Capacitação: Saúde realiza reunião mensal para qualificar Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar no estado

O evento contou com a participação das unidades de saúde da rede pública e privada

FOTO: Natanael Maricaua/FVS-RCP

Para capacitar e qualificar a assistência prestada pelos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (13/04), a reunião mensal com os NVEH do estado.

O evento contou com a participação das unidades de saúde da rede pública e privada, com discussões sobre a construção dos regimentos internos dos núcleos e dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado.

De acordo com o diretor-técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, os procedimentos proporcionam maior segurança para os pacientes e funcionários. “É importante padronizar e atualizar as técnicas, controlar gastos, diminuir índice de infecções, economizar tempo para os profissionais de saúde e melhorar a qualidade da assistência de enfermagem”, ressalta Daniel.

A apoiadora do Ministério da Saúde (MS) no Amazonas, Fabiana Bianchet, e também integrante da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, destaca que o monitoramento é realizado para discussão dos POPs e o regimento interno dos NVEH. “Com essa discussão, fica mais claro para as equipes técnicas dos núcleos como conduzir cada caso que oportunamente possa aparecer nos NVEH”, conclui Fabiana.

A enfermeira representante do Hospital Rio Negro, Priscila Brito, destaca que o evento promovido pela FVS-RCP é fundamental para os profissionais que trabalham na rede hospitalar. “Nos traz a oportunidade de compartilhar situações vivenciadas na rotina dos hospitais, público e privada”, ressalta Priscila.

Para a enfermeira representante do Hospital 28 de Agosto, Cyntia Kerle, o evento gera a oportunidade de dialogar com as lideranças do estado e várias instâncias das gestões. “É uma forma de construir uma vigilância mais forte e consolidada, quebrando a rede de transmissão de agravos no estado”, concluiu Cyntia.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado e, por meio da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, atua com vigilância permanente sobre os problemas de saúde que podem pôr em risco a saúde da população dentro do ambiente hospitalar.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Com informações da ACS

Compartilhe nas Redes

últimas noticias