Neste sábado (31/08), o projeto Jogos Intergeracionais Sustentáveis da Amazônia foi apresentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante mais uma ação do Programa Governo Presente. A ação aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado no bairro Grande Vitória, zona leste de Manaus.
A Fapeam tem realizado ações de popularização da ciência durante o Governo Presente, reunindo em seus espaços resultados de projetos de pesquisas, pesquisadores, crianças e jovens, em atividades lúdicas e brincadeiras.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância das atividades e pesquisas apresentadas na escola durante o Programa Governo Presente, que reúne em um só lugar todas as secretarias do governo e suas atividades, facilitando a vida do cidadão e o acesso mais rápido aos seus serviços.
“A Fapeam participa do Governo Presente de diversas formas, não só trazendo jogos interativos, principalmente para estimular a criança, mas também levando pesquisadores que já têm projetos concluídos e que têm a oportunidade de mostrar seu trabalho para a sociedade. Agora são jogos, que tem a parte lúdica, feitos com madeira daqui e com tucumã, financiado pelo Centelha”, afirmou a diretora-presidente.
Conscientização ambiental
Na ação, foi exposto ao público os produtos do projeto “Jogos Intergeracionais Sustentáveis da Amazônia”, do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha 2), Edital n° 014/2021, realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os jogos intergeracionais além de promoverem o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional de forma divertida e inclusiva, também são uma ferramenta poderosa para a conscientização ambiental e a valorização da cultura local. A utilização de materiais reciclados na produção dos jogos não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também reforça a importância de práticas ecológicas no dia a dia dos cidadãos.
A coordenadora do projeto e mestre em atividade física e desporto, Floramara Teles Machado, afirma que a sua participação nessa edição do Governo Presente é uma oportunidade única de apresentar e promover o projeto diretamente para a comunidade, em um ambiente que já está focado na inclusão social e no acesso a serviços públicos essenciais.
“Participar do Governo Presente significa levar os Jogos Intergeracionais Sustentáveis da Amazônia diretamente aos cidadãos, possibilitando que experimentem em primeira mão os benefícios educativos e ambientais que esses jogos podem oferecer, enquanto se envolvem em uma experiência lúdica que promove o aprendizado e a sustentabilidade de maneira prática e acessível”, complementou sobre a relevância da ação.
Além da apresentação das pesquisas, os visitantes e, principalmente e as crianças, participaram de jogos educativos e interativos, disponibilizados no estande da Fapeam.
Sobre o Centelha 2
O Programa Centelha 2 visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.
“Esse apoio da Fapeam viabiliza a produção dos jogos utilizando materiais reciclados e reutilizados, o que fortalece o caráter sustentável e educativo do projeto. Além disso, a Fundação proporciona uma plataforma para a disseminação da cultura empreendedora no Amazonas, incentivando a inovação e o desenvolvimento socioeconômico na região”, afirmou sobre a importância do apoio da Fapeam.
Governo Presente
Em sua 13ª edição, o Programa Governo Presente acontece sempre aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade. Durante a ação, são oferecidos serviços como emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas e palestras.
FOTO: Diovana Rodrigues/Fapeam