Com o fim do prazo da Justiça Eleitoral para convenções e definição dos candidatos, o resultado foi 11 chapas na disputa pela sucessão de Arthur Virgílio Neto
Com o fim do período dado pela Justiça Eleitoral para a realização de convenções e definição dos candidatos, até esta quarta (16), 11 chapas vão brigar pela sucessão de Arthur Virgílio Neto (PSDB) na Prefeitura de Manaus.
Essa fase do processo eleitoral, portanto, foi encerrada com a convenção do PSD, que lançou o deputado estadual Ricardo Nicolau. Conforme já havia definido na aliança com o Progressistas, o vice da chapa será George Lins.
Nicolau vai ter apoio ainda dos partidos Solidariedade, PSB e PDT. O candidato, dessa maneira, ficou com o segundo maior tempo de propaganda na rádio e TV.
Além disso, o candidato do PSD comemorou a adesão de nomes importantes da política amazonense. Por exemplo, do ex-deputado federal e ex-vice-prefeito Hissa Abrahão, que retirou sua candidatura para levar o PDT para a coligação. Do PSB, do deputado Serafim Corrêa, e do Solidariedade, comandado pelo deputado federal Bosco Saraiva.
Leia mais
https://bncamazonas.com.br/eleicoes2020/pdt-homologa-adesao-candidatura-ricardo-nicolau-prefeito-de-manaus/embed/#?secret=qGKe93kP22
Alfredo leva fichas de Arthur
A coligação do atual prefeito foi a penúltima a confirmar, no começo da noite das convenções finais, que Alfredo Nascimento (PL) e Conceição Sampaio (PSDB) são os indicados para dar continuidade ao projeto de Arthur para a capital.
Ambos são ex-deputados federais e o cabeça de chapa já foi prefeito de Manaus por dois mandatos (1997-2004).
Portanto, a coligação reúne apenas tucanos e liberais.
Amazonino exalta experiência
Exaltando a experiência para administrar, Amazonino Mendes comandou a convenção do Podemos no final da tarde de hoje.
E, dessa forma, mostrou essa virtude ao conseguir esconder o nome do seu vice até a reunião da coligação. A escolha, conforme anunciou, foi pelo deputado estadual Wilker Barreto para formar uma chapa puro-sangue.
MDB, PSL e Cidadania são os demais partidos da aliança de Amazonino para comandar a Prefeitura de Manaus pela quarta vez. Os mandatos anteriores são de 1983-1986, 1993-1994 e 2009-2013.
Leia mais
https://bncamazonas.com.br/eleicoes2020/capitao-passa-na-frente-de-coronel-e-chega-primeiro-a-bolsonaro-eleicoes/embed/#?secret=Hd5j6Z91Dy
De Brasília a Manaus
Novato na política, Alberto Neto saiu-se bem na estreia em 2018. Como resultado, foi eleito como um dos oito deputados federais do Amazonas.
Entre os melhores políticos no manuseio das ferramentas digitais na internet, ele superou o cacique Silas Câmara na indicação do Republicanos para a disputa em Manaus.
Na convenção deste dia 15, anunciou o nome do empresário Orsine Júnior, do PMN, como vice. O outro partido da coligação é o PTB.
Leia mais
Josué Neto confirma apoio do PRTB à candidatura de David Almeida
Ex-líder das pesquisas
O ex-governador tampão David Almeida (Avante) passou 2019 todo liderando as pesquisas de intenção de voto do manauense. Desde o início deste ano, porém, foi atropelado por Amazonino.
Contudo, Almeida se mantém nos levantamentos dos últimos dois anos entre os três favoritos.
Para a disputa, ele cooptou o atual vice-prefeito da capital, Marcos Rotta (Democratas). Como resultado, a coligação vai marchar ainda com PV, Pros, PRTB, PMB e PTC.
Leia mais
Chapa PT-Psol vai ter 19 mulheres entre 62 candidatos à CMM
Escolha petista
Depois que venceu a batalha interna com o deputado estadual Sinésio Campos para ser candidato, com as bênçãos da cúpula nacional do PT, José Ricardo definiu a socióloga Marklize Siqueira, do Psol.
Conforme o candidato, o partido Rede Sustentabilidade é o outro componente da aliança de esquerda.
Demais chapas
Romero Reis e Eduardo Costa – Novo
Gilberto Vasconcelos e Maria Auxiliadora Castro – PSTU
Marcelo Amil e Dora Brasil – PCdoB
Coronel Menezes e Rafael Costa e Silva – Patriotas
Chico Preto e coronel Augusto Cezar – DC
Fotomontagem BNC Amazonas