Search
Close this search box.

Edital do Governo do Amazonas para Doação de Máquinas de Vassoura está com credenciamento aberto


O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), lançou um novo edital de credenciamento para Doação Onerosa, visando à aquisição de máquinas destinadas à fabricação de vassouras. O edital aberto na última terça-feira (25/06), estará disponível no site da ADS (www.ads.am.gov.br), em um período de 12 meses. Extrativistas, produtores e empreendedores de todo o estado já podem participar.

A iniciativa tem como objetivo promover oportunidades para interessados em fabricar vassouras de fibras, como a piaçava, cipó-titica e vassoura de nylon com a aquisição do equipamento subsidiado em até 80% do valor total. Além disso, busca impulsionar o desenvolvimento econômico e incentivar os pequenos produtores, gerando emprego, renda e valor para os extrativistas do Amazonas, fortalecendo a cadeia produtiva das fibras naturais.

A diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, fala sobre o novo edital. “Essa é uma excelente oportunidade, criada e aprimorada pelo Governo do Amazonas. A máquina é um equipamento que agrega valor à atividade extrativista, estimulando o empreendedorismo, pois, além de fabricar um maior número de vassouras, não gera custo com energia elétrica”, explicou. 

Balanço

Desde o primeiro edital lançado, em 2022, cerca de 132 interessados adquiriam a máquina de vassoura, alcançando oito municípios: Barcelos, Canutama, Careiro, Fonte Boa, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Iranduba e Manaus.

Na comunidade Sumaúma, no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus), o moveleiro Mário Jorge Meneses, um dos primeiros beneficiados com o antigo edital, vem obtendo bons resultados através da produção de vassoura de fibra vegetal. Antes de conhecer a Doação Onerosa, Mario Jorge fabricava vassoura de forma manual, com sobra de madeira de sua movelaria. Sua produção diária era de 12 unidades de vassouras e, hoje, produz 60 unidades.

“Antes eu fabricava a vassoura com sobra de madeira, até que um dia o coordenador do Promove me apresentou o programa Doação Onerosa, que me deu a oportunidade de adquirir o kit de máquina de fabricar vassouras. Hoje, eu faço 60 vassouras por dia, somando uma média de 1.200 unidades por mês. Com isso, passei a ter uma renda a mais”, disse o fabricante.

Fabricação  

As máquinas para fabricação de vassouras são produzidas em Manaus. Patenteadas pela fábrica Amazon Limpa, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, os equipamentos fazem a junção das fibras (piaçava ou cipó-titica) e são considerados instrumentos de fácil manuseio para quem deseja empreender com a atividade.

FOTO: Jorge Brandão/ADS 



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias