A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Polícia Civil do Pará (PC-PA) deflagraram operação nesta quarta-feira (05/06), que resultou nas prisões de uma mulher e um homem, de 24 e 29 anos, por estelionato envolvendo empréstimos ilegais. A vítima teve prejuízo avaliado em mais de R$ 150 mil.
Durante coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, o delegado Paulo Benelli, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), informou que o crime ocorreu em Belém, Pará, e os infratores utilizaram os documentos do padrasto da mulher para obter empréstimos financeiros em vários instituições bancárias.
As investigações iniciaram com a Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais praticados por Meios Cibernéticos (DCEP), da PC-PA, os quais representaram pela prisão dos investigados.
“Os policiais do Pará ainda tentaram localizar os indivíduos, mas eles fugiram daquele estado e estavam em local incerto. Por meio de uma cooperação com a PC-PA obtivemos informações de que eles estariam em Manaus, mas sem nenhum endereço definido. Com base nisso, há cerca de três semanas, iniciamos as diligências e descobrimos os endereços deles, onde foram cumpridas as ordens judiciais”, relatou Benelli.
Conforme a autoridade policial, as investigações apontaram que a dupla pegou o documento da vítima e o clonou. Em seguida, abriram várias contas em bancos físicos e virtuais em nome da vítima. Após a aprovação das contas, realizaram os empréstimos.
As vítimas só perceberam o crime quando tiveram alguns valores negados em tentativas de empréstimo em outros bancos. A dupla passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça para ser recambiada ao Pará.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM