Search
Close this search box.

Agentes de endemias e ACSs participam de treinamento para 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2024

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta sexta-feira, (14), o treinamento de 44 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs), que atuarão em dez bairros da zona Norte para a realização do 1º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, marcado para 17 a 29 de junho.

A programação, realizada na escola municipal João Alberto Braga, bairro Cidade Nova, encerrou com o treinamento de 200 profissionais dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste, que estarão envolvidos na execução do LIRAa, quando serão vistoriados 25.786 imóveis, selecionados por amostragem nos 63 bairros de Manaus.

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Semsa, Alciles Comape, explicou que o treinamento é promovido antes do LIRAa para que o trabalho seja realizado de forma homogênea nas quatro zonas urbanas de Manaus, de forma a garantir um resultado que mostre o cenário real de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O LIRAa é realizado em um período de duas semanas e tem várias especificidades. O objetivo final é identificar os bairros de Manaus mais vulneráveis para as doenças transmitidas pelo Aedes, os locais com maior infestação do mosquito. Com isso, e dependendo dos tipos de criadouros encontrados, será possível direcionar as ações de prevenção e controle de maneira diferenciada e mais eficiente para cada localidade”, informou Comape.

No momento da vistoria dos imóveis, os agentes de saúde fazem a identificação, eliminação e tratamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de ações de educação em saúde. Também será realizada a coleta de larvas do mosquito que são encaminhadas para análise em laboratório, quando é feita identificação da espécie do mosquito. Os agentes de saúde ainda vão identificar os tipos predominantes de depósitos que podem servir como criadouros do mosquito.

De acordo com o chefe do setor de Controle de Endemias do Disa Norte, Francisco Walter da Silva Júnior, os ACSs e ACEs têm papel fundamental para que o LIRAa seja executado em tempo hábil.

“Para os agentes de endemias, as ações de controle do Aedes fazem parte da rotina de serviço, mas para alguns ACSs, principalmente os que chegaram agora, aprovados no último concurso, o treinamento será muito importante para que possam abordar os moradores e realizar as ações do LIRAa da melhor forma possível”, destacou Francisco Júnior.

O agente de endemias Raimundo Nonato Santos, que trabalha há 15 anos como ACE, contou que já participou de outros treinamentos para o LIRAa, o que sempre foi importante para atualização de informações e qualificação do trabalho.

“É importante para que a gente possa passar as melhores orientações para os moradores e verificar qual a situação dos bairros em Manaus. Esse é um trabalho fundamental porque, de acordo com os resultados, poderemos trabalhar antecipadamente nos bairros para evitar uma epidemia de dengue. A gente espera contar com a colaboração da comunidade, da população, que é fundamental para o controle das doenças”, afirmou Santos.

Durante o LIRAa, as equipes de agentes de saúde irão atuar na vistoria dos imóveis de segunda-feira a sábado, das 8h às 14h.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias