (13/7) Quem viveu a década de 90 sabe o frisson que foi a ‘febre’ SPC. De Minas Gerais, o grupo de pagode marcou o coração de milhares de pessoas com suas canções românticas. Agora, neste sábado (13/7), Alexandre Pires e Só Pra Contrariar juntos, novamente. Mas, desta vez, para uma grande despedida que promete emocionar. Hits que dominaram a TV e as rádios do país, como “Meu Jeito de Ser”, “É Bom Demais”, “Essa Tal Liberdade”, “Te Amar Sem Medo” e “O Amor, Você E Eu” e tantas outras, serão apresentados no Studio 5, a partir das 21h. Antes do SPC pisar no palco para ‘o último encontro’ com os fãs manauaras, o público vai contar com um super show do cantor Mikael. Prata da Casa, o artista já dividiu palco com grandes artistas do pagode brasileiro como o cantor Belo. E não acaba quando termina… Após o show do SPC, será a vez do cantor Prata Filho no palco. O artista é presença confirmada nas melhores rodas de pagode de Manaus e não poderia ficar de fora da turnê SPC. Setores com novas opções de venda O Studio 5 receberá os setores Frontstage e Mesas – Ouro e Prata – com valores que variam de R$ 150 a R$ 1.000 no primeiro lote. Confira: * Frontstage Sai da Minha Aba: R$ 170 (possuiu entrada diferenciada, bares e banheiro exclusivos); * Mesa Prata Que se Chama Amor: R$ 600/por pessoa (possui entrada diferenciada, bares e banheiros exclusivos); * Mesa Ouro É Bom Demais: R$ 1.000/por pessoa (com entrada diferenciada, bares e banheiros exclusivos, incluindo buffet de boas vindas que iniciará às 21h e encerrará no inicio do show do SPC); * Camarote Essa Tal Liberdade (individual): R$ 400. Haverá ainda venda de camarotes ‘Essa Tal Liberdade’ com capacidade para 20 pessoas. O investimento do grupo para o setor é de R$ 8 mil. O local contará com bares exclusivos e entrada diferenciada e, ainda, cada camarote receberá um combo de destilado da sua preferência (whisk 12 anos, Vodka ou Gin internacional + quatro energéticos). Para este setor, em específico, os interessados devem entrar em contato direto com a M1 Eventos, por meio do WhatsApp (92) 9 8482-3539. Onde comprar Os ingressos para a turnê do SPC em Manaus podem ser adquiridos nas centrais Oba Ingressos, localizadas nos shoppings Millenium e Manauara. Além disso, há disponível a compra online, por meio do site oficial da turnê (www.spcacustico.com.br) e, ainda pelo site BaladApp (https://baladapp.com.br/a/spc-manaus-am-13-de-julho-de-2024/4415).

Agenda Cultural: Confira as atrações para o fim de semana

Peças teatrais, baile com temática furacão 2000, festival de férias, além de um show inédito com sucessos da música brasileira compõem a programação deste fim de semana O agendão cultural deste fim de semana (05 a 07/07) oferece uma programação repleta de novidades nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui peças teatrais, baile com temática furacão 2000, curtas-metragens, espetáculos, festival de férias 2024, leituras, concertos musicais com obras representativas da música clássica de Beethoven, além de um show inédito que promete encantar o público com sucessos da MPB. Na sexta-feira (05/07), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o espetáculo “O Pai de Qualquer Pátria”, encenado pelo grupo Garagem. A peça teatral narra a história na qual uma filha fala sobre seu pai, contando sua história em contraste com os burburinhos correntes na sociedade sobre família. Ela compartilha memórias para preservar a boa imagem do pai, apesar de seus erros indefensáveis. Enquanto os conflitos persistem sem resolução, resta apenas o luto pelo que se perdeu. Com classificação livre e entrada gratuita. Na sexta e no sábado (05 e 06/07), às 20h, será apresentada a comédia “Não!”, com a atriz Adriana Birolli. A peça aborda a dificuldade que as pessoas têm em dizer o não. A plateia é convidada a entrar na intimidade da personagem, conhecer o cronograma de sua vida e acompanhar a retrospectiva de 18 anos de terapia. Com classificação indicativa de 12 anos, os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site www.shopingressos.com.br No sábado (06/07), às 17h30, o Baile “Funkonda”, realizado pela Casa Konda, acontece no Salão Rio Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O baile apresenta uma Ball com temática Furacão 2000. Enaltecendo a cultura Ballroom, raízes pretas, periféricas e ícones LGBTQIAPN+. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita. O cineclube de Arte exibirá neste sábado (06/07), às 18h, a “Avant Premiere” dos curtas metragens “Desaparecida” e “Foi ele”, da cineasta Glória Torres. O público terá a oportunidade de vivenciar em primeira mão as emocionantes tramas e os personagens que habitam o universo da roteirista e cineasta em suas duas mais recentes produções. Com classificação indicativa de 12 anos, a entrada é gratuita. O Teatro Gebes Medeiros recebe neste sábado (06/07), às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas. A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Em meio a cantorias, doces e comédia, um feitiço acontece e então surge um grande mistério: quem seria capaz de enfeitiçar a própria família?. Com classificação livre e entrada gratuita. As reservas estão sendo feitas pelo site www.sympla.com.br Ainda no sábado (06/07), às 19h, o Teatro da Instalação apresenta o espetáculo teatral “Amazonas: Causos, Lendas e Costumes da Nossa Gente”. Produzido pelo Grupo Teatral Criando Cenas em parceria com a Escola Brigadeiro João Camarão, o espetáculo conta com um elenco de 45 atores que se revezam no palco para retratar a vivência ribeirinha e cultura indigena através das lendas amazônicas, como “O Fantasma do Tropical Hotel”. A entrada é gratuita e o evento é livre para todos os públicos. Após conquistar o tricampeonato no 47º Festival de Parintins, o Boi Caprichoso desembarca em Manaus para dar continuidade às comemorações com sua apaixonada nação. O movimento Marujada promove a “Festa do Triunfo”, que acontece neste sábado (06/07), a partir das 21h, no Sambódromo. O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Com entrada gratuita. O tricampeão Boi Caprichoso, com o tripa Alexandre Azevedo, Edmundo Oran, Patrick Araújo, Prince do Caprichoso e Marujada de Guerra são itens confirmados, além de Marcela Marialva, Valentina Cid, Cleise Simas, Marciele Albuquerque e Erick Beltrão. Completam a constelação de atrações os toadeiros Júlio Persil, Ornello Reis, Edilson Santana, Junior Paulain, Arlindo Neto, Klinger Junior e Paulinho Viana, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus, Troup Caprichoso, Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB). Mais atrações no domingo Em mais uma edição, o Festival de férias 2024 retorna trazendo muita diversão e cultura para toda a família. A programação tem início no domingo (07/07), de 17h às 20h, no Largo de São Sebastião, e conta com jogos, brincadeiras, oficinas criativas no Largo de São Sebastião e visita à Galeria do Largo. No dia da abertura, a programação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Nas demais datas, é necessária a inscrição on-line para participar. Para participar das atividades do dia 9 de julho (terça-feira) e do dia 11 de julho (quinta-feira), os interessados devem acessar os links que estão disponíveis a partir das 10h, desta sexta-feira (05/07). E para fazer inscrição para as atividades do dia 13 de julho, o link estará disponível às 10h, do dia 10 de julho. Os links para inscrição estão disponíveis no Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br A Biblioteca Volante Thiago de Melo com a participação da escritora Eli Soares, apresenta neste domingo (07/07), o Projeto “Mania de Ler”, de 17h às 19h, na lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus. Com entrada gratuita, a programação conta com contação de histórias e lançamentos do livro “Borboletinha: A Cozinheira Apaixonada”. No domingo (07/07), às 19h, pela primeira vez no Teatro Gebes Medeiros, o cantor Luso Neto apresenta o show “Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”, o rei do soul e o rei do pop em um show só. O espetáculo promete encantar o público através dos sucessos desses dois ícones do Brasil na voz marcante de Luso Neto e na companhia de seu violonista Fernando Mangabeira. “Brasilidades – Tim Maia e Lulu Santos”,

Poesia: Pra sempre curumim

_Valter Calheiroos_ Olha o curumim brincando na trama do beiradão entre as fraldas e o terreiro um momento de emoção. Olha o curumim sonhando nas beiradas do rio mar olha a mãe quase rezando quando fica a trabalhar. Olha o prato e a panela a comida foi servida e as águas que lavam tudo dão um toque de acolhida. Olha o curumim crescendo ai de ti e ai de mim se na vida nós pudermos ter o dom de ser pra sempre curumim. Retratos e breve poesia Fotos: Valter Calheiros Lago da Colônia Antônio Aleixo – junho2024

Festival de Parintins 2024: Caprichoso conclui 95% dos trabalhos nos galpões

Preparativos avançam na reta final dos trabalhos com últimos ajustes   A pouco mais de uma semana para o início do 57º Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, os trabalhos no galpão do boi-bumbá Caprichoso estão a todo vapor, com 95% das alegorias, fantasias e demais preparativos concluídos para o espetáculo que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho. Este ano, o Caprichoso irá levar para a arena o espetáculo “Cultura – Triunfo do Povo Guerreiro”. E promete apresentar criatividade e tradição, destacando a força e a resiliência do povo amazônico. A expectativa agora se volta para os últimos ajustes, onde cada componente será revisado, entrando fase de pintura, revestimento e de adereços. A equipe está preparada para entregar um espetáculo inesquecível. É o que afirma o artista plástico Roberto Reis, que trabalha no Galpão do Touro Negro há três anos, coordenando o núcleo de Lendas Amazônicas.   “O Caprichoso promete entregar muito efeito, muito movimento, novidade, a galera pode esperar que o Caprichoso vai ser tricampeão”, destacou o artista. O trabalho com ritmo acelerado é resultado da dedicação de uma equipe composta por artesãos, pintores, costureiras e diversos outros profissionais, entre eles, os irmãos Paulo e Adenilson Pimentel, artistas responsáveis pelo Item 15 – Figura Típica Regional. “Foi um trabalho de muita luta e dedicação, um boi criado por várias mãos, principalmente o nosso trabalho, inspirado dentro da nossa própria obra, que somos artistas”, disse Paulo.   Os dois irmãos trabalham juntos nos galpões do Caprichoso há mais de 20 anos. A dupla é fruto da Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, que já formou inúmeras profissionais que atuam dentro do bumbá. “O nosso trabalho vai ser muito primoroso, nos detalhes mínimos. As alegorias são muito grandes, os módulos são grandiosos. Estou tendo certeza que dentro da arena a gente vai surpreender, cada vez mais em busca desse tão sonhado título”, afirmou Adenilson As alegorias do Caprichoso começaram a ser transportadas para a concentração do Bumbódromo no início da semana, ocupando a área do entorno do Bumbódromo, onde devem receber os últimos ajustes antes de entrar na arena.

Festival de Parintins 2024: A histórica competição folclórica dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido

História dos dois bumbás de Parintins começa no início do século XX cercada de misticismo e religiosidade O Festival de Parintins é considerado o maior espetáculo a céu aberto do mundo. O evento marca, há mais de 50 anos, a competição folclórica dos bois Caprichoso e Garantido, que se enfrentam apresentando 21 itens em uma arena nomeada de ‘Bumbódromo’. A primeira edição da festa foi em 1965, mas a história dos bumbás é contada desde 1913. Este ano, na 57ª edição, que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, o Caprichoso, que defende a cor azul, tentará o 26º título com o tema ‘Cultura – O Triunfo do Povo’. E o Garantido, representado pela cor vermelha, buscará o 33º título, com o tema ‘Segredos do Coração’. Caprichoso De acordo com Márcio Braz, que é membro do Conselho de Artes do Caprichoso, o Touro Negro nasceu no ano de 1913, pelas bandas do Urubuzal, em Parintins. Nascido das mãos de Roque Cid e seus irmãos, Antônio Cid, Beatriz Cid e Pedro Cid, naturais de Crato, no Ceará, o boi azulado carrega em sua história muita ancestralidade.   O ponto de partida é quando os irmãos resolvem seguir para rumos diferentes em busca de uma vida melhor e saem do Nordeste. O mais velho, Pedro Cid, resolveu ficar em Belém, pois precisava de trabalho urgentemente. Os outros, Roque Cid, Antônio Cid e Beatriz Cid, seguiram para Parintins. Em 1913, os Cid ainda não haviam concretizado todos os seus sonhos de prosperar na nova terra e escutam sobre um boi de nome Caprichoso, que ficava na Praça 14 de janeiro, em Manaus. Os irmãos decidem, então, criar um boi também chamado Caprichoso, com a promessa de conseguir prosperidade naquela terra e proporcionar, todos os anos, festejos para a população. Assim, nasce o boi conhecido como ‘Touro Negro da América’, no local conhecido como ‘Esconde’, onde hoje é a Travessa Sá Peixoto. Para Márcio Braz, a negritude do boi representa muita luta e, com isso, maior identificação com os torcedores. “O Caprichoso escolheu a cor preta e tem o nome que vem de um quilombo da Praça 14. A cor e o nome surgem como uma afronta às elites locais. No início dos anos 80, a gente já falava dessa negritude na arena. Tivemos várias toadas nesse sentido, ligadas ao axé. O Caprichoso abraça os povos da Amazônia e as pessoas foram percebendo que é um boi de luta”, destacou Márcio Braz, membro do Conselho de Artes do Caprichoso. No lado sul da cidade está o reduto do Caprichoso, onde também fica localizado o Curral Zeca Xibelão. É no espaço que todos os eventos, festas e outras tradições do bumbá ainda são realizadas até os dias de hoje. Garantido O Boi Garantido também surgiu em 1913, data que é reconhecida como ano oficial de sua fundação, mediante a falta de registros oficiais desse momento histórico. Como fundador, o bumbá tem Lindolfo Monteverde, que personifica a história da agremiação detentora de 32 títulos. O nome do bumbá surgiu quando Lindolfo Monteverde, aos 11 anos, foi pedir à sua mãe para criar uma brincadeira de boi. Ao escutar que não podia, pois era uma brincadeira de adultos, o pequeno Lindolfo decidiu que um dia criaria o próprio boi, onde todas as crianças poderiam brincar e prometeu que o nome dado ao brinquedo seria ‘Garantido’. Anos mais tarde, Lindolfo ficou muito doente e fez uma promessa à São João que, se ficasse curado, criaria um boi-bumbá para sair às ruas todo dia 24 de junho. Assim, a promessa foi cumprida e, todos os anos, no dia de São João, uma reza é realizada no antigo curral do boi. Após o término da celebração, o Boi Garantido sai com a batucada e a vaqueirada pelas ruas da Baixa do São José, em agradecimento pela graça concedida há muitos anos. Segundo registros antigos, as cores vermelho e branco também tiveram origem nas cores do santo. A Baixa do São José é o reduto tradicional do Garantido, em Parintins. Localizado na parte oeste da cidade, é na Baixa que se encontra o local onde nasceu o Garantido. O lugar de eventos, reuniões e concentração tradicional é conhecido como “curral antigo”. Neste lugar, até hoje, são realizadas as celebrações de Santo Antônio e de São João, tradições influenciadas pela religião católica, traço histórico do povo parintinense. “O Garantido nasce em uma comunidade chamada Baixa do São José, que antes era chamada de Baixa da Xanda, por conta da mãe de Lindolfo, dona Alexandrina. Essa localidade, naquela época, era muito longe do Centro de Parintins, uma região que alagava. Ali, se agregavam negros, que tinham fugido do processo de escravidão, indígenas e pessoas de baixo poder econômico, que se juntaram enquanto comunidade. Então, o Garantido emerge de uma comunidade afro-indígena, formada por pessoas humildes, nascendo no meio do povo”, destacou o doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, Allan Rodrigues. A agremiação adotou um posicionamento politizado em suas performances, utilizando a arte como instrumento de transformação social e disseminando mensagens de tolerância, igualdade e respeito. Por meio de suas toadas, danças, cenários e figurinos, o Boi Garantido aborda temas como intolerância religiosa, igualdade de gênero, racismo e etnocentrismo, destacando a importância da diversidade cultural e da preservação das tradições amazônicas.

