O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), lançou em Novo Aripuanã (distante 227 quilômetros de Manaus) a ferramenta tecnológica Amazonas To Go, nesta sexta-feira (19/07). O município é o 15º do estado a receber a plataforma que vai facilitar a experiência de turistas que visitarem a terra do tucumã.
Em Novo Aripuanã, 36 prestadores de serviços turísticos, entre meios de hospedagem, agências de turismo, restaurantes e artesãos já foram inseridos na ferramenta. Todos os empreendimentos são cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur) e possuem o exercício das atividades turísticas regulares, oferecendo um turismo seguro.
O Amazonas To Go funciona por meio de um chatboot, que redireciona o turista para o aplicativo de mensagens Whatsapp, e oferece um guia digital na palma da mão. Com uma interface de fácil acesso, o turista tem acesso à informações como: opções de coisas para fazer, meios de hospedagens, agências de turismo, restaurantes e entre outras informações para aproveitar o município.
Na avaliação do presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o lançamento da ferramenta possui um alcance positivo para o turismo amazonense.
“O Amazonas To Go chega ao marco de 15 municípios beneficiados pela ferramenta. Assim, facilitando e divulgando os atrativos e empreendimentos turísticos locais. Essa ação é símbolo do trabalho da Amazonastur que segue um planejamento do Governo do Amazonas: tornar o turismo uma das matrizes econômicas do estado”, reforçou Ribeiro.
Turismo seguro
Cerca de 35 empreendimentos de serviços turísticos foram visitados para atendimento no Cadastur durante a visita da Amazonastur ao município, com objetivo de manter os serviços turísticos regulares.
A empreendedora Keila Soares foi uma das prestadoras de serviços turísticos que realizou o cadastro inicial no Cadastur e foi inserida no Amazonas To Go. Ela comemorou os benefícios das ferramentas para o empreendimento, que funciona há cinco meses no município.
“Eu estou muito feliz de ter feito meu cadastro. É um cadastro super simples e rápido, sem falar nos benefícios maravilhosos que podemos ter como o +Crédito Amazonas. E com a inclusão no Amazonas To Go, o contato com as pessoas vai ser direto, rápido e seguro”, disse.
Os turistas podem conferir o cadastro dos empreendimentos turísticos pelo site: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar
Amazonas To Go
Além de ser disponibilizada em português, inglês e espanhol, o Amazonas To Go pode ser acessado pelos turistas pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr, telefone (92) 99356-8775 ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.
FOTO: Lucas Silva/Amazonastur