Search
Close this search box.

1ª Semana de Educação Legislativa encerra com cidadania

A 1ª Semana de Educação Legislativa realizada pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), encerrou nesta sexta-feira (17/5), com uma programação voltada às crianças da segunda infância, por meio da apresentação “Cidadão de Berço”. O projeto é voltado aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental e pretende envolver as crianças no universo da cidadania, da política e da democracia, fomentando e fortalecendo a consciência cidadã dos pequenos.

Durante a manhã, 28 alunos da 3ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Coroado III, zona Leste de Manaus tiveram interação com teatro de fantoches, quando puderam entender o papel dos Poderes administrativos brasileiros (Legislativo, Judiciário e Executivo) e a relação entre o voto.

Na dinâmica, cada aluno recebia uma “varinha mágica” – que representa o voto – para “acionar” os fantoches e, assim, puderam ter consciência do poder que o povo tem nas mãos ao escolher seus representantes.

A pedagoga Josy Kelly Martins, idealizadora do projeto, conta que a ideia foi trabalhar a cidadania e o conceito de política desde a tenra idade, na construção de uma sociedade mais consciente politicamente falando.

“É uma forma de a gente trabalhar o conceito de política, que muitas vezes é associado a algo ruim, melhorando a imagem da política, porque os maus políticos é que tornam a política ruim e a gente trabalhando o conceito real da política, podemos ter cidadãos mais conscientes”, afirmou.

A gerente de Educação Cidadã, Cassandra Serejo, realizadora do projeto, falou sobre as vantagens das crianças conhecerem o assunto desde pequenas.

“Eles nunca esquecerão o que aprenderam aqui. Nós temos muito mais dificuldade de ensinar isso aos alunos de ensino médio e estas crianças, a partir de agora, vão se enxergar como autores da própria história, como pequenos cidadãos. Esta é uma iniciativa inédita nas Assembleias do Brasil e nos enche de orgulho”, declarou.

Ela informou, ainda, que o “Cidadão de Berço” concorre ao prêmio Abel deste ano

A professora Ângela Márcia Queiroz acompanhou a turma de alunos e falou do sucesso da iniciativa com as crianças.

“A gente percebe como ficaram atentos. Aprendem a dimensão da administração do poder público em uma linguagem que eles entendem. É muito interessante a forma com que eles captam a informação. É bom porque desde cedo entendem que cada pessoa tem um papel na sociedade, que não é apenas o ‘eu’, é o coletivo”, destacou.

*Primeira edição*

A 1ª Semana de Educação Legislativa, com o tema “Educação Legislativa: uma revolução silenciosa a favor do Brasil”, começou na segunda-feira (13/5) com a palestra “Dia de Combate ao Racismo e a Educação Antirracista”.

De acordo com a professora Jacy Braga, organizadora do evento, esta primeira edição superou as expectativas.

Segundo ela, em torno de 350 pessoas entre estudantes, servidores públicos da Casa e do município de Urucará participaram, durante os cinco dias da programação.

Para Jacy, levar conhecimento e consciência é o fazer pedagógico e a razão de existir da Escola do Legislativo. Ela destaca que foi muito importante ter o apoio da Casa Legislativa, por meio do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que investiu na semana para serem trabalhados temas importantes.

Ela enfatizou, ainda, que foram abordados temas pertinentes e foi percebido que há a necessidade dessas temáticas serem abordadas, aprofundadas e disseminadas para o maior número possível de pessoas.

“Os representantes das escolas participantes manifestaram interesse em irmos às escolas e vamos avaliar. Isso demonstra que foi muito bem aceita”, disse.

com informações da assessoria

Compartilhe nas Redes

últimas noticias