Secretaria de Cultura e Ibram debatem acerca do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035

O secretário de Cultura Marcos Apolo e a presidenta do Ibram Fernanda Castro assinaram termo de cooperação técnica O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoveram, nesta sexta-feira (14/06), no Palacete Provincial, o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES na região Norte. O evento foi realizado com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012. O programa tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, um documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil. De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, essa iniciativa gera um apoio fundamental, uma conexão necessária para que a sociedade possa avançar com respeito à preservação e registro da memória nos museus. Na ocasião, o secretário e a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, assinaram termo de cooperação técnica. “Ficamos felizes em recebê-los em nossa região, em ter essa permissão e oportunidade. É a primeira vez na região Norte, começando pelo Amazonas. O governo Wilson Lima vem procurando fazer esse trabalho de manutenção e valorização da história, da memória, através de nossos museus.” destacou o secretário. “São equipamentos que servem à sociedade. Aqui, atendemos alunos de diversas idades, pesquisadores também, e integrarmos esse sistema, com demais equipamentos do país e com o governo federal. O governo federal tem sido mais presente em todo o país, saindo da capital, dialogando, chegando mais próximo, conhecendo as realidades. E isso é importante para que a gente possa evoluir nessa política pública.” afirmou o secretário. A presidenta do Ibram, Fernanda Castro, explica a importância de chegar até este momento, onde será possível estabelecer parcerias a partir de uma orientação com o Governo Federal. “A gente precisa estabelecer políticas de estado, não políticas de governo, mas políticas do estado. É isso que a gente quer fazer, construindo um Plano Nacional Setorial de Museus, o nosso PNSM. Tudo isso para que a gente chegue em novembro, no Fórum Nacional de Museus, com o nosso Plano Nacional Setorial e uma articulação nacional por meio do sistema Brasileiro de Museus.” “Nosso objetivo é também fazer com que o Sistema Brasileiro Nacional de Museus se fortaleça. É um sistema que já existia no papel há 20 anos e estamos aqui pela primeira vez assinando esse acordo para poder fazer com que o sistema no Amazonas integre o Sistema Brasileiro de Museus. E o Ibram possa apoiar as pessoas, as instituições, as secretarias e os municípios e também os agentes que estão tentando fazer com que os nossos museus aconteçam.” explica a presidenta. A professora e coordenadora geral do Comitê Gestor da Política Indigenista da Universidade federal do Amazonas (UEA), Jocilene Gomes da Cruz, destaca com orgulho a participação desse momento histórico que está iniciando “Nós estamos iniciando um processo muito relevante, quando olhamos para nossa região e entendemos que ela é grandiosa, mas grandioso mesmo é o que está dentro dela que é essa diversidade cultural extraordinária, esses incríveis lugares e pessoas que a gente precisa dar visibilidade, e que a gente precisa conhecer e precisa fortalecer. Para Jocilene Gomes, é necessário um outro movimento, que é o movimento das pessoas que estão nas comunidades, que estão nos territórios indígenas e que possuem os seus museus a partir das suas perspectivas, das suas compreensões do que sejam os seus museus, as suas casas de referência, dos seus lugares de memória, as suas casas de saberes. “enfim, todos os nomes pelos quais eles chamam os seus lugares de memória.” destaca. “Esperamos que um dia a gente possa ter. de fato, uma visibilidade ampla, um reconhecimento que a gente possa vivenciar essa cultura tão forte, tão presente, e que precisa estar nesses lugares para que sejam construídas políticas públicas que enxerguem essa diversidade, esse patrimônio cultural extraordinário.” expressa Jocilene. No evento, estavam reunidos os fazedores de cultura, profissionais de museus, grupos sociais, pessoas que dedicam a sua vida e lutam pela cultura local, pelos museus, pela museologia na cidade de Manaus. E contou também com com a cantora Simone Ávila, que cantou os sucessos, porto de lenha, brasileira, vento norte, entre outras regionalidades.

Festival de Parintins 2024: Amazonas To Go auxilia quem chega à cidade com informações turísticas

Disponibilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a ferramenta tecnológica Amazonas To Go, vai auxiliar com informação turística rápida, fácil e segura quem for prestigiar o 57º Festival de Parintins, que acontece entre os dias 28 e 30 de junho. Para facilitar o acesso durante as festividades, a plataforma criou uma aba automática que direciona para a cidade (a 369 quilômetros da capital), além de identificação visual especial de divulgação e contatos úteis. A plataforma oferece ao visitante um guia digital na palma da mão por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, informações sobre a festa, a cidade e de como chegar. Também auxilia sobre onde encontrar atrativos turísticos e opções de coisas para fazer, meios de hospedagens, agências de turismo, restaurantes, entre outros serviços. Todos os empreendimentos sugeridos estão presentes no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), e exercem atividades turísticas regularmente. Atualmente, Parintins conta com 77 prestadores de serviços cadastrados na ferramenta.

Presidente da Asseam, Gerson Sampaio, Reforça Apoio ao Resgate do Carnaval de Manaus

O presidente da Associação de Entretenimento do Amazonas (Asseam), Gerson Sampaio, participou do programa Encircuito na tarde da última quarta-feira (29) e reafirmou seu compromisso com o resgate do carnaval de Manaus e a revitalização do entretenimento na cidade. Sampaio destacou que seis das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus procuraram a Asseam em busca de apoio para revitalizar o carnaval. Ele enfatizou que a associação está determinada a transformar o evento em uma celebração grandiosa novamente, recuperando o brilho e a importância que o carnaval de Manaus teve no passado. O programa Encircuito é transmitido pela Rede TV Manaus, canal 18.1, aos domingos às 11h45 e às segundas-feiras às 22h30.

Escolas de Samba de Manaus serão representadas pela Asseeam

Seis escolas de samba de Manaus assinaram acordo com a Associação de Entretenimento do Estado do Amazonas (Asseeam), durante reunião realizada na sede da TV A Crítica, nessa quarta-feira, 22. As agremiações A Grande Família, Reino Unido, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Sem Compromisso e Vila da Barra serão representadas pela instituição. O presidente da Asseeam, Gerson Sampaio dá boas vindas as agremiações e garante que não medirá esforços para que as escolas tenham todo apoio necessário para realizar o desfile no Carnaval de 2025. “Nós fomos procurados pelas agremiações e nos colocamos à disposição para colaborar no que for necessário. O Carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do nosso Estado, que gera empregos diretos e indiretos, além de movimentar nossa economia e presentear o público com belíssimos espetáculos. Nós da Asseeam estamos muito felizes em poder representar essas escolas e queremos juntos delas escrever um novo capítulo na história do carnaval amazonense”, disse Gerson Sampaio.

