Centro de Reabilitação realiza exposição de produtos confeccionados por pacientes em recuperação


O Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, na quinta-feira (27/03), mais uma edição da Feira Art-Motiva. Dessa vez, a exposição, que é itinerante, aconteceu na sede da SES-AM, no Aleixo. Os produtos comercializados pela unidade são produzidos pelos pacientes. 

Com o lema “Crer, motivar e criar!”, a Feira Art-Motiva é um projeto desenvolvido pelo Centro Ismael Abdel Aziz, para expor, divulgar e comercializar os produtos feitos pelos pacientes nas oficinas terapêuticas.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou a importância da ação, para a ressocialização dos pacientes e qualificação para o mercado de trabalho.

Além de apresentar uma amostra dos produtos artesanais, das hortaliças e dos quitutes fabricados pelos residentes, nas oficinas, a feira tem como intuito contribuir para o processo de reinserção do paciente na sociedade.

“Essas atividades têm o objetivo de trabalhar a ressocialização e a integração em equipe. Temos parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), para que tenham também a oportunidade de sair da internação com uma qualificação de mão de obra e, assim, serem mais facilmente inseridos de volta ao mercado de trabalho”, enfatiza a diretora da unidade, Fabia Rosa.

Na unidade, segundo ela, os pacientes são estimulados a adquirir novas habilidades sociais e laborais, dando um novo significado ao seu papel na sociedade.

Os internos também têm a oportunidade de aprender a gerir recursos financeiros e materiais, bem como, a maneira ideal de abordar e de se portar diante do público, considerando que alguns sentem dificuldades na conquista de um emprego formal, diz ela.

O Centro de reabilitação fica no quilômetro 53 da Rodovia AM-010 (que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva). Conta com uma equipe de aproximadamente 140 funcionários.

A instituição tem capacidade para abrigar até 100 pessoas por um período que é determinado conforme o plano terapêutico do paciente.

Além do acompanhamento médico, os pacientes possuem suporte terapêutico para auxiliar na recuperação de seu quadro de saúde, incluindo palestras técnicas, grupos e oficinas terapêuticas nas áreas de panificação, artesanato, informática, cabeleireiro, jardinagem e horticultura.

FOTO: Divulgação / SES-AM



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias