A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza o trabalho de coleta de resíduos em pontos estratégicos da cidade, como nas balsas flutuantes, orlas e na marina do Davi. A operação é executada diariamente e envolve equipes dedicadas que atuam no recolhimento de lixo, garantindo que os resíduos não sejam descartados diretamente nas águas dos rios.
Essas áreas são de grande movimentação, utilizadas tanto por embarcações quanto por frequentadores dos locais, que incluem turistas, pescadores e moradores. Como resultado, acumulam uma significativa quantidade de resíduos, oriundos de atividades cotidianas e do descarte inadequado de materiais.
Segundo o titular da Semulsp, Sabá Reis, a maior parte dos materiais recolhidos inclui plásticos, restos de alimentos, latas, garrafas PET e resíduos orgânicos provenientes das embarcações e dos próprios usuários dos ancoradouros.
“Esse trabalho é fundamental para evitar a poluição dos rios, que são o coração da nossa cidade. Além disso, buscamos conscientizar os frequentadores para que adotem práticas mais sustentáveis. É determinação do prefeito David Almeida, zelar pelos rios e igarapés”, explicou o secretário.
Impacto ambiental e social
A coleta é uma medida preventiva, que visa minimizar os impactos ambientais de uma gestão inadequada de resíduos. Poluir os rios compromete não apenas a fauna e a flora local, mas também as atividades econômicas que dependem dessas águas, como o turismo e a pesca.
Simultaneamente, a Semulsp tem promovido campanhas de conscientização ambiental voltadas aos frequentadores da marina do Davi, das balsas flutuantes e das orlas como um todo. Essas ações contam com a distribuição de panfletos e orientações sobre o descarte correto de lixo.
Foto – Alex Melo/Semulsp