Governo do Amazonas anuncia ‘Thiaguinho’ e ‘Belo’ como as atrações principais da Festa dos Visitantes 2024

Evento antecede a abertura do Festival de Parintins e acontecerá, pelo segundo ano, no Bumbódromo da cidade Os cantores Thiaguinho e Belo serão as atrações nacionais da Festa dos Visitantes 2024, que este ano acontecerá no dia 27 de junho. Assim como na edição do ano passado, a festa que antecede o Festival de Parintins, será realizada no Bumbódromo. A entrada será trocada por um quilo de alimento não-perecível, que vai ser doado para instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Assim como em 2023, a empresa Eneva é a responsável por trazer as atrações nacionais, como forma de apoio cultural à realização do evento. Este ano, o grupo educacional Ciesa também entra como apoiador da festa. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Economia Criativa, será a responsável pela organização da festa. Assim como em 2023, a festa dos Visitantes contará com apresentações de artistas locais, que tem se destacado no cenário musical, nos mais diversos ritmos, da toada, passando pelo pagode, e eletrônico, até o forró. “Estamos felizes com o sucesso da Festa dos Visitantes do ano passado e, neste ano, nossas expectativas são as melhores. A mudança do evento para o Bumbódromo foi bastante elogiada pelo público e se mostrou uma decisão muito acertada do governador Wilson Lima. Estamos confiantes que será novamente um espetáculo grandioso, recebendo as pessoas no melhor esquenta do Festival”, disse Marcos Apolo o secretário de cultura e economia criativa. Em 2023, a Festa dos Visitantes foi realizada pela primeira vez no Bumbódromo de Parintins e registrou a presença de um público de 20 mil pessoas, que assistiram as atrações nacionais Ludmila e Simone Mendes, além dos artistas locais de diferentes gêneros musicais, que se revezaram no palco 360º montado na arena e proporcionando uma experiência inédita aos parintinenses e visitantes. Thiaguinho Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Foi através do seu tio que começou a ter contato com o pagode. Seu primeiro trabalho foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, da TV Globo, que o cantor foi revelado. Com muito talento e carisma, Thiaguinho virou vocalista do grupo Exaltasamba, conquistou os fãs e agregou milhões de outros em todo o país, transformando o grupo no maior sucesso deste segmento no Brasil. Atualmente, após o fim do grupo musical, Thiaguinho segue carreira solo arrastando multidões por onde passa com sucessos como ‘Tá Vendo Aquela Lua’, ‘Falta Você’, ‘Sou o Cara pra Você’, etc. Belo Belo é um dos grandes nomes do pagode nacional. Natural de São Paulo, capital, o cantor teve uma infância humilde e começou a tocar cavaquinho após seu pai lhe dar o instrumento. Em 1993, o cantor passou a integrar o grupo de pagode Soweto, fazendo inúmeros shows por todo o país. Com a banda, gravou três discos. Permaneceu com o grupo até 1999, quando decidiu seguir carreira solo. Para a ‘Festa dos Visitantes 2024’, Belo cantará os seus maiores sucessos, como ‘Perfume’, ‘Desafio’, ‘Pra Ver o Sol Brilhar’, entre outras canções. Fotos: Márcio James/SEC com informações da assessoria

Cantor Jão aterrissa em Manaus com “Superturnê” para única apresentação no Studio 5

Mega estrutura será montada no Studio 5 e grandes hits prometem embalar o público, o artista se apresenta no sábado, dia 25. O público amazonense poderá conferir SUPERTURNÊ que o cantor paulista Jão tem rodado o país para Manaus no próximo dia 25 de maio. Com ingressos esgotados por onde passa, a apresentação na capital amazonense acontece no Studio 5. Dividida em atos, a SUPERTURNÊ atravessa todas as fases da carreira de Jão. O setlist é formado por faixas de seus quatro álbuns lançados – Lobos, Anti-Herói, Pirata e Super -, contemplando os quatro elementos que compõem o universo: Terra, Ar, Água e Fogo. A apresentação também conta com muitos efeitos especiais, projeções e momentos de interação com os fãs. Os ingressos para a passagem da SUPERTURNÊ em Manaus estão disponíveis para vendas através do site bilheteriadigital.com e nas lojas Bibi Cell ou The B-Burgers e custam a partir de R$ 90 (pista – meia entrada), R$ 175 (pista premium b – meia entrada), R$ 615 (Ingresso Lobos VIP Package B – meia entrada). O Ingresso Lobos VIP B inclui ingresso para o setor Pista Premium, credencial VIP especial, entrada antecipada no dia do show, acesso antecipado ao merchandise oficial, itens exclusivos à venda no merchandise oficial. Serviço: Jão em SUPERTURNÊ. Quando: 25 de maio. Abertura dos Portões, 16h. Onde: Studio 5. Av. Rodrigo Otávio, 3555. Distrito Industrial. Manaus/AM. Ingressos: R$ 90 (pista – meia entrada), R$ 175 (pista premium b – meia entrada), R$ 615 (Ingresso Lobos VIP Package B – meia entrada). O Ingresso Lobos VIP B inclui ingresso para o setor Pista Premium, credencial VIP especial, entrada antecipada no dia do show, acesso antecipado ao merchandise oficial, itens exclusivos à venda no merchandise oficial. Informações: (92) 99250-9037 | instagram: @pumpmanaus Com informações da assessoria

Amazon Best confirma apresentação de Isabelle Nogueira no Arena Planeta Boi

A cunhã-poranga do Garantido tem causado alvoroço em suas aparições em todo o estado No dia 25 de maio, a Arena da Amazônia recebe o Arena Planeta Boi e apresenta o grandioso espetáculo de Caprichoso e Garantido aos clientes Amazon Best. A organização do eventou confirmou a apresentação da cunh-poranga do Garantido – e agora ex-BBB – Isabelle Nogueira. Terceira colocada na edição do reality global deste ano, Isabelle ganhou destaque nacional ao colocar em destaque a cultura do Amazonas, em especial o Festival de Parintins. Formada em Espanhol, Isabelle tem uma trajetória muito arraigada aos eventos culturais do estado, sendo ‘coroada’ em abril deste ano como Embaixadora do Festival de Parintins. Ontem (8), ganhou título e medalha de honra ao mérito por pormover a visibilidade nacional e internacional da cultura amazonense. *Terceira edição do Arena Planeta Boi* O Arena Planeta Boi acontece no próximo dia 25 de maio, a partir das 20h. Com ingressos já sendo vendidos, a estimativa é que mais de 30 mil pessoas assistam à apresentação dos itens dos bois de Parintins. Itens oficiais, que podem decidir o campeonato com suas notas, são o destaque do evento. Além de Isabelle, o público também vai poder ver de pertinho as evoluções da Cunhã-Poranga Marciele Albuquerque; da Porta-Estandarte Marcela Marialva; da Rainha do Folclore Cleise Simas; da Sinhazinha – Valentina Cid; e do Pajé – Erick Beltrão. Eles se juntarão a Edmundo Oran, Patrick Araújo e Prince do Boi – apresentador, levantador e amo do boi, respectivamente – para levar alegria e emoção aos torcedores azulados. A Arena da Amazônia também terá seu lado vermelho, com um super show dos itens do Boi da Baixa. Israel Paulain, Sebastião jr e João Paulo Faria apresentador, levantador e amo do boi, respectivamente – devem conduzir as apresentações da Porta-Estandarte Lívia Christina; da Rainha do Folclore Edilene Tavares; da Sinhazinha Valentina Coimbra; e do Pajé Adriano Paketá. E é claro que, juntos a todos estes itens oficiais, não vai faltar a evolução oficial dos ‘tripas’ Alexandre Azevedo, do Caprichoso, e Batista, do Garantido, ao som da Marujada de Guerra e da Batucada. *Camarote exclusivo* O Camarote Amazon Best é um espaço exclusivo do Arena Planeta Boi. Os ingressos desse setor estão à venda por R$ 505. No Camarote Amazon Best, os clientes terão direito a Open Bar de marcas Premium durante toda a programação da festa (incluindo cerveja, água, refrigerante, whisky, vodka e gin) e Welcome Food, oferecendo os mais variados petiscos até às 00h. *Ingressos e mais atrações* A Arena da Amazônia vai se dividir em três setores para receber os torcedores rubros e azulados: Pista Dabacuri, Área VIP Cunhã-Poranga e Camarote Amazon Best. As compras dos ingressos podem ser feitas nas centrais Oba Ingressos, localizadas nos shoppings Millenium e Manauara e no site BaladApp (https://baladapp.com.br/a/arena-planeta-boi/4994). As vendas também são realizadas na sede da Amazon Best, localizada na rua Nova Prata, n⁰ 225, Vieiralves. O acesso à pista custa R$ 35. Já o setor VIP será vendido ao valor de R$ 155. E tem mais: além das apresentações oficiais dos bumbás, outras atrações também vão abrilhantar a terceira edição do Arena Planeta Boi. Toada de Roda e Curumins da Baixa vão aquecer o público para a grande apoteose na Arena da Amazônia. E, para encerrar a festa, o público vai contar com a animação e o bom repertório do parintinense – e forrozeiro – George Japa. Com informações da assessoria

Livro de horror e fantasia na Amazônia ‘A Lança de Anhangá’, de Ricardo Kaate Lima já está em pré-venda

Na última semana, entrou em pré-venda o livro intitulado ‘A Lança de Anhangá’, do professor doutor em Ciências Sociais pela UNESP, Ricardo Kaate Lima, vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus em 2022 na categoria nacional com a mesma obra. Este é o segundo livro de Ricardo, que nos brinda com ficção científica, horror e fantasia ambientados no coração da Amazônia. Mais do que mero cenário, porém, a floresta está viva e se torna uma personagem central nos contos especulativos. No livro, o autor apresenta contos no qual o mundo acaba vezes seguidas. No entanto, a vida insiste e entidades milenares despertam de sonos profundos para combater a violência à qual seus territórios são submetidos. A sociedade amazônica, a rica cultura perpassada pelas disputas político-religiosas em confronto com a resistência dos povos originários é o fio que une as sete histórias da coletânea. O autor afirmou que escrever ‘A Lança de Anhangá’ foi mais um passo em seu projeto literário de escrever ficção especulativa e fantasia tomando como base a cultura e a história da Amazônia. “Meu mundo literário é a Amazônia. A mitologia que pretendo expandir e desenvolver está na Amazônia. Escrevo sobre o que conheço, sobretudo. Não faria sentido escrever sobre a Europa medieval ou cidades como Nova York, Páris ou Londres. A América Latina e a Amazônia são uma floresta de símbolos e histórias quase inesgotável para a literatura e a arte em geral”, ressaltou. Ricardo ainda explicou que “resolveu aproveitar o rico legado da história e da cultura amazônica para falar dos medos, fobias, monstros e toda sorte de desgraças que podem acontecer conosco. Algumas já estão acontecendo”. “Os mitos amazônicos são tão assustadores quanto as histórias de Stephen King ou os Deuses Exteriores de H.P. Lovecraft. Isso porque a história regional, como a de toda América Latina, é baseada em traumas, violência e dominação. Os mitos, relatos, folclore, cosmologia e causos, tudo espelha ou é um reflexo da história sangrenta na periferia do capitalismo ocidental”, disse Ricardo. Para o autor as “elites dirigentes tratam a região de forma muito similar como as elites metropolitanas tratavam o Brasil a época da colônia: como um sertão bárbaro que deveria ser explorado a qualquer custo a despeito das consequências humanas e ambientais. Não existe terreno mais fértil para a ficção especulativa do que esse contexto.” De acordo com Luiz Brás, ficcionista, autor da rapsódia ‘Distrito Federal’, que escreveu a orelha do livro, sobre a principal história da coletânea, diz: “Anhangá é a entidade vingadora, a força da natureza que se levanta contra a opressão e o autoritarismo dos colonizadores. Se no final da leitura deste livro você notar que uma lança atravessou teu peito, surgindo de repente, de lugar nenhum, muito cuidado, querida leitora, querido leitor. Isso é sinal de que você, por algum motivo obscuro, não está do lado certo da História. Mas não se preocupe. As ficções de Ricardo Kaate Lima convencerão você a mudar de lado rapidinho”, finaliza o escritor. Marcos Vinícius Almeida, escritor, jornalista e mestre em Literatura e Crítica Literária escreveu sobre a obra: “Unindo horror e ficção científica ao folclore e cultura do interior da Amazônia, ele vem construindo uma obra que flerta com o que há de mais contemporâneo na América Latina. É um autor que nasce universal”. A Lança de Anhangá venceu o Prêmio Literário Cidade de Manaus em 2022 na categoria Arthur Egrácio, como melhor livro de contos. O conto que dá nome ao livro está disponível no Portal da editora Aboio. Como adquirir o livro? A pré-venda vai até o dia 09/06/2024 e está disponível pela plataforma Benfeitoria e no site da @aboioeditora. Todo mundo que apoiar este projeto receberá 10% de desconto e terá o nome impresso nos agradecimentos do livro! Sobre o autor Ricardo Kaate Lima, 1984, nasceu em Manaus, mas vive em Manacapuru, interior do Amazonas. Doutor em Ciências Sociais pela UNESP, venceu o Prêmio Literário Cidade de Manaus em 2022 na categoria nacional com o livro de contos ‘A Lança de Anhangá’. É autor também de ‘O Fim de Todas as Coisas’ (2021) e colaborou em revistas e antologias de ficção científica, horror e fantasia. Atualmente é servidor do Instituto Federal do Amazonas.