Distribuição será feita pela posição de cada clube no ranking atualizado da CBF, com as equipes mais bem colocadas compondo os potes A, B, C e D e jogando por empate na 1ª fase
A Copa do Brasil começa ganhar o seu formato para 2024. A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro definiu a última vaga direta para a terceira fase da competição mata-mata, que ficou com o Athletico, melhor colocado na Série A deste ano entre os times que não disputarão a Libertadores.
Além disso, também já está definido que o Santos, que ainda corre risco de queda para a Série B, não disputará a próxima Copa do Brasil. O Brasileiro era a última chance do Peixe conseguir a vaga, uma vez que não a obteve via Campeonato Paulista.
A edição do próximo ano da Copa do Brasil será a primeira sem classificação pelo ranking de clubes da CBF.
Com isso, é possível fazer uma prévia dos potes para o sorteio dos confrontos da primeira fase. E aqui, sim, o ranking da CBF é utilizado, uma vez que os clubes são distribuídos de acordo com a colocação de cada um. O ranking será atualizado ao final do Brasileiro.
Não entram no sorteio, por já estarem garantidos na terceira fase da Copa do Brasil, os oito classificados para a próxima Libertadores: Fluminense (atual campeão), São Paulo (campeão da Copa do Brasil), Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Red Bull Bragantino (via Campeonato Brasileiro), além do Ceará (campeão da Copa do Brasil), Vitória (campeão da Série B), Goiás (campeão da Copa Verde) e o Athletico.
A prévia dos potes
Os 80 clubes que irão iniciar a Copa do Brasil na primeira fase terão seus confrontos definidos por sorteio pela CBF em janeiro. Cada pote terá 10 clubes, ordenados de acordo com a posição de cada um no ranking 2023 da entidade, que será divulgado após o término do Campeonato Brasileiro.
No entanto, de acordo com o Blog Ranking da CBF, já é possível prever essa distribuição. Vale lembrar que os times mais bem ranqueados (potes A, B, C e D) disputam a partida única fora de casa, mas com a vantagem do empate.
A ordem do chaveamento será: clubes do pote A x clubes do pote E, clubes do pote B x clubes do pote F, clubes do pote C x clubes do pote G e, por último, clubes do pote D x clubes do pote H.
Pote A
Corinthians
Fortaleza
América-MG
Internacional
Bahia
Atlético-GO
Cruzeiro
Cuiabá
Coritiba
Vasco
Pote E
ASA-LA
Real Noroeste-ES
União Rondonópolis-MT
Moto Club-MA
Maringá-PR
Sousa-PB
Fluminense-PI
Águia de Marabá-PA
Cianorte-PR
Marcílio Dias-SC
Pote B
Juventude
Sport
CRB
Criciúma
Sampaio Corrêa
Tombense
Ituano
Operário-PR
ABC
Remo
Pote F
Operário-MT
Humaitá-AC
Trem-AP
São Luiz-RS
Treze-PB
Operário-MS
Porto Velho-RO
Rio Branco-AC
Anápolis-GO
Iguatu-CE
Pote C
Botafogo-SP
Brusque
Paysandu
Volta Redonda
Ypiranga-RS
Confiança-SE
Ferroviário-CE
Brasiliense
América-RN
Aparecidense-GO
Pote G
Athletic-MG
Nova Venécia-ES
Maranhão
Itabaiana-SE
Costa Rica-MS
Murici-AL
River-PI
GAS-RR
Villa Nova-MG
Ji-Paraná-RO
Pote D
Amazonas
São Raimundo-RR
Jacuipense-BA
Tocantinópolis
Portuguesa-RJ
Retrô-PE
Caxias-RS
Cascavel-PR
São Bernardo-SP
Nova Iguaçu-RJ
Pote H
Real Brasília
Água Santa-SP
Portuguesa Santista
Audax-RJ
Olaria-RJ
Itabuna-BA
Petrolina
Manauara-AM
Capital-TO
Independente-AP
Fonte: Globo esporte