Obras de revitalização e ampliação avançam no Hospital do Coração Francisca Mendes


Foto: Tiago Correa

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), avança com as obras de revitalização e ampliação da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), na zona norte de Manaus. As intervenções vão modernizar as instalações da unidade e ampliar a oferta de leitos.

Nesta segunda-feira (13/01), o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, realizou uma visita técnica às obras, juntamente com o deputado estadual Sinésio Campos (PT) e com o acompanhamento da diretora do hospital, Roberta Nascimento. Campêlo destacou que esta é uma obra muito importante para a rede de saúde, já que o hospital é referência em cirurgias do coração, na região Norte.

“Já tem áreas prontas, que o governador Wilson Lima vai inaugurar em breve, e áreas de ampliação. Em 2026, vamos entregar a revitalização desse hospital, que é muito importante para a rede de saúde. Vamos ampliar leitos e modernizar o parque de imagens”, afirmou o secretário, durante a visita técnica.

As obras vão possibilitar, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a abertura de 57 novos leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da reforma do heliponto, ampliação e adequação de espaços, construção de uma nova sala de ressonância magnética, instalação de nova cobertura e a reforma do estacionamento.

“As obras fazem parte dos investimentos que o Governo do Amazonas está fazendo na melhoria da infraestrutura da rede estadual de saúde, a exemplo do que ocorre nos Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto e Dr. João Lúcio Machado e nas unidades instaladas em todas as zonas da cidade”, afirmou a secretária.

O deputado estadual Sinésio Campos, que acompanhou a visita, destacou a importância da obra. “Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado, acima de tudo, para melhorar a vida das pessoas. Tenho a convicção que as obras estão acontecendo e os investimentos se tornam uma realidade na mudança da vida das pessoas”, declarou.

As obras do Hospital Francisca Mendes incluem a revitalização do laboratório, a revisão e manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio, além da instalação de forro e climatização das novas áreas. O investimento total é de R$ 43 milhões, com previsão de conclusão em junho de 2026.

A diretora do hospital, Roberta Nascimento, ressaltou que a revitalização e a ampliação dos leitos são importantes para aumentar a oferta de cirurgias cardíacas na unidade. “Em 25 anos do Hospital Francisca Mendes, essa obra vem como marco histórico na ampliação de leitos”, disse.



Source link

Compartilhe nas Redes

últimas noticias