As chuvas intensas que atingem o Amazonas têm acelerado a subida dos rios em todo o estado. Em Manaus, o Rio Negro alcançou 20,56 metros nesta segunda-feira (13), 50 centímetros acima do registrado no mesmo dia de janeiro do ano passado.
Em 2024, o nível do Rio Negro chegou ao ponto mais baixo em mais de 120 anos de medições, com 12,11 metros. A seca alterou a paisagem do Encontro das Águas, levou ao fechamento da Praia da Ponta Negra pela prefeitura e expôs bancos de areia na orla, afastando embarcações dos pontos tradicionais de atracação.
A estiagem também impactou a logística do Polo Industrial de Manaus, obrigando empresas a instalarem um píer flutuante em Itacoatiara para manter o fluxo de insumos e mercadorias. Ao todo, mais de 800 mil pessoas no Amazonas foram afetadas pela seca.
Rio Negro volta a subir com oscilações positivas
Desde novembro, o Rio Negro iniciou sua recuperação, e após um período de repiquete — caracterizado pela oscilação das águas —, vem registrando uma subida constante.
De acordo com o Porto de Manaus, o nível do rio aumentou 2,16 metros entre os dias 1º e 13 de janeiro de 2025, com uma média diária de 16 centímetros. Em apenas três dias (4 a 6 de janeiro), o aumento foi de 63 centímetros. No mesmo período de 2024, o Rio Negro estava em 20,06 metros, com o maior aumento diário registrado em 15 centímetros.
Turismo e previsão de chuvas intensas
No domingo (12), Manaus recebeu o primeiro cruzeiro da temporada, com cerca de 1,3 mil turistas desembarcando na cidade. Durante o período de cheia, mais turistas são esperados na capital.
Situação dos rios no interior do estado:
Itacoatiara: Rio Amazonas com 7,19 metros (13 de janeiro).
Tabatinga: Rio Solimões com 9,02 metros.
Coari: Rio Solimões medindo 12,02 metros.
A previsão para os próximos dias inclui chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, com riscos de alagamentos, quedas de galhos e problemas elétricos. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se evitar ficar sob árvores, estacionar perto de torres ou placas e usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.