Segundo os dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o país que mais exporta carne bovina para os Estados Unidos. O país ultrapassou o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e México
O Brasil vem sendo importante no abastecimento de carne dos Estados Unidos. Nos dois primeiros meses de 2021, os brasileiros forneceram 7% do total de carne bovina importada pelos norte-americanos. Neste ano, o percentual sobe para 25%, conforme os dados do Usda.
Segundo dados divulgados do USDA de quarta-feira (6), em janeiro, os norte-americanos compraram 45.400 toneladas de carne bovina do Brasil. O acumulado do 1º bimestre de 2022 foi de 71.000 toneladas dessa proteína.
Em todo o ano passado, o Brasil exportou 168 mil toneladas de carne bovina para os EUA. Em 2020, foram 100 mil.
O governo americano afirma que em 2022, o setor bovino brasileiro deverá expandir sua produção de gado em 2,5%, impulsionado pela demanda global, preços elevados da carne bovina e a fase de recuperação pela qual o setor está passando.
Ainda de acordo com os Estados Unidos, o aumento dos custos de produção, especialmente os preços dos alimentos, a inflação geral e o clima instável representarão sérios desafios para os pecuaristas.
Fonte: Portal Baré