A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado orienta os pré-cadastrados no programa Amazonas Meu Lar que não receberam a convocação para a segunda fase do programa, a consultarem o status no site www.amazonasmeular.am.gov.br ou pelo aplicativo SASI. Segundo informa o órgão, dos 536 convocados agendados na primeira semana, 363 se apresentaram e 151 faltaram na fase presencial do cadastro, uma abstenção de 36%.
De acordo com a coordenação do programa, a abstenção pode estar associada à digitação errada do e-mail ou do número de contato registrados. A recomendação é a atualização dos dados, que pode ser feita no ato da consulta ao e-mail ou no aplicativo SASI.
O atendimento dos convocados, por agendamento, continua na segunda-feira (29/07). O processo é para checagem da documentação e das informações autodeclaradas na fase de pré-cadastro.
A convocação que está sendo feita por meio do Aplicativo SASI e por e-mail é exclusiva para o subsídio Entrada do Meu Lar, linha de atendimento para famílias que pretendem adquirir um imóvel por financiamento junto à Caixa Econômica Federal, através do Minha Casa, Minha Vida. Nessa linha de atendimento, o Governo do Estado ajuda a pagar a entrada do financiamento do imóvel.
O atendimento está sendo feito na sede da UGPE, na rua Jonathas Pedrosa, Centro, pelas equipes do órgão e da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab). Apenas aqueles que estão agendados devem comparecer ao atendimento presencial.
Caso não tenha recebido a notificação, o pré-cadastrado pode visualizar o seu status e saber se foi convocado através do site www.amazonasmeular.am.gov.br ou pelo aplicativo.
Verificação do status
O pré-cadastrado que não recebeu notificação e deseja consultar seu status no programa Amazonas Meu Lar pode fazer pelo site www.amazonasmeular.am.gov.br, na aba “Acesso à Informação” clicando no link “Verifique Seu Status” ou pelo celular, por meio do aplicativo SASI, clicando no botão “Meu Cadastro” e depois “Status”. Na atual fase do programa, somente dois status estão disponíveis: SELECIONADO ou PRÉ-CADASTRADO.
“SELECIONADO” – Etapa em que o interessado se apresenta compatível com uma linha de atendimento, tornando-o selecionado para a apresentação dos documentos da segunda etapa do cadastro. Todos os selecionados para essa etapa do cadastramento receberam uma notificação com a data do agendamento para o atendimento presencial.
Para selecionados que não receberam notificação, é possível identificar a data de atendimento clicando em “visualizar agendamento”. Se a pessoa foi selecionada e não recebeu a notificação, é possível que seus dados de contato tenham mudado ou escritos de forma errada. Recomenda-se, nesse caso, atualizar os contatos (e-mail ou celular).
Se o status que aparecer for “PRÉ-CADASTRADO”, significa que a pessoa ainda não foi convocada. É necessário, nesse caso, aguardar a convocação.
O SASI pode ser baixado por meio do aplicativo Play Store (para android) ou App Store (para Iphone).
Convocação não garante financiamento
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, esclarece que, nessa fase do programa, estar selecionado ainda não garante o subsídio nem o financiamento do apartamento. Existem outras etapas a serem cumpridas. Após passar pelo atendimento presencial para checagem de documentação, o selecionado vai ser encaminhado para um Correspondente Caixa Econômica autorizado, que fará a análise de crédito e, por último, passará também pela análise da Caixa, antes de assinar o contrato para o financiamento do apartamento”, observa.
As famílias com perfil e que tenham interesse em financiar um imóvel serão encaminhadas para um Correspondente Caixa Econômica autorizado, que realizará a análise de crédito. Posteriormente, o processo seguirá exclusivamente com o banco até a assinatura do contrato de financiamento do imóvel.
FOTO: Julia Lobão/UGPE