O Governo do Amazonas lançou, nesta sexta-feira (10/02), o site carnaval.am.gov.br com informações e serviços sobre o Carnaval na Floresta 2023. No endereço eletrônico, o folião encontra a programação dos eventos culturais, orientações sobre segurança, saúde, disque-denúncias, entre outras opções. A página fica no ar até o final do mês de fevereiro.
“É um site leve, simples, sem muito consumo de dados porque a gente sabe que as pessoas estão na rua, acessando pelo celular. Nós temos na home alguns links rápidos com serviços como boletim de ocorrência, disque-denúncia de agressão contra mulher, exploração infantil e orientações de prevenção a ISTs”, disse João Artur Vieira, secretário executivo de Comunicação Digital da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).
Na área da segurança, o folião confere os pontos de monitoramento da polícia no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, endereços e telefones das delegacias que estarão funcionando 24 horas durante o Carnaval, Lei Seca, além de informações sobre o funcionamento da Central Integrada de Fiscalização (CIF).
A saúde também tem um destaque no site, com informações sobre o ambulatório que será instalado no Sambódromo, prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e endereços das unidades de saúde, por zona, para facilitar o atendimento em caso de necessidade.
O conteúdo do endereço eletrônico foi construído por meio de uma ação integrada com diversas secretarias, entre elas a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Secom.
Participam ainda da ação integrada para compor o conteúdo do site as fundações e autarquias do Governo do Estado, Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto, Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM).
Cartilha digital
Outro ponto de destaque do site é a “Cartilha do Respeito”. Criado pela Sejusc, o material tem o objetivo de informar os foliões sobre violações dos direitos de mulheres, idosos, pessoas com deficiência (PcDs), crianças e adolescentes, além de números de denúncia em caso de alguma ocorrência.
“É um material muito completo, que prioriza tudo referente à questão de respeito, conscientização e diversidade. Tem muitas orientações para que a gente possa ter um Carnaval mais consciente”, acrescenta João Artur Vieira.
Entre os conteúdos do material, também estão descrições de crimes como o racismo, homofobia, transfobia, intolerância religiosa, doenças como dependência química e os direitos da população que vive em situação de rua.
Confira as informações do site: carnaval.am.gov.br.