Search
Close this search box.

Em Manacapuru, Idam auxilia na inseminação artificial de 20 bovinos


Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), 20 bovinos foram inseminados artificialmente durante ação voltada ao melhoramento genético de bovinos e bubalinos no estado. A atividade contou com o auxílio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em cinco propriedades do município. 

A inseminação, que aconteceu na última sexta-feira (26/04), faz parte do programa “Mais Pecuária Brasil” e foi realizada pelo veterinário da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Ronierik Santos. No Amazonas, a atividade ocorre por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Idam, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Secretaria de Produção Rural (Sepror).; 

“Ao todo, o protocolo durou 10 dias, tendo encerrado, em Manacapuru, o segundo ciclo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no dia 26 de abril. Na próxima fase, prevista para ocorrer em 26 de junho, retornaremos ao município para verificar a efetividade da inseminação e quantas vacas ficaram prenhes”, disse a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) da Pecuária no Idam, Maria Oliveira.

A atividade beneficiou o rebanho do pecuarista Ronilson Lima, que destacou a importância da iniciativa no estado. “A inseminação é um investimento muito caro para nós que somos pequenos produtores. Temos muita uma dificuldade em obtermos o melhoramento e, por isso, só temos a agradecer incentivo que o Governo e o Idam nos proporcionam”, disse o pecuarista, que possui propriedade Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, no ramal Acajutuba, na qual cinco animais passaram por inseminação. 

Mais Pecuária Brasil

O “Mais Pecuária Brasil” é um programa voltado à produção agropecuária brasileira. A iniciativa tem como público-alvo os pequenos produtores, que podem multiplicar os rebanhos de corte e leite.

No Amazonas, além de Manacapuru, Autazes, Barreirinha, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Parintins e Presidente Figueiredo também são beneficiados pelo programa, que é uma iniciativa da Conafer.

FOTO: Divulgação/Idam



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias